Mute Records

2
Mute Records Parentesco BMG Rights Management Fundação 1978 Fundador(es) Daniel Miller Gênero(s) Musica experimental País de origem Reino Unido Página oficial http://www.mute.com /index.jsp Mute Records Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Mute Records é uma gravadora independente, fundada em 1978 por Daniel Miller , a sede é no Reino Unido. Em 2002 o selo foi vendido para a EMI [1] , onde ficou até 2013, transferida para a BMG Rights Management após transação com a Universal Music, que comprou toda a EMI, mas teve que vender alguns selos. Índice 1 História 2 Artistas atuais e/ou passados do selo 3 Ligações externas 4 Referências História Mute Records criou para si mesma a fama de ser um selo disposto a assinar com artistas de pós-punk e industrial como Fad Gadget ( Frank Tovey pseudônimo s), Einstürzende Neubauten, Throbbing Gristle, Deutsch-Amerikanische Freundschaft (DAF) e Cabaret Voltaire. Uma vez que a música eletrônica começau a figurar nas paradas britânicas a partir de 1981, Mute assinou com artistas como Wire, Depeche Mode, Nitzer Ebb, Yazoo e Erasure, as novas tecnologias utilizadas em suas gravações acabam por redefinir o som das pistas de dança no final dos anos 1980 e início de 1990. Mute redefiniu-se novamente para incluir o rock alternativo com bandas como Sonic Youth, em seu selo Blast First. A gravadora também lançou em 1992 uma subsidiária chamada NovaMute Records, principalmente como canal de distribuição de música eletrônica experimental. Mute Records ficou famosa por ser a casa dos grupos Depeche Mode e Erasure, apesar da falta do que é normalmente considerado um contrato. Goldfrapp, Moby , Nick Cave e Laibach são também pilares da Mute. Os seguintes álbuns, lançados pela Mute foram nomeados para o Mercury Prize: We Can Create dos Maps (2007), Coles Corner de Richard Hawley (2006), Felt Mountain do Goldfrapp (2000) e Soul Murder de Barry Adamson (1992). No Brasil, a gravadora foi representada pela Fermata Indústria Fonográfica, conhecida pela sigla FIF (entre 1978 e 1986), Warner Music (entre 1986 e 1995), Paradoxx Music, época em que relançou os álbuns do Depeche Mode e do Erasure no Brasil, Roadrunner Records (entre 1999 e 2000), Sum Records (entre 2000 e 2002), EMI Music (entre 2003 e 2013) e, por fim, Sony Music (desde 2013). Mute Records foi a primeira gravadora britânica a marcar presença na Internet, intitulada Mute Liberation Technologies. Isso começou como uma BBS ; em seguida tornou-se um canal de Telnet e, finalmente, um website. Em 10 de maio de 2002, a EMI adquiriu a Mute Records, estendendo-se uma relação de licenciamento existente entre Mute, EMI e Virgin Records que durou mais de 15 anos. Daniel Miller , presidente executivo, é responsável por todas as atividades globais da empresa. Mute Records – Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/Mute_Records 1 de 2 03/11/2015 15:05

description

Mute Records

Transcript of Mute Records

Page 1: Mute Records

Mute Records

Parentesco BMG Rights Management

Fundação 1978

Fundador(es) Daniel Miller

Gênero(s) Musica experimental

País deorigem

Reino Unido

Página oficial http://www.mute.com/index.jsp

Mute RecordsOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mute Records é uma gravadora independente, fundada em 1978por Daniel Miller, a sede é no Reino Unido. Em 2002 o selo foivendido para a EMI[1] , onde ficou até 2013, transferida para aBMG Rights Management após transação com a Universal Music,que comprou toda a EMI, mas teve que vender alguns selos.

Índice1 História2 Artistas atuais e/ou passados do selo3 Ligações externas4 Referências

HistóriaMute Records criou para si mesma a fama de ser um selo disposto a assinar com artistas de pós-punk eindustrial como Fad Gadget ( Frank Tovey pseudônimo s), Einstürzende Neubauten, Throbbing Gristle,Deutsch-Amerikanische Freundschaft (DAF) e Cabaret Voltaire. Uma vez que a música eletrônica começaua figurar nas paradas britânicas a partir de 1981, Mute assinou com artistas como Wire, Depeche Mode,Nitzer Ebb, Yazoo e Erasure, as novas tecnologias utilizadas em suas gravações acabam por redefinir o somdas pistas de dança no final dos anos 1980 e início de 1990.

Mute redefiniu-se novamente para incluir o rock alternativo com bandas como Sonic Youth, em seu seloBlast First. A gravadora também lançou em 1992 uma subsidiária chamada NovaMute Records,principalmente como canal de distribuição de música eletrônica experimental.

Mute Records ficou famosa por ser a casa dos grupos Depeche Mode e Erasure, apesar da falta do que énormalmente considerado um contrato. Goldfrapp, Moby, Nick Cave e Laibach são também pilares da Mute.

Os seguintes álbuns, lançados pela Mute foram nomeados para o Mercury Prize: We Can Create dos Maps(2007), Coles Corner de Richard Hawley (2006), Felt Mountain do Goldfrapp (2000) e Soul Murder deBarry Adamson (1992).

No Brasil, a gravadora foi representada pela Fermata Indústria Fonográfica, conhecida pela sigla FIF (entre1978 e 1986), Warner Music (entre 1986 e 1995), Paradoxx Music, época em que relançou os álbuns doDepeche Mode e do Erasure no Brasil, Roadrunner Records (entre 1999 e 2000), Sum Records (entre 2000 e2002), EMI Music (entre 2003 e 2013) e, por fim, Sony Music (desde 2013).

Mute Records foi a primeira gravadora britânica a marcar presença na Internet, intitulada Mute LiberationTechnologies. Isso começou como uma BBS; em seguida tornou-se um canal de Telnet e, finalmente, umwebsite.

Em 10 de maio de 2002, a EMI adquiriu a Mute Records, estendendo-se uma relação de licenciamentoexistente entre Mute, EMI e Virgin Records que durou mais de 15 anos. Daniel Miller, presidente executivo,é responsável por todas as atividades globais da empresa.

Mute Records – Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/Mute_Records

1 de 2 03/11/2015 15:05

Page 2: Mute Records

Em Setembro de 2012, a Universal Music Group compra a EMI, passando a Mute Records a pertencer paraas duas empresas, porém com o desmembramento da EMI, a Mute passa para a Sony Music Entertainment.

Nos Estados Unidos, a Mute é representada pela Warner Music Group, mas não se sabe se a Sony Musicreivindicou o catálogo.

Embora a Mute nunca tenha adquirido o mesmo glamour de seus contemporâneos "indies", como FactoryRecords e Rough Trade Records, ela consegui ultrapassava-los em termos de vendas.

Artistas atuais e/ou passados do seloMusica industrial

Fad Gadget (Frank Tovey's pseudonym)Einstürzende NeubautenThrobbing GristleDeutsch-Amerikanische Freundschaft (DAF)Cabaret Voltaire

Britânicos

WireDepeche ModeNitzer EbbYazooErasureRock alternativoSonic Youth (pelo sub-selo Blast First)

Ligações externasPágina Oficial (http://www.mute.com/)Página Oficial na Alemanha (http://www.mute.de/)Mute Records (https://myspace.com/muterecords) no Myspace

ReferênciasThe Independent: Mute records, home of Moby, sold to EMI (http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/music/news/mute-records-home-of-moby-sold-to-emi-650833.html)

1.

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Mute_Records&oldid=41522069"

Categorias: Gravadoras independentes Gravadoras do Reino Unido Gravadoras de música alternativa

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 02h39min de 9 de março de 2015.Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes,consulte as Condições de Uso.

Mute Records – Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/Mute_Records

2 de 2 03/11/2015 15:05