N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A...

20
QUINTA-FEIRA 25 JUNHO 2015 WWW.REGIAODECISTER.PT DIRETOR: JOAQUIM PAULO N° 1.140 PREÇO: 1SEMANÁRIO REGIONAL DE ALCOBAÇA E NAZARÉ 8 13 4 Centro de Saúde da Nazaré avança com novo protocolo A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara da Nazaré assinaram, na segunda-feira, o protocolo para a construção da nova unidade de saúde, que será instalada em Caixins, espaço onde se localiza o pré-fabricado. Costa & Carvalho lidera PME líder na área da construção A Costa & Carvalho foi considerada a maior empresa com o estatuto PME líder na área da construção em 2013 com um volume de faturação de 31,2 milhões de euros e uma produtivida- de de 275 mil euros, superior a todos os concorrentes. João Nazário recupera Porta Férrea da Universidade de Coimbra O alcobacense João António Nazário, técnico de conservação e restau- ro, restaurou a emblemática Porta Férrea da Universidade de Coimbra, que serve de entrada para o Paço das Escolas. Alcobaça e o Mosteiro foram cruciais na escolha da profissão. SOCIEDADE ECONOMIA SOCIEDADE 4 REPÓRTER FOTOGRÁFICO ALCOBACENSE TINHA 40 ANOS SOCIEDADE Morte de David Clifford choca Alcobaça e o País O Centro Escolar de Alcobaça recebeu o Hospital do Ursinho, no âmbito do Ano da Ciência: Alcobaça 2014/2015, durante dois dias. As salas de aula transformaram-se em gabinetes médicos, farmácia e clínica veterinária. Os mais novos tiveram a oportunidade de levar os seus peluches e bonecos preferidos ao médico. Um ambiente de brincadeira que as crianças levaram muito a sério. 3 Hospital do Ursinho encantou crianças de palmo e meio durante dois dias no Centro Escolar de Alcobaça ABERTURA LUCI PAIS 14 Carmina Burana de Carl Orff abre edição do Cistermúsica amanhã O Claustro do Rachadouro no Mos- teiro de Alcobaça acolhe amanhã o concerto de abertura do Cistermúsica ‘Carmina Burana’, pela Banda Sinfónica de Alcobaça e Coro Lisboa Cantat. No sábado e no domingo, Jenny Silvestre e Luís Peças viajam por igrejas de Pa- taias e de São Martinho do Porto. CULTURA Não perca na próxima edição mais um fascículo da coleção “Forais Manuelinos de Alcobaça”, dedicado à freguesia de turquel Dia 21 nas bancas

Transcript of N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A...

Page 1: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

QUINTA-FEIRA 25 jUNho 2015WWW.REGIAODECISTER.PTDIREToR: joAQUIM PAULo N° 1.140 PREÇo: 1€

SEMANÁRIo REGIoNAL DE ALCoBAÇA E NAZARÉ

8

13

4

Centro de Saúde da Nazaré avança com novo protocoloA Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara da Nazaré assinaram, na segunda-feira, o protocolo para a construção da nova unidade de saúde, que será instalada em Caixins, espaço onde se localiza o pré-fabricado.

Costa & Carvalho lidera PME líder na área da construçãoA Costa & Carvalho foi considerada a maior empresa com o estatuto PME líder na área da construção em 2013 com um volume de faturação de 31,2 milhões de euros e uma produtivida-de de 275 mil euros, superior a todos os concorrentes.

João Nazário recupera Porta Férrea da Universidade de Coimbrao alcobacense joão António Nazário, técnico de conservação e restau-ro, restaurou a emblemática Porta Férrea da Universidade de Coimbra, que serve de entrada para o Paço das Escolas. Alcobaça e o Mosteiro foram cruciais na escolha da profissão.

SOCIEDADE

ECONOMIA

SOCIEDADE

4 REPóRTER FoToGRÁFICo ALCoBACENSE TINhA 40 ANoSSOCIEDADE

Morte de David Clifford choca Alcobaça e o País

Atinja a metamorfoseque liberta o seu negócio

Contacte-nos.

www.trigenius.pt

249 530 [email protected]

Fátima Lisboa

o Centro Escolar de Alcobaça recebeu o hospital do Ursinho, no âmbito do Ano da Ciência: Alcobaça 2014/2015, durante dois dias. As salas de aula transformaram-se em gabinetes médicos, farmácia e clínica veterinária. os mais novos tiveram a oportunidade de levar os seus peluches e bonecos preferidos ao médico. Um ambiente de brincadeira que as crianças levaram muito a sério.

3 Hospital do Ursinho encantou crianças de palmo e meio durante dois dias no Centro Escolar de Alcobaça

AbERTURA

LUCI

PAI

S

14

Carmina burana de Carl Orff abre edição do Cistermúsica amanhão Claustro do Rachadouro no Mos-teiro de Alcobaça acolhe amanhã o concerto de abertura do Cistermúsica ‘Carmina Burana’, pela Banda Sinfónica de Alcobaça e Coro Lisboa Cantat. No sábado e no domingo, jenny Silvestre e Luís Peças viajam por igrejas de Pa-taias e de São Martinho do Porto.

CUlTURA

Não perca na próxima edição mais um fascículo da coleção “Forais Manuelinos de Alcobaça”, dedicado à freguesia de turquel

Dia 21 nas bancas

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Região de Cister Rodapé 30abr15.pdf 1 27/04/2015 10:38:01

Page 2: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quintA-FEiRA 25 junho 20152 ESPAÇo PÚBLiCo

Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha Pereira

Enrolam-se as palavras, mas abrem-se as memórias. O que prende na garganta sai pela ponta dos de-dos. A morte é natural. Assim, deve ser entendida, mas não é fácil... Ver partir quem amamos, quem gosta-mos. É uma encruzilhada. Uma perda que nos faz questionar o sentido da vida.

Desta vez foi um colega de profis-são, um fotojornalista, que percor-reu o mundo com a sua objetiva e congelou em imagens histórias, que morreu.

A partida de David Clifford, poucas semanas depois de João Lucas, volta a deixar Alcobaça e o País em choque. Tantas outras mortes, de anónimos, não menos importantes, deixam famílias arrasadas e de luto. Não é uma dor só dos outros. É uma dor também nossa. Somos os outros dos outros.

Ler palavras sobre alguém que já morreu é sempre um enorme desafio. Maior ainda quando não conhece-mos. É neste momento que “cons-truímos“ uma pessoa, desde o corpo aos valores.

David Clifford, ou Dave como era carinhosamente chamado, nasceu no Canadá, mas foi em Alcobaça que viveu parte da sua vida. De terras de Cister, quando iniciou o seu trabalho no jornal Público, partia todas as manhãs para Lisboa. Um acidente grave deixou-o de baixa durante muito tempo. Ainda de canadianas e de perna engessada entrava pelas portas daquele diário.

A sua última fotografia partilha-da no Instagram tem um “sabor a despedida”, como alguém escreveu. São flores laranjas, em cima de betão molhado. Sobre ela escreveu: “Rained last night [choveu na última noite]”. Aqui também se chora de boas recor-dações, enquanto te levantas e can-tas. Não era assim que fazias quando te querias afastar?

A passagem pela terra é éfemera. Já os sentimentos perduram, como se corpo tivessem. É amor. Talvez seja nesta palavra que resida a continua-ção da vida.

Vai uma última fotografia, Dave?

O tema é a morte, mas bem pode ser a vida. A partida de David Clifford, semanas depois de João Lucas, volta a pôr Alcobaça e o País a chorar. Deixam um legado que deve ser relembrado e partilhado. Aqueles que não ocupam as linhas deste jornal quando partem, também são especiais

Page 3: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

QUINTA-FEIRA 25 jUNho 2015AbERTURA 3

Uma ambulância dos bombeiros Voluntários de Alcobaça está estacionada em frente ao Centro Escolar. Algo se passa. Será grave? No interior do estabelecimento de ensino há crianças de um lado para o outro. A preocupação aumenta.

Ufa... Afinal os alunos do jardim de Infância têm nas suas mãos ursinhos, cães, gatinhos e bebés. Foi entre bonecos e peluches que o Centro Escolar de Alcobaça se transformou, durante dois dias, quinta e sexta-feira da passada semana, no hospital do Ursinho, no âmbito do Ano da Ciência: Alcobaça 2014/15.

A sala de espera está cheia de meninos e meninas que aguardam pela sua vez na sala de triagem. Feito o primeiro diagnóstico seguem para as consultas de especialidade.

Margarida Anastácio, do Centro de Estudos Su-periores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, vestiu a bata branca por momentos e tornou-se numa das enfermeiras de serviço.

A fisioterapeuta Sara Lourenço está a ajudar uma “menina boneca” a recuperar de uma mão partida. A profissional, em conjunto com Matilde, faz movimentos suaves e cuidadosos. No final, tem de passar na farmácia para aviar uma receita.

No bloco operatório, dois “doentes de pano” recebem intervenção. o espaço está montado ao pormenor. Não faltando nos tabuleiros todo o material do processo cirúrgico.

o vai e vem de macas e de cadeirinhas é cons-tante. À entrada os bombeiros encaminham os doentes que chegam pelo serviço de urgência. o subchefe Rui jorge testemunha que o objetivo é gerar junto dos mais novos admiração pelos bombeiros. “Se conseguirmos atrair alguns já é muito positivo porque asseguramos o nosso futuro”, confessa.

É uma oportunidade para os mais novos des-mistificarem o medo que, por vezes, têm dos bombeiros e das vacinas. “Conversando com eles

ficam mais descontraídos e deixam a ansiedade de lado”, salienta Margarida Anastácio, acres-centando que no próximo ano letivo o projeto deverá envolver também crianças do 1.º ciclo.

Foram várias as instituições da área de saúde que se associaram ao hospital do Ursinho, “mas podia ter sido melhor”, afirma Margarida Anas-tácio, explicando que “neste momento do ano já se encontram muitas pessoas de férias”. Todo o trabalho está a ser feito com voluntários, ex-profissionais de saúde e alunos do curso de Mul-timédia da Esdica: “somos poucos, mas bons”.

o hospital do Ursinho é uma iniciativa em-blemática do Núcleo de Estudantes de Medi-cina da Associação Académica de Coimbra. o objetivo é desmistificar o “terror” despertado pelos hospitais, afastar o medo da bata branca, estetoscópios e seringas, reaproximar a crian-

ça do médico, permitindo à criança uma maior confiança nos médicos e outros profissionais de saúde, fomentando, assim, uma atitude de maior colaboração nas consultas pediátricas.

Cristina António, veterinária na Câmara de Alcobaça, “ajuda” no seu gabinete os peque-nos animais cheios de pelo. “o nosso principal objetivo, aliás como sempre, é sensibilizar a população para os cuidados que deve ter com os animais e prevenir o abandono. Nada melhor do que começar pelos mais pequenos, porque são o melhor veículo de partilha”.

É caso para escrever que a brincar aprende-se. Aprende-se muito! o faz de conta faz parte do universo dos mais novos. Uma brincadeira que os intervenientes de palmo e meio levaram muito a sério.

textos/fotos luci pais

ação decorreu no âmbito do ano da ciência: alcobaça 2014/2015 junto das crianças do pré-escolar

Centro Escolar de Alcobaça recebeu Hospital do Ursinho

ano da ciência regressa no próximo ano o Ano da Ciência: Alcobaça 2014/2015 começou em novembro do passado ano. Ao longo dos últimos meses, o concelho tem recebido dife-rentes atividades relacionadas com o mundo das ciências, permitindo à comunidade escolar, geral e empresarial o contacto com especialistas da área das ciências. As temáticas estão a ser desenvolvidas tendo em conta a riqueza e as potencialidades da região. Apesar do número de adesão às iniciativas ainda não ser o esperado, Margarida Anastácio, do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, garante que a motivação é ainda maior para o próximo ano: “estamos a desbravar caminho, para no futuro atingirmos o patamar desejado”. No próximo dia 29, volta a decorrer o evento ‘Sopas, letras e claves de sol’, no Museu do Vinho de Alcobaça, pela Rede de bibliotecas do Concelho de Alcobaça, este ano dedicado ao Ano da Ciência. o jantar cultural, com inscrições abertas, está agendado para as 20:30 horas. o Ano da Ciência: Alcobaça 2014/15 é organi-zado pela Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Centro de Estudos Superiores em Alcobaça, em colaboração com o Município de Alcobaça, a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e toda a rede escolar do concelho.

sala de espera do Hospital do ursinho momento da triagem e de alguma ansiedade meninos e bonecos entre enfermeiras

uma mão em recuperação exige cuidados de fisioterapia Veterinária sensibiliza crianças para cuidados com animais no final das consultas, uma passagem pela farmácia

Page 4: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quinta-FEiRa 25 junho 20154 SoCiEDaDE

alcobaça

o 8.º Convívio Vespas da Maravilha decorre no dia 5 do próximo mês, em alcobaça. a concentração está agendada para as 9 ho-ras, junto ao Mosteiro de Santa Maria. as inscrições até ao dia 1 custam 18 euros e no próprio dia 25 euros.

Vespas da Maravilha passeiam pela regiãono próximo dia 5

alcobaça melhoria de cuidados

Hospital recebe ambulância de SIV do INEM

o hospital Bernardino Lopes de oliveira, de alcobaça, vai receber uma ambulância de Suporte imediato de Vida (SiV) do instituto nacional de Emergência Médica (inEM).

De acordo com o inEM, as ambulâncias SiV são tripuladas por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência, permi-tindo uma melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar à população. ao nível dos recursos técnicos, estes veículos têm a carga de uma ambulância de SiV, acresci-da de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, permitindo a transmissão de ele-trocardiograma e sinais vitais.

no passado mês de maio, a propósito de um balanço do primeiro ano e meio de integração do hospital de alcobaça no Centro hospitalar de Leiria, o presidente do conselho de admi-nistração, hélder Roque, anunciou que um dos investimentos em curso era a aquisição de uma ambulância de SiV, que ficaria à dis-posição das urgências do hospital.

Imagens com história Rui Rasquilho

alcobaça

alcobaça

alcobaça

alcobaça

‘Portugal, Peru e japão. Passado e presente’ foi o tema da conferência que o historiador jorge Pereira de Sampaio deu, na passada terça-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, num encontro organizado pelo Centro interna-cional de Cultura. trata-se da primeira vez que representou a Câmara de Comércio e indústria Luso-Peruana como membro do seu Conselho. Esta Câmara tem por missão fomentar, imple-mentar e consolidar as relações económicas, financeiras, comerciais, industriais e culturais entre Portugal e o Peru.

Começa na próxima segunda-feira o ‘Desporto sénior de verão’. a atividade, da responsabilidade da Câmara de alcobaça, prolonga-se até ao dia 28 de agosto. o projeto tem como objetivo di-namizar a população sénior com exercício físico ao ar livre e em espaços abertos. o ‘Desporto sénior’ é coordenado por professores de Edu-cação Física e de hidroginástica.

o núcleo Local de inserção de alcobaça, da Santa Casa da Misericórdia de alcobaça, vai promover o seminário sob o tema “Comunida-des Ciganas: desafios, estratégias e inovação” na próxima segunda-feira, no auditório da Escola Secundária D. inês de Castro. a iniciativa, realizada em parceria com o Projeto Giro ó Bairro promovido pela inPulsar - associação para o Desenvolvimento Comunitário, vai de-correr entre as 9 e as 17 horas. as inscrições são gratuitas e estão abertas.

Depois do Santo antónio e São joão, chegam as comemorações do São Pedro ao Parque de Campismo de alcobaça. numa iniciativa da união de Freguesias de alcobaça e Vestiaria, os festejos dos Santos Populares de alcobaça estão a ser dinamizados por coletividades da freguesia. no domingo, a partir das 18 horas, atua Pedro Beja.

Jorge Pereira de Sampaio deu conferência na Fundação Gulbenkian

Desporto sénior de verão vai por idosos a realizar exercício ao ar livre

Auditório da Esdica recebe seminário sobre “Comunidades ciganas”

Parque de Campismo recebe festa dedicada a São Pedro no domingo

alcobaça trabalhou no público

Fotojornalista alcobacense David clifford morreu

Morreu na passada segunda-feira o fotojornalista alcobacense David Clifford. Foi encontrado morto na sua casa em Lisboa, desconhecendo-se ainda as cau-sas da morte.

David Clifford andré Libório ou Dave, como era tratado por colegas e amigos, nasceu há 40 anos no Canadá, mas pas-sou parte da sua juventude na cidade de alcobaça, onde a sua família reside.

o alcobacense começou como fotojor-nalista no Público, em 1998, no qual foi posteriormente sub-editor e editor de fotografia, até à sua saída no ano de 2007. nos últimos anos colaborou com diversas publicações e integrava a equipa de fotografia da revista time out.

o repórter fotográfico estudou fotogra-fia no ar.co, Centro de arte & Comunicação Visual, em Lisboa. David Clifford foi ainda jurado do concurso Prémio novos talentos Fnac Fotografia, nos últimos anos. “Era uma pessoa alegre, bem-disposta

no trabalho. nem sempre era fácil terminar uma conversa com ele... Era indisciplinado. Podia chegar alguém e ele levantar-se, ou começar a cantar. Para além de ser um excelente fotógrafo, com trabalhos de que todos nos lembramos, era um excelente amigo, um ótimo companheiro”. as pa-lavras são do fotógrafo adriano Miranda, seu amigo, mas bem podiam ser de todos os que se cruzaram ou foram “apanhados” na objetiva do Dave.

o alcobacense joão antónio nazário ficará para sempre li-gado à recuperação da emble-mática Porta Férrea de Coimbra, a famosa entrada para o Paço das Escolas.

“Está tudo registado. Deixá-mos a nossa marca”, testemu-nha ao REGiÃo DE CiStER o téc-nico de conservação e restauro. joão antónio nazário fala com orgulho de todos os lugares por onde já passou, apesar das di-ficuldades de trabalho a que muitas vezes é sujeito. “quando iniciei o trabalho em Coimbra, no passado mês de dezembro, a água estava à temperatura ambiente”, relembra o alco-bacense.

alcobaça e o seu Mosteiro foram cruciais na decisão da sua profissão. “um dia subi ao Mosteiro. Vi a cidade de uma nova forma. Fiquei apaixonado. nesse dia decidi que queria tirar um curso de restauro”, salien-ta joão antónio nazário. assim aconteceu.

Passados 15 anos, desde que iniciou a profissão, o alcoba-cense já conta no seu portefólio com várias dezenas de trabalhos pelo País: Campo Pequeno, Sé Velha de Coimbra, Sé de Elvas, fontes do Centro histórico de Évora, Centro Português de Fo-tografia, Estação de Caminhos de Ferro em Lisboa, Biblioteca do Mosteiro de alcobaça, Sala

de D. Manuel no Museu nacio-nal do azulejo. uma lista que se prolonga e fica marcada por uma licenciatura em Gestão de qualidade, ambiente e Segu-rança e uma passagem, de um ano, pela Escócia.

o património exige atenção constante. “tomar conta da-quilo que é nosso ajuda a me-lhorar o turismo e a economia”, sublinha.

um dos momentos que mais marca o trabalho de joão an-tónio nazário é a retirada dos andaimes: “naquele momento é que se tem a noção de todo o restauro que foi feito, ao longo de semanas ou meses”.

texto luCI PAIS

alcobaça joão antónio nazário já fez trabalhos no mosteiro

alcobacense restaura Porta Férrea de coimbra

alcobaça seis dezenas de bombeiros estiveram no local

Sete corporações combatem incêndio na castanheira

os Bombeiros Voluntários de alcobaça foram chamados a combater um incêndio na Cas-tanheira, numa zona de mata, na passada semana. o alerta foi dado às 15:45 horas.

Face à grande dimensão dos incêndios, a corporação contou

com a colaboração das corpo-rações dos bombeiros de Pa-taias, nazaré, juncal, Porto de Mós, Maceira e Batalha.

o incêndio esteve ativo du-rante várias horas. Participa-ram no combate às chamas seis dezenas de bombeiros, apoia-

dos por 17 viaturas. as altas temperaturas que

se registaram naquele dia não facilitaram o trabalho às corporações dos soldados da paz, que evitaram que as chamas chegassem junto das habitações.

Forro do telhado das abóba-das da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, do século XIII. As abóbadas góti-cas e iniciais necessitavam de ter um peso importante que se descarregava nas ares-tas e nas colunas. Antes das abóbadas fazia-se o telhado para que a chuva não preju-dicasse a sua construção.

joão antónio nazário no museu nacional do azulejo

Page 5: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quinta-FEiRa 25 junho 2015SoCiEDaDE 5

ALCOBAÇA

são martinho do porto comemoração do 108.º aniversário

nova mota de água reforça meios náuticos de Bombeiros

a associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto assi-nalou, no passado domingo, o 108.º aniversário com o batismo de “Martinha”, a nova mota de água. o nome atribuído? já não se estranha! “É em homenagem à foca que esteve em São Marti-nho do Porto no verão anterior”, explicou joão Bonifácio, coman-dante dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto.

o equipamento, oferecido pela empresa Salta Regra, vem refor-çar os meios de socorro náuticos da corporação que já conta com uma moto 4, um barco e duas motas de água.

além do batismo, a afluência às comemorações este ano tam-bém foi distintiva. “Este foi, sem dúvida, o aniversário que reuniu mais amigos e colaboradores”, conforme afirmou ao REGiÃo DE CiStER joão Bonifácio, destacan-do a presença de várias entidades do concelho e de cerca de 300 inscrições no almoço convívio preparado pelos colaboradores da associação.

a formatura dos bombeiros transpareceu “sintonia num momento” as comemorações tiveram início com a cerimó-nia do hastear das bandeiras, seguindo-se a homenagem ao primeiro comandante da

corporação e aos bombeiros e diretores falecidos. De seguida, a vila de alfeizerão e a Margi-nal de São Martinho do Porto receberam um desfile apeado e motorizado, pelos membros da corporação. os festejos cul-minaram com almoço convívio no salão do quartel.

Com “um balanço positivo” de mais um ano que passou, fica o objetivo de “aumentar o corpo ativo e torná-lo cada vez mais forte”, como referiu o coman-dante dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, para quem “a parte humana é o mais importante na corporação”.

texto CAtArinA euséBiO

alcoBaça contas aprovadas

adepa apresentou plano de atividades para este ano

a poucos dias de comemorar o seu 38º ani-versário, no dia 8 do próximo mês, a aDEPa-associação para a Defesa e Valorização do Patri-mónio Cultural da Região de alcobaça, liderada por antónio Rosa, reuniu em assembleia Geral, aprovando, por unanimidade, as contas de 2014. o plano de atividades para 2015 propõe-se a dar continuidade aos programas desenvolvidos em anos anteriores, nomeadamente junto dos mais novos.

no relatório de atividades, que abrangeu o ano letivo de 2013/2014, o projeto ‘Conhecer para preservar’ envolveu 1.067 alunos de 19 escolas. Durante esse período, devido a dificuldades da Câmara de alcobaça em assegurar o transporte dos alunos, o trabalho foi sobretudo centrado em sessões de trabalho teórico. Entretanto, já há autocarro disponível pela autarquia. Foram seis as visitas culturais, dinamizadas por antónio Rosa, que decorreram durante o passado ano.

Destaque também para a conclusão do in-ventário do espólio arqueológico da aDEPa, de-senvolvido em parceria com a Câmara, e para a constituição da associação do Museu dos Coutos de alcobaça.

a poucos dias de celebrar 38 anos, a aDE-Pa tem um importante património cultural para defender na região de alcobaça. tem cerca de 120 associados, mas apenas quatro participaram na assembleia Geral.

aljuBarrota

maiorga

cela

Associação de Cultura espírita apresenta ‘O bem e o mal’

CBes apresenta marchas populares no próximo sábado

a associação de Cultura Espírita de alcobaça apresenta no próximo sábado, às 16 horas, a palestra ‘o bem e o mal’. o tema será analisado à luz da doutrina espírita, na Rua da Padeira, em Casal do Rei, freguesia de aljubarrota. as entradas são livres e gratuitas. as palestras decorrem todos os sábados à tarde, na sede da associação.

as marchas de São Pedro estão de regresso, no próximo sábado, ao Centro de Bem-Estar e Social (CBES) da Maiorga. além das marchas com os mais novos e não só, haverá sardi-nha assada e petiscos. a instituição promete uma noite animada, à semelhança de anos anteriores.

maiorga com 87% dos votos

martinho caetano reeleito presidente do psd/amadora

o maiorguense Martinho Caetano foi reeleito presidente da Comissão Política Concelhia de amadora do PSD, numa vo-tação que decorreu no passado sábado e que alcançou mais de 87% dos votos.

Com 208 votos, contra 31 da lista B, Marti-nho Caetano, que assumiu o cargo em 2013, ganha um novo folego para os próximos dois anos à frente da estrutura política lo-cal. “o meu obrigado a todos os amigos e companheiros do PSD/amadora e da jSD/ amadora pela excelente participação e pela grande vitória da lista que tive a honra de liderar“, escreveu o autarca na sua página de Facebook. “Vamos continuar a trabalhar em prol dos amadorenses. Viva a amadora! Viva Portugal!“, acrescentou.

natural da Maiorga, Martinho Caetano tem 52 anos e é técnico oficial de Contas na amadora, onde reside há varios anos. É também vereador da Câmara de ama-dora, tendo sido anteriormente líder de bancada do PSD na assembleia Municipal da amadora.

texto sArA vieirA

alcoBaça conferência no mosteiro desperta coligação

cdu pede explicações à câmara sobre destruição de conduta

évora de alcoBaça junto ao pavilhão gimnodesportivo

junta promove grande festa da freguesia para unir população

a CDu apresentou, na reunião de Câmara de segunda-feira, um

“requerimento de informação e agenda, sobre a conduta de água potável destruída aquando da construção do ‘Pingo Doce’ na urbanização nova alcobaça”. no documento enviado à comuni-cação social, a CDu relembra uma conferência pelo professor

Virgolino jorge, no Mosteiro: “de-nunciou que avisou a Câmara, em 2005, da importância histórica e patrimonial da conduta de água potável”.

a CDu pediu “fotocópias da do-cumentação entregue à Câmara pelo professor Virgolino jorge e despachos pelos políticos e téc-nicos superiores que lhe tiveram

acesso”. Pediu ainda “despachos do Vereador Carlos Bonifácio, en-tão vereador das obras Particula-res, dos técnicos Superiores e de Fiscais da Câmara, no processo de construção ‘Pingo Doce’ na nova alcobaça e eventual argumenta-ção do promotor e seus técnicos, sobre este crime ao património de alcobaça”.

a junta de Évora de alcobaça vai realizar nos dias 3, 4 e 5 do próximo mês a primeira “Gran-de Festa da Freguesia“.

Com o objetivo de “juntar a população da freguesia e pro-mover o convívio entre todos“, segundo joaquim Pego, presi-dente da junta, a festa conta com a participação de 11 tasqui-nhas e restaurantes das diversas associações da freguesia.

Do evento constam várias atividades culturais, despor-tivas e sociais. no dia 3 há atuação de Ruben Palmeira e baile com a banda Bico D’obra, no dia 4 é a vez da atuação do grupo de concertinas aldeias do Baça e baile com os Lords. no último dia sobe ao palco Zé Café e Guida. Está ainda agendado para dia 5, a par-tir das 16:30 horas, o festival

de folclore com participação dos três ranchos da freguesia, o 8.º convívio das Vespas da Maravilha e o passeio de tra-tores (9 horas). no dia 4 haverá ainda uma aula de zumba (18 horas) e rally paper por terras da freguesia (17 horas).

a festa irá ter lugar junto ao pavilhão gimnodesportivo, espaço que, por enquanto, continuará por inaugurar.

a Escola de Música do Centro Cénico da Cela (CCC) comemora, na noite do próximo sábado, pelas 20 horas, o 16.º aniversário com um jan-tar concerto no salão multiusos da instituição. as inscrições estão abertas até amanhã no bar do CCC ou pelo contacto 262 580 250, com o custo de 10 euros para adultos e 5 euros para crianças dos 5 aos 11 anos.

escola de Música do Centro Cénico da Cela comemora aniversário

REGiÃo DE CiStER, EDiçÃo 1.140, nº 1293- 25/06/2015

CArtÓriO nOtAriAL De sAnDrA Brásestrada da Paiã, Odivelas2675-626 ODiveLAstelf.: 219 324 500 – Fax: 219 324 501

certidão narrativa

Eu, abaixo assinada, Sandra Cristina Vieira Ramos neves de oliveira Monteiro Brás, notária do Cartório notarial de odivelas sito no Centro Comercial odivelas Parque, loja dois mil cento e dez, piso um, cédula profissional número 206, certifico que:

1 – Foi lavrada neste Cartório notarial, no dia trinta e um

de Março de dois mil e quinze, de folhas treze a folhas cator-ze verso do livro de notas para escrituras diversas número cento e quarenta e nove, uma escritura de justificação no-tarial na qual MAFALDA AMADOr rODriGues CeLeste, soltei-ra, maior, natural da freguesia de nossa Senhora de Fátima, concelho de Lisboa, residente na Rua da Cruz Vermelha, nú-mero 5, quarto andar esquerdo, em Lisboa, niF 158 467 973, declarou que é dona e legítima possuidora, com exclusão de outrem prédio rústico, composto de terra de semeadura e árvores, sito em Cubos, freguesia de Alfeizerão, concelho de alcobaça, a confrontar a norte com joaquim Félix Carvalho, a sul com josé Sousa tavares, a nascente com antónio Boni-fácio e a poente com Manuel albino da Silva, descrito na Conservatória do registo Predial de Alcobaça, sob o núme-ro quatro mil e setenta, da referida freguesia, e inscrito na respectiva matriz em seu nome sob o Artigo 3960, prédio este que lhe foi adjudicado por sentença homologatória, de doze de outubro de dois mil e dez, transitada em julgado em vinte e quatro de novembro de dois mil dez, proferida nos autos de inventário (herança) número 2074/06.1 tBaCB, que correu termos no 1º juízo do tribunal judicial de alcobaça, aberto por óbito de Geisa da Silva abegão.

2 – Mais declara que não dispõe de todos os títulos ne-

cessários para proceder ao registo do mencionado prédio na Conservatória, pelo que necessitou de justificar o seu direi-to de propriedade para fins de registo.

3 – Está conforme o original, na parte a que me reporto.

odivelas, trinta e um de Março de dois mil e quinze.

A notária,

(sandra Brás)

Page 6: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

alcobaça

quinta-FEiRa 25 JunHO 20156 SOCiEDaDE

ferraria

martingança

burinhosa

martingança

a associação Desportiva da Ferraria orga-niza um passeio de motas antigas no dia 5 do próximo mês. Haverá almoço e entrega de lembranças, às 13:30 horas, seguindo-se moto gincana com prémios e a atuação do duo de DJ’s R&B. no decorrer do evento haverá exposição de motas, motorizadas, peças e acessórios. Os interessados podem efetuar a inscrição através do telemóvel 917 407 145.

as festas em honra de São João Baptista decorrem, na Martingança, nos dias 3, 4, 5 e 6 de julho. na sexta, haverá missa e procissão de velas, seguidas de karaoke. no sábado, a animação pertencerá à banda Oxygenius e aos DJ’s Miguel Chagas e Walter Vox. no do-mingo haverá peditório, às 10 horas, missa e procissão, às 15 horas, e a atuação do grupo Omega e do DJ nuno Fernandez. na segunda, terá lugar a corrida de ciclismo e a atuação de apartirtudo e de night Sound.

O Centro de Cultura, Recreio e Desporto da Burinhosa acolhe, no seu pavilhão, um torneio de futsal inter-sócios. as inscrições estão abertas no bar da coletividade, tendo um custo de cinco euros. O sorteio dos jogos terá lugar no próximo sábado, enquanto o início do torneio está agendado para a pró-xima segunda-feira.

O pavilhão gimnodesportivo da Martin-gança acolhe, no próximo sábado, um sarau de ballet, com os alunos da Martingança e de Óbidos, que vai incluir ainda atuações do Grupo de Patinagem artística do Valado dos Frades e dos alunos de zumba da Sociedade Filarmónica Pataiense. O espetáculo tem o início marcado para as 21 horas.

associação Desportiva promove passeio de motas antigas em julho

Festejos em honra de São João baptista no início de julho

Torneio de futsal inter-sócios organizado pela associação

Sarau de ballet, patinagem e zumba no pavilhão

coz assembleia tem de aprovar

união de freguesias quer contrair empréstimo

amanhã a assembleia de freguesia da união das Freguesias de Coz, alpedriz e Montes (uFCaM) é chamada a discutir e votar o ponto único da sessão ordinária, marcada para as 21 horas, no edifício da união de Freguesias em alpedriz. O pedido de autorização para a contração de um empréstimo, a pedido do executivo presidido por Álvaro Santo, é o ponto único da convo-catória, assinada por Carlos Ribeiro.

Em causa está a necessidade da aquisição de um trator com várias alfaias agrícolas. a união de Freguesias detém, atualmente, três tratores, um proveniente de cada Junta que se uniu no âmbito da reorganização adminis-trativa. no entanto, “todos estão a ter custos elevados de manutenção”, como explica isabel Moniz, membro do executivo da uFCaM. as três ex-freguesias são, na maioria, compostas por terrenos agrícolas, o que lhes confere “muito serviço de limpeza de caminhos agrícolas”.

a proposta que vai ser apresentada aos membros da assembleia de freguesia da uF-CaM inclui que um dos tratores existentes seja dado à troca para fazer baixar o valor do empréstimo necessário.

“Espero que os nossos au-tarcas tenham em atenção a situação do mal que estão a fazer às pessoas, ao ambien-te e aos animais e cancelem a queima das plantas e ervas por aspersão de herbicidas”. Este é o apelo deixado pelo pataiense antónio Caetano, no Facebook. Segundo o queixo-so, a união de Freguesias de Pataias e Martingança “está a usar herbicidas para queimar as ervas e plantas daninhas nas ruas da vila e dos seus lugares, sem qualquer aviso no local onde fez a queima”.

na sua denúncia, antónio Ca-etano relata um episódio que

se havia registado dias antes da sua denúncia (feita no Facebook e para a secretaria da uFPM).

“uns destes dias deparei com três funcionários da uFPM a re-garem as plantas e ervas com um aspersor, desde logo me manifestei contrário”, escre-veu, lançando um repto aos pataienses. “Se percorrerem as ruas, verão que as plantas e ervas estão secas, o que quer dizer que, se matam as plan-tas, também são prejudiciais à saúde humana e, acima de tudo, aos animais”, considera o queixoso.“Porquê usar herbicidas se é

proibido ou pelo menos não

recomendado pelos males que causam?”, questiona o pataiense.

Valter Ribeiro, presidente da uFPM, desvaloriza a situação.

“temos conhecimento que o herbicida que usamos é ino-fensivo”, assegura. “todos os anos queimamos as ervas antes do verão e a nossa tendência tem sido para melhorar a quali-dade” dos herbicidas utilizados,

“com o objetivo de serem cada vez menos nefastos”, frisa. O autarca assegura ainda que “os dados técnicos indicam que não há perigo para a saúde pública ou dos animais”.

texto armanDa balinha

paredes para promover história

autarquia quer criar centro interpretativo

Criar um centro interpretativo, capaz de congregar e promover toda a informação sobre a história das Paredes da Vitória e da Mina do azeche é um sonho partilhado por tiago inácio, investigador pataiense, e por Valter Ribeiro, presidente da união de Freguesias de Pataias e Martingança. independentemente dos conteúdos que possa reunir, a concretização deste projeto teria sempre de passar pela Câmara de alcobaça, salienta o autarca.

Do antigo povoado que vivera nas Pa-redes foram encontrados vestígios de um cemitério, assim como vários artefatos que remetem para a existência do porto, explica Valter Ribeiro. alguns historiado-res acreditam que, durante o século XV, a antiga vila contava com 600 casas e com um porto, que possuía 17 caravelas para sua defesa. À volta da vila, o pinhal alimentava a pujante construção naval.

além do livro sobre a Mina do azeche escrito por tiago inácio, a união de fre-guesias apoiou a execução de um roteiro e um caderno promocional sobre Pataias, que apresenta o património histórico e turístico da vila. no dia 18 de julho será a Biblioteca de Verão a organizar visitas guiadas às ruínas do antigo complexo da Mina do azeche.

pataias Na próxima terça-feira a partir das 20:30 horas

assembleia municipal vem até auditório dos bombeiros

pataias progama dividido por quatro semaNas

campo de férias das piscinas leva crianças em aventuras

a próxima sessão ordinária da assembleia Municipal de alco-baça irá decorrer no auditório da associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pataias, na próxima terça-feira. a reunião do órgão deliberativo municipal tem início às 20:30 horas.

Esta é a segunda vez que uma sessão da assembleia Municipal

decorre fora da sede de conce-lho, tendo a primeira sido des-centralizada para a Benedita.

a proposta de descentraliza-ção das reuniões dos deputa-dos municipais partiu do CDS-PP. antónio querido, membro da assembleia municipal pelo PP, escreveu na sua página de Facebook que “quase um ano

depois, voltamos a ter uma assembleia Municipal descen-tralizada numa freguesia do nosso concelho. Esta foi uma proposta aprovada há mais de um ano, mas que contou sempre com a resistência da Mesa da assembleia Municipal, que apenas descentralizou uma sessão em oito possíveis”.

Estão abertas as inscrições para o campo de férias promo-vido pela união de Freguesias de Pataias e Martingança, nas piscinas municipais em Pataias.

Visitas à Kidzania, ao nor-park e ao Zoo de Lisboa são al-gumas das atividades previstas para ocupar as crianças, a par

de aulas de surf e bodyboard, jogos aquáticos, passeios e bicicleta e idas à praia.

O campo de férias vai ser di-vidido por quatro semanas, de 29 de junho a 3 de julho; de 6 a 10 de julho; de 13 a 17 de julho e de 20 a 24 de julho. Os inte-ressados em obter mais infor-

mações ou efetuar a respetiva inscrição poderão fazê-lo através do telefone 244 586 547, pelo endereço eletrónico [email protected] ou na secretaria das Piscinas Municipais, situadas na zona do mercado semanal de Pataias, no horário de expediente.

pataias

casa do benfica organiza passeio de cicloturismono dia 12 de julho

a Casa do Benfica em Pataias promove o 13.º passeio de cicloturismo no dia 12 de julho. a iniciativa é aberta a equipas, no minímo de cinco elementos, e individuais. Haverá troféus para todas as equipas, lembranças individuais e prémios para a equipa mais numerosa e mais distante e o habitual almoço convívio. Os inte-ressados podem efetuar a inscrição através do telemóvel 961 187 178.

pataias ufpm garaNte que Não há perigo para saúde pública

cidadão acusa autarquia de usar herbicidas perigosas

Page 7: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quinta-FEiRa 25 JunHO 2015SOCiEDaDE 7

a Escola Profissional de agricultura e Desenvolvimen-to Rural de Cister (Epadrc) vai organizar, pelo segundo ano consecutivo, o evento “Há Gas-tronomia no Museu do Vinho”, desta vez com a valorização do porco malhado de alco-baça como um dos principais objetivos.

a iniciativa está agendada para os dias 23 e 24 de outu-bro e contará com a presença de especialistas no desenvol-vimento do potencial econó-mico e gastronómico do porco malhado de alcobaça.

O primeiro dia do “Há Gas-tronomia” vai contar com um seminário técnico, no qual,

espera Rui Lopes, um dos co-ordenadores do evento, “sejam apresentadas soluções sob o ponto de vista económico que mais valorizem e rentabilizem o porco malhado de alcobaça”.

a valorização da raça atra-vés da gastronomia, “muito por força do fumeiro tradicional”, é outro dos aspetos a ter em linha de conta. “queremos trazer as experiências do fu-meiro tradicional de Vinhais, onde há mais de 20 anos tem sido feito um trabalho extra-ordinário com o porco bísaro, e que já o transformaram numa economia que gera cerca de 15 milhões de euros por ano e nós queremos aprender com

as boas práticas”, salienta o professor da Epadrc.

O primeiro dia culminará com um jantar de gala, mas no segundo dia há mais novidades, nomeadamente a realização de uma adiafa de Cister. “Há produtores de vinho, de maçã e outros produtos que fazem as adiafas e a nossa ideia é juntar produtores de vários setores. no fundo será um arraial po-pular”, sublinha Rui Lopes.

a organização do “Há Gas-tronomia no Museu do Vinho” é da responsabilidade da Epadrc, contando com o apoio de di-versas instituições e entidades da região.

texto JOAQUIM PAULO

ALCOBAÇA

turquel

benedita

benedita

benedita

benedita

Acidente no IC2 provoca dois feridos ligeiros e um ferido grave

Escola primária acolhe XVIII Festival Nacional de folclore

Centro Cultural recebe apresentação de “Cadernos do ECB”

Sasa

Sasa

alcobaça EVENTO VAI TER LUGAR NO MÊS DE OUTUBRO

“Há gastronomia” quervalorizar porco malhado

Dois feridos ligeiros e um grave foi o resultado da colisão entre dois veículos ligeiros de passa-geiros, na passada sexta-feira no iC2, na freguesia de turquel. O ferido grave, do sexo masculino, de 21 anos, condutor de uma das viaturas, foi transportado para o hospital de Leiria.

a Escola Primária da Benedita acolhe no dia 26 do próximo mês o XViii Festival nacio-nal de Folclore. a iniciativa vai reunir grupos de Estremadura, Minho, Douro Litoral, Baixo alentejo e Douro Litoral.

Os “Cadernos do ECB 8” vão ser apresentados hoje, às 17 horas, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, com a presença de isabel Damasceno. a edição conta, uma vez mais, com vários dos trabalhos de investigação realizados por alunos daquela instituição de ensino.

Sasa

Sasa

benedita INTERVENçãO AVALIADA EM cERcA DE 10 MIL EUROS

duas coberturas exteriores instaladas no centro escolar

benedita INIcIATIVA INTEGRADA NO fESTIVAL SOLIDáRIO BANGO

colorbango dá cor à vila pelo segundo ano consecutivo

O Centro Escolar da Benedita terá disponíveis a partir do ini-cio do próximo ano letivo duas coberturas exteriores, que vão permitir a proteção do recreio contra a chuva e sol.

a instalação das infraestru-turas teve início na passada quinta-feira. “Prevemos que a intervenção esteja pronta den-tro de duas semanas. queremos

ainda fazer pequenos arranjos, tanto na EB2 como nas outras escolas com o apoio das Juntas”, adiantou a diretora do agrupa-mento de Escolas da Benedita.

Helena Vinagre refere ain-da que a dimensão do espaço obriga à instalação de duas proteções, um investimento possível graças à compartici-pação da Câmara de alcobaça

e ao trabalho de recolha de fundos da associação de Pais e Encarregados de Educação.

“Existia ainda uma verba dis-ponivel recolhida nas últimas festas organizadas com a as-sociação”, explicou.

a intervenção está orçada em cerca de 10 mil euros, tendo comparticipação da autarquia de 4.200 euros.

Dá cor à Benedita. É o des-fio lançado pela organização do festival Bango, que vai promover, pelo segundo ano consecutivo, o Colorbango, no dia 11 do próximo mês.

a concentração está marcada junto às Piscinas Municipais da Benedita, às 16 horas.

O ColorBango vai ter um per-curso de 3 Km, composto por vários pontos com tinta, dois palcos e pontos de água. as inscrições, que podem ser fei-tas na papelaria Hupapel e na neomáquina, têm um custo de seis euros até dia 5 e 10 euros até ao dia do evento.

Entretanto, Salmoura, Vicen-te Palma, anaquim e Little Jesus são quatro dos nomes musicais já avançados pela organização para o Bango, que vai decorrer nos dias 10 e 11 do próximo mês. Os lucros obtidos a bolsas de estudo para alunos economi-camente carenciados.

benedita NO cENTRO cOMUNITáRIO

escuteiros realizam arraial popular no fim de semana

O agrupamento de Escuteiros 710 da Benedita organiza no próximo fim de se-mana um arraial popular, com sardinhada para toda a comunidade. a iniciativa serve de comemoração dos santos populares, reunindo no Centro Comunitário da Be-nedita famílias e jovens ligados ao mo-vimento escutista e a população. “Para além da recolha de fundos, há o

objetivo de reaver o arraial popular que se chegou a viver na Benedita quando éra-mos mais jovens, trazendo pratos como as papas que serão servidas no domingo”, conta Fernando Fialho, responsável pelo agrupamento de escuteiros.

atualmente com 114 elementos, o agru-pamento procura nestes momentos de convívio reunir também antigos membros.

“temos de nos preocupar em passar o ideal escutista e serão depois os jovens que com base na experiência reconhecem a importância do grupo. São muitos os que, depois da passagem pelos escuteiros se continuam a reunir, sendo que teram passado pelo agrupamento cerca de 400 elementos”, acrescentou.

a iniciativa contará com serviço de jan-tar no sábado e almoço no dia seguinte, tendo ainda animação musical com Zé Café e Guida no arraial noturno.

texto TIAGO SANTOS

Page 8: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

Está dado um passo decisivo para a construção do Centro de Saúde da Nazaré, exigido há décadas pela população e pelas forças políticas locais.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara da Nazaré assinaram, na passa-da segunda-feira, o protoco-lo para a construção da nova unidade de saúde em Caixins, no terreno onde se localiza o pré-fabricado.

A nova unidade de saúde a construir visa a instalação da Unidade de Cuidados de Saúde Primários Nazaré (UCSP) e das Unidades de Saúde Familiar Global e da Nazareth (USF).

Além da Nazaré, a ARSLVT tam-bém anunciou a construção de uma nova unidade de saúde no Cadaval, num investimento global avaliado em 1,7 milhões de euros.

“A atual gestão autárquica conseguiu concretizar o pas-so que faltava, a assinatura do protocolo com a tutela, a garantia da execução da em-preitada”, sublinhou Walter Chicharro, presidente da Câ-mara da Nazaré.

Para Luís Cunha Ribeiro, pre-sidente da ARSLVT, a assinatura deste acordo, “trata-se de uma concretização que vai ao en-contro das ambições da ARSLVT de melhorar, de forma seletiva

e prioritária, as infraestruturas de cuidados de saúde primá-rios”.

O próximo passo é o visto prévio do Tribunal de Contas, a que se seguirá a aprovação do contrato-programa, numa próxima reunião de Câmara, e, por último, o lançamento do concurso público para a construção da nova unidade de saúde.

Recorde-se que a CDU apre-sentou, em Assembleia Muni-cipal, quase duas dezenas de moções que obtiveram unani-midade dos partidos a exigir a construção do Centro de Saúde da Nazaré.

texto catarina eusébio

valado dos frades na roménia

Cavaco silva recebe valadense da força aérea

O Presidente da República recebeu, na passada quinta-feira, na Roménia o tenente-coronel João Raimundo. O va-ladense está como comandante da Força Nacional Destacada (FND) naquele país.

O encontro entre os militares e Aníbal Cavaco Silva deu-se após o concerto da fadista Ana Moura, no Museu Nacional de Arte, em Bucareste, oferecido pelo Presidente da República ao seu homólogo romeno. Os militares da Força Aérea estão na Roménia a cumprir a missão “Falcon Defence 15”, no âmbito das Assurance Measures (AM) adotadas pela NATO e com o intuito de promover a “segurança e de-fesa coletiva no flanco sul da Europa”.

A Força Nacional tem ainda o objetivo de realizar missões de treino com a Força Aérea Romena e restantes parceiros alia-dos destacados na região, com o intuito de treinar e consolidar procedimentos de operação em coligação, no âmbito da “defesa da integridade do espaço aéreo NATO”. O contigente português é composto por mais de 80 militares da Força Aérea das áreas de operações, pro-teção da força, manutenção, logística, comunicações e sistemas de informação, relações públicas e por quatro aeronaves F-16 Fighting Falcon.

nazaré

qUiNTA-FEiRA 25 JUNhO 20158 SOCiEDADE

nazaré autarquia garante execução da empreitada

Centro de saúde avança com assinatura de acordo

valado dos frades melhoria do recreio e via circundante

Câmara anuncia melhorias no Centro escolar da vila

nazaré projeto decorre diariamente na praia

“Criatividade” apresenta solução para férias escolares

Uma via circundante ao Centro Escolar de Valado dos Frades e a melhoria do recreio do estabelecimento de ensi-no são duas das propostas do plano de trabalhos da Câmara da Nazaré. As medidas foram anunciadas, no passado sá-bado, pelo executivo, durante uma visita àquela vila.

A estrada surge com o ob-jetivo de facilitar o acesso dos pais e reduzir os conflitos de trânsito no local. O piso do recreio será substituído “para se aumentar o conforto das crianças”, conforme explicou Manuel Sequeira, vice-presi-dente da autarquia e vereador da Educação.

O autarca adiantou ainda que, disponibilizar a piscina da escola à população da vila, é outra das intenções comunica-da ao Ministério da Educação.

Na ocasião, o executivo anunciou que as obras da Área de Localização Empresarial de-verão estar concluídas até ao mês de setembro.

A praia da Nazaré acolhe, até dia 28 de agosto, mais uma edição do projeto “Criativida-de”, que decorre, diariamente, entre as 8:30 e as 17:30 horas.

Ateliês, visitas culturais, workshops, idas à praia, au-las de surf e bodyboard, pa-ddle, festas temáticas e dias em parques aquáticos são as

atividades programadas para estas férias escolares.

Apoiar as famílias neste período de interrupção letiva é o principal objetivo do pro-jeto, que apresenta diversas opções em espaços interiores e exteriores, transportes das crianças em todas as atividades e serviço de almoço.

A oferta, destinada a crian-ças do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos, resulta de uma par-ceria entre a Câmara, a Con-fraria Nossa Senhora da Nazaré e o Agrupamento de Escolas da Nazaré.

As inscrições estão abertas e decorrem no Centro Comu-nitário.

nazaré

nazaré

nazaré

nazaré

Os Militares do subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré apreenderam, na passada quinta-feira, 79 peças de vestuário contrafeito. A apreensão, que decorreu na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária na vila, tem um valor total presumível de cerca de 3 mil euros, tendo em conta os montantes praticados no mercado pelas marcas lesadas. O proprietário, de 66 anos, já foi identifi-cado.

Os Nadadores Salvadores da Nazaré socor-reram, na passada semana, uma mulher de 83 anos que foi arrastada pelo mar, na zona da ONDA. Os nadadores salvadores acorreram ao local e resgataram a mulher que foi arras-tada cerca de 20 metros pelo mar. A família e a vítima, em estado combalido, recusaram assistência no hospital.

As obras de reparação do molhe norte do Porto de Pesca da Nazaré terminam no próximo sábado. O anúncio foi feito pelos técnicos, na passada quinta-feira, ao secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, durante a sua visita aos estaleiros e à intervenção em curso. O investimento, avaliado em cerca de 1,2 mi-lhões de euros, incide na reconstrução da zona destruída pelo temporal de 2013.

A Universidade Sénior da Nazaré assinala, hoje, o encerramento do ano letivo com um almoço convívio e um espetáculo realizado pelos alunos e professores dos polos de Valado dos Frades, Famalicão e Fanhais. As comemorações têm início marcado para as 12:30 horas na sede da universidade, no Bairro dos Pescadores, com porco no espeto. Durante a tarde, poderá assistir à exibição das danças de grupo e do povo e à atuação das turmas de guitarras e de inglês.

Militares apreenderam 79 peças de vestuário contrafeito na vila

nadadores salvadores salvam mulher de 83 anos arrastada pelo mar

reparação do molhe norte concluída no próximo sábado

universidade sénior encerra ano letivo com almoço e espetáculo

nazaré iniciativa da liga dos amigos

fórum dos amigos quer criar estratégia de desenvolvimento

Nasceu o Fórum dos Amigos da Nazaré, que pretende criar e implementar uma estratégia de crescimento para o desenvolvimento económi-co sustentável do concelho. A primeira reunião irá decorrer até 31 de outubro deste ano.

O movimento surgiu na sequência das reuni-ões promovidas pela Liga dos Amigos da Nazaré, na passada quinta e sexta-feira, nas instalações da ACiSN, onde foi apresentado um projeto de desenvolvimento para a vila.

A associação pretende ainda elaborar um plano de dinamização turística para o concelho, através da constituição de gru-pos dinâmicos, em que a comunidade terá a oportunidade de mencionar a criação ou correção de uma série de indicadores que ocorrem no concelho. Agrupados por te-mas e planos de ação, que incidem sobre a valorização do espaço público, património edificado, requalificação da oferta turística, desenvolvimento por um turismo de menor sazonalidade, apoio e comercialização agri-cola e agro-alimentar, promoção da pesca e da aquacultura, valorização da tradição e identidade e renovação a imagem interna e externa do concelho.

nazaré

A comissão de gestão local do Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf)da Nazaré foi constituída esta semana. O município da Nazaré, a Nazaré qualifica, o instituto da Ju-ventude (iPDJ), a Federação Portuguesa de Surf e o Clube de Desportos Alternativos vão gerir e coordenar o funcionamento do CAR Surf, com vista à rentabilização das infraestruturas.

apresentada comissão de gestão do centro de alto rendimento

Page 9: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quinta-FEiRa 25 JunHO 2015publiREpORtagEm 9

Page 10: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

QUINTA-FEIRA 25 jUNho 201510 EdUcAção

Pretende admitir para Nova Unidade Industrial, situada em Martingança- Alcobaça

(M/ F)

Ref. – Gestor de Projecto Requisitos/ Funções

Formação Superior Engenharia e Experiência na indústria de moldes de 3 anos.

Ref. – Desenhador Projectista de Moldes Requisitos/ Funções

Formação Superior Engenharia e Experiência em Projecto de moldes de 3 anos.

Ref. – Programador CAM Requisitos / Funções

- Experiência de 3 anos em programação CAM na indústria dos moldes.

Ref. – Operador de Máquinas de CNC Requisitos / Funções

- Experiência de 2 anos como operador CNC na indústria de moldes

- Experiência em controladores Heidenhain. Enviar CV, ou efetuar inscrição na nossa sede: Rua de Angola, 13 – Guarda nova | 243-158 Marinha Grande e-mail: [email protected] | www.somema.pt

Rua Frei António Brandão, 119240-047 AlcobaçaTel: 262 598 627/ 910 015 531email: [email protected]

FORAIS MANUELINOS

Peça a sua caixa arquivadora nas instalações do jornal ou na banca habitual apenas por 1€ e preserve esta

coleção inédita, publicada numa parceria entre o Região de Cister e o Município de Alcobaça.

Adquira a coleção completa, já com a caixa arquivadora, por apenas 10€.

Benedita

Leiria

o ‘Summer camp’ do Externato cooperativo da Benedita, que teve início no passado dia 15, está a ser um sucesso. Várias dezenas de crainças estão a participar em várias ativi-dades, que se prolongam até ao dia 10 do próximo mês. os participantes têm a opor-tunidade de aprender línguas e entrar em workshops de culinária, reciclagem e crochet/tricot. há ainda jogos de matemática, la-boratórios de Físico Química e de biologia e geologia. diferentes actividades desportivas e culturais são outras das oportunidades para crianças e jovens.

despertar as novas gerações para o valor estra-tégico da indústria, numa região com essa tradi-ção fortemente vincada, é o intuito da semana temática ‘Leiria In – Semana da indústria’. A 2.ª edição decorre entre os dias 6 e 11 do próximo mês, no Instituto Politécnico de Leiria, e conta com a participação de 50 jovens estudantes do ensino secundário, provenientes de todo o País. Estes vão poder participar, gratuitamente, num conjunto diversificado de atividades em torno da Indústria e das suas potencialidades, como: visitas a empresas e indústrias locais e regionais, workshops e oficinas práticas.

Externato Cooperativo promove ‘Summer camp’ até dia 1o de julho

Leiria In envolve 50 estudantes de todo o País entre os dias 6 e 11

aLcoBaça seminário decorre na biblioteca municipal

rede de Bibliotecas reúne segunda e terça-feira

nazaré distinção edp

Beyond academy apresenta amanhã ‘open day’

A Beyond Academy - Nazaré está a organizar um ‘open day’ para o dia de amanhã. As portas do espaço abrem às 10:30 horas.

Vão decorrer workshops de alemão, es-panhol, francês, inglês, italiano, manda-rim e russo. Serão também apresentadas as atividades a desenvolver no próximo ano letivo 2015/2016. Aos interessados se-rão disponibilizados teste de nível gratui-tos e sem compromissos. durante aquele dia, haverá desconto nas incisões.

Além do sorteio de dicionários, livros, manuais de música, irá decorrer um con-curso de soletrar palavras e exercícios de tradução. Não esquecendo um evento no qual se falará da influência da música na aprendizagem de idiomas.

A Beyond Academy promete um dia intenso e cheio de atividades para to-dos aqueles que querem participar no ‘open day’.

É já na próxima segunda e terça-feira que a Rede Biblio-tecas do concelho de Alcobaça volta a reunir, para o seu seu II Seminário. A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal de Alco-baça e tem com temática o Ano da ciência: Alcobaça 2014/2015.

A sessão de abertura, às 9 horas de segunda-feira, terá início com o presidente da câmara de Alcobaça, a coor-denadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, o delega-do Regional de Lisboa e Vale do Tejo e a vice-reitora da Univer-sidade de coimbra.

À diretora do cen-tro de Formação da Associação de Escolas, dos

concelhos de Alcobaça e Nazaré, cabe a apresentação do ‘curso de formação’.

‘Escolas do futuro’ é o tema da conferência do matemático e astrónomo joão Fernandes. Momentos depois Santiago Yubero apresenta ‘El valor de la promoción de la lectura en diferentes contextos’.

À tarde, há um painel dedica-do à ciência e outro aos Recursos Educativos digitais no Ensino.

Na terça-feira, entre as 9 e as 12:30 horas,

decorre a oficina ‘Viagens literá-rias’, com a mestre em ciências da Educação Teresa Pombo.

durante a tarde, entre as 14 e as 17:30 horas, terá lugar a oficina ‘Newton gostava de ler’, por josé Saro, coordenador interconcelhio da Rede de Bi-bliotecas Escolares. Seguem-se as oficinas ‘Ilustração em con-textos pedagógicos’ (Adriana Baptista), ‘Tablets na prática docente’ (carla Valentim e carla de jesus) e ‘Educação, género e cidadania’ (cristina Vieira).

o Seminário termina com momento cul-

tural.texto LUci PaiS

Page 11: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quinta-FEiRa 25 JunHO 2015publicidadE 11

Page 12: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

QUINTA-FEIRA 25 JUNHO 201512 EcONOmIAREDE PME

Ótica sediada em alcobaça mudou de instalações e apresentou nova imagem

Opticentro trabalha para cuidar da visão dos clientes

com óculos ou lentes de contacto, a Opticentro está à vista de todos. com uma nova localização e uma nova imagem, a ótica vem reforçar a qualidade do serviço prestados e a proximidade com os clientes.

A empresa nasceu da visão de dois primos – Pedro Ramos e Acácio Gomes – a que se juntou um tercei-ro sócio, Vladimiro Pinto. “O Pedro tinha acabado de tirar o curso de Optometria e eu estava mais ligado à parte técnica, com um curso de técnico-profissional de Ótica Ocular, porque já tinha trabalhado em al-gumas óticas e já tinha experiência no ramo”, conta Acácio Gomes, um dos três sócios-gerentes da empre-sa, fundada em 2001.

Desde a sua abertura que a ótica dispõe de serviços de optometria, contactologia e ótica, e ainda al-guns serviços adicionais, tais como acompanhamento pós-venda, as-sistência e garantia de adaptação.

“Quando abrimos a loja não havia

na região o serviço de optometria, a maioria das óticas só tinha o serviço de oftalmologia, e essa foi uma das nossas mais-valias e apostas”, adianta o responsável, para quem esse foi um dos fatores do sucesso.

A lém disso, a Opticentro tem apostado em força nos ras-treios visuais.

“Temos uma viatura para nos deslo-c a r m o s à s localidades e às escolas, duas vezes por semana, de setembro a maio”, conta Acácio Gomes, para quem a iniciativa mais dirigida a idosos e a crianças tem sido um sucesso.

“Desde que a empresa realiza esta iniciativa o número de clientes tem vindo a aumentar, além de

que conseguimos ajudar muitas pessoas, que não se podem des-locar, a resolver os seus problemas de visão, que muitas vezes nem têm a certeza que os têm”.

O projeto de saúde nasceu com o objetivo precisamen-

te de sensibilizar para os proble-

mas oculares, como forma de identificar emetropias, que muitas vezes não

apresentam sintomas e só

são detetadas quando a visão já

está comprometida. É realizada uma análise de acui-dade visual de longe e de perto, da visão das cores e de forias.

com a nova loja, a Opticentro também vai passar a disponibilizar consultas de oftalmologia, com

um oftalmologista que se des-locará duas vezes por semana à ótica. “É importante a aposta na deslocação destes profissio-nais porque há casos de patolo-gias que são mais complicadas e que não podemos resolver. mas se tivermos um oftalmologista a trabalhar connosco é muito mais fácil”, reforça o administrador.

com a remodelação da ima-gem e do espaço, a ótica tem-se adaptado às novas tendências e exigências do mercado. “Os ócu-los ainda são o produto premium da empresa”, refere Acácio Gomes, acrescentando que a venda desse produto representa mais de 80% do volume de negócio da Opti-centro. No entanto, as lentes de contacto têm vindo a ganhar ter-reno. “mas depende dos gostos e necessidades do cliente”, sublinha o gerente, que tem, literalmente, os olhos postos no futuro.

texto/fotos SARA VIEIRA

com portas abertas há 14 anos, a Opticentro tem-se adaptado às exigências do mercado. A forte concorrência e as dificuldades económicas dos clientes são os principais desafios

REGIÃO DE CISTER (RC) > O que mudou neste negócio?AcÁcIO GOmEs (AG) > mudou a concorrência. É muito mais feroz. Vieram mais lojas e, conse-quentemente, mais concorrentes. Os preços e a falta de poder económico dos clientes são o principal desafio neste negócio. chegamos a receber receitas médicas que estão guardadas há meses nas gavetas, porque os clientes não têm dinheiro para comprar o que precisam.

RC > Como se vinga?AG > com o rigor e a competência. Temos de

ter uma resposta imediata ao que a pessoa pre-cisa no momento, em termos de assistência e de apoio à pessoa que vem apenas comprar os seus óculos. Não queremos um cliente para um dia, queremos um cliente para muitos anos e o desafio é mantê-lo. Podemos gabar-nos de ter uma casa que, neste momento, ainda recebe muitos clientes novos todos os meses, alem dos mais antigos, que já estão fidelizados...

RC > Lentes de contacto ou óculos?AG > As lentes de contacto são uma moda

muito antiga mas agora são melhores e mais confortáveis. A imagem conta cada vez mais e influencia as escolhas dos clientes. mas, a venda de óculos ainda ocupa a maior fatia do negócio. contudo, a lente de contacto não impede o uso

de óculos, aliás, é obrigatório. A pessoa, que usa lentes de contacto, tem de descansar a vista ao final do dia com os óculos. Atualmente, usa-se o óculo muito grande, já se viu

de tudo em 14 anos.

veja o vídeo em www.regiaodecister.pt

14

número de anos que a ótica

abriu portas na cidade

de alcobaça

acácio gomes

““A imagem contacada vez mais”

designação Opticentro de Alcobaçafundação 2001capital social 45 mil €trabalhadores 5administração Acácio Gomes, Pedro Ramos e Vladimiro Pintoatividade comércio de ótica e serviços faturação não divulgadaserviços optometria, contactologia, medição de pressão intra-ocular e rastreios visuais sede Alcobaçaemail [email protected] 262 596 348telemóvel 931 127 463

0

P

.

,

+

_

Z

C

ï

%

!

"

Page 13: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

QUINTA-FEIRA 25 JUNHO 2015ECONOMIA 13

alcobaça

alcobaça

caldas da rainha

alcobaça

são martinho do porto

A Maçã de Alcobaça vai ser a estrela no stand da McDonald’s no Festival do Panda, que decorre no próximo fim de semana no Estádio do Mar, em Matosinhos. A iniciativa tem como objetivo demonstrar que comer fruta é divertido. A McDonald’s vai estar presente com um espaço dedicado aos mais novos, com atividades lúdicas e pedagógicas.

O grupo empresarial BNI Cister vai assinalar o 1.º aniversário na próxima terça-feira com um jantar no Your Hotel & Spa. Depois da já tradicional reunião, mas desta vez agenda-da para as 19 horas, os membros do grupo participarão num jantar de grupo no espaço exterior da piscina com animação e convívio garantido. As inscrições estão abertas e têm um custo de 20 euros.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste vai realizar hoje, na sua sede em Caldas da Rainha, a cerimónia de entrega de prémios do concurso de Empreendedorismo Oeste Portugal 2015. Desenvolvido pela Rede Oeste Empreendedor (ROE), a iniciativa pretende potenciar o apa-recimento de projetos inovadores e susten-táveis na Região Oeste, numa perspetiva de desenvolvimento económico e social.

A Balbino&Faustino anunciou a conclusão do processo de certificação em cadeia de respon-sabilidade pelo FSC e PEFC nas instalações de Frazão, em Paços de Ferreira, juntando-se assim às instalações do Facho e Casal da Areia, em Alcobaça, que já estão certificadas. A empresa considerou ser importante alargar esta oferta a mais este armazém, face ao crescimento da procura por materiais certificados.

A Taróca reabriu loja em São Martinho do Porto, na Avenida Marginal, no Edifício Nave-gador. Fundada em 1991, a empresa, que teve a sua primeira sede em São Martinho do Porto, especializou-se em decoração e mais tarde introduziu o fabrico de mobiliário, dirigido ao cliente nacional e posteriormente para Espa-nha, França e Angola. Em 2004, a Taróca passou a ser uma marca registada nacional.

Maçã de Alcobaça marca presença no Festival do Panda

BNI Cister assinala 1.º aniversário no Your Hotel & Spa

Prémios do concurso de empreendedorismo oeste entregues hoje

Balbino&Faustino conclui processo de certificação nas instalações de Frazão

Taróca reabre loja na Marginal em São Martinho do Porto

alcobaça evento reúne especialistas

Vinhos de cister promove jornadas técnicas no sábado

A Quinta dos Capuchos vai ser palco das Jor-nadas Técnicas integradas no evento “Vinhos de Cister “Dos Coutos de Alcobaça ao Século XXI”, que vão ter lugar no próximo sábado, das 9:30 às 13 horas.

“Mercado global: a importância de fazer di-ferente“ é o tema, apresentado pelo professor António Ventura que abre o primeiro painel da iniciativa. Hugo Mendes será o responsável por dar a conhecer as “Novas formas de comunicar e vender vinho”, Miguel Móteo relacionará “O vinho e a saúde“ e o professor Virgílio Loureiro apresentará “Um dos últimos vinhos da Europa e da Cristandade“. De seguida, está agenda-da uma mesa-redonda sob o mote “Vinho de Cister, uma marca cultural de excelência“, com a participação dos professores Virgílio Loureiro e António Maduro e do empresário José Gomes Pereira. O evento culminará com almoço para os participantes das jornadas técnicas, cujas inscrições poderão ser feitas para [email protected].

A par das Jornadas Técnicas, haverá uma visita às vinhas da região, uma prova de vinhos na Granja de Cister, um concerto do Cistermúsica e um jantar temático no Museu do Vinho e ainda uma wine party, à noite, na Adega de Alcobaça e Museu do Vinho.

região associação empresarial promove hoje iniciativa

nerlei comemora 30 anos com jantar-conferência

região atividades previstas em torno da indústria

semana da indústria motiva jovens para profissões técnicas

A Nerlei assinala hoje 30 anos de trabalho ao serviço das em-presas do distrito de Leiria, com um jantar-conferência.

José Gomes Ferreira, comen-tador económico e subdiretor de informação da SIC, e Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade,

serão os oradores convidados do debate sob o tema “Os desafios da competitividade”, agendado para as 22 horas.

A receção dos participantes está marcada para as 19 horas, seguida das homenagens que a associação empresarial irá realizar pelas 20 horas.

Os associados, colaboradores e comunidade estão ainda con-vidados para o jantar, marcado para as 20:45 horas, no edifício da associação, em Leiria.

Atualmente a Nerlei tem mais de 900 associados, fazendo da associação empresarial uma das maiores do País.

Alertar os estudantes do ensino secundário sobre a im-portância da indústria para o desenvolvimento de Portugal, despertando vocações para as profissões ligadas à área in-dustrial, é o principal objetivo da Leiria In - Semana da In-dústria, cuja segunda edição

decorre este ano entre os dias 6 e 11 de julho.

Para hoje, no Moinho de Pa-pel, está agendada a sessão de lançamento da iniciativa, promovida pelo Instituto Po-litécnico de Leiria.

Cerca de 50 jovens (entre os 15 e os 18 anos) de todo o País

vão estar na região e partici-par num conjunto diversificado de atividades em torno da in-dústria e suas potencialidades (visitas a empresas, workshops, oficinas práticas), mas também em experiências culturais, in-forma o IPLeiria, em cujas resi-dências ficam instalados.

alcobaça empresa lidera ranKinG do “diÁrio econÓmico”

costa & carvalho é pme líder na construção

A Costa & Carvalho foi con-siderada a maior empresa com o estatuto PME Líder na área da construção em 2013, segundo o ranking publicado pelo “Diário Económico”, com base em informação recolhida pela Ignios.

A empresa fundada por Jo-aquim Costa apresentou um volume de faturação de 31,2 milhões de euros e uma pro-dutividade de 275 mil euros, superando toda a concorrên-cia e exibindo o lugar 83 das maiores PME Líder do País. Na lista das 100 maiores deste setor, surgem ainda mais oito empresas do distrito.

A Oliveiras SA (Batalha) é a 5.ª maior, com 24,1 milhões de euros de vendas.

O ranking do “Diário Econó-mico” contempla ainda diver-sas empresas da região, nome-adamente a Balbino & Faustino, 56.ª maior no setor do comércio e serviços, com 30,7 milhões de euros de faturação em 2013 e uma produtividade de 188 mil euros. A empresa da Cela ex-portou 2,2 milhões de euros há dois anos e é a 90.ª maior PME Líder do País.

Na agricultura há uma re-ferência a uma empresa da Benedita e outra de Valado dos Frades. A Crigado, com 18,1 milhões de euros, é a 7.ª maior PME Líder nesta área, enquanto a Hélio Paiva Viveiros de Plan-tas surge na 73.ª posição, com 1,6 milhões de euros,

No turismo há quatro em-

presas da Nazaré referenciadas. O Bigodes - Atividades Hote-leiras, que ocupa o 232.º lugar no setor, faturou 1,1 milhões de euros e uma produtividade de 67 mil euros. Com 593 mil euros de vendas em 2013, a António Carepa Sousinha & Filhos é a maior da região e a 362.ª do País, seguida do Vale Paraíso Empreendimentos Turísticos da Nazaré, 377.ª com um volume de negócios de 545 mil euros, e a Luciano & Filhos, que ocupa o lugar 432 do ranking, mercê de uma faturação de 366 mil euros. Há outra empresa do concelho com estatuto PME Líder, mas que não apresen-tou informação, a Alfredo Luís Ribeiro Narciso Vicente.

texto JOAQUIM PAULO

alcobaça ação para desempreGados

cencal inicia curso de decoração cerâmica e pintura

O Cencal iniciou uma ação de formação direcionada a desempregados em Pintura e Decoração Cerâmica, para que os for-mandos possam vir a desenvolver funções nas empresas da região.

Os cursos técnicos foram retomados doze anos depois da última ação de formação na área técnica da cerâmica, “depois de iden-tificada a crescente necessidade de profis-sionais qualificados nesta área industrial junto dos empresários da região e devido ao aumento da procura e interesse por parte da população desempregada”, refere o centro de formação, que pretende incrementar este tipo de formação ao longo do ano e em 2016, nomeadamente com cursos dirigidos a profissionais de empresas cerâmicas. O Cencal também estabeleceu recentemente uma parceria com a Escola D. Inês de Castro para a realização de um curso vocacional de Técnico de Pintura Cerâmica.

Paralelamente, em horário Laboral, o Cen-cal continua com ações de formação para desempregados, dando resposta ao tecido empresarial da região tais como Turismo, Contabilidade ou Multimédia, bem como em horário pós-laboral direcionado a ativos de empresas em áreas transversais.

Page 14: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

QUINTA-FEIRA 25 jUNho 201514 cUlTURA

As portas do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça abrem para receber mais uma edição do cistermúsica, desta vez dedicada aos 25 anos do Património da humanidade. É com a Banda Sinfónica de Alcobaça e coro lisboa cantat, no claustro do Rachadouro, amanhã às 22 horas, que tem início o Festival de Música, ouvindo-se a cantata ‘carmina Burana’, de carl orff. Em palco juntam-se ainda o coro Infantil lisboa cantat e o coro Infantil da Academia de Música de Alcobaça, sob direção musical de Rui carreira.

No dia seguinte, a história do cistermúsica escreve-se com o contratenor luís Peças e com a cravista jenny Silvestre, na Igreja Matriz de Pataias. o momento repete-se no domingo, às 18 horas, na Igreja Matriz de São Martinho do Porto.

‘o carnaval dos animais’, pela Academia de Dança de Alcobaça, abre a programação cistermúsica júnior e Famílias, no sábado às 11 horas, no centro cultural Gonçalves Sapinho na Benedita.

os diretores artísticos Alexandre Delgado e Rui Morais referem que nesta edição se reforçou a “aposta na música antiga e na criação contemporânea, numa programa-ção que se pretende eclética e abrangente na sua combinação de grandes clássicos, descobertas valiosas e obras do património musical português.

Numa edição com uma forte compo-nente internacional, que inclui a primeira vinda a Portugal de vários grupos e solistas, manteve-se a aposta em jovens valores e na participação de músicos destacados do

concelho e do País”.com 14 espetáculos na programação

principal, o cistermúsica 2015 vai ser a edição “mais internacional de sempre” do festival de música clássica de Alcobaça, chegará a novos palcos e pretende continuar a marcar a diferença na música e na dança. Além

dos concertos e bailados em Alcobaça, o cistermúsica apresenta concertos noutras localidades da região, como nos concelhos da Nazaré, Marinha Grande e Peniche.

Momentos para viver até ao dia 26 do próximo mês.

texto luci pais

‘Carmina Burana’ abre Cistermúsica

literatura

A Academia de Dança de Alcobaça (ADA) viaja até à Roménia, para participar no

‘Dance World cup’, que este ano decorrerá em Bucareste, entre domingo e o dia 4 do próximo mês. A participação acontece depois das alunas da ADA terem brilhado na última edição do concurso Internacional de Dança - DANÇARTE.

Nesta competição, que decorreu no Al-garve, a ADA obteve a distinção de Melhor Quarteto com a coreografia ‘Ignis’, prémio que garantiu acesso direto ao ‘Dance World cup’.

Rita Abreu referiu ao REGIÃo DE cISTER que se trata de uma “oportunidade de a

ADA mostrar o seu trabalho fora de portas”. Para as meninas que vão competir, refere a diretora pedagógica dos curso de dança da AMA, “será uma experiência inesquecível e um momento de grande aprendizagem”. Participar nesta competição é, segundo Rita Abreu, o “reconhecimento do traba-lho árduo que se desenvolve ao longo do ano na ADA”.

A Academia de Dança de Alcobaça garantiu ainda, no concurso Internacional de Dança, os 4º lugares na categoria Dueto/Trio de contemporâneo (dueto ‘Riots’) e na cate-goria Quarteto/Grupo de contemporâneo (quarteto ‘Ignis’).

academia de Dança de alcobaça participa no Dance World Cup na roménia

Dança

músiCa

Até ao final do próximo mês, o alco-bacense churky Rico vai andar pelas Fnac e palcos do País a promover o seu álbum discográfico. No dia 4, atua na Fnac de coimbra. No dia seguinte, Porto de Mós espera por si. A participação com uma música e letra no Festival da canção trouxe o jovem para a ribalta.

o auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe, no próximo sábado, a sessão de apresentação do livro de Fernando Paula Barroso, ‘Amor … na ponta dos dedos’. A iniciativa, do professor e escritor alcoba-cense, tem início às 16:30 horas.

Churky rico anda pelas Fnac e palcos do País

teatro

s.a. marionetas levam 18 anos de bonecos a lisboa

os S.A. Marionetas continuam a trabalhar para o boneco. Uma rotina que acontece há 18 anos. o trabalho da companhia profissional alcobacense vai estar em des-taque no Museu da Marioneta, em lisboa, a partir do dia 2 do próximo mês.

A mostra ‘A trabalhar para o boneco’ inaugura às 18:30 horas. No dia seguinte, abre ao público e por lá vai ficar até 13 de setembro. No dia 17 do próximo mês, às 21:30 horas, decorre o espetáculo ‘Inês de castro’.

hoje e amanhãmúsiCaAlcoBAÇA

o Real Abadia congress & Spa hotel continua a receber, às 18:30 horas, recitais de alunos finalistas dos cursos Básicos de Música. Depois de madeiras, metais e percussão, cordas, segue-se hoje piano e acordeão e amanhã guitarras

amanhãmúsiCalAGoA

The Postcard Brass Band vão atuar no lagoa jazz Festival. o grupo, constituído pelos alco-bacenses Mário Marques, Sérgio carolino e Rúben da luz, atuam às 20 horas. o bilhete custa 8 euros

amanhãliteraturaAlcoBAÇA

Brigite Salvado, autora de Água Doce, desafia o autor António M. catarino com o livro claridade. o momento vai decorrer no café Tertúlia, em Alcobaça, a partir das 21:30 horas

até DomingomostraNAzARÉ

o Museu Dr. joaquim Manso acolhe, até dia 28, uma expo-sição de cerâmica do Mestre caldense herculano Elias, um conjunto de miniaturas que elege como temática a Nazaré, as suas gentes, embarcações e tradições

4 De julhoDançaNAzARÉ

o cine-teatro da Nazaré vai ser palco, a 4 de julho, do espe-táculo de dança “Fantasma da ópera”, by Ana dos Ferreira. o evento começa às 21 horas. os bilhetes custam 2,5 euros ou 2 euros para famílias numerosas

até Dia 31 agostomostraAlcoBAÇA

No Mosteiro de Alcobaça, está patente uma exposição de arte contemporânea. o trabalho é da arquiteta cristina Rodrigues, uma portuguesa que vive em Inglaterra, e pode ser visto até 31 de agosto no monumento Património da humanidade

agenDa

Fernando Paula Barroso apresenta livro na nazaré

dia concerto local nota hora

26 junho carmina Burana, de carl orff Mosteiro de Alcobaça (claust. do Rachadouro) Banda Sinfónica de Alcobaça 22:00 27 junho jenny Silvestre e luís Peças Igreja Matriz de Pataias Música barroca (cravo e contratenor) 21:30 28 junho jenny Silvestre e luís Peças Igreja Matriz de São Martinho do Porto Música barroca (cravo e contratenor) 18:00 3 julho orquestra Gulbenkian cine-Teatro de Alcobaça joão D’oliva Monteiro concerto sinfónico 21:30 5 julho Gould Piano Trio Mosteiro de Alcobaça (celeiro) Música de câmara (trio com piano) 18:00 10 julho Duo Amal Mosteiro de Alcobaça (claustro D. Dinis) Recital (dois pianos) 21:00 11 julho comp. Nacional de Bailado Mosteiro de Alcobaça (claust. do Rachadouro) orfeu e Eurídice (dança) 22:00 12 julho cappella Duriensis convento de Santa Maria de coz Música coral e órgão 18:00 17 julho Displaced Episodes Mosteiro de Alcobaça (claustro D. Afonso VI) Dança 22:00 18 julho Moscow Piano Quartet Mosteiro de Alcobaça (claustro D. Afonso VI) Música de câmara (quarteto com piano) 21:00 18 julho Academia de Dança de Alcobaça Mosteiro de Alcobaça (vários espaços) Dança 22:30 19 julho los Temperamentos Mosteiro de Alcobaça (Sacristia) Música barroca 18:00 24 julho les Éléments Mosteiro de Alcobaça (Sala do Refeitório) Música coral 22:00 25 julho Discantus Mosteiro de Alcobaça (Dormitório) Música medieval 21:30 26 julho Requiem de Mozart Mosteiro de Alcobaça (Nave central) Sinfonietta de lisboa e coro Ricercare 18:00

programação principal do festival

Page 15: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

QUinTA-FEiRA 25 jUnho 2015oPiniÃo 15

BANDA DE ALCOBAÇA

Administração Rui MoraisVítor Santos Davide Silva

Diretor de marketingDavid MarianoDiretor comercialjosé Eduardo Reis de oliveiraDiretor financeiroEduardo nogueira

Diretorjoaquim Paulo (CP 4229)[email protected]

RedaçãoLuci Pais (CP 6545)[email protected]

Sara Vieira (CP 9880)[email protected]

Colaboradores permanentesArmanda Balinha, Catarina Eusébio, Daniela Franco Sousa, Elisabete Cruz, Fernando Pau-la Barroso, Graça Menitra, jacinto Silva Duro, joão neves, Maria Anabela Silva, Miguel Sam-paio, Raquel de Sousa Silva, Ricardo Graça e Tiago Santos

Colaboradores de opiniãoA. Pimenta Antunes, António Ventura, Carlos Bonifácio, César Santos, Gaspar Vaz, isabel

Rufino, joão Paulo Raimundo, nuno Gonçal-ves, Pedro Lucas, Pedro Mateus Guerra, Rui Rasquilho, Susana Santos

Composição e paginaçãoBanda de Alcobaça

Serviços comerciaisCidália [email protected]

[email protected]

Serviços administrativos,comerciais e assinaturasCidália [email protected]

[email protected]

Propriedade/EditorBanda de AlcobaçaContribuinte: 503 341 460

Morada Rua Frei António Brandão, 119 2460-047 Alcobaça

Telefone 262 598 627Telemóvel 910 015 531Fax 262 597 613Internet www.regiaodecister.pt

Email [email protected]

Impressão FiG, indústrias Gráficas SA

Distribuição Banda de Alcobaça

NIB 0045 5020 4026 3730 2484 1

Dia de publicação Quinta-feira

Preço avulso 1 €

Assinaturas anuais 40€ (32€ com promoção até 31 de julho), 75€ (internacional) e 12€ (on line)Assinaturas semestrais 25€ (16€ com promo-ção até 31 de julho) e 45€ (internacional)Tiragem Média 3.000 exemplaresN.º de Registo 116 942Depósito Legal 65280/93

Opinião

Filosofia da religião - XIX

A Filosofia acontece quando nos pomos nós a

pensar. A Filosofia vem de dentro

para fora, e não de fora para

dentro

António Venturaprofessor

Mais um ano de aulas de Filosofia da Religião se passou, na nossa Universidade Sénior. olhando para a caminhada que fize-mos, aqui deixo o que caracterizou esses tempos de reflexão.

A religião tem sido transmitida, de geração em geração, ao longo dos tempos. os conservadores não colocam em causa essa transmissão e simplesmente a aceitam. Esta é uma das maneiras de ser cristão. Acreditar e não usar a Razão, não questionando as doutrinas. não se fazem perguntas. não se colocam em dúvida doutrinas que outros, seres humanos iguais a nós, elaboraram. Muitos aceitam tudo, porque lhes dizem que foram inspirados pelo Espírito Santo, ou seja, sã a palavra de Deus. Acredita-se em tudo. Faz-se assim parte de um rebanho que obedece às ordens do pastor. Um rebanho que só come e bebe nos locais que o pastor indica. Filosofia não é nada disso, e por isso, nestas nossas aulas, não fomos assim. Em filosofia lançamos um olhar interrogativo sobre as nossas crenças e até encontramos cren-ças, que submetidas ao exame da razão, perdem as roupagens míticas de que estão revestidas. Chegamos a uma altura em que nos interrogamos assim: esta religião, este cristianismo, foi bem construído? Afinal quem o fez assim? Que cultura era a sua? Se foi feito em épocas tão recuadas na história, e tão atrasadas nas mentalidades e nos conhecimentos, as doutrinas que nos deixaram não deveriam ser revistas? nesta nossa cultura religiosa não tem havido a evolução que houve em todas as outros componentes da cultura dos povos.

Muitas doutrinas só são intocáveis, porque alguém as tornou intocáveis. As blindou. Mas podemos admitir doutrinas intocá-veis? Porquê intocáveis? Se as sociedades de hoje já nada têm a ver com as antigas mentalidades porque evoluíram, porque não pode evoluir a mentalidade religiosa? Quem não a dei-xa evoluir? os conservadores. A nossa atitude, de amantes do filosofar, não pode ser a do conformismo com tudo o que os grandes pensadores do cristianismo nos deixaram, e que foi elaborado há tantos séculos. o objetivo destas aulas de Filosofia da Religião é esclarecer as crenças enraizadas, os muitos mitos, que ainda existem. Esse nosso objectivo é dito, duma maneira muito expressiva, pelo nosso poeta josé Régio (1901-1969) na sua obra “Poemas de Deus e do diabo” onde e encontra o

“Cântico negro”, que diz assim:“Vem por aqui! Dizem-me alguns, com olhos doces, estendendo-

me os braços, e seguros de que seria bom que eu os ouvisse, quando me dizem: vem por aqui! Eu olho, e nunca vou por ali. A minha glória é esta: não acompanho ninguém. não! não! não vou por aí. Só vou por onde me levam os meus próprios passos. Prefiro escorregar no becos lamacentos, redemoinhar aos ventos como farrapos, arrastar os pés sangrentos, do que a ir por aí. Corre nas vossas veias o sangue velho dos avós. Vós amais o que é fácil. Eu amo o Longe, a Miragem. Amo os abis-mos, as torrentes, os desertos. ide vós! Vós tendes estradas, tendes jardins, tendes canteiros, tendes pátria, tendes regras e tratados. Eu, tenho a minha loucura. ninguém me diga: Vem por aqui! Eu não sei por onde vou. não sei para onde vou. Sei que não vou por aí.”

Sobre religião, ouvimos os nossos pais, depois os catequistas, os padres, os bispos, os papas, e as nossas mentes foram-se enchendo.

nada disto é Filosofia. A Filosofia acontece quando nos pomos nós a pensar. A Filosofia vem de dentro para fora, e não de fora para dentro. o filósofo Kant dizia: “oh homem! ousa pensar pela tua cabeça”. Foi este o caminho que fizemos. não perdemos a nossa fé, mas esta ficou mais esclarecida.

Uma pior das batalhas para este soldado de papel será a que vai travar, contra a fome. o Soldado de Papel e os seus amigos continuam com uma grande dúvida em relação a uma das bata-lhas mais duras que irão travar. Mas, certamente, todos juntos, enfrentarão com coragem o que tiverem pela frente.

“Condenar” à fome os portugueses, é descer mais um degrau na escala da abjeção”. nem nós faremos isso aos nossos “pri-sioneiros”, embora por vezes apeteça criminalizar os políticos que nos conduziram ao ponto em que nos encontramos. Temos que procurar o ponto de viragem, quer a nível económico quer social. Se não houver alterações significativas nas mentalidades certamente não venceremos a “crise”. Este foi o pensamento de hoje partilhado pelo Soldado de Papel com os seus amigos.“GoVERnAnTES Do MUnDo” PRESTEM ATEnÇÃo… MUiTA ATEnÇÃo!!!

É URGEnTE MUDAR!Esta forma de viver não faz sentido. Porque será que não

vivemos ou procuramos viver com o suficiente? Será que se fosse assim a crise era a mesma? Talvez fosse… porque haveria sempre quem achasse que o seu suficiente era mais do que o suficiente para outros. o Soldado de Papel juntou os seus amigos para uma jornada de reflexão. na ”guerra” também é preciso refletir. Disse um deles: mas há fome nos portugueses? não estamos num país democrático que assinou convenções? Retorquiu outro: é verdade estamos num país que um empresário de sucesso (e que sucesso) faz parte do “clube dos pensadores”. Grande pensador na verdade, até colocou a sede da empresa num outro país. Diz outro: não estamos num país que tem os cofres cheios?

“DEiXEM DE EnGAnAR o PoVo” PRESTEM ATEnÇÃo… MUiTA ATEn-ÇÃo!!! É URGEnTE MUDAR!

Respondeu o Soldado de Papel: meus amigos tenhamos aten-ção não confundamos as coisas, uma das nossas bandeiras é o combate à fome! não esqueçam que cada munição gasta numa guerra convencional retira duas refeições a alguém. não vamos entrar em “guerras” sujas. Por mim vou dar um alerta!

nÃo SEjAM LoUCoS SR.ES Do MUnDo hÁ GEnTE A MoRRER PoRQUE nÃo TEM o QUE CoMER! PÁREM CoM AS GUERRAS!!! ChEGAAAAA-AAAAAAAAAAAAAA… jÁ ViRÃo QUE DiA É hojE?

Em verdade, na “guerra”, há muita informação e contra informação. Faz parte da “guerra” e da vida! Reparem meus amigos, temos que ser firmes e coerentes para vencer as nossas duras batalhas. Agora temos que saber ultrapassar a “fome”. há gente que está a “viver” mal, mesmo mal. Temos que ter também ações humanitárias. Temos que começar a ter ações de tipo educativo. Mesmo sem apoios vamos ter que levar manti-mentos a quem precisa!

SEnhoRES Do PoDER nÃo ESQUEÇAM QUE EnQUAnTo hoUVER “FoME” ninGUÉM ConSEGUE VEnCER nADA! E oS SEnhoRES SEM TEREM Ao VoSSo LADo o PoVo nÃo ConSEGUiRÃo LEVAR PoR DiAnTE oS VoSSoS inTEnToS!

Seria melhor que todos nós, soldados deste lado da barricada, fiquemos atentos e saibamos repelir todos os ataques de quem nos quer desmoralizar. Só unidos conseguiremos vencer. Podem bater em vários, podem matar alguns mas não vão conseguir destruir a força do povo se estivermos fortemente unidos.

De coração vos digo, vinde pois, antes que se faça tarde, tragam para junto de nós aqueles que saibam confiantes para um a longa e dura “guerra” contra quem tem máquinas mui-to poderosas de “vender” imagens para público ver. Quem se juntar ao soldado de papel terá uma certeza pelo menos. o uso da verdade!!!

Opinião

A Saga do Soldado de Papel II

Em verdade, na “guerra”, há muita

informação e contra informação.

Faz parte da “guerra” e da vida! Reparem meus amigos, temos que ser

firmes e coerentes para vencer as

nossas duras batalhas

Fernando Paula Barroso autor

Page 16: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quinta-FEiRa 25 junho 201516 dEspoRto

futebol filipe faria, treinador do ginásio faz balanço

“Jogadores fizeram tudo para vencer títulos”

Natação: Benedita conquista sete pódios

o Benedita sport Club natação participou no torneio de Especialistas, em Rio Maior, onde alcançou sete pódios. Maria Lopes, do escalão de juvenis, foi 1.ª na prova de costas. Carolina Lopes, júnior, conquistou o 2.º lugar em bruços. joão tarquínio, Cons-tança Rodrigues, tiago santos, Leonardo Reis e Francisco santos conquistaram os respetivos 3.º lugares.

Natação: Jovem vence prova em Espanha

Francisco Constantino (Clube naval da nazaré) esteve em bom plano em Espa-nha (don Benito), ao vencer a prova de 100 metros livres, conquistou o 2.º lugar nos 100 metros costas e, ainda, o 3.º nos 200 metros costas. o torneio teve lugar na Ciudad de don Benito, no passado fim de semana e o clube nazareno conquistou 14 pódios.

Andebol de praia: Nazaré recebe Europeu de sub-18

o areal da praia da nazaré vai receber o Europeu de andebol de praia sub-18, que se vai realizar de 8 a 10 de julho do próxi-mo ano. o anúncio foi feito, esta semana, pela Federação Europeia de andebol (EhF) que decidiu atribuir à nazaré este evento internacional. a organização da compe-tição de andebol júnior vai já arrancar no próximo mês de agosto.

Xadrez: Peão Cavalgante vence torneio em Leiria

a associação peão Cavalgante venceu a clas-sificação por equipas do torneio aberto, que se realizou no passado sábado, no mercado de sant’ana, em Leiria. Eurico Fonseca, do escalão de sub-14, foi o melhor xadrezista beneditense a participar no torneio, tendo alcançado 7.º lugar. o evento contou com mais de uma cen-tena de participantes, entre eles 22 do conjunto beneditense.

Hóquei: Diogo Quina não fica na Alcobacense

diogo quina (ex-alcobacense), que estava em-prestado à alcobacense, está de saída do clube de almeirim para rumar ao alenquer. o atleta de 22 anos esteve ao serviço dos alcobacenses para poder jogar regularmente e ganhar experi-ência e vai, agora, embarcar num novo desafio em alenquer. o jogador natural de almeirim vai agora continuar a jogar na 2.ª divisão, mas no clube de alenquer. a alcobacense, recorde-se, não conseguiu evitar a descida de divisão.

Atletismo: Ana Mafalda Ferreira vence duas corridas

ana Mafalda Ferreira venceu as duas corridas em que participou, no passado fim de semana. no sábado, venceu a i Corrida da nazaré, orga-nizada pelo Clube de atletismo da vila. no dia seguinte, foi convidada a participar na corrida Contra o Cancro, que teve lugar em Lisboa. Esta última, mais simbólica, a atleta natural de são Martinho do porto revela que se conseguiram angariar cerca de 24 mil euros.

o Ginásio deixou fugir o títu-lo da divisão de honra distrital no sprint final com o peniche e perdeu a final da taça distrito de Leiria (4-0) para o mesmo oponente. apesar dos desaires, o técnico dos azuis valoriza o trabalho da equipa numa épo-ca difícil de enfrentar.

REGIÃO DE CISTER (RC) > O Gi-násio podia ganhar tudo e aca-bou por não ganhar nada. Que balanço fica desta época?FiLipE FaRia (FF) > o balanço é muito positivo, devido às condicionantes que tivemos durante toda a época, mas principalmente na fase inicial. em que não tínhamos cam-po para treinar e jogar, e na fase final, em que as lesões graves que afetaram o grupo retiraram-nos opções. Foi uma época boa. não foi uma época excelente, porque tínhamos a hipótese de ganhar tudo e aca-bámos por não ganhar nada, mas tenho de dar os parabéns aos jogadores, porque deram o máximo em prol do clube para ganhar títulos, mas in-felizmente não chegou.

RC > Fica um gosto amar-go?FF > não considero isso. aquilo que evoluímos e trabalhámos não foi em vão, mas é evidente que queríamos ganhar e isso não aconteceu. Mas temos a noção de que fizemos tudo para ganhar. não conseguimos, porque houve outra equipa que foi melhor.

RC > Mas o que falhou? De-pois da goleada ao Peniche (4-1) e de chegar à lideran-ça...FF > não falhou nada. não estivemos ao melhor nível na

pelariga (2-2) e na final da taça, também por falta de alguns jo-gadores importantes, mas so-bretudo porque os adversários nos complicaram a vida e não conseguimos dar a volta à situ-ação. Mas quem acompanhou a equipa viu que os jogadores deram o seu melhor e, por isso, temos de dar os parabéns aos jogadores e ao público, que sempre nos acompanhou.

RC > Foi importante vol-tar a sentir o público com a equipa?FF > não tenho bem a noção se os adeptos estavam com a equipa há mais tempo, mas esta época sentimos imenso apoio do público, foi uma cres-cente onda azul, e isso também advém do trabalho da direção e das vitórias.

RC > O Danny foi o goleador do campeonato. Vai ser difícil encontrar um substituto, caso ele dê o salto?FF > todos os jogadores são difíceis de substituir. todos os jogadores são importantes, mas não há indispensáveis. o danny tem talento, mas tem de continuar a trabalhar mui-to para poder chegar onde ele

quer. Ele destacou-se porque a equipa o ajudou.

RC > A equipa do próximo ano será muito diferente?FF > a direção está a traba-lhar no reforço da equipa. há sempre jogadores que optam por sair, outros que a direção não pretende que continuem, e outros vão entrar.

RC > O sintético era um sonho de há muito tempo. O Ginásio tem agora condi-ções para estabilizar do ponto de vista desportivo?FF > sem dúvida. já estou no clube há al-guns anos e o sinté-tico foi fundamental para os resultados da equipa principal e das camadas jovens. Vamos poder apostar muito mais na for-

mação, com mais exigência e qualidade e, por isso, pode ser um ponto de viragem. Mas isto é um trabalho que vai demorar anos. ainda por cima o campo é espetacular. o único problema foi não termos tido logo a rega e isso fez com que se registas-sem várias lesões graves.

RC > Vai continuar no clube. Com objetivo de voltar a lutar pela subida?FF > os objetivos finais só po-dem ser delineados em função dos jogadores, pois não há ne-nhum treinador que faça omo-letes sem ovos. Mas o objetivo logicamente é procurar ficar nos primeiros lugares, porque a história do clube assim o obri-ga, e se possível não ficar no quase, mas ganhar.

texto/foto JOAQUIM PAULO

atletismo feito alcançado no algarve

inês Carreira é campeã nacional lançamento peso

a alcobacense inês Carreira, que representa as cores da juventude Vidigalense, sagrou-se campeã nacional de desporto escolar nas provas de lançamento do peso e na estafeta 4x80m. o feito foi alcançado no Campeonato nacional de iniciados de desporto Escolar, que decorreu em albufeira no passado fim de semana.

a atleta, do escalão de iniciados, represen-tou a equipa da Escola d. pedro i de alcobaça e alcançou o lugar mais alto do pódio no lançamento do peso com o registo de 11,65m e na estafeta 4x80m com o tempo de 42,89. no lançamento de peso, inês Carreira esta-beleceu novo recorde pessoal.

depois de, no início do mês ter alcançado a medalha de bronze na prova de Mega Lança-mento, integrada na competição Mega sprin-ter, a jovem conseguiu superar-se e sagrar-se campeã nacional da modalidade.

Em competição estiveram os vencedores dos Campeonatos Regionais nas modalidades de atletismo, Badminton, Futsal e Voleibol. a iniciativa da direção-Geral dos Estabele-cimentos Escolares reuniu, durante quatro dias, aproximadamente 800 atletas e 2000 acompanhantes.

hóquei turquelense em destaque

Diogo Rafael marca e ajuda seleção a rumar aos “quartos”

o turquelense diogo Rafael (Benfica) está a representar a seleção nacional de hóquei em patins no Campeonato do Mundo da modali-dade, que está a decorrer em França. o turque-lense foi aposta constante do selecionador Luís sénica para as três partidas da fase de grupos e até chegou a marcar por duas vezes.

a seleção nacional começou o Mundial da melhor forma, vencendo, no passado domingo, a alemanha (5-2) com um golo do defesa formado no hC turquel. no dia seguinte, diogo Rafael teve um jogo mais tranquilo na goleada (0-13) frente à seleção da Áustria. na passada terça-feira, já com o apuramento garantido para os quartos-de-final da competição, os atletas portugueses bateram (8-2) a seleção do Brasil. destaque para a exibição do turquelense, que voltou a marcar neste encontro.

diogo Rafael volta a entrar em ação ao serviço da equipa das quinas, hoje, às 18h30, frente à seleção do Chile. a partida tem trans-missão televisiva na Rtp 2.

o turquelense soma, agora, 73 interna-cionalizações.

“Foi uma época boa. Não foi uma época excelente, porque tínhamos a hipótese de ganhar tudo e acabámos por não ganhar nada, mas tenho de dar os parabéns aos jogadores, porque deram o máximo em prol do clube para ganhar títulos”

Page 17: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quinta-FEiRa 25 junho 2015dEspoRto 17

o Concha azul já começou a preparar a próxima tempora-da desportiva e foi ao Caldas buscar três reforços. Gonçalo Garcia volta ao emblema de são Martinho do porto, onde já tinha estado em 2013/14. Com ele vêm também Ricardo henriques e andré Ferreira das Caldas da Rainha.

diogo Mendes (ex-pedernei-ra), mais conhecido no meio do futsal por Xarrabau, também vai reforçar o Concha azul.

o treinador Gabi Fernandes renova o vínculo com o Concha azul para 2015/16. na equipa técnica a novidade é a contra-tação de aurélio Mendes para ocupar a posição de treinador

de guarda-redes. Entretanto, a direção do

emblema de são Martinho do porto já assegurou a renovação do capitão de equipa Rui Ga-geiro e os jogadores ivo daniel, pedro Calçada, Marco oliveira, diogo sutre, pedro Mendes, Fernando silva para a próximo temporada.

o valadense Luís silva (ex-sp. tomar) vai fazer parte do plan-tel do hC turquel na próxima temporada. o atleta junta-se, assim, a Xanoca (ex-Benfica B) e andré pimenta (ex-sporting) no lote de caras novas da equi-pa de joão simões.

natural de Valado dos Fra-des, Luís silva é um produto da formação da Biblioteca, tendo conquistado o título de cam-peão da 3.ª divisão em 2008/09. pelos valadenses marcou 129 golos em três temporadas na 2.ª divisão. o atleta seguiu

depois para tomar, onde se estreou no escalão principal.

Esta época, apesar dos 42 golos que marcou, o avançado Luís silva não conseguiu ajudar os leões do nabão a subir à 1.ª divisão, perdendo no playoff de subida com o hC Braga.

natação nos jogos olímpicos europeus

Guilherme Pina conquista recorde no azerbaijão

o beneditense Guilherme pina volta a rees-crever a história da natação nacional. desta vez, o nadador do Benedita sport Club nata-ção bateu o recorde nacional dos 1.500 metros livres com o tempo 15m49s04, ultrapassando o recorde anterior por cerca de dois segundos. o jovem conseguiu, também, melhorar o seu recorde pessoal em dois segundos.

Este feito foi alcançado na manhã de on-tem, enquanto o nadador participava nos jogos olímpicos Europeus, a decorrer em Baku, a capital do azerbaijão.

ainda assim, o jovem não conseguiu entre os oito melhores da competição dos 1.500 metros, ficando em 15.º da classificação geral.

Com esta marca obtida em Baku, o be-neditense obteve, ainda, o tempo mínimo requerido para os Campeonatos do Mundo, que vão decorrer em singapura, no próximo mês de setembro.

Guilherme pina já tinha estado em evidên-cia nesta primeira edição dos jogos olímpicos Europeus, ao conseguir novo recorde pessoal na prova 400 metros livres com o tempo de 4m04s. Esta marca é, também, recorde do clube e valeu ao nadador o 40.º lugar da competição.

futsal atleta não vai continuar ao serviço de kitó ferreira

Burinhosa diz adeus ao capitão Rui Pereira

Futebol: Hugo Meca, João Luís e Danny no 11 ideal

hugo Meca (nazarenos), joão Luís e danny (Ginásio) figuram no 11 ideal da divisão de honra distrital. a escolha foi feita pelo diário de Leiria, em parceria com o blogue Futebol distrital de Leiria. Estes jogadores da região foram esco-lhidos porque, de acordo com o blogue, foram os que mais se destacaram nas suas posições ao longo da época.

Futebol: Jovens da região no torneio Lopes da Silva

samuel Mendes e Miguel petinga (na-zarenos), Vasco Martins (Eas Marinha), andré Lima (u. Leiria) e Rodrigo pereira (Marinhense) estão ao serviço da seleção distrital sub-14, no torneio Lopes da silva, onde conquistaram duas vitórias frente à aF Beja e angra do heroísmo e um empate frente a portalegre até ao momento.

Taekwondo: Armanda Hilário na seleção

a nazarena armanda hilário foi con-vocada para representar a seleção na-cional de taekwondo, no Campeonato da Europa de poomsae. a competição começa já amanhã e tem lugar na sér-via. a comitiva portuguesa viajou para Belgrado, a capital daquele país, no início da semana e aponta um lugar no pódio como o objetivo principal.

Hóquei: Biblioteca pensa no técnico Sérgio Nunes

sérgio nunes (ex-alcobacense) pode vir a ser o próximo treinador da Biblioteca. depois da decisão de joão sousa regressar à condição de jogador, a Biblioteca está à procura de um novo treinador, sendo que o nome de sérgio nunes é o que reúne mais consensos. o ex-periente treinador termina assim um ciclo de vários anos ao serviço do clube de alcobaça e dá um novo rumo à carreira.

Futebol de praia: Nazarenos nos Jogos Olímpicos Europeus

os nazarenos Bruno novo, jordan santos e tiago Batalha estão a representar a seleção nacional de futebol de praia nos jogos olímpi-cos Europeus, que estão a decorrer em Baku, a capital do azerbaijão. os atletas estrearam-se ontem na competição com uma vitória (6-5) frente à suíça. a seleção portuguesa voltou a entrar em campo ontem, às 13:30 horas, já depois do fecho desta edição, para defrontar a seleção da ucrânia. Madjer, capitão da seleção, aponta a medalha de ouro como objetivo.

Futsal: Cristiano Marques chamado à seleção

o jovem Cristiano Marques (sL Benfica) foi convocado para integrar o estágio da seleção nacional de futsal. depois de se ter estrado pela equipa principal das águias no play-off de apuramento de campeão, o jovem da forma-ção da Burinhosa esteve ao serviço da equipa das quinas para preparar o Campeonato da Europa de 2016.

futsal quatro reforços anunciados até agora

Concha azul procura reforços para 2015/16 no Caldas

Hóquei valadense é o terceiro reforço do turquel

luís silva vai reforçar HC turquel na próxima época

o CCRd Burinhosa já começou a planear a próxima temporada no escalão máximo do futsal nacio-nal. a maior ausência da equipa da aldeia do futsal é mesmo Rui pereira. o capitão do conjunto está de saída por, de acordo com a direção do Burinhosa, estar “in-disponível para continuar a servir as cores do clube”. pela mesma razão está também de saída Mi-cael domingues.

a direção do clube decidiu, ainda, não renovar os contra-tos com joão Vala e nuças, que estão agora livres para assinar por outro clube.

para colmatar estas saídas e para reforçar a equipa, o CCRd Burinhosa já foi ao “mercado” buscar novos jogadores. o pivô Cláudio sampaio (ex-nelas) e diogo Basílio (ex-Elétrico), guarda-redes internacional sub-19, foram os jogadores que assinaram, até agora, vínculo com o emblema da freguesia de pataias.

a aposta do clube na forma-ção continua e sobem à equipa principal os sub-20 tiago Cos-ta, Rafael alexandre e Cláudio Gomes.

a equipa técnica vai continu-

ar a ser liderada por Kitó Ferrei-ra e coadjuvada por alex pinto. jorge Branco, mais conhecido no mundo do futsal por Xana, continua como treinador de guarda-redes. a novidade na equipa técnica é a contratação de Wilson Ferreira (ex-Caldas) para as funções de scouting e estatística.

depois de ter feito história carimbado o acesso aos play-offs logo na primeira tempora-da na Liga sport Zone, a equipa liderada por Kitó Ferreira vai voltar a lutar pelos lugares ci-meiros em 2015/16.

Hóquei equipas entre as 4 melhores

infantis e sub-17 do HC turquel disputam final four

Começa já neste fim de semana a fase final das competições nacionais para as equipas de infantis e sub-17 do hC turquel, com uma jornada dupla.

no sábado, ambas as equipas viajam até ao norte para disputar a primeira jornada da final four. a equipa de infantis desloca-se até à cidade invicta para defrontar o FC porto/dF, pelas 16 horas. por sua vez, o escalão de sub-17 turquelense vai até Valongo. o encontro está marcado para as 18 horas.

no domingo, as equipas voltam a defrontar equipas do norte. os sub-13 vão até Barcelos defrontar a equipa aBd Campo enquanto os sub-17 se deslocam até Braga. o apito de partida do jogo de infantis será às 16 horas enquanto os sub-17 do hC turquel começam a jogar duas horas depois.

a jornada seguinte está marcada para o fim de semana de 4 e 5 de julho. a jornada decisiva está agendada para os próximos dias 11 e 12 de julho.

capitão do ccrd burinhosa despede-se do clube

Page 18: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quinta-FEiRa 25 junho 201518 institucionalclassificados

2097arrenda-se casas, t0 (100€), t1 (150€), t1+1 (175€), t2 (200€) e pavilhão 100€ em casais santa teresa. contacto: 918 536 415

2098arrenda-se casa em Vestiaria e Fervença alcobaça

. contacto: 914 670 645

2088arrenda-se t2 mobilado em alcobaça, com todos uten-sílios de cozinha. contacto: 915 735 043 ou 262 582 931

2091arrenda-se Estúdio mo-bilado em alcobaça. contacto: 912 844 418

2051 arrenda-se t1 c/ garagem fechada em alcobaça. Bom preço. contacto: 912 246 595

2083arrenda-se casa r/c ou 1.º andar c/ 4 assoalhadas e ga-ragem, remodalada e bem si-tuado em covas de Mendalvo. contacto: 262 502 443

9870 arrenda-se t3 zona do hospital, Finanças, Escolas e tribunal em alcobaça. contacto: 933 254 374

2090 arrenda-se em PÓVoa- alcoBaÇa, casa central, grande, mobilada, com quintal e terra de semeadura com poço. telefones: 915 242 106 ou 938 983 605

2060 arrenda-se quartos em alcobaça. contacto: 965 543 558 ou 918 572 242

2082 arrenda-se Escritório (coWoRK) em alcobaça na av. Prof. joaquim Vieira natividade, perto do clube de ténis. Valor da renda 80€ mensal. inclui internet, água e eletricidade contacto: 962 214 821 ou [email protected]

2093 arrenda-se t2 - Edifício Vasco da Gama, em são Martinho do Porto, com pisci-na. contacto: 932 846 150

2094 arrenda-se 2 casas em Ganilhos e uma em Mendalvo. contactos: 914 949 592 ou 913 675 220

2095 vende-se ou permuta-se casa antiga em castanheira, com 110m2, luz, água e gás, com quintal (780m2), com poço de água. contacto: 912 463 537

2079vende-se ou arrenda-se loja muito bem locali-zada.Próxima das finanças. contacto: 912 780 701 ou 262 502 014

2031 vende-se t2 novo c/ 2 wc, garagem fechada e arrecada-ção bom preço. contacto: 915 379 980

2086 vende-se t3 em alcobaça c/ lugar garagem. contacto: 962 919 769

2084 senhora oferece para ser-viços de limpezas, tomar conta de pessoas idosas ou acompa-nhar ao médico, nas compras ou outros. c/ carta de condu-ção e carro todos os dias da se-mana, zona de alcobaça e ar-redores. contacto: 912 702 745

2092 senhora oferece para to-mar conta de pessoas idosas ou acamadas no domicílio, c/ carta de condução e carro. contacto: 915 160 225

classificados

imóveisarrenda-se

vende-se

diversos

REGião dE cistER, EdiÇão 1.140, nº 1291- 25/06/2015

CARTÓRIO NOTARIALDE MANUEL FONTOURA CARNEIRORUA FRANCIsCO sERRA FRAzãO, LOTE B, 4º R/C DTO2480-337 PORTO DE MÓsTELF: 244401344FAx:244401385

ExTRACTO DE JUsTIFICAÇãO

certifico para fins de publicação, que por escritura de justificação celebrada neste cartório notarial, no dia nove de junho de dois mil e quinze,exarda a folhas setenta e oito a folhas setenta e nove verso do livro de notas para Escrituras di-versas trezentos e dezassete-a

ManuEl alVEs da silVa e MaRia da concEiÇão noGuEiRa tiaGo da silVa, casados, ambos naturais da freguesia de turquel, concelho de alcobaça, lá residentes na Rua Principal, 5, orjo, que outorgam na qualidade de gerentes e únicos sócios da sociedade comercial por quotas com firma:

“alves da silva & TiaGo lda”, com o número único de matrícula e inentifica-ção fiscal 501 206 604, com sede em orjo, turquel, freguesia de turquel,concelho de alcobaça, matriculada na conservatória do Registo comercial, com o capital social de quatrocentos e trinta mil euros.

declaram:que, com exclusão de outrem, a sua representada, é dona e elgítima possui-

dora do prédio misto sito em orjo, fregueisa de turquel, concelho de alcobaça, composto de casa de rés-do-chão para habilitação, uma dependência e pátio, com a área coberta de noveta e quatro metros quadrados e descoberta de duzen-tos e quarenta e cinco metros quadrados;e terra de semeadura com duas olivei-ras e uma figueira, eira e mato, com a área de mil cento e quarenta e um metros quadrados, a confortar do norte, do sul e do nascente com Manuel alves da silva e do poente com estrada, não descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça, inscrito na matriz urbana sob o artigo 578, por proveniência do artigo rústico 3.017 da mesma freguesia, com o valor patrimonial de € 10.830,00, a que atribuem igual valor; e na matriz rústica sob o artigo 3.017, com valor patrimonial iMt de € 101,24, a que atribuem igual valor.

que a sua representada adquiriu o referido prédio por compra verbal a Maria da conceição alves, viúva, residente que foi em orjo, turquel, alcobaça, compra essa que teve lugar no ano de mil novecentos e oitenta e três.

que, não obstante a sua representada não ter título formal de aquisição do referido prédio, por força daquela compra verbal, foi ela que sempre o possuiu, desde aquela data até hoje, logo há mais de vinte anos, em nome próprio, gozou todas as utilidades por ele proporcionadas, pagou os respetivos impostos, fez obras de reparação e conservação na parte urbana do prédio,cultivou e colheu os frutos da parte rústica,sempre com ânimo de quem exerce direito próprio,sendo reconheçida como sua dona po toda a gente, fazendo-o obstinamente, e sem oposição de quem quer que seja, posse essa de boa – fé, por ignorar lesar direi-to alheio,pacífica, porque sem violência, contínua e pública, por ser exercida sem interrupção e de modo a ser conhecida pelos interessados

tais factos integram a figura jurídica da usucapião, que os primeiros outor-gantes, em nome da sociedade quer epresentam,invocam como causa de aqui-sição dos referidos prédios, por não poderem comprovar a sua aquisição pelos meios extrajudiciais normais.

o notário,

(Manuel fontoura carneiro)Emitida Factura/Recebio n.º02/1112/001/2015

VENDEM-SE OU ARRENDAM-SEApartamentos, Vivendas e Lojas

Vivendas com 3 Quartos, 2 WC, Sala, Cozinha, Pré-instalação de aspiração e aquecimento central,Vídeo-porteiro, Churrasqueira, Pequeno Jardim, Garagem para 2 carros, Piscina e Jardim comum com área aproximada de 500m2. Perto das Praias de Nazaré, Salgado e São Martinho do Porto. Preço: 100.000,00€. Preço de renda 350,00 euros.

- Av. Bernardino Lopes de Oliveira / AlcobaçaPrédio novo acabado de construir- Apartamento T2 - Frac.”B” com lugar de estacionamento no logradouro do prédio Preço: 80.000.00€

- Apartamento T2 - Frac.”E” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço: 85.000.00 €

- Apartamento T2 duplex - Frac. “H” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço: 95.000.00 €

- Rua da Escola/Bemposta:Apartamento T0+2 - Frac. “E” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço venda: 55.000.00 €. Preço de renda: 250,00 euros.

- Apartamento T3 - Fração “F” com lugar de estacionamento na cave do prédioPreço de venda: 80.000,00 euros. Preço de renda: 300,00 euros.

- Aljubarrota S. Vicente - 2 Pavilhões grandes para qualquer atividade, c/ área coberta de 860m2 e 6885m2 de terreno rústico com bastante água, currais e furo de água Preço: 200.000.00 €

- Vários Terrenos e várias Casas Velhas para construir ou reconstruir. Lojas com várias áreas e preços.

BONS PREÇOSCONTACTOS:Telef: 262 581 410 | Telem: 961 843 887 | Telem: 918 546 143

Técnico de Manutenção

Procura-se técnico de manutenção para a empresa MEGATECH INDUSTRIES MARINHA GRANDE

(empresa pertence a grupo multinacional do setor automóvel)

PERFIL DO CANDIDATO:- Conhecimentos de hidráulica;

- Conhecimentos de eletricidade;- Conhecimentos de autómatos;

- Experiência com máquinas de injeção;- Experiência em gestão de planos

de manutenção preventiva e preditiva;- Personalidade dinâmica, proactiva e motivada.

Localização: Marinha Grande

Envio de curriculum vitae para [email protected]

região de cister, edição 1.140, nº 1292- 25/06/2015

COMARCA DE LEIRIAALCOBAÇA - INsT. LOCAL - sECÇãO CívEL - J1 PALáCIO DA JUsTIÇA - PRAÇA JOãO DE DEUs RAMOs - 2460-501 ALCOBAÇATELEFONE: 262580060 - FAx: 262093539MAIL: [email protected]

ANúNCIO

Processo: 1941/15.6T8acBinterdiçãon/referência: 78053010data: 15-06-2015requerente: Ministério Públicorequerido: luís filipe Bajouco Pedro

Faz-se saber que foi distribuída neste tribunal, a ação de interdição em que é requerido luís filipe Bajouco Pedro, com residência em domicílio: Beco dos casta-nheiros, nº 36, 2445-237 Pataias, para efeito de ser decretada a sua interdição por anomalia Psiquica..

o Juiz de direito,dr. (a) susana carda

o oficial de Justiça,Maria fernanda duarte

COziNhEiRO (A)

O Centro de inter-pretação da Bata-

lha de Aljubarrota admite:

cozinheiro em part-time (20h semanais) para a sua cafetaria/

restaurante.

Funções:Organizar os serviços de atendimento aos clientes na cafetaria/restaurante; serviço de fornecimento das refeições e registo de

caixa.

Perfil pretendido:

Experiência no atendi-mento ao público;

Experiência na confe-ção de refeições.

Os candidatos deverão ligar para

o n.º 244 480 060

Page 19: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

quintA-FEiRA 25 JunHO 2015sAúdE/lAzER 19

Carneiro Poderá receber um convite para

um evento social que o deixará muito feliz e dará início a um rela-

cionamento... E duradouro. Guarde segredos, as pessoas confiam

em si e têm-no como um bom amigo. Estou aberto ao amor, pois

sei que amo e sou amado.

Touro Finalmente esta semana começa a ver a sua vida com outros

olhos e a decidir o que quer para si... Avance na direção que deseja

e procure o emprego que tanto deseja. inscreva-se num curso novo

e siga na direção dos seus sonhos. Eu consigo tudo o que quero.

Eu consigo.

Gémeos A chave do sucesso é acalmar-se e dedicar-se a uma coisa

de cada vez... Respeite mais a opinião dos outros e trabalhe mais

em grupo, pois o trabalho em equipa muitas vezes é benéfico e

só tem a lucrar com isso. Respeite mais o trabalho dos outros. Eu

respeito e admiro o trabalho dos meus colegas. Pois somos uma

equipa valiosa. Obrigada.

CaranGuejo só está na situação em que se encontra devido às

suas atitudes, principalmente a nível profissional. Você tem mais

força e coragem do que imagina, no entanto, para conseguir resolver

esta situação precisa de aprender a entender os outros, e conseguir

compreender os seus motivos, perdoar, controlar-se a si próprio,

encontrar o carinho, alto-controlo sobre as situações e as atitudes

a tomar. Assim será um vencedor e não um vencido. Eu consigo

resolver todas as situações que me aparecem, pois sei que todos

os envolvidos estão a fazer o seu melhor. Obrigado.

Leão A sua vida financeira está estável, isto porque finalmente decidiu

dedicar-se à sua vida familiar que neste momento necessita muito

mais da sua atenção... dedique mais tempo à família e vai ver que

a parte financeira por si só vai estabilizar-se. Esta semana poderão

aparecer oportunidades de investimentos, que serão muito bons a

longo prazo. Tudo o que necessito vem a mim no momento certo.

VirGem Passe mais tempo com a família, principalmente com crian-

ças. Provavelmente irá receber uma notícia de uma gravidez ou um

familiar com essa notícia... Aproveite os luxos da vida e não tenha

medo de assumir para si aquilo que gosta, afinal trabalha e tem

direito a usufruir daquilo que realmente lhe dá prazer. dedique-se

a acabar projetos que tem pendentes e ganhe o hábito que acabar o

que começa. Eu aprecio os prazeres da vida, sem culpas ou medos.

Eu mereço o melhor. Obrigado.

BaLança Marque férias, descanse e divirta-se, está a precisar. Para

quem está a pensar em casar é uma ótima altura de marcar a data,

ou simplesmente iniciar uma vida a dois. tudo o que iniciar nesta

semana será bem sucedido para os nativos de balança, em termos de

vida sentimental. Tudo na minha vida é maravilhoso. Obrigado.

esCorpião A notícia de uma gravidez irá trazer grande felicidade

ao seio familiar, para quem tem andado a tentar engravidar. na vida

profissional irá receber reconhecimento pelo seu trabalho, pois o seu

esforço e desempenho serão reconhecidos. tire uns dias de férias

e descanse, está a precisar também de dormir melhor. Sou feliz e

consigo atingir os meus objetivos. Obrigado.

saGiTário tem novas oportunidades na sua vida, mas falta-lhe

muitas vezes a coragem de seguir em frente. Pode ter uma nova

vida cheia de sucesso, mas tem medo de seguir o seu coração, a

baixa auto-estima e a insegurança não o deixam seguir em frente.

Enfrente estes fatores, pois não passam de medos e vai ver a vida

maravilhosa e cheia de sucesso. Eu consigo enfrentar todosos medos

e inseguranças na minha vida. Eu consigo.

CapriCórnio Esta semana vai parecer que vai perder o chão por

debaixo dos seus pés... isto porque uma pessoa nova poderá entrar

na sua vida a nível sentimental...e mesmo a nível profissional poder

receber propostas muito boas. Pondere tudo muito bem antes de tomar

qualquer decisão. Eu tomo sempre a decisão certa para mim.

aquário Precisa de ter mais calma e auto-controlo em relação à sua

carreira e vida profissional... tem que aprender a ser mais moderado,

de modo a não ter tantos conflitos com outros. Assim irá conseguir

ter mais igualdade e até tranquilidade no ambiente de trabalho. Eu

respeito e sou respeitado no meu local de trabalho. Eu aceito os

meus colegas como eles são.

peixes Às vezes é preciso parar e conseguir por as ideias no lugar

e orientar a vida novamente. não tenha medo de procura ajuda

de alguém para o ajudar. tem planos ambiciosos que conseguirá

atingir se fizer está paragem. Está semana poderá ter conflitos com

autoridades, tente manter a calma. Eu sei sempre o que fazer, e

tomo a decisão certa para mim.

Previsões do Zodíaco semana de 25 de junho a 1 de julho

Sheilla Saldanha certificada para

leitura de cartas dos Anjos

recomendAções de um ortopedistA pArA prevenir As dores nAs costAs

Problemas do salto altoConferem uma outra elegância à postura

mas podem ser prejudiciais para a sua coluna. no âmbito da campanha ‘Olhe pelas suas costas’, a Associação para o desenvolvimento da Ortopedia na Madeira recomenda o uso de calçado confortável, evitando os saltos altos, de forma a prevenir as dores nas costas.

Os problemas ou as doenças que afectam a coluna represen-tam mais de 50 por cento das cau-

sas de incapacidade física e são uma das principais causas da ausência no trabalho em todo o mundo.

Entre as medidas preventivas mais re-levantes, o médico ortopedista Mário

Pereira aconselha a “manter a con-dição física, fazer exercício físi-

co regular, evitando desportos violentos, não usar saltos altos e ter muito cuidado com a pos-

tura corporal, principalmente em profissões sedentárias”.

Page 20: N° 1.140 PREÇo: 1 SOCIEDADE … · quintA-FEiRA 25 junho 2015 2 ESPAÇo PÚBLiCo Editorial A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha

Rua Frei António Brandão, 1192460-047 Alcobaça

Telefone: 262 598 627Telemóvel: 910 015 531Fax: 262 597 613Internet: www.regiaodecister.pte-mail: [email protected]

ÚLTIMAquInTA-FEIRA 25 junho 2015

…revisão

…a fechar

…antevisão

> Peluches vão ao médico

> Apreendidos 210 quilos de pescada

> Bandeiras hasteadas domingo

o hospital do ursinho es-teve no Centro Escolar de Alcobaça durante dois dias. Meninos e meninas tiveram a oportunidade de levar os seus bonecos e peluches ao médico.

Foram apreendidos 210 quilos de pescada fresca na nazaré, na passada segunda-feira, com um valor total presu-mível de 2. 100 euros. o pro-prietário do pescado, de 20 anos, já foi identificado.

A Bandeira Azul, a Ban-deira Praia de ouro e a Ban-deira Praia Acessível, que premeiam as qualidades da praia da nazaré, serão hasteadas, no próximo do-mingo, pelas 11:30 horas.

homem de 71 anos morreu ontem na localidade de zambujeira

Acidente com trator causa uma vítima mortal

um homem de 71 anos morreu na manhã de ontem na sequência de um acidente com um trator em Zambujeira, na freguesia de Turquel.

A vítima “encontrava-se a operar um trator agrícola, jun-to de uma pecuária, tendo-se despistado num desnível do terreno, capotado e acabando o condutor por ficar preso lá debaixo”, explicou ao REGIÃo DE CISTER Marco Radamanto,

segundo comandante dos Bombeiros da Benedita.

natural de Fonte Santa, fre-guesia de Évora de Alcobaça, o idoso teve morte imediata no local. “A vítima entrou em paragem cardíaca, tendo a equipa da VMER de Caldas da Rainha declarado o óbito no local“, acrescentou Marco Radamanto.

o alerta para os bombeiros foi dado às 10:40 horas e no

local estiveram dois veículos, um dos quais de desencarce-ramento, sete bombeiros, uma brigada de trânsito da GnR e uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Caldas da Rainha.

Este é o primeiro acidente mortal com tratores na região registado este ano. “Têm ha-vido acidentes agrícolas, mas felizmente até agora nenhum mortal”.

Estava na fila do elevador de S. Martinho do Porto quando, por mim e pelos demais pacientes veraneantes, passou uma senhora muito fina, com uma túnica verde de praia (as senhoras de bem têm sempre fantásticas túnicas de praia) que arrastava pela mão dois louríssimos filhos com roupa a condizer. o trio ultrapassou apressadamente os expectantes passageiros e subiu as escadas de madeira até ao primeiro andar onde apanhou o elevador na descida, estando já dentro da cabina quando chegou a vez dos passageiros seguintes.

Eu levei com as vítreas portas na cara e esperei mais um minuto, que é o tempo de uma viagem de ida e volta do elevador. Atrás de mim, um senhor gritou, indignado: - que pouca vergonha, vejam a espertalhona! Respondi-lhe com ar conciliador, que não valia a pena exaltar-se, que aquele ato era desprezível e, portanto, não lhe deve-ríamos dar importância alguma. (Só nas férias me permito atribuir-me o epíteto de conciliadora). o senhor arregalou-me os olhos e, em tom de alerta, perguntou: - E as crianças? já pensou nas crianças?

Confesso que corei de vergonha. Tinha-as esquecido no meu co-mentário e, de facto, eram elas as personagens mais importantes desta história, como me recordou o meu sábio interlocutor.

De facto, com exemplos assim, aquelas crianças passarão o resto da vida a tentar ultrapassar os demais por meios ínvios, sem nunca saberem o valor do respeito pelos outros.

Comportar-se-ão de outra forma quando estiverem na fila para a comunhão da Igreja bem frequentada onde vão aos domingos, mas apenas porque se saberão observados pelos seus pares, gente como eles e não como os estranhos da fila do elevador e, entre os seus, fingirão ser cidadãos exemplares.

Em tudo o resto, serão espertalhões, porque os pais, em pequenos lhes dis-seram, com exemplos como este, que haverá sempre uma forma de contornar os outros e que, se forem espertos chegarão ao topo antes dos outros.

E é por isso que educar pode ser uma de duas coisas, descer ao nível mais rasteiro para chegar mais depressa ao topo, como fez a senhora da túnica verde, ou subir pacientemente cada degrau em direção à dignidade.

responsabilidade social

O elevadorSusana Santos

lisboa

Marco Pires expõe no Museu da Eletricidade

As obras do alcobacense Marco Pires vão marcar pre-sença na 11.ª edição do Prémio novos Artistas Fundação EDP. os dez finalistas apresentam os seus trabalhos numa expo-sição coletiva que estará pa-tente no Museu da Eletricida-de, em Lisboa, entre amanhã e o dia 20 de setembro.

primeira sessão decorre no sábado

Filmes musicados ao vivo na Nazaré

um momento único e irre-petível. Apresentam-se assim as duas sessões de Cinema Musicado ao vivo, na nazaré, da autoria de Charlie Mancini, que estão programadas para sábado (Cine-teatro) e dia 11 do próximo mês (Praça Manuel Arriaga), às 21:30 horas.

Residente em Sines, Charlie Mancini, compõe sons que complementam as imagens apresentadas por diversos ci-neastas. um ambiente singular de comédia e surrealismo, num improviso de bandas sonoras irrepetíveis para filmes mudos de diversos realizadores.