n.º 204 Out. Nov. Dez. ‘08

Click here to load reader

  • date post

    22-Oct-2021
  • Category

    Documents

  • view

    0
  • download

    0

Embed Size (px)

Transcript of n.º 204 Out. Nov. Dez. ‘08

www.ccca.pt
destaques
a sessão solene 18
Como o leitor já deve ter repara- do, desde o inicio do mandato que este nosso boletim tem vin- do a sofrer algumas mudanças, mormente, no que se refere aos textos publicados, já que os mo- tivos e extensão dos mesmos fo- ram profundamente alterados verificando-se agora algumas melhorias, especialmente no que concerne à distribuição dos arti- gos que compõem o Boletim. Desta forma, a publicação tem uma página totalmente dedica- da aos leitores que deverá ser preenchida com textos por eles enviados à nossa Redacção para o efeito. Apenas se exige que tais textos versem sobre assuntos campistas ou que de qualquer forma possam ser considerados válidos para o Movimento Cam- pista e que os mesmos não ul- trapassem os 1800 caracteres, já contando com os espaços entre palavras, o que implica mais ou menos 15 linhas dactilografadas
numa folha A4, isto se o mesmo vier acompanhado de uma foto, o que passaria a 1800 caracteres (20 linhas) se ao texto não corres- ponder qualquer ilustração. Alguns companheiros já enviaram textos com pedido de publica- ção, mas, infelizmente, não tem sido possível a esta Redacção dar seguimento a tais solicitações pelo facto dos mesmos não se enquadrarem na nova filosofia redactorial, quer na quantidade excessiva de texto, quer na sua abordagem literária. Mande os seus textos e dê com a sua escrita uma imagem mais ecléctica e democrática ao seu Boletim. Cá o esperamos!
por Elias Torres
ficha técnica
editorialCarta Aberta
neste número:
editorial 03 • administrativa 04 man.e obras 06 • juventude 07 desportiva 09 • cultural 13 tema da capa 16 • aniversário 18 entrevista Monte Loureiro 26 passatempos 28 • boas-festas 30
Elias Torres
Boletim do Clube de Campismo do Concelho de Almada Fundado em 22-09-1948 Instituição de Utilidade Pública desde 03.12.1979 Filiado n.º 17 na F.C.M.P.
Redacção e Administração Rua Capitão Leitão, n.º 8 – 1.º 2800-136 ALMADA Tel.: 21 274 83 37 – 21 275 13 44 e-mail: [email protected] Contribuinte n.º 500 960 550 Depósito legal n.º 30.088/90 Registo na E.R.C. n.º 101.877 Inscrito no I.C.S. n.º 101.877 Editor: C.C.C.A.
Director Elias Torres Conselho de Redacção David Conceição Rui Duro
Design de Layout e Capa: Vanessa Balsinha Fotografia, tratamento de imagens e composição S.I.C. – C.C.C.A.
Impressão e Acabamento Mira Certa – Artes Gráficas, Lda. Centro Empresarial da Quinta da Mata Zona B - Sete Casas 670-350 Loures Contribuinte: 508 574 056 [email protected] Colaboraram Neste Número José Simões Sérgio Solano Pedro Quitério Tiragem 5.000 exemplares Os textos assinados são da inteira responsabilidade dos autores.
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
48 Carlos Alberto Inácio Estevens 222 Carlos Alberto Ribeiro Morais 650 Manuel António Ferro Sequeira 879 José Hilário Borges Quesada 1670 Manuel Martins Simão 2660 José Valente Dantas 2988 Isaura Conceição Angelino Bernardes 3677 Ana Rute Seixas Silva 4078 Clotilde Rosa Silva Vieira 5185 Maria Conceição Silva Lisboa Almeida 7619 Arminda Pires 9233 Maria Conceição Cardoso Gomes 9382 Carlos José Maciel Lopes 10231 Artur Manuel Ferreira Godinho
Os Conselhos Director e de Redacção apresentam, aos seus familiares, as mais sentidas condolências.
Falecimentos: Admissões: Foram Admitidos os Associados do nº. 12512 ao nº. 12543. *** A estes novos Associados, pedi- mos desculpas pela não identifi- cação pessoal devido ao exten- so número de admissões. O Boletim Fogo de Campo apre- senta as sua boas vindas ao seio deste grande Clube de Campis- mo que é o nosso C.C.C.A.
Readmissões:
Bem - Vindos !
Sócio nº 5488 Gilberto Gil Santos Canto *** A este Companheiro o Boletim Fogo de Campo deseja um bom regresso e as melhores Sauda- ções Campistas.
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
Assunto: Candidaturas a Lugares Vagos 2009
Companheiros Avisam-se os Sócios do Clube de Campismo do Concelho de Almada que pre- tendam candidatar-se a lugares vagos no Parque de Campismo da Praia da Saúde – Costa de Caparica, que podem inscrever-se nos seguintes períodos: > De 15 de Janeiro a 15 de Fevereiro > De 15 de Abril a 10 de Maio > De 15 de Agosto a 15 de Setembro
Para o efeito devem dirigir-se aos serviços de recepção do referido parque.
Mais informação e respectivo impresso de inscrição em: www.ccca.pt/Direc- ções/Administrativa/Formulário de Inscrição para ocupação de U.A. livres
C. Caparica em 2008-11-06
Bem - Vindos !
Importante Os sócios inscritos em Abril e Agosto de 2008, mantêm a sua Inscrição válida por um ano.
A Direcção Administrativa
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
man. e obras
A saga do enchimento de areias ainda não acabou! De acordo com o que o Sr. Minis- tro do Ambiente afirmou, numa visita que efectuou no passado mês de Outubro à Costa da Ca- parica, a partir de Maio do próxi- mo ano vão ser despejados mais um milhão de metros cúbicos de areias nas mesmas praias. E no ano de 2010 será ultimado o are- amento!
Isto quer dizer, companheiros que durante mais dois anos vamos ter um estaleiro de obras na Praia da Saúde à semelhança do que ti- vemos este ano em Agosto. Se cumprirem com o calendário (e esperemos que sim) quem vier à Praia a partir do próximo Maio, vai deparar-se com o areal atra- vessado pelo enorme tubo que vai servir para a projecção da areia.
Esperemos que durante a época alta já o trabalho esteja concluído, considerando que os timming’s deste verão sejam semelhantes aos agora efectuados. A primeira vez fomos apanhados de surpresa mas desta vez fomos à procura ( porque também esti- vemos com o Sr. Ministro do Am- biente) de notícias fundamenta- das junto da melhor fonte. Ficámos cientes e informados e
Novamente a nossa Praia...
concluído!
estamos a transmitir a todos os companheiros aquilo que soube- mos para que ninguém possa di- zer que “ foi uma surpresa!”.
A DAMO (Direcção Auxiliar de Manutenção e Obras) deseja a todos os leitores do Boletim “Fogo de Campo”, um FELIZ NATAL e um próspero ano de 2009.
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
Os cartazes anunciavam uma grande festa de encerramento do Verão, com a agradável sur- presa dos nossos já conhecidos e aclamados “PACK7”, mas des- ta vez o outro lado dos Pack7, o lado de música rock deixando de lado as “músicas pimbas” que costumam tocar. Estava tudo preparado para ser um longa noite de rock, boa dis- posição e uma despedida em grande deste Verão que muitas actividades teve. Quem esteve presente, pôde as- sistir a mais um grande espectá- culo dos Pack7 que se despedi- ram assim do nosso parque…até um dia destes…
Festa de Encerramento do Verão
Dia 13 de Setembro de 2008, era a data esperada pelos melhores jogadores do jogo PróEvolution Soccer, pois era a data que esta- va marcada para a grande fina- líssima do torneio de Verão. Este ano houve quatro fases de qualificação, onde foram apu- rados 2 finalistas para jogarem a Finallíssima, Foi assim que foram apurados os 8 finalistas (6 do par- que da Saúde e 2 representantes da Maçã). Apesar da Maçã, só contar com 2 concorrentes ficou muito bem representada tendo os seus joga- dores atingido um 2º e 4º lugar . Para o ano haverá mais...
Finalíssima do Torneio - ProEvolution Soccer
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
Já pensaste em ver a malta nova do CCCA com uma t-shirt criada por ti?... Pois é, tens agora oportu- nidade de criar a t-shirt que será usada no ano de 2009, basta par- ticipares neste concurso, as re- gras são as seguintes:
1. O concurso destina-se a criar uma t-shirt que será a Imagem da DJ durante o ano de 2009.
2. Os participantes poderão en- tregar no máximo 2 Trabalhos.
3. Os Trabalhos deverão ser entre- gues entre o dia 01 de Janeiro de 2009 e 22 de Fevereiro de 2009.
4. O resultado do concurso será apurado no dia 28 de Março de 2009.
5. Os trabalhos deverão ser envia- dos para o e-mail da DJ djuventu- [email protected] ou poderão ser dei- xados na recepção dos parques dentro de um envelope fechado, ao cuidado da DJ.
6. O trabalho vencedor será pu- blicado no Blog da DJ, na página da Internet do CCCA, na Revista Fogo de Campo e em todos os locais do costume. 7. Os trabalhos entregues não de- verão ocupar mais que uma A4.
Concurso T-Shirt DJ2009
8. Deverá representar a Juventu- de do CCCA em todo o seu es- plendor e espelhar a sua visão do futuro do Clube e conter o símbo- lo da DJ.
9. O júri será constituído pelos ele- mentos da DJ.
Aguardamos a tua proposta. Par- ticipa.
A Direcção Au- xiliar da Juven- tude do Clube de Campismo do Concelho
de Almada, não poderia perder esta
oportunidade de desejar a
todos os nossos associados um
Feliz Natal e um Ano Novo cheio de coi- sas boas, saú-
de e muitas fe- licidades estes
são o desejo da DJ para os
nossos jovens e menos jovens
associados.
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
Maçã a Mexer ‘08 desportiva
No dia 10/08/2008, realizou-se o 3º. Rally Paper do C.C.C.A do Par- que da Maçã. Participaram 8 equipas que ten- taram responder ao maior núme- ro de perguntas constantes na prova que lhes foi entregue. Quando se procedeu à entrega dos prémios, foi pedido às equi- pas que contassem momentos que passaram durante a prova e os partilhassem com todos os que ali estavam. Foi hilariante. Cada um contava uma peripécia mais divertida que o outro.
Este é mais um evento que traz ao de cima muita cama- radagem e diversão.
6 equipas partici- param no torneio de Volei que se realizou no Parque da Maçã, onde se verificou muita en- trega dos partici- pantes, que deu origem a jogos muito equilibrados entre as equipas.
Volei na Maçã
Ténis de Mesa
Tivemos muita participação nos dois escalões no torneio de ténis de mesa realizado no Parque da Maçã em 09/08/2008, onde se as- sistiu à evolução da técnica apli- cada pelos participantes.
Ténis de Mesa na Maçã
Os três primeiros clas- sificados no escalão Sénior do torneio de Ténis de Mesa
Rally Paper
09 PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
desportiva Futsal na Maçã
Este ano o torneio de Futsal no Par- que da Maçã, realizou-se no mês de Julho nos dias 05 e 06. Estava pro- gramado utilizar dois fins-de-semana para a sua realização, mas como se inscreveram poucas equipas de se- niores, apenas se ocupou um. Pela primeira vez pareceram 3 equi- pas de “escolinhas” (até aos 10 anos) que jogaram entre si e deram um bom espectáculo para quem assistiu aos jogos.
Os jogos cor- reram normal-
mente, com alguns casos de arbitragem que
têm que existir sempre, porque, voltamos a dizer:
aqui não há profissionais nem do apito nem da
bola. Temos apenas a lamentar as lesões de dois
companheiros, que felizmente
tir a “dose” no próximo ano.
No dia 27/07/2008, realizou-se no Parque da Maçã o primeiro “tor- neio” de Casais no Futsal. Não se tratou de uma competição, mas sim de uma diversão. Às equipas, tan- to femininas como masculinas, foi atribuído um prémio pela participa- ção mais divertida, não tendo sido considerado o resultado em golos.
Para participarem, era necessário que o marido e a mulher se inscre- vessem, para formarem equipa mas- culina e feminina com o mínimo de 5 elementos, para jogar um contra o outro.
Casais no Futsal
Entrada em campo de duas equi- pas participantes no torneio de fut- sal de casais.
Os Bujekas. Foram a equipa vence- dora do escalão Sénior, no torneio de Futsal.
Os vencedores do escalão Sé- nior, Feminino.
Equipa vencedora do escalão In- fantil.
10 PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
Futsal na Maçã desportivaRescaldos do 3º Passeio BTT
Boas companheiros. Foi um passeio muito fixe, era o que eu esperava desta malta, voltei a ver umas quantas ca- ras conhecidas sempre com um grande prazer. Depois foi pedalar até ao primei- ro abastecimento, foi aí que en- contrei o Flip, Quaresma, Rom35, João Louro, Bago, Paulo Lopes e companhia, e como ele disse lá fomos todos pedalar para os 60 e tal km, muito bom o percurso e o convívio desta malta. Depois apareceu o Marco Monte a voar com o Jersey do Projecto, vinha em 3º dos 80Km’s, vim com ele uns kms, tivemos de parar para encher a roda dele, até que a Celina Carpinteiro com dois co- legas lá se chegaram ao pé da malta, aquela mulher voa. Chegamos bem, felizes e con- tentes, no entanto tenho de pe- dir desculpa à malta, pois 25Km’s antes da meta quebrei o que es-
tava combinado que era virmos todos juntos, peço as mais since- ras desculpas. Quanto ao almoço, correu bem, muito bem, comida boa e bebi- da ainda melhor, tudo servido de uma forma eficaz e simpática, afinal de contas estávamos no CCCA. Abraços, e se não for antes, para o ano lá estaremos no passeio do CCCA.
*** Boas, Eu não sou de fazer rescaldos mui- to longos... e este evento resume- se a FANTÁSTICO CONVÍVIO. Inscrevi-me para os 40km, mas logo no primeiro abastecimen- to olhei para o relógio e pensei, porra 40km acabam num instan- te... convenci a malta do Gatões BTT que vinha comigo a ir para os 80km e depois de alguma exci- tação lá fomos nós... A Celina e os seus companheiros também
Espero confor- me dizia o spe- aker de serviço (e que esteve muito bem a animar o es- paço antes da partida ) que dentro de 25 anos se realize o 28º PASSEIO do CCCA e eu acrescento... mas nos mol- des em que está !! Sem tempos, com- petições nem outras com- plicações... mas com muito compa- nheirismo. Eu agradeço e a Apostiça segu- ramente tam- bém..
11
“Pelos Trilhos do Companheirismo”
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
lhes chatearam a cabeça para ir para os 80km, fundamental para alguns, que devem ter pensado, porra se uma rapariga vai para os 80km eu também vou. Bom, depois no meio dum estradam, furei, incrível!!!! Tivemos uma meia hora parados, pois tenho tubless e foi uma dor de cabeça tirar a válvula para meter câmara pois já não a tirava à mais de 1 ano lá apareceu um senhor de carro que por acaso até tinha uma ali- cate!!!!!!!! Mas isto é que é fixe, fazer 80km todos juntos, acontece alguma coisa, ficam todos a ajudar... já à muito que não fazíamos um pas- seio destes... à anos... é sempre aquela febre da competição... mas este foi mesmo para descon- trair... Depois veio o almoço... as cerve- jas... aquela bike cheia de mo- las!!!!!!! e eles que diziam que não
conseguíamos andar naquilo... com isso ainda ganhamos uma grade de minis... 3 Gatões an- daram logo à primeiro, eu fui um deles... mas não é fácil é preciso força de braços... GRANDE CONVIVIO.... GRANDE MALTA. Parabéns ao CCCA por mais um belíssimo passeio. Abraços e até para o ano.
Grande Prémio de Atletismo ‘08
Rescaldos do 3º Passeio BTT
Boas ... Como não
poderia deixar de ser, mais um
evento coroado de sucesso! Ao nível do CCCA. Depois dos res- caldos já elen- cados, pouco
há para acres- centar.
porquê ... agora não interessa! brincadeira à
parte, foi um dia maravilhoso!,
OBRIGADO CCCA.
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
Ao longo de várias semanas um grupo de sócios, com o apoio da Direcção Cultural, passou o seu tempo no palco do nosso salão, ensaiando o que poderia ser um café concerto, durante vários dias eles representaram, canta- ram, dançaram sempre com a orientação de um companheiro nosso, a quem temos que agra- decer, um companheiro que já foi reconhecido dentro e fora do nosso Clube o seu prestígio no mundo do teatro, ao companhei- ro Francisco Gonçalves. A animação era uma constante em todos os ensaios, mas todos esperavam pelo grande dia… até que chegou a hora!...
a
cultural
Os cartazes anunciavam em todo o parque da Saúde, que o teatro estava de volta ao nos- so Clube e o dia 26 de Setembro foi o escolhido. O ensaio ge- ral não tinha corrido muito bem, mas para compensar tudo isto o café- concerto correu lindamente e o esforço dos nossos “artistas” foi recompen- sado com um salão cheio do princípio ao fim do espectáculo e que no final a opinião era geral, foi um óptimo espec- táculo. Para o ano esperemos que ainda seja me- lhor… Até lá…
Uma das actividades que já vai fazendo história no nosso Clube é o Karaoke Inter-Parques, onde 4 representantes da Maçã com- petem com 4 representantes da Saúde em busca de serem elei- tos o cantor do ano, mas sem- pre com o maior desportivismo e espírito campista, pois no final quem ganha é o Clube de Cam- pismo do Concelho de Almada e os seus associados com uma noi- te fantástica com muita música e animação.
Karaoke Inter-Parques
O Teatro voltou ao Parque
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
O Nosso Coro em Carnidecultural
O nosso Coro está cada vez me- lhor e o reconhecimento não é nosso, mas sim dos convites que têm chegado ao nosso maestro para actuações do nosso coro. No dia 21 de Setembro, e apesar dos poucos ensaios que tiveram para descanso de Verão, os nos- sos coralistas prepararam a saída em direcção a Carnide.
A convite da Junta de Freguesia de Carnide, no final da tarde, no Jardim Bento Martins na Quinta da Luz em Carnide, as vozes dos nossos coralistas entoaram cânti- cos maravilhosos, deixando todos os presentes satisfeitos com a sua actuação. Estes convites que o nosso coro tem tido, é o resultado de um ár- duo trabalho de todos ao longo de alguns anos e o reconheci- mento externo.
O coro está aberto a novos co- ralistas. Inscreve-te no salão aos Domingos de manhã, pelas 10h.
A Direcção Cultural, deseja um Feliz Natal ao Maestro Horácio Santos Marques e a todos os Co- ralista deste Grupo maravilhoso. E que em 2009 continuem a levar bem alto o nome do Clube de Campismo do Concelho de Al- mada.
PDF compression, OCR, web optimization using a watermarked evaluation copy of CVISION PDFCompressor
Parque da Saúde A data escolhida foi Sábado, dia 15 de Novembro. O trabalho começou bem cedo, para que à hora marcada tudo estivesse pronto, a castanha já estava cozida, as assadas esta- vam já no lume, também tivemos muita água-pé, chouriços, febra e entremeadas, enfim todos os in- gredientes necessários para que mais tarde o já conhecido “Ce- bola” animasse e ajudasse a fa- zer a digestão de uma tarde de magusto. E foi isso mesmo que aconteceu, os nossos associados juntaram-se no salão de convívio bem cedo e por lá ficaram até que o bailarico terminasse. A festa foi animada e o “Cebola”, correspondeu bem, chamando todos a dançarem e a pularem durante toda a noite…
Parque da Maçã No mesmo dia, à mesma hora, também os nossos Companhei- ros do parque da Maçã festeja- vam o Magusto. Castanha assada e água-pé, fo- ram os ingredientes suficientes para afastar o frio e deixar che- gar a boa…