NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com...

16
MAIO/JUNHO 2013 | NúMERO 22 NOVIDADES NO AR Painel RPC TV: nova atração para seus negócios Página 2 ECONOMIA E MERCADO Culturas de inverno aquecem economia Página 3 rpctv.com.br/comercial NA MENTE DO CONSUMIDOR TV É A MÍDIA ESCOLHIDA PARA QUEM QUER FIXAR MARCAS

Transcript of NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com...

Page 1: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

maio/junho 2013 | número 22

NOVIDADES NO AR

Painel RPC TV: nova atração para seus negócios

Página 2

ECONOMIA E MERCADO

Culturas de inverno aquecem economia

Página 3

rpctv.com.br/comercial

NA meNte DO CONSUmIDOR

TV É A MÍDIA ESCOLHIDA PArA QUEM QUEr FIXAr MArCAS

Page 2: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

Agrande novidade da programação local da rPC TV para o mês de junho foi

a estreia do Painel rPC TV. Com apresentação de Adriana Milczevsky, o programa discute temas abordados no cotidiano dos paranaenses. O programa substituiu o Globo Comunidade, com ainda mais foco na população do Estado.

“A ideia é discutir os assuntos que estão nas rodas de conversas dos amigos e dos familiares.

Boletim de informação publicitária das emissoras da rPC TV, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação - GrPCOM. Publicação bimestral. Presidentes GRPCOM: Guilherme Doring Cunha Pereira e Mariano Lemanski. Diretor Geral da RPC TV: Eduardo Boschetti. Diretor de Marketing da RPC TV: Marcos Franco. Diretor Comercial da RPC TV: Fernando Martos. Gerente de OPEC: Adriana Ambiel. Gerente Comercial da RPC TV em Curitiba: rosaly Salazar. Gerências Gerais da RPC TV: Londrina - Silvana Postiglioni. Maringá - ribamar rodrigues. Foz do Iguaçu - Daniel Michelazzo. Cascavel - João Augusto Grande. Ponta Grossa - Cristina da Silva. Guarapuava - rodrigo Libório. Paranavaí - Edwaldo Formentão Júnior. Edição: Interact Comunicação Empresarial. Jornalista: Carmem Murara DrT-Pr 3063. Redação: Interact Comunicação Empresarial. Projeto gráfico e diagramação: Id Comunicação. Gráfica: Corgraf. Tiragem: 1.200 exemplares. | Central RPC TV de Comercialização: Curitiba: 41 3340-7540/3340-7549. Londrina: 43 3377-3400. Maringá: 44 3218-6422. Foz do Iguaçu: 45 3520-4500. Cascavel: 45 3219-8000. Ponta Grossa: 42 3219-6500. Guarapuava: 42 3621-3900. Paranavaí: 44 3421-2721.

ExpEDIENtE

Economia & Mercado ....................... 3

Foco no Cliente .................................. 4

Web ........................................................ 5

Audiência e Programação .............. 6

Opinião ................................................. 7

Tendências e Estratégias ............. 8/9

Cases de Sucesso .........10/11/12/13

Desenvolvimento de Mercado ...14

Gastronomia & ... .............................15

Cases de Sucesso .............................16

nova atração para seus negócios

Tudo isto entra no nosso programa, que terá um tema por edição. Falamos de política, educação, carreira, saúde”, afirma Adriana.

Para levar aos telespectadores todos os lados de um mesmo assunto, o programa conta com especialistas para tratar sobre os temas. Há também a participação dos telespectadores por meio de entrevistas nas ruas ou envio de vídeos. Para estimular a interatividade do público, o tema de cada semana é divulgado durante

toda a programação. “Vamos dividir este espaço com a comunidade. O programa é feito a partir da ideia das pessoas. A interatividade vai funcionar muito no Painel rPC TV”, explica Adriana.

O Painel rPC TV tem um estúdio próprio para receber os convidados a cada sábado. É o local para unir a opinião de especialistas com as experiências dos paranaenses. Aproveite mais esta oportunidade e anuncie!

NOVIDADES NO AR

EDItORIAl ÍNDICE

Na matéria de capa desta edição, nas páginas 8 e 9, você vai ver que a TV é o principal veículo escolhido pelas empresas do setor automotivo para falar com seus

consumidores. A amplitude de seu alcance e frequência garantem resultados imediatos para as campanhas de varejo. O veículo também é eficaz para as empresas que desejam fixar suas marcas na cabeça dos consumidores.

Também nesta edição, a matéria de Economia & Mercado mostra a expectativa de boa safra e retorno acima do esperado para o plantio de grãos que movimenta toda a cadeia produtiva em regiões como Guarapuava e Cascavel, onde estão instaladas duas das principais cooperativas do Estado.

Nas páginas de Audiência e Programação e Foco no Cliente você vai conhecer as oportunidades comerciais que a rPC TV disponibiliza para os mais diversos tamanhos de clientes e anunciantes.

Envie sugestões de assuntos que você gostaria de ler no BTV. Para participar mande e-mail para [email protected]

Boa leitura!

Jornalista adriana milczevsky, apresentadora do Painel RPC TV

Page 3: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

3

O bom momento do agronegócio e a estabilidade da economia brasileira

impulsionam o desempenho das cooperativas paranaenses, que se preparam para armazenar e processar os produtos das culturas de outono e inverno, como trigo, cevada e milho. “O clima vem colaborando e, se não houver geadas, vamos ter uma safra cheia. Será bom para o produtor e bom para as comunidades, já que é renda circulando e estimulando negócios”, comenta Alfredo Lang, presidente da C.Vale, instalada em Palotina, na região oeste do Paraná, e que estima crescer 25% em 2013 e chegar nos r$ 4 bilhões de faturamento.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) projeta o plantio de trigo nesta safra em 845,7 mil hectares, representando um aumento de 9% na comparação com a safra anterior. A estimativa é de uma produção de 2,56 milhões de toneladas de trigo em 2013, contra 2,1 milhões no ano passado, quando o Paraná liderou a produção de trigo no Brasil. Na Cooperativa Agrária Agroindustrial, sediada no distrito de Entre rios, por exemplo, os produtores plantam as culturas de inverno mais tarde, a partir da segunda quinzena de junho. Eles mantiveram a mesma quantidade de áreas para plantio em relação à safra passada.

produção em altaCadeia produtiva aqueCida

As cooperativas representam 60% do agronegócio do Paraná e têm um grande impacto na economia estadual. Estas entidades associativas causam reflexos positivos nas regiões onde estão inseridas, passando pelos produtores cooperados, recolhimento de impostos, geração de empregos e no comércio local de diferentes mercadorias.

Um exemplo de como uma única entidade dessas movimenta toda a região é a Agrária, que conta com 550 produtores cooperados e 1,2 mil funcionários. Fundada há 62 anos, trabalha com trigo, cevada cervejeira, soja e milho. E ainda possui unidades industriais de maltaria, moinho de trigo, fábrica de rações, indústria de óleo e farelo de soja, além de unidades armazenadoras em Guarapuava, Vitória e Pinhão. Há previsão de expansão com a implantação de indústria para processamento de milho.

“O fato de armazenar, processar e comercializar gera empregos. Ainda há a parte administrativa e de prestação de serviços, que fazem parte do agronegócio. É todo um complexo e, como agora estamos prevendo ampliação, vai gerar ainda mais postos de trabalho”, comenta Jorge Karl, diretor presidente da

previsão de safra acima do esperado significa dinheiro no bolso do produtor, que investe parte desses recursos na aquisição de novos equipamentos e na manutenção de seu negócio.

ÍNDICE ECONOMIA & MERCADO

Agrária. Além dos empregos diretos gerados, os próprios produtores cooperados também contratam mão-de-obra, movimentando ainda mais a cadeia.

Os impactos causados pelas cooperativas ultrapassam a representatividade para o produtor e a geração de empregos. As atividades exercidas por elas movimentam os setores de maquinário, combustíveis, veículos, insumos agrícolas, sementes, transporte, frete e assistência técnica, entre outros. “É toda uma cadeia. Existe uma cascata por trás da atividade”, salienta Karl. De acordo com ele, elas não são mais empresas locais, e sim empresas regionais de olho no mercado global do agronegócio. “O crescimento é um caminho necessário porque a economia é dinâmica e extremamente dependente de um mercado global”, avalia.

Para o presidente da C.Vale, as cooperativas contribuem muito para que o Paraná seja um destaque no agronegócio. “Acredito que o maior mérito das entidades do Estado tenha sido a implantação de um modelo de gestão que combina eficiência com a geração de benefícios sociais”, opina.

Page 4: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

4

Ficamos felizes em ter a oportunidade de participar dessa homenagem. Não é sempre que

conseguimos um material de qualidade, com um apelo emocional tão intenso. Somos um shopping de varejo e, como tal, dependemos principalmente da população. Parabenizar Maringá encantou nosso consumidor. Não é a primeira vez que participamos de projetos como este, que elevam e conceituam nossa marca”, ressalta Jair Morroni, diretor comercial do Shopping Cidade.

Um dos diferenciais da rPC TV é a oferta de projetos específicos para ações especiais ou datas comemorativas. Um exemplo foi a homenagem aos 66 anos da cidade de Maringá, comemorados no mês de maio. A emissora criou um VT de um minuto que valorizava as belezas naturais e arquitetônicas do município, muitas vezes não percebidas por seus habitantes diante da correria do dia a dia. O projeto teve a chancela de patrocínio de quatro empresas que representam o crescimento e o desenvolvimento da cidade: Shopping Cidade, Zacarias Veículos, Construtora Transamérica e revest Acabamentos. “realizar com a rPC TV esta homenagem nos deu orgulho e alegria, ainda mais com um vídeo com todo o apelo emocional”, afirma Gerson Dolemba, gerente comercial de novos da Zacarias Veículos.

FOCO NO ClIENtE

64% de alcance em menos de 3 dias

A proposta da emissora foi tão certeira que o projeto foi comercializado em tempo recorde: menos de três dias. “O projeto teve o objetivo de mostrar que Maringá é uma cidade linda, feliz, próspera e cheia de vida, e incitar esse reconhecimento por quem aqui vive. Nossos parceiros perceberam isso logo de início”, explica a analista de Marketing da rPC TV em Maringá, Simone rodrigues. “Nos sentimos honrados por termos sido convidados a fazer parte do projeto de aniversário de Maringá. Tivemos uma excelente repercussão em nossos empreendimentos”, afirmam os diretores da Construtora Transamérica, Alaor Teodoro da Silva e roberto Antonio rinaldi Nave.

O VT veiculou no período de 28 de abril a 10 de maio de 2013 na rPC TV Maringá, distribuído na grade de programação, e teve um alcance de 64% da população. O projeto contou ainda com o crossmídia de internet através dos portais rPC TV e no G1 Paraná, que teve 69 mil impressões em 7 dias*.

a rpc tv está sempre atenta a oportunidades que tragam resultados para seus clientes.

* Fonte: A&F Viewer – Pesquisa Ibope 1º sem/2013 – Audiência individual – Maringá | Google Analytics e real Media.

Page 5: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

5

interação 2.0

WEb

Os formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados, visando maior

interação com o público de interesse na internet. “Enquanto anúncios em texto vendem com palavras e em VTs vendem com imagens, os anúncios rich Media oferecem mais formas de envolver o público. A peça pode expandir, flutuar, deslizar. Além disso, você pode acessar métricas agregadas sobre o comportamento de seu público, incluindo o número de expansões, saídas múltiplas e conclusões de vídeo”, explica Anita Yoshii, diretora geral da Bravo Propaganda, de Londrina.

De acordo com ela, os anúncios rich Media possibilitam ampliar a experiência do consumidor e o envolvimento dele com a marca, criando uma aproximação entre linguagens, com a interatividade da internet e as características de outros meios de comunicação, como a televisão.

A Bravo Propaganda utilizou as ferramentas de rich Media nos sites da rPC TV em todo Estado, com os anúncios da A. Yoshii Engenharia e da Yticon Construção e Incorporação na página do Globo Esporte (globoesporte.com/parana). “Estreamos o formato Pellback na home do site. Estamos trabalhando mídias DHTML Fullscreen e, em 2012, alcançamos a marca de 3,7 milhões de impressões em um concurso cultural da A.Yoshii. Em nossos planos de mídia, o digital esta cada vez mais presente e nossa parceria com a rPC TV a cada dia mais fortalecida”, comenta Anita.

A diretora da Bravo Propaganda explica que a campanha da Yticon estrelada pela atriz Karina Bachi teve dois formatos diferentes: o Pellback e o ExplodBanner. “Em ambos tivemos ótimos resultados. Com o Pellback, mesmo acreditando em seu sucesso, tivemos uma agradável surpresa. Foram mais de 19 mil visualizações que resultaram em 274 interações em apenas uma diária, números que para internet são ótimos”, ressalta Anita.

Diante dos resultados e do potencial do mercado digital, a Bravo Propaganda tem investido no aperfeiçoamento e ampliação da estrutura física para oferecer serviços nesta área, além de apostar no treinamento de seus colaboradores. recentemente, a Bravo Propaganda participou da Proxxima, maior evento de marketing digital do País.

acesse www.rpctv.com.br/comercial e conheça os formatos rich media

nos sites da rpc tv.

Page 6: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

6

Além de embasar seus clientes com as pesquisas de audiência, a equipe comercial da rPC TV também faz simulações de mídia que mostram o potencial de alcance que as marcas poderão ter, tornando o plano de mídia mais assertivo e eficiente.

Para conhecer as melhores oportunidades de investimentos para o seu negócio, consulte a equipe comercial da rPC TV. Ela poderá auxiliar na escolha de mídia que se encaixa na sua verba e fala diretamente com seu público.

AuDIêNCIA E pROgRAMAçãO

As recentes pesquisas realizadas pela rPC TV apontam a regularidade dos altos índices de

audiência durante toda a programação, favorecendo os anunciantes, desde os que preferem anunciar no horário nobre, quanto aqueles que ganham com as opções de horários alternativos.

“Orientamos o cliente a concentrar seus investimentos em uma mídia que garanta um resultado expressivo a curto prazo. A programação matutina e vespertina da rPC TV oferece grandes oportunidades para um plano de mídia. A emissora se mostra o meio mais rentável, por oferecer uma programação de qualidade e estabilidade de audiência em toda grade de programação”, explica renata Sperb, executiva de contas da rPC TV Curitiba.

todo dia com você e para seus negócios

a programação matutina e vespertina da rpc tv oferece grandes oportunidades para um plano de mídia.

ao longo do dia, oPoRTunidades de longo alCanCe PaRa as maRCas aPRoVeiTaRem

Quantas pessoas sua marca pode

alcançar?Procure seu executivo

da rPC TV. www.rpctv.com.br/

comercial

Fonte: Ibope MW - Curitiba - Dados individuais 6h às 12h e 12h às 18h - jan a mai/13.

PoR dia PoR mÊs

manHÃ 545.546 2.549.752 Pessoas Pessoas úniCas

TaRde 924.173 2.959.453 Pessoas Pessoas úniCas

sua marca na rpc tv pode falar com

Page 7: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

7

Estamos vivendo o grande momento da mídia, com o profissional de mídia no centro

das grandes decisões do mercado e mudanças! Esse profissional assumiu responsabilidades junto a anunciantes que precisam de estratégias que lhes garantam diferenciais competitivos e resultados imediatos. Essa busca e a necessidade de entendimento das novas mídias levou os profissionais a buscarem maior conhecimento, além da técnica de mídia, entender a dinâmica do mercado e das métricas.

OpINIãO

PRofissionais de mídia: mais estratégicos e mais envolvidos

Hoje, o mídia está presente nas agências, clientes e veículos como um consultor estratégico, com sua visão generalista direcionando investimentos e definindo targets e, também, com uma visão especialista, comprovando a eficácia e definindo os veículos mais adequados. Sua responsabilidade vai além do plano de mídia, ele atua na estratégia. A criatividade também se faz presente no dia a dia, criando formatos, estratégias de impacto e diferenciação e até novos pontos de contato.

Diferentemente do que ocorre em outros países, onde a mídia de massa é muito baseada na compra de volume e negociação, no Brasil, o papel estratégico tem grande destaque. Nosso grande desafio é acompanhar o que acontece lá fora em termos de intersecção entre tecnologia e mídia, principalmente no ambiente online, onde a compra de mídia em tempo real e a microssegmentação é o grande diferencial.

O real Time Bidding (já utilizado na mídia online) permite que o planejamento, a criação, a compra e venda de mídia entrem numa nova etapa de entendimento da audiência e otimização de resultados.

Em 2012, o investimento em mídia no Brasil chegou a r$ 30,15 bilhões auditados (Projeto Inter-Meios). A Internet ganha participação a cada ano. No entanto, o grande destaque em participação e crescimento ainda é da TV aberta, que ganhou importância com a classe C e com a influência da Internet, pois já se sabe que a interação do usuário no ambiente digital influencia o consumo de televisão. Para acompanhar esse movimento do mercado e necessidade de atualização, observamos um aumento da oferta de cursos específicos na área de mídia. Felizmente, os profissionais têm buscado informações para ampliar seus conhecimentos. Não somente na área de mídia digital, mas no que diz respeito à qualificação técnica e estratégica. O Grupo de Midia de Curitiba realiza o curso Cara a Cara, que busca promover a formação e desenvolvimento do mercado paranaense de mídia. Também promove palestras e eventos, periodicamente com os profissionais regionais e grandes eventos pontuais com profissionais do mercado nacional. Observamos uma grande procura por parte das agências, anunciantes e veículos não somente de Curitiba, como também de outras cidades do Paraná e de Santa Catarina.

O fato é que o profissional de mídia gosta muito do que faz, pois hoje sabe da importância estratégica que seu trabalho tem. Também se sente disposto a encarar o que vem pela frente, principalmente a integração das mídias com o digital.

Veja a opinião de outros profissionais de mídia sobre esse assunto no site comercial da RPC TVwww.rpctv.com.br/comercial

Caroline popp tetu, faz parte da comissão de Cursos e Palestra do grupo de mídia. atua na área de mídia há 18 anos e atualmente gerencia a mídia do grupo g/PaC Comunicação integrada.

Page 8: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

8

tENDêNCIAS E EStRAtégIAS

flávio pereira, gerente de marketing do grupo servopa

O grande negócio para atrair clientes em qualquer época é investir em mídia. Quem garante é Marco rossi, diretor do

Grupo Servopa, que reúne 10 concessionárias da marca Volkswagen no Paraná. “Temos um plano anual de investimentos para comunicação e tentamos manter este planejamento, mesmo em momentos de menor ou maior valorização. É importante trabalhar na fixação da imagem”, comenta.

Este fortalecimento da marca é necessário para que a concessionária seja lembrada na hora da compra de um carro. Muitos consumidores têm preferências por modelos e marcas, no entanto há diversas opções de revendedoras dentro de uma mesma bandeira e, também, de outras marcas que possuem produtos na mesma categoria. Por isso, é preciso se diferenciar.

como tornar sua ConCessionáRia

top of mind

“para ações de varejo, a tv é fundamental nas estratégias de comunicação. um veículo como a rpc tv traz credibilidade e nos permite otimizar nossos investimentos e atingir os objetivos esperados, em função da sua audiência, cobertura e share.”

“Fixar uma marca é construir uma posição na mente do consumidor”, explica Flávio Pereira, gerente de marketing do Grupo Servopa. No setor automotivo, vencer este desafio se tornou essencial para vencer a concorrência entre concessionárias de uma mesma montadora. “Fixar uma marca representa um grande desafio e requer grandes esforços, estratégias de comunicação e de relacionamento com o mercado bem definidas, além de investimentos das empresas que pretendem disputar um espaço na preferência dos consumidores, principalmente em um mercado altamente competitivo como o automotivo”, ressalta.

De acordo com ele, não basta a marca ser conhecida e tradicional. É preciso trabalhar para mantê-la na cabeça do consumidor ressaltando os diferenciais perante os concorrentes da mesma marca e aos outros players do mesmo segmento. Para trabalhar na fixação de marca, cada concessionária segue as orientações e padronizações determinadas pelas montadoras, mas pode colocar em prática ações próprias levando em consideração os fatores tradição, experiência, atendimento personalizado, estrutura física e serviços.

Marco rossi, diretor da Servopa, explica que a mídia da empresa tenta ir “na cola” do que a montadora está fazendo. O anúncio pode trazer algumas alterações, como enfatizar um produto diferente da propaganda da Volkswagen, dependendo do objetivo da concessionária, como diminuir os estoques de determinado veículo. “Focamos mais o institucional no início do mês e depois no varejo”, conta.

que TÊm inTenÇÃo de ComPRaR um CaRRo noVo (ZeRo Km)

que ComPRam ou TRoCam VeíCulos em feiRões de fábRiCa/mulTimaRCas

que ComPRam ou TRoCam VeíCulos em ReVendedoRes/ConCessionáRias

das 264 mil pessoas das 14 mil pessoas das 144 mil pessoas

ouTRas emissoRas 12% ouTRas emissoRas 18% ouTRas emissoRas7%

assisTem a RPC TV

88% 82% 93%

assisTem a RPC TV assisTem a RPC TV

fatores considerados na hora de comprar um carro� Preço � Facilidade para dirigir � Comodidade de interiores� Número de portas� Marca� Potência do motor � Consumo de combustível� Segurança� Opções de financiamento� Design de interiores� Tamanho

Fonte: Ipsos Estudos Marplan - Curitiba - 2012

Page 9: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

9

tENDêNCIAS E EStRAtégIAS

DE cArONA cOm As mONtADOrAsUm estudo do marketing da rPC TV mostra que 79% dos investimentos das fábricas é em televisão (de acordo com a pesquisa de investimento publicitário do Ibope Monitor, no período de janeiro a abril de 2013). A rPC TV é a emissora predominante na escolha das concessionárias de Curitiba na hora de anunciar na televisão, com 73% dos recursos destinados ao veículo. Já as montadoras concentraram 86% de suas verbas para televisão na rede Globo, entre janeiro e abril de 2013. Dentro deste contexto, a rPC TV é uma ferramenta para atingir o público-alvo com mais precisão. “A emissora, pela sua audiência e cobertura, proporciona ao cliente um resultado com maior velocidade. Nossa tela é muito forte, com grande velocidade e credibilidade”, assegura Fernando Martos, diretor comercial da rPC TV.

Fonte: Ibope Monitor – Curitiba – janeiro a abril de 2013.

ReVendas

distribuição dos investimentos em marKeting

ouTRas emissoRas: 27%RPC TV/Rede globo

fábRiCas

ouTRas emissoRas 14%RPC TV/Rede globo

86%73%

Page 10: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

10

Uma parceria de 13 anos, com ótimos resultados que contribuíram para

o crescimento da empresa. É assim a relação da Casagrande Acabamentos, de Paranavaí, com a rPC TV. A necessidade de aumentar as vendas e chamar o cliente para dentro da loja levou a Casagrande a investir na emissora. “Começamos na rPC TV aos poucos. Na época, na região, ninguém anunciava muito e achamos interessante sermos os pioneiros. Tínhamos uma necessidade de aumentar as vendas e a clientela, além de mostrar a nossa loja”, explica Ed Wilson Baldan Mendes, sócio-gerente da Casagrande Acabamentos.

A empresa começou com inserções na programação de duas a três vezes por semana. Eram VTs de 15 e 30 segundos mostrando a loja e as ofertas. Em pouco tempo veio o retorno.

“Lembro que tínhamos um patamar de vendas e quando começamos logo nos primeiros três meses nossas vendas dobraram. Foi um retorno rápido”, conta Mendes.

Depois da primeira campanha, a Casagrande Acabamentos continuou investindo em campanhas institucionais e de vendas, sempre atingindo os resultados desejados. Em 13 anos, por questões internas, a loja ficou fora da

mídia por pouco tempo. “Nesses meses tivemos uma queda nas vendas. Este ano, por falta de mídia na rPC TV, em janeiro e fevereiro as vendas também diminuíram. Quando voltamos em março, as vendas cresceram 40% em relação aos dois primeiros meses de 2013”, relata Mendes. Neste ano, a Casagrande Acabamentos também aumentou os investimentos em publicidade na rPC TV com o patrocínio ao Projeto Futebol.

FICha TéCnICa

CASES DE SuCESSO

resultado sempre

“quando iniciamos os anúncios, vimos que dava retorno e fomos aumentando os investimentos publicitários na rpc tv.”ed Wilson baldan mendes, sócio-gerente da Casagrande acabamentos.

Setor: Materiais de construçãoMercado: Noroeste do ParanáDesafio: Aumentar as vendas e a clientelaSolução: Anúncios durante a programação, incluindo novelas, telejornais e programas de esporte, principalmente na hora do almoço e à noiteResultado: Crescimento nas vendas em 40% em relação aos dois primeiros meses

Page 11: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

11

FICha TéCnICa

CASES DE SuCESSO

a força da tv

A Paraná Assistência Médica (PAM Saúde) traçou para este ano a meta de aumentar o número de

clientes do plano empresarial nas cidades onde possui cobertura, incluindo Maringá e Cascavel. Com esse foco, a empresa montou uma campanha estratégica para atingir o público-alvo, que incluiu inserções durante a programação da rPC TV. O objetivo era alcançar o resultado em quatro meses de campanha de ação de vendas, mas para a surpresa da PAM Saúde, em apenas 60 dias de veiculação na rPC TV, a empresa obteve 80% do resultado pretendido.

Há cinco anos, a PAM Saúde é anunciante da rPC TV na divulgação de suas duas opções de plano: o familiar e o empresarial. Para esta campanha, a empresa concentrou 100% de sua verba na rPC TV. “A gente precisava de uma resposta rápida e escolhemos uma programação que atingisse o nosso público-alvo”, explica Fernando Matsui, gestor de marketing da PAM Saúde.

“antigamente a gente pulverizava em diferentes emissoras. agora decidimos focar na rpc tv. a gente precisava de uma resposta mais rápida.”

fernando matsui, gestor de marketing da Pam saúde.

A campanha foi ao ar em abril e maio deste ano, com inserções durante o Paraná TV 1ª Edição, novela Salve Jorge, Fantástico, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e Caldeirão do Huck. Além do resultado em pouco tempo, outro destaque foi a grande adesão de microempresários, que não acreditavam que se encaixariam nos critérios do plano empresarial. Diante do desempenho alcançado com a rPC TV, a PAM Saúde resolveu apostar em mais um mês de mídia para obter um retorno ainda maior para ultrapassar o objetivo traçado inicialmente.

Setor: Serviços na área da SaúdeMercado: Maringá, Campo Mourão, Ubiratã, Cascavel e regiões metropolitanasDesafio: Ampliar número de clientes no Plano EmpresarialSolução: Veiculação de comercial durante dois meses, no mínimo uma vez ao dia, com comunicação focada no preço e direcionada ao público-alvoResultado: 80% do resultado pretendido em apenas 60 dias.

Page 12: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

12

Para manter a continuidade desse sucesso, o Auto Posto Florense está produzindo mais um vídeo que também estará na rPC TV. O filme aborda a facilidade de serviços que o posto oferece. Quem quiser fazer troca de óleo, por exemplo, pode esperar em um espaço confortável, com internet gratuita. “O cliente pode resolver várias pendências em apenas uma ida ao posto”, afirma Edilaine.

CASES DE SuCESSO

Um novo conceito de posto de combustível, com uma completa loja de conveniência, foi inaugurado em

Ponta Grossa no final do ano passado. O Auto Posto Florense, de bandeira Br, precisava chamar clientes para usufruir da estrutura de conveniência, após um alto investimento na instalação do empreendimento. “É um posto de combustíveis diferenciado, com uma franquia da Br Mania, a loja de conveniência mais completa do Brasil, com padaria, pratos gourmet, lanches, congelados e uma série de produtos. É um serviço diferente para a cidade”, explica Edilaine Silveira Truccollo, proprietária do Auto Posto Florense. Além da loja Br Mania, o posto conta com os serviços LavaMania e Lubrax+.

A estratégia foi investir na rPC TV entre março e maio, durante toda a programação, para atingir diferentes públicos. O foco dos comerciais era a loja BrMania. Até então, nenhum posto de bandeira Br havia anunciado em Ponta Grossa. “Foi a primeira divulgação que fizemos e tivemos um bom resultado. Muitos clientes vieram porque viram na rPC TV. Alguns até pediram o mesmo lanche da televisão. Notamos que o cliente que veio pela primeira vez retornou depois”, salienta Edilaine.

virou mania

“apostamos na rpc tv pela audiência e pela abrangência, pois queremos mostrar o que tem de melhor para a cidade”

edilaine silveira truccollo, proprietária do auto Posto florense

Setor: Posto de combustível e outros serviçosMercado: Ponta GrossaDesafio: Tornar o empreendimento conhecido e chamar clientes para a Br ManiaSolução: Veiculação de inserções por três meses durante a programaçãoResultado: Aumento no fluxo de clientes e continuação da campanha

FICha TéCnICa

Page 13: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

13

CASES DE SuCESSO

A romera, rede de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, traçou uma

meta ousada para 2012. A empresa queria crescer 30% em relação ao ano anterior e alcançar r$ 1 bilhão de faturamento. Para este desafio, estabelecido em abril de 2012, a romera adotou duas estratégias: treinamento de colaboradores e mudanças na comunicação para o público-alvo. Saíram os comerciais que entravam na guerra de preços com concorrentes e entraram vídeos que mostravam a qualidade de produtos que a loja oferece.

Definidas as estratégias, a empresa direcionou todos os investimentos em publicidade para a rPC TV, com abrangência em todo o Estado. “Decidimos investir somente na

rPC TV pelo alcance e pela audiência. A resposta é rápida”, avalia Júlio Lara, diretor executivo da romera.

Com a campanha no ar, a romera conseguiu atrair mais clientes. A meta de crescer 30% e chegar a r$ 1 bilhão de faturamento foi alcançada. Além disso, a empresa abriu mais 12 lojas, sendo uma em Foz do Iguaçu e as outras em diferentes locais do País. “Para 2013, queremos repetir os 30% de crescimento. Estamos mantendo o que deu certo, com a mesma estratégia de mídia e vamos investir em treinamento interno. Paralelamente, estamos com o plano de expandir para outros estados, com a abertura de mais 16 lojas”, comenta Lara.

estratégia certa, 30% de crescimento

“quando coloco uma campanha na rpc tv, a resposta é mais rápida e eu consigo mensurar os resultados.”

júlio lara, diretor executivo da Romera

Setor: rede de lojas de móveis e eletroeletrônicosMercado: ParanáDesafio: Crescer 30% e atingir r$ 1 bilhão de faturamentoSolução: Veiculação de uma nova campanha de comunicaçãoResultado: Meta alcançada

FICha TéCnICa

Page 14: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

14

Antecipar cenários futuros e discutir os assuntos que interessam a Francisco Beltrão, na região sudoeste do Paraná, foram objetivos da Semana

Empresarial promovida entre 21 e 24 de maio pela Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB). O evento reuniu empresários de toda a região para troca de informações sobre os diversos setores da economia. “Com uma visão mais ampla e moderna de todos os processos, podemos gerar crescimento e desenvolvimento sustentável para a região”, comenta o presidente da instituição, Antonio Pedron.

O consumo em diversos setores da economia como o de Eletrodomésticos e Equipamentos, Manutenção do Lar, Vestuário Confeccionado e Calçados vem aumentando na região. Em 10 anos (de 2003 a 2013) o consumo

lição de casafazendo a

antonio pedron, presidente da associação Comercial e empresarial de Francisco Beltrão

DESENVOlVIMENtO DE MERCADO

total dessa região saltou de r$ 4 milhões para r$ 13,9 milhões*. O foco da Semana Empresarial é justamente mostrar o potencial econômico e de consumo da região e passar as informações sobre diversas áreas, incluindo aquelas que podem se transformar em oportunidades para os empresários ou que impacte na rotina de seus negócios.

Os convidados assistiram palestras sobre diversos setores da economia como o Florestal, que abordou o novo Código Florestal, ministrada pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/rS), um dos parlamentares que se envolveu na discussão da matéria no Congresso Nacional. Outro tema que também atraiu a atenção dos empresários foi o da palestra do diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, sobre energia no Paraná. “Este foi um assunto de interesse do empresariado porque há potencial para o desenvolvimento de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs – na região”, argumenta Pedron. Os empresários ainda participaram de uma rodada de discussão sobre segurança no trabalho e responsabilidade civil das empresas em casos de lesões ocupacionais.

A rPC TV foi parceira do evento e o diretor de marketing da emissora, Marcos Franco, ministrou a palestra “Marketing, Comunicação e Desenvolvimento”.

* Fonte: Atlas de Cobertura rede Globo - base Brasil em Foco.

Page 15: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

15

gAStRONOMIA & ...

mais uma Confraria do Chef na rpC tv em Curitiba para os profissionais da opus, uniondonto, LCt Comunicação, Cabral motor, terremoto, Beauty Collor, Getz, nissei e mWm.

jantar especial para diretores e gerentes da Cooperativa Lar, em Foz do iguaçu. ao final do evento, os representantes da Cooperativa presentearam a equipe da rpC tv com um kit de produtos da marca, que completa 50 anos de existência.

representantes da Cocavel e da autormarcas

veículos, de Cascavel, da Casagrande acabamentos, de paranavaí, dos Sorvetes

Guri e odontomais, de umuarama, na fábrica

das produções da Globo, no projac. os convidados

foram acompanhados pelos executivos marcos jean

Felice e adriano tefen.

jantar para o cliente aracalce e publicitários da agência m2mp, em Londrina. os convidados saborearam o famoso sukiyaki, feito pelo executivo de contas da emissora, anderson hideo.

Page 16: NA meNte DO CONSUmIDOR - Amazon Web Services...5 interação 2.0 WEb O s formatos rich Media, com movimento e outras ações que surpreendem o leitor, têm sido cada vez mais usados,

Para ajudar a empresa Aimê, fabricante de lingeries, a cumprir a meta de aumentar o número de consultoras de sua rede e dar

maior visibilidade à marca, a agência Publicittà Comunicação e Marketing, em Londrina, traçou um planejamento de marketing de longo prazo, que incluiu campanhas trimestrais na rPC TV entre os anos de 2011 e 2012. Após realizar um longo estudo sobre mulheres, o grupo de profissionais da agência criou a campanha intitulada “Poderosa de Corpo e Alma”, que contava com vídeos de 30 segundos. “Tudo foi criado com o objetivo de valorizar a marca dentro deste contexto feminino”, explica Bruno Binati, diretor executivo da Pubblicità.

Os vídeos mostravam as peças da Aimê e como as mulheres se sentem ao usá-las, com o mote criativo em meio a frases como: “Sexy é ser livre”, “Sensual é ser segura” e “Ser exclusiva é Aimê”. As inserções trimestrais contribuíram para o aumento gradativo do número de consultoras e também do número de visitantes no site da empresa. “Quando a marca Aimê

aparece na rPC TV existe um crescimento de vendas no varejo, nas revendas, no número de consultoras e uma valorização da marca”, comenta Binati. Prova disso está na superação da meta proposta, a empresa passou de 900 colaboradoras para 4.500 em dois anos de campanha na rPC TV.

Além da sede em Londrina, a Aimê ainda possui oito unidades próprias de varejo e 40 distribuidores no Brasil e no exterior. Para manter a visibilidade da marca em Londrina e região, este ano a empresa iniciou uma nova campanha na rPC TV, que se estende até novembro. Entre julho e novembro, a Aimê já garantiu sua campanha na rPC TV em Maringá.

RESultADO QuE VOCê Vê

quer mais informações e oportunidades para o seu negócio ou o do seu cliente?

acesse rpctv.com.br/comercial

que apareceintimidade

SER EXCLUSIVA É AIMÊ.

uma das cenas do filme da nova campanha da aimê