Nanotecnologia 2003

8
EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia

description

Evolução e revolução da tecnologia - NANOTECNOLOGIA

Transcript of Nanotecnologia 2003

Page 1: Nanotecnologia 2003

EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia

Page 2: Nanotecnologia 2003

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICAHoje em dia, a tecnologia faz parte do cotidiano da grande maioria da população mundial, está presente nas mais complexas pesquisas espaciais como também em uma simples operação bancária. A velocidade com que ela evolui também é visível quando analisamos, por exemplo, a transformação dos computadores.

NANOTECNOLOGIA

Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia

IBM PC/XT - 1980

HP PAVILION TX1320US - 2008

Page 3: Nanotecnologia 2003

O QUE ÉNanotecnologia é uma ciência que lida com escala nanométrica, ou seja, 1 nanômetro equivale a 1 bilionésimo de metro. Tem na manipulação dos átomos a base para criação de materiais ultra resistentes, muito leves e até 100 mil vezes menores que a microtecnologia atual é capaz de produzir.

Com ela é possível, por exemplo, empregar resina nanoestruturada de polipropileno com partículas de prata na fabricação da cuba das lavadoras, protegendo as peças contra ação antimicrobiana. Espera-se também revoluções em outras áreas, como na comunicação visual, indústria automobilística e medicina.

NANOTECNOLOGIA

Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia

Page 4: Nanotecnologia 2003

APLICAÇÕES• Produtos que duramNanocompostos de argila que bloqueiam o oxigênio, fazem embalagens que dobram a validade de alimentos. Um protótipo desses já foi feito na Unicamp.

• Material esportivoA bola da Copa Davis de tênis, na Inglaterra, possui uma camada com partículas minúsculas de borracha e argila que dobra a vida útil do produto. Também há raquetes de tênis e bolas de golfe com nanocompostos parecidos.

• Pintura antiarranhãoJá há um verniz tão liso que qualquer coisa que tentar riscá-lo acabará deslizando. O segredo dele são moléculas mais densas (que deixam menos espaços vazios) e ter os buracos restantes preenchidos com partículas de cerâmica. Todos os carros feitos na Mercedes-Benz da Alemanha já são cobertos com a substância.

NANOTECNOLOGIA

Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia

Page 5: Nanotecnologia 2003

APLICAÇÕES• SupervidrosUm produto australiano tapa os pequenos buracos do vidro que costumam segurar a água e, com isso, faz as gotas deslizarem rapidamente, eliminando a necessidade do limpador de pára-brisa. Já os modelos A4, A6 e A8 da Audi vêm com uma camada de prata no vidro da frente que conduz eletricidade e, com isso, dispensa o aquecedor para desembaçar e consegue escurecer em ambientes muito claros. Já existe também uma viseira de capacete que escurece em locais muito claros.

• Pneus ecológicosA poluição causada pelos pneus está para acabar. Outros materiais – como nanopartículas de óxidos metálicos ou de argila – dobram a vida útil e são menos poluentes que o carbono dos pneus comuns.

NANOTECNOLOGIA

Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia

Page 6: Nanotecnologia 2003

APLICAÇÕES• Carros levíssimosCom a possibilidade de manipular as propriedades dos materiais, a diferença prática entre vidro, plásticos e metais vai diminuir. Os carros tenderão a usar apenas substâncias mais leves e resistentes.

• NanossubstânciasAlterando as moléculas dos princípios ativos, a nanotecnologia faz remédios renderem até 75% mais, deixando-os mais baratos e com menos efeitos colaterais. Já há produtos assim nas farmácias, como o antialérgico Loratadine.

• Sensor de solUm sistema criado pela UFPE mostra ao banhista quanta radiação UV ele tomou durante o dia. Pode ser incluído em roupas e biquínis.

NANOTECNOLOGIA

Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia

Page 7: Nanotecnologia 2003

APLICAÇÕES• Curativo para câncerCompostos de oxigênio sensíveis à luz estão sendo usados para tratar o câncer de pele, na chamada terapia fotodinâmica. Ao receberem luz, eles danificam as células cancerígenas ao redor, que acabam formando uma crosta e sendo substituídas por tecidos sadios.

• Língua eletrônicaUm aparelho da Embrapa de São Carlos, SP, diferencia paladares do vinho, café e água com uma sensibilidade 10 mil vezes maior que a língua humana. Para os ecologistas, a vantagem é que ela pode, em poucos minutos, denunciar a presença de pesticidas e metais pesados no ambiente.

NANOTECNOLOGIA

Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia

Page 8: Nanotecnologia 2003

BIBLIOGRAFIAhttp://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=3&noticia=255

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=403

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=532&id_coluna=5

http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_391739.shtml

NANOTECNOLOGIA

Daniel Cremonezi Ramos – Faculdade Impacta de Tecnologia