Não entre nas redes sociais!

2
+ não entre nas redes sociais! Quem não se surpreende quando descobre que determinada pessoa ou empresa não está no Facebook, no Twitter, no YouTube ou no LinkedIn? Parece um contrassenso em relação a uma tendência mundial, ainda mais quando se tem conhecimento de que o Brasil está no topo do ranking dos países com maior presença nas redes sociais. No Social Media Report divulgado pela Nilsen, o Brasil ocupa o segundo lugar, depois da Austrália, o que corresponde a mais de 39 milhões de brasileiros conectados. Mas por que ter presença nas redes sociais? A decisão de criar ou não um perfil deve, antes, atender os objetivos de negócio das corporações, que podem ser vários - construir uma marca, melhorar a sua reputação, dialogar com o consumidor direto, engajar os stakeholders, aumentar a conversão, solucionar uma crise etc. No entanto, para dar o primeiro passo sem comprometer a credibilidade da marca, é preciso analisar uma série de questões que interferem diretamente na estratégia de posicionamento nas redes sociais. Listamos aqui algumas que consideramos fundamentais. Maturidade Existe maturidade na sua empresa, neste momento, para dar esse passo? Ela conhece e está preparada para lidar com os riscos inerentes a ele? Afinal, manter um canal de comunicação direta com o público também permite uma superexposição legítima de fragilidades. Por isso, é preciso estar preparado para reagir a crises, pois há grandes chances de elas acontecerem. Definições de Branding Sua empresa tem uma estratégia de branding bem definida? Tem clareza de qual persona representa? Sabe exatamente qual o target que deseja atingir por meio das redes sociais? E qual história pretende construir para envolvê- lo? Todas essas respostas impactam o planejamento de conteúdo e, sem um conteúdo bem elaborado, dificilmente se consegue expor a marca e engajar os usuários nas redes. por daniela senador 1

description

Como associar a atuação em mídias sociais aos objetivos de negócio da sua empresa? Reflexões fundamentais que os executivos precisam ter antes de instituir a presença da sua empresa em uma mídia social. // Artigo publicado originalmente no blog da TerraForum Consultores - Globant Brasil.

Transcript of Não entre nas redes sociais!

Page 1: Não entre nas redes sociais!

+não entre nas redes sociais!

Quem não se surpreende quando descobre que determinada pessoa ou empresa não está no Facebook, no Twitter, no YouTube ou no LinkedIn? Parece um contrassenso em relação a uma tendência mundial, ainda mais quando se tem conhecimento de que o Brasil está no topo do ranking dos países com maior presença nas redes sociais. No Social Media Report divulgado pela Nilsen, o Brasil ocupa o segundo lugar, depois da Austrália, o que corresponde a mais de 39 milhões de brasileiros conectados.

Mas por que ter presença nas redes sociais? A decisão de criar ou não um perfil deve, antes, atender os objetivos de negócio das corporações, que podem ser vários - construir uma marca, melhorar a sua reputação, dialogar com o consumidor direto, engajar os stakeholders, aumentar a conversão, solucionar uma crise etc. No entanto, para dar o primeiro passo sem comprometer a credibilidade da marca, é preciso analisar uma série de questões que interferem diretamente na estratégia de posicionamento nas redes sociais. Listamos aqui algumas que consideramos fundamentais.

Maturidade

Existe maturidade na sua empresa, neste momento, para dar esse passo? Ela conhece e está preparada para lidar com os riscos inerentes a ele? Afinal, manter um canal de comunicação direta com o público também permite uma superexposição legítima de fragilidades. Por isso, é preciso estar preparado para reagir a crises, pois há grandes chances de elas acontecerem.

Definições de Branding

Sua empresa tem uma estratégia de branding bem definida? Tem clareza de qual persona representa? Sabe exatamente qual o target que deseja atingir por meio das redes sociais? E qual história pretende construir para envolvê-lo? Todas essas respostas impactam o planejamento de conteúdo e, sem um conteúdo bem elaborado, dificilmente se consegue expor a marca e engajar os usuários nas redes.

por daniela senador

1

Page 2: Não entre nas redes sociais!

+ Conhecimento prévio de reputação online

Mesmo sem inaugurar uma presença oficial, a marca da sua empresa já está nas redes sociais, seja por iniciativas de fãs, como foi o caso da Coca-Cola, seja pelas inúmeras opiniões emitidas pelos usuários. Você sabe qual é a reputação online de sua marca? Sabe o que estão dizendo sobre ela, quais são os principais elogios e críticas? E de que forma vai transformar esse buzz em negócio? Sabe também qual é a reputação online dos seus concorrentes? Como se posicionam nas redes sociais e de que forma sua empresa pode se diferenciar deles? (Saiba mais sobre Reputação Online).

Conhecimento prévio de cada rede social

Por que estar presente no Facebook e não no Orkut? Para que ter um Formspring? Cada rede social tem a sua especificidade e é preciso conhecer cada uma delas, bem como o perfil demográfico de quem as frequenta para optar pela mais adequada, tendo em vista a estratégia traçada. E não apenas isto, mas também conhecer as regras de cada uma, para não ultrapassar o sinal vermelho e comprometer a imagem de sua empresa no mercado.

Aqui na TerraForum  temos reunido uma série de cases antagônicos – empresas que, a partir dos diagnósticos feitos, perceberam que estavam ou não preparadas para imergir nas redes sociais. É importante saber apenas que, muitas vezes, retroceder no projeto pode ser saudável e não significa que mais adiante não possa ser implantado. O mais importante é ter respostas precisas para todas essas questões.

2

Artigo originalmente publicado no portal da TerraForum by Globant (www.terraforum.com.br). Permitida a reprodução total ou parcial desde que citados o autor e a fonte.