Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

24

Click here to load reader

description

Palestra realizada na reunião do dia 27/06/10 no Centro Espírita Meimei no bairro São Braz em Curitiba. Título: Não vim destruir a lei.

Transcript of Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

Page 1: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

Não vim destruir a lei

O Evangelho Segundo O Espiritismo-Capítulo I – Allan Kardec.

Expositor: Marcelo Rodrigues.

Centro Espírita Meimei

Page 2: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

Obras Básicas Espíritas

• Primeira Parte – Das Causas Primárias;

• Segunda Parte – Mundo Espírita ou dos Espíritos;

• Terceira Parte – Leis Morais;

• Quarta Parte – Esperanças e Consolações.

Page 3: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

1. Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: - porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto.

Ref.:(S. MATEUS, cap. V, vv. 17 e 18.)

O Evangelho – A Boa Nova

Page 4: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

As Três Revelações

Page 5: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

A Primeira Revelação: Moisés

Page 6: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

Quem Eram Os Hebreus?1 – Significado: “ Gente do outro lado do rio” (Rios eufrates);

2 – Clã de pastores chefiados por patriarcas;

3 - Principais patriarcas: Abraão (o primeiro patriarca), Isaac, Jacó (também chamado Israel, daí o nome israelita), Moisés e Josué;

4 - Por volta de 1750 a.C. uma terrível seca atingiu a Palestina. Os hebreus foram obrigados a deixar a região e buscar melhores condições de sobrevivência no Egito. Permaneceram no Egito, cerca de 400 anos, até serem perseguidos e escravizados pelos faraós. Liderados então, por Moisés, os hebreus abandonaram o Egito em 1250 a.C., retornando à Palestina.

5 – Tribos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim.

Ref.: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_geral_idade_antiga/os_hebreus/civil_hebreia

Page 7: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

O Percurso Do Povo Hebreu...

12

3

2000 A.C

1700 A.C

Page 8: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

1 – “Dos Espíritos degredados na Terra, foram os hebreus que constituíram a raça mais forte e mais homogênea, mantendo inalterados os seus caracteres através de todas as mutações”;

2 – “Consciente da superioridade de seus valores, nunca perdeu oportunidade de demonstrar a sua vaidosa aristocracia espiritual, mantendo-se pouco acessível à comunhão perfeita com as demais raças”;

3 – “sua existência histórica, contudo, é uma lição dolorosa para todos os povos do mundo, das consequências nefastas do orgulho e do exclusivismo”;

Ref.: A Caminho da Luz – Emmanuel – Psicografia do Chico.

O Povo De Israel-Emmanuel

Page 9: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

Moisés – O Legislador

1 - “...o grande legislador hebreu saturando-se de todos osconhecimentos iniciáticos, no Egito antigo, onde o seu espírito recebeu primorosa educação,…”

2 – “Médium extraordinário, realiza grandes feitos ante os seusirmãos e companheiros maravilhados.”

3 – “… É quando então recebe, de emissários do Cristo, no Sinai, os dez sagrados mandamentos que, até hoje, representam a base de toda a justiça do mundo.”

Ref.: A Caminho da Luz – Emmanuel – Psicografia do Chico.

Page 10: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

As Leis...

As Leis de Deus – Os 10 Mandamentos:

1. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Não tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. - Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que está em cima do céu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas águas sob a terra. Não os adorareis e não lhes prestareis culto soberano;

2. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus;3. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado;4. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na

terra que o Senhor vosso Deus vos dará;5. Não mateis;6. Não cometais adultério;7. Não roubeis;8. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo;9. Não desejeis a mulher do vosso próximo;10. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua

serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertençam.

Page 11: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

As Leis Morais de Moisés:1.0 Livros do Pentateuco (Torá)

1.1 Génesis 1.2 Êxodo 1.3 Levítico : Basicamente é um livro teocrático, isto é, tem caráter legislativo; apresenta em seu texto o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário religioso entre outras normas e legislações que regulariam a religião.

1.4 Números;1.5 Deuteronômio: Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus. Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. O título provém do grego e quer dizer: Segunda Lei, ou melhor, Repetição da Lei. Em Êxodo, Levítico e Números, as leis foram dadas, conforme a necessidade da ocasião, a um povo acampado no deserto. Em Deuteronômio, essas leis foram repetidas a uma geração que, dentro em breve, moraria nas casas, vilas e cidades da terra prometida.

O Pentateuco...

Page 12: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

Reino de Israel

O Percurso Do Povo Hebreu...

12

3

4

5

1250 A.C

926 A.C

Reino de Judá89

587 A.C

539 A.C

Page 13: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

A Segunda Revelação: Jesus

Page 14: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”(Miquéias 5:2)

“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:4-5).

A Segunda Revelação: Jesus

Page 15: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

O SÉCULO DE AUGUSTO

“Terminados os triunviratos, eis que ia cumprir-se a missão do Cristo,depois de instalados os primeiros Césares do Império Romano.”

“A aproximação e a presença consoladora do Divino Mestre no mundo era motivo para que todos os corações experimentassem uma vida nova, ainda que ignorassem a fonte divina daquelas vibrações confortadoras. Em vista disso, o governo de Augusto decorreu em grande tranquilidade para Roma e para o resto das sociedades organizadas do planeta .”– PAX ROMANA.

Periódo: 27A.C a 180 D.C.

Ref.: A Caminho da Luz – Emmanuel – Psicografia do Chico

A Segunda Revelação: Jesus

Page 16: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

A Segunda Revelação: Jesus

O Cristo

“4. Mas, o papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Cabia-lhe dar cumprimento às profecias que lhe anunciaram o advento; a autoridade lhe vinha da natureza excepcional do seu Espírito e da sua missão divina.

Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra e sim a que é vivida no reino dos céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de pressentirem esses meios na marcha das coisas por vir, para a realização dos destinos humanos. Entretanto, não disse tudo, limitando-se, respeito a muitos pontos, a lançar o gérmen de verdades que, segundo ele próprio o declarou, ainda não podiam ser compreendidas. Falou de tudo, mas em termos mais ou menos implícitos. Para ser apreendido o sentido oculto de algumas palavras suas, mister se fazia que novas idéias e novos conhecimentos lhes trouxessem a chave indispensável, idéias que, porém, não podiam surgir antes que o espírito humano houvesse

alcançado um certo grau de madureza. A Ciência tinha de contribuir poderosamente para a eclosão e o desenvolvimento de tais idéias. Importava, pois, dar à Ciência tempo para progredir. “

Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo I – Não vim Destruir a Lei.Ref.: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/es/es-01.html

Page 17: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

A Promessa De Jesus…

O Consolador Prometido

"Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará um outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito." (São João, cap. XIV, vv. 15, 16, 17, 26.)

Page 18: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

O Percurso do Povo Hebreu...

9

131 D.C – Diáspora (Imperador Adriano)

Page 19: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

“Aproximavam-se os tempos em que Jesus deveria enviar ao mundo o Consolador, de acordo com as suasauspiciosas promessas.”

“Um dos mais lúcidos discípulos do Cristo baixa ao planeta, compenetrado de sua missão consoladora, e, dois meses antes de Napoleão Bonaparte sagrarse imperador, obrigando o papa Pio VII a coroá-lo na igreja de Notre Dame, em Paris, nascia Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804, com a sagrada missão de abrir caminho ao espiritismo, a grande voz do Consolador prometido ao mundo pela misericórdia de Jesus-Cristo.”

Ref.: A Caminho da Luz – Emmanuel – Psicografia do Chico

A Terceira Revelação: Espiritismo

Page 20: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

A Explosão De Fenômenos

Page 21: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

A Falange Do Consolador…

Page 22: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

Espiritismo

A Terceira Revelação: Espiritismo

Filosofia Ciência

Religiosidade

Page 23: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

O Que É O Espiritismo?

5. “O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo.”

7. “Assim como o Cristo disse: "Não vim destruir a lei, porém cumpri-la", também o Espiritismo diz: "Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução." Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras. Ele é, pois, obra do Cristo, que preside, conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra.”

10. “... A revolução que se apresta é antes moral do que material...”

Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo I – Não vim Destruir a Lei.Ref.: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/es/es-01.html

Page 24: Não vim destruir a lei-Marcelo do N. Rodrigues-CEM

• Primeira Parte – Das Causas Primárias;

• Segunda Parte – Mundo Espírita ou dos Espíritos;

• Terceira Parte – Leis Morais;

• Quarta Parte – Esperanças e Consolações.

A Codificação…