Nazismo 9 d

11

Click here to load reader

description

Trabalhos de estudantes

Transcript of Nazismo 9 d

Page 1: Nazismo 9 d

Trabalho realizado por:

Flávio Pacheco Nº9

Hélder Brito Nº10

Tiago Rocha Nº21

Nazismo

Page 2: Nazismo 9 d

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre o nazismo.

Vamos também fazer perguntas para sabermos se os nossos colegas e nós compreendemos o que vamos falar neste PowerPoint.

Pretendemos ficar a conhecer melhor o nazismo e quem o criou ( Adolf Hitler).

Page 3: Nazismo 9 d

Definição

Segundo o Dicionário de Política: O sistema totalitário com um partido único e com um único líder foi definitivamente implantado no verão de 1934, quando Hitler, através de expurgos sangrentos dentro do partido (e das organizações militares do partido, as SA), conseguiu o apoio total do exército e se nomeou, após a morte do presidente Hindenburg, chefe do Estado, chanceler, líder do partido e da nação, ditador único da Alemanha.

O Nazismo consistia assim em um movimento que defendia a superioridade da raça ariana e a doutrina do "espaço vital" nacional necessário aos alemães, um espaço territorial mínimo, que, para um povo desta grandeza, significava controlar toda a Europa.

Page 4: Nazismo 9 d

O QUE É O NAZISMO?

O nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo (em alemão: Nationalsozialismus), é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adoptada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945, e esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.

Page 5: Nazismo 9 d

COMO NASCEU O NAZISMO?

Adolf Hitler chegou ao poder enquanto líder de um partido político, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou NSDAP). Os termos Nazi ou Nazista são acrónimos do nome do partido (vem de National Sozialist). A Alemanha deste período é também conhecida como "Alemanha Nazista" ("Alemanha Nazi") e os partidários do nazismo eram (e são) chamados nazistas (nazis). O nazismo foi proibido na Alemanha moderna, muito embora pequenos grupos de simpatizantes, chamados neonazistas (neonazis), continuem a existir na Alemanha e noutros países. Alguns revisionistas históricos disseminam propaganda que nega ou minimiza o Holocausto.

Page 6: Nazismo 9 d

Selo que engrandecia o trabalhador nazista

Page 8: Nazismo 9 d

Liberalismo, Teoria económica e Nazismo

O nazismo também defendia uma forte intervenção do Estado na economia para manter o capitalismo e evitar uma crise mais profunda que permitisse a ascensão dos comunistas como havia acontecido na Rússia em 1917 e quase aconteceu na Alemanha em 1918. Desta forma, o nazismo pode ser considerado uma ideologia contrária ao livre mercado e ao liberalismo ou antiliberal antiliberalismo e racista. É relevante ressaltar que após a I Guerra Mundial, mas especialmente após a Crise de 1929 a maior parte dos novos movimentos políticos assumiram um discurso antiliberal, tanto no plano político como no económico, e isto inclui desde grupos conservadores pro-capitalismo como o nazismo, passando por grupos moderados e defensores da democracia e da intervenção do Estado na Economia como keynesianos e social-democratas, até movimentos revolucionários anticapitalistas socialistas ou comunistas.

Page 9: Nazismo 9 d

Socialismo e nazismo

A generalidade da esquerda rejeita que o nazismo tenha sido de fato socialista, apontando para a existência, ainda antes da tomada do poder por Hitler, de uma resistência comunista e socialista ao nazismo, para o carácter internacionalista do socialismo, totalmente oposto à teoria e prática nazista, e a manutenção, pelos nazistas, de toda a estrutura capitalista da economia alemã, limitada apenas pelas condicionantes de uma economia de guerra e pela abordagem àquilo a que os nazistas chamavam a questão judia. Porém esta questão é controversa, com alguns autores a referirem-se ao nazismo como uma forma de socialismo, apontando para a designação do partido, para alguma da retórica nazista e para a estatização da sociedade. Ludwig von Mises argumenta, por exemplo: "O governo diz a estes supostos empreendedores o que e como produzir, a quais preços e de quem comprar, a quais preços e a quem vender … A autoridade, não os consumidores, direcciona a produção … todos os cidadãos não são nada mais que funcionários públicos. Isto é socialismo com a aparência externa de capitalismo". O próprio Hitler chegou a afirmar, em um de seus discursos, que o nacional-socialismo era socialista não na forma tradicional de socialismo, mas sim interpretando o socialismo como "exaltação do social".

Page 10: Nazismo 9 d

Conclusão

☺Com este trabalho concluímos que o nazismo surgiu na Alemanha e serviu de propulsor à 2ª Guerra Mundial.