NBR ISO 9002

download NBR ISO 9002

of 18

Transcript of NBR ISO 9002

NBR ISO 9002

tag this page!

HOME

NEIGHBORHOODS

MAKING OF

NBR ISO 9002/1994Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em produo, instalao e servios associadosSUMRIOIntroduo 1. Objetivo 2. Referncia normativa 3. Definies 4. Requisitos do sistema da qualidade

ANEXOA - Bibliografia

IntroduoEsta Norma faz parte de um conjunto de trs normas que tratam de requisitos de sistema da qualidade que podem ser utilizadas para fins da garantia da qualidade de externa. Os modelos para garantia da qualidade estabelecidos nas trs normas relacionadas a seguir representam trs formas distintas de requisitos de sistemas da qualidade adequadas para fornecedor demonstrar sua capacidade e para a avaliao dessa capacidade por partes externas. a- NBR ISO 9001/1994 - Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produo, instalao e servios associados. para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor durante projeto, desenvolvimento, produo e servios associados. b- NBR ISO 9002/1994 - Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em produo, instalao e servios associados. para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor durante a produo, instalao e servios associados.

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor durante a produo, instalao e servios associados. c- NBR ISO 9003/1994 - Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em inspeo e ensaios finais. para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor somente em inspeo e ensaios finais. enfatizado que os requisitos de sistema da qualidade especificados nesta Norma, na NBR ISO 9001 e na NBR ISO 9003 so complementares (e no alternativos) aos requisitos tcnicos especificados (do produto). Estas normas especificam requisitos que determinam os elementos que os sistemas da qualidade devem abranger, mas no tm o propsito de obrigar uniformidade de sistemas da qualidade. Elas so genricas e independentes de qualquer setor industrial/econmico especfico. O projeto a implementao de um sistema da qualidade sero influenciados pelas diversas necessidades de uma organizao, por seus objetivos particulares, pelos produtos e servios fornecidos e pelos processos e prticas especficas empregadas. inteno que estas normas sejam adotadas na sua presente forma, porm, em certas ocasies, elas podem necessitar adaptaes atravs de adio ou eliminao de certos requisitos de sistemas da qualidade para atender situaes contratuais especficas. A NBR ISO 9000-1 fornece orientaes para tais adaptaes, bem como para a seleo do modelo apropriado para a garantia da qualidade, a saber: NBR ISO 9001, NBR ISO 9002 ou NBR ISO 9003. Voltar ao incio.

1 ObjetivoEsta Norma especifica requisitos de sistema da qualidade para uso onde h necessidade de demonstrar capacidade do fornecedor para fornecer produtos conformes para um projeto estabelecido. Os requisitos especificados destinam-se primordialmente obteno da satisfao do cliente pela preveno de no-conformidades em todos os estgios, desde a produo at os servios associados. Esta Norma aplicvel em situaes em que: a) os requisitos especificados para o produto so fixados, em termos de um projeto ou especificao estabelecidos, e; b) a confiana na conformidade do produto pode ser obtida pela adequada demonstrao da capacidade do fornecedor em produo, instalao e servios associados. NOTA 1 Para referncias informativas, ver o Anexo A Voltar ao incio.

2 Referncia normativaA norma mencionada abaixo contm disposies que atravs de referncia neste texto, constituem prescries desta Norma. Na data da publicao desta Norma a edio indicada era vlida. Como todas as normas esto sujeitas a revises, as partes interessadas dos acordos baseados nesta Norma so encorajadashttp://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

a investigar a possibilidade de utilizao da edio mais recente da norma indicada a seguir. A ABNT mantm registro das normas vlidas atualmente. NBR ISO 8402:1994 - Gesto da qualidade e garantia da qualidade - Terminologia Voltar ao incio.

3 DefiniesPara os propsitos desta Norma. so aplicveis as definies contidas na NBR ISO 8402 e as definies a seguir. 3.1 Produto: Resultado de atividades ou processos. NOTAS 2 O termo produto pode incluir servio, materiais e equipamentos, materiais processados e informao ou uma combinao destes. 3 Um produto pode ser tangvel (como, por exemplo: montagens ou materiais processados) ou intangvel (por exemplo: conhecimento ou conceitos) ou uma combinao dos dois. 4 Para os propsitos desta Norma, o termo produto aplica-se somente para oferta de produto intencional e no a subprodutos no-intencionais que afetam o meio ambiente. Isto difere da definio dada na NBR ISO 8402. 3.2 Proposta: Oferta feita por um fornecedor em resposta a um convite, tendo em vista uma adjudicao de contrato para fornecimento de produto. 3.3 Contrato: Requisitos acordados entre um fornecedor e um cliente, transmitidos por quaisquer meios. Voltar ao incio.

4 Requisitos do sistema da qualidade( PeHaga obs.: Para facilitar a consulta a esta norma optei por colocar uma relao dos requisitos do sistema da qualidade em criar um link para seus respectivos textos. )

4.1 Responsabilidade da Administrao 4.2 Sistema da qualidade 4.3 Anlise crtica de contrato 4.4 Controle de projeto 4.5 Controle de documentos e de dados 4.6 Aquisio 4.7 Controle de produto fornecido pelo cliente 4.8 Identificao e rastreabilidade de produto 4.9 Controle de processo 4.10 Inspeo e ensaios

4.11 Controle de equipamentos de inspeo, medio e ensaios 4.12 Situao de inspeo e ensaios 4.13 Controle de produto no conforme 4.14 Ao corretiva e ao preventiva 4.15 Manuseio, armazenamento, embalagem, preservao e entrega 4.16 Controle de registros da qualidade 4.17 Auditorias internas da qualidade 4.18 Treinamento 4.19 Servios associados 4.20 Tcnicas estatsticas

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

Voltar ao incio.

4.1 Responsabilidade da Administrao4.1.1 Poltica da qualidade A Administrao do fornecedor com responsabilidade executiva deve definir e documentar sua poltica para a qualidade, incluindo objetivos para a qualidade e seu comprometimento com a qualidade. A poltica da qualidade deve ser coerente com as metas organizacionais do fornecedor e as expectativas e necessidades de seus clientes. O fornecedor deve assegurar que esta poltica compreendida, implementada e mantida em todos os nveis da organizao. 4.1.2 Organizao 4.1.2.1 Responsabilidade e autoridade A responsabilidade, a autoridade e a inter-relao do pessoal que administra. desempenha e verifica atividades que influem na qualidade devem ser definidas e documentadas, particularmente as do pessoal que necessita de liberdade e autoridade organizacional para: a) iniciar ao para prevenir ocorrncia de quaisquer no-conformidades relativas a produto, processo e sistema da qualidade; b) identificar e registrar quaisquer problemas relativos ao produto, processo e sistema da qualidade: c) iniciar, recomendar ou providenciar solues atravs de canais designados; d) verificar a implantao das solues; e) controlar o posterior processamento, entrega ou instalao do produto no-conforme at que a deficincia ou condio insatisfatria tenha sido corrigida. 4.1.2.2 Recursos O fornecedor deve identificar requisitos e recursos e prover recursos adequados, incluindo a designao de pessoal treinado (ver 4.18) para gesto, execuo do trabalho e atividades de verificao, incluindo auditorias internas da qualidade. 4.1.2.3 Representante da Administrao A Administrao do fornecedor com responsabilidade executiva deve designar um membro da prpria Administrao, o qual, independente de outras responsabilidades, deve ter autoridade definida para: a) assegurar que um sistema da qualidade est estabelecido, implementado e mantido de acordo com esta Norma, e b) relatar o desempenho do sistema da qualidade Administrao, do fornecedor para anlise crtica e como uma base para melhoria do sistema da qualidade. NOTA 5 A responsabilidade do representante da Administrao tambm pode incluir ligao com partes externas em assuntos relacionados ao sistema da qualidade do fornecedor.

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

4.1.3 Anlise crtica pela Administrao A Administrao do fornecedor com responsabilidade executiva deve analisar criticamente o sistema da qualidade a intervalos definidos, suficientes para assegurar sua contnua adequao e eficcia em atender aos requisitos desta Norma, poltica e aos objetivos da qualidade (ver 4.1.1). Devem ser mantidos registros destas anlises crticas (ver 4.16). Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.2 Sistema da qualidade4.2.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer, documentar e manter um sistema da qualidade como meio de assegurar que o produto est em conformidade com os requisitos especificados. O fornecedor deve preparar um manual da qualidade abrangendo os requisitos desta Norma. O manual da qualidade deve incluir ou fazer referencia aos procedimentos do sistema da qualidade e delinear a estrutura da documentao usada no sistema da qualidade. NOTA 6 Orientao sobre manuais da qualidade dada na NBR ISO 10013. 4.2.2 Procedimentos do sistema da qualidade O fornecedor deve: a) preparar procedimentos documentados consistentes com os requisitos desta Norma e com a poltica da qualidade estabelecida pelo fornecedor, e b) implementar efetivamente o sistema da qualidade e seus procedimentos documentados. Para os propsitos desta Norma, a abrangncia e o grau de detalhamento dos procedimentos que fazem parte do sistema da qualidade devem depender da complexidade do trabalho, dos mtodos utilizados e das habilidades e treinamento necessrios ao pessoal envolvido na execuo da atividade. NOTA 7 Procedimentos documentados podem fazer referncia a instrues de trabalho que definem como uma atividade executada 4.2.3 Planejamento da qualidade O fornecedor deve definir e documentar como os requisitos para a qualidade sero atendidos. O planejamento da qualidade deve ser consistente com todos os outros requisitos do sistema da qualidade do fornecedor e deve ser documentado em um formato adequado ao mtodo de operao do fornecedor. O fornecedor deve levar em considerao as seguintes atividades, como apropriado no atendimento aos requisitos especificados para produtos, projetos ou contratos: a) preparao de planos da qualidade b) identificao e obteno de quaisquer controles, processos, equipamentos (incluindo equipamentos de inspeo e ensaio) dispositivos, recursos e habilidades que possam ser necessrios para atingir a qualidade requerida;

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

c) asseguramento da compatibilidade do projeto, do processo de produo, da instalao, dos servios associados, dos procedimentos de inspeo e ensaios e da documentao aplicvel; d) atualizao, quando necessria, das tcnicas de controle da qualidade, de inspeo e de ensaio incluindo o desenvolvimento de nova instrumentao; e) identificao de qualquer requisito de medio envolvendo capacidade que exceda o estado da arte conhecido, em tempo hbil para se desenvolver a capacidade necessria; f) identificao de verificao adequada, em estgios apropriados, na realizao do produto; g) esclarecimento de padres de aceitabilidade para todas as caractersticas e requisitos, inclusive aqueles que contenham um elemento subjetivo, h) identificao e preparao de registros da qualidade (ver 4.16). NOTA 8 Os planos da qualidade mencionados (ver 4.2.3 a) podem estar na forma de uma referncia aos procedimentos documentados apropriados que fazem parte integrante do sistema da qualidade do fornecedor. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.3 Anlise crtica de contrato4.3.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para anlise crtica de contrato e para coordenao destas atividades. 4.3.2 Anlise crtica Antes da submisso de uma proposta ou da aceitao de um contrato ou pedido (estabelecimento de requisitos), a proposta, contrato ou pedido deve ser analisado criticamente pelo fornecedor para assegurar que: a) os requisitos esto adequadamente definidos e documentados; quando a definio, por escrito, do requisito no estiver disponvel, para um pedido recebido por meios verbais, o fornecedor deve assegurar que os requisitos do pedido esto acordados, antes da sua aceitao; b) quaisquer diferenas entre os requisitos do contrato ou do pedido e aqueles contidos na proposta esto resolvidas; c) o fornecedor tem capacidade para atender aos requisitos contratuais ou do pedido. 4.3.3 Emenda a um contrato O fornecedor deve identificar como uma emenda a um contrato feita e, transferida corretamente s funes envolvidas dentro da organizao do fornecedor. 4.3.4 Registros

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

Devem ser mantidos registros das anlises crticas de contrato (ver 4.16). NOTA 9 Convm que sejam estabelecidos canais para comunicao e interfaces com a organizao do cliente, para esses assuntos contratuais Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.4 Controle de projetoO objetivo desta Norma no inclui requisitos de sistema da qualidade para controle de projeto. Este item foi includo apenas para manter a uniformidade da numerao dos ttulos com a NBR ISO 9001. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.5 Controle de documentos e de dados4.5.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para controlar todos os documentos e dados que digam respeito aos requisitos desta Norma, incluindo, na extenso aplicvel, documentos de origem externa, tais como normas e desenhos do cliente. NOTA 10 Documentos e dados podem estar sob a forma de cpia fsica, meios eletrnicos e outros. 4.5.2 Aprovao e emisso de documentos e dados Os documentos e dados devem ser analisados criticamente e aprovados quanto sua adequao por pessoal autorizado, antes de sua emisso. Uma lista-mestra ou procedimento equivalente de controle de documentos, identificando a situao da reviso atual de documentos, deve ser estabelecida e estar prontamente disponvel, a fim de evitar o uso de documentos no-vlidos e/ou obsoletos. Este controle deve assegurar que: a) as emisses pertinentes de documentos apropriados estejam disponveis em todos os locais onde so executadas as operaes essenciais para o funcionamento efetivo do sistema da qualidade, b) documentos no-vlidos e/ou obsoletos sejam prontamente removidos de todos os pontos de emisso ou uso, ou, de alguma outra forma, garantidos contra o uso no-intencional, c) quaisquer documentos obsoletos retidos por motivos legais e/ou para preservao de conhecimento sejam adequadamente identificados. 4.5.3 Alteraes em documentos e dados As alteraes em documentos e dados devem ser analisadas criticamente e aprovadas pelas mesmas funes/organizaes que realizaram a anlise crtica e aprovao originais, salvo prescrio em contrrio. As funes/organizaes designadas devem ter acesso s informaes bsicas pertinentes para subsidiar suahttp://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

anlise crtica e aprovao Onde praticvel, a natureza das alteraes deve ser identificada no documento ou em anexos apropriados. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.6 Aquisio4.6.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para assegurar que os produtos adquiridos (ver 3. 1) esto em conformidade com os requisitos especificados. 4.6.2 Avaliao de subcontratados O fornecedor deve: a) avaliar e selecionar subcontratados com base na capacidade desses para atender aos requisitos de subcontratao, incluindo requisitos de sistema da qualidade e de quaisquer requisitos especficos de garantia da qualidade, b) definir o tipo e a abrangncia do controle exercido pelo fornecedor sobre os subcontratados. Isto deve depender do tipo do produto, do impacto do produto subcontratado na qualidade do produto final e, onde aplicvel, dos relatrios de auditorias da qualidade e/ou registros da qualidade da capacidade e do desempenho dos subcontratados previamente demonstrados, c) estabelecer e manter registros da qualidade de subcontratados aceitveis (ver 4.16). 4.6.3 Dados para aquisio Os documentos para aquisio devem conter dados que descrevam claramente o produto pedido, incluindo, onde aplicvel: a) tipo, grau, classe ou outra identificao precisa, b) ttulo ou outra identificao clara e edies aplicveis de especificaes, desenhos, requisitos de processos, instrues para inspeo e outros dados tcnicos relevantes, inclusive requisitos para aprovao ou qualificao de produto, procedimentos, equipamentos de processo e pessoal, c) ttulo, nmero e edio da norma de sistema da qualidade a ser aplicada. O fornecedor deve analisar criticamente e aprovar os documentos de aquisio quanto adequao dos requisitos especificados, antes da sua liberao. 4.6.4 Verificao do produto adquirido 4.6.4.1 Verificao pelo fornecedor nas instalaes do subcontratado Quando o fornecedor se propuser verificar produtos adquiridos nas instalaes do subcontratado, o fornecedor deve especificar nos documentos de aquisio as disposies de verificao e o mtodo de liberao do produto.http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

4.6.4.2 Verificao pelo cliente do produto subcontratado Quando especificado no contrato, o cliente do fornecedor ou o representante do cliente deve ter o direito de verificar nas instalaes do subcontratado, e do fornecedor se o produto subcontratado est em conformidade com os requisitos especificados. Tal verificao no deve ser usada pelo fornecedor como evidncia de efetivo controle da qualidade pelo subcontratado. A verificao pelo cliente no deve isentar o fornecedor da responsabilidade de prover produtos aceitveis, nem deve impedir subseqente rejeio pelo cliente. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.7 Controle de produto fornecido pelo clienteO fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para o controle de verificao, de armazenamento de manuteno de produto fornecido pelo cliente, destinado incorporao aos fornecimentos ou a atividades relacionadas. Qualquer extravio, dano ou inadequao ao uso desses produtos deve ser registrado e relatado ao cliente (ver 4.16). A verificao pelo fornecedor no isenta o cliente da responsabilidade de prover produto aceitvel. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.8 Identificao e rastreabilidade de produtoQuando apropriado, o fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para identificao de produto por meios adequados, a partir do recebimento e durante todos os estgios de produo, entrega e instalao. Onde e na abrangncia em que a rastreabilidade for um requisito especificado, o fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados, de forma que os produtos, individualmente ou em lotes, tenham uma identificao nica. Esta identificao deve ser registrada (ver 4.16). Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.9 Controle de processoO fornecedor deve identificar e planejar os processos de produo, instalao e servios associados que influem diretamente na qualidade e deve assegurar que estes processos sejam executados sob condies controladas. Condies controladas devem incluir: a) procedimentos documentados definindo o mtodo de produo, instalao e servios associados, onde a

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

ausncia de tais procedimentos possa afetar adversamente a qualidade, b) uso de equipamentos adequados de produo, instalao e servios associados e um ambiente adequado de trabalho, c) conformidade com normas/cdigos de referncia, planos da qualidade e/ou procedimentos documentados, d) monitorizao e controle de parmetros adequados do processo e caractersticas do produto, e) aprovao de processos e equipamentos, como apropriado, f) critrios de execuo, os quais devem ser estipulados da maneira prtica mais clara (por exemplo.- normas escritas, amostras representativas ou ilustraes); g) manuteno adequada de equipamentos para assegurar a continuidade da capabilidade do processo. Onde os resultados de processos no podem ser plenamente verificados atravs de inspeo e ensaio subseqentes do produto e onde, por exemplo, as deficincias de processamento podem se tomar aparentes somente depois que o produto estiver em uso, os processos devem ser executados por operadores qualificados e/ou devem requerer monitorizao contnua e controle dos parmetros de processo para assegurar que os requisitos especificados sejam atendidos. Os requisitos para qualquer qualificao de operaes de processos, incluindo equipamento e pessoal associados (ver 4.18), devem ser especificados. NOTA 11 Tais processos, requerendo pr-qualificao de sua capabilidade, so freqentemente referenciados como processos especiais. Devem ser mantidos registros para processos, equipamentos e pessoal qualificado, como apropriado (ver 4.16), Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.10 Inspeo e ensaios4.10.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para atividades de inspeo e ensaios, com o objetivo de verificar o atendimento aos requisitos especificados para o produto. A inspeo e ensaios requeridos, e os registros a serem estabelecidos, devem ser detalhados no plano da qualidade ou em procedimentos documentados. 4.10.2 Inspeo e ensaios no recebimento 4.10.2.1 O fornecedor deve assegurar que os produtos recebidos no sejam utilizados ou processados (exceto nas circunstncias descritas em 4.10.2.3) at que tenham sido inspecionados ou verificados de alguma for ma como estando em conformidade com os requisitos especificados. A verificao de

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

conformidade com os requisitos especificados deve estar de acordo com o plano da qualidade e/ou procedimentos documentados. 4.10.2.2 Na determinao da abrangncia e da natureza da inspeo de recebimento, deve ser levada em considerao a abrangncia do controle exercido nas instalaes do subcontratado e as evidncias registradas de conformidade fornecidas. 4.10.2.3 Quando for liberado antes da verificao para fins de produo urgente, o produto recebido deve ser identificado e registrado de maneira apropriada (ver 4.16), a fim de permitir recolhimento imediato e substituio no caso de no-conformidade com os requisitos especificados. 4.10.3 Inspeo e ensaios durante o processo O fornecedor deve: a) inspecionar e ensaiar o produto como requerido pelo plano da qualidade e/ou procedimentos documentados, b) reter o produto at que as inspees e os ensaios requeridos tenham sido concludos ou os relatrios necessrios tenham sido recebidos e verificados, exceto quando o produto liberado conforme procedimentos de recolhimento (ver 4.10.2.3). A liberao conforme procedimentos de recolhimento no deve impossibilitar as atividades prescritas em 4.10.3.a). 4.10.4 Inspeo e ensaios finais O fornecedor deve executar toda inspeo e ensaios finais conforme o plano da qualidade e/ou procedimentos documentados, para completar a evidncia de conformidade do produto acabado com os requisitos especificados. O plano da qualidade e/ou os procedimentos documentados para a inspeo e ensaios finais devem exigir que todas as inspees e ensaios especificados, inclusive aqueles especificados tanto para o recebimento do produto como durante o processo, tenham sido executados e que seus resultados atendam aos requisitos especificados. Nenhum produto deve ser expedido at que todas as atividades especificadas no plano da qualidade e/ou nos procedimentos documentados tenham sido satisfatoriamente completadas, e os dados e documentao associados estejam disponveis e autorizados. 4.10.5 Registros de inspeo e ensaios O fornecedor deve estabelecer e manter registros que forneam evidncias de que o produto foi inspecionado e/ou ensaiado. Estes registros devem demonstrar claramente se o produto foi aprovado ou no nas inspees e/ou ensaios, de acordo com os critrios de aceitao definidos. Quando o produto for reprovado em qualquer inspeo e/ou ensaio, devem ser aplicados os procedimentos para controle de produto no-conforme (ver 4.13). Os registros devem identificar a autoridade de inspeo responsvel pela liberao do produto (ver 4.16). Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

4.11 Controle de equipamentos de inspeo, medio e ensaios4.11.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para. controlar, calibrar e manter os equipamentos de inspeo, medio e ensaios (incluindo ".software" de ensaio) utilizados pelo fornecedor para demonstrar a conformidade do produto com os requisitos especificados. Os equipamentos de inspeo, medio e ensaios devem ser utilizados de tal forma, que assegurem que a incerteza da medies seja conhecida e consistente com a capacidade de medio requerida. Quando "software " para ensaios ou referncias comparativas, tais como materiais e equipamentos para ensaio, so utilizados como meio adequado de inspeo, eles devem ser conferidos, para provar que so capazes de verificar a aceitabilidade do produto, antes da liberao para uso durante a produo, instalao ou servios associados, e devem ser reconferidos a intervalos preestabelecidos. O fornecedor deve estabelecer a extenso e a Seqncia de tais verificaes e deve manter registros como evidncia do controle (ver 4.16). Quando a disponibilidade de dados tcnicos relativos a equipamentos de inspeo, medio e ensaios for um requisito especificado, tais dados devem estar disponveis, quando requeridos pelo cliente ou seu representante, para a verificao da adequao funcional dos equipamentos de inspeo, medio e ensaios. NOTA 12 Para os propsitos desta Norma, o termo equipamentos de medio inclui dispositivos de medio. 4.11.2 Procedimento de controle O fornecedor deve: a) determinar as medies a serem feitas e a exatido requerida, e selecionar os equipamentos apropriados de inspeo, medio e ensaios com exatido e preciso necessrias, b) identificar todos os equipamentos de inspeo, medio e ensaios que possam afetar a qualidade do produto e calibr-los e ajust-los a intervalos prescritos ou antes do uso, contra equipamentos certificados que tenham uma relao vlida conhecida com padres nacional ou internacionalmente reconhecidos. Quando no existirem tais padres, a base utilizada para calibrao deve ser documentada, c) definir o processo empregado para a calibrao de equipamentos de inspeo, medio e ensaios, incluindo detalhes como: tipo do equipamento, identificao nica, localizao, freqncia de conferncia, mtodo de conferncia, critrios de aceitao e a ao a ser tomada quando os resultados forem insatisfatrios, d) identificar equipamentos de inspeo, medio e ensaios com um indicador adequado, ou registros de identificao aprovados, para mostrar a situao da calibrao; e) manter registros de calibrao para os equipamentos de inspeo, medio e ensaios (ver 4.16), f) avaliar e documentar a validade dos resultados de inspeo e ensaios anteriores quando os equipamentos de inspeo, medio ou ensaios forem encontrados fora de aferio; g) assegurar que as condies ambientais sejam adequadas para calibraes, inspees, medies e ensaios que estejam sendo executados; h) assegurar que o manuseio, preservao e armazenamento dos equipamentos de, inspeo, medio e ensaios sejam tais, que a exatido e a adequao ao uso sejam mantidas;http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

i) proteger as instalaes de inspeo, medio e ensaios, incluindo tanto materiais e equipamentos como "software" para ensaios, contra ajustes que possam invalidar as condies de calibrao. NOTA 13 O sistema de comprovao metrolgica para equipamento de medio da NBR ISO 100 12 pode ser usado como orientao. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.12 Situao de inspeo e ensaiosA situao de inspeo e ensaios do produto deve ser identificada atravs de meios adequados, os quais indiquem a conformidade ou no do produto com relao a inspeo e ensaios realizados. A identificao da situao de inspeo e ensaios deve ser mantida como definido no plano da qualidade e/ou procedimentos documentados, ao longo da produo, instalao e servios associados do produto, para assegurar que somente produto aprovado pela inspeo e ensaios requeridos ou liberado sob concesso autorizada (ver 4.13.2) seja expedido, utilizado ou instalado. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.13 Controle de produto no-conforme4.13.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para assegurar que o produto noconforme com os requisitos especificados tenha prevenida sua utilizao ou instalao no-intencional. Este controle deve prover identificao, documentao, avaliao, segregao (quando praticvel), disposio de produto no-conforme e notificao s funes envolvidas. 4.13.2 Anlise crtica e disposio de produto no-conforme A responsabilidade pela anlise crtica e a autoridade pela disposio de produto no-conforme devem ser definidas. O produto no-conforme deve ser analisado criticamente de acordo com procedimentos documentados. O produto pode ser: a) retrabalhado para atender aos requisitos especificados, b) aceito com ou sem reparo, mediante concesso, c) reclassificado para aplicaes alternativas, ou d) rejeitado ou sucatado. Quando requerido pelo contrato, o uso ou reparo proposto do produto (ver 4.13.2b) que no esteja em conformidade com os requisitos especificados deve ser relatado ao cliente ou seu representante, para fins dehttp://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

concesso. A descrio da no-confomidade que tenha sido aceita, e dos reparos, deve ser registrada para indicar a condio real (ver 4.16). Produto retrabalhado e/ou reparado deve ser reinspecionado conforme o plano da qualidade e/ou os procedimentos documentados. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.14 Ao corretiva e ao preventiva4.14.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para implementao de aes corretivas e aes preventivas. Quaisquer aes corretivas ou aes preventivas tomadas para eliminar as causas de no-confomidades reais ou potenciais devem ser em grau apropriado magnitude dos problemas e proporcionais aos riscos encontrados. O fornecedor deve implementar e registrar quaisquer alteraes nos procedimentos documentados resultantes de aes corretivas e aes preventivas. 4.14.2 Ao corretiva Os procedimentos para ao corretiva devem incluir: a) o efetivo tratamento de reclamaes de clientes e de relatrios de no-confomidades de produto, b) investigao da causa das no-conformidades relacionadas ao produto, processo e sistema da qualidade, e registro dos resultados da investigao (ver 4.16), c) determinao da ao corretiva necessria para eliminar a causa de no-confomidades, d) aplicao de controles para assegurar que a ao corretiva est sendo tomada e efetiva. 4.14.3 Ao preventiva Os procedimentos para ao preventiva devem incluir. a) o uso de fontes apropriadas de informao, tais como processos e operaes de trabalho que afetem a qualidade do produto, concesses, resultados de auditoria, registros da qualidade, relatrios de servio e reclamaes de clientes, para detectar, analisar e eliminar causas potenciais de no-conformidades; b) determinao dos passos necessrios para lidar com quaisquer problemas que requeiram ao preventiva; c) iniciao de ao preventiva e aplicao de controle para assegurar que a ao efetiva, d) assegurar que informao relevante sobre as aes tomadas submetida anlise crtica pela Administrao (ver 4.1.3).

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.15 Manuseio, armazenamento, embalagem, preservao e entrega4.15.1 Generalidades O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para manuseio, armazenamento, embalagem, preservao e entrega de produto. 4.15.2 Manuseio O fornecedor deve providenciar mtodos de manuseio do produto que previnam danos ou deteriorao. 4.15.3 Armazenamento O fornecedor deve utilizar depsitos ou reas de armazenamento designados, para prevenir danos ou deteriorao de produto aguardando uso ou entrega. Mtodos apropriados para autorizao de recepo e expedio nestas reas devem ser estipulados. De forma a detectar deteriorao, a condio do produto em estoque deve ser avaliada a intervalos apropriados. 4.15.4 Embalagem O fornecedor deve controlar os processos de embalagem, acondicionamento e marcao (inclusive os materiais utilizados) na extenso necessria, para assegurar a conformidade com os requisitos especificados. 4.15.5 Preservao O fornecedor deve aplicar mtodos apropriados para preservao e segregao de produto, quando tal produto estiver sob seu controle. 4.15.6 Entrega O fornecedor deve providenciar a proteo da qualidade do produto aps a inspeo e os ensaios finais. Onde contratualmente especificado, esta proteo deve ser estendida para incluir a entrega do produto no destino. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.16 Controle de registros da qualidadeO fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para identificar, coletar, indexar, acessar, arquivar, armazenar, manter e dispor os registros da qualidade. Os registros da qualidade devem ser mantidos para demonstrar conformidade com os requisitos especificados e a efetiva operao do sistema da qualidade. Registros da qualidade pertinentes oriundos de subcontratados

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

devem ser considerados como parte destes dados. Todos os registros da qualidade devem ser legveis e armazenados e mantidos de tal forma que sejam prontamente recuperveis, em instalaes que forneam condies ambientais adequadas para prevenir danos, deteriorao e perda. Os tempos de reteno dos registros da qualidade devem ser estabelecidos e registrados. Quando acordado em contrato, os registros da qualidade devem estar disponveis para avaliao pelo cliente ou seu representante durante um perodo acordado. NOTA 14 Registros podem estar sob a forma de cpia fsica, meios eletrnicos e outros. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.17 Auditorias internas da qualidadeO fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para planejamento e implementao de auditorias internas da qualidade, para verificar se as atividades da qualidade e respectivos resultados esto em conformidade com as disposies planejadas e para determinar a eficcia do sistema da qualidade. As auditorias internas da qualidade devem ser programadas com base na situao atual e importncia da atividade a ser auditada, e devem ser executadas por pessoal independente daquele que tem responsabilidade direta pela atividade que est sendo auditada. Os resultados das auditorias devem ser registrados (ver 4.16) e levados ao conhecimento do pessoal que tenha responsabilidade na rea auditada. O pessoal da Administrao responsvel pela rea deve tomar, em tempo hbil, aes corretivas referentes s deficincias encontradas durante a auditoria. Atividades de acompanhamento de auditoria devem verificar e registrar a implementao e a eficcia das aes corretivas tomadas (ver 4.16). NOTAS 15 Os resultados de auditorias internas da qualidade so parte integrante das informaes necessrias s atividades de anlise crtica pela Administrao (ver 4.1.3). 16 Diretrizes sobre auditorias de sistema da qualidade so dadas na NBR ISO 10011. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.18 TreinamentoO fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para identificar as necessidades de treinamento e providenci-lo para todo o pessoal que executa atividades que influem na qualidade O pessoal que executa tarefas especificamente designadas deve ser qualificado com base na instruo, treinamento e/ou experincia apropriados conforme requerido. Registros apropriados do treinamento devem ser mantidos (ver 4.16).

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.19 Servios associadosQuando os servios associados forem um requisito especificado, o fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para execuo, verificao e relato de que o servios associados atendem aos requisitos especificados. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

4.20 Tcnicas estatsticas4.20.1 Identificao da necessidade O fornecedor deve identificar a necessidade de tcnicas estatsticas requeridas para estabelecimento, controle e verificao da capabilidade do processo e das caractersticas do produto. 4.20.2 Procedimentos O fornecedor deve estabelecer e manter procedimentos documentados para implementar e controlar a aplicao das tcnicas estatsticas identificadas em 4.20.1. Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

Anexo A BibliografiaNBR ISO 9000-1/1994, Normas de gesto da qualidade e garantia da qualidade - Parte 1: Diretrizes para seleo e uso NBR ISO 9000-2/1994, Normas de gesto da qualidade e garantia da qualidade - Parte 2: Diretrizes gerais para a aplicao das NBR ISO 9001, NBR ISO 9002 e NBR ISO 9003 NBR ISO 9000-3 /1993, Normas de gesto da qualidade e garantia da qualidade - Parte 3: Diretrizes para a aplicao da NBR ISO 9001 ao desenvolvimento, fornecimento e manuteno de "software" NBR ISO 9001/1994, Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produo, instalao e servios associados NBR ISO 9003/1994, Sistemas da Qualidade - Modelo para garantia da qualidade para inspeo e ensaios finais

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]

NBR ISO 9002

NBR ISO 10011-1/1993, Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria NBR ISO 10011-2/1993, Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 2: Critrios para qualificao de auditores de sistema da qualidade NBR ISO 10011-3/1993, Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 3: Gesto de programas de auditoria NBR ISO 10012-1/1993, Requisitos de garantia da qualidade para equipamento de medio Parte 1: Sistema de comprovao metrolgica para equipamento de medio NBR ISO 10013 Diretrizes para desenvolvimento de manual da qualidade ISO/TR 13425, Guidelines for the selection of statistical methods in standardization and specification Voltar para os requisitos Voltar ao incio.

http://reocities.com/ResearchTriangle/campus/8915/nbr_iso_9002.html#Introduo[23/01/2012 19:30:21]