Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das...

65
Negociação Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC

Transcript of Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das...

Page 1: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

NegociaçãoNegociação

Escola Paulista de Negócios - UMC

Page 2: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

ConceitoConceitoA negociação permeia as relações das

pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações.

Pode-se citar como exemplos: negociação sindical, gestores e colaboradores, vendedores e clientes, compradores e fornecedores.

Page 3: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

As organizações fundamentam-se no trabalho em equipe, as pessoas precisam trabalhar com os pares sob os quais não há hierarquia ou autoridade, não compartilham a chefia, nesse caso as habilidades de negociação tornam-se críticas.

Negociação é o processo pelo qual duas ou mais partes trocam bens e serviços e buscam um acordo sobre as vantagens dessa troca para elas.

Page 4: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 5: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

O processo de negociação pode ser dividido em: Negociação distributiva e integrativa.

Negociação distributiva: nesse processo é fazer com que o oponente concorde com seu ponto alvo, ou chegue o mais perto possível dele.

Negociação Integrativa: a resolução de problemas de maneira integrativa opera sob a premissa de que há um ou mais acordos que podem gerar uma solução ganha - ganha.

Page 6: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 7: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

No ambiente organizacional a negociação

integrativa é preferível a distributiva, pois a

integrativa constrói relacionamentos de

longo prazo e facilita trabalho conjunto no

futuro. Ela une os negociadores e todos

saem da mesa de negociação vitoriosos.

Já a distributiva deixa uma das partes

sentindo-se perdedora, gera animosidades

e divide as pessoas.

Page 8: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

A negociação integrativa necessita que as partes estejam envolvidas, há que se ter franqueza nas informações, sensibilidade em relação às necessidades mútuas, capacidade de confiar umas nas outras e disposição para manter certa flexibilidade.

O processo negocial compreende cinco etapas a saber: preparação e planejamento, definir as regras básicas, esclarecimentos e justificativas, negociação e solução de problemas e conclusão e implementação.

Page 9: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Preparação ePlanejamento

Definição das Regras básicas

Esclarecimentos e justificativas

Negociação eSolução de Problemas

Conclusão e Implementação

Processo de Negociação

Page 10: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Competências de Alta Competências de Alta PerformancePerformanceFoco no ClienteFoco do ClienteOrientado para soluçõesConstrutor de relacionamentosAutocontrole e resistência ao StressOrientado para conquistaCapacidade de ordenação analíticaEMPATIAPreocupação com a qualidadeCrenças de autosuperação

Page 11: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 12: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Processo de VendasProcesso de VendasProspecção : localização contato impressão ancoras

Abordagem: necessidades rapport

Page 13: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Produtos: objeções soluções

Fechamento: sinais relacionamento pós vendas

Page 14: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Prospecção Estratégica

Page 15: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Prospecção EstratégicaLocalizaçãoContatoEntendimento do NegócioPrimeira ImpressãoReferênciasÂncoras

Page 16: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Visão Dinâmica do Processo

Agir sobre as informações

Tomar Decisões

Fornecer InformaçõesObter informações

Page 17: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Estilos de NegociaçãoC.G. Jung psicanalista suiço, afirmou que

todas as pessoas utilizam uma mescla de estilos de negociação.

É possível ser flexível e modificar tempora riamente seu estilo dominante para comuni car-se com mais sensibilidade diante do estilo do interlocutor, isto é, aprender a falar sua linguagem.

Page 18: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Linguagem no Processo de Negociação

Page 19: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

ComunicaçãoQuando nos comunicamos com outra

pessoa, percebemos sua reação e reagimos de acordo com nossos sentimentos e pensamentos. Nosso comportamento é gerado pelas reações internas à aquilo que vemos ou ouvimos.

Nós nos comunicamos por meio de palavras, do tom de voz e do nosso corpo: postura, gestos e expressões.

As palavras são o conteúdo da mensagem, e a postura, os gestos, a expressão e o tom de voz são o contexto no qual a mensagem está embutida, juntos formam o significado da comunicação.

Page 20: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Comunicação no Processo de Negociação

ObjetivosClareza e altaconvicção emobtê-los

PercepçãoAcuidade e Feed Back do interlocutor

Adaptação

Flexibilidade para adaptação ao interlocutor

O

PA

Page 21: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

SegmentaçãoSegmentaçãoA comunicação tem lugar em diferentes

niveis. Compreender uma questão não é apenas ter a informação, mas também ligar esta informação a outras partes do nosso mapa mental.

Falar em ambos universos de informação significa falar de maneira mais global e genérica. O que no processo negocial seria trabalhar com interesses e critérios, coisas que estão acima do problema, ou seja a busca de solução está acima dos interesses.

Page 22: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Os grandes negociadores além de saberem as estratégias, sabem como circular na segmentação, subindo quando houver discordância, descendo quando houver acordos e lateralização para gerar opções e alternativas.

Page 23: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Segmentar para cima em busca de interesses e critérios.

Segmentar parabaixo em buscade especificações.

Segmentar Lateralmenteem busca de opções.

Page 24: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

PERCEPÇÃO

Page 25: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 26: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 27: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Estilos de NegociaçãoUsamos, a maior parte do tempo, dois desses

estilos: ao dar e receber informações.

Page 28: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

A maioria das pessoas têm um estilo de comportamento dominante, no qual confia a maior parte do tempo.

Mas muitas delas têm um estilo, completamen te diferente em situações de stress ou pressão.

A identificação do estilo de Negociação não é um indicador de nível intelectual, habilidades profissionais, nem nível de estabilidade emocional.

Page 29: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 30: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Estilos de NegociaçãoEstilos de NegociaçãoO comportamento da pessoa é

como o volume do rádio. Ele só é agradável e portanto, confortável, quando está em um nível em que possa ser ouvido com prazer.

Page 31: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

INEFICAZ

EFICAZ

Page 32: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

ANALÍTICOANALÍTICOPrefere a LÓGICA a emoção;Argumenta com fatos;Valoriza a ORGANIZAÇÃO;Tem dificuldade de TOMAR DECISÃO;É minucioso e DETALHISTA;Defende POSIÇÕES;Obedece REGRAS;Julga pela primeira IMPRESSÃO;Credibilidade, confiabilidade,

experiência.

Page 33: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 34: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

CONTROLADORCONTROLADORFoco em si mesmo;Busca RESULTADOS;PRAGMÁTICO;É IMPULSIVO;Pouco planejamento;Usa o poder do PODER;Barganhador;Ameaçador;Toma DECISÕES rapidamente;

Page 35: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

É ousado, corre risco;Altera o tom de VOZ;Não reconhece erros;Não é HUMILDE;NHS – na hora não sai;Práticas espaçosas;Importância para o STATUS;Esportes Radicais.

Page 36: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 37: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

APOIADORAPOIADORPrioriza o RELACIONAMENTO;Estabelece rapidamente EMPATIA;Chantagem emocional;Mapeia Estratégias de DECISÃO;Revela SENTIMENTOS;Usa da FIDELIZAÇÃO;Busca eventos do Passado;Compromissado.

Page 38: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 39: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

VISIONÁRIOVISIONÁRIORompe REGRAS;Alta FLEXIBILIDADE;Busca SUGESTÕES;REFORMULADOR;Foco em SOLUÇÕES;Tem orientação FUTURA;DESCOMPROMISSADO;Muda sempre de opinião;IRREVERÊNCIA;Tem solução para TUDO.

Page 40: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 41: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO

ESTILO VALORIZA PRODUTO

ANALÍTICO ORGANIZAÇÃO DETALHISTA

CONTROLADOR

RESULTADOS PROCESSOS LONGOS

APOIADOR RELACIONAMENTO

CONFLITO , INFIDELIDADE

VISIONÁRIO SOLUÇÕES REGRAS, COMPROMISSOS

Page 42: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Características X Características X BenefíciosBenefícios

Características: descrevem o que o produto/serviço é ou faz;

Benefícios: descrevem a necessidade que o produto ou serviço satisfaz;

As características são limitadas como Ferramenta de venda. Tornam-se importantes quando o cliente reconhece nelas um benefício.

Page 43: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Vendas de SoluçãoVendas de Solução

O cliente tem uma necessidade que você

identificou

A necessidade pode ser atendida com um produto que

você vende

Você não está vendendoo produto, e sim oferecendo soluções pra satisfazer a necessidade do cliente

Page 44: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

VENDA DE SOLUÇÃOVENDA DE SOLUÇÃO

NECESSIDADE VERBALIZADA

BENEFÍCIOS

VENDA DE SOLUÇÃO

Page 45: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

IDENTIFICAR A IDENTIFICAR A OBJEÇÃOOBJEÇÃO

As objeções ocorrem por:

1.Desconfiança;2.Desvantagem;3.Desconhecimento.

Page 46: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

RESPOSTAS AS RESPOSTAS AS OBJEÇÕESOBJEÇÕES

Se a objeção ocorre por:

1.Desconfiança Prove

2.Desvantagem Enfatize benefícios

3.Desconhecimento Informe

Page 47: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Roteiro para Superação Roteiro para Superação das Objeçõesdas Objeções

1. Identifique a objeção. As objeções podem ocorrer por:

Desconfiança; Desvantagem; Desconhecimento.

Page 48: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

2. Respeite o ponto de vista e o direito de objetar:

NUNCA USE: discordo, mas,

porém, contudo, só que, no entanto, embora...

USE: respeito, somado, aliado, completando, e...

Recupere o RAPPORT perdido.

Page 49: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

3. Verifique, se você julga que compreendeu a objeção:

Parafraseie, recapitule e resuma a questão

Obtenha o SIM, através do SIM

REPETIDO Pergunte agora: O que o IMPEDE

DE...? Escute e...

Page 50: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

4. Resolva: Desvantagem: está havendo alguma

comparação com o mercado, concorrência ou histórico. Verifique a sua SIGNIFICÂNCIA e devolva em VALORES OU CRITÉRIOS mais significativos.

Desconhecimento: está havendo interpretação errônea sobre a proposta. Ou você não foi claro, ou a contra-parte não compreendeu sua declaração de benefícios.

Page 51: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Desconfiança: existe um SIGNIFICADO CONCLUSIVO, através de uma generaliza ção ou de significado ou de causa e efeito.

É preciso buscar como foi feita esta generali zação e quais os fundamentos para não acreditar que isto ocorra adiante. Aqui é preciso que se PROVE; enfatize valores que estão em jogo e forneça o significado.

5. Confirme Certifique-se que a sua solução satisfaz ao

cliente, caso contrário reinicie o processo.

Page 52: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

6. Faça o Acordo Condicional “Então se eu puder demonstrar de maneira satisfatória para você que cuidaríamos de X, você ficaria interessado nesta proposta, não é?

Page 53: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 54: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

ObjeçõesObjeções1. O programa é bom, mas é muito

caro.2. Na consultoria ABC eles customizam

o programa.3. Estes consultores, será que são

bons?4. Com este preço vai ser impossível!5. Vou estudar a proposta e lhe

telefono depois.6. Preciso consultar nossa Diretoria.

Page 55: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

7. Prefiro esperar o resultado da primeira turma para fechar o resto.

8. Eu quero comparar as duas propostas.

9. Vou ter que cancelar aquelas datas.

10. Aqui na empresa já temos uma consultoria que nos serve muito bem.

Page 56: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

RAPPORT

Page 57: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

InfluênciaInfluênciaOs mitos da influênciaUm dos mitos sobre as pessoas com grande poder

de Influência é que elas nascem assim.Cada um de nós tem predisposição para determina dos conjuntos de habilidades, mas ninguém as

dominatotalmente.Os grandes comunicadores lhes dirão que

assumiram o compromisso consigo mesmo de buscar, estudar e Aprender.

Page 58: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

O que significa influência?

Influência é a habilidade de oferecer aos outros um VALOR atraente.

A chave para esta definição é que os Valores não

são seus,mas deles. Os valores deles são aquilo a que vão reagir. Pessoas influentes são as que sabem ver e ouvir como as pessoas expressam seus valores e que são capazes de fazer perguntas chave para descobrir esses valores.

Page 59: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

NEGOCIAR com influência é o momento

onde há identificação das DIFERENÇAS de

VALORES e seja possível haver sua TROCA.

Page 60: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

O Diagrama da InfluênciaO Diagrama da Influência

PI-Processos Internos

EI – Estado Interno

CE-Comportamento

Externo

O que faz.Estilo de negociaçãoLinguagem

Como e Porque faz.Movimento OcularEstratégias MentaisCrenças e ValoresMotivos

Estado em que seEncontra.Fisiologia (Ação eReação)Emoção

Page 61: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Descobrindo ValoresDescobrindo ValoresPara descobrir valores é preciso

buscar o que é importante em determinada situação como:

O que é importante para você?O que você valoriza?O que significa para você uma

equipe motivada?Numa negociação, você pode

descobrir que existem escala de valores.

Page 62: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Quando você conhece o critério mais importante de uma pessoa como a segurança, em geral é muito mais fácil fazer um negócio, por dois motivos diferentes.

Primeiro se o produto ou serviço realmente satisfaz o critério principal, os clientes em potencial poderão decidir favoravelmente.

Page 63: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.

Segundo se segurança é a questão, existem muitas maneiras (opções) de garanti-la sobre as quais o cliente ainda não pensou.

Page 64: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.
Page 65: Negociação Escola Paulista de Negócios - UMC. Conceito A negociação permeia as relações das pessoas no mundo, seja em grupos ou em organizações. Pode-se.