negociações seguem com o g2 e g3 - smabc.org.br52913C38-F5D6-4282-8DB4... · na Rádio Energia,...

4
Quarta-feira 31 DE AGOSTO DE 2016 Edição nº 3950 WWW.SMABC.ORG.BR PÁGINA 2 “Pela reativação dos negócios, empregos e direitos na Karmann-Ghia”, afirma Da Lua Metalúrgicos disputam vagas na semifinal. Campeonato de futsal feminino começa domingo PÁGINA 4 NEGOCIAÇÕES SEGUEM COM O G2 E G3 PÁGINA 3 EDU GUIMARÃES ADONIS GUERRA REUNIÕES COM GRUPO 10 E FUNDIÇÃO JÁ ESTÃO MARCADAS PARA AMANHÃ.

Transcript of negociações seguem com o g2 e g3 - smabc.org.br52913C38-F5D6-4282-8DB4... · na Rádio Energia,...

Quarta-feira31 de agosto de 2016

edição nº 3950

www.smabc.org.br

Página 2

“Pela reativação dos negócios, empregos e direitos na Karmann-ghia”, afirma Da Lua

metalúrgicos disputam vagas na semifinal.

campeonato de futsal feminino começa

domingoPágina 4

negociações seguem com o g2 e g3Página 3

edu guimarães

adonis guerra

Reuniões com gRupo 10 e fundição já estão maRcadas paRa amanhã.

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 31 de agosto de 2016

fotos: divulgação

notas e recados

ElEiçõEs no rádio - 1O horário eleitoral para os candidatos ao cargo de prefeito em Santo André, é transmitido na Rádio Energia, Rádio ABC, Rádio 99 FM e Trianon.

ElEiçõEs no rádio – 2Os concorrentes à prefeitura de Diadema podem expor seus projetos na Rádio Mix, Rádio Nativa FM e Comunitária Nova Diadema.

ElEiçõEs no rádio – 3A programação eleitoral é vei-culada das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. São Bernardo não terá horário eleitoral transmi-tido em nenhuma rádio.

PisO prazo para sacar o benefício do PIS/PASEP acaba hoje. Mais de um milhão de traba-lhadores ainda não receberam o abono salarial de R$ 880.

Educação

As inscrições para o Inglês sem Fronteiras abrem no dia 19 de setembro. Podem se inscrever alunos da graduação ou pós-graduação.

EnvEnEnamEnto

A antropóloga Lúcia Helena Rangel apresentou pesquisa que comprova como o uso de agrotóxicos têm contaminado o solo e a água de comunida-des indígenas.

TrabaLhaDores e Direção Da iGP fazem Doações Para a Karmann-Ghia

adonis guerra

o descontRole no uso das Redes sociais – paRte 2

Confira seus direitos

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento Jurídico

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

A reputação individual deixou de ser o patrimônio inestimável. A geração high-tech provocou uma nova etiqueta de comportamento social.

A mensagem postada em rede, dita como privativa, é passível de sigilo ou pode ser considerada como violadora dos direitos à privacidade ou intimi-dade?

Sabemos que são sigilosos os dados telefônicos e as correspondências, mas mesmo estes podem ser quebrados por ordem judicial. O acesso ao público exterior é restrito, porém não absoluto.

Os tribunais reconhecem que a priva-cidade não tem caráter absoluto. Impõe realçar que o indivíduo pode decidir, sob seu exclusivo controle, a quem, quando, onde e em que termos pode "falar" em redes sociais.

As pessoas precisam atentar para os danos que suas mensagens podem cau-sar à sua própria imagem e à reputação de terceiros diante do provável vaza-mento, seja por meio de acessos legíti-mos, ou não, por contato com pessoas mal intencionadas, com a instalação de programas maliciosos, sobretudo

quando se sabe do alcance de uma in-formação.

O que poderia ser uma simples e mera brincadeira entre amigos se tor-na público podendo ser acessado por outras pessoas e usado contra si, agora, ou futuramente, comprometendo a imagem profissional de quem assim se manifestou.

Enfim, a regra geral é agir sempre com cautela e responsabilidade.

Significa também que as pessoas deverão responder pelos seus atos, não apenas na esfera cível, como na criminal.

Os trabalhadores na ocupa-ção da Karmann-Ghia, em São Bernardo, receberam a solida-riedade dos companheiros e da direção da IGP, em Diadema, em visita à fábrica na tarde de ontem.

Foram arrecadados R$ 2.170 entre os companheiros no chão de fábrica. O valor já foi depositado na conta solidá-ria aberta pelo Sindicato. Além disso, os trabalhadores doaram 110 litros de leite e a direção da empresa doou mais 120 litros de leite.

“Dialogamos com um por um sobre a situação na Karmann-Ghia e cada companheiro doou o que podia. A solidariedade é muito importante neste mo-mento de resistência”, expli-cou o coordenador de área da Regional Diadema, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua.

“É fundamental que toda a categoria faça doações para fortalecer a luta pela reativa-ção dos negócios, empregos e direitos”, prosseguiu.

O diretor presidente da IGP, Renato Cicarelli, falou sobre a

conta solidáRia Os Metalúrgicos do ABC abriram uma conta corrente para

receber doações aos companheiros na ocupação da Karmann-Ghia.

Banco do Brasil: 001agência: 6550-1conta corrente: 33247-X nome do favorecido: Sindicato dos Metalúrgicos do ABCcnpj do sindicato: 71.535.520/0001-47

importância da colaboração entre as pessoas. “Tem que haver solidariedade. Se todos puderem ajudar um pouco, esse pouco é muito para quem está precisando”, disse.

A ocupação teve início em

13 de maio para garantir os direitos trabalhistas e preservar o patrimônio na fábrica com a indefinição de quem são os reais proprietários da empresa.

Com a aprovação dos tra-balhadores, o Sindicato en-

trou na Justiça com pedido de falência da autopeças por abandono de patrimônio, considerada a alternativa mais viável para que se possa iniciar um processo de retomada das atividades.

3Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 31 de agosto de 2016

fotos: edu guimarães

marina selerges

As recentes rodadas de negociação da Campa-nha Salarial realizadas

na sexta- feira, dia 26, com o G3 e ontem com o G2 apre-sentaram avanços nas cláusulas sociais.

Na manhã de ontem, na terceira rodada de negociação com o G2, na sede da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, os represen-tantes dos trabalhadores deba-teram com a bancada patronal a licença pelo tempo que for necessário para a trabalhadora que sofrer aborto e o aumento de cinco para sete meses de es-tabilidade para a companheira nesta condição.

A secretária de Mulheres da FEM-CUT, Andrea Ferreira de Sousa, a Nega, ressaltou a postura da bancada do G2. “Fico surpresa com a huma-nidade com que estão tratando o assunto. Em outros grupos não é isso que vêm aconte-cendo. A mulher que sofre aborto precisa de segurança para atravessar um momento difícil e a garantia do emprego é necessária para enfrentar essa situação”, disse.

Também foi aprofundado o debate sobre pessoas com defi-ciência. Na ocasião, represen-tantes da Associação Brasileira de Emprego Apoiado, a ABEA, estiveram presentes para com-partilhar as ações que estão sendo realizadas e a atuação da entidade com os dirigentes da

DebaTes sobre meLhorias nas cLáusuLas sociais avançam nos gruPos 2 e 3

FEM-CUT e do G2.“É um assunto novo e esse

diálogo é muito positivo. Decidimos pela formação de

um grupo de trabalho para aprofundar o debate sobre as demandas dos trabalhadores com deficiência e também

as obrigatoriedades da lei”, destacou o presidente da Fe-deração, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão.

g3A terceira rodada de nego-

ciação com os representantes do Grupo 3, na sede do Sin-dipeças, também teve avanços no debate das cláusulas sociais.

Entre elas, a inclusão de ga-rantias para trabalhadores com doenças graves e questões de gênero na Convenção Coletiva de Trabalho, CCT.

“O G3 demonstrou boa vontade de negociar nesta ro-dada. De qualquer forma, para garantir avanços efetivos é ne-cessário que os trabalhadores se mantenham mobilizados” ressaltou Luizão.

A próxima rodada de nego-ciação com o G3 está marcada para a próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, na sede da Fe-deração. Amanhã, dirigentes da FEM-CUT se reúnem na parte da manhã com representantes do G10 na sede da Fiesp. Na parte da tarde, com a Fundição na sede da Sifesp.

A Campanha Salarial 2016 tem como tema “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e di-reitos”. A pauta tem cinco itens principais: não à terceirização e à perda de direitos; estabili-dade e geração de empregos; reposição integral da inflação mais aumento real, valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas.

A data-base é 1º de setembro e estão em campanha 202.213 trabalhadores na base da FEM-CUT no Estado de São Paulo.

O São Paulo aceitou emprestar Lucão para o Dinamo Zagreb, da Croácia, mas pediu para o clube aumentar o valor da proposta pelo jogador.

Com a venda de Gabigol para o Inter de Milão, Lucas Lima (foto) herdará a camisa 10 do Santos.

Bruno Henrique, volante do Corinthians, assinou contrato de quatro anos com o Palermo da Itália. O jogador agradeceu ao Timão pelo apoio.

A cubana Omara Durand é velocista paralímpica e con-quistou o 1° lugar nos 100m e 400m rasos nos Jogos Londres 2012. É uma das favoritas ao ouro no Rio.

COPA DO BRASIL

Hoje – 21h45Fluminense X Corinthians

Mesquita

Hoje – 19h30Palmeiras X Botafogo

Allianz Parque

tribuna esportivafotos: divulgação

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Estagiária: Girrana Rodrigues. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 31 de agosto de 2016

coPa Dos meTaLúrGicos vai às quarTas De finaL

No domingo, dia 4, começa o 3º Campeonato de Futsal das Metalúrgicas do ABC. As partidas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo João Soares Brasa, Rua Marcílio Conrado, 500, Riacho Grande.

3o campeonato de futsal feminino

mahLe 2 x 0 reGionaL ribeirão Pires

mercedes 4 x 3 ToLeDo

auTomeTaL 3 x 2 igP

voLKs 5 x 0 zf

No último sábado, dia 27, foram disputadas as partidas da segunda ro-dada das oitavas de final da 1ª Copa de Futebol de Campo dos Metalúrgicos do ABC, no Riacho Grande. As decisões classificaram as equipes Mahle, Merce-des, Autometal e Volks.

“Espírito esportivo, muitos gols e

alegria marcaram esta segunda rodada. Os companheiros jogaram pra valer, a Copa está ficando cada vez mais conta-giante. A descontração demostrada em campo é mais uma característica desta categoria”, contou o diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC, Alexandre Colombo.

“As quartas de final começam no pró-ximo sábado e a Copa vai pegar fogo! A decisão agora é pra ver quem vai para a semifinal”, destacou.

No dia 10, os jogos serão no Centro Esportivo Antônio Dias Amorim (La-vínia), na Avenida Capitão Casa, 1.500, Jardim Lavínia.

fotos: adonis guerra