NEOLITICO

6
A ARTE DO NEOLÍTICO prof: Leandro Machado CONTEXTO HISTÓRICO O Neolítico, também denominado de Idade da Pedra Polida, é um período da Pré-História que compreende o espaço de tempo entre 12000 a.C. e 4000 a.C. O nome “Idade da Pedra Polida” é dado em referência ao fato de que, neste período, o homem aprendeu a polir a pedra e a fabricar instrumentos mais eficientes, como machados, lâminas de corte, serras, etc. Neste período, o homem deu um dos passos mais importantes para seu desenvolvimento ao descobrir a agricultura. Assim, encontrou uma nova forma diferente e relativamente não-esgotável de obter alimentos, deixando de ser nômade para ser sedentário, ou seja, que possui um uma residência fixa. Os primeiros grupos e aldeias foram criados pertos dos rios, visto que as terras dessa região eram mais férteis. O clima da Terra no Neolítico era bastante diferente do Paleolítico. De fato, a crosta terrestre se aqueceu, findando a Era Glacial. Isso permitiu a formação de rios e desertos. Foi nessa fase que se iniciou a divisão do trabalho e a diferenciação social. Os homens se dedicavam à caça e as mulheres, à agricultura e à educação das crianças. Surge também o comércio. O homem do Neolítico utilizava os métodos de trocas, uma vez que a moeda ainda não havia sido criada. O homem desenvolveu técnicas de tecelagem e moagem. Também descobriu a roda e a tração animal, facilitando bastante sua vida. Uma vantagem desses avanços tecnológicos foi a utilização de roupas de lã negra e de pele de cabra. ARTE NEOLÍTICA Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava mais ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização. Como consequência surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os próprios temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva, do trabalho e de danças.

Transcript of NEOLITICO

Page 1: NEOLITICO

A ARTE DO NEOLÍTICO prof: Leandro Machado

CONTEXTO HISTÓRICO

O Neolítico, também denominado de Idade da Pedra Polida, é um período da Pré-História que compreende o espaço de tempo entre 12000 a.C. e 4000 a.C. O nome “Idade da Pedra Polida” é dado em referência ao fato de que, neste período, o homem aprendeu a polir a pedra e a fabricar instrumentos mais eficientes, como machados, lâminas de corte, serras, etc.

Neste período, o homem deu um dos passos mais importantes para seu desenvolvimento ao descobrir a agricultura. Assim, encontrou uma nova forma diferente e relativamente não-esgotável de obter alimentos, deixando de ser nômade para ser sedentário, ou seja, que possui um uma residência fixa. Os primeiros grupos e aldeias foram criados pertos dos rios, visto que as terras dessa região eram mais férteis.

O clima da Terra no Neolítico era bastante diferente do Paleolítico. De fato, a crosta terrestre se aqueceu, findando a Era Glacial. Isso permitiu a formação de rios e desertos. Foi nessa fase que se iniciou a divisão do trabalho e a diferenciação social. Os homens se dedicavam à caça e as mulheres, à agricultura e à educação das crianças. Surge também o comércio. O homem do Neolítico utilizava os métodos de trocas, uma vez que a moeda ainda não havia sido criada.

O homem desenvolveu técnicas de tecelagem e moagem. Também descobriu a roda e a tração animal, facilitando bastante sua vida. Uma vantagem desses avanços tecnológicos foi a utilização de roupas de lã negra e de pele de cabra.

ARTE NEOLÍTICA

Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava mais ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização. Como consequência surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os próprios temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva, do trabalho e de danças.

Além de desenhos e pinturas, o artista do neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto. Dois belos exemplos dessa cerâmica são a Ânfora em terracota na Dinamarca e o Vaso escandinavo em terracota. Essa invenção deve ter sido fruto do acaso: o homem observou que, ao recobrir com argila os recipientes de madeira, estes endureciam com o fogo e ficavam mais resistentes. No início, os recipientes eram moldados à mão. O acabamento era variado: iam desde as superfícies rugosas até as decorações feitas com incisões, relevos ou pinturas.

Page 2: NEOLITICO

Outro progresso é que neste período os artistas começaram a usar o metal em seus trabalhos, servindo-se possivelmente do método com forma de barro ou da técnica da cera perdida. As esculturas em metal representando guerreiros e mulheres são ricas em detalhes, constituindo um precioso documento das roupas e atividades no neolítico.

Outro avanço do homem neolítico é os Monumentos megalíticos ou megálito, uma construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes.

Para erigir seus monumentos, os homens da época pré-histórica provavelmente começaram por levantar uma coluna, em honra de um deus ou de um acontecimento importante, embora a maioria dos historiadores relacionem o seu aparecimento com:

Culto da fecundidade (menir isolado). Marcos territoriais (menir isolado). Orientadores de locais (menires isolados e em linha). Santuários religiosos (menires em círculo).

Esses monumentos pré-históricos eram pedras, cravadas verticalmente no solo, às vezes bastante grandes (megalito denominado menir). Pelo peso dessas pedras, algumas de mais de três toneladas, acredita-se que não poderiam ter sido transportadas sem o conhecimento da alavanca.

Page 3: NEOLITICO

O homem neolítico começou também a abandonar as cavernas e a construir suas próprias moradias. Dessas construções são conhecidas os nuragues, edificações em pedra sem nenhuma argamassa e em forma de cone truncado.

São também desse período as construções denominadas dolmens. Consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e em uma grande pedra colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto. O porquê dessas construções ainda não foi suficientemente esclarecido pela história. Sendo a principal delas, o santuário de Stonehenge.

DANÇA

No neolítico nascem as cidades, diferentes uma das outras e até rivais, cada uma com personalidade própria, suas próprias divindades protetoras, com frequência um animal simbólico, um totem. Portanto cada grupo terá suas danças próprias, cada cidade terá seu rito e danças fixas, porém com o aumento das migrações os países invadidos sofriam influências culturais do invasor e vice-versa.

Em nenhum lugar foram encontradas danças agrárias miméticas (disfarçado) muito antigas. Foram resgatadas, porém, em grande número, representações de combates cerimonias dançados.

Em alguns lugares como a África do Sul, pode-se observar cenas de dança, em solo ou coletivas, entre as pinturas rupestres, os participantes vestidos de animais de forma mais ou menos realistas. Levam a supor um culto totêmico dançado. De fato, a arqueologia nos mostra que os agrupamentos humanos tinham então sua divindade-totem.

A partir de então, assiste-se a uma mudança no sentido da dança: da identificação com o “espírito”, conseguida pela dança por giro, passa-se a uma liturgia, a um culto de relação e não mais de participação, a um rito cívico, porque integrado à vida da cidade e comandado por ela.

Page 4: NEOLITICO

Enfim os documentos mostram o nascimento da dança cerimonial leiga: o cortejo suntuoso dito “da dama branca”(África do Sul)inclui um grupo de dançarinas.

MÚSICA

(a partir de cerca de 9.000 a.C) - Criação de membranofones e cordofones, após o desenvolvimento de ferramentas. Primeiros instrumentos afináveis.

Cerca de 5.000 a.C - Desenvolvimento da metalurgia. Criação de instrumentos de cobre e bronze permitem a execução mais sofisticada. O estabelecimento de aldeias e o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais produtivas e de uma economia baseada na divisão do trabalho permitem que uma parcela da população possa se desligar da atividade de produzir alimentos. Isso leva ao surgimento das primeiras civilizações musicais com sistemas próprios (escalas e harmonia).

ENEM 2008

Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano – o calendário cósmico - , de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesses calendário.

 Se a arte rupestre representada ao lado fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número:

Page 5: NEOLITICO