Nervos e meridianos

2
Nervos e meridianos Partes dos meridianos são descrições credíveis dos ramos nervosos do corpo. Descubra a ligação entre os nervos e os meridianos. Existe uma ligação muito profunda entre o sistema nervoso e o sistema de meridianos. Isto não implica que um meridiano se descreva na sua totalidade por um trajecto nervoso, mas que partes desse meridiano correspondem, efectivamente, a trajectos nervosos. Para seguir este artigo seria conveniente que procurasse livros de anatomia e de acupunctura para poder fazer as comparações a nível visual. A aprendizagem visual é uma das bases da nossa capacidade de aprendizagem, o que a torna imprescindível. Na face, o nervo facial divide-se posteriormente em 2 trajectos distintos sendo eles: o nervo auricular posterior e um trajecto que se divide, novamente, em 3 partes enervando a face. O trajecto inferior que enerva a boca, o trajecto médio, ramos zigomáticos, que enervam a zona do osso zigomático e o trajecto superior com ramos temporais, que enervam parte da zona temporal e toda a zona da sobrancelha. Nos livros de acupunctura clínica, se seguirmos a representação do meridiano do Triplo aquecedor na cabeça, torna-se possível demonstrar que o seu trajecto energético obedece, com algum perfeccionismo, ao percurso deste trajecto nervoso. Ele segue ao longo do bordo posterior do ouvido e desce pelo bordo anterior (nervo auricular posterior) até ao bordo superior do osso zigomático seguindo depois para a depressão que se forma no canto externo do olho (ramos temporais), onde se situa o seu último ponto. Esta não é a única coincidência do género. Os percursos de 2 meridianos Yin, no antebraço, correspondem até certo ponto, a trajectos nervosos bem definidos. No braço conseguimos ver bem definido o nervo musculo-cutâneo que corresponde à parte do trajecto do meridiano do Mestre do coração. No antebraço é o nervo médio que descreve parte do trajecto do meridiano do Mestre do coração, entre os tendões dos músculos longo palmar e flexor cubital do carpo. Talvez o mais marcante seja a área correspondente ao meridiano do Coração: na sua partesuperior este meridiano encontra-se numa área por onde passam os nervos cubital e cutâneo medial antebraquial; na sua metade inferior o meridiano localiza- se na área ocupada pelo nervo cubital. Na perna podemos analisar os músculos enervados pelo nervo femural. Podemos observar que este se ramifica na parte superior da coxa. Para o nosso caso interessam duas ramificações: 1. Os ramos anteriores do nervo femural cutâneo. 2. O nervo safeno. Na perna, o nervo safeno corresponde ao percurso do meridiano do Baço e na coxa tanto o nervo safeno como os ramos anteriores do nervo femural cutâneo descrevem pontos deste meridiano.

Transcript of Nervos e meridianos

Page 1: Nervos e meridianos

Nervos e meridianos

Partes dos meridianos são descrições credíveis dos ramos nervosos do corpo. Descubra a ligação entre os nervos e os meridianos.

Existe uma ligação muito profunda entre o sistema nervoso e o sistema de meridianos. Isto não implica que um meridiano se descreva na sua totalidade por um trajecto nervoso, mas que partes desse meridiano correspondem, efectivamente, a trajectos nervosos.

Para seguir este artigo seria conveniente que procurasse livros de anatomia e de acupunctura para poder fazer as comparações a nível visual. A aprendizagem visual é uma das bases da nossa capacidade de aprendizagem, o que a torna imprescindível.

Na face, o nervo facial divide-se posteriormente em 2 trajectos distintos sendo eles: o nervo auricular posterior e um trajecto que se divide, novamente, em 3 partes enervando a face. O trajecto inferior que enerva a boca, o trajecto médio, ramos zigomáticos, que enervam a zona do osso zigomático e o trajecto superior com ramos temporais, que enervam parte da zona temporal e toda a zona da sobrancelha. Nos livros de acupunctura clínica, se seguirmos a representação do meridiano do Triplo aquecedor na cabeça, torna-se possível demonstrar que o seu trajecto energético obedece, com algum perfeccionismo, ao percurso deste trajecto nervoso. Ele segue ao longo do bordo posterior do ouvido e desce pelo bordo anterior (nervo auricular posterior) até ao bordo superior do osso zigomático seguindo depois para a depressão que se forma no canto externo do olho (ramos temporais), onde se situa o seu último ponto.

Esta não é a única coincidência do género.

Os percursos de 2 meridianos Yin, no antebraço, correspondem até certo ponto, a trajectos nervosos bem definidos. No braço conseguimos ver bem definido o nervo musculo-cutâneo que corresponde à parte do trajecto do meridiano do Mestre do coração. No antebraço é o nervo médio que descreve parte do trajecto do meridiano do Mestre do coração, entre os tendões dos músculos longo palmar e flexor cubital do carpo.

Talvez o mais marcante seja a área correspondente ao meridiano do Coração: na sua partesuperior este meridiano encontra-se numa área por onde passam os nervos cubital e cutâneo medial antebraquial; na sua metade inferior o meridiano localiza-se na área ocupada pelo nervo cubital.

Na perna podemos analisar os músculos enervados pelo nervo femural. Podemos observar que este se ramifica na parte superior da coxa. Para o nosso caso interessam duas ramificações:

1. Os ramos anteriores do nervo femural cutâneo.

2. O nervo safeno.

Na perna, o nervo safeno corresponde ao percurso do meridiano do Baço e na coxa tanto o nervo safeno como os ramos anteriores do nervo femural cutâneo descrevem pontos deste meridiano.

Os pontos do meridiano do Baço encontram-se relacionados com ramificações específicas do nervo femural.

Na face externa da perna deparamos com duas ramificações antero-externas do nervo comum do perónio, que tem origem no nervo ciático. Associando os conhecimentos de topografia dos meridianos e pontos com a observação anatómica, podemos ver que o nervo superficial do perónio ocupa uma área correspondente ao meridiano da Vesícula biliar, enquanto que o nervo profundo do perónio ocupa a área que nos é descrita como o meridiano do Estômago.

Chama-se a atenção para uma análise mais cuidada da rótula: é possível ver os trajectos nervosos articulares desse nervo na área do ponto 35E. Portanto, a nossa observação leva-nos a concluir que os pontos 35E a 45E são pontos localizados sobre o nervo profundo do perónio.

Page 2: Nervos e meridianos

10.07.03 - 14:02

 

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/75/7545/754580/article.jhtml?articleID=196734