Nesta edição - tangoporsisolo.com.br · perda para o Espaço VIRALAPA Com nova roupa- ......

5
NEWS Edição 07 Ano I 10 de outubro de 2011 Informativo de Tango exclusivo do IBT e Espaço VIRALAPA LEILA COUTO MATTOS, capixaba, nascida em Vitória, é a nossa entrevistada desta edição ( Páginas 2 e 3) Mensagem do Editor PAULO ARAÚJO fala sobre seu início de car- reira e suas atividades no exterior (Página 4) Nesta edição GELSON E EDSON, coadjuvantes que fa- zem a diferença (Página 5) DESPEDIDA DE RAFAEL BAERE (Página 5) Uma grande perda para o Espaço VIRALAPA C om nova roupa- gem, te- mos a satisfação de apresentar o sétimo número do nosso espera- do Informativo. Utilizamos, nesta edição, a técnica de camadas e no- vas cores em degradê, propician- do apresentação mais leve e alegre para os olhos de nossos queridos leitores. Como no aprendizado do Tango, começamos pelos fundamentos, depois, demos os primeiros passos e, agora, estamos aperfeiçoando a forma e o conteúdo, até chegar aos enfeites. Também, estamos particularmen- te gratificados pelo resultado deste trabalho em razão das manifesta- ções de interesse e reconhecimento pela boa qualidade e conteúdo do VIRALAPA News. Nosso objetivo é de manter sempre nossos leitores informados do que acontece no Espaço VIRALAPA Não é ocioso repetir que este veí- culo é interativo e apreciaríamos receber colaborações dos preza- dos leitores em forma de sugestões e material de valor informativo. Você pode ler esta e todas as edições passadas do VIRA- LAPA News no site www. tangoporsisolo.com.br/vi- ralapa Traga amigos (as) para conhecer o Espaço VIRALAPA

Transcript of Nesta edição - tangoporsisolo.com.br · perda para o Espaço VIRALAPA Com nova roupa- ......

Page 1: Nesta edição - tangoporsisolo.com.br · perda para o Espaço VIRALAPA Com nova roupa- ... Medicina Social da UERJ/RJ e pelo Karolinska Institutet, ... Referimo-nos aos cola-

VIRALAPA News 10 de outubro de 2011 Pág 1

NEW

S

Edição 07 Ano I 10 de outubro de 2011

Informativo de Tango exclusivo do IBT e Espaço VIRALAPA

LEILA COUTO MATTOS, capixaba, nascida em Vitória, é a nossa entrevistada desta edição ( Páginas 2 e 3)

Mensagem do Editor

PAULO ARAÚJO fala sobre seu início de car-reira e suas atividades no

exterior

(Página 4)

Nesta edição

GELSON E EDSON, coadjuvantes que fa-zem a diferença (Página 5)

DESPEDIDA DE RAFAEL

BAERE(Página 5)

Uma grande perda para o Espaço VIRALAPA

Com nova r o u p a -gem, te-

mos a satisfação de apresentar o sétimo número do nosso espera-do Informativo. Utilizamos, nesta edição, a técnica de camadas e no-vas cores em degradê, propician-do apresentação mais leve e alegre para os olhos de nossos queridos leitores.

Como no aprendizado do Tango, começamos pelos fundamentos, depois, demos os primeiros passos e, agora, estamos aperfeiçoando a forma e o conteúdo, até chegar aos enfeites.

Também, estamos particularmen-te gratificados pelo resultado deste trabalho em razão das manifesta-ções de interesse e reconhecimento pela boa qualidade e conteúdo do VIRALAPA News.

Nosso objetivo é de manter sempre nossos leitores informados do que acontece no Espaço VIRALAPA

Não é ocioso repetir que este veí-culo é interativo e apreciaríamos receber colaborações dos preza-dos leitores em forma de sugestões e material de valor informativo.

Você pode ler esta e todas as edições passadas do VIRA-LAPA News no site www.tangoporsisolo.com.br/vi-

ralapa

Traga amigos (as) para conhecer o

Espaço VIRALAPA

Page 2: Nesta edição - tangoporsisolo.com.br · perda para o Espaço VIRALAPA Com nova roupa- ... Medicina Social da UERJ/RJ e pelo Karolinska Institutet, ... Referimo-nos aos cola-

VIRALAPA News 10 de outubro de 2011 Pág 2

ENTREVISTAL e i l a C o u t o , i n c a n s á v e l estudiosa do corpo e da dança

Quem ainda não conhece Leila Couto não avalia a enorme bagagem

educacional que ela possui em razão de sua simplicidad e do comportamento sempre discreto como se apresenta. O temperamento introvertido, expresso de forma contida, contudo, não impede de ela ser uma exímia dançarina de Tango, sempre interessada no desenvolvimento técnico do ritmo, a exemplo do que tem feito durante a vida profissional.

Leila é Pedagoga e Fonoaudióloga, e s p e c i a l i s t a em surdez e d e f i c i ê n c i a auditiva e a u d i o l o g i s t a clínica e e d u c a c i o n a l . Ministra aulas no curso de pós graduação em Geriatria e Gerontologia na UERJ/RJ e no curso de pos graduação em Terapia pelo Movimento da Faculdade Angel Vianna. É professora pesquisadora aposentada do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, órgão do Ministério da Educação. É mestre em educação e doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ/RJ e pelo Karolinska Institutet, Estocolmo, Suécia.

Leila Couto ingressou no “Espaço Cultural Café Xangô”

em 2003, quando iniciou seus estudos de Tango com o professor Paulo Araújo e, desde então, vem buscando o aprimoramento no tango através de cursos, workshops e aulas, também em Buenos Aires e na Europa. Seu estilo de salão traz para o Tango c a r a c t e r í s t i c a s da dança contemporânea, entretanto, sem perder o estilo m i l o n g u e r o desenvolvido ao longo dos anos como aluna de Paulo Araújo e

f r e q ü e n t a d o r a de milongas em Buenos Aires. Atualmente, colabora com as aulas de tango ministradas no Espaço VIRALAPA, não raro, na posição de cavalheiro.

Quando morou em Estocolmo no ano de 2006, fez o “Tango Camp” na Grécia, festival que acontece anualmente na Europa tendo como mestres Javier Rodriguez e Andrea Missé, Chicho Frumboli e Lucia Mazer, Adrian Veredice e Alejandra Hobert, dentre outros. Freqüentou,

regularmente, naquela ocasião, milongas em Paris, Barcelona, Siena, Firenze, Estocolmo e Oslo. Em 2007, participou do “Congresso Internacional de Tango Argentino” – CITÁ, na cidade de Buenos Aires, tendo aulas diárias com Sebastian Arce e Mariana Montes, Julio Balmaceda e Corina de La Rosa, Fabian Salas e Carolina del Rivero, Chiche e Marta, Sergio Natario e Alejandra Arrué, e outros renomados professores argentinos.

“O Tango é um prazer na vida. O que me cativa é o mover, o dançar, ouvir a música e estar com o parceiro em diálogo, fazendo trocas, conectados pela energia que flui”

Page 3: Nesta edição - tangoporsisolo.com.br · perda para o Espaço VIRALAPA Com nova roupa- ... Medicina Social da UERJ/RJ e pelo Karolinska Institutet, ... Referimo-nos aos cola-

VIRALAPA News 10 de outubro de 2011 Pág 3

Em 2010, participou do “Bailemos Tango Festival”, em Buenos Aires, evento coordenado por Juan Carlos Copes e Johana Copes.

Ainda em Buenos Aires, tem sido aluna de Aurora Lubiz durante toda a sua trajetória no Tango. No Rio, também fez aulas com André Sampaio e Alice Vasquez, Bob Cunha e Aurea.

Leila pratica Yoga desde 2002 e, em 2010, concluiu sua formação em Shivam Yoga pelo Shivam Yoga Ashram, sob a supervisão do Mestre Shri Babaji Desai, em Ouro Preto, MG. Desde então, vem desenvolvendo uma proposta de Yoga voltada para os dançarinos de tango. Participou, ainda em 2010, do Yoga Championships of District

Yoga Association in Thrissur, festival de Yoga que acontece em Kerala, ao sul da India, anualmente.

Ministrou aulas de tango na Casa de Danças Patricia Sauer e no Clube Militar, ambos no Rio de Janeiro. Promoveu e ministrou, na Faculdade de Dança Angel Vianna, o curso “O Corpo do Tango”, que busca desenvolver a consciência corporal para a movimentação no Tango. Ministrou aulas de Shivam Yoga na Faculdade Angel Vianna, para alunos de dança contemporânea. Concluirá graduação em licenciatura pela Faculdade de Dança Angel Vianna, no Rio de Janeiro, em dezembro deste ano, na qual é aluna da professora Angel Vianna em curso livre ministrado na própria FAV.

“O Tango é um prazer na vida. O que me cativa é o mover, o dançar, ouvir a música e estar com o parceiro em diálogo, fazendo trocas, conectados pela energia que flui”, afirma Leila enfaticamente.

Como projeto de futuro, Leila Couto planeja continuar ministrando aulas de Yoga, alongamento e expressão corporal para dançarinos de Tango. “O objetivo desse trabalho é proporcionar prazer e conforto para os dançarinos pela construção de corpo consciente, flexivel e disponível para o movimento”, conclui Leila, modestamente.

Ainda neste mês de outubro, ela oferecerá seu primeiro workshop de Tango em Salvador, para iniciantes, iniciados e profissionais.

CURSO: TANGO INICIANTETERÇA E QUINTA GRUPO 1 de 18:00 às 19:00 Prof. Paulo

AraújoGRUPO 2 de 20:00 às 21:00QUARTA GRUPO 3 de 20:30 às 22:00 Prof. Lúcio

MauroSÁBADO GRUPO 4 de 19:30 às 21:00 Prof. Paulo AraújoCURSO: TANGO INTERMEDIÁRIO

TERÇA E QUINTA GRUPO 5 de 19:00 às 20:00 Prof. Paulo AraújoSÁBADO GRUPO 6 de 18:00 às 19:30

CURSO: TANGO AVANÇADOSÁBADO GRUPO 7 de 16:30 às 18:00 Prof. Paulo Araújo

CURSO: DANÇA DE SALÃO INICIANTE E INICIADOSEGUNDA de 18:00 às 19:30 Prof. RonaldoQUARTA de 19:00 às 20:30 Prof. Lúcio Mauro

CURSO: DANÇA DE SALÃO INTERMEDIARIO SÁBADO de 15:00 às 16:30 Prof. Lúcio Mauro

INSTITUTO BRASILEIRO DO TANGO

Presidente : Paulo Araújo

ESPAÇO VIRALAPADiretor Geral : Paulo Araújo

Sede Própria : Avenida Gomes Freire , 663, sobreloja

Lapa – Rio de Janeiro – CEP 20231-014

Tel 21 - 3970 2457 [email protected]

VIRALAPA NewsConselho Editorial

Fabien CayetPaulo Araujo

Percy Rodrigues

Editor GeralPercy Rodrigues

JP 31780 [email protected]

Inscrições abertas para aulas de Tango nas classes Iniciantes, Intermediário e Avançado

Page 4: Nesta edição - tangoporsisolo.com.br · perda para o Espaço VIRALAPA Com nova roupa- ... Medicina Social da UERJ/RJ e pelo Karolinska Institutet, ... Referimo-nos aos cola-

VIRALAPA News 10 de outubro de 2011 Pág 4

Desde o início da década de 90, Paulo Araújo vem aprimorando sua técnica

do Tango para atingir a melhor forma de administrar os conheci-mentos do rítmo portenho aos seus alunos. Para atingir os objetivos, Paulo Araújo realizou inúmeras viagens a Buenos Aires, contratan-do os melhores mestres locais da época. Ele afirma, “foi uma fase muito difícil, pois para pagar as aulas recebidas, muitas vezes, tive que trocar o jantar por um frugal sanduíche”. No início da carreira, Paulo Araújo fazia apresentações com a inesquível parceira Ângela Cepeda (foto abaixo).

Coerente com conceito do filósofo indiano, Mahatma Ghandi - “O presente depende do que fizemos no passado” - todo esforço de Pau-lo Araújo foi recompensado pelo excelente nível alcançado, reconhe-cido pelas centenas de alunos que passaram pelas suas mãos, muitos deles, hoje, consagrados professo-res de Tango no Rio de Janeiro e em outras cidades do País.A boa fama de Paulo Araújo atra-

vessou fronteiras e, logo, ele recebeu convites irrecusáveis para atuar no Exterior, alinhando-se aos melhores mestres portenhos. Nos últimos dez anos, Paulo Araújo tem administra-do turmas de Tango em 12 cidades da Itália, entre as quais, Veneza, Nápolis e Torino, 4 na Espanha, incluindo Valência e Barcelona, e 4 na Ale-manha, sendo Munique e Ham-burgo as mais importantes. Nos Estados Unidos, atuou em 6 im-portantes cidades, incluindo São Francisco e Chicago. No México, Paulo Araújo ministrou classes em 3 cidades e, em Israel, Tel Aviv e Jerusalém. São, ao todo, 31 cida-des visitadas por Paulo Araújo em 3 continentes do planeta.

Atualmente, Paulo Araújo tem con-trato com o Laboratório di Tango Argentino di Itália, associação de tangueros com sede em Torino, que reúne, todos os anos, empresários, comerciantes e executivos de vários países da Europa, amantes do tan-go, com a coordenação e direção do casal Carlos Magiochi e Patri-zia Pollarolo, para uma semana de imersão no Tango.Na primeira semana de setembro

último, Paulo Araújo participou do encontro do Laboratório Is-chia realizado na ilha do mesmo nome, localizada ao sul da Itália, no Mediterrâneo, a 90 minutos de Nápolis. O encontro reuniu 80 participantes e consistiu de 7 dias de imersão total .

Paulo Araújo explica que, trata-se de trabalho intensivo, constituido de aulas matinais de pilates, com professor especializado, seguidas de aulas de estímulos de arte teatral e dança, individual e em duplas, co-nectadas com os passos e rítmo do Tango, ministradas por Silvia Vla-

diminvsk. Em sinto-nia com o trabalho de Silvia, todas as noites, de

18 até 20 horas, Paulo Araújo mi-nistra aulas de Tango, com ênfa-se em fundamentos, passos e en-feites, para praticantes iniciados na dança. Ainda, todas as noites, a partir das 22 horas, o grupo se reune para acontecer práticas, que se prolongam, não raro, até as 4 da madrugada.

Paulo Araújo, hoje, é um deman-dadíssimo mestre de Tango para temporadas no exterior, executando trabalho em espaços antes somente ocupados por mestres argentinos. “Só não viajo mais tempo porque tenho um sério compromisso com alunos e frequentadores do Espaço VIRALAPA”, afirma Paulo, orgu-lhosamente.

Paulo Araújo é astro internacionalO mestre brasileiro executa trabalho no exterior que só era contratado a argentinos

Paulo Araújo participou do lançamento do livro de Maria Antonieta, imortal professo-ra de dança, que admira o mestre tanguero

“Só não viajo mais tempo porque tenho um sério compro-misso com alunos e frequenta-dores do Espaço VIRALAPA”

Nas fotos aos lados, Paulo Araújo mi-nistra classes na ilha de Ischia na Itália

Page 5: Nesta edição - tangoporsisolo.com.br · perda para o Espaço VIRALAPA Com nova roupa- ... Medicina Social da UERJ/RJ e pelo Karolinska Institutet, ... Referimo-nos aos cola-

VIRALAPA News 10 de outubro de 2011 Pág 5

Na classe de Tango, a principal ca-racterística é, certamente, a re-lação entre professor e alunos. O

mestre, munido da indispensável bagagem de conhecimentos e da prática, comanda a turma de alunos, iniciantes ou avança-dos, os quais, esforçadamente e paulatina-mente, vão assimilando os ensinamentos e transpondo barreiras que, naturalmente, surgem durante o aprendizado.

Contudo, de forma pouco visível, mas de fundamental importância para o desen-volvimento das classes, existe um segui-mento intermediário que, muitas vezes não é observado. Referimo-nos aos cola-boradores que se dispoem a atuar como instrutores nas aulas de Tango. Normal-mente, tratam-se de aficcionados, inicia-dos no rítmo, que se disponibilizam a co-laborar de forma voluntária e graciosa com o mestre, contagiando o grupo com seu entusiasmo pela dança. De modo ge-ral, as principais virtudes do voluntário, além do conhecimento do rítmo, são a educação e a atenção dedicadas aos alu-nos, sem qualquer discriminação para o estágio da dança em que se encontram.

Gelson e Edson, dois importantes colaboradoresA atuação dos coadjuvantes de Paulo Araújo é fundamental para o adequado

aproveitamento dos alunos nas classes do Tango no Espaço VIRALAPA

GELSON D OURO, 68 anos, carioca da Ilha do Governa-dor, reformado do Corpo de Bombeiros, onde pertenceu ao primeiro grupo de mergulha-dores, interessou-se pela dan-ça de salão em 1977, mas foi em 2000 que conheceu Paulo Araújo na Rua da Passagem, dedicando-se ao Tango de for-ma integral. Gelson considera “o Tango uma prioridade na minha vida e o Espaço VI-RALAPA como uma família, onde todos se respeitam e, sem vaidades, são iguais”.

EDSON SILVA SOUZA, 43 anos, baiano de Ilhéus, Servidor Públi-co terceirizado, músico de instru-mentos de corda (violão, cavaco e contrabaixo), conheceu Paulo Araújo em Ipanema, quando Ed-son trocou a dança de salão pelo Tango. Edson considera o Tango como uma importante distração, enquanto ele prepara-se para efetivação no serviço público.

Paulo Araújo ensina os fundamentos. Em seguida, Gelson e Edson fazem as aplicações para desenvolvimento das alunas.

Perde o Espaço VIRALAPA um dos seus mais dedica-dos colaboradores. Mas,

como diz o imortal Fernando Pessoa, “tudo vale à pena se a alma não for pequena”.

Rafael Baere embarcou, no úl-timo dia 20 de setembro, para Freiburg, na Alemanha, onde pretende ficar por sete anos con-secutivos, cursando doutorado e pos doutorado em Filosofia . Através do VIRALAPA News, Rafael despediu-se:

Desejamos pleno sucesso ao Rafa-el Ficaremos muito orgulhosos de ter em nosso convívio, daqui a sete anos, um Philosofy Doctor.(V.N.)

“Deixo um abraço aos amigos queridos do IBT e lhes digo que nos encontraremos em março de 2012 em

Buenos Aires”Rafael Baere despede-se do

IBT