NESTE Sábado, venha pular no Acorda Peão e protestar ... · Na Ericsson, o período de...

4
Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá ANO 34 - Nº 1188 www.sindmetalsjc.org.br De 22 a 28 de fevereiro de 2017 Pág. 2 Sindicato busca voto contra reforma da Previdência É preciso denunciar empresas que lesionam trabalhadores Pág. 3 Pág. 3 C O N C E N T R ã O A P A R T I R D A S 9H , N A R U A F R A N CI S C O P A E S , 3 1 6 , C E N T R O , S ã O J O S é D O S C A M P O S NESTE Sábado, venha pular no Acorda Peão e protestar contra os ataques dos governos

Transcript of NESTE Sábado, venha pular no Acorda Peão e protestar ... · Na Ericsson, o período de...

Page 1: NESTE Sábado, venha pular no Acorda Peão e protestar ... · Na Ericsson, o período de inscrições termina no dia 24. A eleição será dia 6 de março. ... acampado na porta da

Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá

Ano 34 - nº 1188www.sindmetalsjc.org.br

De 22 a 28 de fevereiro de 2017

Pág. 2

Sindicato buscavoto contra reformada Previdência

É preciso denunciar empresas que lesionam trabalhadores

Pág. 3 Pág. 3

ConCentração a partir das 9h,na rua FranCisCo paes, 316, Centro, são José dos Campos

NESTE Sábado, venha pular no Acorda Peãoe protestar contra os ataques dos governos

Page 2: NESTE Sábado, venha pular no Acorda Peão e protestar ... · Na Ericsson, o período de inscrições termina no dia 24. A eleição será dia 6 de março. ... acampado na porta da

A CSP-Conlutas e o Sindicato estão preparando uma série de atividades para marcar o Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora, em 8 de Março. Este ano, as ações serão voltadas

principalmente contra as reformas trabalhista e da Previdência e a violência machista. Na próxima edição do Jornal do Metalúrgico, divulgaremos a programação.

Acorda Peão desfila neste sábado, com críticas à corrupção e reformas

É Carnaval!

Tá chegando a hora do metalúrgico mostrar que é bom de luta e de samba! Neste sábado de Carnaval (25), o blo-co Acorda Peão vai levantar a galera em seu 19º desfile.

A concentração começa às 9h, na Rua Francisco Paes, 316, no centro de São José dos Campos. Às 10h, a folia segue para a Rua 15 de novembro.

Com o samba-enredo “A rouba-lheira continua”, o bloco faz críticas aos diversos escândalos de corrupção que assolaram o País.

Além disso, o Acorda Peão também mira suas críticas bem humoradas à reforma da Previdência.

“Vamos para a avenida com muitas agulhadas ao governo, sem esquecer do bom humor”, afirma do diretor do Sindicato Lauro Claudino Nunes.

Alegorias e bateriaEm 2017, o bloco terá dois carros

alegóricos. Um deles traz os políticos presos na Lava-Jato. O outro faz crítica à reforma da Previdência.

Neste, um “aposentado defunto” vai se levantar durante o desfile, pro-metendo sustos e boas gargalhadas.

Pra dar conta de tanta folia, só mesmo com uma bateria nota 10. O Acorda Peão contará mais uma vez com a bateria do Confraria do Samba, agora reforçada pelas mulheres per-cussionistas do bloco Sô fia da Vida.

Adquira sua camiseta e CDAinda dá tempo de adquirir a cami-

seta que será usada pelo Acorda Peão e o CD com o samba-enredo.

Os interessados podem realizar a compra na sede do Sindicato. As cami-setas custam R$ 10 e o CD, R$ 5.

Então é isso. Ouça o samba, decore a letra e caia na avenida!

Flávio Pereira

Bateria do Acorda Peão já está afiada para o desfile

Defender a liberdade das mulheres e combater o machismo. Com este objetivo foi fundado, em 2016, o Bloco Sô Fia da Vida, que desfilará na sexta-feira, dia 24.

“A violência contra a mulher é um assunto sé-rio, mas nosso protesto é com alegria. Nós mulheres temos que lutar por igual-

“Sô fia da vida” faz samba contra o machismo

RÁPIDAS

Delegados sindicais terão curso de organização

O Sindicato vai oferecer a delegados sindicais e ativistas o Curso de Organização no Local de Trabalho. Haverá duas turmas: dias 10 e 11 e 24 e 25 de março. Esta será uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre os direitos dos trabalhadores e, assim, ter mais força na hora de enfrentar os ataques dos patrões. As inscrições devem ser feitas pelos telefones 3946-5311 (Bianca) ou 99158-9058 (Weller).

Fique de olho no calendário das eleições de Cipa

Os trabalhadores da Pesola e M. A. Montagem participam nos próximos dias da eleição de novos cipeiros. Na Pesola, a votação será nesta sexta-feira (24). Na M. A. será dia 27. Participe e dê seu voto aos candidatos que não têm rabo preso com os patrões. Na Ericsson, o período de inscrições termina no dia 24. A eleição será dia 6 de março. Também está em andamento o processo eleitoral da Cipa na Prolind. O período de inscrição segue até o dia 27 de fevereiro e a votação será dia 14 de março.

Trabalhadores elegem cipeiros de luta na Eaton e Gerdau

A Eaton e Gerdau bem que tentaram, mas não conseguiram impedir a eleição de cipeiros de luta apoiados pelo Sindicato. Na Eaton, os trabalhadores elegeram o companheiro Valdir, na última semana. Já na Gerdau, o pessoal elegeu os companheiros Rodrigo Brasileiro e Amadeus. Mais uma vez, a empresa tentou colocar urnas eletrônicas para monitorar o voto dos trabalhadores, mas o Sindicato impediu a tentativa.Agora, é necessário unir todos os novos cipeiros ao time de luta em defesa dos direitos nessas empresas.

Confira a letra do samba-enredo 2017

A roubalheira continuaAutor: Renato Bento Luiz

É Carnaval (é Carnaval)No Acorda Peão eu vou brincar(eu vou brincar)Acorda minha gentePreste atenção! Agora eu vou denunciar:171 no Brasil virou piadaLadrão sai rico da cadeia!A delação é premiada. (bis)

No bloco da Federal, quem táno enredo é o Congresso NacionalMeu Brasil perdeu o rumo.Tá indo na contramãoSem comando, afundadono mar de corrupçãoÉ a maior roubalheira da história da nação:no dinheiro do povãotodo mundo mete a mão.

Rouba prefeito, vereador,presidente, deputado, senador...Cadê nosso dinheiro? O político roubou!Tá na Suíça, no exterior!

Lá vem o trem, que alegria!A grana é nossa, mas é deles a foliaEi trem bom, que alegria!Repatriar a grana não é crimehoje em dia (bis)

O povo vai à rua e pau vai quebrarReforma da Previdência é pra matar detrabalhar. Eu vou pra rua! Eu vou pra rua, já!Somente a Lava Jato não vai adiantar.Mas o poder emana de um povoFazer Greve Geral é construirum Brasil novo (bis)

Bateria é formada principalmente por mulheres

22 Jornal do Metalúrgico2

No Dia da Mulher, haverá atividades nas ruas e nas fábricas

dade”, afirma Rosângela Calzavara, ativista em defesa dos direitos das mulheres e ex-diretora do Sindicato.

O bloco Sô Fia da Vida vai desfilar, a partir das 18h, no bairro Jar-dim Paulista. No sábado, a bateria das companhei-ras vai acompanhar o Acorda Peão.

Page 3: NESTE Sábado, venha pular no Acorda Peão e protestar ... · Na Ericsson, o período de inscrições termina no dia 24. A eleição será dia 6 de março. ... acampado na porta da

RÁPIDAS

Sindicato pressiona deputados por voto contra reforma da Previdência

Luta por direitos

Trabalhadores da MWL param por24h contra calote

Os trabalhadores da MWL, de Caçapava, realizaram uma paralisação de 24h, iniciada na quinta-feira (16), para pressionar a empresa a indenizar 78 funcionários demitidos em julho de 2016. Desde o dia 6 de fevereiro, um grupo de ex-trabalhadores permanece acampado na porta da fábrica, em protesto contra o calote aplicado pela MWL. Nesta quarta-feira (22), uma delegação do Sindicato vai procurar o Ministério dos Transportes, em Brasília, para denunciar o calote e discutir sobre a situação de quem ainda está na fábrica.

Vamos pra cima contra assédiona Retin

A chefia da Retin está brincando com fogo. Os casos de assédio moral são cada vez mais graves. Alguns chefes obrigam a peãozada a trabalhar até 12 horas por dia, cobrando produção impossível. Além disso, eles querem que os trabalhadores assinem o calendário de compensação, sem que tenha sido votado em assembleia. E tem mais: o pessoal da fundição trabalha em condições insalubres e nem recebe adicional. Mas isso não vai ficar assim. O Sindicato vai tomar todas as providências para acabar com esses abusos.

Na eleição do Conselho da Embraer, vote nulo

A Embraer realiza, nesta quarta e quinta-feira (dias 22 e 23), o segundo turno da eleição do Conselho Administrativo da empresa. Desta vez, o Sindicato não lançou candidatos. A verdade é que o Conselho é uma ilusão e só defende os interesses da empresa. Por isso, vote nulo e deixe bem claro que nenhum candidato apoiado pela chefia tem o apoio dos trabalhadores. “Para conquistar direitos, o único caminho é a luta”, afirma Herbert Claros, vice-presidente do Sindicato e atual membro do Conselho.

Manifestantes na Câmara dos Deputados exigem a retirada da reforma da Previdência

Dirigentes de sindicatos e centrais sindicais estiveram em Brasília, nesta terça-feira (21), para pressionar de-putados a votarem contra a reforma da Previdência.

O dirigente da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, defendeu a rejeição total à reforma, em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e outras centrais.

“Isto não é reforma, é o desmonte da Previdência. As outras reformas realizadas nos governos anteriores já colocaram o trabalhador numa situa-ção limite. Por isso, somos contra essa proposta”, concluiu.

Mancha também defendeu a realização de audiências públicas e um plebiscito para que a população participe do debate sobre o tema.

Região mobilizadaCerca de 40 metalúrgicos da re-

gião foram em caravana para Brasília. O Sindicato está em plena campanha para buscar votos contra a reforma.

Em defesa da saúde, é preciso denunciar empresas que lesionam

Dia Mundial de Combate à LER/DORT

O presidente do Sindicato, An-tônio Ferreira de Barros, o Macapá, já está se reunindo com deputados da região.

Ele se reuniu nesta sexta-feira (17) com os parlamentares Flavinho (PSB) e Pollyana Gama (PPS).

Flavinho afirmou que vai rejeitar a reforma em sua íntegra. Já Pollyana defende apenas alguns ajustes, o

que é considerado insuficiente pelo Sindicato. O deputado Eduardo Cury (PSDB) também será cobrado.

“Estamos buscando ampliar o diálogo com diferentes segmentos da sociedade civil a fim de fortalecer nossa batalha contra a reforma da Previdência, proposta que ameaça direitos sagrados dos trabalhadores brasileiros”, afirmou Macapá.

Fazer o mesmo movimento centenas de vezes todos os dias está longe de ser uma atitude saudável.

Na verdade, é tão prejudicial à saúde que existe até uma data espe-cial para alertar os trabalhadores.

A data é 28 de fevereiro, Dia Mundial de Combate à Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados do Trabalho (DORT).

No Brasil, cerca de 3,5 milhões de trabalhadores tiveram LER/DORT em 2013 (última pesquisa do IBGE).

Denunciar é a saídaPara evitar o desgaste, é impor-

tante que os trabalhadores lutem contra o abuso e busquem apoio do Sindicato.

Nosso Departamento de Saúde abre CAT (Comunicação de Aciden-te de Trabalho) e oferece suporte jurídico para garantir os direitos dos lesionados.

Foi o que aconteceu com Luciana (o nome foi trocado para preservar a trabalhadora). Quando começou

a trabalhar na Sun Tech, fábrica de celulares, Luciana tinha a saúde perfeita. Mas, lá as trabalhadoras montam cerca de 420 celulares por hora. Resultado: Luciana lesionou os dois ombros.

Apesar da lesão, a trabalhadora foi demitida.

Luciana, então, procurou o Sin-dicato, que entrou com uma ação judicial contra a Sun Tech e conseguiu a reintegração.

GovernoComo se não bastasse a explora-

ção na fábrica, o trabalhador ainda enfrenta os ataques do governo.

O INSS está passando o pente- fino na concessão de auxílio-doença e aposentadorias por invalidez.

Com isso, o governo quer passar a tesoura nos gastos sociais.

Portanto, é preciso ir à luta. Não vamos permitir que governo e patrões metam a mão em nossos direitos!

O Sindicato conseguiu a reintegração de um trabalhador da Pactoon, em São José dos Campos. O companheiro Flávio Carvalho de Castro (na foto, de camiseta azul) havia sido demitido em janeiro, apesar de ter estabilidade garantida pela Convenção Coletiva da categoria. O Sindicato pressionou a direção da empresa e garantiu a reintegração, dia 15.

2Jornal do Metalúrgico 3Sindicato consegue reintegrar trabalhador da Pactoon

Page 4: NESTE Sábado, venha pular no Acorda Peão e protestar ... · Na Ericsson, o período de inscrições termina no dia 24. A eleição será dia 6 de março. ... acampado na porta da

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: [email protected]. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Shirley Rodrigues. Redação: Lucas Martins, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind. Tel.: (11) 99907-9771

2Jornal do Metalúrgico 4

A proposta de reforma da Previ-dência que está em andamento no Congresso Nacional pretende au-mentar de 15 para 25 anos o tempo mínimo de contribuição ao INSS.

Pela proposta do governo Temer, só terá direito a se aposentar quem contribuir por pelo menos 25 anos e tiver no mínimo 65 anos de idade.

Achou ruim? Pois prepare-se: mesmo cumprindo esses critérios, o trabalhador receberá apenas 76% da média dos salários recebidos ao longo da vida.

Resumindo, a reforma vai cortar a renda do trabalhador justamente no momento mais frágil de sua vida, quando os gastos com saúde ten-dem a aumentar.

“Ao aumentar o tempo de contri-buição e reduzir o valor do benefício, o governo estará tirando um direito histórico do trabalhador. Esta é uma proposta inaceitável”, afirma o di-retor do Sindicato Weller Pereira Gonçalves.

Fez tudo erradoO supervisor da Sun Tech está precisando de umas

aulas de democracia. Ele parou a fábrica para

apresentar um calendário de compensação e mandou

o pessoal assinar uma lista concordando. Não é assim que se faz! Tem que

negociar com o Sindicato e a decisão final tem que ser em assembleia. Vê se aprende!

Pressão contra lesionadosO Frajola, chefe da Parker Hannifin, está perseguindo o pessoal, principalmente

os lesionados. Fica acelerando a produção e

manda ver no assédio. Sua batata tá assando!

Mofando na van A Eleb reduziu o número de vans e está fazendo o

pessoal encarar um total de quase quatro horas para ir e voltar da fábrica. É fogo, né! Depois da corrupção, quem paga a conta é o

trabalhador. Queremos mais vans no transporte. Tô de

olho!

Discípulos do BruxoNa Aernnova, tem líder seguindo os passos do

Bruxo quando o assunto é desrespeitar e humilhar o trabalhador. A empresa

é conivente com esses abusos. Passou do limite. Vamos acabar com isso!

Cadê meu celular? A GM e a Verzani ainda não reembolsaram o pessoal que

teve os celulares roubados do interior da fábrica por

criminosos, no final do ano passado. O Sindicato e

a Cipa estão cobrando o reembolso. O trabalhador não pode ficar no prejuízo!

Boné não é EPIA Panasonic está puxando

a orelha do trabalhador que não usa boné, como se isso fosse EPI. Vocês deviam é

pagar insalubridade e dar os EPIs corretos. Picaretas!

Nesta edição, o Jornal do Metalúrgico explica como a reforma da Previdência pretende alterar as regras do tempo de contribuição. Na próxima edição, vamos falar sobre como a reforma afetará as mulheres. Se você tem dúvidas sobre a reforma, escreva pra gente: [email protected]

AposentAdoriA integrAlsó com 49 anos de contribuição

15 de mArço será dia de luta

Para ter direito à mereci-da aposentadoria integral, serão necessários 49 longos anos de contribuição.

Imagine só a dificuldade que será chegar a esta soma com o desemprego e a alta rotatividade no trabalho.

Para se aposentar aos 65 anos de idade, seria neces-sário ter trabalhado desde os 16, sem nunca ter ficado desempregado. Uma missão

Para barrar as reformas da Previdência e trabalhista, precisaremos de toda força. Por isso, o 15 de março está sendo convocado por todas as centrais sindicais do País como um dia nacional de mobilização e paralisações.

Será mais um passo na construção de uma Greve Ge-ral que pare as máquinas de norte a sul do Brasil.

Em nossa região, os metalúrgicos da Avibras deram o pontapé inicial e votaram participação nas mobilizações em assembleia, na sexta-feira (17).

Vamos mostrar ao governo e empresários que os tra-balhadores não vão aceitar retirada de direitos.

dareformaespec ial

previdência

reforma quer aumentar tempo de contribuição e diminuir benefício

cálculo da aposentadoria

média dos maiores salários, descartando 20% dos menores valores.

média de todos os salários recebidos, sem descartar os menores.

HoJe após a reForma

Na Avibras, assembleia aprovou mobilizações no dia 15

quase impossível para quem mora no Brasil!

JapãoAo contrário do que quer

o governo Temer, a reforma da Previdência aprovada no Japão reduziu o tempo de contribuição de 25 para 10 anos e ampliou a rede de pro-teção aos idosos.

Um exemplo que deveria ser seguido no Brasil!