Neuropsico. Tratos

2
 SINOPSE DA FUNÇÃO DOS PRINCIPAIS TRATOS E FASCICULOS DA MEDULA ESPINHAL Funículo posterior As fibras que formam o Fascículo Grácil e o Fascículo Cuneiforme conduzem o mesmo tipo de impulsos nervosos, portanto são funcionalmente semelhantes, a única difer ença é a região do corp o de onde part em os impu lsos. O fasc ículo grácil conduz impulsos nervosos do membro inferior e da metade inferior do tronco (até o umbigo) e o fascículo cuneiforme, conduz impulsos nervosos dos membros superiores e metade superior do tronco. Tipos de impulsos: 1. Pr oprioc epção consciente – é o sentido de posi ção e de movi mento (cinestesia), permite sem o auxilio da visão situar uma parte do corpo e seu movimento. 2. Tato discriminati vo ou epicrí ti co – permite localiza e descrever as característ icas táteis de um objeto. 3. Se ns ibil id ade vi br at ór ia é a percepçã o de es mu los me ni cos repetitivos, normalmente é testad o colocando-se um diapasão em contato com a pele de uma superfície óssea. 4. Estere ognosi a capaci dade de perceber o tama nho e forma de um objeto. Funículo lateral Trato espino talâmico lateral – conduz impulsos nervosos relacionados com a dor e da temperat ura. (Via da dor e temperatura). Atraves dessa via chegam ao córtex cerebral impulsos nervosos originados nos receptores de temperatura e dor do lado oposto do corpo. Trato espino talâmico anterior – conduz i mpulsos nervosos relacionados com a prop rioc epçã o e sens ibilid ade táti l pouco disc rimin ativa , ident ifica apenas o ponto estimulado por isso pode ser chamado de tato grosseiro ou protopatico. Trato espino cer ebelar anterior – conduz impu lsos nervosos de pr opriocepção inconsciente e avalia o grau de atividade do Trato cortiço espinhal. Trato espino cerebelar posterior – conduz impulsos nervosos de propriocepção inc ons cie nte, que inf ormam o gr au de con tr açã o do scu lo, ten são da cápsula articular e tendões, posição e velocidade dos movimentos. Trato córtico espinhal lateral – conduz impulso nervoso da área motora do córtex cerebral até a coluna anterior da substância cinzenta do lado oposto, atuando na movimentação voluntária. As fibras desse trato cruzam no bulbo formando a decussação das pirâmides. Funículo anterior 

Transcript of Neuropsico. Tratos

Page 1: Neuropsico. Tratos

5/10/2018 Neuropsico. Tratos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/neuropsico-tratos 1/3

SINOPSE DA FUNÇÃO DOS PRINCIPAIS TRATOS E FASCICULOS DAMEDULA ESPINHAL

Funículo posterior 

As fibras que formam o Fascículo Grácil e o Fascículo Cuneiforme conduzem omesmo tipo de impulsos nervosos, portanto são funcionalmente semelhantes, aúnica diferença é a região do corpo de onde partem os impulsos. O fascículográcil conduz impulsos nervosos do membro inferior e da metade inferior dotronco (até o umbigo) e o fascículo cuneiforme, conduz impulsos nervosos dosmembros superiores e metade superior do tronco.

Tipos de impulsos:

1. Propriocepção consciente – é o sentido de posição e de movimento(cinestesia), permite sem o auxilio da visão situar uma parte do corpo e

seu movimento.2. Tato discriminativo ou epicrítico – permite localiza e descrever as

características táteis de um objeto.3. Sensibilidade vibratória – é a percepção de estímulos mecânicos

repetitivos, normalmente é testado colocando-se um diapasão emcontato com a pele de uma superfície óssea.

4. Estereognosia – capacidade de perceber o tamanho e forma de umobjeto.

Funículo lateral

Trato espino talâmico lateral – conduz impulsos nervosos relacionados com ador e da temperatura. (Via da dor e temperatura). Atraves dessa via chegam aocórtex cerebral impulsos nervosos originados nos receptores de temperatura edor do lado oposto do corpo.

Trato espino talâmico anterior – conduz impulsos nervosos relacionados com apropriocepção e sensibilidade tátil pouco discriminativa, identifica apenas oponto estimulado por isso pode ser chamado de tato grosseiro ou protopatico.

Trato espino cerebelar anterior – conduz impulsos nervosos de propriocepção

inconsciente e avalia o grau de atividade do Trato cortiço espinhal.

Trato espino cerebelar posterior – conduz impulsos nervosos de propriocepçãoinconsciente, que informam o grau de contração do músculo, tensão dacápsula articular e tendões, posição e velocidade dos movimentos.

Trato córtico espinhal lateral – conduz impulso nervoso da área motora docórtex cerebral até a coluna anterior da substância cinzenta do lado oposto,atuando na movimentação voluntária. As fibras desse trato cruzam no bulboformando a decussação das pirâmides.

Funículo anterior 

Page 2: Neuropsico. Tratos

5/10/2018 Neuropsico. Tratos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/neuropsico-tratos 2/3

Trato córtico espinhal anterior - conduz impulso nervoso da área motora docórtex cerebral até a coluna anterior da substância cinzenta do lado oposto,atuando na movimentação voluntária.

Page 3: Neuropsico. Tratos

5/10/2018 Neuropsico. Tratos - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/neuropsico-tratos 3/3