New Uma espada trespassará a tua alma. · 2019. 3. 18. · “Uma espada trespassará a tua...

4
BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE GAULA E LOMBADA n.º 104 - 17 de março de 2019 - 2.ª semana da Quaresma - ano C Uma espada trespassará a tua alma. Ao fazermos o caminho da Cruz, somos confrontados com diversos encontros de Jesus, porém, aquele que é destacado logo no início, é o encontro entre Jesus e Sua mãe, oferecendo-nos assim, um particular relevo à pro- fecia anunciada por Simeão, aquando da apresentação no Templo. No início dos novos tempos, para cumprir a vontade de Deus, Maria dispõe o seu coração imaculado, para servir a Deus, acompanhando todos os passos de seu Filho. A presença materna de Nossa Senhora, junto a Cristo, no momento de maior angústia, leva-nos a criar no nos- so pensamento a imagem de uma espada que trespassa o coração daquela que vê o Seu Filho em agonia de mor- te. A presença de Maria no caminho da Cruz, mostra-nos que na alegria e na dor, na desilusão e nas conquistas, no fracasso ou nas vi- tórias, temos mãe. Esta presença da Virgem Mãe, que acompanha o Seu Fi- lho, é também um convite a permanecermos ao lado dela, fixando o nosso olhar no Senhor. Meditar nesta cena, faz-nos ter presente a Senhora das Dores que, de coração totalmente entregue ao cumprimento da vontade de Deus, per- manece de pé, e acompanha Jesus até ao fim. Conseguimos reconhecer ainda que Maria, como mãe, ao longo da vida pública do Senhor, experi- mentou o facto de ver Jesus a ser rejeitado, humilhado, julgado e acusado injustamente. Na escola de Maria, particularmente neste episódio da caminhada para o Calvário, aprendemos a colocar Jesus no centro da nossa vida, esquecendo- nos de tudo para seguir os passos do discipulado, dados primeiramente pela mãe do Senhor. No caminho para o Gólgota, Maria acompanha os passos de Jesus e une-se intimamente a Ele, quase que experimentando de novo as dores do parto, e permanecendo firme, meditando tudo em seu coração. Maria é hoje, figura e modelo para todos nós, que queremos abraçar a Cruz de cada dia, para seguir o Senhor, e assim, unidos a ela, permanecere- mos unidos à verdadeira fonte de amor. Sérgio Fernandes - Paróquia da Lombada 24 horas para o Senhor dias 29 e 30 de março início às 18:00h, na Igreja de Gaula e às 19:30h, na Capela de São Pedro.

Transcript of New Uma espada trespassará a tua alma. · 2019. 3. 18. · “Uma espada trespassará a tua...

Page 1: New Uma espada trespassará a tua alma. · 2019. 3. 18. · “Uma espada trespassará a tua alma.” Ao fazermos o caminho da ruz, somos confrontados com diversos encontros de esus,

BOLETIM INFORMATIVO DAS PARÓQUIAS DE GAULA E LOMBADA

n.º 104 - 17 de março de 2019 - 2.ª semana da Quaresma - ano C

“Uma espada trespassará a tua alma.”

Ao fazermos o caminho da Cruz, somos confrontados com diversos encontros de Jesus, porém, aquele que é destacado logo no início, é o encontro entre Jesus e Sua mãe, oferecendo-nos assim, um particular relevo à pro-fecia anunciada por Simeão, aquando da apresentação no Templo.

No início dos novos tempos, para cumprir a vontade de Deus, Maria dispõe o seu coração imaculado, para servir a Deus, acompanhando todos os passos de seu Filho.

A presença materna de Nossa Senhora, junto a Cristo, no momento de maior angústia, leva-nos a criar no nos-so pensamento a imagem de uma espada que trespassa o coração daquela que vê o Seu Filho em agonia de mor-te.

A presença de Maria no caminho da Cruz, mostra-nos que na alegria e na dor, na desilusão e nas conquistas, no fracasso ou nas vi-tórias, temos mãe. Esta presença da Virgem Mãe, que acompanha o Seu Fi-lho, é também um convite a permanecermos ao lado dela, fixando o nosso olhar no Senhor.

Meditar nesta cena, faz-nos ter presente a Senhora das Dores que, de coração totalmente entregue ao cumprimento da vontade de Deus, per-manece de pé, e acompanha Jesus até ao fim. Conseguimos reconhecer ainda que Maria, como mãe, ao longo da vida pública do Senhor, experi-mentou o facto de ver Jesus a ser rejeitado, humilhado, julgado e acusado injustamente.

Na escola de Maria, particularmente neste episódio da caminhada para o Calvário, aprendemos a colocar Jesus no centro da nossa vida, esquecendo-nos de tudo para seguir os passos do discipulado, dados primeiramente pela mãe do Senhor.

No caminho para o Gólgota, Maria acompanha os passos de Jesus e une-se intimamente a Ele, quase que experimentando de novo as dores do parto, e permanecendo firme, meditando tudo em seu coração.

Maria é hoje, figura e modelo para todos nós, que queremos abraçar a Cruz de cada dia, para seguir o Senhor, e assim, unidos a ela, permanecere-mos unidos à verdadeira fonte de amor.

Sérgio Fernandes - Paróquia da Lombada

24 horas para o Senhor dias 29 e 30 de março

início às 18:00h, na Igreja de Gaula e às 19:30h, na Capela de São Pedro.

Page 2: New Uma espada trespassará a tua alma. · 2019. 3. 18. · “Uma espada trespassará a tua alma.” Ao fazermos o caminho da ruz, somos confrontados com diversos encontros de esus,

2

2.º domingo da Quaresma

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Lc 9, 28b-36

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. Pe-dro e os companheiros estavam a cair de so-no; mas, despertando, viram a glória de Je-sus e os dois homens que estavam com Ele. Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, ou-tra para Moisés e outra para Elias». Não sa-bia o que estava a dizer. Enquanto assim fa-

lava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles fica-ram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O». Quan-do a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.

O facto fundamental deste episódio reside na revelação de Jesus

como o Filho amado de Deus, que vai concretizar o plano salvador e libertador do Pai em favor dos homens através do dom da vida, da en-trega total de Si próprio por amor. É dessa forma que se realiza a nossa passagem da escravidão do egoísmo para a liberdade do amor. A “transfiguração” anuncia a vida nova que daí nasce, a ressurreição.

Os três discípulos que partilham a experiência da transfiguração re-cusam-se a aceitar que o triunfo do projeto libertador do Pai passe pe-lo sofrimento e pela cruz. Eles só concebem um Deus que Se manifesta no poder, nas honras, nos triunfos; e não entendem um Deus que Se manifesta no serviço, no amor que se dá. Qual é o caminho da Igreja de Jesus (e de cada um de nós, em particular): um caminho de busca de honras, de busca de influências, de promiscuidade com o poder, ou um caminho de serviço aos mais pobres, de luta pela justiça e pela verda-de, de amor que se faz dom? É no amor e no dom da vida que busca-mos a vida nova aqui anunciada?

Os discípulos, testemunhas da transfiguração, parecem também não ter muita vontade de “descer à terra” e enfrentar o mundo e os problemas dos homens. Representam todos aqueles que vivem de olhos postos no céu, mas alheados da realidade concreta do mundo, sem vontade de intervir para o renovar e transformar. No entanto, a experiência de Jesus obriga a continuar a obra que Ele começou e a “regressar ao mundo” para fazer da vida um dom e uma entrega aos homens nossos irmãos. A religião não é um “ópio” que nos adormece, mas um compromisso com Deus que Se faz compromisso de amor com o mundo e com os homens.

in www.dehonianos.org

Page 3: New Uma espada trespassará a tua alma. · 2019. 3. 18. · “Uma espada trespassará a tua alma.” Ao fazermos o caminho da ruz, somos confrontados com diversos encontros de esus,

3

104 - Os princípios da Doutrina Social são os únicos fundamentos para a edificação de uma boa socie-dade?

Não. A Doutrina Social Cristã está também liga-

da a valores gerais que a antecedem. Eu tenho de ter determinados valores e ligar-me pessoalmente a eles para poder ter uma vida comprometida e inserir-me

confiadamente na sociedade. Mas por sua vez todos os valores estão ligados à dignidade da pessoa, como valor original, que resulta de ser o Homem criado à imagem de Deus.

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA CELEBRAR O SACRAMENTO DA CONFISSÃO

- Procuro fazer a experiência do encontro com Cristo, através da Oração? - Rezo com confiança amorosa? Rezo como fi-lho/a de Deus, que se sabe necessitado/a d’Ele? - Sou capaz de me desconectar de tudo o resto, para fugir do ruído e me encontrar silenciosa-mente comigo e com Deus? Sei evitar o ruído constante, para ouvir a própria Natureza, que está cheia de palavras de amor? - Procuro fazer a experiência do encontro com Cristo, na leitura e meditação da Palavra de Deus? Escuto com atenção as leituras proclama-

das na Eucaristia? - Procuro fazer a experiência do encontro com Cristo, na Eucaristia? Faço da Eucaristia dominical um compromisso irrenunciável ou um dever descartá-vel? - Sei agradecer a Deus os dons da criação, rezando, pelo menos ao domingo, antes e depois das refeições? - Procuro fazer a experiência do encontro com Cristo, no cuidado dos mais pobres e dos mais sós? Vou ao seu encontro? - Vivo obcecado/a pelo consumo desenfreado, que tudo devora? Ou sou só-brio/a, simples e moderado/a, no uso dos recursos naturais? - Sou uma missão na minha casa, no meu grupo de amigos, na minha terra, contribuindo ativamente para um melhor ambiente na família, entre amigos, na escola, na Igreja, na vida pública? - Vivo isolado/a nos meus interesses? Tenho a coragem de testemunhar a amizade com Jesus Cristo, em palavras e obras, precisamente nos ambien-tes onde há indiferença ou hostilidade à fé? - Envergonho-me da minha fé e da minha pertença à Igreja? - Sou capaz de trocar as pantufas por um par de sapatilhas, para me levantar do sofá e sair ao encontro das pessoas? Ou prefiro o autismo tecnológico, fechando-me em casa, no computador e telemóvel? - Estou disponível para o serviço e compromisso, voluntariado ou missão, na Igreja ou no meu mundo, testemunhando a alegria de amar e de ser cristão? - Fico-me apenas pela crítica aos mais velhos, à sociedade e à Igreja? - Uso os meios tecnológicos e as redes sociais para me aproximar de quem está longe, para diluir fronteiras, encurtar distâncias e reduzir as diferenças? Estes meios tecnológicos distanciam-me ainda mais, sobretudo de quem está a meu lado? - A minha amizade e a minha comunhão com os outros é real ou virtual?

Page 4: New Uma espada trespassará a tua alma. · 2019. 3. 18. · “Uma espada trespassará a tua alma.” Ao fazermos o caminho da ruz, somos confrontados com diversos encontros de esus,

17 a 24 de março de 2019

Gaula Lombada

DOMINGO | 17 mar. 2º domingo da Quaresma

Eucaristia às 10:30h Festa da Palavra

Eucaristia às 09:15h Festa dos Mandamentos

Segunda-feira | 18 mar. ———————— ————————

Terça-feira | 19 mar. São José

Eucaristia às 18:00h Eucaristia às 19:30h não há cartório

Quarta-feira | 20 mar. Eucaristia às 19:00h cartório até às 20:00h ————————

Quinta-feira | 21 mar. Eucaristia às 15:00h SACRAMENTO DA UNÇÃO

na capela do Lar ————————

Sexta-feira | 22 mar. Via Sacra e Eucaristia

às 18:00h

Via Sacra e Eucaristia às 19:30h

no Conjunto Habitacional do Salão

Sábado | 23 mar. Eucaristia às 18:00h Eucaristia às 19:30h no Centro de Oração

DOMINGO | 24 mar. 3º domingo da Quaresma

Eucaristia às 10:30h Eucaristia às 09:15h

Responsável: Pároco; Colaboradores: Leigos das paróquias de Gaula e Lombada Morada: Sítio do Povo, 9100-070, Gaula

Telefone: 291 651 972 e-mail: [email protected] Blog da PARÓQUIA DA LOMBADA: https://paroquiadalombada.wordpress.com

Também temos páginas no FACEBOOK: procurar por PARÓQUIA DE GAULA ou por PARÓQUIA DA LOMBADA.

Tiragem de 250 exemplares / Distribuição Gratuita

- Visita aos doentes e idosos da Paróquia de Gaula, dias 20, 27 e 29 de mar-ço, a partir das 10:00h. - Aviso: Os horários das eucaristias semanais, poderão ser alterados, devi-do à solicitação do pároco, para confissões nas paróquias do arciprestado. - Reflexão Quaresmal para crianças e adolescentes da ACR na Paróquia de Gaula, domingo, dia 31 de março, das 14:30h às 18:30h. - Mudança para o horário de verão: à 01:00h do domingo, dia 31 de março, avança uma hora. - Confissões: segunda-feira, 01 de abril, das 19:00h às 20:00h. - Renúncia da Quaresma: Ajuda aos nossos irmãos venezuelanos que passsam necesidades. - Viagem paroquial à Irlanda, de 19 a 26 de agosto de 2019. Inscrições com o pároco até 15 de maio de 2019 com o pagamento de um sinal de 300,00€. Preço por pessoa em quarto duplo: 1865,00€ e em single: +268,00€.