News 39 janeiro a março 2016

4
Newsleer n.º 39 | Janeiro a março 2016 1 Caros munícipes, é com todo o prazer que me dirijo à popula- ção de Santa Maria Maior com o objevo de vos pôr ao corrente de tudo o que temos feito durante estes 29 meses. Finalmente saímos de um Inverno apico e eis que é chegada a Primavera, que marca uma etapa de um arranque de algumas obras há muito promedas e não cumpridas por anteriores execuvos. Refiro-me à vereda n.º 61 no caminho das Voltas que está neste momento em curso. Concluímos também o arranjo dos degraus e do corrimão na vereda do Valado e o varan- dim na vereda do Chão da Loba para além de arranjos em levadas, muros de paredes em pedra aparelhada e recuperação de tetos em habitações de famílias carenciadas. Tudo isto nos orgulha, de um dia termos chegado aqui e de nunca nos afastarmos dos compromissos que assumimos perante os nossos fregueses. No entanto, não deixo de afirmar que foi uma luta tânica para ultrapassar o bloqueio que elementos da oposição nos criaram para não admir mais colaboradores. Também cumprimos com ajudas alimentares a muitas famílias carenciadas. Esta Junta tem sempre uma porta aberta com vista à solução do vosso problema. Um forte abraço desde vosso representante que está a tempo inteiro a fazer o melhor que sabe para que a nossa freguesia tenha uma melhor qualidade de vida no Funchal. Editorial Pelo segundo ano consecuvo, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior atribuiu um Cabaz Alimentar na época da Páscoa. Através de métodos selevos criteriosos foram atribuídos, no passado dia 18 de março, 125 cabazes a famílias carenciadas de Santa Maria Maior. Durante o mês de novembro, encontrar-se-ão abertas as inscrições para a atribuição do cabaz alimentar do Natal. (Guido Gomes) Presidente Cabaz Alimentar da Páscoa A Junta de Freguesia, consciente das dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, proporciona aos jovens socialmente mais carenciados a atribuição de bolsa de estudo para que possam aceder ou prosseguir os seus estudos no ensino superior. Este ano, além das três bolsas já atribuídas, a Junta de Freguesia permiu o acesso a mais três bolsas de estudo que, após uma seleção criteriosa das candidaturas, contribuiu para o melhoramento ao acesso à educação. Alusivo à época da Páscoa, a Junta de Freguesia ofereceu a alunos das escolas básicas com pré-escolar da freguesia um saquinho de amêndoas bem como ao Centro Comunitário do Canto do Muro, ao Infantário dos Louros e à Associação Abraço. Bolsas de Estudo Páscoa doce para crianças 125 c a b a z e s

description

 

Transcript of News 39 janeiro a março 2016

Page 1: News 39 janeiro a março 2016

Newsletter n.º 39 | Janeiro a março 2016

1

Caros munícipes,é com todo o prazer que me dirijo à popula-ção de Santa Maria Maior com o objetivo de vos pôr ao corrente de tudo o que temos feito durante estes 29 meses. Finalmente saímos de um Inverno atípico e eis que é chegada a Primavera, que marca uma etapa de um arranque de algumas obras há muito prometidas e não cumpridas por anteriores executivos. Refiro-me à vereda n.º 61 no caminho das Voltas que está neste momento em curso.Concluímos também o arranjo dos degraus e do corrimão na vereda do Valado e o varan-dim na vereda do Chão da Loba para além de arranjos em levadas, muros de paredes em pedra aparelhada e recuperação de tetos em habitações de famílias carenciadas.Tudo isto nos orgulha, de um dia termos chegado aqui e de nunca nos afastarmos dos compromissos que assumimos perante os nossos fregueses.No entanto, não deixo de afirmar que foi uma luta titânica para ultrapassar o bloqueio que elementos da oposição nos criaram para não admitir mais colaboradores. Também cumprimos com ajudas alimentares a muitas famílias carenciadas. Esta Junta tem sempre uma porta aberta com vista à solução do vosso problema.Um forte abraço desde vosso representante que está a tempo inteiro a fazer o melhor que sabe para que a nossa freguesia tenha uma melhor qualidade de vida no Funchal.

Editorial

Pelo segundo ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior atribuiu um Cabaz Alimentar na época da Páscoa. Através de métodos seletivos criteriosos foram atribuídos, no passado dia 18 de março, 125 cabazes a famílias carenciadas de Santa Maria Maior.Durante o mês de novembro, encontrar-se-ão abertas as inscrições para a atribuição do cabaz alimentar do Natal.

(Guido Gomes) Presidente

Cabaz Alimentar da Páscoa

A Junta de Freguesia, consciente das dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, proporciona aos jovens socialmente mais carenciados a atribuição de bolsa de estudo para que possam aceder ou prosseguir os seus estudos no ensino superior. Este ano, além das três bolsas já atribuídas, a Junta de Freguesia permitiu o acesso a mais três bolsas de estudo que, após uma seleção criteriosa das candidaturas, contribuiu para o melhoramento ao acesso à educação.

Alusivo à época da Páscoa, a Junta de Freguesia ofereceu a alunos das escolas básicas com pré-escolar da freguesia um saquinho de amêndoas bem como ao Centro Comunitário do Canto do Muro, ao Infantário dos Louros e à Associação Abraço.

Bolsas de Estudo

Páscoa doce para crianças

125ca b aze s

Page 2: News 39 janeiro a março 2016

Atividades

Ensino do Yoga

As aulas de Yoga - quintas-feiras das 19:00 às 20:00 horas, no Centro Cívico de Santa Maria Maior - encontram-se em pré-inscrição. Inscreva-se e mantenha o equilíbrio entre a sua mente e o seu corpo.

Aulas de Zumba

Dirigidas a toda a população, as aulas de zumba encontram-se em pré-inscrição realizam-se às segundas-feiras das 19:00 às 20:00 horas no Centro Cívico. Inscreva-se!

Hidroginástica

Realizadas no complexo de piscinas dos Salesianos, as aulas realizam-se às segundas e quintas-feiras das 20:15 às 21:00 horas.

Informática para todos

“Informática para todos” é um projeto de cariz educativo que visa a formação nas Tecnologias de Informação e Comunicação. As aulas são organiza-das de forma a que todos os alunos, indepen-dentemente da idade, interajam com a tecnologia de forma fácil e divertida através de estratégias lúdicas, sociais e culturais. Em pré-inscrições:

Iniciação (45 horas) Internet (39 horas) Multimédia (39 horas) Reciclagem (24 horas)

Fisioterapia

A Junta de Freguesia promove classes de fisiotera-pia gratuitamente para toda a população. As sessões realizam-se às terças e às sextas-feiras das 17:30 às 18:30 horas.

Universidade Sénior

A Universidade Sénior de Santa Maria Maior realiza atividades de ensino, de formação, sociais, de convívio e lazer com a finalidade de reactivar e enriquecer a aprendizagem ao longo da vida. Inscrições ao longo do ano!

Propriedade | Direção | Edição | Revisão | Design | Paginação

Junta de Freguesia de Santa Maria MaiorRua das Murteiras 25, B | 9060-199 Funchal

Tel.: 291 22 66 83 | Fax: 291 22 66 91Horário de expediente: 8:30-12:30 e 14:00-17:00 horaswww.jf-stamariamaior.pt | [email protected]

Impressão: Tipografia Natividade | Tiragem: 8.000 exemplares

Ficha Técnica

2

No passado dia 8 de março, a Junta de Freguesia promoveu um passeio alusivo ao Dia da Mulher pela ilha da Madeira para cerca de 100 cidadãos seguido de um convívio e almoço na Ribeira Brava.

Dia da Mulher

Page 3: News 39 janeiro a março 2016

Junta de Freguesia em números

Bolsas deestudo

Alunos formados em informática

+ de 295

+ de150 obras desde outubro de 2014(recuperação, pavimentação e reconstrução de muros,

fontanários, varandins e corrimãos)

inscrições desde 2008

atividades desenvolvidas ao longo do ano

mais de 26

3

Largo do MirandaFontanário

Recolha de LixoPelo segundo ano consecutivo, a Junta de Freguesia realiza ações de sensibilização, atividades lúdico-desportivas, bancas informativas, rastreios, workshops e palestras sobre a temática da saúde. ”Amo-te, corpo. 2.º Encontro pela Saúde”, é uma iniciativa que visa promover uma melhor qualidade de vida e envelhecimento ativo num dia dedicado exclusivamente a si. Inserida no mês do coração, realizar-se-á no próximo dia 5 de maio entre as 9:00 - 12:30 e as 14:00 - 17:00 horas, no Centro Cívico de Santa Maria Maior, com entrada gratuita a toda a popula-ção. Cuide de si e visite a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

João Miranda, um nome a reter. A Junta de Freguesia recebeu uma carta do senhor Pedro Miranda, a relatar a “estória” por detrás da denominação do fontanário, recentemente recuperado, situado no Largo do Miranda - Choupana, que a seguir resumimos:

Ali se situava a mercearia onde João Miranda (meu pai) começou a sua atividade de comer-ciante (1920) e onde um ano depois foi construído, no lado Sul do largo - em terrenos do seu pai -, o edifício para sua residência (rés do chão) e Mercearia no 1.º piso - ao nível da estrada.

“O meu nome é Pedro Ferdinando Miranda e sou o terceiro filho de João Miranda (Júnior) - 1904-1967, cf. fotografia acima -, o homem que deu o nome àquele largo. A história dos Mirandas da Choupana remonta aos fins do séc. XIX quando o meu avô, que também se chamava João Miran-da, comprou o terreno, construiu a casa e para ali foi viver, altura em que a família Miranda começou a ser conhecida.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior mantém limpas veredas, becos, escadas, ruas, jardins, e outras acessibilidades. Durante o ano 2015, a limpeza realizada pelos cantoneiros ao serviço da Junta, totalizou o valor de 46.140 kg de lixo.

Junta de Freguesia de Santa Maria Maior2.º Encontro pela Saúde

Costumo dizer que o largo do Miranda foi batizado pelo próprio povo, pela mercearia que ali se situava e que sobejamente era conhecida por ”Venda do Miranda”.

Page 4: News 39 janeiro a março 2016

Obras na freguesia

4

Construção de grelha metálica para proteção dos transeuntes junto à igreja da Boa Nova com vista ao melhoramento das condições de segurança para os paroquianos da igreja Sagrado Coração de Jesus e escoamento das águas pluviais na estrada da Boa Nova.

A Junta de Freguesia, atenta à segurança da sua população, continua a envidar esforços para a limpeza, reparação e (re)construção de varandins, corrimãos, muros, veredas e acessos bem como à pintura de corrimãos já existentes na freguesia visando sempre a melhoria contínua na qualidade de vida dos seus munícipes.

Reparação e reconstrução de muro em pedra apare-lhada no beco do Valado.

“A nossa Freguesia”

2 fevereiro a 31 de agosto de 2016

26 de setembro de 2016Auditório do Centro Cívico

de Santa Maria Maior

TEMA

ENTREGA DE TRABALHOS

ENTREGA DE PRÉMIOS

XIV Concurso

2016

António Feliciano Rodrigues

Um conto,uma história,

uma ideia,um instante...

XVI Concurso de Pintura

Dio

go G

oes

Irene

Fel

izar

doBr

una

Livr

amen

to

Tema LivreLocal Jardins

do Almirante Reis

de maio14.30 horas

Antes Depois

Trav

essa

do

Chão

da

Loba

Antes Depois

Beco

do

Vala

do

Tema“Conte uma história...”Entrega de trabalhos2 fevereiro a 31 de agosto de 2016