News janeiro - 2015

44
News G&P Revista de Comunicação Interna da G&P 01 ª Edição/2015 Em dezembro comemoramos 25 Anos e comemoramos em grande estilo.

description

Notícias, novidades e tudo o que aconteceu em dezembro.

Transcript of News janeiro - 2015

Page 1: News janeiro - 2015

1 - News G&P

NewsG&P Revista de Comunicação Interna da G&P 01ª

Edição/2015

Em dezembro comemoramos 25 Anos e comemoramos em grande estilo.

Page 2: News janeiro - 2015

2 - News G&P Edição 1 2015

6

Índice

G&P Solidária:Tudo sobre nossa campanha de Natal

24

As tendências da TI para 2015

NOTÍCIAS

10Tudo sobre a migração de dados da CEF

COMUNICAÇÃO INTERNA

COMUNICAÇÃO INTERNA

287 desculpas que impe-dem o sucesso profis-sional

NOTÍCIAS

Page 3: News janeiro - 2015

3 - News G&P

16

Confraternização G&P - 25 Anos

EVENTOS

3209 sinais de que você pode estar com diabetes

SAÚDE

20

Prêmio Profissional de TI

EVENTOS

38

Biscoitos Divertidos

GOURMET

Page 4: News janeiro - 2015

4 - News G&P Edição 1 2015

Editorial

1ª Edição 2015 News G&P

EXPEDIENTE

Direção Geral - Patrícia Aleixo

Projeto Gráfico - A3 Comunicação e Marketing G&P

Colaboraram nesta edição - Lívia DamascenoRodrigo NakamaiLuciana Ramalho

Caio Renato Penna

Atendimento ao Leitor - Telefone: 11 3889-6328

[email protected]

Distribuição online e gratuita.Conceitos e opiniões em artigos assinados são de

inteira responsabilidade do autor. Os textos podem ser reproduzidos desde que citadas as fontes.

Seja muito bem-vindo 2015! Neste mês apresentamos como destaque os 25 anos da G&P comemorado com grandes festas realizadas na Matriz e suas Filiais. Destacamos também a nossa participação no Prêmio Profis-sional de TI 2014, que aconteceu dia 4 de de-zembro em São Paulo.

Conversamos com a equipe da CEF-SP para co-nhecermos um pouco mais do projeto Alta Dis-ponibilidade, mais um case de sucesso da G&P.

Você confere também a cobertura da G&P Soli-dária, com a entrega das doações de cada Site.

Como dicas de filmes para assistir, temos “Acima das Nuvens” e “Uma Noite no Museu 3 - O Se-gredo da Tumba”.

Aproveite para conferir a receita de Biscoitos Di-vertidos.

Uma ótima leitura!

Equipe de Marketing

Page 5: News janeiro - 2015

5 - News G&P

Page 6: News janeiro - 2015

6 - News G&P Edição 1 2015

Comunicação INTERNA

G&P Solidária 2014

Aconteceu dos dias 16 a 19 de dezembro a cam-panha G&P Solidária, onde a G&P arrecadou mais de 2500 itens entre itens de higiene e alimentos não perecíveis, que foram entregues às instituições participantes da campanha deste Natal. Atendendo 81 crianças e adolescentes, e 89 idosos, mais uma vez ressaltamos o empenho e a dedicação de cada colaborador que participou contribuindo, fazendo sua doação.

Foi gratificante ver no rosto dos atendidos, o cari-nho e o sentimento de agradecimento, rir, brincar e ouvir suas histórias. A seguir você confere alguns números do total de doações e fotos de mais esse sucesso.

“Foi muito lindo todas as crianças chamando “TIA É PRE-SENTE PRA MIM”, gritando feitos loucos, ficamos muito felizes, em ver a emoção das crianças e dos professores da creche, tudo isso é sempre muito gratificante.”Claudete A. Lorenzetti - Gestão de Recursos Humanos - Pederneiras

Mais de

1 5 0 e s c o va s de dentes

6 - News G&P Edição 1 2015

Page 7: News janeiro - 2015

7 - News G&P 7 - News G&P

“Chegando ao local fomos (muito bem) recebidos pela fundadora do projeto, a senhora Vicky Tavares, que nos mostrou a casa e nos contou um pouco sobre a rotina das mais de 15 crianças e as mais de 50 famílias assistidas pelo projeto... Durante o bate papo foram apresentadas algumas crianças que pareciam bem felizes por estarem sendo cuidadas em um lar preocupados com elas. Todas as crianças estudam e se comprometem a ajudar nas tarefas de casa. Os produtos doados são de grande valia para o projeto, pois a higiene e limpeza do local são de extrema importância para a saúde dos que estão em tratamento.”Adler Chueiri - Assistente Comercial - DF

70 latas del e i t e

7 - News G&P

Page 8: News janeiro - 2015

8 - News G&P Edição 1 2015

Comunicação INTERNA

“...O momento mais emocionante pra mim, foi ver no rostinho de cada um a alegria de saber que não estão sozinhos, que nós fomos até lá e fizemos um pouquinho do que estava ao nosso alcance por eles. Não tem preço que pague essa emoção.”Raquel R. G. Batista - Processos / Qualidade - SP

“...Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo abrigo e pelos idosos, o convívio pareceu bas-tante agradável e tranquilo, na ala feminina uma senhora escutava música alta e animava as demais, e na ala masculina um dos idosos nos mostrou um pouco do seu dia a dia, além de fotos e recorda-ções. Foi uma experiência única, de amor, caridade e aprendizado.” Juliana Muniz – Analista de Recursos Humanos - RJ

1 3 7 sabonetes

Mais de

8 0 0f r a l d a s descartáveis

Page 9: News janeiro - 2015

9 - News G&P

Deseja conferir um pouco mais do que acontece na empresa? Não deixe de acessar!

Eventos, comunicados e fotos você encontra na Intranet G&P.

www.intranet.gpnet.com.br

Page 10: News janeiro - 2015

10 - News G&P Edição 1 2015

Comunicação INTERNA

Case Alta DisponibilidadeEste mês, o case que trouxemos para você é o de “Alta Disponibilidade”, que foi imple-mentado na Caixa Econômica Federal recen-temente.

Conversamos com a profissional Luciana Germa-netti Ramalho, Coordenadora do Projeto na CEF que nos contou mais detalhes.

“O objetivo principal do projeto foi prever ambientes com redundâncias plena dos ati-vos de infraestrutura e recursos tecnológicos com alta disponibilidade que serão operados remotamente, uma vez que a maioria das ati-vidades permanecerão sob a responsabilida-de das centralizadoras” informa Luciana.

Aplicado nos três principais sites da CEF – SP, RJ e BR – o projeto começou quando a Caixa decidiu centralizar todos os seus equipamen-tos em um só lugar. Para isso foi criado o DA-TACENTER BR – TIER 4.

A CEPTISP (Datacenter em SP) começou a tra-balhar nesse projeto a seis meses, onde no início foram realizadas várias reuniões para se definir como seria a migração das plataformas baixa, média e Mainframe(mainframe, plata-

forma média e baixa são tipos de computa-dores que seguem uma classificação de acor-do com a sua capacidade de processamento). Após as reuniões, foi concluído que a melhor maneira de realizar a migração de SP para o DTC não trazendo grandes impactos para os usuários seria realizar a migração em duas eta-pas – Onda e Bolha – que são respectivamente:

Onda – Aplicado nas plataformas média e baixa, onde foi definido os sistemas que esta-riam migrando em cada semana.

Bolha – Aplicada no mainframe e foi utilizada pelas duas semanas que antecederam a mi-gração para serem realizados testes dos ges-tores, produção e suporte.

A CAIXA tinha se programado para deixar os sistemas indisponíveis às 00h00min do dia 16/11 retornando às 08h00min, porém a mi-gração ocorreu muito além das expectativas e todos os sistemas foram liberados dentro do ANS (Acordo de Nível de Serviço), sem ne-nhum atraso. Às 06h00min, todos os sistemas já estavam funcionando normalmente.

Nesse mesmo dia após a subida do mainfra-me em BR, foi desligado o mainframe SP e todas as transações passaram a ser realizadas diretamente de Brasília.

Page 11: News janeiro - 2015

11 - News G&P

Segundo Luciana, um dos grandes desafios era o de não gerar grandes impactos para os usurários, visto que a maior parte das transa-ções on-line ocorria em SP. “Se a mudança se não tivesse sido muito bem planejada poderíamos ter parado todos os sistemas, ou seja, por exemplo, poderia ficar indisponível os saques com cartão, pagamen-tos utilizando cartões de débitos que não fosse cartão com limite de crédito, saques do Bolsa Família, fundo de garantia, seguro de-semprego, pagamento de beneficio do INSS, processamento da Loteria e muitos outros serviços que são prestados pela CAIXA”, con-ta Luciana.

CONCLUSÃOA CAIXA executa uma média de 45.000 jobs

diários e recebe 1.300.000 transações/dia e cabia à G&P trabalhar para que a migração do DATACENTER fosse um sucesso, o que pode ser comprovado com o processamento bacth sendo realizado em menor tempo e com os acessos on-line mais rápido.

RECONHECIMENTOApós a migração, no dia 04/12 às 16h00min a CAIXA realizou um evento interno onde todas as empresas que participaram da migração foram homenageadas pelo excelente traba-lho prestado, e entre elas estava a G&P que foi representada por Edivano Nascimento, Di-retor de Operações.

Luciana Germanetti Ramalho, Coordenadora na CEF.

Funcionários que participaram do projeto – Luciana Ramalho, Fernando Saez, Alex Cunha, Vanice Rodrigues, Waldemar Ramos, Patrícia Ferreira e Josue Prestes.

Page 12: News janeiro - 2015

12 - News G&P Edição 1 2015

Confira - 4 costumes pra lá de estranhos da nossa terra

Comunicação INTERNA

Referências da ficçãoSabemos que deixar o nosso legado nem sempre é tão simples como pregam e que para se tornar especial e fazer a diferença é necessário empe-nho e disciplina, ainda mais se estivermos falan-do do ambiente corporativo. Essa é a razão que nos fez trazer como última matéria sobre nossa campanha de comunicação, a dica de alguns li-vros com personagens especiais, que mostram como podemos deixar boas impressões e uma ótima sensação por onde passarmos.

Nas próximas linhas você encontrará (ou reen-contrará) alguns personagens criados por auto-res como José Saramago, Ernest Hemingway e Guimarães Rosa - cada qual com uma história interessante sob o ponto de vista profissional.

Santiago, de “O velho e o mar”Santiago é um velho pescador que parte numa jornada pelo Golfo de Cuba para caçar um gi-gantesco peixe. Sua árdua saga é acompanhada por um diálogo interno constante.

Page 13: News janeiro - 2015

13 - News G&P

O que extrair do personagem: Segundo Jucá, a perseguição empreendida por Santiago pode servir como metáfora para os grandes desafios da vida profissional. “O que fica para o leitor é que, para ser resistente às adversidades, é pre-ciso ter paixão pelo que se faz e compreender o qual é sua contribuição para o mundo”, diz.

“O velho e o mar”, de Ernest Hemingway (Bertrand Brasil)

O homem que queria um barco, de “O conto da ilha desconhecida”

Nesta curta novela, um personagem sem nome procura um barco para explorar uma ilha desconhecida. Para tanto, procura a ajuda do rei, que tenta demovê-lo da ideia de viajar, com o argumento de que todas as ilhas já são conhecidas pelo homem.O que extrair do personagem: O homem que insiste na ideia de ter um barco para fazer a via-gem ao desconhecido é considerado um louco pelo rei, mas é um símbolo do não-conformis-mo. “Trata-se de uma lição sobre inovação, so-bre as dificuldades de vender um sonho, uma

Page 14: News janeiro - 2015

14 - News G&P Edição 1 2015

Comunicação INTERNA

ideia original”, diz Jucá. “O conto da ilha desconhecida”, de José Sa-

ramago (Editoral Caminho)

Zé Bebelo, de “Grande Sertão: Veredas”No clássico brasileiro, Zé Bebelo é o coman-dante de uma tropa de jagunços. Sua forma de reconhecer e desenvolver seus liderados chama a atenção do leitor.O que extrair do personagem: Jucá acredita que a história de Bebelo pode ser lida como um rico compêndio sobre liderança. “É um convite a pensar sobre o que significa ser chefe, a impor-tância de identificar talentos e treiná-los”, afirma. “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães

Rosa (Editora Nova Fronteira)

Giovanni Drogo, de “O deserto dos tártaros”Um jovem é enviado para permanecer num iso-lado forte militar - uma etapa que acredita ser transitória em sua carreira. Aos poucos, entre-tanto, percebe que está criando raízes no local e pode ficar preso a ele pelo resto da vida.O que extrair do personagem: A experiência de Drogo é um alerta sobre o comodismo. De acordo com Jucá, a lição trazida pelo livro é que há um imenso perigo em não ser o protagonis-ta da sua história profissional. “Renunciar a isso pode levar a uma grande frustração”, afirma.“O deserto dos tártaros”, de Dino Buzzati

(Editora Cavalo de Ferro)

Leo, de “Viagem ao Oriente”Leo faz parte de um grupo que empreende uma espécie de viagem mística rumo ao Orien-

te. Durante a jornada, ele está sempre sorrindo, assobiando e ajudando os outros.O que extrair do personagem: Leo nunca está em destaque e parece ser uma figura insignifican-te num primeiro momento. No entanto, quando perde contato com o grupo e sai da história, o leitor percebe que ele era a fonte do entusiasmo do grupo. “O personagem mostra que existem líderes ou chefes que não são importantes pela hierarquia ou pela imposição, mas sim pelo ser-viço que prestam à equipe”, diz Jucá.Viagem ao Oriente”, de Herman Hesse (Civi-

lização Brasileira/Record

O capitão, de “O agente secreto”O capitão assume o comando de um navio pela primeira vez na vida. Nessa experiência inédita, ele atravessa inúmeras adversidades e dilemas impostos pela liderança. O que extrair do personagem: Da inseguran-ça sobre a própria autoridade à busca pela con-fiança da tripulação, o personagem vive todos os dramas de uma primeira experiência como líder. Para Jucá, a leitura é obrigatória para qual-quer chefe de primeira viagem. “O agente secreto”, de Joseph Conrad (Edi-

tora Landmark)

www.revistavivasaude.uol.com.br

Page 15: News janeiro - 2015

15 - News G&P

Aqui você Faz o conteúdo. Não deixe de PARTICIPAR!

A NEWS G&P é construida para você e acredita que a sua colaboração é o item mais importante. Convidamos você para ter seu espaço com colunas, artigos e dicas.

Participe também enviando sua sugestão, dúvida, dica ou crítica para nossa redação. Você poderá solicitar posta-gem anônima se preferir, mas não deixe de participar. Dicas CríticaDúvidas Sugestão

Envie sua mensagem para: [email protected]

Este é o seu espaço!

Page 16: News janeiro - 2015

16 - News G&P Edição 1 2015

Eventos

CONFRATERNIZAÇÃO 2014 - 25 ANOS DE G&P

O ano de 2014 foi repleto de realizações e mudanças para todos os profissionais. Laços foram estreitados, novos e grandes contratos fechados e o número de colaboradores vem aumentando dia após dia. Mas além de todos

os motivos anteriores, 2014 é um ano espe-cial, pois neste mês a G&P completa 25 anos de existência. São 25 anos de história e de vi-tórias onde cada colaborador do passado e do presente tem importante participação. To-dos juntos ajudamos a construir essa empresa que vem a cada ano ganhando mais e mais destaque no mercado de TI, com seu trabalho sério e dedicado. E como dezembro já é um mês de comemorações, nós G&Ps temos ain-da mais motivos para celebrar.Para comemorar nossas bodas de prata e brindar mais um ótimo 2014 e principalmente como uma forma de agradecermos ao empe-

16 - News G&P Edição 1 2015

Page 17: News janeiro - 2015

17 - News G&P

Eventos

17 - News G&P

nho, a dedicação dos profissionais envolvidos no sucesso de mais este ano, organizamos festas de Confraternização na Matriz e em suas filiais.As festas ocorreram do dia 11 de dezembro, com a Confraternização dos colaboradores da Matriz em São Paulo, 13 de dezembro, com a Confraternização dos colaboradores da Filial Pederneiras, dia 17 de dezembro com a festa da Filial de Brasília e no dia 18, quando acon-teceu a festa na Filial do Rio de Janeiro.Regadas à alegria, descontração, prêmios e diversão, proporcionando interação entre os funcionários, as festas foram a maneira per-

feita de celebrar este aniversário tão especial. Com prêmios diversos que compreendiam: um Day SPA, um Microsystem, um Smartwa-tch, uma Câmera GoPro e um Xbox One, os sorteios foram os pontos altos das quatro co-memorações, por conta do clima de suspense a cada número que saia da urna. Com um pú-blico animado em todas as festas, celebramos com estilo essa marcante ocasião.Para ver mais fotos acesse o link da EXTRANET.

Ou copie e cole esse endereço no seu navegador: http://extranet.gpnet.com.br/Paginas/Paginas%202014/confra2014.aspx

17 - News G&P

Page 18: News janeiro - 2015

18 - News G&P Edição 1 2015

Eventos

18 - News G&P Edição 1 2015

Page 19: News janeiro - 2015

19 - News G&P

Eventos

19 - News G&P

Page 20: News janeiro - 2015

20 - News G&P Edição 1 2015

Eventos

G&P PRESENTE NO PRÊMIO PROFISSIONAL DE TI 2014

No dia 4 de dezembro, a Fórum Editorial e o Informática Hoje, promoveram a festa de entrega do Prêmio Profissional de Tecnolo-gia 2014. O coquetel e jantar aconteceu no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, e contou com a presença de importantes personali-dade do mercado de TI. O prêmio é um reconhecimento da relevân-cia dos projetos de TI implementados por profissionais e equipes. Os ganhadores são escolhidos após indicação de um Conse-lho de Notáveis, composto por mais de 500 pessoas, entre representantes das entidades do setor e de empresas fornecedoras de so-luções de TI, além dos profissionais eleitos nas edições anteriores da premiação. Foram anunciados 45 profissionais em 15 segmentos distintos, abrangendo Bancos, Comércio, Finanças, Governo Estadual/Mu-nicipal, Governo Federal, Indústria/ Consu-mo, Indústria/Geral, Judiciário, Saúde, Ser-viços e Utilidades. A G&P, sempre marcando presença nos eventos mais representativos da categoria, participou como patrocinadora, sendo representada pelo Diretor Comercial Georgio Santos.

Georgio Santos entregando o prêmio para Dario Almeida, CIO da CCEE.

20 - News G&P Edição 1 2015

Page 21: News janeiro - 2015

21 - News G&P

Eventos

Georgio Santos entregando o prêmio para Alessandra Bomura Nogueira, CIO da GVT.

21 - News G&P

Page 22: News janeiro - 2015

22 - News G&P Edição 1 2015

ADMINISTRATIVO (STAFF)

Este mês, convidamos o colaborador Caio Rena-to Penna para participar da nossa coluna G&P 25 Anos. Conhecido por apoiar diversas áreas, começou a atuar na companhia no ano de 1991, na época em que a G&P estava localizada na Lapa (imagem 1).

Em comemoração aos 25 Anos da G&P, vamos trazer uma série de depoi-mentos e matérias com as mudanças e momentos importantes, sob a melhor perspectiva possível: a sua.

25 ANOS G&P, A HISTÓRIA QUEM CONTA É VOCÊ!

Caio Renato Penna atua há 23 anos na G&P

22 - News G&P Edição 1 201522 - News G&P Edição 1 2015

Caio menciona que tem orgulho de fa-zer parte deste time. “A G&P represen-ta para mim uma segunda casa, uma segunda família”, relata o nosso entre-vistado.

Page 23: News janeiro - 2015

23 - News G&P

Caio Renato Penna atua há 23 anos na G&P

23 - News G&P 23 - News G&P

MUDANÇASUma das grandes mudanças que testemunhou, foi o crescimento constante da companhia. E para su-prir as demandas que não paravam de crescer, no ano de 1996 a G&P se mudou para um local maior, localizado na Avenida Queiroz Filho (imagem 2) e anos depois, para a Rua Doutor Cesário Mota Ju-nior (imagem 3), localizado no bairro da Consola-ção, região central da cidade de São Paulo.

FUNÇÃO ATUALAtualmente trabalha apoiando principalmente a Presidência e Diretoria da G&P, mas também au-xilia diversas áreas no transporte de diversos do-cumentos. Muitas vezes, o colaborador socorre os departamentos quando há algum documento ou contrato que é para ser entregue ou retirado com urgência.Caio ressalta que teve um grande aprendizado profissional durante toda sua trajetória e faz ques-tão de agradecer os Srs. Fábio Pereira (acionista e fundador da G&P) e Hélio Nascimento (Diretor Presidente). “Acompanhei o crescimento de am-bos e tenho orgulho de fazer parte desta história”.

MENSAGEM AOS NOSSOS LEITORESO nosso entrevistado faz questão de deixar uma mensagem a todos os nossos leitores: “Acreditem, vistam a camisa, porque tudo dá certo quando há dedicação. A G&P é um lugar bacana porque as pessoas têm oportunidades e são reconhecidas profissionalmente”, finaliza.

Na foto acima (imagem 1), o antigo endereço da G&Plocalizado no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo.

Imagem 2: aproximadamente no ano de 1996, a G&P se mudou para um prédio localizado na Avenida Queiroz Filho, na Vila Leopoldina.

Imagem 3: à direita, o antigo endereço da G&P na RuaDoutor Cesário Mota Junior.

Page 24: News janeiro - 2015

24 - News G&P Edição 1 2015

Notícias

As tendências da TI para 2015O avanço tecnológico já é algo esperado para os próximos anos, o que demanda um bom plane-jamento das empresas para lidar com a situação. A Progress prevê cinco principais tendências da tecnologia que moldarão o cenário para 2015. Em sua visão, a tecnologia atingiu um ponto do qual que não existe mais volta. Até mesmo sua criação agora pertence a todos e não só a espe-cialistas. As ferramentas de software e hardware torna-ram-se onipresentes. Em consequência, todos

os indivíduos estão se empoderando com dis-positivos altamente acessíveis de poderosos. As empresas, por sua vez, intensificarão, em 2015, os seus esforços para tirar vantagens de negó-cios diante deste panorama. Os desenvolvedores-cidadãos se unem, a TI res-pondeA TI não consegue acompanhar e não é culpa dela. Os negócios estão demandando mais e a consumerização do setor aumentou as expecta-tivas dos usuários. A tendência mais recente de abordar essa questão é a de desenvolvedores--cidadãos ou a geração BYOA - usuários em-presariais tecnicamente aptos que entendem o negócio e têm experiência técnica suficiente para construir apps ou participar efetivamente

Page 25: News janeiro - 2015

25 - News G&P

do processo de desenvolvimento. A TI começa-rá a responder a essa tendência e organizações líderes ajudarão a promover este conceito ao capacitar os desenvolvedores-cidadãos a serem mais autossuficientes na construção de comple-xos aplicativos empresariais sem exacerbar a TI invisível. A Internet das Coisas está em plena construção As organizações começarão a confirmar o alarde da IoT em uma ampla variedade de indústrias. Serão dados os passos iniciais para assimilar o processamento da IoT dentro de aplicativos in-ternos e aqueles com os quais o cliente lida di-retamente, inclusive o maior uso de linguagens próprias para a IoT como o Node.js. Embora as estórias de completo sucesso de ROI serem limitadas no curto prazo, as organizações que não começarem a planejar ou modificar seus processos de desenvolvimento correm o risco de perder terreno para concorrentes com pen-samento mais visionário. Os desenvolvedores partem para Low-code + Agile Enquanto as organizações se empenham em alavancar conceitos de Arquitetura Corporativa para gerenciar melhor os esforços em aplicativos, frequentemente existem obstáculos entre os di-ferentes esforços de desenvolvimento. Mesmo no mundo de hoje baseado na nuvem, as orga-nizações costumam envolver-se com a aborda-gem de uma plataforma. Seguindo adiante, as organizações líderes reagirão à diversidade de aplicativos e seu conjunto de habilidades de de-senvolvedor alavancando uma combinação de

abordagens de desenvolvimento que incluem tanto o low-code (alta produtividade) como o agile (alto controle). Isso permitirá que diferen-tes conjuntos de habilidades sejam aplicados de maneira eficaz e colaborativa sem as restrições da abordagem de uma plataforma. A adoção do Node.js fortalece o JavaScript O rápido crescimento do JavaScript continua-rá e será corroborado pelo sucesso do Node.js do lado do servidor, juntamente com a potên-cia do MongoDB. Outro motivador chave será a adoção de soluções Plataforma as a Service (PaaS) que permitam aos desenvolvedores do Node.js concentrarem-se no desenvolvimento de aplicativos, ao invés de se preocuparem com a instalação, o escalonamento, a gestão e a mo-nitoração de aplicativos Node.js e MongoDB. Isto se equiparará à ascensão do DevOps, uma vez que automatiza processos chaves e possibi-lita que pequenos projetos de desenvolvimento decolem, ao mesmo tempo fornecendo a infra-estrutura para grandes aplicativos de missão crí-tica. Um dos maiores indicadores dessa tendên-cia será o lançamento do Node.js 1.0. As empresas vão começar a beber “Lagos de Dados”Problemas com fontes disparatadas de dados já deveriam estar resolvidos. O ano de 2015 tra-rá a próxima etapa da evolução da utilização de dados. À medida que um número cada vez maior de fluxos de dados alimenta os chamados “data ponds”, a empresa aproveitará sua capaci-dade recém-descoberta de integrar essas fontes de dados e começar a construir aplicativos em-

Page 26: News janeiro - 2015

26 - News G&P Edição 1 2015

Notícias

presariais que transformem os dados em insight praticável. Isso não apenas aumentará o valor daqueles dados, mas também estimulará as em-presas a assegurarem que seus dados empresa-riais críticos sejam integrados e estejam fluindo no mesmo lago. A supervia de transações O ano de 2015 será o ano em que os consu-midores com conhecimento tecnológico dirão adeus às longas filas. A proliferação de pedidos online e serviços de entrega continuará, mas a tendência se espalhará ainda mais à medida que a experiência dos usuários se tornar mais fluida e confiável. Os varejistas também começarão a explorar as encruzilhadas da Internet das Coisas e da análise preditiva para possibilitar a “ven-da preditiva”. Por exemplo, a casa conectada possibilitará a certos varejistas romperem mais outras barreiras e oferecerem aos consumidores produtos que eles talvez não tenham percebido que precisavam, como leite ou filtros de água. Com um alerta aos consumidores pelo telefone seguido pela entrega em domicílio, a única ação necessária do consumidor era abrir o alerta e pressionar “comprar”. Para John Goodson, diretor de produtos e tec-nologia da Progress, em 2015, as organizações enfrentarão muitos desafios no desenvolvimen-to de aplicativos. ”A cara da TI está mudando,

contando com pessoal mais na linha empresarial contribuindo em projetos de desenvolvimento, o que significa que os profissionais veteranos es-tarão ocupados com mais solicitações de migra-ção e manutenção - desde o design da interface do usuário passando pela integração de dados até o teste de carga”, explica. Em sua visão, tanto a TI como os usuários em-presariais sentirão o impacto no desenvolvi-mento de apps e trabalharão mais juntos. “Os vencedores escolherão as ferramentas certas e identificarão a abordagem mais colaborativa e mais eficiente para entregar aplicativos constru-ídos com um propósito que são facilmente con-sumidos e proporcionam a integração e a aná-lise necessárias para impulsionar os negócios”, finaliza.

http://www.b2bmagazine.com.br/

Page 27: News janeiro - 2015

27 - News G&P

CURTA, COMPARTILHE, PROPAGUE E FAÇA PARTE DESSA REDE VOCÊ TAMBÉM.

/gpcompany /gepprojetosesistemas

Você sabia que a G&P está presente nas Redes Sociais?

Essa é mais uma maneira da G&P estar presente e mais uma forma de você acompanhar novidades, notícias e curiosidades relacionadas à empresa.

Page 28: News janeiro - 2015

28 - News G&P Edição 1 2015

Notícias

7 desculpas que impedem o sucesso profissional

Agir, tomar decisões, crescer profissional e pessoalmente... Tudo isso demanda esforço, algo que nem sempre estamos dispostos a ter. Nessas

horas várias desculpas aparecem para justificar a nossa falta de ação, como uma forma de conforto mental: “Não fiz nada porque eu tinha um bom motivo para isso”.

Se você tem sonhos e ambições, descubra quais são as desculpas mais comuns e veja como tirá-las da sua vida:

Page 29: News janeiro - 2015

29 - News G&P

1) É PRECISO TER CONTATOSSim, conhecer pessoas, ou seja, ter uma ne-twork, é muito importante e pode abrir muitas portas. Se você não tem contatos agora, é pro-vável que diga: “Mas eu não tenho contatos!”O que você precisa saber é: um bom trabalho atrai bons contatos, e você ainda pode ir atrás deles… Aproveite as facilidades da tecnologia e crie conexões online.De que forma você pode fazer isso? Há várias maneiras. Uma delas é construindo autoridade na internet, seja por meio de um blog, canal do Youtube, podcasts…Outra dica é fazer comentários em posts e par-ticipar de eventos presenciais, como congressos e palestras sobre a sua área de atuação.

2) PRECISO FAZER MAIS PESQUISASÉ normal bater aquele receio de que você não está pronto, de que é preciso mais treinamento ou mais pesquisas para poder escrever um tex-to, lançar um produto, enfim, tomar uma deci-são e agir.No entanto, isso pode fazer com que você per-ca o timing do negócio, deixando as coisas ain-da mais difíceis no futuro.Uma frase bem conhecida entre os empreende-dores brasileiros que trabalham com marketing digital é: “Feito é melhor que perfeito”. Não existe perfeição, e você deve escolher se quer ser a pessoa que faz ou a que não faz.Deu algo errado? Se for possível, corrija e, claro, aproveite a oportunidade para aprender com o erro.

3) TENHO MUITAS/POUCAS IDEIASUma ideia é algo que todo mundo tem, todos os dias. A questão é: você está disposto a tirar a ideia da sua cabeça e passá-la para a realidade?O grande problema com quem tem muitas ideias é que a pessoa acha várias ou algumas delas fantásticas, perfeitas, e que precisa esco-lher a mais perfeita para que tudo dê certo.Enquanto isso, quem tem poucas ideias sofre porque acha que ainda não teve a ideia mais fantástica e perfeita.No final das contas, os dois tipos de pessoas esbarram em um grande problema: não existe ideia “mais perfeita”, e é isso que os faz perder tempo. Escolha uma que lhe faça sentir prazer em trabalhar, tire-a da sua cabeça e veja o su-cesso acontecer.

4) A IDEIA QUE EU TENHO JÁ EXISTEEssa é a melhor prova de que ela funciona! O que há de errado nisso? Não deixe o medo de entrar no mercado lhe atrapalhar.Você já foi ao supermercado e viu uma única marca em todas as prateleiras? Só existe uma es-cola de inglês no Brasil? Uma agência de marke-ting? Uma fabricante de material de construção?Mais cedo ou mais tarde haverá concorrência.

5) SOU MUITO OCUPADOTalvez você não seja tão ocupado quanto imagi-na. Será que você está usando o seu tempo de maneira produtiva? Isso inclui vários fatores, in-clusive quantidade de sono e alimentação, que podem afetar a sua cognição e diminuir a sua

Page 30: News janeiro - 2015

30 - News G&P Edição 1 2015

Notícias

produtividade.Seu tempo ocioso precisa ser analisado e você precisa ter disciplina para adotar uma nova roti-na. As pessoas que escolhem organizar o tempo são capazes de aproveitar o dia muito melhor, e elas também têm mais sucesso na vida. Só de-pende de você.Faça uma análise do seu tempo por uma sema-na. Veja o quanto você demora para cumprir ta-refas básicas, moderadas e complexas. Calcule o quanto você dorme e quanto tempo de inter-valo entre uma tarefa e outra você tem.Com a internet ao nosso alcance o tempo intei-ro, é provável que você esteja se distraindo mais do que deveria.

6) PRECISO DE DINHEIRO (OU MAIS DI-NHEIRO)Há como começar negócios do zero, com pou-co ou até mesmo nenhum dinheiro. E-books, blogs, canais no Youtube, podcasts, entre outras formas.

7) VOU FAZER AMANHÃ

Quantas vezes você disse isso e realmente fez? Há quem realmente esteja cansado ou em um momento ruim e consiga remarcar a atividade para o dia seguinte, sem prejudicar o andamen-to de um projeto, mas nem todo mundo age dessa forma.

Evite dizer que vai fazer amanhã: isso pode se tornar um hábito que lhe trará problemas.E então, vai deixar para aplicar as dicas amanhã ou hoje?

www.olhardigital.uol.com.br/

Page 31: News janeiro - 2015

31 - News G&P 31 - News G&P

Estamos no começo de 2015. Mais um ano se inicia e com ele novas metas e novos desafios.No caminho para o sucesso, é preciso saber como alcançá-lo, e quais caminhos levarão até ele. Ter persistência, paciência, paixão pelo que faz e atitu-de são fundamentais nessa jornada.

Seja sempre o melhor naquilo que faz. Não se con-tente com a rotina, mas sim, tenha sempre a ambi-ção de crescer onde quer que esteja, pois é isso que nos torna ativos e nos faz diferentes daqueles que estão ao nosso redor.

Por isso, o sucesso é consequência de nós mesmos. Quando se quer algo de verdade, não há limites e nem obstáculos que não somos capazes de ultra-passar.

Abaixo, uma mensagem inspiradora de um dos maiores representantes da arte cinematográfica, Charles Chaplin:

“Se as coisas não saíram como planejei, posso fi-car feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu qui-ser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar for-ma. Tudo depende só de mim.”

Que esta mensagem inspire um 2015 com muito sucesso. Feliz Ano Novo!

PALAVRA DO CEOHELIO NASCIMENTO

Tempo de mudar

Helio Nascimento é Diretor Presidente da G&P Projetos e Sistemas.

Page 32: News janeiro - 2015

32 - News G&P Edição 1 2015

Espaço SAÚDE

09 sinais de que você pode estar com diabetes

Na maioria dos casos, a doença surge sem sin-tomas, mas sinais como sede excessiva e má ci-catrização servem de alerta.Estima-se que no mundo 382 milhões sofram de diabetes. Se todos os pacientes com a do-ença formassem um país, ele teria uma popula-ção com quase o dobro da que tem o Brasil, a quinta nação mais populosa do mundo. Consi-derada epidemia mundial, a enfermidade está relacionada ao envelhecimento da população, ao sedentarismo, a dietas pouco saudáveis e ao aumento da obesidade.Se continuar nesta toada, a tendência é que mais pessoas tenham diabetes. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o número deve chegar a 592 milhões em 2035. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saú-de, estima-se que existam cerca de 11 milhões de portadores de diabetes - sendo que 3,5 mi-lhões ainda não sabem que têm a doença.A situação é tão preocupante que o Ministério da Saúde fez um apelo no ano passado para que a população brasileira mudasse alguns há-bitos como seguir uma alimentação saudável, e praticar atividade física. De acordo com a médica Rosane Kupfer, da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrino-

logia e Metabologia (SBEM), na maioria dos ca-sos, o diabetes aparece de forma silenciosa, sem apresentar sintomas. Porém, quando a glicemia está muito elevada, o indivíduo pode apresen-tar muita sede, mais vontade de fazer xixi, ema-grecer sem motivo aparente e outros sintomas como dores nas pernas, cansaço, câimbras, in-fecções genitais. “Se o paciente não for tratado, pode evoluir para quadros graves com desorien-tação, sonolência e até coma”, diz.Rosane alerta que o recomendado é não esperar por sintomas e fazer todos os anos exames de san-gue para controle da glicemia. “Principalmente se a pessoa passou dos 40 anos ou se tiver fatores de risco como história da doença na família, excesso de peso, sedentarismo, hábitos alimentares ruins, hipertensão, alterações em lipídeos ou se já tiver tido diabetes gestacional”, diz a médica.

Na dúvida, procure um

médico!

Page 33: News janeiro - 2015

33 - News G&P

Sede excessiva

Rápida perda de peso

Visão embaçada

Cansaço sem motivos ou fora do comum

Dificuldade de concentração

Ferimentos e dificuldade de cicatrização

Assim como o aumento de apetite

Sinais como câimbras

Náuseas ou vômito

Crianças também devem fazer exames que de-tectem a doença. O diabetes tipo 1 atinge mais crianças na faixa de 10 a 14 anos, mas pode ocor-rer em qualquer idade. “O diabetes tipo 2 é uma doença que aparece com o envelhecimento. A partir de 50 anos, a incidência aumenta muito.

Mas, com o aumento da obesidade em jovens, essa faixa etária tende a cair”, afirma Rosane.

Veja a seguir alguns sintomas que servem de alerta:

Page 34: News janeiro - 2015

34 - News G&P Edição 1 2015

G&P na Mídia

G&P é notícia em tradicionais veículos de comunicação, como o jornal “IT Forum 365”, “Datacenter Dynamics”, “Jornal Brasil”, “Executivos Financeiros”, “MetaAnálise”, “Information Management”, “B!T Magazine”, “Jornal Dia Dia” entre outros.As matérias destacam dois cases de sucesso. O primei-ro o desenvolvimento do projeto de BI e Data Mart na Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro e o segundo na CEF que migrou seus sistemas para um novo Data Center com apoio da G&P.

Page 35: News janeiro - 2015

35 - News G&P

Page 36: News janeiro - 2015

36 - News G&P Edição 1 2015

Acima das NuvensUma Noite no Museu 3 - O Segredo da Tumba

Filmes do mês

O segurança Larry Daley (Ben Stiller) segue com seu inu-sitado trabalho no Museu de História Natural de Nova York. Determinado dia, descobre que a peça que faz os objetos do museu ganharem vida está sofrendo um processo de danificação. Com isso, todos dos amigos de Larry correm o risco de não ganharem mais vida. Para tentar salvar a turma, ele vai para Londres pedir a orien-tação do faraó (Ben Kingsley) que está em exposição no museu local.

Lançamento: 1 de janeiro de 2015

Maria Enders (Juliette Binoche) é uma famosa atriz que fica perturbada com o fato de que JoAnn (Chloë Moretz), jo-vem estrela de Hollywood, irá interpretar o papel que a fez famosa há vinte anos. Convidada a dividir o palco com a novata, Enders viaja até os Alpes para ensaiar e conta com o apoio de sua assistente (Kristen Stewart) no confrontamento com a representação de seu passado.

Lançamento: 8 de janeiro de 2015

www.adorocinema.com.br

Cultura e Lazer

Page 37: News janeiro - 2015

37 - News G&P

www.canaldoempreendedor.com.br

A Quinta Disciplina - Peter Senge

O Lado Humano da Empresa - Douglas McGregor

Liderando Mudança - John P. Kotter

Marketing de Guerrilha - Jay Conrad Levinson

A partir de um conceito ino-vador, o ‘da organização que aprende’, na qual as pessoas são o principal meio de ala-vancagem para os processos de mudança, Peter Senge de-senvolve um vigoroso corpo de ideias e ferramentas, que estimula o trabalho em equi-pe e ajuda a organização a se preparar para os desafios do futuro.

Nesta obra, grandes nomes da Administração nos Estados Unidos mostram a atualidade e aplicabilidade dos conceitos e do pensamento de Douglas McGregor, teórico da Adminis-tração do século passado. Se-gundo Heil, Bennis e Stephens, a natureza do trabalho hoje torna as teorias de McGregor mais relevantes e necessárias do que nunca. Eles afirmam que a enorme difusão da tec-nologia por todos os aspectos da vida empresarial teve o irônico impacto de tornar os seres humanos que manu-seiam essas ferramentas mais criativos do que nunca.

‘Marketing de guerrilha’ é para as transformações do século XXI. Jay Conrad Levin-son defende que pequenas e médias empresas têm condi-ções de disputar o mercado com grandes companhias, desde que utilizem estraté-gias apropriadas, baseadas em criatividade e inovação.

Kotter, neste livro, diz que os métodos usados pelos execu-tivos para tentar transformar suas empresas em concorren-tes mais fortes (como gestão de qualidade total, reengenha-ria, rightsizing, reestruturação, transformação cultural e tur-naround) não são suficientes, porque eles não conseguem mudar o comportamento. Ao enfatizar a necessidade crítica da liderança para fazer com que a transformação aconteca, o livro oferece a experiência e os modelos de papéis positivos já vivenciados por outrem para que os líderes os imitem, além de identificar oito etapas pelo qual toda empresa deve passar para atingir sua meta.

Dica de leitura

Page 38: News janeiro - 2015

38 - News G&P Edição 1 2015

Espaço Gourmet

Ingredientes

Massa

• 1/4 de xícara (chá) de açúcar • 1 xícara (chá) de farinha de trigo • 1 colher (chá) de fermento em pó • 2 gema

Glacê

• 1 clara em neve • 100 g de açúcar de confeiteiro aproximadamente • Anilina comestível de cores variadas • Confeitos coloridos a gosto

Modo de Preparo Em uma tigela, misture os ingredientes da massa até formar uma massa homogênea. Em uma superfície untada com manteiga, abra a massa até a espessura de 0,5 cm. Corte a massa com cortadores de formatos diversos. Transfira os biscoitos para uma assadeira.

Biscoitinhos divertidosLívia Damasceno

Analista de Marketing

Leve ao forno médio preaquecido por 20 minutos. Deixe esfriar e desenforme.

Glacê: Misture a clara e o açúcar até formar um cre-me liso. Adicione a anilina na cor desejada e mexa até obter um glacê uniforme e espesso. Ponha o glacê em um saquinho de plástico e faça um furo pequeno em uma das pontas. Decore as bordas dos biscoitos se-guindo o contorno e faça detalhes no meio. Acrescen-te confeitos coloridos. Guarde em latas com tampa.

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)

Rendimento: 20 porções

Faça sua receitaSepare seus ingredientes e faça sua receita.

1ºpassoVocê pode participar!Agora você poderá mostrar seus dotes culinários e invenções na cozinha, aqui na News G&P. Divida seus segredos infalíveis conosco e sua receita poderá ser um dos destaques de nossa NewsLetter.

Page 39: News janeiro - 2015

39 - News G&P

FotografeTire uma foto sua com o prato pronto.

2ºpassoTranscreva sua receitaTranscreva passo-a-passo a recei-ta, de forma que contenha ingre-dientes, porção, modo e tempo de preparo.

3ºpassoEnvieEnvie sua receita com a foto para o e-mail [email protected] com o assunto: MINHA RECEITA

4ºpasso

Page 40: News janeiro - 2015

40 - News G&P Edição 1 2015

Nós da G&P queremos parabenizar a todos os aniversariantes e desejar muitas felicidades.

Aniversariantesdo mês Dezembro

Luiz Claudio PimentaCleber Aparecido CordeiroEric Faria de LimaBruno Fonseca Oliveira

Indiamara do Prado

Werlen Ricardo MoreiraLeandro Arthur Moraes dos Santos

Marceya Duarte LemosAntonio Carlos Esteves Junior

Gabriel Cristiano Pereira CoelhoIgor Rodrigues Porciuncula

Bruno Yui Yamate

Adriano Cardoso MantuaniFelipe Gomes MilenGabriel Vicente FerreiraPablo Teixeira de Lima dos Rei

Vinicius Vendramel GalhiardiCarlos Guilherme Carius Nazari

01

03

04

05

08

09

10

11

12

14

15

16

Mauricio Gopfert Junior

Marcos Macaneira Reina da SilvaCarlos Alberto CruzAnderson PegnorattoAlexandre PirolaAnderson Andre Risonho

Bruno Roncon CostaMaria Helena Duraes NascimentoAndre Badanai

Douglas Santos de PaulaRafael Barelli BrisolaDouglas de Oliveira MatosLaercio Gomes Esteves FerreiraJonilson Nobres da Silva

Leonardo Silva BaptistaFilipe de Souza SantosDario Douglas Alves AraujoCarlos Fernando Toledo Bonatti

Durval Franco NetoHugo Campos de Almeida LunaBrenda Maria Leite MachadoPedro Henrique Rebello de Alme

17

18

Page 41: News janeiro - 2015

41 - News G&P

19

20

22

23

24

25

27

28

Shirlei Guete de Freitas NogueCarlos Cesar Martinez FelicioSergio de CarvalhoEmerson de Souza FerreiraFabio Henrique Crespo FerreiraArialdo Mendes dos SantosGustavo Borba PintoDeyse Caroline de Oliveira

Felipe Cardozo Nogueira LeiteCelso TozatoJean de Souza Moreira

Jonathan Borges MatosAdriely Andreotti SouzaJorge Alexandre Maciel

Camila Kesia MoraesRodrigo Carvalho CozzoLeila Mesquita de OliveiraNilson Rodolfo da Silva

Bruno Moraes RicciJose Antonio Calcopietro Junior

Tania Cristina da Silva Alexandre Jose AzevedoJanaina Vieira Duarte dos Santos

Roberia Darque GoncalvesSuely Vieira SoaresDavys Vieira

Luciano Rodrigues

Fernanda Vieira RussianoJose Braz de Andrade JuniorRafael Antoniassi de Oliveira

Max Wellington Fischer

30

31

Page 42: News janeiro - 2015

42 - News G&P Edição 1 2015

Nós da G&P queremos parabenizar a todos os aniversariantes e desejar muitas felicidades.

Aniversariantesdo mês Janeiro

Daniele Rosa dos SantosLael Santos Francisco

Lenita Ferreira RomboliAntonio de Castro Rocha JuniorEmerson dos Santos JordãoSandro de SouzaFabio SantanaCarlos Henrique da Silva PereiraLeticia Lessa de Vasconcelos

Wagner Rodrigues PeresJean Pacheco Dias

Wilson dos Reis Narde MartinsToniel Machado ElesbaoRobson Silva de Macena

Rita de Cassia Oliveira MachadoFabio Alves da SilvaAdemir Jorge de MeloPriscilla de São Justo SilvaEllen Mayumi Kurokawa

Gleidson da SilvaCelso Xavier LuzVanessa Yumi Kobayashi

Patricia Cardoso MendonçaRaquel Fernandes Simões Ribeiro

01

02

03

04

07

05

06

08

09

10

11

Lao Bruno Reis da Silva Leite

Eduardo Andrade de AraujoAdilson de Jesus NascimentoJean Francisco Barbosa da SilvaKleber de Miranda VicenteHeder Lopes da Silva

Rosana MachadoRogerio Cairo do CarmoJefferson Aparecido ZuanonMarcio Ramos da Silva

Luiz Eduardo Ferreira

Alex Sandro Lima de SouzaHamilton Jorge G. de CarvalhoTiago Braz dos SantosErica Ferreira BarrosThiago Atanazio

Gabriel Lacerda CoelhoLeandro GracianoVinicius de Paiva Tomaz

Vania Silva de Assis

Ronaldo SilvaGuilherme Macedo SoaraLeandro Batista Martins

13

12

14

15

Page 43: News janeiro - 2015

43 - News G&P

16 26

17

19

27

20

28

22

29

23

30

24

31

25

Rogerio Duarte SoaresGustavo Lima dos Santos

Rafael Ribeiro de SousaOdemil Jose CamargoJessica Raissa MartimianoThayllan Neves Anacleto

Denis Luiz AmbrosioCamila Hirafuji Ibanez PerezVanessa Goncalves BatistaHanderson Atila Santos Lima

Bruna Lourenço da SilvaBruno Lanes CamposVinicius Mosella do Nascimento

Augusto Yamazaki da SilvaIlan Maximiliano Gomes dos SantosAdler Chueiri

Bruno Cesar de Oliveira LimaRosimeire Simao de AraujoLucas FernandesRene Garcia Romero

Iranilson Jose da SilvaMaria Benicio da FonsecaJose Roberto de Sousa MartinsRafael de Oliveira Campos

Roberto AntoneliGunter PfitzenmeierDanilo dos Santos AndradeFelipe Eduardo Catto

Alex Miller Fonseca OliveiraNayara Rodrigues MarquesEdson Goncalves da SilvaFabio Sabino GeronymoFernando Vieira Palharin

Ivan Pereira QuadriniClaudio Gonçalves Fernandes

Carlos Andre Nobre LacerdaWesley Rosado Lagoa

Rogerio ZaparoliNicholas de Assis Rohwedder

Eguinaldo Silvino da SilvaCleiton Alberto dos SantosLuis Antonio do PradoValeska NieriMartinho de Andrade MoraisDanilo Lopes Teixeira PereiraAndre da Silva Freitas

Carla Regina Pim LeiteIvan dos Santos Pires

Page 44: News janeiro - 2015

44 - News G&P Edição 1 2015