Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

14
Neste mês de março, em que se inicia a prima- vera, a edição do KIM é dedicada ao Ambiente e à missão do escutismo na sua preservação e na procu- ra de “deixar o mundo melhor”. O escutismo enquanto movimento de edu- cação não formal de crianças e jovens adquire a sua inovação pela na sua forma de estar na natureza, pelo aproveitar do melhor que Deus criou para o homem. O Ambiente que nos rodeia, que não é mais do que o conjunto de todos os elementos naturais existentes, e que atualmente se encontram seri- amente ameçados pela ação do homem, são o lo- cal apropriada para a prática do escutismo. Assim sendo, e considerando o contacto com a natureza, e a capacidade de viver em harmonia com ela, um dos pilares para o sucesso do movimento escutista, iremos dedicar-nos a explorar algumas das vertentes que atualmente são uma preocupação do movimen- to. A missão do escutismo foi-nos dada pelo nos- so fundador, mas mantém-se atual apesar de muitos anos passados e de uma geração diferentes estar agora a frequentar o movimento. Deixar o Mundo Melhor...

description

Esta edição do mês de março, em que se inicia a primavera, será dedicada ao ambiente e à missão do escutismo.

Transcript of Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

Page 1: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

Neste mês de março, em que se inicia a prima-vera, a edição do KIM é dedicada ao Ambiente e à missão do escutismo na sua preservação e na procu-ra de “deixar o mundo melhor”.

O escutismo enquanto movimento de edu-cação não formal de crianças e jovens adquire a sua inovação pela na sua forma de estar na natureza, pelo aproveitar do melhor que Deus criou para o homem.

O Ambiente que nos rodeia, que não é mais do que o conjunto de todos os elementos naturais existentes, e que atualmente se encontram seri-

amente ameçados pela ação do homem, são o lo-cal apropriada para a prática do escutismo. Assim sendo, e considerando o contacto com a natureza, e a capacidade de viver em harmonia com ela, um dos pilares para o sucesso do movimento escutista, iremos dedicar-nos a explorar algumas das vertentes que atualmente são uma preocupação do movimen-to.

A missão do escutismo foi-nos dada pelo nos-so fundador, mas mantém-se atual apesar de muitos anos passados e de uma geração diferentes estar agora a frequentar o movimento.

Deixar o Mundo Melhor...

Page 2: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

A Missão do EscutisMo A missão do Escutismo consiste em contribuir

para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa escutistas, aju-dando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e de-sempenhem um papel construtivo na sociedade.

Esta é a definição oficial da Organização Mundi-al do Escutismo, a qual nos lembra das bases com que o movimento foi criado.

As condições necessárias para a alcançar esta missão, traduzem este conceito abstracto e intemporal duma forma pró-activa que permite ao Movimento sit-uar-se no seu papel e funções no mundo actual, bem como ir ao encontro das aspirações dos jovens. Deve desenvolver o sentimento de direcção e compromisso, bem como ter uma função unificadora, mobilizadora e motivadora.

O Escutismo contribui para a educação dos jov-ens através dum programa educativo estruturado e atractivo, implementado através do Método Escutista. Este Método faz com que cada indivíduo seja o princi-pal agente do seu próprio desenvolvimento. Esta forma de educação não-formal complementa, mas não replica ou sobrepõe, a educação proporcionada pela escola e através da família, amigos e meios de comunicação social.

O Escutismo nasceu da vontade do seu Fundador, Lord Baden-Powell, de melhorar a sociedade, um objec-tivo que ele acreditou apenas ser possível através da melhoria de cada indivíduo na sociedade. Sem dúvidas, ele considerou que a maior força dum país é o carácter dos cidadãos.

Assim sendo, o propósito do Escutismo – aju-dando a construir um mundo melhor – é definido num contexto social alargado: ajudar a construir um mundo melhor através da educação de jovens.

A educação inclui o desenvolvimento do sentido de cidadania e preocupação com os outros, do sentido de pertença a uma comunidade, fazendo parte da sua história e evolução. Isto implica aprender a viver com outros como um membro activo da comunidade local, nacional e internacional. O propósito social do escutis-mo é ajudar a construir um mundo melhor em que cada indivíduo contribui para criar um futuro desenvolvimen-to da sociedade. BadenPowell afirmou “Tenta e deixa este mundo um pouco melhor do que o encontraste”

Chefia Regional

João Soares Ferreira Chefe Regional [email protected]

Page 3: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

sAbiAs quE...- 5 meses antes da realização de uma actividade

internacional deves enviar a Ficha de Intenção de Activi-dade Internacional para a Secretaria Internacional;

- 3 meses antes da realização de uma actividade internacional deves enviar o Projecto de Actividade In-ternacional e Orçamento para a Secretaria Internacional;

- 1 mês antes da realização de uma actividade in-ternacional deves enviar a Ficha de Confirmação de Ac-tividade Internacional para a Secretaria Internacional. Ap-enas este passo permite a emissão da Carta Internacional e garante que todos os participantes são cobertos pelo seguro do CNE

- A actividade tem que ter pelo menos um Dirigente que tenha participado num Encontro de Preparação Inter-nacional (EPI) e que o mesmo tem um prazo de 2 anos;

- A Equipa Internacional e a Secretaria Internac-ional estão ao ter dispor para tirar quaisquer dúvidas e

prestar apoio durante todo o processo de planeamento da actividade;

- No site da nossa Região podes encontrar todos os documentos necessários e actualizados

Vai, aproveita, volta e partilha a tua experiência.

PEgA nA MochilA... E FogE!Quantas vezes já te passou a ideia de pegar na

mochila e fugir? E quantas vezes não o fizes-te porque a ideia te

parecia uma loucura?“Todos huimos”, assim começa um texto que acabo

de ler... Todos nós fugimos, todos nós temos motivos para o fazer. Alguns fogem por medo, outros por necessidade, outros ainda por puro instinto de não ter morada fixa. Há ainda quem fuja por ignorância, sentimo-nos ignorantes e sentimos a necessidade de expandir os nossos horizontes, de ir para além daquilo que conhecemos.

E porque não foges tu? Afinal de contas por vezes é tão fácil, tens uma por-

ta aberta mesmo à tua frente, a mochila em modo “Escu-teiro” ao teu lado.

Se a fuga te chama, porque não ceder?

Ousa fugir, ousa alargar os teus horizontes, ousa convencer o teu bando, patrulha, equipa, tribo ou agru-pamento a ir mais além. Numa aldeia global em que o “longe” é já “ali” aceita o desafio e planeia a actividade dos teus sonhos, não penses no que precisas para ir, pen-sa se tens algum motivo para não o fazer, solta as am-arras e não percas a oportunidade, não desperdices o momento.

Vai, aproveita e volta... Todos nós sabemos o quão bem nos sabe o nosso sofá, a nossa “casa” quando volta-mos...

Diago PiedadeER [email protected]

André DuarteER [email protected]

Page 4: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

iniciAtivA dA quArEsMA

Esta é uma iniciativa da Junta Regional de San-tarém que pretendelevar os escuteiros da Região a percorrer um caminho durante esta época tão especial do ano. Enquanto membros do Corpo Nacional de Es-cutas, ou seja, do Escutismo Católico Português, este é para nós um tempo de preparação, de recolhimento, de reflexão, para vivermos o momento da Páscoa com alegria e esperança, e que nos lembra a todos quem nos une, referimo-nos é claro a Jesus Cristo.

A nossa missão é a “Alegria de Edificar”. Neste tempo, para vivermos uma “Quaresma com Páscoa” (EG 6), somos convidados a abrir a porta desta casa e a assumir o desafio: “abre a tua porta à alegria do Evan-gelho” para que a alegria «experimentada desde o in-terior» assuma a ousadia do “sair” e a capacidade de contagiar, de “levar o Evangelho”. Será feita a propos-ta de Edificar um local adequado e próprio para cada Unidade poder sentir-se mais perto de Deus, local de

oração e de recolhimento, um Oratório.Disponibilizados a todos um conjunto de mate-

riais que pretendem ajudar-vos a viver este tempo, a acolher e preparar melhor a Páscoa nos vossos agru-pamentos. Pretendemos que adaptem a cada secção a vivencia desta época, mas mantendo o sentido de coesão do agrupamento.

Esta é uma iniciativa para as crianças e jovens, mas a mesma não é possível sem o apoio de todos os adultos, e arriscamo-nos mesmos a dizer que esta é um das mais belas formas de viver a Quaresma para os adultos da nossa região, ajudando as crianças e jovens a viverem a Quaresma.

Assistência Regional

Pe. Paulo Marques Assistente Regional [email protected]

Page 5: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

click to PrAy

Se não sabes como podes rezar todos os dias de forma original, esta é uma excelente opção!

Click To Pray é a aplicaçãop oficial do Apostola-do da Oração em Portugal. Propõe um ritmo de oração em três momentos ao longo do dia: de manhã, durante o dia e à noite. São três propostas muito simples e breves, que criam uma atitude de disponibilidade para fazer aquilo que Deus te irá pedir nesse dia. E verás que “cada dia é diferente”!

É também uma rede social de oração, em que podes colocar num mural as tuas intenções de oração e rezar pelas intenções dos outros utilizadores. Além disso, a todos é proposto que se reze pela intenção de oração que o Papa confia cada mês ao Apostolado da Oração.

Click To Pray apresenta-se, assim, como um modo de rezar através dos meios digitais (site, app iPhone, app Android, Facebook, Twitter, YouTube, e mailing), deixando que Jesus traga uma nova cor ao teu dia, fazendo toda a diferença!

Esta iniciativa é feita em parceria com o Depar-tamento Nacional da Pastoral Juvenil (Conferência Epis-copal Portuguesa) e tem o apoio da Agência Ecclesia, Aleteia, e do Grupo R/com.

É muito simples. As propostas diárias estão dis-poníveis em várias plataformas, no site, app móveis, redes sociais (facebook e twitter) e mailing. É possív-el escolher em que plataforma queres ter acesso às

propostas.Na aplicação móvel podes personalizar a tua

oração:– Definir a hora a que queres receber a oração

da manhã; durante o dia, definir uma hora para receber uma frase inspiradora, ou escolher o modo aleatório, para te deixares surpreender pelo pensamento do dia; à noite podes também definir a hora em que queres fazer uma revisão do dia, agradecendo algo bom que tenha acontecido, pedindo perdão por algo que não correu bem e recebendo um desafio concreto para o dia seguinte.

– Tens também acesso, através de um login e da criação de um perfil pessoal, à rede social de oração, para colocar as tuas intenções e rezar pelas intenções de outras pessoas, para além de rezar pela intenção do Papa para cada mês.

É muito útil que te inscrevas na newsletter do Click To Pray, para estares a par das novidades, inicia-tivas, ter acesso às reflexões semanais e outros materi-ais que forem surgindo.

https://clicktopray.org/

Page 6: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

grEEn cork

O Green Cork é um projeto de reciclagem de rolhas de cortiça desenvolvido pela Quercus, em par-ceria com entidades como o Continente e a Corticeira Amorim. Tem como objetivo não só a transformação das rolhas usadas, mas, também, permitir o financiamento de parte do Programa “Floresta Comum”, que utiliza ex-clusivamente árvores que constituem a nossa floresta, entre as quais o Sobreiro.

Este projeto de reciclagem ajuda o ambiente de 3 formas:

- Redução de resíduos;- Defesa da rolha de cortiça como produto ecológi-

co e consequente defesa do montado;- Plantação de novas árvores.Para os Agrupamentos aderirem ao Projecto

Green Cork basta recolherem rolhas de cortiça, pesá-las

e colocá-las em sacos de plástico do Continente.Antes de entregarem os sacos cheios num balcão

informativo dos Hipermercados Continente ou dos Cen-tros Comerciais Dolce Vita devem fotografá-los, deven-do constar na fotografia a data. Depois basta enviar um email, com o peso total de rolhas e a fotografia, para o mail: [email protected] .

Este projeto de reciclagem ajuda o CNE de duas formas. Por cada quilo entregue será doada uma árvore para ser plantada no CNAE.

João Soares FerreiraChefe Regional [email protected]

Page 7: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

Missão AMbiEntE

A Missão Ambiente é uma ação de sensibilização ambiental promovida pela VALORMED, que conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambi-ente, da Autoridade Nacional do Medicamento e Pro-dutos de Saúde e do Corpo Nacional de Escutas.

O objetivo é alertar e sensibilizar a comunidade de escuteiros do papel da VALORMED e da necessi-dade de transmitirem aos seus pais, familiares e amigos adultos a importância da entrega nas farmácias das embalagens vazias e medicamentos fora de uso que têm em casa. Uma vez entregues é importante sublin-har que estes resíduos são enviados para um Centro de Triagem onde é feita a sua separação e classificação, sendo encaminhados para reciclagem os materiais reci-cláveis e, para incineração com valorização energética, os medicamentos e restos de medicamentos.

Este projeto esta a chegar ao fim, tendo a entre-ga terminado a 3 de abril, e estando agora a ser apu-rados os vencedores, quer seja, em termos absolutos, quer seja per capita.

Existem diversos agrupamentos da nossa região a participar, e com elevado empenho, mais do que in-teressados em saber se algum dos nossos agrupamen-tos se encontra no pódio, estamos orgulhosos pelo em-penho nesta causa.

Estas campanhas relembram-nos a nossa missão essencial na proteção do ambiente, a qual nos foi deixada pelo nosso fundador. A importância destas

campanhas é crescente, uma vez que nos permitem au-mentar a sensibilização das crianças e jovens, e em si-multâneo através do jogo contribuir para a diminuição do nosso impacto no ambiente.

No entanto, e tendo já terminada esta cam-panha, relembramos os agrupamentos da necessidade de dar continuidade às boas práticas iniciadas. Podem não existir campanhas desta dimensão durante todo o ano, mas existem com certeza protocolos ao nível local que possibilitam conjugar a luta pela defesa do ambi-ente com causa sociais.

Procuremos ter esta preocupação não apenas as-sociada a concursos, mas também no nosso dia-a-dia, e com destaque para as atividades em campo.

João CoelhoSR Gestão e Logí[email protected]

Page 8: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

A vErdAdEirA históriA dE Máugli

Realizou-se nos passados dias 7 e 8 de março, na Linhaceira (Asseiceira - Tomar) mais um Encontro Regional de Lobitos da Região, que contou com a presença de 473 lobitos, acompanhados por 103 di-rigentes, o que torna no maior ERL de sempre da nossa região.

Durante o fim-de-semana os Lobitos tiveram a oportunidade de conhecer e explorar “A Verdadeira História de Máugli”, ficando a conhecer melhor algu-mas personagens do Livro da Selva, e compreenderam os motivos que levaram à integração de Máugli na Al-cateia.

Momentos antes da abertura official do ERL, Ti-ago Marques, chefe da Equipa Regional de Lobitos, mostrava-se seguro do sucesso deste encontro: «as expectactivas são altas, apesar da equipa ser reduz-ida, temos um bom plano, a sensação de as coisas estão organizadas copm dois focos: um na satisfação e que os miúdos saiam daqui contentes por participarem nesta atividade, e por outro lado um foco pedagógico muito forte no Livro da Selva. Isso vai ao encontro do imaginário regional que estamos a viver, e da person-alidade que estamos a seguir este ano, que é BP».

Ao apostar em dar a conhecer a Verdadeira História de Maugli, a equipa regional pretendeu des-construir alguns mitos e erros em redor do Livro da Sel-va, principalmente devido aos filmes da Disney: «Há coisas que temos de desconstruir, porque a histórtia da Disney tem vingado muito, existe em filme e acaba por ser mais acessível. Mas há personagens que na versão da Disney acabam por não ter o perfil psicológico que o autor lhes quis dar. E é isso que queremos trabalhar. Agora vamos contar a primeira parte, que corresponde aos irmãos do Maugli – o primeiro capitulo do primeiro Livro da Selva, E à medida que formos fazendo outras atividades, ao longo destes três anios, vamos conhecer todas as personagens, e muitos deles não aparecem na versão da Disney».

E no final do ERL, que mensagem é que o re-sponsável de Equipa Regional gostaria que os Lobitos levassem para os seus agrupamentos? Tiago Marques é rápido na resposta: «Gostava que eles ficassem mais ligados à história do Livro da Selva, que ficassem mais curiosos para saberem mais pormenores sobre as per-sonagens, e que conseguissem levar essa curiosidade para as suas Alcateias para que as equipas de ani-mação procure aprofundar mais o Livro da Selva».

Momentos antes do início do ERL, José Maltez, Aquelá do Agrupamento 945, do Pedrogão, mostra-va-se confiante numa boa atividade, salientando o factor organização: «Está muito bem organizado, os espaços para as Alcateias bem como todo o espaço envolvente é fantástico, só pode correr bem». Sobre o imaginário proposto, José Maltez não te dúvidas, é um tema que aguça a curiosidade dos Lobitos: «Nós no ano passado trabalhámos um bocado a história do Maugli com os nosso lobitos, e os que entraram este ano ainda não tiveram essa oportunidade de conhecer bem a história, só conhecem dos filmes, e acho que vão reagir muito bem».

Uma curiosidade que era partilhada também pelos mais interessados, os Lobitos. Beatriz, 9 anos, do Agrupamento 52, de Santarém, dizia conhecer a história, mas queria saber mais «Sei que o Maugli tinha irmãos, mas quero saber mais», sobre o ERL, a expectativa era só uma: «Espero andar por todo lado, divertir muito e fazer muitos jogos».

Mario CostaER Comunicação e [email protected]

SR Pedagógica

Page 9: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015
Page 10: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

cEnáculo rEgionAl dE sAntAréM:

Missão cuMPridA

No fim de semana de 6,7 e 8 de Março fez-se Cenáculo em Vale de Figueira com o 11º Ciclo da Região de Santarém. Na atividade estiveram mais de 60 Camin-heiros de 14 Clãs diferentes, tendo sido o maior encontro já visto na região.

Com o imaginário do Phineas e Ferb e com o mote “ Desafia-te a ter ideias e Constrói”, os caminheiros dis-cutiram o tema “ Construir uma IV melhor”.

Estiveram presentes oradores convidados como o Chefe do Comité Mundial do Escutismo, João Arman-do, a Chefe Carla Simões e a Chefe Diana Cardoso que trabalharam e discutiram com as tribos questões sobre Empowerment, Sistema de Progresso e Desafio.

O sucesso do encontro segundo o coordenador da equipa, André Freitas, foi a forte comunicação através do Facebook e também presencialmente com visitas a vários agrupamentos, “ Conseguimos sensibilizar os caminheiros e criar um sentido de união”, disse.

De acordo com o André, para a equipa do 11º cic-lo, “A vontade de mostrar conhecimentos, a vontade de crescer e ensinar os outros que podem sonhar” foi o que fez com que a atividade corresse tão bem e dê-se tantos frutos.

O 11ºCiclo constituído pelo André Freitas do 44

Tomar, a Bárbara Ponciano do 542 Entroncamento, a Marina Venâncio do 1120 Cartaxo e o Tomé Mira do 65 Torres Novas deu o máximo para que esta atividade fos-se um “abanão” para a IV regional, entraram muitos noviços e isso é uma condição excelente para renovar os conceitos do caminheirismo.

A IV secção de Santarém, “é uma secção que tem muito para dar e por vezes isso não se vê, porque as pessoas não se mexem, o Cenáculo veio fazer isso e veio dar motivos a estes caminheiros para continuarem a con-struir uma região melhor”

O sentimento é de dever cumprido e de saudade também, a aprendizagem durante o ano com as prepa-rações foi enorme e a partilha de experiências ainda maior.

Agora é hora de dar a oportunidade à Diana Fran-cisco do 44 Tomar, ao João Henriques do 593 Riachos, ao Gonçalo Santos do 65 Torres Novas e ao Jorge Du-arte do 1186 Fazendas de Almeirim, de realizar o 12º Ciclo de Cenáculo da Região de Santarém.

Vive Partilha e Avança, Sempre!

André FreitasEP Cenáculo Regional de Santaré[email protected]

SR Pedagógica

Page 11: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

Encontro rEgionAl dE ExPlorAdorEs:

AntEvisão

No momento do encerramento desta edição, que corresponde ao dia do término da primeira fase de in-scrições no Encontro Regional de Exploradores, contam-os já com 611 elementos inscritos, englobando 26 agru-pamentos.

Esta atividade pretender ser um momento único na vida dos exploradores da nossa região, a qual se irá realizar na Glória do Ribatejo, nos próximo dias 21 e 22 de março.

O imaginário escolhido foi “O Cerco de Mafe-king”... E é precisamente o desafio de integrarem a Esco-la de Cadetes, liderada por Baden-Powell, que lançamos a todos os exploradores.

A adesão aos desafios lançados pela Equipa Re-gional de Exploradores aumentam a nossa responsabil-idade, mas também a expectativa de todos em relação a esta atividade.

Aguardemos as próximas novidades e desafi-os que serão lançados aos exploradores durante esta aventura.

Pretendemos acima de tudo que estejam pre-sentes todos os agrupamentos, bem como o maior núme-ro possivel de exploradores, permitindo desta forma at-ingir os objetivos a que esta equipa se propôs.

Contamos com a vossa presença e alegria...

Patrícia GodinhoER [email protected]

Page 12: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

SR Administração e Planeamento

Está nA sintoniA do sEMPrE AlErtA

Na última edição do KIM falámos aqui na possi-bilidade de a nossa região ter um programa de rádio. O que era apenas uma ideia está prestes a tornar-se realidade. Em Maio próximo – falta apenas definir o dia, arrancará a primeira emissão do Sempre Alerta, um programa sobre escuteiros, feito por escuteiros, e para escuteiros. Terá uma periodicidade semanal com uma duração de 30 minutos. Neste espaço, serão abordadas atividades regionais, atividades dos agru-pamentos e das várias secretarias regionais.

Inicialmente, a emissão será feita apenas pela rádio Tejo FM, na frequência 102.9 FM, a partir da ci-

dade do Cartaxo. Mas a equipa de comunicação re-gional está neste momento a ultimar os contactos para que este programa seja transmito em mais duas rádios da região. O Sempre Alerta será também uma forma de região, e todos os agrupamentos, darem a conhecer à sociedade civil, o dinamismo do nosso movimento e a importância que o CNE tem na formação e educação informal dos jovens. Contamos com todos.

Mário CostaER Comunicação e [email protected]

Page 13: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

coMo PlAntAr uMA árvorE?

Antes de partirmos à ação, expliquemos a im-portância de plantar árvores...

Esta é frase essencial: “deixar o mundo melhor do que o encontrámos”.

Não é verdade que é isso que queremos? Ao plantarmos uma árvore, não estamos apenas

a pensar em nós, estamos também a pensar em quem está à nossa volta e no futuro dos que virão.

Para além de que podemos até fazê-lo sozinhos, mas se juntarmos um grupo e tomar-mos a iniciativa de plantar nem que seja um pequeno rebento, estamos a fomentar o convívio, a partilha e a oportunidade de tornar o mundo mais sustentável. Plantar árvores, é como devolver a vida ao planeta que está sobrecarre-gado de poluição, assim reduzimos o carbono na at-mosfera e aumentamos a biodiversidade.

Agora, a parte da ação é muito simples: Antes de qualquer plantação, há que verificar

se existe espaço suficiente em volta para que a árvore cresça em liberdade, sem nada que afete o crescimen-to saudável.

De seguida, com uma pequena pá de jardim ca-va-se um buraco profundo, conforme o tamanho das raízes que a planta trouxer e com muita destreza para não ferir a raiz, coloca-se a árvore lá dentro!

Após já estar bem acondicionada, coloca-se a terra que saiu ao fazer a escavação e tapa-se o bura-

co, para que fique apenas visível o tronco e as folhas da mesma.

Rega-se com alguma água, com cuidado, não pode ser em exagero porque tudo o que é demais também faz mal e se há coisas sensíveis, são as plan-tas.

E agora é só deixares a tua árvore crescer, vais olhando por ela, tens de a regar todos os dias e tentar perceber se está a crescer bem.

Mas, as árvores são como as pessoas, tens de a deixar ser livre e vais ver que para além de contribuíres para o nascimento de mais um ser vivo, contribuíste na plantação não só de uma árvore, mas também de um sonho neste planeta em renovação.

Como é que isso te faz sentir? Experimenta, faz esta iniciativa em conjunto com o teu agrupamento e vais ver que vai valer a pena!

Inês Conde RodriguesER Comunicação e [email protected]

Page 14: Newsletter 3ª Edição, Março, 2015

Março...6, 7 E 8 - cEnáculo rEgionAl

7 E 8 - Encontro rEgionAl dE lobitos

21 E 22 - Encontro rEgionAl dE ExPlorAdorEs

PróxiMA Edição...No próximo mês de abril iremos dedicar a nos-

sa edição ao Pioneirismo...É um período com diversas atividades de

relevo neste campo, desde o Tecoree, ao Encontro Regional de Pioneiros. Por outro lado, é nosso ob-jetivo criar ferramentas, e se possivel, com alguma

continuidade, que permitam aos escuteiros da nos-sa região desenvolver as suas competência na área do pioneirismo.

Pretendemos ainda lançar alguns desafios e ideias de como poderão nos agrupamentos explorar esta vertente do escutismo.

Reservamos ainda uma pequena surpresa para o próximo mês, uma vez que se aproxima a nos-sa grande atividade deste ano, o São Jorge.