Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

9
NEWSLETTER - Edição 14 - Ano 2014 Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”. ACISB – Visão de Quem Empreende Diversas capacitações na agenda da ACISB Enchente: julho é marcado por uma das maiores cheias dos últimos 30 anos Autora são-borjense lança sua quarta obra Créditos: Laura Kleinert Ximenes

description

Principais manchetes desta edição: Enchente: julho é marcado por uma das maiores cheias dos últimos 30 anos; Diversas capacitações na agenda da ACISB; Autora sã-borjense lança sua quarta obra; 2º Seminário de Irrigação está sendo organizado pelo Rumos de São Borja; 15º Congresso Internacional da Gestão; Empretec terá mais uma edição em São Borja.

Transcript of Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

Page 1: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

NEWSLETTER - Edição 14 - Ano 2014

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

Diversas capacitações na agenda da ACISBEnchente: julho é

marcado por uma das maiores cheias dos últimos 30 anos Autora são-borjense lança

sua quarta obra

Cré

dit

os: L

aura

Kle

iner

t X

imen

es

Page 2: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

Enfatizando que não podemos apenas levar em conta os aspectos sociais noa to da venda, o palestrante mostrou que é preciso estudar as diferenças �siológicas, mentais e históricas do comportamento masculino e feminino.

“somos seres biológicos e in�uenciados por nossos hormônios e memórias ancestrais”. Deixa claro que biologicamente falando, são elas quem escolhem e decidem as compras, apesar do homem achar que é o contrario.

O mais importante é que o vendedor saiba vender para um cérebro feminino, pois é o cérebro que dirige a ação, gera memória, é onde se dá a escolha e que se toma a decisão, mesmo que de forma inconsciente. Isto evidencia eu algumas ações comuns no nosso comércio estão equivocadas. É o caso de trabalhar a vendas nas lojas de forma racional, pois o dinheiro não é racional. Outro erro é segmentar os setores entre homens e mulheres. A e�cácia é

contestada quando percebemos que cada vez mais é comum que homens comprem produtos para suas esposas, namoradas, mães, �lhas,... assim como o contrario.

Observamos que ao invés de segmentar por sexo, melhores resultados seriam alcançados se esta segmentação fosse feita com base no comportamento do gênero, analisa. Algumas características e diferenças entre os sexos precisam ser profundamente analisadas:

“as mulheres prestam atenção em aspectos do produto que os consultores de vendas não consideram importantes. Isto acontece por causa da forma de processamento cerebral feminino, que é diferente do homem, e também pela forma que elas enxergam o mundo e processam as informações”.

Exemplos da diferença entre homens e mulheres:

A mulher percebe cores de maneira diferente do homem, devido à sua memória para detalhes. A percepção masculina se baseia no espaço visual,

enquanto a feminina integra melhor a informação vinda dos dois hemisférios cerebrais. A mulher consegue decifrar sinais visuais e verbais com muita e�ciência, inclusive diferenciar a intenção do vendedor pelo tom de voz utilizado.

É natural que a mulher explore mais os sentidos e escolha as coisas num contexto mais geral, não só nas compras. Já o homem entra, pega o produto e sai. Novamente isto acontece porque os processamentos cerebrais são diferentes. O homem olha objetos e a mulher olha pessoas.

Dicas para aumentar as vendasNão esconda as

coisas/produtos dos homens no ponto de venda. A mulher precisa de empatia para comparar. Falar no ouvido direito do consumidor aumenta as vendas.

Fonte: revista “Dirigente Lojista”, edição 475, maio de 2014.

Novidade FGV: Comércio Exterior

Buscando atender novas áreas de interesse a FGV Passo Fundo oferecerá o Curso de Aperfeiçoamento em Comércio

Exterior, com início no dia 15 de Agosto de 2014.

Com 180 horas/aula, o curso tem como objetivo desenvolver as competências para a tomada de decisões no exercício de funções relativas ao comércio e �nanças internacionais, em diversos tipos de organizações,

proporcionando-lhes, condições para atuarem de forma competitiva em um mercado globalizado.

Conheça essa novidade de atualização da FGV e esteja preparado para novos negócios.

Inscrições Abertas!

Neurociência do consumidor

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

Entender a biologia do comportamento do consumidor, principalmente as diferenças entre homens e mulheres, e usar como ferramenta e�caz de vendas foi o tema abordado por Pedro Camargo, presidente da Educorp – Educação

Corporativa com Ciência, no seminário “O negócio do Varejo Mudou”, realizado em São Paulo, no mês de abril.

Page 3: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

Seminário Empretec na Fronteira Oeste será realizado somente em São Borja neste ano e contará com uma turma com vagas limitadas. Os interessados devem reservar a data para as entrevistas e o workshop.

A ACISB tem, dentre outros, o objetivo de propiciar ambiente favorável ao empreendedorismo, por isso realiza anualmente o "Seminário Empretec", através de uma parceria com o Sebrae. Desde o ano de 1999 diversos empretecos já foram capacitados através da metodologia desenvolvida pela ONU e que visa desenvolver e aprimorar as 10 características empreendedoras.

O Empretec é considerado um dos melhores cursos na área do empreendedorismo, levando o participante a analisar a competitividade e permanência no mercado, por meio de metodologia vivencial especialmente desenvolvida para este �m. É voltado tanto para pessoas que tem sua empresa constituída formalmente quanto para aqueles que ainda não tem o seu próprio negócio.

Para participar do Empretec

não é necessário ter empresa constituída. Basta ter o interesse e ter espírito empreendedor, permitindo-se a experiências que irão reproduzir o dia a dia de uma empresa. As atividades são, em sua maioria, práticas e de envolvimento e entrega total do participante.

Conforme estatísticas, após o

seminário há um crescimento de mais de 60% no faturamento na maioria das empresas participantes. E as chances de sobrevivência dos empreendimentos de “empretecos” é quase o dobro da média nacional: enquanto 93% dos empreendimentos dos empretecos sobrevive, para o restante do Brasil a média é de

54%.Outras melhorias na

organização observadas pelos participantes do Seminário são: no desempenho empresarial, na segurança nas decisões, no planejamento e na redução das chances de fracasso.

Neste ano, como o Seminário em São Borja será regional, os

interessados de Santiago, Uruguaiana e Itaqui deverão se deslocar até nossa cidade para participar da capacitação, que tem duração de seis dias.

O Empretec pode ser feito somente uma vez na vida, por isso é preciso que o interessado esteja preparado para as experiências que irá participar, passando pela avaliação em uma entrevista prévia, na qual serão observadas as características individuais e que serão

aprimoradas durante o EmpretecO agendamento das datas e

horários das entrevistas já está sendo organizado, por isso para mais informações é necessário entrar em contato com o Sebrae, através do fone 3431-3847 ou na ACISB, através do fone 3430-9595 ou do e-mail [email protected].

Empreendedores com oportunidade de capacitação

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

Page 4: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

O Rio Grande do Sul foi atingido por grandes chuvas em curto período de tempo. Os rios encheram e as barragens não suportaram o nível acumulado, tendo que abrir comportas com urgência. O Rio Uruguai, que banha todo o Estado, não suportou o excesso de água e invadiu mais de 140 cidades de Fronteira com a Argentina.

Desde o Norte do Rio Grande até Uruguaiana, milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas às pressas, algumas saindo apenas com a roupa do corpo. Na Fronteira Oeste não foi diferente. Em São Borja foram mais de dez dias com águas acima do nível normal, chegando a 17,34mt, com centenas de famílias sendo alojadas em ginásios e centros comunitários ou em casas de familiares. Não houve quem não conhecesse, ao menos, uma pessoa que estivesse sofrendo as conseqüências da alta das águas do Rio que tanto orgulha os são-borjenses.

Com isso, a rotina da cidade se alterou e dezenas ações em prol dos atingidos pela enchente foram organizadas. Promoções para arrecadação de doações e materiais levados diretamente à Central de Doações ainda estão sendo recebidas e entregues pela Prefeitura Municipal e por voluntários, engajados em ajudar o próximo.

Mas não é somente na cidade que os prejuízos serão contabilizados. A economia da nossa região é baseada na agropecuária e no campo as perdas serão contabilizadas ao longo do ano, já que uma safra está estocada (o arroz) e a outra estava em fase de plantio e desenvolvimento (o trigo). Também a pecuária sofrerá quedas na produção pelo fato de que grandes áreas de pastagens �caram submersas.

Conforme levantamento feito pela EMATER, IRGA e Inspetoria Veterinária, na cultura do arroz cerca de 20 mil hectares �caram submersos e até a semana passada cerca de 6 mil que já estavam preparados para plantio terão que ser refeitos. Há também prejuízos nas bombas de irrigação e na infraestrutura, onde estavam armazenados os grãos. A cultura do trigo também foi afetada, devido às condições climáticas desfavoráveis, sendo que 12 mil hectares estão com germinação comprometida e apresentam doenças, reduzindo em cerca de 30% a produtividade. Na pecuária, cerca de 4 mil hectares de pastagens foram inundadas com

perda total. Esta área acarretou a perda de produção de carne.

Na agricultura familiar são grandes as perdas relativas a produção leiteira e escoamento da produção. Os pescadores também foram afetados, pois estão há mais de 40 dias sem poder exercer suas atividades, devido a crescente do Rio e pela enorme proporção que tomou, ocorrendo perda dos materiais de trabalho, além das próprias casas ribeirinhas.

As comunidades rurais também sofreram as conseqüências da suba das águas, pela falta de abastecimento de água em virtude da falta de energia elétrica. Pontes e vias de acesso ao interior do município estão sendo avaliadas pela Secretaria de Infraestrutura para posterior reativação. Equipes percorrem diariamente as comunidades atingidas para auxiliar a população nos locais de difícil acesso.

Águas tomam conta da cidade e do interior(Com informações de Anderson Cogo)

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

Considerada a 2ª maior enchente em 30 anos, prejuízos ainda estão sendo calculados pela população das mais de 140 cidades atingidas pela enchente no Rio Uruguai. São Borja, Itaqui e Uruguaiana ainda aguardam o rio voltar ao seu

leito normal para começar a contabilizar os prejuízos.

Rio ultrapassou os limites do leito e invadiu o campo em volta do acesso à Ponte Internacional

Page 5: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

Entrega do “Oscar da Qualidade” está entre os eventos

que serão realizados nos dias 07 e 08 de agosto, na capital do Estado

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) desde os anos 1990 fomenta a excelência na gestão das organizações que fazem parte da Associação Qualidade RS, com foco nas pessoas que fazem parte destas organizações, que buscam um futuro com qualidade de vida. O caminho para estas realizações está nas boas atitudes e na busca do conhecimento para através deste poder adquirido, planejar e executar as ações necessárias na busca do futuro desejado.

Pessoas unidas são agentes geradores de inspirações, que geram poder, que geram motivações, que geram causas, que geram objetivos, que geram equilibro, que geram mudanças, que geram crenças, que geram direitos, que geram sonhos, que geram resultados e que no �nal disso tudo geram um futuro de oportunidades.

Para debater estes e outros importantes assuntos, o PGQP realiza o “15º Congresso Internacional da Gestão”, o maior evento do mundo na área da Qualidade da Gestão. Com a participação de importantes pensadores nacionais e internacionais, organizações com excelência em Gestão e também com a presença de empresários e

colaboradores – focos do Congresso – o evento é feito para divulgar o que há de mais interessante na área. É para isso que o PGQP existe e é por isso que o maior encontro mundial neste segmento foi criado.

Neste sentido, a ACISB, em São Borja apóia e participa do PGQP através do Comitê Regional da Qualidade (CRQ/SB), que �ca sediado na entidade e está organizando um ônibus que levará os integrantes das organizações locais para participar do Congresso, que será realizado nos dias 07 e 08 de agosto, na FIERGS, em Porto Alegre.

Para isso, os integrantes do CRQ vem realizando visitas às organizações locais, aproveitando a oportunidade para divulgar o Congresso e convidar para a participação, salientando que o evento conta com a participação de mais de 2 mil pessoas a cada ano. A programação e as inscrições para o Congresso podem ser conferidas no portal http://www.mbc.org.br/mbc/pgqp/hot_sites/15_congresso_inter .

Ainda em 2014 estará ocorrendo paralelamente ao Congresso, a Feira de Conhecimentos e Resultados da Gestão, onde as organizações integrantes do PGQP expõe suas práticas e são realizados workshops e palestras curtas abordando os temas voltados à excelência na gestão, entre outras

atividades.No dia 08/08 será realizada

ainda a entrega dos Prêmios Inovação RS (em sua 4ª edição) e Qualidade RS (em sua 19ª edição) – “O Oscar da Qualidade”, com a participação estimada de mais de 8 mil pessoas, num show de reconhecimento e celebração às equipes que buscam a qualidade na sua gestão e promovem o desenvolvimento do nosso Estado. Os ganhadores dos Prêmios serão conhecidos antecipadamente, no dia 22 de julho, através do Portal do PGQP.

Congresso Internacional da Qualidade espera por mais de 2 mil pessoas

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

Page 6: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

Setor Estratégico do Agronegócio organiza o “2º Seminário Irrigação”

Organizadores esperam repetir sucesso de público do ano passado, com a presença de produtores de toda região

A ACISB coordena, através do seu presidente, Guaraci Pletsch, o projeto “Rumos de São Borja”, que tem por objetivo o desenvolvimento da nossa cidade até o ano de 2025, se tornando referência ancorada em três setores estratégicos: logística, comércio e serviços, educação e cultura e agronegócio e ambiente. Com esse envolvimento, em um projeto amplo e diversi�cado, promove a execução de sua missão de representar as empresas de São Borja, de todos os portes e segmentos, prestando-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento regional.

Sendo assim, desde o ano passado organiza, junto com os integrantes do setor do agronegócio, o “Seminário Irrigação”, com o intuito de

disseminar tecnologias de irrigação visando um aumento da produção agropecuária.

O “2º Seminário Irrigação – uma visão sustentável” tem por foco chamar a atenção do agricultor para a importância do investimento em sistemas de irrigação através da apresentação de cases, resultados e painéis, visto que nossa cidade está localizada em uma região privilegiada pela abundância de águas e possibilidade de criação de barragens para armazenamento.

Neste ano, a 2ª edição do Seminário irá ocorrer no dia 29 de julho, no Centro de Eventos da ACISB, no Parque de Exposições, com início às 07h30min. Entre as atividades da programação deste ano, estão: apresentação de dados

sobre o rendimento de áreas que utilizam a irrigação, apresentação dos diversos modelos de sistemas (gotejamento, taipa, mangueiras, pivot, ...) e criação de um plano de ação de unidades demonstrativas onde serão realizados dias de campo, aleatoriamente, durante o período de um ano.

Para participar, basta entrar em contato com a ACISB, com a colaboradora Mirela, através do fone 3430-9595 ou do e-mail [email protected].

Associado!Entre em contato e conheça as nosas

Soluções Empresariais:

Campanhas promocionais; Convênio Banco do Brasil; Convênio Fiergs; Convênio Sicredi; Convênio telefonia móvel; Convênio viagens; Cursos; Locação de salas;

Mostra da Indústria e do Comércio (MIC); Palestras; Prodesa; Quinta da Qualidade; Serviço de Proteção ao Crédito (SPC); Troca de Experiências no Café da Manhã; Unidade de Emissão de Certi�cado de

Origem (UECO).

Page 7: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

Obra com resgate gastronômico local terá lançamento nesta semana

Professora universitária por mais de quatro décadas a bacharel em �loso�a e mestre em educação nas ciências, Maria Izabel Scalco, atualmente dedica-se às pesquisas, escritos, consultoria educacional e palestras. Em suas obras, busca trabalhar com memória, com abordagens que venham ao encontro da Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial de São Borja.

Com esse intuito, fez a pesquisa para o seu primeiro livro, no ano do 50º aniversário de morte do ex-presidente Vargas, em 2004. Escreveu “Um estudo sobre a memória de Getúlio Vargas na educação dos são-borjenses”, tema foi abordado em seu trabalho de mestrado e que acabou sendo readaptado para se tornar livro, tendo esgotado sua edição, que contabilizou a edição de 800 exemplares.

Sua segunda obra, foi campeã de vendas na 27ª Feira do Livro de São Borja, realizada em 2009. “Era uma vez um poeta – fragmento da vida e da obra de Apparício Silva Rillo”, é acompanhado de um CD, que contém as trilhas citadas ao longo do livro, bem como o Hino de São Borja e um poema. A obra foi elaborada pelo fato de a autora considerar o poeta um ícone universal: “acho que São

Borja deve muito a ele, um animador cultural por excelência, escritor, homem de comunidade, dramaturgo, teatrólogo, com um grande talento e genialidade”, declara a autora.

Dois anos depois publicou “Casos ao Acaso”, onde registrou contos da cultura popular são-borjense, até então inéditos. O livro foi lançado na 29ª Feira do Livro de São Borja, tendo sido mais um sucesso de vendas.

A quarta obra literária de Maria Izabel passou a ser projetada em outubro de 2013, quando a autora passou a perceber a necessidade de registrar algo inédito e ligado à memória local, que ainda preservasse o patrimônio cultural da cidade. Em dada oportunidade, durante um café entre familiares, relembrou dos escritos de Marcel Proust, em

“Em busca do tempo perdido”.Diante disto, não restou

qualquer dúvida: o que deveria fazer era elaborar um escrito sobre memória culinária e gastronômica das famílias são-borjenses, em um livro registrasse �elmente receitas antigas, guardadas na memória, manuscritas e/ou datilografadas, marcadas pelo tempo mas que, apesar disso, talvez há décadas, com seus aromas, vêm perfumando ambientes de forma singular.

Em “Memórias, Sabores e Aromas” a autora visa que a comunidade possa dar um mergulho cultural no que os seus antepassados deixaram como legado da cultura de sua época e sobre o que era feito no cenário doméstico das cozinhas da cidade. (SEGUE...)

Page 8: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

Então a cozinha e a gastronomia são-borjenses passaram a ser foco central desse livro, uma vez que ambas são atualmente fortes componentes que atuam no nosso dia a dia, que in�uenciam nossas vidas, na formação de identidades, constituindo importante parte da cultura de pessoas e lugares, em muitos momentos e em variados espaços, sendo entre os demais tipos de memórias, a gustativa e a olfativa as que deixam marcas mais perenes, profundas e compensadoras, fazendo a base essencial desse valioso patrimônio imaterial e precioso bem cultural.

Para tanto, houve participação

de todos os segmentos da comunidade, para que auxiliassem na recuperação de receitas que compõem a culinária e a gastronomia das suas famílias, desde muito tempo atrás, até os dias atuais. O livro reúne receitas e relatos são-borjenses, com narrativas abordando a gastronomia local e a in�uência de várias etnias na cultura, nos hábitos e nas tradições da cidade. A publicação também é um resgate de saberes e fazeres que contribui para a preservação da cultura alimentar da cidade missioneira.

Segundo Maria Izabel “os relatos e as receitas recebidos, na medida do possível, tiveram a autenticidade e a originalidade

mantidas. Entenda-se daí a não padronização na listagem de ingredientes e na maneira de orientar as elaborações das receitas, dando ampla oportunidade para que cada manifestação original, com suas particularidades, continuasse sendo rigorosamente respeitada, como deve ser um escrito quando envolve memórias”, explica.

A obra já teve um lançamento realizado na capital do Estado, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, no último dia 17 de junho, através da coordenação da comunicóloga Ligia Fagundes Riesgo, tendo a presença de nomes como Luis Fernando Veríssimo e Luis Augusto Fischer, além do chef Marcos Livi, responsável pelo coquetel de lançamento que teve no cardápio a adaptação das receitas do livro de Maria Izabel (fotos que

ilustram esta matéria). O lançamento em São Borja

será realizado no dia 16 de julho, às 19 horas e 30 minutos na Câmara de Vereadores. Para facilitar o acesso aos interessados, na data do evento, o livro será comercializado a partir das 18 horas e 30 minutos, na ACISB.

O evento tem o apoio da Câmara de Vereadores, ACISB, Empresa São-Borjense de Comunicações e Andres Editora. É aberto à comunidade são-borjense e, pelo fato de a equipe de divulgação ter recebido inúmeras con�rmações de autoridades e de inúmeros participantes do livro, os quais passaram suas receitas familiares e comparecerão ao evento com seus familiares e também pessoas do meio educacional, o evento contará também com uma estrutura de apoio na ACISB.

Professora Maria Izabel Scalco realizou pesquisas junto à comunidade e fará o lançamento da obra na próxima quarta-feira, 16

Page 9: Newsletter ACISB, edição nº 14/2014. S. Borja, 14 de julho de 2014.

Missão da ACISB: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”.ACISB – Visão de Quem Empreende

A Casa dos Colchões está com uma super promoção:toda linha de edredons em até 8x sem juros!

Corra e aproveite!ESPAÇO

DOASSOCIADO

AGENDA

17/06 31ª Quinta da Qualidade - O Líder e o Colaborador

22 à 26/07 Curso Interpretação de Critérios do PGQP (ICA)

29 à 31/07 Curso de Formação de Avaliadores do PGQP (AVA)

24/07 Palestra: Descubra o Segredo dos Empreendedores de Sucesso

07 e 08/08 15º Congresso Internacional da Gestão (Porto Alegre)

25/07 e 05 à 08/08 Entrevistas Empretec

11 à 16/08 Empretec