Newsletter Agosto de 2012

2
CLT SERVICES | Av da República, 2491 – 4º Andar, Sala 41 | 936.000.081 | 220.162.407 AGOSTO DE 2012 (C)LEAN HOME – Desafio para as férias! CAPTION YOUR PHOTO HERE O pensamento lean tem por base dois princípios fundamentais: eliminação de desperdício e criação de valor. Quem ambiciona iniciar a jornada lean, pretende a intervenção certa, no momento certo e de forma inequívoca. No entanto, não existem soluções padronizadas. Existe, sim, uma lógica em cada uma das ferramentas e metodologias lean, que precisa de ser entendida antes de seleccionarmos alguma delas. Por este motivo, importa, primeiro, diagnosticar detalhadamente o problema/desperdício, bem como conhecer e compreender o processo associado. depois se deve procurar na “caixa de ferramentas leanaquela que pode ser mais útil. É fundamental começar por uma fase de diagnóstico profundo, de estabilização de processos e práticas e só então depois trabalhar a resolução de problemas com recurso às ferramentas lean mais adequadas a cada caso. Neste contexto, as pessoas são fundamentais, pois somente elas conseguem pensar e resolver os problemas, suportar os processos e perceber as necessidades dos clientes. O sucesso da aplicação das ferramentas lean está dependente de uma ferramenta de que só o ser humano dispõe: criatividade ilimitada. LEAN VALUE CLT SERVICES - CRIAÇÃO DE VALOR E AGILIDADE ARTIGO DE RUI SANTOS, ENG Case Study LEAN HOME implementação lean em ambiente doméstico Ao deparar-me com a necessidade de elaborar o trabalho final da Pós-Graduação de Lean Management, tomei a decisão de me lançar no desafio de aplicar ferramentas LEAN em ambiente doméstico (mas que ideia!?). A minha casa (claro que apenas a minha casa, e mais nenhuma!), apresentava problemas graves de organização, por todo o lado e mais algum. É vulgar no dia-a-dia, tendo em conta o ritmo de trabalho e a agitação familiar, que a acomodação tome conta da vontade de organizar seja o que for. A exigência das profissões e dos difíceis contextos económicos, levam a que sobre cada vez menos tempo para as tarefas domésticas. Quem não perdeu já horas à procura de documentos em casa, à procura de um cabo para ligar ao computador para descarregar dados importantes, ou à procura de um carregador e o telefone foi abaixo durante a procura, impedindo contactos muitas vezes importantes? Quem já não comprou medicamentos que afinal tinha em casa, ou termómetros? Eu, por exemplo, tenho quatro lá em casa, e mesmo assim conseguia perder uma boa meia hora à procura deles! Será que estariam todos em casa da sogra?! E quem é nunca andou à procura da documentação para juntar para calcular o IRS? Ou de um comprovativo de uma transferência que uma determinada empresa disse não ter recebido? Situações que se repetem no dia-a-dia, que nos fazem perder tempo, dinheiro, ocupar espaço em casa, e perder a paciência e despoletam muitas vezes discussão dentro do agregado, com atribuição de culpas de parte a parte. LEAN TIP

Transcript of Newsletter Agosto de 2012

CLT SERVICES | Av da República, 2491 – 4º Andar, Sala 41 | � 936.000.081 | �220.162.407

AGOSTO DE 2012

(C)LEAN HOME – Desafio para as férias!

CAPTION YOUR PHOTO HERE

O pensamento lean tem por base dois princípios fundamentais: eliminação de desperdício e criação de valor. Quem ambiciona iniciar a jornada lean, pretende a intervenção certa, no momento certo e de forma inequívoca. No entanto, não existem soluções padronizadas. Existe, sim, uma lógica em cada uma das ferramentas e metodologias lean, que precisa de ser entendida antes de seleccionarmos alguma delas. Por este motivo, importa, primeiro, diagnosticar detalhadamente o problema/desperdício, bem como conhecer e compreender o processo associado. Só depois se deve procurar na “caixa de ferramentas lean” aquela que pode ser mais útil. É fundamental começar por uma fase de diagnóstico profundo, de estabilização de processos e práticas e só então depois trabalhar a resolução de problemas com recurso às ferramentas lean mais adequadas a cada caso.

Neste contexto, as pessoas são fundamentais, pois somente elas conseguem pensar e resolver os problemas, suportar os processos e perceber as necessidades dos clientes. O sucesso da aplicação das ferramentas lean está dependente de uma ferramenta de que só o ser humano dispõe: criatividade ilimitada.

LEAN VALUE CLT SERVICES - CRIAÇÃO DE VALOR E AGILIDADE

ARTIGO DE RUI SANTOS, ENG

Case Study LEAN HOME implementação lean em ambiente doméstico

“ Ao deparar-me com a necessidade de elaborar o trabalho final da Pós-Graduação de Lean Management, tomei a decisão de me lançar no desafio de aplicar ferramentas LEAN em ambiente doméstico (mas que ideia!?). A minha casa (claro que apenas a minha casa, e mais nenhuma!), apresentava problemas graves de organização, por todo o lado e mais algum. É vulgar no dia-a-dia, tendo em conta o ritmo de trabalho e a agitação familiar, que a acomodação tome conta da vontade de organizar seja o que for. A exigência das profissões e dos difíceis contextos económicos, levam a que sobre cada vez menos tempo para as tarefas domésticas. Quem não perdeu já horas à procura de documentos em casa, à procura de um cabo para ligar ao computador para descarregar dados importantes, ou à procura de um carregador e o telefone foi abaixo durante a procura, impedindo contactos muitas vezes importantes? Quem já não comprou medicamentos que afinal tinha em casa, ou termómetros? Eu, por exemplo, tenho quatro lá em casa, e mesmo assim conseguia perder uma boa meia hora à procura deles! Será que estariam todos em casa da sogra?! E quem é nunca andou à procura da documentação para juntar para calcular o IRS? Ou de um comprovativo de uma transferência que uma determinada empresa disse não ter recebido? Situações que se repetem no dia-a-dia, que nos fazem perder tempo, dinheiro, ocupar espaço em casa, e perder a paciência e despoletam muitas vezes discussão dentro do agregado, com atribuição de culpas de parte a parte.

LEAN TIP

CLT SERVICES | Av da República, 2491 – 4º Andar, Sala 41 | www.cltservices.net

Embora seja uma matéria pouco comum, a aplicação de ferramentas lean em ambiente doméstico, concebe-se importante, e talvez seja uma questão de tempo até esta matéria se desenvolver de forma ampla no sector doméstico, pois a gestão de uma casa, é exigente, árdua, custosa, e complexa. É uma “organização” muito importante na nossa vida, e os problemas verificados numa casa podem ser muito similares aos do trabalho pois, numa casa, temos de tudo: fluxos, processos, comunicação, documentação, prazos, tarefas, manutenção, movimentações, transporte, equipamentos, armazéns, stocks, e temos os utilizadores e moradores no centro das atenções, enquadrados no complexo conjunto de fluxos a gerir.

Para o trabalho optou-se pela implementação da ferramenta lean 5S. Numa fase inicial caracterizaram-se os stakeholders e foram identificados e avaliados em termos de impacto, custo e dificuldade, os inúmeros problemas de desorganização de diversos objectos da casa. Depois, com base na avaliação efectuada, seleccionei três tipos de objectos para actuar: documentos, medicamentos e cabos e carregadores. Para cada objecto caracterizou-se o estado actual (as is) desenhando os processos com recurso a fluxogramas e ilustrando com fotografias (assustadoras!). A realidade percepcionada em fotografias é bem diferente daquela que os olhos que vêem. Foram identificados os principais desperdícios: falta de organização, de arrumação, e de centralização dos objectos, comunicação ineficaz, e a ausência de normalização e disciplina na gestão dos objectos.

(continuação do disponível no slideshare.net da CLT)

Boas-práticas lean home:

• Tratar os colaboradores da mesma maneira que se espera que eles tratem o melhor cliente – dar para poder exigir;

• Evitar criticar as pessoas; criticar os processos e as práticas - são esses que conseguimos mudar;

• Partilhar o conhecimento e divulgar as boas-práticas – o valor do conhecimento aumenta na proporção da sua disseminação;

• Promover a formação e autonomia – são as pessoas que fazem uma empresa Lean e não as ferramentas utilizadas;

• Definir de forma clara os objectivos e metas a atingir – o processo de medição é a chave para a melhoria do processo.

Pensar lean é aprender a fazer das adversidades oportunidades

LEAN VALUE CLT SERVICES - CRIAÇÃO DE VALOR E AGILIDADE