Newsletter n 16 novembro 2010

4

description

 

Transcript of Newsletter n 16 novembro 2010

Page 1: Newsletter n 16 novembro 2010

Newsletter | N.º 16 | Novembro 2010

Editorial

Junta de Freguesia

Nada piorpara a huma-nidade do quefazer crer quetodos somosresponsáveispor todos osacontecimen-tos quandotodos somosdiferentes e

todos temos o nosso próprio estadode alma. Ninguém pode ser culpadopelas catástrofes naturais, sãofactos superiores a todos nós, omesmo já não se pode dizer emrelação a tudo aquilo que é geridopelo homem. São-nos dadas asferramentas para trabalhar pelo quetudo o que viermos a fazer terásempre a nossa quota deresponsabilidade.Os tempos difíceis que estamos aatravessar pode e deve ser anali-sado sobre todos os prismas econtextos conjunturais mas não érazoável “castigar” todos a pagaruma factura de um país endividado.Onde estão os princípios universaisda democracia responsável, dosgovernantes ao lado dos cidadãos,do cumprimento das promessasfeitas na campanha eleitoral? Claroque não vamos cruzar os braços, otempo não é para desânimos, mastambém não podemos auto fazercalar as nossas vozes da razãoquando a razão nos assiste.Como cidadão português e presidentede Junta de Freguesia sinto dor emágoa por ver o meu país nas trevas,a bater no fundo, porque entendocomo entendem os portugueses que ademocracia não é empobrecimento.Haja verdade e respeito!

Alberto CasimiroPresidente da Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior é um dos parceiros naimplementação do Programa de Intervenção Precoce e CompetênciasParentais, curso promovido pelo Centro de Segurança Social da Madeira(CSSM), destinado a casais ou famílias monoparentais com filhos,preferencialmente entre os zero e os seis anos, em situação de risco social.Pode ainda abranger grávidas em situação de risco.O curso irá decorrer no Centro Cívico de Santa Maria Maior e será dinamizadopor um grupo de gestoras constituído pela Dr.ª Dina Olim, socióloga, emfunções nesta Junta de Freguesia, Dr.ª Cristina Carvalho, da Associação deDesenvolvimento Comunitário do Funchal e pela Dr.ª Tânia França, da Centrodo CSSM.Estão a decorrer reuniões entre técnicas do departamento do CSSM, Junta deFreguesia e directores de escolas do ensino básico e infantários, com oobjectivo de seleccionar as famílias que irão fazer parte do projecto que teráinício no decurso do presente ano.Uma vez mais a Junta de Freguesia associa-se e solidariza-se com projectosque têm por princípio a valorização do primado da pessoa humana, sem nuncadeixar de atender à formação que é, hoje e sempre, a base da emancipaçãode todo o ser, com ênfase para a função educativa e da presença indissociáveldos país no crescimento dos filhos. São os valores da família a responderemsempre “Presente”.

www.jf-stamariamaior.pt | academiaseniorsmm.blogs.sapo.pt

Os valores da famíliadevem estar sempre presentes

Sagrado Coração de Jesus nos 577 anos da Freguesia (pág.2)

Danças de salão com “Alunos Especiais” (pág.2)

Sementeira cultural em ascensão nas áreas da literatura e das artes (pág.4)

Page 2: Newsletter n 16 novembro 2010

Assembleia de FreguesiaA Assembleia de Freguesia reuniu em sessão ordinária, a 29 de

Setembro, para apreciação da informação n.º 3/2010/AF, doPresidente da Junta de Freguesia, em conformidade com odisposto na alínea 0 do n.º 1 do artigo 17.º da Lei n.º 5-A/2002, de11 de Janeiro, bem como da aprovação de alteração aoRegulamento de Atribuição de Bolsa de Estudo e da discussão eaprovação da 1.ª revisão orçamental para o ano 2010.

No período de antes da ordem do dia foram feitas váriasintervenções sobre diversas áreas. Finalmente, nada maishavendo a tratar, a presidente da Assembleia de Freguesia, MariaAntonina Mourato Talhinhas Teixeira deu a sessão por encerrada,cujos assuntos tratados foram aprovados por todos os membros.

Com o templo praticamente cheio de fiéis, o Pe. TonySousa, pároco do Sagrado Coração de Jesus (à Boa Nova),celebrou a Eucaristia do 577.º aniversário da Junta deFreguesia de Santa Maria Maior. Um acto solene quecontou com a presença do presidente da Câmara Municipaldo Funchal, Dr. Miguel Albuquerque, bem como dosmembros da Junta de Freguesia e de outras entidades.

Vivemos um “novo dia” na vida da nossa freguesia que énão só a mais antiga da Madeira como a primeira a seredificada pelo reino de Portugal fora do Continente. Amensagem dos 577 anos fica-nos como uma lembrança euma esperança num amanhã que se deseja promissor danossa fé e dos nossos ideais. Um bem para todos nós. AMissa foi acompanhada de cânticos pelo Grupo CoralJuvenil da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, sob adirecção da professora Vanessa Câmara, com acompanha-mento musical do maestro Víctor Costa.

Pela primeira vez, a Missa Solene de aniversário foicelebrada fora da Igreja de N. Sr.ª do Socorro, apenasporque deu-se atenção ao desejo expresso pelos paroqui-anos residentes na freguesia. Este ano foi na Igreja doSagrado Coração de Jesus, para o ano será, em princípio,na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e, em 2012, naCapela do Bom Sucesso, para em 2013 regressar à IgrejaMatriz de N. Sr.ª do Socorro, prosseguindo nos anosseguintes, em rotatividade, pelos referidos templos. Umasolenidade que nos enche de alegria bem como a todos osparoquianos.

Sagrado Coração de Jesusnos 577 anos da Freguesia

A Academia de danças de salão “Feel the Dance”,criada pela Junta de Freguesia, tem vindo a desenvolverum conjunto de actividades interactivas com instituiçõesde vários quadrantes sociais. Recentemente, alunos donúcleo de lares e residências apoiados pela Direcção deServiços de Reabilitação Psico-social e Profissional edeficientes pertencente à Direcção Regional de Educa-ção Especial e Reabilitação, tiveram oportunidade departicipar numa acção que decorreu no ginásio doCentro Cívico de Santa Maria Maior, gerido pela Juntade Freguesia.

Uma acção que proporcionou aos referidos alunos aoportunidade de apreenderem a se divertirem atravésdas “Danças de Salão”, ensejo também sensibilizadorpara o convívio entre todos os presentes no sentido defortalecer a auto-estima e consequente integraçãosocial. Com estas iniciativas estamos a promover valorese a desenvolver o espírito sócio-comunitário ao mesmotempo que se exprimem verbalmente os movimentos das“Danças de Salão”. A Junta de Freguesia tem as “portasabertas” para todas estas actividades que são merece-doras de todo o nosso carinho e apoio possível.Queremos aqui deixar o nosso agradecimento aodocente e alunos da Academia pela sua disponibilidadena participação nos eventos promovidos.

Danças de salão com “Alunos Especiais”no Centro Cívico de Santa Maria Maior

Page 3: Newsletter n 16 novembro 2010

Integrado no programa comemorativo dos 557 anos da fundação da freguesia realizaram-se diversas actividadesdesportivas, com realce para as provas de natação e de atletismo e o jogo de futebol entre veteranos. Nestes trêseventos participaram cerca de três centenas de atletas, femininos e masculinos.

NATAÇÃO

ATLETISMO

FUTEBOLA partida entre antigos futebolistas“veteranos”, no campo de relvasintética Adelino Rodrigues (ex-Liceu), assistiu-se aos tais “toquesde bola” de quem sabe nunca deixade saber, ainda que a condicio-nante física dite as suas irreversí-veis leis. Um agradável jogo defutebol onde o desfecho final, maisgolos menos golos, passou parasegundo plano para dar relevo à sãconfraternização entre antigasglórias do desporto rei. Um agrade-cimento a todos os atletas e aos“seleccionadores” Orlando SantosCosta e César Gouveia.

Page 4: Newsletter n 16 novembro 2010

Diz-nos a experiência que tudo quanto seja criado e germinado na área da natureza cultural, mais cedo ou maistarde, acaba por ter uma difusão educacional muito gratificante. Quando a Junta de Freguesia decidiu criar edesenvolver os concursos de literatura, pintura e fotografia teve como princípio dar oportunidades aos residentes emSanta Maria Maior, acolher e estimular talentos de cariz literário e artístico.

No entanto, ficámos a saber, com maior acuidade e relevância, que as iniciativas culturais têm muito mais afluênciade concorrentes do que é regra geral pensar-se. Quando eventualmente se podia pensar numa fraca adesão - dai nãose colocar metas nem criar aspirações altas - fomos recebendo um crescente número de trabalhos de autores dediversos pontos da Região e do País que nos surpreenderam em todos os capítulos, nomeadamente na criatividade equalidade dos trabalhos apresentados a concurso nas três áreas.

Os jovens, em especial, pela sua adesão, são aqueles que nos merecem o nosso mais sentido aplauso. Aparticipação dos jovens nesta sementeira cultural contribui, sem dúvida, para a obtenção de boas colheitas no futuro.Por conseguinte, não se duvide, nunca, das mais valias que o investimento na cultura produz.

Há uma grande heresia no modo como se aborda a cultura, mais ainda quando a componente financeira é sempremuito diminuta para o muito que é possível realizar com coerência e entusiasmo.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior vai manter a promoção dos concursos de literatura, de pintura e defotografia, estando já a edição de 2011 a ser preparada com possíveis alterações de datas visando apenas integrar efacilitar com outras efemérides relacionadas com cada um destes eventos. A nossa lealdade e a nossa identidade coma comunidade é para continuar e saberemos sempre dizer sim quando merece que se diga sim e dizer não ao que énão.

Na edição deste ano, participaram nos três concursos, cerca de uma centena de concorrentes. Ao todo foramatribuídos, aos melhores trabalhos distinguidos pelos respectivos júris, nove prémios e oito menções honrosas.

Sementeira cultural em ascensãonas áreas da literatura e das artes

III CONCURSO DE FOTOGRAFIA“RETRATOS DA MINHA FREGUESIA”

Prémios:1.º Paulo Jorge Alves - “O Forte”2.º Sara Filipa Costa - “Um compasso no Céu”3.º Maria Fátima Baptista - “Luzes do ribeirinho”

Menções Honrosas:Idalina Maria Andrade - “Peso da Vida”;Marco Luís Silva - “Postal”Sónia Maria Menezes - “Um dia de Verão naminha Freguesia”

X CONCURSO DE PINTURA “CRIARTE”

Prémios:1.º Samuel Jarimba - “A Praia”2.º Carlos Alberto Melim - “Amor entre as Grades”3.º Diogo José Goes - “Já tenho teias de aranhanaquilo que bem sabes”

Menções Honrosas:Maria Freitas - “Descontracção”Rogério Vítor Pestana - “A Descoberta”Sofia Raquel Henriques - “A Ilha”

VIII CONCURSO LITERÁRIOANTÓNIO FELICIANO RODIGUES “CASTILHO”

Prémios:1.º Graça Maria Alves - “A Botica”2.º Leonel Correia da Silva - “KM 17.8”3.º António Manuel Cruz - “Café Internacional”

Menções Honrosas:Ana Lúcia Perestrelo - “A Praia do Forte”Maria do Céu Brito - “A Ilha à volta”

www.jf-stamariamaior.pt | academiaseniorsmm.blogs.sapo.pt