Newsletter nº2 Março ULS Guarda

4
MISSÃO SORRISO PREMEIA PROJECTO DA ULS DA GUARDA MISSÃO SORRISO PREMEIA PROJECTO DA ULS DA GUARDA O projecto “Dar Luz à Vida”, de autoria do Serviço de Pediatria/Neonatologia da Uni- dade Local de Saúde da Guarda, EPE, foi um dos 50 premiados, entre 282 candida- turas, ao concurso Missão Sorriso -2013, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu dia 13 de Fevereiro, no Hospital Garcia da Horta. O projeto da Unidade de Neonatologia da ULS Guarda, contemplado com um prémio de 10 mil euros, assenta na promoção da saude e bem-estar da criança, privilegian- do a prevenção da doença e a intervenção especializada na área assistencial e tem por objectivo a aquisição de quatro apare- lhos de fototerapia que irão contribuir para o tratamento eficaz da hiperbilirrubinémia nos recém-nascidos. Por outro lado, se- rão um contributo valioso na diminuição do tempo de internamento permitindo o trata- mento junto da mãe. VMER OPERACIONAL MELHORIA CONTÍNUA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM PRÉMIO NO 8º CONGRESSO DO AVC ULS DA GUARDA APOSTA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO VMER OPERACIONAL Desde o passado dia 1 de Fevereiro, a VMER da Guarda encontra-se operacional a 100% no que diz respeito aos recursos humanos. Graças aos esforços desenvol- vidos pelo Conselho de Administração, Di- recção Clínica e profissionais envolvidos, foi possível inverter a situação dos últimos meses em que a viatura manteve uma mé- dia de 6% de inoperacionalidade.

description

 

Transcript of Newsletter nº2 Março ULS Guarda

Page 1: Newsletter nº2 Março ULS Guarda

Missão sorriso preMeia projecto da ULs da GUarda

Missão sorriso preMeia

projecto da ULs

da GUarda

O projecto “Dar Luz à Vida”, de autoria do Serviço de Pediatria/Neonatologia da Uni-dade Local de Saúde da Guarda, EPE, foi um dos 50 premiados, entre 282 candida-turas, ao concurso Missão Sorriso -2013, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu dia 13 de Fevereiro, no Hospital Garcia da Horta.

O projeto da Unidade de Neonatologia da ULS Guarda, contemplado com um prémio de 10 mil euros, assenta na promoção da saude e bem-estar da criança, privilegian-do a prevenção da doença e a intervenção especializada na área assistencial e tem por objectivo a aquisição de quatro apare-lhos de fototerapia que irão contribuir para o tratamento eficaz da hiperbilirrubinémia nos recém-nascidos. Por outro lado, se-rão um contributo valioso na diminuição do tempo de internamento permitindo o trata-mento junto da mãe.

VMer operacioNaL

MeLhoria coNtíNUa dos cUidados de eNferMaGeM

préMio No 8º coNGresso do aVc

ULs da GUarda aposta No eNsiNo UNiVersitário

VMer operacioNaL

desde o passado dia 1 de fevereiro, a VMer da Guarda encontra-se operacional a 100% no que diz respeito aos recursos humanos. Graças aos esforços desenvol-vidos pelo conselho de administração, di-recção Clínica e profissionais envolvidos, foi possível inverter a situação dos últimos meses em que a viatura manteve uma mé-dia de 6% de inoperacionalidade.

Page 2: Newsletter nº2 Março ULS Guarda

Prémio no 8º Congresso do AVC

sessões ClíniCAs

MeLhoria coNtíNUa dos cUidados de eNferMaGeMa direcção de enfermagem está empe-nhada na obtenção da melhoria contí-nua e qualidade dos cuidados presta-dos, pelo que a implementação de um sistema de informação emerge como imperativo.

decorrente deste objectivo, foram vá-rias as acções já desenvolvidas, sendo a criação do Grupo Giosie (Grupo de implementação e optimização do sis-tema de informação em enfermagem) uma delas, considerada como estraté-gica neste processo. Neste contexto e com a coordenação do Giosie, está a decorrer na ULs da Guarda um “cur-so de formação sobre cipe – classi-ficação Internacional para a Prática de enfermagem.esta formação tem como principais objectivos reconhecer a im-

No decurso do 8º congresso português do aVc, que decorreu no porto nos passados dias 6 a 8 de fevereiro, o dr. javier ros, director do serviço de Neu-rologia, obteve o 1º prémio – cartaz, com a apresentação denominada “per-fil tiroideio preditivo no AVC isquémico agudo”. este estudo, realizado na se-quência da sua tese de doutoramento, analisa a relação existente entre a fun-ção tiroideia global e o aVc isquémico agudo em sujeitos adultos sem limite de idade.

“reanimar/Não reanimar” é o tema da sessão clínica que terá lugar no próximo dia 13 de Março, às 12 horas, no auditó-rio da ULs da Guarda.

a prelecção será feita pela prof. douto-ra júlia amaral, presidente da comis-são de ética para a saúde.

a equipa de intervenção no tratamento e controlo na diabetes apresenta o seu projecto “doce Vida” relacionado com a diabetes Mellitus tipo 1, no próximo dia 25 de Março, às 10 horas. a equipa é constituída pelas pediatras isabel Gon-zalez e Glória silva, pelos enfermeiros especialistas em sip fernanda Marques e Glória silva e pela psicóloga clínica tânia prata.

portância de um sistema de informa-ção/documentação em enfermagem, bem como a utilização de uma lingua-gem classificada, elaboração de planos de cuidados com base na cipe, pro-mover a uniformização da documen-tação dos cuidados de enfermagem e reconhecer a necessidade de produzir indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem.

Tem por finalidade a implementação do s/clinic em serviços pilotos do hsM/hNsa, designadamente o serviço de cirurgia, Medicina e consulta externa. teve início em dezembro de 2013 e es-tão calendarizadas diferentes acções em 2014 tendo em vista a sua imple-mentação.

Page 3: Newsletter nº2 Março ULS Guarda

FormAção de doCentes

nA Uls dA gUArdA

a Unidade Local de saúde da Guarda, epe, é uma das instituições de saúde articuladas com a faculdade de ciên-cias da saúde da Universidade da Beira interior e assume-se como essencial no ensino e formação de alunos dos seus cursos, nomeadamente de Medicina.

No passado dia 27 de fevereiro, no âm-bito do plano de formação anual, que contempla sessões mensais, realizou-se mais uma acção de formação sobre “aprendizagem em meio clínico” desti-nada a médicos/docentes que partici-pam no ensino clínico dos estudantes de Medicina. esta acção esteve a cargo da prof. doutora isabel Neto, Vice-pre-sidente e coordenadora do Gabinete de ensino e Metodologias de avaliação em ciências da saúde da faculdade. a próxima sessão tem por tema “Mini-exames clínicos” e realiza-se no dia 27 de Março.

CertiFiCAção dos téCniCos

de sAÚde AmBientAl

rede de CUidAdos Primários reÚne em seiA

Na sequência da acreditação do La-boratório de saúde pública, entendeu a ULs da Guarda que seria importan-te certificar os técnicos de saúde am-biental como técnicos de colheitas de água. após exame foram atribuídos, em cerimónia realizada no passado dia 14 de Fevereiro, os respectivos certifica-dos de técnicos de saúde ambiental da ULs da Guarda, permitindo assim que

qualquer resultado de análise de água realizado no Laboratório de saúde pú-blica seja certificado/acreditado desde o momento da colheita, passando pelo transporte e a realização da análise.

o Laboratório de saúde pública além de realizar as análises de água e alimen-tos no âmbito dos programas de vigi-lância da Unidade de saúde pública es-tabelecidos de acordo com a legislação em vigor e orientações da dGs e ars do centro, presta ainda serviços ex-ternos a entidades públicas e privadas na realização daquelas análises. com a certificação dos técnicos, este serviço é alargado às colheitas que passam a ser certificadas.

realizou-se em seia, no passado dia 26 de fevereiro, a habitual reunião mensal de moni-torização da rede de cuidados de saúde pri-mários da ULs da Guarda, com a presença de todos os coordenadores, técnicos do GepaG (Gabinete de estatística, planeamento e apoio à Gestão) e membros do conselho de admi-nistração.

Page 4: Newsletter nº2 Março ULS Guarda

mediCinA FísiCA e reABilitAção em sessão ClíniCA

UCCi inAUgUrAdA em mAnteigAs

Decorreu no passado dia 13 de Fevereiro, no auditório da ULS da Guarda, uma sessão clínica subordinada ao tema “O Papel da Medicina Física e de Reabilitação num Hospital de Agudos”, com prelecção da Dr.ª Susana Abreu, Directora do Serviço.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, foi inaugurada no passado dia 26 de Fevereiro pelo Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo. A nova Unidade está equipada com 30 camas e destina-se a pessoas com doenças ou processos crónicos, com dife-rentes níveis de dependência, que necessitam de cuidados clínicos, de manu-tenção e de apoio psicossocial, em regime de internamento de longa duração.