Newsletter Outubro 2011 - Turismo do Alentejo Só trabalhando em equipa é possível vencer . Por...

41
- Publituris Travel Awards premeia duplamente o Alentejo - Publituris Travel Awards premeia duplamente o Alentejo Indice: P2 - Opinião P4 - Destaque P8 - Promoção P11 - Promoção Externa P17 - Melhoria do Produto P19 - Observatório P21 - Apoio ao Investidor P23 - Estatísticas P24 - Iniciativas P29 - Seminários / Debates P32 - Turismo do Alentejo é Notícia destaques: NEWSLETTER NEWSLETTER Outubro 2011 Outubro 2011 - Região palco das comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo - Região palco das comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo - Destino tem sete novos Embaixadores - Destino tem sete novos Embaixadores

Transcript of Newsletter Outubro 2011 - Turismo do Alentejo Só trabalhando em equipa é possível vencer . Por...

- Publituris Travel Awards premeia duplamente o Alentejo - Publituris Travel Awards premeia duplamente o Alentejo

Indice:P2 - OpiniãoP4 - DestaqueP8 - PromoçãoP11 - Promoção Externa

P17 - Melhoria do ProdutoP19 - ObservatórioP21 - Apoio ao InvestidorP23 - Estatísticas

P24 - IniciativasP29 - Seminários / DebatesP32 - Turismo do Alentejo é Notícia

destaques:

NEWSLETTERNEWSLETTEROutubro 2011Outubro 2011

- Região palco das comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo - Região palco das comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo

- Destino tem sete novos Embaixadores - Destino tem sete novos Embaixadores

P2

Opin

ião

Diz a sabedoria popular que um povo sem memória é um povo sem história.

Por isso importa, por vezes, assumir na plenitude uma reflexão profunda sobre o trabalho realizado, os resultados obtidos e as perspectivas em relação ao futuro.

Muitas vezes temos que olhar para nós próprios e com algum intimismo fazer o que não se faz em Portugal - autoavaliação.

Tudo isto vem a propósito dos recentes Prémios com que fomos galardoados e dos imensos convites que temos recebido para comunicar o trabalho que temos efectuado ao nível do Turismo no Alentejo.

Sim, há que assumir. Foi feito um esforço muito significativo com poucos recursos (com menos do que recebiam as três regiões de turismo) no sentido de posicionar o nosso Alentejo como um destino de excelência que todos mas todos os dias trabalha para se superar em qualidade.

Sem tibiezas e sem soberba mas com orgulho há que dizer que fizemos um bom trabalho.

Desde a identidade, à definição estratégica, à criação do produto, à sistematização da oferta, à criação de uma política de atendimento e hospitalidade, à promoção articulada, à monitorização do destino, à criação de uma bolsa de oportunidades e ao total apoio aos empresários estivemos e estamos, permanentemente, no terreno.

Foi-nos reconhecido esse trabalho e quero hoje, mais do que nunca, partilhar esse reconhecimento.

E quero partilhá-lo porque tem sido um exemplo de trabalho em rede, formando um quadrado perfeito - Entidade Regional de Turismo, autarquias, empresários /agentes do sector, Agência Regional de Promoção Externa.

Alentejo…O reconhecimento pela eficácia do trabalho em equipa

P3

Só trabalhando em equipa é possível vencer. Por tudo isto, permitam-me que saúde este esforço colectivo que é de todos os técnicos de turismo, directores de hotéis, agentes de animação turística, empresários, autarcas, homens e mulheres da restauração, técnicos da Turismo do Alentejo e da Agência. Todos, mas todos fazem parte desta grande Equipa que é o Turismo do Alentejo.

Não, nunca nos demos por satisfeitos com os resultados obtidos.

Queremos sempre mais, muito mais e muito melhor.

E cá estamos para continuar com entusiasmo, garra, força, determinação e muito profissionalismo neste trabalho que é constante de construir um destino de excelência.

Sim, queremos ser amanhã muito melhores do que fomos hoje.

Continuar, todos juntos, em equipa.

Ceia da SilvaPresidente da Turismo do Alentejo, ERT

Opin

ião

P4

Dest

aque

Destino conquista o título de Melhor Região de Turismo Nacional

Melhor Região de Turismo Nacional foi o título atribuído ao Alentejo na gala dos Publituris Portugal Travel Awards 2011, realizada a 9 de Setembro em Évora. Este é o segundo ano, consecutivo, em que o mérito, a excelência e qualidade do turismo na região são distinguidos na cerimónia dos designados Óscares do Turismo Português. O galardão foi entregue ao Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva que, perante as centenas de convidados, sal ientou “o orgulho de ver reconhecido o desempenho turístico da região e dedicou o prémio aos alentejanos e a todos os players públicos e privados - desde o técnico do posto de turismo aos empresários ou aos autarcas - que têm contribuído

P5

Dest

aque

para a afirmação do destino. Nas presença de mais de seis centenas de palavras do responsável máximo da representantes do sector a nível ERT, “o prémio s imbol iza o nacional, entre os quais a Secretária reconhecimento do empenho de Estado do Turismo, e deu destaque conjunto que tem sido feito para à cultura, aos recursos naturais e à posicionar o Alentejo no mapa dos gastronomia da região. melhores destinos turísticos”. No âmbito do trabalho de equipa que existe entre a ERT e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, António Ceia da Silva fez questão de subir ao palco com o Presidente da ARPTA, Vítor Silva, que, na ocasião, agradeceu igualmente o galardão. Refira-se que a gala contou com a

P6

Dest

aque

Na mesma cerimónia, António Ceia da Silva foi distinguido com o Prémio Personalidade Turística do Ano. O galardão foi atribuído pelo júri dos Travel Awards 2011, constituído pelos ex-secretários de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, Vítor Neto, Luís Correia da Silva; pelos jornalistas Humberto Ferreira, Paulo Neves e Ruben Obadia; pelo advogado especialista em turismo Carlos Torres; pelo representante da Deloitte Consulting Jorge Marrão; pelo Director regional da Travelport António Loureiro; pelo representante da Neoturis Armando Rocha; pelo representante da ARAC Joaquim Robalo de Almeida; pelo ex-presidente da APAVT e da CTP Atílio Forte; pelo Presidente da AHP Miguel Júdice; pelo Presidente da APAVT João Passos, e pela CEO da CTP Adilia Lisboa. Publicamente, António Ceia da Silva declinou a individualidade do mesmo, atestando que “não existem prémios personalizados e que partilha o galardão com todos os que, ao longo do seu percurso, o têm apoiado e contribuído para a projecção e dignificação do Alentejo - a região em prole da qual tem dedicado a sua vida profissional e que se encontra, hoje em dia, preparada para receber todos os segmentos de mercado”. Recorde-se que os Publituris Portugal Travel Awards premeiam, anualmente, empresas, instituições e personalidades do sector do turismo, em diferentes categorias.

António Ceia da Silva distinguido como Personalidade Turística do Ano

P7

Dest

aque

Alentejo palco das comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo

A Secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, presidiu as comemorações que, este ano, tiveram como tema “Turismo e aproximação de culturas”.

Após a cerimónia da entrega das Medalhas de Mérito Turístico, decorrida em Lisboa, a SET deslocou-se ao Alentejo, onde visitou empreendimentos turísticos em construção - nomeadamente os hotéis Alentejo Marmoris Hotel & SPA, em Vila Viçosa, e a Tapada da Mata Resort & SPA, em Évora - e o Hotel Convento do Espinheiro. Durante as visitas, Cecília Meireles teve oportunidade de testemunhar a dinâmica da região, assim como a qualidade dos investimentos e as apostas diferenciadoras dos empresários. O programa da efeméride - assinalada a 27 de Setembro e que contou com a presença do Presidente da Câmara de Estremoz, Luís Filipe Mourinha; e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa; Luís Caldeirinha Roma - contemplou ainda a apresentação dos projectos e das estratégias da Turismo do Alentejo, ERT, com vista ao crescimento e à afirmação do destino. O dia ficou também marcado por um almoço no Enoturismo J. Portugal Ramos, em Estremoz, inspirado no tema do Dia Mundial do Turismo e confeccionado pelos conceituados chefes da região Margarida Cabaço, António Nobre e Alice Pôla. Para o Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva, “o facto do Alentejo ter sido eleito para palco das comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo revela que a qualificação, a dinâmica e a excelência do destino são reconhecidos pela tutela”. No decorrer das visitas e no jantar de encerramento das comemorações, a Secretária de Estado do Turismo elogiou o dinamismo, os investimentos, o empenho e o acolhimento da região.

P8

Pro

moçã

o

Turismo do Alentejoelege novos embaixadores da região

Tróia foi o cenário alentejano que acolheu, entre 16 e 18 de Setembro, a cerimónia de apresentação e entrega dos diplomas aos novos embaixadores da região.

Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, João Catarré, Jorge Corrula, Paula Lobo Antunes, Dália Madruga e Rita Pereira são as figuras públicas a quem, a Entidade Regional de

qualidade, diversidade e riqueza da Turismo, atribuiu o título de oferta turística do destino. Nas embaixadores do Alentejo, numa palavras do Presidente da ERT, António iniciativa decorrida em Tróia. C e i a d a S i l v a , “ a p r o n t a A l e n t e j a n o s p o r n a s c e n ç a , disponibilidade com que estas descendência ou por profunda personalidades aceitaram o convite é afeição, estas personalidades bem reveladora da atractividade e conhecidas do grande público excelência da região. Os novos assumiram assim a missão de Embaixadores do Alentejo juntam-sepromotores por excelência da

P9

assim à grande equipa de turismo do romanas e do golfe. A iniciativa contou Alentejo que, diariamente, tem por com a presença de vários órgãos de missão afirmar e posicionar o destino comunicação social e motivou dezenas entre os melhores do mundo”. O de reportagens. diploma foi entregue durante um jantar onde participaram alguns As sete figuras públicas nomeadas membros da direcção da ERT e o pela ERT juntam-se assim a outros Presidente da Câmara Municipal de ilustres embaixadores que, nos Grândola, Carlos Beato, e que deu últimos anos, têm dado a cara pela início à acção de promoção realizada região, nomeadamente Fernanda durante o fim-de-semana. Neste Serrano, Nicolau Breyner, João contexto, os novos embaixadores Adelino Faria, Tim, Rui Porto Nunes, tiveram oportunidade de desfrutar da Paulo Pires, José Carlos Malato, diversificada e qualificada oferta da Margarida Vila-Nova, Rui Nabeiro, península, nomeadamente do Paco Bandeira, Filipe Duarte, Duquesa alojamento, da praia, da observação de Cadaval, Eduardo Dâmaso, Sandra dos golfinhos, da visita às ruínas Barata Belo e João Cutileiro.

Pro

moçã

o

P10

Pro

moçã

o

Linhas estratégicas 2012 debatidas com parceiros

A Turismo do Alentejo reuniu, a 14 no Alentejo foram alguns dos assuntos e 15 de Setembro, com os players em análise. Decorridas em Castelo de regionais para apresentar e definir Vide, Évora, Beja e Santiago do as linhas estratégicas para 2012 e Cacém, as reuniões de trabalho ouvir a opinião dos parceiros sobre contaram com a presença de autarcas, as mesmas. técnicos de turismo e representantes

de unidades de alojamento e de O Plano de Comunicação e Promoção empresas de animação de toda a Turística, o novo Website da ERT, a região. Refira-se que os encontros linha editorial, e a apresentação de surgem integrados na política de projectos em desenvolvimento como a proximidade e parceria que a dinamização do Montado como Entidade Regional de Turismo do Paisagem Cultural; o Alentejo Bom Alentejo tem vindo a desenvolver e Gosto; a Rede de Informação Turística que, ao longo dos últimos três anos, se do Alentejo; a Escultura na Cidade; a tem reve lado uma a lavanca Rota dos Mármores; o Plano de fundamental na afirmação da Animação Turismo Equestre e a excelência do destino. Promoção e Atracção do Investimento

P11

Pro

moçã

o E

xte

rna

Globo volta a dar destaque ao Alentejo

s é r i e d e “Mais Você no Alentejo” é o nome da programas, na nova série de programas da TV Globo certeza de ser que destaca a nossa região, por esta uma das iniciativa da distinta apresentadora abordagens mais Ana Maria Braga.e f i c a z e s a o m e r c a d o d o A decisão foi tomada na sequência das Brasil, já que anteriores filmagens realizadas em utiliza o meio todo o país e, na nova série, a nossa c o m m a i o r região vai ser o tema central dos capacidade de programas. As reportagens pretendem p e n e t r a ç ã o ser um cartão-de-visita do destino, junto do público que pretendemos mostrando o que de melhor temos para atrair. O facto de se tratar da oferecer, como por exemplo a doçaria apresentadora Ana Maria Braga pesou conventual, o artesanato e os queijos. na nossa decisão, pois ela mantém um Ana Maria Braga escolheu o Convento público fiel junto das classes sociais do Espinheiro, em Évora, como cenário bras i le iras que têm efect iva dos programas a ser filmados. “A capacidade de fazerem férias no Agência Regional de Promoção estrangeiro”, referiu Vítor Fernandez Turística do Alentejo - em estreita da Silva, Presidente da Agência.articulação com a Turismo do Alentejo,

ERT -, garante todo o apoio a mais esta

Operador francês convida jornalistasa visitar a região

Com o apoio da Agência, o operador acompanhados pelo pr incipal francês Allibert, especializado em responsável do operador turístico -, passeios a pé, vai trazer ao Alentejo vão percorrer a zona da Costa entre 17 e 21 de Outubro, jornalistas Alentejana, sobretudo a sul de Sines, o do Midi Libré, Le Republicain de território onde incidem as actividades Lorrain, Dernières Nouvelles do Allibert. A Agência vai ainda dar a d'Alsace, I-Voyages, Maxi, L'Unio e Le conhecer ao operador e aos jornalistas Dauphiné. o projecto da Rota Vicentina - desenvolvido pela associação Casas A acção tem por objectivo colocar os Brancas -, para que melhor conheçam jornalistas franceses em contacto “in a evolução que o produto walking vai loco” com os programas que o tendo no Alentejo e da sua possível operador desenvolve na nossa região. articulação com outras regiões, como Depois de um périplo por Évora e pelo o Algarve, segundo Vítor Fernandez da Alqueva, os jornalistas - sempre Silva, Presidente da Agência.

P12

Pro

moçã

o E

xte

rna

Agência e Girasol reforçam campanha na Holanda

Depois de um Verão chuvoso e frio, os holandeses estão a encarar com enorme expectativa o próximo período de férias, que ocorre em Outubro.

As condições climatéricas atípicas do último Verão podem assim criar uma situação de especial oportunidade que o Alentejo pretende aproveitar. “Para influenciar estas reservas de última hora, a Agência de Promoção do Alentejo vai lançar, em articulação com o operador turístico Girasol/Institute of Travel, uma campanha nos jornais de maior circulação na Holanda, como o Volkskrant (259.188 exemplares), o Trouw (106.820 exemplares) e o NRC (209.455 exemplares): O plano de meio contempla anúncios de página inteira, meia página e ¼ de página, focando a programação Alentejo que o operador prossegue”, referiu Vítor Fernandez da Silva. Refira-se que “o Girasol não só é um verdadeiro especialista em Portugal, como mantém vários programas para o Alentejo, sendo um dos maiores responsáveis pelo excelente crescimento que este mercado está a revelar no ano em curso - superior a 25% -, e que significa, em termos absolutos, cerca de mais 3 mil noites vendidas só nos primeiros sete meses do ano”, acrescentou o Presidente da Agência. Os custos da campanha serão suportados em partes iguais pelo operador e pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

P13

Pro

moçã

o E

xte

rna

A Vogue - uma das mais conceituadas revistas de moda do undo - na sua edição para os Estados Unidos dedicou ao novo cinco estrelas do Alentejo L'And Vineyards um artigo de página inteira, destacando não só o próprio hotel como o SPA e a produção vinícola. Para além das excelentes referências a esta nova unidade do Alentejo, a sua proximidade a Évora e a descrição da própria cidade também surge com grande destaque. Para Vítor Fernandez da Silva, Presidente da Agência de Promoção Turística, “unidades como esta colaboram para que o Alentejo seja cada vez mais conhecido como um destino exclusivo e de grande qualidade”.

L'And Vineyards em destaque na Vouge

Évora classificada como a melhor“escapadinha” para artistas

Florença e Siena, o que é altamente A revista WOMAN'S OWN dedica duas abonatório para o Alentejo”, destaca páginas ao “Portugal Perfeito”, Vítor Fernandez da Silva, Presidente convidando a descobrir o Algarve, o da Agência, a entidade que Douro, o Porto e Guimarães e Évora incentivou o operador turístico a que é classificada como a melhor abrir a rota Heathrow/Beja.“escapadinha” para artistas. “Sobre

o Alentejo e para além de referir a notoriedade que o destino tem tido no Reino Unido durante todo o ano - graças à operação aérea que o operador turístico Sunvil organizou via Aeroporto de Beja -, diz ser a “Toscânia Portuguesa”, comparando a nossa região ao mais classificado destino Italiano, dominado pelas paisagens rurais e por peças de património tão valiosas como

P14

Pro

moçã

o E

xte

rna

Para a revista Joy, há boas razões para se falar de Portugal, não obstante os dias conturbados que enfrentamos, refere-se em concreto aos encantos e ao muito que há para descobrir em Lisboa e no Alentejo.

O artigo, de cinco páginas, resultou de uma visita de imprensa organizada pela Agência de Promoção Turística e descreve a volta dada pelo Alentejo, que permitiu cruzar o interior da região e os activos turísticos mais característicos desta parte do território, com o litoral único que a região oferece. Logo no início, a reportagem refere os 26 graus de temperatura que se faziam sentir e o “bom mercado” que é o Alentejo nessa altura do ano, com preços e promoções imbatíveis, terminando com várias sugestões para o viajante, como o que fazer, onde comer e onde ficar. “Artigos como este ajudam a revelar ao nosso cliente alemão que o Alentejo é atraente em várias alturas do ano e por diferentes razões, contribuindo para que se crie uma forte apetência para a vinda, daí a nossa aposta neste canal de divulgação. Um artigo assim gera um retorno, incomparavelmente, superior a qualquer anúncio publicitário”, alegou Vítor Fernandez da Silva, Presidente da Agência.

Alemã Joy revela os encantos da região

P15

Pro

moçã

o E

xte

rna

Barcos Casa da Amieira Marina chegam à Austrália

Património da Humanidade, é “Todos a bordo, à descoberta do colocada em evidência sobre maior lago artificial da Europa”, é o diferentes aspectos e para a convite que o Australian Times, no jornalista - mesmo com uma viagem seu suplemento de viagens Travel do complexa e longa, que implica mês de Setembro, faz aos seus escalas e mudanças de voo -, esse é leitores. O artigo de três páginas com um lugar de visita obrigatória.chamada de capa é da autoria da

jornalista Amy Fallon, que visitou o Alentejo com o apoio da Agência Regional de Promoção Turística. Para além de destacar os programas da Amieira Marina, nomeadamente os Barcos Casa, cuja navegação é assegurada pelo próprio cliente, a reportagem refere igualmente outros aspectos importantes da oferta turística do Alentejo. A visita a Évora,

P16

Pro

moçã

o E

xte

rna

Magazine digital chega a milhares de profissionais

“Bienvenido a Alentejo” é o magazine digital que a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e a Amorim Turismo estão a editar para o mercado de Espanha, no âmbito de um plano de promoção conjunto.

Destinada aos profissionais do sector e distribuída on-line por mais de 23 mil agências de viagens e operadores turísticos, a revista é ainda publicitada nos websites de cadeias de reconhecida importância, como, entre outras, El Corte Inglês, Viajes Halcon, Viajes Ibéria, Viajes Eroski e Viajes Carrefour. O primeiro número versou o património e a cultura, o segundo o turismo de natureza, estando já fechado o terceiro número sobre a gastronomia e vinhos, com distribuição agendada para 19 de Outubro. “Esta é uma relação de parceria muito interessante, para a qual fomos desafiados pela Amorim Turismo e que n ã o s ó r e v e l a a importância que este g r u p o e m p r e s a r i a l reconhece à sua relação com o Alentejo como o espírito de colaboração que fomenta junto dos outros empresários, dos diversos segmentos da actividade turística, que t a m b é m m e r e c e m referências específicas nas páginas virtuais desta revista”, referiu Vítor Fernandez da S i lva, Presidente da Agência. O r e s p o n s á v e l q u e , conjuntamente com Jorge Armindo, Presidente do Conselho de Administração da Amor im Tur i smo, subscrevem o primeiro convite dir ig ido aos profissionais do sector de Espanha. Os diferentes números da revista podem ser consultados em:Http://alentejo.laquintatinta.com

P17

Melh

ori

a d

o P

roduto

Projecto Rede de InformaçãoTurística do Alentejo

A Turismo do Alentejo, ERT vai instalação de mesas interactivas em começar a executar o projecto Rede todos os postos de turismo da região de Informação Turística do Alentejo, assegurando as devidas condições cuja candidatura foi apresentada em técnicas de sustentabilidade; a 2010 ao Eixo 5 do Programa c r i ação de uma p l a ta fo rma Operacional Regional. colaborativa para troca e partilha de

informação entre os colaboradores O projecto inscreve-se na linha dos postos de tur i smo com orientadora do Plano Operacional de actua l i zação permanente de Turismo do Alentejo que visa a conteúdos (agenda de eventos, entre concepção de uma estratégia de outros); a actualização da informação hospitalidade à escala regional. Os turística nos painéis informativos das objectivos centrais são contribuir para sedes de concelho e a disponibilização a melhoria do acolhimento e da de aplicações para telemóvel por hospitalidade, melhorar a qualidade temas/produtos e concelho. O da informação turística prestada e projecto encontra-se neste momento reforçar o sentimento de pertença dos aprovado e financiado pelo Inalentejo profissionais dos postos de turismo ao e começa a ser implantado no terreno destino. Já as iniciativas a por em já em Outubro.prática no âmbito do projecto são a

P18

Melh

ori

a d

o P

roduto

Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas

Turismo do Alentejo apresentará o Em Setembro a agenda dos Serviços de balanço da iniciativa. Desenvolvimento do Produto da ERT

ficou marcada pela finalização do programa da segunda edição do “ A l e n t e j o d a s G a s t r o n o m i a s M e d i t e r r â n i c a s - F e s t i v a l Internacional” . Recorde-se que, decorrido de 3 a 9 de Outubro, o certame contemplou várias iniciativas como o workshop “Dieta Mediterrânica - Património Mundial e Gastronomia do Alentejo”, os Almoços e Jantares com os Chefes, as Aulas de Culinária, a Cozinha de Degustação, o Showcooking e a Semana das Comidas de Pão. Um dos pontos altos do evento foi a Conferência Internacional agendada para dia 3. Dos vários assuntos em d e b a t e d e s t a c a r a m - s e o r e c o n h e c i m e n t o d a D i e t a Mediterrânica como Património Mundia l da Humanidade e a apresentação de casos de sucesso internacionais na área do enoturismo. A próxima edição da Newsletter da

P19

Obse

rvató

rio

Apresentação do Diagnóstico Empresarial

A primeira sessão de apresentação da actividade Diagnóstico Empresarial, integrada no Observatório Regional do Turismo do Alentejo, teve lugar a 28 de Setembro, nas instalações do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR).

O Diagnóstico Empresarial é uma actividade desenvolvida pelos três Núcleos Empresariais da região NERPOR, NERE e NERBE - e destina-se exclusivamente às unidades de alojamento aderentes do Observatório. Neste âmbito vai ser feito um trabalho no terreno, individual, junto de cada empresa, para que façam uma auto-avaliação da sua gestão, avaliem o trabalho e a utilidade do Observatório esolicitem o tipo de informação que necessitam. Esta actividade permitirá assim às empresas conhecerem melhor

de um hotel, canais de distribuição, os seus pontos fortes e fracos e definir yield management, customer care, a e s t r a t é g i a s que me l ho rem o importância de rentabi l izar a desempenho. A primeira sessão de restauração dentro de um hotel e a apresentação teve como oradores o oferta de lazer e pacotes para hóspedes Vice-Presidente do NERPOR, António e pa ra a comun idade . Já o Chagas; o Presidente da Turismo do representante da SOPROFOR - a Alentejo, António Ceia da Silva; o empresa que vai para o terreno aplicar Director do Évora Hotel, Miguel no distrito de Portalegre o diagnóstico B reyner ; o representante da empre sa r i a l - , ap re sen tou a SOPROFOR, Luís Guerreiro; e a metodologia do trabalho, os seus coordenadora do Observatório, Ana objectivos, o cronograma que irá ser Palma. A importância do projecto seguido, os resultados que poderão ser enquanto instrumento de gestão foi o atingidos e ainda a equipa que irá tem principal da intervenção do realizar o trabalho. Foi chamada a Presidente da ERT. Miguel Breyner fez atenção para a necessidade de cada u m a a p r e s e n t a ç ã o s o b r e e n t r e v i s t a s e r f e i t a c o m o “Competitividade na Gestão Hoteleira” gestor/director das unidades e para a a b o r d a n d o a s p e c t o s c o m o a rede empresarial informal que se espera importância de dados como os do criar a partir deste trabalho,Observatório para uma gestão corrente

P20

Obse

rvató

rio A aplicação dos mil inquéritos de Verão da actividade Estudo do Perfil do

Visitante ficou concluída a 15 de Setembro. As equipas de inquiridores realizaram as entrevistas em Portalegre, Castelo de Vide, Marvão, Elvas, Évora, Vila Viçosa, Monsaraz, Alqueva, Beja, Serpa, Mértola, Vila Nova de Milfontes, Porto Côvo e Tróia.

Segundo inquérito para o Estudo do Perfil do visitante terminado

A Universidade de Évora entregou, a 16 de Setembro, aos parceiros Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Portalegre - o segundo relatório de Progresso da Actividade Conta Satélite do Turismo, que já tinha sido apresentado na reunião de Julho. Este relatório identifica as principais necessidades de informação para a elaboração de uma Conta Satélite do Turismo para a região Alentejo.

Relatório de Progresso da ActividadeConta Satélite

Realizou-se a 22 de Setembro, na delegação de Évora, uma reunião entre os representantes dos três parceiros do ensino superior - nomeadamente Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Portalegre e os técnicos da ERT responsáveis pelo projecto do Observatório Regional de Turismo. O encontro de trabalho teve como objectivo principal fazer um ponto de situação da actividade SIG.

Parceiros da actividade SIG reúnem em Évora

que só resultará com a participação unidades aderentes e que enviem activa das unidades. Por último, Ana regularmente dados. Durante este mês Palma apresentou os vários conteúdos vão ser realizadas sessões semelhantes do site do Observatório, com maior organizadas pelo NERE - para as destaque para os dados do Monitor, unidades do distrito de Évora - e pelo chamando a atenção para o facto de NERBE para as unidades aderentes do estes estarem apenas acessíveis a distrito de Beja e do litoral.

P21

Apoio

ao Inve

stid

or

POPH/Financiamento de acções de formação profissional

Encontra-se a decorrer, até ao dia 10 de Outubro, o período para apresentação de candidaturas à tipologia 3.2 Formação para a Inovação e Gestão, do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

Objectivos:- Desenvolver as competências técnicas, sociais e relacionais dos activos

através de acções de reciclagem, actualização ou aperfeiçoamento- Criar condições de valorização profissional dos activos empregados- Reforçar a capacidade técnica e organizativa das organizações

empresariais, de modo a favorecer as condições para o seu maior protagonismo na dinamização de acções de formação à medida das suas próprias necessidades e estratégias de desenvolvimento

- Promover a internacionalização das PME, através de intervenções que valorizem as dimensões da gestão e da inovação.

Beneficiários:Entidades empregadoras.

Âmbito territorial:Regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo), Algarve e Lisboa.

Natureza e taxa máxima de incentivo:Incentivo a fundo perdido.A taxa máxima de incentivo a atribuir é de 80%, aplicável às despesas elegíveis.

P22

Apoio

ao Inve

stid

or

Alargamento do prazo das linhas de crédito PME Investe

O turismo nas Linhas PME Investe

São beneficiárias as empresas que tenham operações enquadradas ou já contratadas ao abrigo das linhas de crédito PME Investe e que, à data de contratação do alargamento do prazo, não tenham incidentes não justificados ou incumprimentos junto da banca e que não estejam em classe de rejeição de risco de crédito e tenham a situação regularizada junto da Administração Fiscal e da Segurança Social. O prazo de vigência é até 12 meses desde o dia 15 de Setembro, podendo este prazo ser extensível por mais 6 meses por mera indicação da PME Investe. O período de alargamento de prazo é de 12 meses, com produção de efeitos a partir do início do trimestre em que ocorre a contratação do alargamento de prazo.

Para mais informações consultar o documento de divulgação no site do Turismo de Portugal - www.turismodeportugal.pt

Foi divulgado pelo Turismo de Portugal o ponto da situação da execução do financiamento ao investimento no sector do turismo através das linhas específicas PME INVESTE II (Restauração, já encerrada) e PME INVESTE III (Sector do Turismo, TH e TER e Tesouraria). Foi aprovado um total de 801 operações no valor de 389,3 euros de financiamento.

À cabeça está a Linha PME INVESTE III Tesouraria com uma utilização de 109,1%, seguida da do Sector do Turismo (58,6%) e por último com 58,6% a Linha para o Turismo de Habitação e Turismo em Espaço Rural.

Na distribuição regional de utilização destas Linhas de crédito, o Alentejo posiciona-se atrás de Lisboa, Algarve, Norte, e Centro só seguida dos Açores e da Madeira na Linha Tesouraria e TH e TER.

Os Bancos com protocolo para concessão destas Linhas que mais se destacaram foram Santander Totta, BPI, com excepção na Linha TH e TER onde outros (não especificados) aprovaram 7 num total 28 operações.

Numa análise mais global entre os vários sectores da nossa economia (Indústria, Comércio, Construção, Serviços e Outros) o turismo encontra-se em penúltimo lugar com 7% de operações aprovadas (5 663) o que corresponde a 632,5 milhões de euros de financiamento (8% do total) com 4 066 empresas do turismo envolvidas e um total de 59,296 postos de trabalho.

Em Julho, segundo os dados totais registou um crescimento de divulgados pelo Instituto Nacional de 15,3% e nos de aposento subiu 16,2%. Estatística (INE), o número de Para o Presidente da Turismo do dormidas registadas nas unidades de Alentejo, António Ceia da Silva, “os alojamento do Alentejo foi de 142,1 resultados revelados pelo INE mil contra as 126,5 mil registadas em comprovam, mais uma vez, a eficácia igual período de 2010, o que perfaz do trabalho e da estratégia uma subida de 12,3%. De acordo com o desenvolvida pela ERT em parceria relatório, o Alentejo foi a região do com os players regionais”. “Se continente a apresentar o melhor evolução positiva se mantiver, 2011 desempenho. No que respeita aos poderá ser o terceiro melhor ano proveitos, o destino obteve resultados turístico da região”, adiantou ainda o positivos nos dois indicadores. Nos responsável máximo da ERT.

P23

Est

atí

stic

as

Dormidas no Alentejo sobem 12,3% em Julho

Totais 1616

17,117,1

6 ,57 ,9

9

1 3 ,5

7 ,98

1 5 ,31 6 ,2

1 1 ,2

1 3 ,6

4 ,33

2 6

2 6 ,2

0 5 1 0 1 5 2 0 2 5 3 0

N o rte

C e ntro

L is b o a

A le nte jo

A lg a rve

A ç o re s

M a d e ira

To ta is A p o s e nto

Pove

tos

ri

(%)

6,4

8,3 8,6

12,3

9,5

6,7

19,5

0

2

4

6

8

10

12

14

16

18

20

Norte

Centro

Lisb

oa

Alent

ejo

Algar

ve

Açore

s

Mad

eira

Dorm

idas

(%)

P24

Jantar da ADHP na Pousada dos Lóios

Com o propósito de trocar experiências e saberes, mais de uma dezena de directores de unidades de alojamento do concelho de Évora juntaram-se, no dia 7 de Setembro, num jantar na Pousada dos Lóios.

Decidir em conjunto estratégias de venda do destino e trocar opiniões sobre questões comuns são, nas palavras do delegado do Alentejo da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP), Miguel Breyner, motivos mais do que suficientes para sentar, periodicamente, à mesma mesa os responsáveis pelas unidades de alojamento de Évora. Neste espírito, no jantar na Pousada dos Lóios, foram abordados assuntos como por exemplo a importância da profissionalização na área da cozinha - um tema considerado unanimemente pelos presentes como de extrema importância - e o turismo de congressos e incentivos. Presente no encontro, o Presidente da ERT manifestou a sua concordância com as análises apresentadas. No que respeita ao tema turismo de congressos e incentivos, António Ceia da Silva revelou o total apoio da instituição no sentido de ajudar na inventariação dos espaços existentes e de ajudar a operacionalizar o aluguer de espaços públicos. Segundo Miguel Breyner, “Évora tem hoje em dia excelentes equipamentos e salas para acolher congressos”.

O concelho de Mora tem disponível, desde o dia 10 de Setembro, o primeiro guia turístico do concelho, uma edição da edilidade local com cinco mil exemplares. O manual destaca as quatro freguesias - ou seja Mora, Cabeção, Pavia e Brotas -, os principais locais a visitar e contém ainda informações úteis, como os contactos da GNR, bombeiros ou farmácias. A edição do guia resultou da concretização de uma das acções da Agenda 21 Local de Mora, “Promoção e Divulgação do Património Natural e Arqueológico”. O Presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, foi um dos convidados da autarquia local - liderada por Luís Simão de Matos - a assistir à cerimónia de lançamento do Guia Turístico do Concelho de Mora.

Inic

iati

vas

Mora lança primeiro guia turístico

,

P25

A delegação composta por membros programas sociais e culturais com o da Câmara de Ourique e da objectivo de potenciar as diferentes Associação de Criadores de Porco mais valias turísticas e económicas do Alentejano e pelo Presidente da conjunto da região. Turismo do Alentejo defendeu com sucesso a candidatura do município em Lugo, na Galiza, a 20 de Setembro.

A Câmara Municipal de Ourique e a Associação de Criadores de Porco A len te jano p romove ram em conjunto, com o apoio da Turismo do Alentejo, a candidatura para organizar em 2013 o VII Congresso Mundial do Presunto. Refira-se que, ao longo das últimas seis edições, o congresso realizou-se sempre em Espanha, o maior produtor e exportador mundial de presunto, tendo a candidatura de Ourique acolhido a unanimidade dos votos do comité científico, derrotando a candidatura de Bruxelas. A realização do Congresso Mundial do Presunto em Maio de 2013 em Ourique é um factor impo r tan te de d i nam i zação económica e de promoção dos presuntos regionais e nacionais à escala mundial, bem como factor de promoção turística da região que acolherá cerca de 800 pessoas entre congressistas e acompanhantes. A organização defendeu na sua candidatura o envolvimento da Vila de Ourique como auditório do congresso e da região como pólo de acolhimento e de promoção dos

Ourique organiza VII Congresso Mundial do Presunto

Inic

iati

vas

P26

A cerimónia que marcou o início da construção do futuro Club House do Pinheirinho, a Hyatt Golf & Beach Resort, realizou-se a 23 de Setembro.

O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Grândola, Carlos Beato, do Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva e de

abrangendo o campo, as dunas e a representantes da CCDR de Lisboa e Serra de Grândola. O Club House vai Vale do Tejo, do Grupo Pelicano, dispor de recepção, bar com terraço Investimento Imobiliário S.A. e da para jogadores, área lounge, área Ramos Catarino, entre outros para membros com restaurante convidados. Com uma área de 1740 privado, terraços para membros, m2, o Club House é inspirado no restaurante, vestiários e balneários, Alentejo tradicional, quer na sua jardim e academia de golfe. De arquitectura quer nos materiais salientar que este campo de golfe utilizados, erguendo-se acima do constitui um equipamento de campo de golfe e proporcionando valorização turística do Alentejo, uma visão de quase 360 graus, contribuindo para uma oferta de golfe exclusiva nesta região e reafirmando Portugal como um destino de golfe de excelência. O Pinheirinho, a Hyatt Golf & Beach Resort foi concebido de forma a oferecer um complexo turístico integrado, constituído por 204 moradias de luxo, residências, apartamentos e um hotel de cinco estrelas de luxo.

Início a construção do Club House do Pinheirinho

Inic

iati

vas

P27

O projecto Serpa Cidade Equestre, d a C â m a r a , J o ã o Ro c h a e apresentado a 24 de Setembro pelo representantes das coudelarias do arquitecto Carvalho Araújo, alia uma concelho e do mundo rural, eleitos e parceria entre a autarquia de Serpa e entidades locais. A apresentação a Escola de Desenvolvimento Rural de realizou-se no âmbito da Gala Ibérica Serpa. Marcaram presença na Equestre, que decorreu de 23 a 25 de cerimónia, o Secretário de Estado das Setembro e levou a Serpa milhares de Florestas e Desenvolvimento Rural, v i s i tantes que a s s i s t i ram a Daniel Campelo; a Directora Regional espectáculos em que o protagonista de Educação do Alentejo, Maria Reina foi o cavalo Lusitano, demonstrações Martín; o Presidente da Turismo do do curso de Gestão Equina, da Escola Alentejo E R T, Ceia da Silva; o Profissional, passeios e baptismos a P r e s i d e n t e d a E s c o l a d e cavalo, além da degustação da Desenvolvimento Rural de Serpa, Luís gastronomia local ao som do fado e de Barradas; a Presidente da Assembleia música cubana, tendo por cenário o Municipal, Sara Romão; o Presidente Centro Histórico de Serpa.

Projecto Serpa Cidade Equestre

Inic

iati

vas

P28

Reunião sobre Meetings IndustryA Turismo do Alentejo, ERT promoveu, operação turística de um destino. a 28 de Setembro, uma reunião com Cap ta r negóc i o , a tenua r a os empresários da região sobre sazonalidade e multiplicar a Mettings Industry. Realizado no visibilidade do destino são alguns dos Convento do Espinheiro, em Évora, o objectivos que se podem atingir com encontro de trabalho teve como este produto. A reunião serviu objectivo dar a conhecer aos agentes também para que os parceiros a importância a Meetings Industry na apresentassem as suas sugestões.

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, o responsável máximo da ERT, António Ceia da Silva, esteve presente na cerimónia de inauguração da Feira D'Aires, realizada a 23 de Setembro. No certame com 260 anos de existência, cerca de 90 empresas e instituições promoveram os seus produtos e serviços durante quatro dias. Música, um torneio de futsal, uma corrida de touros e celebrações religiosas completaram o cartaz da iniciativa.

Feira D'Aires 2011

,

Inic

iati

vas

A convite da Câmara Municipal de Cuba, o Presidente da Turismo do Alentejo foi um dos oradores do workshop “Enoturismo, Novas Culturas, Empreendedorismo: Três realidades, um único propósito”, realizado a 2 de Setembro.

Após a sessão de abertura, a cargo do Presidente da autarquia local, Francisco Orelha, António Ceia da

Brito do IPBeja; Catarina Vieira da Silva apresentou, no âmbito do painel Herdade do Rocim; Marcos Nogueira “Enotur i smo: uma forma de da IRRADIARE; e Pedro Beja Neves da d e s e n v o l v i m e n t o r u r a l ” , a s Ana - Aeroportos. Refira-se que a estratégias e projectos da ERT para o realização do workshop surgiu sector e alguns exemplos de boas integrado na Feira Anual de Cuba 2011 práticas que tem vindo a ser e enquadrado no Ciclo de Eventos desenvolvidas pelos empresários da Temáticos da Parceria Geoestratégica região. Para além do responsável que engloba os municípios de Alvito, máximo da Entidade Regional de Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo e Turismo, a iniciativa contou ainda com Vidigueira. Afirmando-se a região outros oradores de renome, como por Alentejo como um território exemplo Dora Simões da CVRA; Luís sustentável e de forte entidade Vasconcelos e Sousa da AGROMAIS; regional, preconizando um modelo de Carlos Martins da EDIA; Isabel Sofia desenvolvimento que assenta na valorização dos recursos endógenos e na prossecução de uma estratégia concertada, segundo a autarquia de Cuba, a iniciativa visou acima de tudo aval iar com especial istas as oportunidades emergentes que podem a d v i r d e u m a i n t e r v e n ç ã o funcionalmente mais aberta e articulada com os territórios envolventes.P29

Sem

inári

os

/ D

ebate

s

“Enoturismo, Novas Culturas, Empreendedorismo: Três realidades, um único

propósito”

Departamento do Patr imónio O Seminário Internacional ULTREIA Histórico e Artístico da Diocese de s o b r e o d e s e n v o l v i m e n t o Beja e contou com mais de uma s u s t e n t á v e l d a s r o t a s d e centena de participantes.peregrinação no âmbito europeu

realizou-se a 30 de Setembro, em Sines. Os trabalhos foram abertos pela Presidente da APS, Lídia Sequeira, que salientou a disponibilidade do porto para dinamizar a sua área de influência, abrindo-se a colaborações de mérito. O Presidente da Câmara Municipal de Sines, Manuel Coelho, deu a conhecer o potencial turístico do concelho e relembrou a passagem de peregrinos, ao longo de muitos séculos, encontrando alojamento e protecção no Hospital do Espírito Santo. Em nome da comissão organizadora, José António Falcão situou a problemática do Seminário Internacional, apontando algumas das suas linhas-chave. Finalmente, coube a António Ceia da Silva, Presidente da Tu r i s m o d o A l e n t e j o , e m representação da Secretária de Estado do Turismo, fechar a ronda de intervenções. O responsável máximo da ERT fez uma síntese da situação do turismo no Alentejo e deu a conhecer os projectos em curso, manifestando disponibilidade para desenvolver uma estratégia de valorização turística das peregrinações na região. Mostrou também como se tem conseguido um incremento do número de visitantes. o seminário foi organizado pelo

P30

Seminário Internacional ULTREIA

Sem

inári

os

/ D

ebate

s

P31

“Ruralidade alentejana, que futuro” foi o título do painel, integrado no colóquio “Alvito, Património da Felicidade”, onde o Presidente António Ceia da Silva apresentou uma comunicação sobre os projectos da Turismo do Alentejo, ERT que visam a qualificação e afirmação do território. A iniciativa realizou-se a 24 de Setembro e a sessão de abertura foi da responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal de Alvito, João Penetra.

“Alvito, Património da Felicidade”

Sem

inári

os

/ D

ebate

s

A oferta turística do concelho de Castelo de Vide e do Alentejo em geral foi o mote da intervenção do Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva, no “Verão Total”, da RTP1. O programa foi realizado em directo da vila do norte alentejano a 1 de Setembro, o dia em que foi inaugurada a Feira Medieval.

“Verão Total” em Castelo de Vide

António Ceia da Silva foi um dos convidados da emissão de 25 de Setembro do programa Mercado dos Sabores, realizado pela RTP. A riqueza dos produtos endógenos da região, a qualidade da oferta e a projecção e promoção dos produtos, nomeadamente através de iniciativas como o Alentejo das gastronomias Mediterrânicas foram os temas centrais da intervenção do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Para além da presença do responsável máximo da ERT, o Alentejo esteve ainda representado no programa por vários produtores e pelo proprietário da Imani - Country House, José Pedro Vasconcelos.

Alentejo em directo no Mercado dos Sabores

P32

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

Diário do Sul

P33

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

P34

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

P35

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

P36

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

P37

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

P38

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

P39

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

P40

Turi

smo d

o A

lente

jo é

Notí

cia

Veja aqui a reportagemsobre o turismo no Alentejo emitida no Dia Mundial

Veja aqui os Embaixadores do Alentejo no Fama Show

FAMASHOW

Primeiro Jornal

Turismo do Alentejo, ERT

Praça da República, 12 - 1º | Apartado 335 | 7800-427 Beja

Tel.: 284 313 540 | Fax: 284 313 550

[email protected] | www.turismodoalentejo-ert.pt

www.noalentejohamais.com

www.facebook.com/turismodoalentejo