Newsletter SONAREF IN Junho 2015

36
1 SONAREF Informativo Projeto SONAREF Junho 2015 1ª edição SONAREF FIQUE POR DENTRO

description

Extra! Extra! Saindo do forno nosso SONAREF IN! Clique e confira nossas últimas notícias!

Transcript of Newsletter SONAREF IN Junho 2015

Page 1: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

1SONAREFFIQUE POR DENTRO

Informativo Projeto SONAREF Junho 2015 1ª edição

SONAREFFIQUE POR DENTRO

Page 2: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

2

oram as condições extraordinárias do porto natural da cidade do Lobito e lo-calização geograficamente estratégi-

ca no eixo norte-sul de Angola que essen-cialmente atraíram, no passado, os grandes investimentos da região: Porto do Lobito e Caminhos de Ferro de Benguela, e, pela mes-ma razão mais tarde aqui se instala as Estru-turas e Infraestruturas da Futura Refinaria do Lobito contribuindo para o crescimento econômico da nação angolana.

Há aproximadamente 28 meses as primei-ras pessoas, máquinas e equipamentos se instalavam na área que viria a ser o Projecto de Infraestruturas para a Refinaria do Lobi-to. Anteriormente tão almejada e esperada começava a tornar uma realidade visível para os Lobitangas e Benguelenses. Hoje, com aproximadamente 60% dos contratos do es-copo de infraestrutura de apoio já quase con-cluídos, a futura Refinaria do Lobito começa a tomar forma, registrar uma identidade e solidificar um legado único pelos integrantes que compõem esse projecto com desejo de desenvolvimento local e nacional.

Essa edição Sonaref IN vem com o propósito de resgatar e reportar as conquistas dos últi-mos 2 anos de nossa obra, e adicionalmente retratar nossos destaques recentes. Como dizem no ditado popular: “muita água já pas-sou por baixo dessa ponte”, e, estamos aqui para contar quem somos, nossos resultados alcançados e galgados com muito esforço e dedicação, e adicionalmente apresentar nos-

sas aspirações e compromissos para os próx-imos meses.

Essa edição, com cara nova, traz algumas novidades para os nossos boletins de notícias. Saímos do tradicional destaques e notícias de engenharia para uma versão mais moder-na e comunicativa com foco em pessoas tal qual a nossa organização. Pablo Mattos abre essa edição renovada e repaginada com uma visão sobe a nossa obra, e destaca os difer-entes ângulos: pessoas, conquista do cliente e avanços.

Neste novo recorte temos uma sessão bate papo com Gerentes e Jovens Talentos intitu-lada ludicamente como “Eu sou você aman-hã”, na qual, nesta edição contamos com as Histórias e Estórias do Eng. Eustáquio Souto com notas de aprendizado do Eng. Francisco Lemos. Um Capítulo dedicado a nossa área de Sustentabilidade do projecto e Pessoas de Conhecimento, o qual apresenta nossas ações e acontecimentos recentes. Temos também um novo quadro “Jornada Sonaref” que busca mostrar uma fotografia raio-x de uma das áreas de nossa grande obra. Nes-ta tirarem escolhemos a área mais deliciosa de nossa obra, a Cozinha e Refeitório, onde apresentaremos os bastidores das iguarias e guloseimas que aqui são preparadas com muito amor e carinho. E, para finalizar nossos destaques da área de sustentabilidade e nos-so #nasonaref que vem ser tão atual como as mídias sociais com as últimas e quentinhas notícias da Sonaref saindo do forno.

Esperamos que desfrutem dessa nova e repaginada versão do nosso boletim de notícias!

F

Estamos Juntos!Aos Leitores

EDITORIAL

Page 3: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

3SONAREFFIQUE POR DENTRO

UMA PALAVRA04 PABLO MATTOS

NA PONTA DO DEDO08 AVANÇO LHHR10 AVANÇO MARINE12 AVANÇO TERRACING

EU SOU VOCÊ AMANHÃ14 EUSTÁQUIO SOUTO EFRANCISCO LEMOS

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL18 SEGURANÇA19 MEIO AMBIENTE20 PROGRAMAS SOCIAIS24 ACREDITAR26 PESSOAS DE CONHECIMENTO

JORNADA PELA SONAREF30 REFEITÓRIO

#NASONAREF32 NOTÍCIAS

DC Pablo MattosRedação e Revisão Flávia GabrielaDesign e Paginação Gab. Comunicação e ImagemTiragem 1.000 exemplares

Flávia Gabriela Gerente de Sustentabilidade

Expediente

SONAREFFIQUE POR DENTRO

Page 4: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

4

Palavra do DiretorPablo Mattos

UMA PALAVRA

Page 5: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

5SONAREFFIQUE POR DENTRO

Refinaria do Lobito é um sonho antigo de Angola que vem sendo perseguido a anos

por uma economia que cresce num ritmo impressionante. Em dezembro de 2012, após o lançamento da pe-dra fundamental iniciamos a camin-hada para que esse sonho se tor-nasse realidade. Ser a escolha para executar grande parte da fase de infraestruturas deste grandioso pro-jeto é algo que nos enche de orgul-ho. Orgulho este que vem agregado a uma enorme responsabilidade de servir nosso Cliente Sonangol em todas sua necessidades, quer seja na qualidade da obra e nos prazos de execução, quer seja na criação de uma imagem positiva do projeto e no investimento para formação de mais e melhores profissionais para o futuro.

Temos que nos preparar para o fu-turo, que significa a segunda fase da construção da Refinaria, onde ter-emos cerca de 30 mil pessoas uni-das para a construção desse grande projeto. É pensando nisso que in-vestimos constantemente na for-mação de pessoas de conhecimento com objetivo que essas sejam pro-tagonistas do grande crescimento económico e desenvolvimento de Angola.

Almejando sempre o crescimen-to da relação de confiança criada durante esses mais de 3 anos de relacionamento, nosso objetivo é oferecer soluções diferenciadas que agreguem valor ao Cliente e seu son-ho. É por isso que atuamos também fortemente no desenvolvimento do conteúdo local e nas comunidades que estão no nosso entorno.

Com essa parceria sólida con-tinuaremos a contribuir para esse crescimento exponencial da nação Angolana como já estamos fazen-do desde 1984. Por isso, Avante Sonaref.

Estamos Juntos!

A

Perfil Angola PabloPablo Mensitieri Orlando MattosEngenheiro Civil, 2004Nacionalidade: Brasileira

AHE CambambeRP Engenharia

AHE CapandaRP Produção

Rodovia Capanda-CacusoRP Engenharia

AH GoveRP Produção/Gerente ProduçãoDiretor de Contrato

Projeto SonarefDiretor de Contrato

2005/ 2006

2005/2006

2008

2008/2012

2013/Pres

Page 6: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

6

A OBRA NAPONTA DO DEDO

NA PONTA DO DEDO

Page 7: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

7SONAREFFIQUE POR DENTRO

Page 8: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

8

opularmente conhecida como LOWER em nosso ambiente cotidiano de obra o contra-

to Estrada para Tráfego de Cargas Pesadas (Lower Heavy Haul Road) é a ligação do futuro Terminal Marítimo com as infraestruturas que estarão localizadas no platô da futura refi-naria. Com seus 3.200mts de com-primento, aquilo que poderia ser en-carado como uma estrada pequena, se torna uma obra de grande enver-gadura quando detalhamos que sua largura de pista é de 25 metros, de-senhadas para carretas com 20 eix-os e construída com a finalidade de transporte de toda a infraestrutura de equipamentos da refinaria. Junto do contrato da “LOWER” temos a CAR-B (Car Acess Road – B) que tem-

porariamente é utilizada como pista de serviço, mas por ela passarão as tubulações de interligação entre o terminal marítimo e a refinaria.

Ambas, sob o escopo do 1º contra-to da Odebrecht com a Sonangol, já possuem um avanço físico de obra de 99,5%. Os 0,5% restantes estão concentrados nos pequenos afi-namentos e conclusões da Rampa de Acesso do Terminal Marítimo à CAR-B, canal de drenagem do ter-minal marítimo, conclusão do aterro do terminal marítimo, relocação do dique da LHHR e a instalação dos guarda-corpos da Rampa da CAR B e Bueiro do Bypass Road.

P

Estrada para Tráfego de Cargas Pesadas

Estrada LHHR Maio 2015

NA PONTA DO DEDO

Page 9: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

9SONAREFFIQUE POR DENTRO

Que já executamos:100% Escavação

100% Material Processado e Britado

Você sabia?

Estrada LHHR Dezembro 2014

Estrada LHHR Maio 2013

Page 10: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

10

100 blocos on shore(60 toneladas)

564 blocos off shore(entre 220-330 toneladas)

= 664 Blocos

+

Você sabia?

Terminal MarítimoTerminal Marítimo Maio 2015

Terminal Marítimo Outubro 2014

Terminal Marítimo Setembro 2013

NA PONTA DO DEDO

Page 11: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

11SONAREFFIQUE POR DENTRO

ocalizado no inicio da Baía do Lobito o Terminal Marítimo da Refinaria do Lobito con-

grega um conjunto de infraestru-turas marítimas que apoiarão a construção e funcionamento da fu-tura refinaria. Este é composto por 3 terminais: uma Instalação para Des-cargas de Materiais (MOF–Marine Off-loading Facility) para desembarque dos equipamentos da refinaria, um berço para embarque de granéis sólidos e um outro berço para embarque e desembarque de cargas líquidas.

Neste grande projeto a Odebrecht

utilizou pela primeira vez o méto-do de construção de cais em blo-cos, representando uma imensa aprendizagem para nossos engen-heiros e uma nova competência para o nosso portfólio de obras. Esse destaque da metodologia constru-tiva proporcionou até um encontro com a Comunidade de Conhecimen-to de Infraestruturas Marítimas da Organização Odebrecht em Outubro de 2014.

Aprendemos essa tecnologia com nosso parceiro CHEC (China Harbour Engineering Company), construtora multinacional chinesa, especializa-da em portos com o conhecimento específico do procedimento técnico sobretudo com equipamentos de içamento especiais que foram uti-lizados.

Todos os blocos, que compuseram as áreas de atracagem de embar-cações, foram confecionados em concreto e totalizaram 664 unidades pré-fabricadas e instalados com uma cábrea flutuante de grande porte. Para todo o complexo do terminal marítimo utilizou-se 70.000m3 de concreto, entre elementos pré-fab-ricados (blocos) e outros elementos concertados in situ.

Durante todo o processo de con-strução do terminal ocorreram ativ-idades intensas de mergulho, tanto para a preparação da base para re-cebimento dos blocos, tanto para a instalação dos mesmos. No pico da

obra alcançamos o número de 40 mergulhadores para a realização do projeto.

Ao redor de todo o terminal ex-ecutou-se 230.000 m3 de revesti-mentos de talude em rocha graníti-ca. Deste trabalho, até o presente momento já se concluiu 97%. Já se concluiu 100% da instalação de de-fensas e outros equipamentos do cais em todo comprimento das 3 es-truturas acostáveis

Mesmo já tendo avançado bastante no avanço físico da obra do Terminal as concentrações para os próximos dois meses são:

Execução de todo pavimento de blocos intertravados, cerca de 10,000 m2 e conclusão da instalação dos equipamentos eletromecânicos especiais do cais como: Gangway (passarelas) e Quick Relase Hooks (Amarração de liberação rápida)

L

Terminal Marítimo Maio 2014

Page 12: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

12

ocalizada no platô inferior do complexo da futura refinar-ia a área de terraplanagem

da planta da refinaria possui aprox-imadamente 240 hectares. Seus dois quilômetros de comprimentos congregam as áreas de tancagem, processamento, queima e combus-tão (habitualmente conhecido como flare) e armazenamento e estoques. Este foi o 3º contrato do complexo de in-fraestruturas da refinaria assinado entre a Odebrecht e Sonangol e se estenderá até agosto de 2016.

L

Terraplanagem do Platô da Refinaria

O contrato abrange um tanto mais do que a terraplanagem propria-mente dita do parque de equipa-mentos, adiciona-se também as áreas de utilização temporárias para a construção da refinaria que pos-suem aproximadamente 210 hec-tares totalizando 450 hectares a serem trabalhados.

Em termos de avanço físico de obra já se concluiu 65% do escopo do contrato

NA PONTA DO DEDO

Page 13: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

13SONAREFFIQUE POR DENTRO

Avanço Físico4.200.000 m3 Escavação

Meta5.500.000 m3 Escavação

3.300.000 m3 de Aterro 5.900.000 m3 de Aterro

3.300.000 m3 de Material Processado

5.900.000 m3 de MaterialProcessado

Você sabia?

Terracing Maio 2015Terracing Agosto 2013

Page 14: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

14

EU SOU VOCÊ AMANHÃ

Page 15: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

15SONAREFFIQUE POR DENTRO

Eu sou você amanhã!Eustáquio Souto (Gerente Produção) entrevistado por Francisco Lemos (RP Produção)

Page 16: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

16

EU SOU VOCÊ AMANHÃ

Francisco Lemos (FL): Qual é o segredo para ser uma referência dentro da organização no que toca a obras marítimas?

Eustáquio Souto (ES): Francisco você pegou pesado! Não me con-sidero uma referência, mais sim uma pessoa mais identificada com obras marítimas, que também poderia ser em outras áreas. Mas para a pessoa performar bem seu Negocio e ter mais oportunidades na mesma área, é preciso sempre ter motivação e dedicar como fosse a primeira vez que estivesse fazendo este tipo de obra. Nunca achar que já sabe tudo. E Saber que sempre irá aprender.

FL: Quais são os grandes valores ou características que um liderado seu deve ou deveria ter?

ES: Dentro da nossa Organização estes valores estão muito bem definidos na TEO, mas diria que sem dúvida alguma que são: Humildade, Dedicação e Confiabilidade. Tenho certeza com estes conceitos o inte-grante sempre performará.

FL: Tem alguma coisa em especial que o Eustáquio fez à sua família ao longo destes anos todos para tentar compensar a sua ausência?

ES: Não tenho duvida que este é um ponto importante e que tem que ser bem trabalhado. Entretanto, acredi-to que para superar esta dificuldade, é você mostrar para sua família, que apesar da distância e ausência, ela está sempre em primeiro lugar. Mesmo porque com este assunto bem resolvido você será pleno em suas atividades profissionais.

FL: Pela sua experiência: Como é gerir as emoções diárias diante de tantas adversidades na execução da obra, estando como gestor da mes-ma?

ES: Entendo sua pergunta, e com certeza há momentos difíceis. Con-tudo para ter o equilíbrio é preciso trabalhar em Equipe, e, saber que qualquer adversidade somente será superada com Trabalho e Persever-ança.

FL: Sabendo que o Eustáquio tem uma pedagogia da presença mui-to forte; Que/Quais características deve ter um engenheiro de pro-dução.

ES: Foco nas Metas e Resulta-dos, com Qualidade e Segurança, preservando trabalho em Equipe, e claro sabendo se colocar junta-mente com as áreas de Apoio.

FL: O que consideras um grande de-safio dentro da organização?

ES: Sempre começar uma nova Obra, pois como comentei você sempre terá que ter em mente que está começando. Nunca pensar que sabe muito, ou sabe tudo.

FL: Quais foram os desafios mais in-teressantes ao longo da sua carreira profissional e porquê?

ES: Foram vários, mais alguns mar-cam mais, como quando assumi uma gerência de Produção num pro-jeto de Irrigação. Depois um projeto de Portos, Pier III, em São Luis, Bra-sil. Também vivenciei um desafio muito interessante quando tive a oportunidade de sair do Brasil pela primeira fez e fomos executar o Por-to de Doraleh em Djibouti, Africa. Em seguida em Melchorita no Peru que também foi um projeto desafiador. Novamente no Maranhão o Pier IV, que foi uma das maiores obras Marítimas da Odebrecht nos últimos tempos. E agora em Angola, neste projeto, Terminal Marítimo Sonaref, que estamos juntos que é bastante interessante em termos de Engen-haria e a Oportunidade de trabalhar com os Chineses entre outras na-cionalidades.

Page 17: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

17SONAREFFIQUE POR DENTRO

Perfil Eustáquio Perfil FranciscoEustáquio Antônio Ferreira Souto

Engenheiro Eletricista, 1982Nacionalidade: Brasileira

Odebrecht BahiaEquipamentos

Barragem de Mirorós , Ibipeba/BARP Equipamentos

Projeto Trem Metropolitano de RecifeRP Equipamentos

Barragem de Algodões – Ouricuri / PE Gerente de Equipamentos

Fabrica da CPC – AlagoasGerente de Equipamentos

Reassentamento de Itaparica Gerente de Equipamentos

Projeto de Irrigação CaraíbasGerente de Equipamentos

Ferrovia Transnordestina, PE e Restauração da BR 101 PE

Gerente de Equipamentos

Projeto de Irrigação ItaparicaGerente Produção

Irrigação do Baixo AçuGerente Produção

Saneamento Maceió e Canal do Salgadinho Gerente de Produção

Estudos de Obras

Hidrelétrica Lajeado – Tocantins

Gerente de Equipamentos

Duplicação da BR 232 – Recife a CaruaruGerente de Equipamentos e Centrais Fixas

Pier IIIGerente de Produção

DjibutiGerente de Produção

Maranhão, BR, Ampliação do PIER IIIGerente de Produção

Puerto Melchorita Callao, PeruGerente de Produção

Puerto Callao 2010Gerente de Produção

Maranhão, PIER IVGerente de Produção

Planta de Tratamento d e Águas – Argentina Paraná de las Palmas Argentina

Gerente de Produção

Sonaref, Terminal Marítimo, BenguelaGerente de Produção

Francisco Paulo Gamboa de LemosEngenheiro Civil, 2010Nacionalidade: Angolana

Estrada Capanda-Cacuso, MalangeJP Engenharia

Jovem Construtor PlaneamentoSistema Viário - LuandaRP Engenharia

Sonaref, Terminal Marítimo, BenguelaRP Produção

1983

1984

1985/1986

1986/1987

1987

1987/1988

1988/1990

1990/1991

1991/1995

1996

1996/1998

1998/2000

2000

2000/2001

2001/2003

2004

2005/2006

2006/2008

2008/2010

2010/2011

2012/2013

2013Pres.

2011/2012

2011

2013

2014/2015

Francisco Lemos RP Produção Marine

Eustáquio Souto Gerente Produção Marine

Page 18: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

18

iariamente a malta se reúne nos TDTs (Treinamentos Diári-os do Trabalho) antes do início

das atividades laborais das distin-tas frentes de serviço do projecto sonaref. Às 7:00, ou um pouco antes, já se nota os círculos de conversas dos líderes com os liderados com a explicação da tarefa a ser executa-da, orientações de saúde, segurança e meio ambiente e em seguida já dão o início das atividades planejadas.

D

Compromisso com a Segurança! Eu me comprometo!

Esse é um dos momentos mais im-portantes do dia. Pois é nesse mo-mento que é feita a leitura da APNR (análise preliminar dos níveis de risco), preenchimento da APT (Análise Pre-vencionista da Tarefa) e PTR (permissão de trabalho de risco), esta para as 10 ativ-idades de risco do projecto sonaref. Esses processos já fazem parte da rotina dos integrantes do projecto Sonaref.

No mês de abril e maio o destaque das atividades da Segurança no âmbito dos treinamentos foi a con-solidação dos Compromissos da Segurança do DS Angola no projecto Sonaref. A Equipa da segurança para além de envolver todos os gerentes do projecto engajou os 1440 inte-grantes e subcontratados no enten-dimento dos compromissos.

Segurança do Trabalho é responsabilidade de todos!

Equipa Segurança34 Integrantes

5 Nacionalidades1 Gerente

2 RP’s Segurança do Trabalho1 JP’s Segurança do Trabalho

13 Técnicos de Segurança do trabalho

Você sabia?

18 Auxiliares de Segurança do trabalho

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 19: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

19SONAREFFIQUE POR DENTRO

ente com o objetivo promover a conscientização e capacitação da Comunidade Escolar para ações preventiva e de enfrentamento de eventos danosos, naturais ou cau-sados pelo homem, bem como o enfrentamento de situações emer-genciais no interior das escolas para garantir a segurança dessa popu-lação e possibilitar, em um segundo momento, que tais temas cheguem a um grande contingente da comu-nidade.

Programa Brigada Ecológi-ca do Ambiente visa ajudar a manter a organização e

limpeza constante da escola para que haja compromisso e responsa-bilidade de conservação do patrimô-nio comum.

A Brigada Ecológica do Ambiente trata-se de um grupo de alunos da Escola que atuarão em situações emergenciais, além de desen-volverem ações em prol do ambi-

Controlar a escola

Ajudar a orientar os outros colegas

Promover o bem-estar na escola

Colaborar com os professores na ordem da escola

Organizar limpezas dentro da escola

Promover atividades extra curriculares

Ações

Meio ambienteBrigada Ecológica do Ambiente!

mbondeiros. Embondeiros. Baobás. Conhecida cientifica-mente por Adansonia digitata a

árvore símbolo de Angola é também sumamente respeitada e árvore sagrada no projecto Sonaref. Aqui temos um mapeamento de todos os imbondeiros que foram ou serão de alguma forma impactados pela construção da refinaria. E, ao encon-trar um destes iminentes ao impacto

I

Nossos Imbondeiros!Nossa Identidade!

fazemos as analises e tratamos de transplantar para que o mesmo siga florescendo em esplendor. Ao todo seis imbondeiros já foram translada-dos de seus locais originais e 100% de taxa de sobrevivência! Como forma de motivar a propagação dos imbondeiros temos em nosso vivei-ro diversas mudas de imbondeiros bebé! Venha conhecer!

O

António Silva e equipa do Ambiente

Page 20: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

20

ssociação Tuyula Lomunga completa 1 ano de trabalho para o desenvolvimento co-

munitário da Hanha do Norte!

Durante os útimos 12 meses fo-ram muitos resultados galgados através de muitos desafios super-ados em cada um dos 365 dias de aprendizagem vivenciados pela as-sociação Tuyula Lomunga.

O Programa Desenvolvimen-to Comunitário da Hanha do Norte teve início em setembro de 2013 com uma formação de jovens em

A

Tuyula Lomunga

empreendedorismo com base em economia solidária. A partir deste momento a transformação social da Hanha do Norte tomou mais força.

Este programa, estruturado pela área de Responsabilidade Social do Projecto em consonância com as vocações regionais e tradicionais, objetiva contribuir com o Desen-volvimento Sustentável da Comuni-dade por meio da mudança positiva na qualidade de vida e na ampliação das oportunidades de inserção pro-dutiva sob a perspectiva de au-to-sustentação.

Rumo à auto-sustentaçãoDurante os quases dois anos de

existência o Programa estabeleceu ações prioritárias fundamentadas na Política de Sustentabilidade da Organização Odebrecht, com foco no Desenvolvimento Econômico e Social, Responsabilidade Ambiental, Participação Política e Valorização da Cultura, buscando com isso o for-talecimento dos laços comunitários tornando os membros da comuni-dade responsáveis por sua própria transformação.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 21: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

21SONAREFFIQUE POR DENTRO

Os Pequenos Agricultores de Sub-sistência são os grandes beneficiári-os do programa.

Entretanto, a agricultura não ex-erce protagonismo sobre as demais dimensões desenvolvidas uma vez que, todas possuem o mesmo peso e medida em relevância.

O Programa logrou o estabeleci-mento de uma Associação Comu-nitária formada e instituída com o objetivo de gerir as ações propostas. Associação denominada Tuyula Lo-munga (em Umbundo), que significa “Juntos Venceremos”. Atualmente com um ano de existência coordena três ações de Geração de Emprego e Renda e as Ações de Desenvolvi-mento Social.

Ações de Geração de Emprego e Renda promovem o trabalho como fator de desenvolvimento pessoal e profissional e, a inclusão social pro-dutiva. E estão consolidadas em: Fábrica de Sabão Ecológico Arte-sanal, Unidade de Processamento de Fuba de Milho e Agricultura Familiar.

As Ações de Desenvolvimento So-cial têm como foco os programas: Saúde na Comunidade, Alfabet-ização de Adultos, Cidadania, Res-gate da Cultura e Educação Ambien-tal.

Confira nossos números tangíveis! Para os resultados intangíves venha fazer uma visita na Hanha do norte e perceber com seus próprios olhos!

Page 22: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

22

ntitulado Crescer Turismo o pro-grama tem o foco no potencial turístico Lobitanga e Bengue-

lense e, busca capacitar e inserir jov-ens no mercado de trabalho do setor de turismo. É, também, um projeto de inclusão social, pois atende jov-ens que vivem em áreas de vulner-abilidade, no entorno da cidade do Lobito.

Dividida em três eixos, a formação inclui as seguintes áreas: promoção e desenvolvimento sustentável do turismo, promoção de excelência em turismo, construção do plano de vida e carreira, e por fim um estágio.

Ao final de três meses de formação, os jovens não ganham somente um ensejo do primeiro emprego, mas de sonhar e concretizar com uma vida diferente, com novas perspectivas e oportunidades.

I

Crescer TurismoO processo didático é baseado na

Pedagogia por Projetos, metodologia que estrutura e integra os conteú-dos de aprendizagem a partir de um problema a resolver ou um produto final a ser obtido. Essa metodologia enfatiza a criação de um ambiente de aprendizagem e a utilização de estratégias didáticas que permitem aos jovens o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da cidadania, o exercício profissional e a realização pessoal.

Ao todo são 25 jovens que partic-ipam dessa formação. Neste mo-mento todos estão na fase do está-gio prático aqui mesmo no Projecto Sonaref.

Esta é a oportunidade do forman-do compreender a realidade e os processos, identificar problemas do cotidiano e gerar soluções ao rel-

Em parceria com a Fundação Kuculáacionar o conteúdo teórico com as atividades do dia-a-dia, seja nas atividades de trabalho, de relacion-amento humano, ou simplesmente como cidadão.

“O trabalho intelectual não se transforma em prática por si só e a prática não substitui o conhecimen-to teórico pedagógico já aprendido. E, por isso o estágio é importante nesta fase de formação.” Afirmam Poti Malaquias e Flávia Gabriela re-sponsáveis pelo Programa no Pro-jecto Sonaref.

No final de junho será a formatura dos jovens e o Programa monitorará esses jovens diante dos empregos conquistados. Esse um dos indica-dores de sucesso desse programa!

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 23: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

23SONAREFFIQUE POR DENTRO

Nataniel Calengue Estágio Vistos e Viagens

Filipe Mendes Estágio Lavandaria

Page 24: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

24

ocado no desenvolvimento de pessoas e no fortalecimento da política de responsabili-

dade socioambiental da Odebrecht, o Programa Acreditar Angola tem um propósito maior: Formar Pes-soas para Vida e Trabalho.

Implantado desde maio de 2013 no Projecto Sonaref, o Programa entra no seu 2º ano, contribuindo com a Formação integral dos cidadãos an-golanos que atuarão na futura Refi-naria do Lobito e demais empresas da região. A dinâmica formativa do Pólo acompanha o ritmo produti-vo do Projecto Sonaref. Desde a fase inicial de Terraplanagem, foram ofertados cursos de Operador de Motoniveladora e Motorista Veícu-lo Pesado. Com o desenvolvimento da obra, o Programa passa a realizar os cursos de Operador de Camin-hão Fora de Estrada e Conduzir – Aperfeiçoamento para Motoristas de Veículo Pesado, bem como For-mações singulares como Segurança do Trabalho e Mulheres do Canteiro, além do Módulo Básico.

F

Para realizar, basta AcreditarAcreditar Sonaref

62.160 Homem hora de treinamento em Segurança, saúde, meio ambiente, qualidade & produtividade, psicologia do trabalho e equipamentos;

85% de integrantes qualificados no Módulo Básico e Mulheres do Canteiro;

118 pessoas certificadas em módulos específicos dos quais 51% estão em plena atividade laboral no projecto Sonaref.

No segundo semestre de 2015, o Programa Acreditar dará continuidade a formação de pessoas, aprimorando as soluções formativas para servir cada vez mais e melhor.

Mantendo o compromisso com a educação para e pelo trabalho, o Pólo Sonaref celebra mais um ano de existência com mais de 820 pessoas qualificadas, o que se traduz em:

É o Acreditar a contribuir com o desenvolvimento da Nação Angolana!

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 25: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

25SONAREFFIQUE POR DENTRO

Nosso projecto possui 10% dos Países das Nações Unidas sabia? Ao todo são 20 nacionalidades so-mando aos nossos parceiros sub-contratados. Oficialmente fala-se o portugês e inglês, mas, no dia a dia do canteiro ouvem -se mais de 10 idiomas. Somos aproximadamente 1.500 entre integrantes e subcon-tratados trabalhando na obra: além dos Lusófonos, angolanos, brasilei-ros, portugueses e são tomenses; tem gente americana, boliviana, chinesa, croata, cubana, egípcia, es-panhola, filipina, indiana, inglesa, ital-iana, mauritania, peruana, dominica-na, sul afrianca e da tanzaniano.

Dá para imaginar o caldo cultural?

Nosso Caldo CulturalPessoas de conhecimento

Page 26: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

26

programa motorista do mês, liderado pela equipe de Treinamento & Desenvolvi-

mento do RH, premiou no último dia 13 de maio o motorista do mês, José Madureira Guerra que sempre mostrou-se satisfeito e determina-do para produzir melhor e dignificar este atributo. O programa motorista do mês está implementado no nosso projecto desde o mês de Outubro de 2014, tem como objectivo: promov-er a qualidade técnica operacional

O

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTOPREMIAÇÃO MOTORISTA DO MÊS

Em conformidade a nossa política de Formação Continuada, a equipe RH/Treinamento e Desenvolvimen-to, deu sequência, no último dia 20 de Maio, as suas atividades de tre-inamento com integrantes Sonaref que apoiam todo o movimento de viagens nacionais e internacionais em Luanda. Temas como Direção Defensiva, Conservação do Equi-pamento e Condução Económica foram aprofundados com notória participação dos motoristas apoio Luanda e não só. A total entrega na participação do debate foi propicia-do através das provocações que os mesmos temas abordavam, na qual não fugiam da realidade do nos-so dia-a-dia, tais como; conges-tionamento no trânsito na cidade capital de Angola, o estado físico

Treinamento de Benguela para Luanda

e psíquico do condutor, a relação motorista-pedreste e vice-versa, a importância do motorista na con-servação do equipamento da em-presa, condições adversa, a prática de condução económica, sistema Quatenus e outros tópicos que fo-ram levantado.

A importância deste treinamen-to, visa promover o fator qualidade operacional do projeto Sonaref, re-duzindo as constantes violações operacionais e o cumprimento das regras de uma boa condução. Por sua vez a líder Ana Nunes reforçou a importância dos treinamentos que a organização tem vindo a realizar ao longo da sua história com seus inte-grantes.

dos motoristas de veículos pesados, incentivando estes a trabalharem com maior qualidade e segurança e atendendo o perfil de um condutor defensivo. Vale lembrar que mo-torista vencedor teve um tempo de produção que corresponde em 84 hrs, 34 min. e 22 seg, tendo percor-rido cerca de 598 km de distância dentro do nosso projecto. Este é o quarto vencedor de 2015 e o sétimo desde a implementação deste pro-grama.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 27: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

27SONAREFFIQUE POR DENTRO

INSCREVA-SE!

Page 28: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

28

que viria ser uma terça-fei-ra rotineira se transformou em um dia de convivência e

aprendizagem entre jovens e aque-les mais maduros da organização. Dia 19/05 ficará destacado em o dia que os jovens e futuros líderes da organização ouviram, riram e se emocionaram com as palavras de vida e carreira de Marcus Felipe. Os jovens puderam entender através dos relatos do engenheiro Marcus os grandes valores da organização e as características de um parceiro Ode-brecht. Uma sessão descontraída de palestra misturada com uma chuva de perguntas dos jovens entusias-mados com a visita e a oportunidade.

Tuapandula Marcus! Volte sempre!

OUm dia de aprendizado de vida e carreira com Marcus Felipe Aragão

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 29: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

29SONAREFFIQUE POR DENTRO

ossos Jovens do Programa Jovem Parceiro partiram dia 16 de maio rumo á cidade de

Luanda para participarem do 1º en-contro de Introdução à cultura do Programa Jovem Parceiro.

Este programa tem como objetivos as seguintes premissas:

Integrar o Jovem Parceiro na cultura da Organização Odebrecht;

Propiciar o conhecimento, entendi-mento, aceitação e prática da Cultura Odebrecht – Tecnologia Empresarial Odebrecht;

Apoiar a implementação das primeiras práticas do Programa de Acção (PAAJ) e do Instrumento de Avaliação.

O Programa Jovem Parceiro edição de 2015 tem duração de 6 meses, maio a outubro, com dois encontros presenciais em Luanda, diversos en-contros entre jovens e líderes den-tro da obra e umas tantas tarefas de casa.

N

JOVENS DE HOJE, FUTUROS LÍDERS DE AMANHÃ

Kakoma Chinyemba27 anosJP/HSE

Segurança no TrabalhoUniversidade Copperstone Zâmbia

José Júlio MArcelio Barbante27 anos

JP/ComercialEngenharia Civil

Universidade Jean Piaget de Angola - Benguela

Cicero Areosa Fragata Ambriz28 anos

JP/SustentabilidadeEngenharia Ambiental e Sanitária

Universidade UniLins, Lins São Paulo - Brasil

Germano Adilson Caterça28 anos

JP/AdministraçãoGestão de Empresas

Universidade Lusíadas de AngolaBenguela

Perfil

Perfil

Perfil

Perfil

PROGRAMA JOVEM PARCEIRO

Page 30: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

30

Jornada pela SonarefNOSSA REFEIÇÃO DE CADA DIA

JORNADA PELA SONAREF

Page 31: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

31SONAREFFIQUE POR DENTRO

m dia possui 24 horas e a cozinha industrial Sonaref aproveita e trabalha durante

cada segundo dos 1.440 minutos diários para deixar todos integrantes bem nutridos. Afinal, cada minuto conta quando se trata de atender a demanda de 2.000 refeições a ser-em produzidas por dia para mais de 1.500 Integrantes e Subcontratados.

Dividida em 3 turnos a equipe de 55 Integrantes tem 35% do efetivo representado pelas mulheres que desempenham papel fundamental dentro do cotidiano da cozinha. Os números são astronómicos quando comparado aos de uma cozinha de uma casa ou mesmo de um grande restaurante do Lobito.

A começar pelo pequeno-almoço onde são confecionados 2.400 pães, do estilo pão de carcaça, que se transformam e deliciosas sandes mistas. Esses começam a ser assa-dos no meio da noite para que este-jam fresquinhos de manhã cedinho.

Diariamente são cozidos mais de 150 quilos de arroz que sempre vão acompanhados pelos 11.500 quilos de carne consumidos no mês. O pra-to mais pedido é: o Cachupa Rica . E, o mais repetido, segundo a Equipa da Cozinha é o Bacalhau com Natas e Arroz de Pato.

Diariamente são colocados fru-tas e sobremesas que somam a quantidade de 2.000 unidades que dão aquela saciada na vontade de um docinho após a refeição. Isso sem contar os 800kgs semanais de banana de mesa que compram do programa de agricultura familiar da Hanha do Norte. Além do apoio aos programas sociais a Equipe da Cozinha colabora com o Programa de Compostagem da área de meio ambiente da Sonaref. Aqui todas as folhas, cascas e restos de frutas, legumes e vegetais são recolhidos para seres transformados em adubo no viveiro.

Falando de Louça:

Ao todo são 1200 pratos de re-feição, e 3200 talheres entre garfos, facas e colheres.

Hoje a cozinha é coordenada com Zairan Bezerra, Técnico em Alimen-tação & Nutrição, quem junto com a RP Administrativo, Flávia Britto, inaugurou a cozinha em outubro de 2013 quando implantado o estaleiro definitivo da Sonaref.

A trajetória de Zairan, Brasilei-ro, em Angola começou há 6 anos atrás quando na altura chegou para contribuir para o projecto Zona Económica Especial (ZEE) em Luan-da. Desde então, já percorreu out-ros projectos em Luanda, atuou em Jamba Mineira, Huila, e, em Junho de 2013 conheceu a “Sala de Visitas de Angola”, Lobito.

Durante o Dia a cozinha é coorde-nada pelas mulheres: Leonor Vieira, Chefe de Cozinha, e Filomena Coelho e Celmira Tavares, ambas do admin-istrativo, que instruem as diretrizes das atividades diurnas.

Zairan ainda tem em sua equipe dois mestres cucas: Lito Domingos e Mendes Pedro que chegaram na Sonaref com bagagens de outras províncias. Lito com os aprendizados da Huila, Jamba Mineira, e Mendes com todo o requinte do Huambo, AH Gove.

Além da equipa super capacitada e preparada, para a garantia da mel-horia contínua, todos os integrantes são treinados e fazem a reciclagem frequentemente sobre Segurança Alimentar!

U

Page 32: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

32

#NA SONAREFIntegrantes na Marcha do 1º de Maio

# NA SONAREF

Page 33: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

33SONAREFFIQUE POR DENTRO

1º de Maio é celebrado an-ualmente em alusão ao Dia do Trabalhador em diversos

países do mundo. E, em Angola não é diferente!

Após a independência, em 1975, o 1º de Maio passou a ser celebrado em Angola. Em, 1979, durante as festas da celebração do feriado, às quais não faltavam os carros alegóricos, os desfiles e as manifestações do povo trabalhador, o então Presidente Dr. Agostinho Neto, discursou:

Nos últimos 40 anos a malta tra-balhadora e empresas se reúnem anualmente no feriado de 1º de Maio para uma marcha de trabalhadores em todas as 18 províncias do País. O ano de 2015 ficou registrado na Província de Benguela pela marcha dos 270 integrantes do Projecto Sonaref | Infraestruturas para a futu-ra Refinaria do Lobito. Sob a palavra de ordem instruída pela União Na-cional dos Trabalhadores Angolanos: “Contra a crise económica mais tra-balho e mais produtividade!” inte-grantes e equipamentos se fizeram notáveis durante a marcha.

Eu creio, camaradas, que quando nós pensamos no Dia do Trabalhador, no Dia 1º de Maio, no que é celebrado em todo o Mundo como o Dia de Defesa dos Direitos do Trabalhador, nós estamos imediatamente a pen-sar em relação à nossa Pátria, como será possível nós organizarmos mel-hor a nossa vida, de maneira que os trabalhadores de facto, possam ter aquilo que merecem, depois das horas de trabalho.

“ “

O

Segundo, Francisco Barbosa, En-carregado de Terraplanagem da Sonaref e 2º Secretário do Sindica-to dos Trabalhadores da Construção Civil do Projecto Sonaref, “Marcha dos Trabalhadores é um evento de suma importância, uma vez que é um evento no qual os trabalhadores representam suas empresas, e, é uma demonstração de conquista e celebração”. “Esse é o terceiro ano que representamos a Obra das In-fraestruturas da Futura Refinaria do Lobito”.

Page 34: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

34

A Odebrecht preocupada com a saúde dos integrantes do Projecto Sonaref, imple-

mentou em Maio o Programa Qual-idade de Vida. O objetivo é estimular as pessoas a mudarem seu estilo de vida, a adotarem hábitos mais sau-dáveis e a valorizarem a prevenção de doenças.

O programa estimulará a prática de esportes por meio de programas de incentivo a corridas, passeios ecológicos, caminhadas, torneios esportivos, aulas de ginástica entre outros.

O objetivo é estimular o equillíbrio entre a saúde física, emocional, so-cial, espiritual e intelectual de nossos integrantes.

OQualidade de vida,um benefício que não tem preço.Saúde é o que interessa!

# NA SONAREF

Page 35: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

35SONAREFFIQUE POR DENTRO

“Nossas estruturas desportivas, academia e quadras, estão monta-das mas as vezes uma motivação e um incentivo coletivo ajuda mui-to mais do que a estrutura física. E, esse é nosso objetivo despertar o interesse pela atividade desportiva e interação com os integrantes da nossa obra, diversão e interação re-sultando em mais saúde. Aqui todos ganham.” afirma Flávia Britto, Coor-denadora do Programa Qualidade de Vida Sonaref.

O Programa conta com o apoio de diversas áreas do projecto Sonaref, principalmente da área de saúde a qual fará um acompanhamento dos integrantes participantes das ativi-dades.

Em Maio as vuvuzelas já tomam conta e aquecem nosso campo para o torneio de futebol!

Fique de olho em nossa tabela de jogos! Os finalistas disputarão o títu-lo em 18 de Junho!

Faça parte dessa malta da saúde você também!

Fique por dentro de nossas próximas atividades do programa de qualidade de vida.

Aulas de Crossfit

1º Torneio Sonaref

Page 36: Newsletter SONAREF IN Junho 2015

36

Informativo Projeto SONAREF Junho 2015 1ª edição

SONAREFFIQUE POR DENTRO