NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo...

24
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS

Transcript of NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo...

Page 1: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

ECOLÓGICOS

Page 2: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia.

Pressupostos da teoria de evolução podem ser adotados em ecologia para explicar a distribuição dos organismos.

INDIVÍDUO

Page 3: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Os indivíduos de uma mesma espécie não são idênticos.

Alguma parte dessa variação é herdável.Diferentes ancestrais deixam um número

diferente de descendentes – inclui a chance de sobrevivência até a idade adulta, a taxa de reprodução e a chance de sobrevivência dos novos descendentes...

Interação entre características individuais herdadas e o ambiente.

INDIVÍDUO

Page 4: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Indivíduos com maior aptidão são aqueles que deixam um maior número de descendentes em determinado ambiente.

A aptidão é um conceito relativo aplicado a um tipo de indivíduo e depende do ambiente.

INDIVÍDUO

Page 5: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Variação geográfica entre a mesma espécie

São chamados ecótipos diferenças entre indivíduos que vivem em ambientes diferentes (são localmente adaptados).Ex: Sotalia fluviatilis(boto cinza) há indivíduos que vivem no mar e indivíduos que vivem nos rios amazônicos.

ESPÉCIES

Page 6: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Polimorfismo genético

É a variação fenotípica em classes distintas da mesma espécie em condições que não são influenciadas por forças seletivas.Ex: Os grupos sanguíneos de sistema ABO.

Ecótipo ≠ Polimorfismo

ESPÉCIES

Page 7: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

O que é considerado uma espécie?

ESPÉCIES

Page 8: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Conceito de bioespécies

Organismos que são potencialmente intercruzantes e que podem gerar uma prole fértil pertencem a mesma espécie.

ESPÉCIES

Page 9: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Problemas com o conceito de bioespécies

Alguns organismos não tem sexo e não acasalam.

Muito difícil, custoso e leva bastante tempo para se verificar.

Para cada caso analisado pode-se adotar um padrão (genético, morfológico, bioespécie).

ESPÉCIES

Page 10: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Especiação

Alopátrica

ESPÉCIES

Page 11: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Especiação

Simpátrica

O polimorfismo genético pode isolar reproduti-vamente os indivíduos.

ESPÉCIES

Page 12: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Fatores que podem causar especiações

Movimentos da crosta terrestre.

ESPÉCIES

Page 13: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Fatores que podem causar especiações

Movimentos da crosta terrestre.

ESPÉCIES

Page 14: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Fatores que podem causar especiações

Mudanças climáticas.

ESPÉCIES

Page 15: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Fatores que podem causar especiações

Mudanças climáticas.

ESPÉCIES

Page 16: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Organismos unitários e modulares

Unitários: possuem a forma altamente determinada (os gatos tem 4 patas) e os juvenis serão semelhantes aos adultos.

Modulares: Nem a forma e nem o tempo de crescimento são determinados. Forma-se um módulo germinativo e o organismo se desenvolve a partir deste módulo. Ex; corais e esponjas.

ESPÉCIES

Page 17: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Ciclos de vida

Envolve as fases da vida desde o nascimento. A maioria dos organismos segue:

Nascimento → período pré-reprodutivo → reprodução → senescência → morte

ESPÉCIES

Page 18: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Semelparidade: Há um único ciclo reprodutivo e o organismo morre em seguida. Não há superposição de gerações.

Ex: Alguns peixes que vivem em poças, salmões e alguns tipos de insetos (Ephemeroptera).

Iteroparidade: As gerações se superpõem com os parentais convivendo com os descendentes.

Ex: Homem

ESPÉCIES

Page 19: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

ESPÉCIES

Diferentes ciclos de vida entre espécies semelpareas e iteropareas.

Page 20: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Ciclos reprodutivos – Haplobiontes haplontes

ESPÉCIES

Ex: Fungos

Page 21: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Ciclos reprodutivos – Haplobiontes diplontes

ESPÉCIES

Ex: Mamíferos

Page 22: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Ciclos reprodutivos – Diplobionte

ESPÉCIES

Ex: Pteridófitas

Page 23: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Estratégia r : se refere a taxa de crescimento da população. As espécies r-estrategistas investem em crescimento rápido e prole abundante, porém de tamanho limitado e tempo de vida curto.

Ex: Peixes salmonídeos, bactérias, protistas.

Estratégia K : Se refere a capacidade de suporte do meio. As espécies K-estrategistas investem em crescimento corporal e cuidado parental com prole de poucos indivíduos e com um grande tempo de vida.

Ex: Humanos

ESPÉCIES

Page 24: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICOS. Organismos individuais são a menor escala de estudo considerada dentro da ecologia. Pressupostos da teoria de evolução.

Indivíduo → Espécie → População →

Comunidades → Ecossistemas → Biosfera

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO EM ECOLOGIA