NÍVEL SUPERIOR - MANHÃ ASSISTENTE...

17
Nome do Candidato Inscrição HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – HUAC – UFCG CONCURSO PÚBLICO 02/2016-EBSERH/HUAC – UFCG EDITAL Nº 03 – ÁREA ASSISTENCIAL INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome, o número do seu documento e o número de sua inscrição na Folha de Respostas. Além disso, não se esqueça de conferir seu Caderno de Questões quanto a falhas de impressão e de numeração e se o emprego corresponde àquele para o qual você se inscreveu. Preencha os campos destinados à assinatura e ao número de inscrição. Qualquer divergência comunique ao fiscal. 2. O único documento válido para avaliação é a Folha de Respostas. Só é permitido o uso de caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento desse documento, que deve ser preenchido da seguinte maneira: 3. O prazo de realização da prova é de 4 (quatro) horas, incluindo a marcação da Folha de Respostas. Após 60 (sessenta) minutos do início da prova, o candidato estará liberado para utilizar o sanitário ou deixar definitivamente o local de aplicação. Os 3 (três) últimos candidatos só poderão retirar-se da sala juntos. 4. Ao término de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas, devidamente preenchida e assinada. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Questões, desde que aguarde em sala o prazo de realização da prova estabelecido em edital. 5. As provas e os gabaritos preliminares estarão disponíveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br, no dia posterior à aplicação da prova. 6. Implicará na eliminação do candidato, caso, durante a realização das provas, qualquer equipamento eletrônico venha emitir ruídos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NÃO cumprimento a qualquer uma das determinações constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas incorrerá na eliminação do candidato. ASSISTENTE SOCIAL Língua Portuguesa 01 a 10 Raciocínio Lógico e Matemático 11 a 15 Legislação Aplicada à EBSERH 16 a 20 Conhecimentos Específicos 26 a 50 COMPOSIÇÃO DO CADERNO Legislação Aplicada ao SUS 21 a 25 NÍVEL SUPERIOR - MANHÃ

Transcript of NÍVEL SUPERIOR - MANHÃ ASSISTENTE...

Nome do Candidato Inscrição

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – HUAC – UFCG

CONCURSO PÚBLICO 02/2016-EBSERH/HUAC – UFCGEDITAL Nº 03 – ÁREA ASSISTENCIAL

INSTRUÇÕES1.Confiraseunome,onúmerodoseudocumentoeonúmerodesua inscriçãonaFolhadeRespostas.Alémdisso,nãoseesqueçadeconferirseuCadernodeQuestõesquantoafalhasdeimpressãoedenumeraçãoe seoemprego correspondeàqueleparaoqualvocêseinscreveu.Preenchaoscamposdestinadosàassinaturaeaonúmerodeinscrição.Qualquerdivergênciacomuniqueaofiscal.

2.OúnicodocumentoválidoparaavaliaçãoéaFolhadeRespostas.Só é permitido o uso de caneta esferográfica transparente de corazuloupretaparaopreenchimentodessedocumento,quedeveserpreenchidodaseguintemaneira:

3.Oprazoderealizaçãodaprovaéde4(quatro)horas,incluindoamarcaçãodaFolhadeRespostas.Após60 (sessenta)minutosdoiníciodaprova,ocandidatoestará liberadoparautilizarosanitárioou deixar definitivamente o local de aplicação.Os 3 (três) últimoscandidatossópoderãoretirar-sedasalajuntos.

4.Ao término de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhea Folha de Respostas, devidamente preenchida e assinada. OcandidatopoderálevarconsigooCadernodeQuestões,desdequeaguardeemsalaoprazoderealizaçãodaprovaestabelecidoemedital.

5.Asprovaseosgabaritospreliminaresestarãodisponíveisnositedo Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br, no dia posterior àaplicaçãodaprova.

6.Implicaránaeliminaçãodocandidato,caso,durantearealizaçãodas provas, qualquer equipamento eletrônico venha emitir ruídos,mesmoquedevidamenteacondicionadonoenvelopedeguardadepertences.ONÃOcumprimentoaqualquerumadasdeterminaçõesconstantesemEdital,nopresenteCadernoounaFolhadeRespostasincorreránaeliminaçãodocandidato.

ASSISTENTE SOCIAL

LínguaPortuguesa 01a10

RaciocínioLógicoeMatemático 11 a 15

LegislaçãoAplicadaàEBSERH 16a20

ConhecimentosEspecíficos 26a50

COMPOSIÇÃO DO CADERNO

LegislaçãoAplicadaaoSUS 21 a 25

NÍVELSUPERIOR-MANHÃ

www.institutoaocp.org.br

------------------------------------------------------------------------------- (destaque aqui) --------------------------------------------------------------------------------

Gabarito Rascunho

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 2117 2218 2319 2420 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 4642 4743 4844 4945 50

3 Assistente Social

L Í N G U A P O R T U G U E S A

SAÚDE, SOCIEDADE E QUALIDADE DE VIDA

PauloM.Buss

Saúde é um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Como tal, saúde se encontra em pé de igualdade com outros direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948: liberdade, alimentação, educação, segurança, nacionalidade etc.

A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida.

Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano e com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.

A Carta de Ottawa - um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida - afirma que são recursos indispensáveis para se ter saúde:

Paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos sustentáveis, equidade, justiça social.

Isto implica no entendimento de que a saúde não é nem uma conquista, nem uma responsabilidade exclusiva do setor saúde. Ela é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam, de forma particular, em cada sociedade e em conjunturas específicas, daí resultando sociedades mais ou menos saudáveis.

Na maior parte do tempo de suas vidas, a maioria das pessoas é saudável. Isto significa que, na maior parte do tempo, a maioria das pessoas não necessita de hospitais, CTI ou complexos procedimentos médicos, diagnósticos ou terapêuticos. Mas durante toda a vida, todas as pessoas necessitam de água e ar puros, ambiente saudável, alimentação adequada, situações social, econômica e cultural favoráveis, prevenção de problemas específicos de saúde, assim como educação e informação. Isto quer dizer que fatores políticos,

econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer, como prejudicar a saúde. Para se melhorar realmente as condições de saúde de uma população - um objetivo social relevante em todas as sociedades -, são necessárias mudanças profundas dos padrões econômicos no interior destas sociedades e intensificação de políticas sociais, que são eminentemente políticas públicas. Ou seja, para que uma sociedade conquiste saúde para todos os seus membros, são necessárias uma verdadeira ação inter-setorial e as chamadas políticas públicas saudáveis, isto é, políticas comprometidas com a qualidade de vida e a saúde da população.

Além destes elementos chamados estruturais, que dependem apenas parcialmente da decisão e ação dos indivíduos, a saúde também é decorrência dos chamados fatores comportamentais. Isto é, as pessoas desenvolvem padrões alimentares, de comportamento sexual, de atividade física, de maior ou menor estresse na vida quotidiana e no trabalho, uso de drogas lícitas (como cigarro e bebidas) e ilícitas, entre outros, que também têm grande influência sobre a saúde.

Se cada pessoa se preocupar em desenvolver um padrão comportamental favorável à sua saúde e lutar para que as condições sociais e econômicas sejam favoráveis à qualidade de vida e à saúde de todos, certamente, estará dando uma poderosa contribuição para que tenhamos uma população mais saudável, com vida mais longa e prazerosa.

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?in-foid=34&sid=8

4 Assistente Social

1. De acordo com o texto, é correto afirmar (A) que, dos direitos humanos garantidos pela

DeclaraçãoUniversal dosDireitosHumanos, asaúdevememprimeiroplano,poiséamplamentereconhecida como omaior e omelhor recursopara o desenvolvimento social, econômico epessoal,assimcomoumadasmaisimportantesdimensõesdaqualidadedevida.

(B) querecursoscomopaz,educaçãoealimentaçãoadequadasãoimprescindíveisparasetersaúde.

(C) que saúde é uma conquista, é o resultado deum conjunto de fatores sociais, econômicos,políticos e culturais, coletivos e individuais,que se combinam, de forma particular, emcada sociedade e em conjunturas específicas,daí resultando sociedades mais ou menossaudáveis.

(D) queaspessoasprecisamsecuidare,porisso,precisam, na maior parte do tempo de suasvidas, ir aos médicos, precisam de hospitais,de procedimentos médicos, diagnósticos outerapêuticos.

(E) que fatores comportamentais, comocomportamento sexual, de atividade física, demaior oumenor estresse na vida quotidiana enotrabalhoetc.,nãoexercemgrandeinfluênciasobreasaúde.

2. Assinale a alternativa em que, por meio do advérbio em destaque, é possível identificar a opinião do autor do texto.

(A) “A saúde é amplamente reconhecida como omaioreomelhorrecursoparaodesenvolvimentosocial, econômicoepessoal, assimcomoumadasmais importantes dimensões da qualidadede vida.”.

(B) “Saúde e qualidade de vida são dois temasestreitamente relacionados, fato que podemosreconhecer no nosso cotidiano e com oqual pesquisadores e cientistas concordaminteiramente.”.

(C) “Isto significaque, namaior partedo tempo,amaioriadaspessoasnãonecessitadehospitais,CTI ou complexos procedimentos médicos,diagnósticosouterapêuticos.”.

(D) “Alémdesteselementos chamadosestruturais,que dependem apenas parcialmente da decisão e ação dos indivíduos, a saúdetambém é decorrência dos chamados fatorescomportamentais.”.

(E) “Secadapessoasepreocuparemdesenvolverum padrão comportamental favorável à suasaúdee lutar para queas condições sociais eeconômicas sejam favoráveis à qualidade devida e à saúde de todos, certamente, estará

dando uma poderosa contribuição para quetenhamos uma populaçãomais saudável, comvidamaislongaeprazerosa.”.

3. Considere o excerto “[...] Se cada pessoa se preocupar em desenvolver um padrão comportamental favorável à sua saúde e lutar para que as condições sociais e econômicas sejam favoráveis à qualidade de vida e à saúde de todos [...]” e assinale a alternativa correta quanto à crase e ao seu uso.

(A) Em “[...] favorávelà suasaúde [...]”, a craseéfacultativa.

(B) Em“[...] favoráveisàqualidadedevida [...]”,acraseéfacultativa.

(C) Em“[...]favoráveisàqualidadedevidaeàsaúdede todos [...]”, a segundacrase foi empregadainadequadamente.

(D) “Crase”éonomedadoaoacentoque indicaacontração de uma preposição e de um artigofemininoqualquer.

(E) É possível dizer que há crase na fusão dapreposição“a”+artigo“o”.

4. Em “[...] são necessárias mudanças profundas dos padrões econômicos no interior destas sociedades e intensificação de políticas sociais, que são eminentemente políticas públicas [...]”, o termo em destaque

(A) pode ser substituído, sem prejuízo semântico,porimediatamente.

(B) pode ser substituído, sem prejuízo semântico,porsobremaneira.

(C) pode ser substituído, sem prejuízo semântico,porurgentemente.

(D) éumadjetivoqueindicamodoeincidesobreoverbo“são”.

(E) expressa uma opinião do senso comum e,automaticamente,doautordotexto.

5. Em “Para se melhorar realmente as condições de saúde de uma população - um objetivo social relevante em todas as sociedades -, são necessárias mudanças profundas dos padrões econômicos [...]”, a oração em destaque expressa

(A) condição.(B) concessão.(C) causa.(D) finalidade.(E) conformidade.

5 Assistente Social

6. Em “Na maior parte do tempo de suas vidas, a maioria das pessoas é saudável.”, o verbo

(A) estáconcordandocom“saudável”.(B) estáconcordandocom“aspessoas”.(C) estáconcordandocom“amaioria”.(D) estáconcordandocom“maiorpartedotempo”.(E) “ser”éumverbo transitivodiretoe,emalguns

casosapenas,deveconcordarcomoseuobjeto.

7. Assinale a alternativa correta com relação ao que se afirma a respeito das expressões em destaque em “Ou seja, para que uma sociedade conquiste saúde para todos os seus membros, são necessárias uma verdadeira ação inter-setorial e as chamadas políticas públicas saudáveis [...]”

(A) O verbo “conquiste” está conjugado no modoimperativoe,porisso,indicaumaordem.

(B) Overbo“conquiste”estáconjugadonofuturodosubjuntivo.

(C) O verbo “conquiste” tem como sujeito “umasociedade”.

(D) A expressão “são necessárias” poderia estarnosingularenomasculino,ficandodaseguinteforma:“énecessário”.

(E) “necessárias” éumadjetivoqueestánopluralpara concordar com “as chamadas políticaspúblicassaudáveis[...]”.

8. Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito das expressões em destaque em “Mas durante toda a vida, todas as pessoas necessitam de água e ar puros [...]”.

(A) “toda”temomesmosentidode“inteira”.(B) “toda” poderia ser substituído, sem prejuízo

semântico,por“qualquer”.(C) “toda” e “todas”, em outros contextos, devem

permanecerinvariáveis.(D) “todas”, no caso, tem o mesmo sentido de

“cada”;noentanto,nocaso,jamaisaexpressão“todasaspessoas” poderia ser substituídapor“cadapessoa”semquehouvessealteraçãonosentido.

(E) ambos os termos pertencem à mesma classegramatical e possuem o mesmo sentido, adiferençaestáapenasnaflexãodenúmero.

9. Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito das palavras em destaque em “[...] verdadeira ação inter-setorial e as chamadas políticas públicas saudáveis [...].”.

(A) Em inter-setorial, há um encontro consonantalnoprefixo.

(B) Emsaudáveis,háapenasumditongo.(C) Emsaudáveis,háumhiato.(D) Empúblicas,háumdígrafo.(E) Empúblicas,háumencontroconsonantal.

10. Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito das palavras em destaque em“[...] as chamadas políticas públicas saudáveis, isto é, políticas comprometidas com a qualidade de vida e a saúde da população.”.

(A) Todasaspalavrassãoacentuadaspelamesmaregradeacentuação.

(B) Todas as palavras possuem omesmo númerodesílabas.

(C) “políticas” e “saudáveis” possuem o mesmonúmerodesílabas.

(D) “públicas” e “saudáveis” possuem o mesmonúmerodesílabas.

(E) “políticas” e “públicas” possuem o mesmonúmerodesílabas.

R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E M AT E M Á T I C O

11. Em um restaurante de um determinado

centro comercial, o consumo de água no mês

passado foi de 1.368 m3. No mês atual, como

medida de economia, o dono do restaurante

deseja que o consumo de água seja igual a

do consumo de água do mês passado. Caso

o dono do restaurante obtenha sucesso na

sua medida de economia, comparando o

consumo do mês atual com o consumo do

mês anterior, o total de litros de água que

NÃO serão consumidos nesse restaurante,

no mês atual, é de(A) 35,6m3.(B) 912m3.(C) 456m3.(D) 71,2m3.(E) 65m3.

6 Assistente Social

12. Em uma campanha de combate à fome, o objetivo principal é arrecadar 2.500 kg de arroz para distribuir a famílias carentes. Se cada pessoa que participar dessa campanha doar dois pacotes, cada um dos pacotes com 2 kg de arroz, o total de pessoas que deverá participar dessa campanha para atingir o objetivo principal esperado é igual a

(A) 300pessoas.(B) 800pessoas.(C) 1250pessoas.(D) 625pessoas.(E) 175pessoas.

13. Em um jogo amistoso, Treze-PB x Náutico-PE, uma pesquisa realizada na entrada do estádio constatou que foram ao estádio apenas torcedores paraibanos e pernambucanos, e que todos eles eram torcedores somente do Treze ou somente do Náutico. Também ficou constatado que, dos 78.000 torcedores presentes no jogo, 20.000 torcedores eram do time do Treze, 18.000 torcedores eram paraibanos e apenas 5.000 torcedores eram paraibanos e torciam pelo Náutico. Assim, o total de torcedores que são pernambucanos e torcem pelo time Treze-PB é igual a

(A) 60.000.(B) 53.000.(C) 13.000.(D) 7.000.(E) 5.000.

14. Uma empresa aérea vende suas passagens nas seguintes condições: no pagamento com cartão de crédito (compra a prazo), há um acréscimo de 10% sobre o preço de tabela da passagem e, no pagamento em dinheiro ou com cartão de débito (compra à vista), há um desconto de 20% sobre o preço de tabela da passagem. Um cliente opta pelo pagamento à vista, pagando R$ 600,00 pela sua passagem. Caso esse cliente tivesse optado pelo pagamento dessa passagem utilizando o cartão de crédito, ele teria pagado a quantia de

(A) R$825,00.(B) R$800,00.(C) R$775,00.(D) R$750,00.(E) R$725,00.

15. A negação da proposição composta “Ingrid não é uma atleta e Jonas é um contabilista” será

(A) “Jonas é um atleta ou Ingrid não é umacontabilista”.

(B) “Ingrid não é uma atleta e Jonas é umcontabilista”.

(C) “Jonas não é um atleta e Ingrid é umacontabilista”.

(D) “IngridéumaatletaouJonaséumcontabilista”.(E) “Ingrid é uma atleta ou Jonas não é um

contabilista”.

L E G I S L A Ç Ã O A P L I C A D A À E B S E R H

16. A EBSEH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – encontra autorização na Lei nº 12.550/2011, para contratação de pessoal. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à possibilidade de contratação de pessoal.

(A) É totalmente legalepossível realizarcontratostemporários de emprego que poderão serprorrogados uma única vez, desde que asomados2períodosnãoultrapasse4anosdecontratação.

(B) É parcialmente possível realizar contratostemporáriosdeempregoquesomentepoderãosercelebradosduranteos2anossubsequentesàconstituiçãodaEBSERHequandodestinadosao cumprimento de contrato celebrado nosprimeiros180mesesdevigênciadacontratação.

(C) Élegalepossívelrealizarcontratostemporáriosde emprego, os quais não poderão serprorrogadosumaúnicavez,desdequeasomados 2 primeiros anos não ultrapasse 4 anosconsecutivos.

(D) É totalmente legalepossívela contrataçãodepessoalmedianteprocessoseletivosimplificado,para os casos de pessoal para apoio técnicoe administrativo por tempo determinado,estipuladonomomentodacontratação.

(E) Éválidoepossívelcelebrarcontratostemporáriosde emprego por prazo indeterminado, quepoderão ser prorrogados durante os 2 anossubsequentes à constituição da EBSERH nosprimeiros180mesesdevigênciadele.

7 Assistente Social

17. Assinale a alternativa que corresponde corretamente aos Recursos Financeiros da EBSERH.

(A) Os Recursos Financeiros da EBSERH advêmderecursosoriundosdedotaçõesconsignadasnoorçamentodaUniãoFederaledosEstadosmembrosbrasileiros,parasustentodosistemaedistribuiçãodeapoioaoshospitaisuniversitáriosestaduais.

(B) Os Recursos Financeiros da EBSERH advêmdas receitas decorrentes da prestação deserviços, sendo assegurado à EBSERH obtero ressarcimento das despesas em virtude deatendimento prestado aos consumidores erespectivosdependentesdeplanosprivadosdeassistênciaàsaúde.

(C) As receitas da EBSERH são decorrentes dosacordoseconvênios realizadoscomentidadesnacionais, transnacionais e internacionais comrecebimentodefundospúblicoseprovenientesdaONU.

(D) OsRecursosFinanceirosdaEBSERHdecorremdasreceitasprovenientesdosacordoscoletivosde trabalhoeconvênios internacionais,queserealizam com entidades nacionais de apoio eassistênciamédicapúblicaeprivada.

(E) As receitas da EBSERH advêm das receitasdecorrentes dos direitos patrimoniais econtratuais provenientes de aluguéis, foros,dividendos e bonificações de funcionários doórgão, descontados mensalmente das verbassalariais.

18. Quanto à competência pertencente à EBSERH (Lei nº 12.550/2011), assinale a alternativa correta.

(A) Compete àEBSERHapoiar a comunidade emgeral,comaexecuçãodeprojetosvoltadosàspessoascomdeficiênciafísicaeneurológicaquefrequentam as instituições federais de ensinosuperioredeoutrasinstituiçõescongêneres,cujavinculaçãosedácomocampodasaúdepúblicaeprivadaeemáreaprofissionaldasaúde,nasespecialidades e regiões estratégicas para oSUS.

(B) A EBSERH possui a competência de prestarserviços de apoio ao processo de gestão doshospitais universitários estaduais, perfazendoa implementação de sistema de gestãocompartilhada com geração de indicadoresqualitativosparaasaúdeeaeducação.

(C) CompeteàEBSERHprestarserviçosdeapoioàgeraçãodoconhecimentoempesquisasbásicas,clínicaseaplicadasnoshospitaisuniversitáriosfederais e a outras instituições congêneres,

bemcomo,exerceroutrasatividades inerentesàssuasfinalidades,nostermosdoseuestatutosocial.

(D) Compete à EBSERH administrar unidadeshospitalares, bem como, gerenciar osambulatórios de apoio diagnóstico químico,físicoe terapêuticovoltadosàcomunidade,noâmbitopúblicoeprivado.

(E) A EBSERH possui a competência de prestar,às instituições estaduais de ensino superior ea outras instituições congêneres, serviços deapoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, aoensino-aprendizagemeàformaçãodepessoasnocampodasaúdepúblicaeprivada.

19. O Regimento Interno da EBSERH, em sua 3ª revisão, ao tratar da estrutura organizacional, define sua estrutura de governança. Assinale a alternativa correta quanto à estrutura da EBSERH.

(A) AEBSERHpossuiemsuaestruturaosÓrgãosdefiscalização,quesãoaAuditoriaInternaeoConselhoFiscal,osquaisatuamnocumprimentodassuascompetênciaslegais.

(B) AEBSERHpossui em sua estrutura parte dasComissõeseComitês,bemcomo,aComissãode Ética e Aconselhamento, o Comitê InternodeGestãodoREHUFeaComissãodeDireitosExternoseInternos.

(C) AestruturadaEBSERHtemcomoestruturadegovernança parte das Comissões e Comitês,possui Comitê Gestor de Segurança daInformação e da Comunicação, o Comitê deGovernançadeTecnologiada InformaçãoedaComunicaçãoe,ainda,oComitêdeGovernançado Aplicativo para Gestão dos HospitaisUniversitárioseMunicipaisBrasileiros.

(D) AEBSERHpossuisuaestruturacomopartedasComissõeseComitês,possuiComitêdeGestãode Riscos e Crises Econômicas e Financeirase Comitê Temporário de Desenvolvimento dePessoasdaSedeedosterritóriosbrasileiros.

(E) A EBSERH tem como estrutura os Órgãosde administração, que por sua vez detêm oConselho Administrativo e Fiscal, a DiretoriaExecutivaeoConselhoConsultivo,DeliberativoeProposicional.

8 Assistente Social

20. De acordo com o conteúdo constante do Regimento Interno da EBSERH, em sua 3ª revisão, considere as características de competência a seguir apresentadas e assinale a alternativa correta.

(A) SegundooRegimentoInternodaEBSERH,umadascaracterísticasdecompetênciadaempresaé a possibilidade de aprovar todos contratosprevistosnoart. 6º daLei nº12.550/2011,eodireito de autorizar a contratação de auditorese fiscais independentes para contribuir coma transparência e a boa administração daentidade.

(B) Compete ao Conselho de Administração,segundo consta no Regimento Interno daEBSERH, efetuar a fixação das orientaçõesgeraiseespecíficasdasatividadesprovenientesda diretoria emdetrimento de obediência e derespeitohierárquicodaentidade.

(C) Segundo o Regimento Interno da EBSERH,cabeaoConselhodeAdministraçãoexaminareaprovar,porpropostadoPresidente,aspolíticasespecíficas e gerais de programas de governoligados à saúde básica, sendo tais medidasexercidasacurto,médioelongoprazo.

(D) Segundo o Regimento Interno da EBSERH,o Conselho de Administração possui acompetência para aprovar o RegimentoInternodaEBSERH,bemcomo,perfazersuasalteraçõessupervenientes,oqualdeveráconter,dentre outros aspectos, a estrutura básica daEmpresa e os níveis de alçada decisória dasDiretoriasedoPresidente.

(E) SegundooRegimentoInternodaEBSERH,estapossui competência para aprovar o orçamentoe o programade investimentos propostos pelaPresidência e acompanhar a sua execução,subcontratação, diligências administrativas eoptarsemprepelaaprovaçãodoRelatórioAnualdeAtividadesdeAuditoriaInterna(RAINT).

L E G I S L A Ç Ã O A P L I C A D A A O S U S

21. Assinale a alternativa INCORRETA acerca do regime jurídico da saúde, conforme Capítulo II, Título VIII, da Constituição Federal.

(A) Os gestores locais do sistemaúnico de saúdepoderãoadmitiragentescomunitáriosdesaúdee agentes de combate às endemias por meiodeprocessoseletivopúblico,deacordocomanaturezaecomplexidadedesuasatribuiçõeserequisitosespecíficosparasuaatuação.

(B) A lei federal disporásobreo regime jurídico,opiso salarial profissional nacional, as diretrizesparaosPlanosdeCarreiraearegulamentaçãodasatividadesdeagentecomunitáriodesaúdeeagentedecombateàsendemias,competindoàUnião,nos termosda lei, prestarassistênciafinanceiracomplementaraosEstados,aoDistritoFederal eaosMunicípios, parao cumprimentodoreferidopisosalarial.

(C) Aassistênciaàsaúdeélivreàiniciativaprivada.(D) A saúde é direito de todos e dever do

Estado, garantido mediante políticas sociaise econômicas que visem à redução do riscode doença e de outros agravos e ao acessouniversale igualitárioàsaçõeseserviçosparasuapromoção,proteçãoerecuperação.

(E) Aleidisporásobreascondiçõeseosrequisitosque facilitem a remoção de órgãos, tecidos esubstâncias humanas para fins de transplante,pesquisa e tratamento, bem como a coleta,processamentoe transfusãodesangueeseusderivados, sendo permitida a comercializaçãonoslimitesdaregulamentação.

22. De acordo com o Capítulo II, Título VIII, da Constituição Federal, compete ao sistema único de saúde, EXCETO

(A) editar normas regulamentares dos planos desaúdeprivados.

(B) executar as ações de vigilância sanitária eepidemiológica, bem como as de saúde dotrabalhador.

(C) ordenar a formação de recursos humanos naáreadesaúde.

(D) participar da formulação da política e daexecuçãodasaçõesdesaneamentobásico.

(E) fiscalizareinspecionaralimentos,compreendidoo controle de seu teor nutricional, bem comobebidaseáguasparaconsumohumano.

9 Assistente Social

23. Assinale a alternativa que descreve um princípio do Sistema Único de Saúde, de acordo com a Lei nº 8.080/90.

(A) Universalidade de acesso aos serviços desaúdeemtodososníveisdeassistência.

(B) Avigilâncianutricionaleaorientaçãoalimentar.(C) A colaboração na proteção domeio ambiente,

nelecompreendidoodotrabalho.(D) Ocontroleeafiscalizaçãodeserviços,produtos

esubstânciasdeinteresseparaasaúde.(E) Afiscalizaçãoeainspeçãodealimentos,águae

bebidasparaconsumohumano.

24. A respeito da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde, disciplinada na Lei nº 8.142/90, assinale a alternativa correta.

(A) AConferênciadeSaúdeeoConselhodeSaúdesóexistemnosMunicípios.

(B) AConferênciadeSaúdeeoConselhodeSaúdesão compostos apenas por funcionários dasaúde.

(C) AConferênciadeSaúdereunir-se-áanualmente.(D) AsdecisõesdaConferênciadeSaúdevinculam

oMinistrodaSaúde.(E) OConselhodeSaúdeépermanente,deliberativo

e colegiado, composto por representantes dogoverno, prestadores de serviço, profissionaisdesaúdeeusuários.

25. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME – estabelecida pelo Decreto nº 7.508/11.

(A) A RENAME compreende a seleção e apadronizaçãodemedicamentos indicadosparaatendimento de doenças ou de agravos noâmbitodoSUS.

(B) Os entes federativos não poderão ampliar oacesso do usuário à assistência farmacêuticaparaalémdaRelaçãoNacionaldeMedicamentosEssenciais.

(C) A RENAME será acompanhada do FormulárioTerapêutico Nacional - FTN que subsidiará aprescrição, a dispensação e o uso dos seusmedicamentos.

(D) O Ministério da Saúde é o órgão competentepara dispor sobre aRENAME e os ProtocolosClínicos e Diretrizes Terapêuticas em âmbitonacional, observadas as diretrizes pactuadaspelaCIT.

(E) A cada dois anos, o Ministério da Saúdeconsolidará e publicará as atualizações daRENAME,do respectivoFTNedosProtocolosClínicoseDiretrizesTerapêuticas.

C O N H E C I M E N T O S E S P E C Í F I C O S

26. A atuação do assistente social tem como base diversas legislações sociais, entre elas o Estatuto da Juventude. Em atendimento a um jovem, um assistente social em exercício da profissão recorreu ao Estatuto da Juventude para melhor orientá-lo sobre seus direitos, com base nos princípios desse documento legal. Sobre o Estatuto, é INCORRETO afirmar que seus princípios visam

(A) a promoção da autonomia e emancipaçãodos jovens; a valorização e a promoção daparticipaçãosocialepolítica,de formadiretaepormeiodesuasrepresentações.

(B) orespeitoàidentidadeeadiversidadeindividuale coletiva da juventude; o reconhecimentodo jovem como sujeito de direitos universais,geracionaisesingulares.

(C) a promoção do bem-estar, da experimentaçãoe do desenvolvimento integral do jovem; avalorizaçãododiálogoeconvíviodojovemcomasdemaisgerações.

(D) atrajetóriadeinclusão,liberdadeeparticipaçãodoadolescenteedojovemadultonasociedadee na instituição da emancipação disciplinada;estabelecermecanismosqueampliemagestãodainformaçãoeproduçãodoconhecimentodajuventude.

(E) apromoçãodacriatividadeedaparticipaçãonodesenvolvimento do país; a promoção da vidasegura,daculturadapaz;dasolidariedadeedanão discriminação.

10 Assistente Social

27. A Lei Orgânica da Saúde dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Essa lei tem a função de

(A) formular a política de saúde destinada apromover,noscamposeconômicoesocial.

(B) prestar assistência às pessoas por intermédiodeaçõesdepromoção,proteçãoerecuperaçãodesaúde,comarealizaçãointegradadasaçõesassistenciaisedasatividadespreventivas.

(C) controlar as ações executadas pelo SistemaÚnico de Saúde – SUS, seja diretamenteou mediante participação complementar dainiciativaprivada.

(D) regular em todo o território nacional, as açõese serviços de saúde, executados isolada ouconjuntamente, em caráter permanente oueventual, por pessoas naturais ou jurídicas dedireitoPúblicoouprivado.

(E) elaborar a proposta orçamentária do SistemaÚnicodeSaúde–SUS,emconformidadecomoplanodesaúde.

28. Com base no Código de Ética Profissional do assistente social, no exercício cotidiano das demandas profissionais, o assistente social para atuar nas diferentes políticas sociais no Brasil deve

(A) reconhecer a questão social como objetode transformação profissional, atuando emuma perspectiva fragmentada, independenteda identificação das determinações sociais,econômicaseculturaisdasdesigualdades.

(B) formular o significado social da profissão e desua contração sócio-histórica, nos cenáriosinternacional e nacional, desvelando aspossibilidadesdeaçãocontidasnarealidade.

(C) atuardiretamenteemquatrograndeseixos:noencaminhamento dos usuários; na produção esegmentaçãoteóricaeprática;noplanejamentoegestão;naassessoria,qualificaçãoeformaçãoprofissional.

(D) garantir suascondiçõesdo trabalho, taiscomobaixa remuneração; precarização do trabalho;aumento e diversificação das atividades;reduçãodepessoalecargahoráriaexcessiva.

(E) afastar-se das abordagens tradicionaisfuncionalistas e pragmáticas, que reforçam aspráticasconservadorasquetratamassituaçõessociais como problemas pessoais que devemserresolvidosindividualmente.

29. Uma grande empresa tem em seu quadro profissional um assistente social que atua no atendimento das demandas dos trabalhadores e da melhoria da qualidade de vida no trabalho. Para desempenhar tal função, periodicamente o profissional se reúne com outras áreas profissionais da empresa para formular e alinhar o planejamento institucional. Para tanto, ele precisa (re)construir seu objeto de intervenção nesse espaço sócio profissional. A respeito da atuação desse profissional no desempenho de suas funções nessa empresa, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Na defesa dos direitos dos usuários de seusserviços (os trabalhadores),oassistentesocialem uma empresa deve negar mecanicamenteasdemandas institucionaiseformartrincheirasjuntocomapopulaçãousuária.Somentedessemodoobteráosresultadosquealmeja.

(B) Nãosetratadeaceitarounegarmecanicamenteas demandas institucionais nem de assumirou formar trincheiras junto com a população,mas de reestruturar essa demanda, mediandointeresses diversos, em uma determinadadireçãoético-política.

(C) A acuidade do profissional da prática vai lhemostrarquenemsempreoobjetoérigidamenteimposto nem os meios são inteiramentelimitados,equeosfinspodemserrecolocados.

(D) Na prática, a (re)construção do objeto daação profissional é um processo que envolveoperacionalizaçãodasdemandasinstitucionais,das pressões dos usuários e das decisõesprofissionais.

(E) Ao re-elaborar o seu objeto, o planejadorconstróiumconhecimento:opróprioprocessodedesocultamento das relações que determinama estrutura das situações é um exercício dere-elaboração dinâmica dos conhecimentosacumuladoseemprocessoacercadoobjeto.Éfundamental nessa reconstrução a apreensãoqueoprofissional fazdo real imediatosobreoqualtrabalha.

30. No exercício profissional, uma assistente social realiza o primeiro atendimento (acolhimento) de uma mulher vítima de violência sexual. O atendimento foi registrado integralmente em prontuário específico, sob sigilo, e a vítima recebeu informações sobre direitos sexuais e reprodutivos, sobre as condições determinadas pelo Ministério da Saúde para esse tipo de atenção, e notificação ao setor de vigilância epidemiológica.

11 Assistente Social

Nessa prática está a instrumentalidade, a instrumentação técnica, o fazer, a ética e a intencionalidade profissional. Nesse sentido, é correto afirmar que

(A) a violência sexual é entendida como qualquerconduta que ofenda a integridade física ousaúde corporal da mulher, ou que configurecalúnia,difamaçãoouinjúria.

(B) o acesso ao Acolhimento Institucional paramulheres em situação de violência deve serfeito por requisição de serviços de assistênciasocialoudepolíticaspúblicassetoriaissomentepor meio do Ministério Público ou do PoderJudiciário.

(C) o/aassistentesocial,porsuaformaçãoedireçãoéticaepolítica,éum/aprofissionalpreparado/aparacompreendertodasasdimensõesqueestaviolência acarreta: policial, jurídica, médica,sócioassistencial, psicológica e, muitas vezes,deproteçãoextrema.

(D) a instrumentalidade no exercício profissionalrefere-seaoconjuntodeinstrumentosetécnicas(nessecaso,ainstrumentaçãotécnica)enãoauma determinada capacidade ou propriedadeconstitutiva da profissão, construída ereconstruídanoprocessosócio-histórico.

(E) o Serviço de Acolhimento para Mulheres emSituação de violência oferece acolhimentoprovisório para mulheres adultas, sem seusfilhos,que tenhamsofridoviolênciadoméstica,sofrimento físico, sexual, psicológico ou moralque precisam se afastar de casa por sofreremameaças e correrem risco de morte.

31. A respeito do serviço social enquanto categoria profissional e sua constituição sócio-histórica, ideo-política, teórico-metodológica e técnico-instrumental e operativa, assinale a alternativa correta.

(A) Ao manter-se na base histórica pela qual aprofissão surge, o Serviço Social qualifica-se para novas competências, encontra novaslegitimidades, indo além da mera requisiçãoinstrumental-operativadaprofissão.

(B) No exercício profissional, o assistente sociallança mão do acervo ídeo-cultural disponívelnasciênciashumanaseexatasouna tradiçãomarxistaeoadaptaaosobjetivosprofissionais.Constrói um certo modo de fazer o que lheé próprio e pelo qual a profissão torna-sereconhecidasocialmente.

(C) Assim, na realização das requisições que lhesãopostas,aprofissãodispensaainterlocuçãocom conhecimentos oriundos de disciplinasespecializadas.Oacervoteóricoemetodológico

que lhe serve de referencial é extraído dasciências exatas e humanas (conhecimentosextraídosdasáreasde:Administração,CiênciaPolítica,Sociologia,Psicologia,Economiaetc.).

(D) Reduzir o fazer profissional à sua dimensãotécnico-instrumental significa tornar o ServiçoSocialparaoalcancedequalquerfinalidade.Oexercícioprofissionalse restringeàs respostasinstrumentais.

(E) Como resultado destas determinações noprocesso de constituição da profissão, a intencionalidade dos assistentes sociaispassa a ser mediada pela própria lógicada institucionalização, pela dinâmica dainstauraçãodaprofissãoepelasestruturasemqueaprofissãoseinsere.

32. A respeito da pesquisa social, é correto afirmar que

(A) a pesquisa desenvolve-se ao longo de umprocessoqueenvolveinúmerasfases,iniciandopelaadequadaapresentaçãodoresultadoatéasatisfatóriaformulaçãodosmétodos.

(B) o êxito de uma pesquisa dependefundamentalmente de certas qualidadesintelectuais e sociais do pesquisador, entreas quais estão: conhecimento do assuntoa ser pesquisado; curiosidade; criatividade;integridadeintelectual;sensibilidadesocial,etc.

(C) plano é definido como um procedimentoracional e sistemático que tem como objetivoproporcionarrespostasaosproblemaspontuaisquesãopropostos.

(D) o planejamento da pesquisa concretiza-se somente mediante a elaboração de umprograma, que é o documento explicitadordasaçõesaseremdesenvolvidasao longodoprocessodepesquisa.

(E) os pesquisadores afirmam que a elaboraçãode um projeto, com relações minuciosas deresultados aferíveis e de atividades correlatasespecíficas, limitamapesquisa, tornando-aumprocessomaismecanizadoemenoscriativo.

12 Assistente Social

33. Para construir-se um sistema de gestão, em geral, e particularmente de Segurança e Saúde no trabalho, deve-se considerar uma estrutura operacional e ter estabelecido as atividades de planejamento, as práticas e procedimentos, tendo definidas as responsabilidades e recursos, de modo que possa ser assegurada, no caso da Segurança e Saúde no Trabalho, a identificação dos perigos e a avaliação e controle dos riscos. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

(A) O Sistema de Gestão de Segurança e Saúdeno trabalho, além de obrigatório por lei, forçaas empresas empregadoras a proteger osempregados cuja saúde e segurança podemser afetadas pelas atividades organizacionaiseaincluíremoassistentesocialnoseuquadrofuncional.

(B) Os fatores humanos, incluindo a cultura, apolítica e outros dentro das organizações, sãofatoresdecisivosparaaeficáciadosistemadegerenciamentoeprecisamserconsideradosnaimplementaçãodanorma.

(C) Embora não seja necessário seguir nenhumreferencial normativo para constituir-se umsistema de gestão em Segurança e Saúde noTrabalho interno, o Brasil conta com NormasTécnicas que penalizam àqueles que não ascumprirem.

(D) A Norma Técnica que especifica os requisitosexigidosparaagestãodaSegurançaeSaúdenoTrabalhoéaNBRISO9001.

(E) O tema Gestão de Segurança e Saúde noTrabalho só diz respeito ao trabalho doassistentesocialnoquesereferesomenteàlutadacategoriacontraaexpropriaçãodaforçadetrabalhopelocapital,nãointerferindoemoutrosaspectosdoseutrabalhoemumaorganização.

34. Considerando a seguinte informação: A participação da família no cuidado com o portador de transtorno mental tem sido cada vez mais valorizada na proposta de desospitalização, dentro da reforma psiquiátrica, como uma nova proposta, na qual um número maior de pessoas passou a ser assistido em serviços extra-hospitalares, assinale a alternativa correta.

(A) Essa nova forma de cuidar (internaçãocompulsória)estimulaareduçãonasinternaçõespsiquiátricas,enosserviçosextra-hospitalares,intensificandoaexigênciadocomportamentodafamília,oquemodificadeformasignificativasuaparticipaçãonoprocessodecuidadodapessoacom transtornos mentais.

(B) A família tem em suas falas julgamentos, pré-juízos, receios, dúvidas e fragilidades face aoque é implicitamente suposto ser um diferenteincurável, um fenômeno incontrolável, eimprevisível,etudosepautanodesconhecimentoefaltadecapacitaçãoemlidarcomadoença.

(C) Esse fenômeno, a internação compulsória,introduz novos elementos no campo denegociaçãoentrefamíliaseoserviçodesaúdemental, obrigando as partes envolvidas arediscutiremasbasesdeumanovarelação.

(D) O transtornomental aomesmo tempo emquefaz parte da vida cotidiana é um fenômenopsicossocial bastante compreendido, aceito etemidopelosfamiliaresepelasociedade.

(E) O sofrimento da família é acolhido em suaintensidade e integralidade pelos serviços desaúde e pelas políticas públicas, a mesma éinstruída desde cedo em como lidar com asmudanças sociais acarretadas pelo transtornomental.

35. O consenso é imposto, devendo ser visto como consenso, o que retira, pois, seu caráter consensual, servindo de instrumento de manipulação para a venda e a reprodução capitalista. A suposta neutralidade do Estado admite certo controle por parte do próprio Estado sobre a sociedade. Uma abertura de oportunidades aos desiguais significa a aceitação da desigualdade e não sua eliminação. Com base nesse enunciado, é correto afirmar que

(A) asbasesdasdesigualdadeestãonaexploraçãoenãonoindivíduo.OEstado,aoaparecercomoconsensual,vemesvaziaraslutasdeclassesecontrolar os movimentos sociais, concedendocertosmínimoshistóricosexigidospelasclassessubalternas mediante muita pressão dosmovimentos sociais.

(B) abuscadeumconsensonamaneiradeoperardaspolíticassociaissignificaummaiorcontroledasociedadesobreoEstadoeumaunificaçãodos movimentos contestatórios.

(C) nesseesquemaapolíticasocialcompreendeacriação de direitos dentro do consenso social,para a manutenção de oportunidades, paraos menos favorecidos, não atendendo aosinteressesdocapital.

(D) a força de trabalho do homem não é umamercadoria.Elaproduzovaloreasnecessidadesaseremmantidasesustentadaspelosmeiosdesubsistência.

(E) por meio das desigualdades se estimula oconsumo, a produtividade e a produção. O

13 Assistente Social

consumo é produção, a produção é consumo,mas no consumo cria-se a mais-valia que érealizadanacirculação.

36. De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu art.6º, os direitos sociais são

(A) a educação; a saúde; a moradia; o esporte;a segurança; a proteção à infância e àadolescência;eaproteçãoaoidoso.

(B) a vida; a educação; a moradia; o trabalho;a segurança; a saúde; a liberdade e aaposentadoria.

(C) a vida; a liberdade; ir e vir; o trabalho; aremuneração; a saúde; a educação e aalimentação.

(D) a moradia; a educação; a liberdade; amaternidade;ainfância;olazer;asegurançaearemuneração.

(E) aeducação;asaúde;aalimentação;amoradia;otransporte;olazer,asegurança;aprevidênciasocial;aproteçãoàmaternidadeeàinfância;eaassistênciaaosdesamparados.

37. Pode-se definir entrevista como a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação. A entrevista é, portanto, uma forma de interação social, um diálogo assimétrico em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação. Quanto à classificação, a entrevista pode receber as seguintes nomenclaturas

(A) entrevista exploratória; descritiva; explicativa;bibliográfica;quantitativa.

(B) entrevista quantitativa; qualitativa; quanti-qualitativa.

(C) entrevista informal; por pautas; estruturada;focalizada; semi-estruturada; não estruturada;guiada;dirigida;não-diretiva.

(D) entrevista documental; bibliográfica;levantamento de campo; estudo de caso;etnográfica;entrevista-ação.

(E) entrevista participante; entrevista-ação;quantitativa; qualitativa; quanti-qualitativa;descritiva;bibliográfica.

38. A Norma NBR 16001:2004 estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema da gestão da responsabilidade social, permitindo à organização formular e implementar uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros, seus compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania, promoção do desenvolvimento sustentável e transparência das suas atividades. A Norma apresenta algumas definições que esclarecem conceitos utilizados. Com base nisso, é correto afirmar que

(A) o resultado do desenvolvimento sustentávelé a sustentabilidade somente na dimensãoambiental.

(B) ação social é toda atividade voluntária oudoação financeira realizada pela organização,porintermédiodoprofissionaldeserviçosocial,visandounicamenteàpromoçãodamarca

(C) impacto é qualquer modificação negativa domeio ambiente, não se aplica a outras áreas,nesta Norma.

(D) a dimensão social da sustentabilidade refere-se aos impactos sobre os sistemas sociais(incluindo-se as questões políticas, cultural,institucional,espacialeespiritual,entreoutras)nosquaisopera.

(E) o desempenho da responsabilidade socialna sustentabilidade é uma síntese dosdesempenhos ambientais, econômico ecomercial, com base nas suas relações comclientesefornecedores.

14 Assistente Social

39. A assessoria é um processo mais elaborado que envolve, além dos serviços da consultoria, a operação de parte dos serviços, mediante acompanhamento e participação no desenvolvimento, execução e avaliação dos programas, projetos, serviços e ações. Com base nessa afirmação, assinale, entre as alternativas a seguir, qual foi o marco inicial da assessoria em Serviço Social na gestão pública.

(A) Nadécadade1940,comacriaçãodoServiçoNacional de Aprendizagem Industrial, coma finalidade de organizar as escolas deaprendizagem para industrias, voltado paraa educação profissionalizante das classespopulares.

(B) Aimplantaçãodemedidaspolíticasdeproteçãoe assistência ao trabalhador, como respostaspúblicas às necessidades sociais emergentes,noEstadodeBem-EstarSocial–WelfareState.

(C) A atuação nos complexos Senai, Sesi, Sesce Senac (Sistema S), quando exigiu-se acontrataçãodeassistentessociaisparaatuaremna educação social e moral dos alunos dasescolastécnicasdeaprendizagemindustrial.

(D) NapromulgaçãodaLeiOrgânicadaPrevidênciaSocial,quemodificouaproteçãosocialpormeiodaexpansãodosistemaparticulardeserviçosebenefícios.

(E) Noprocessodedescentralização,estabelecidopela LOAS em 1993, quando os municípiosassumiram o papel no desenvolvimentoda política de assistência social, paraoperacionalizaroSUASapartirde2005.

40. Um profissional de serviço social inserido na gestão municipal recebe a tarefa de elaborar ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais. Com base na Lei Orgânica da Assistência Social, essa tarefa define

(A) osprojetosdeenfrentamentodapobreza.(B) asatividadescontinuadas.(C) osprogramasdeassistênciasocial.(D) osserviçossócioassistenciais.(E) osbenefícioseventuais.

41. Desenvolvida através da prática coesa entre os profissionais de diferentes disciplinas com foco nas necessidades do usuário, da família e da comunidade. Ela requer uma mudança de paradigma em termos de valores, códigos de conduta e processos de trabalho. O enunciado se refere à

(A) focalizaçãonoprocesso.(B) colaboraçãointerprofissional.(C) efetivaçãodepadrões.(D) legitimaçãodopoder.(E) hierarquizaçãodasações.

42. Chega a um serviço de proteção básica da rede socioassistencial uma senhora se queixando sobre o comportamento agressivo de seu filho adulto, nos últimos tempos. Ela relata que ele deveria estar fazendo uso de medicação controlada e estar indo ao CAPS para tratamento de transtorno mental e solicita informações sobre quais os tipos de internação para tratar seu filho. A assistente social do serviço esclarece que a internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos. E que, de acordo com a Lei que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, são considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

(A) internação involuntária; internação coercitiva;internaçãotemporária.

(B) internação hospitalar; internação provisória;internaçãoobrigatória.

(C) internação extrajudicial; internação reiterativa;internaçãoinstitucional.

(D) internaçãoinvoluntária;internaçãocompulsória;internaçãovoluntária.

(E) internação médica; re-internação psiquiátrica;internação estrita.

43. A respeito da política social pública, assinale a alternativa correta.

(A) É concebida como materialização das lutase reivindicações da classe trabalhadora e dossegmentos socialmente vulnerabilizados, naperspectivadoatendimentoàscondiçõesdignasde vida.

(B) Situa-se nas múltiplas relações estabelecidas,quedirecionamasaçõesindividuais,familiares,sociais,políticaseprofissionais.

15 Assistente Social

(C) É concebida como substância do processo deconstruçãodaexistênciahumanaqueserealizapelotrabalhoedapráticaprofissionalcomoumaespecializaçãodotrabalhocoletivo.

(D) Se situa duplamente na história, em relaçãoao passado e em relação ao futuro sobre oqual ela se abre buscando criá-lo. Atividadede transformação realizada coletivamente, nãoreiterativa.

(E) Ela é o conjunto das relações sociais. Pelotrabalho, ela transforma a sociedade e a siprópria, posto queestabelece umprocessodecriaçãoquetambémédeautocriação.

44. A Política Nacional de Fiscalização do Exercício Profissional é sem dúvidas um instrumento político fundamental para a garantia da unidade orgânica entre os CRESS e CFESS para avançar na defesa e valorização da profissão. Suas dimensões devem ser articuladas e referenciar o planejamento de ações realizadas nessa direção. Essas dimensões são organicamente vinculadas e orientam sua execução, são elas

(A) dimensão implementativa de competências;dimensão potencializadora de fiscalização;dimensãodecapacitaçãotécnicacontinuada.

(B) dimensãonormativaedisciplinadora;dimensãoafirmativa de princípios e compromissosconquistados;dimensãopolítico-pedagógica.

(C) dimensão de inserção e apoio às lutas emdefesadaampliação;dimensãodeconsolidaçãodoprojetoético-político.

(D) dimensãofiscalizadora;dimensãoestratégicaede planejamento; dimensão sistematizadora elegitimadoradaintervençãoprofissional.

(E) dimensão de sigilo do exercício profissional;dimensão técnico-operativa; dimensão sócio-histórica.

45. Inserida em uma equipe multiprofissional, uma assistente social percebeu que necessitava agregar novos saberes e práticas à sua atuação para melhores resultados para os usuários do serviço. Visando à interdisciplinaridade, ela buscou desenvolver atitudes essenciais à interação de saberes, para comunicar e receber conhecimento. São exemplos de atitudes individuais essenciais à interdisciplinaridade:

(A) qualificar a discussão; debater cientificamenteentreospares;implantarnovosserviços;vontadepolítica;defesadecompetênciasespecíficasdoseucoletivo.

(B) respeitoe tolerânciaàdisciplinadooutroeaooutro; aceitar sugestões; respeitar limitações,diferençasecompetências;ouvir; refletir;estarabertoàmudança;transitarsaberes.

(C) aprender a interagir; comunicar seuconhecimento; tolerar; defesa intransigente dosabertécnico;promoverahegemoniadosaber.

(D) manutençãodeparadigmas;influênciateóricaemetodológica;promoverosaberprópriodasuaprofissão;tolerar.

(E) suportabilidade dos indivíduos; construção desaber cooperante; produção de conteúdos epesquisas;desenvolvimentodetrabalhoisoladoparaapresentaçãoàequipe.

46. Joaquim está em situação de rua há muitos anos. Em dada ocasião, para suportar o frio e a tristeza, começou a ingerir álcool e, desde então, tem passado seus dias e anos, anestesiado pelo álcool. Durante o trabalho de abordagem social na rua, a assistente social que compõe a equipe fez o acolhimento de Joaquim e sugeriu que ele buscasse o atendimento no CREAS- Centro POP para encaminhar as demandas de Joaquim. O serviço especializado para pessoas em situação de rua, com base na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, tem por objetivos, EXCETO

(A) promoveraparticipaçãodapopulação,pormeiodeorganizaçõesrepresentativas.

(B) contribuir paraa construçãodenovosprojetosdevida,respeitandoasescolhasdosusuárioseasespecificidadesdoatendimento.

(C) promoveraçõesparaareinserçãofamiliar.(D) possibilitar condições de acolhida na rede

socioassistencial.(E) contribuirpararestaurarepreservaraintegridade

eaautonomiadapopulaçãoemsituaçãoderua.

16 Assistente Social

47. É uma iniciativa técnico-científica que utiliza de métodos da pesquisa social para investigar a situação, os problemas cotidianos e os diferentes aspectos da gestão de um programa público, ao longo do seu ciclo de vida, da sua concepção ao usufruto dos produtos e dos serviços por ele disponibilizado, considerando o contexto organizacional e político em que se insere, com a finalidade última de informar as necessidades de aprimoramento de suas ações, de modo a contribuir, na melhoria das condições sociais e de vida da população. O enunciado refere-se

(A) àanálisedocumental.(B) aoestudodeviabilidade.(C) àdefiniçãodeestratégias.(D) àavaliaçãodeprogramas.(E) àtomadadedecisão.

48. A Política Nacional do idoso tem por finalidade

(A) assegurar os direitos sociais do idoso, criandocondições para promover sua autonomia,integraçãoeparticipaçãoefetivanasociedade.

(B) capacitar e reciclar os recursos humanos nasáreasdegeriatriaegerontologiaenaprestaçãode serviços.

(C) implementar sistema de informações quepermita a divulgação dos serviços oferecidos,dosplanos,programaseprojetosemcadaníveldegoverno.

(D) apoiar estudosepesquisas sobreasquestõesrelativasaoenvelhecimento.

(E) a descentralização político-administrativa dosdireitos do idoso.

49. Considerando as condições sócio-histórica, técnico-operativa e ético-política asseguradoras de seu caráter transformador, o planejamento social tem como finalidades:

(A) criarespaçosdepotencialidadesdemocráticas;reconstruir o processo reproduzindo aperspectiva instrumental burocrática, nãomaisa concebendo-a em uma perspectiva prático-crítica.

(B) revitalizar as lutas políticas por direitos;reconhecer a dimensão da ação políticaprofissional,comocampodelutasocialedisputadesignificados.

(C) expressar os embates entre as classes e, emespecial, das lutas dos trabalhadores pelosdireitos universais de cidadania que tem noEstadoumamediaçãofundamental.

(D) imprimir dinamicidade, organicidadee concretude à política, ao funcionamentoinstitucional e à intervenção profissional,promovendo controle social; monitorar eavaliarsistematicamenteapolíticaeoexercícioprofissional cotidiano na perspectiva prático-crítica.

(E) reconstruir na prática os conceitos, fazendoas necessárias mediações entre referênciasteóricas e a imposição dos conhecimentosacumulados, constituindo-se em regraspuramenteformais.

50. Um gestor de assistência social de um município de pequeno porte assumiu o cargo e como primeira tarefa deve implantar a rede de proteção social básica no município. De acordo com a Resolução nº 109/2009 do CNAS, são serviços de proteção social básica:

(A) serviçodeproteçãoeatendimentoespecializadoa famílias e indivíduos; serviço de proteçãosocialparapessoasemsituaçãoderua;serviçodefortalecimentodevínculos.

(B) serviçodeacolhimento institucional;serviçodeproteçãoeatendimentobásicoemsituaçõesdecalamidades públicas e emergências; serviçode proteção social básica para pessoas comdeficiência,idosos(as)esuasfamílias.

(C) serviço de convivência e fortalecimento devínculos; serviço de proteção e atendimentoespecializadoàfamília;serviçodeacolhimentoemrepública.

(D) serviço de proteção e atendimento integral àfamília;serviçodeconvivênciaefortalecimentode vínculos; serviço de proteção social básicano domicílio para pessoas com deficiência eidosas.

(E) serviço de acolhimento institucional namodalidade casa de passagem; serviço deproteçãoeatendimentointegralàfamíliaeaosindivíduos;serviçodeproteçãobásicaemcasa-lar.

17 Assistente Social