NÚMERO DO DIA 17,3 para o Ajax nas quartas de final da ... · 17,3 para o Ajax nas quartas de...

5
A rede de televisão NBC e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, anunciaram um modelo inédito de venda de pa- trocínios para o evento. Os dois irão unir esforços para colocar no merca- do um pacote comercial para as empresas que inclui tanto a publicidade no canal quanto o aporte ao Team USA entre 2021 e 2028 e ao evento nos Estados Unidos. O período acompanhará o time americano em quatro Jogos Olímpicos e Para- límpicos, de inverno e verão. Além do evento em Los Angeles, as marcas estarão envolvidas em Pequim 2022, em Paris 2024 e em Estocolmo ou Milão 2026. O plano é oferecer ao mercado a possibilidade de ativação exclusiva ao patrocí- nio olímpico. A marca terá um caminho para fazer ações convencionais nos even- tos, sem perder a associação com o esporte por conta da mídia de outra empresa. O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO DO POR REDAÇÃO NBC assume comercial dos Jogos de 2028 1 NÚMERO DO DIA EDIÇÃO 1228 - QUINTA-FEIRA, 18 / ABRIL / 2019 Foi a queda das ações da Juventus após a eliminação para o Ajax nas quartas de final da Liga dos Campeões. 17,3 % O FE R E C I M E N T O

Transcript of NÚMERO DO DIA 17,3 para o Ajax nas quartas de final da ... · 17,3 para o Ajax nas quartas de...

Page 1: NÚMERO DO DIA 17,3 para o Ajax nas quartas de final da ... · 17,3 para o Ajax nas quartas de final da Liga dos Campeões. % O F E R ... das de rua no estado americano da Califórnia.

A rede de televisão NBC e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, anunciaram um modelo inédito de venda de pa-trocínios para o evento. Os dois irão unir esforços para colocar no merca-

do um pacote comercial para as empresas que inclui tanto a publicidade no canal quanto o aporte ao Team USA entre 2021 e 2028 e ao evento nos Estados Unidos.

O período acompanhará o time americano em quatro Jogos Olímpicos e Para-límpicos, de inverno e verão. Além do evento em Los Angeles, as marcas estarão envolvidas em Pequim 2022, em Paris 2024 e em Estocolmo ou Milão 2026.

O plano é oferecer ao mercado a possibilidade de ativação exclusiva ao patrocí-nio olímpico. A marca terá um caminho para fazer ações convencionais nos even-tos, sem perder a associação com o esporte por conta da mídia de outra empresa.

O B O L E T I M D O M A R K E T I N G E S P O R T I V O

DO

POR REDAÇÃO

NBC assume comercial dos Jogos de 2028

1

N Ú M E R O D O D I A EDIÇÃO 1228 - QUINTA-FEIRA, 18 / ABRIL / 2019

Foi a queda das ações da Juventus após a eliminação para o Ajax nas quartas de final da Liga dos Campeões.17,3%

O

F E R E C I M E N

TO

Page 2: NÚMERO DO DIA 17,3 para o Ajax nas quartas de final da ... · 17,3 para o Ajax nas quartas de final da Liga dos Campeões. % O F E R ... das de rua no estado americano da Califórnia.

A entrega, assim, se torna mais completa para a companhia interessada."Essa parceria entre a NBC e a LA 2028 é uma verdadeira novidade para a indús-

tria e oferece aos profissionais de marketing a oportunidade de produzir um im-pacto econômico e cultural incomparável", comentou a responsável por parcerias da NBC, Linda Yaccarino, em nota publicada no site da emissora.

Com uma entrega nova, exclusiva e longa, a organização dos Jogos de Los An-geles e a NBC esperam potencializar os valores envolvidos nas negociações. A emissora investiu quase US$ 8 bilhões para ter os direitos exclusivos nos EUA dos Jogos Olímpicos durante o período de 2022 a 2032. E o ápice, claro, será 2028, quando o evento voltará aos Estados Unidos após 32 anos fora do país.

Em nota, o novo grupo de venda de Los Angeles 2028 exaltou o caráter inédito da iniciativa, com a possibilidade de uma entrega única ao mercado. Com o am-plo alcance que os Jogos Olímpicos atingem hoje e com a cobertura completa da NBC, que envolverá horas extras de transmissão do evento graças ao implemento do streaming, o grupo formado promete a maior parceria comercial da história dos Jogos com o plano apresentado nesta semana. Os resultados que podem ser obtidos pelos patrocinadores seriam mais eficazes, com mais propriedades.

"Por meio dessa nova aliança, os profissionais de marketing terão agora um úni-co ponto de entrada para criar uma parceria olímpica e paralímpica entre platafor-mas nos Estados Unidos. As marcas terão a capacidade de participar de todos os aspectos do Movimento Olímpico, com acesso a direitos de propriedade intelec-tual, marketing de produtos, ativação local e cobertura abrangente e multitela da NBC nos Jogos, para a próxima década", afirmou o grupo.

Page 3: NÚMERO DO DIA 17,3 para o Ajax nas quartas de final da ... · 17,3 para o Ajax nas quartas de final da Liga dos Campeões. % O F E R ... das de rua no estado americano da Califórnia.

O P I N I Ã O

Formato gera conforto às marcas

A iniciativa da organização dos Jogos Olímpicos de Los Angeles com a rede NBC é difícil de ser avaliada; não há em grande escala um caso pa-recido. Há, claro, dúvidas sobre a estratégia: haverá marcas com fôlego

para fazer um investimento de longo prazo que cubra o aporte aos Jogos, mais ativa-ção na mídia e ainda leve uma diferença que faça valer a pena a todos? Para isso acon-tecer, há a atratividade do pacote oferecido, que leva segurança às marcas envolvidas.

O primeiro ponto é que ele diminui a emboscada na mídia. Em grandes eventos, isso é recorrente: na associação de marcas, elas se misturam. Na última Copa do Mun-do, por exemplo, um estudo da Mindminers apontou que a Volkswagen era uma das empresas mais ligadas ao torneio pelo público brasileiro. A companhia alemã não patrocinava o Mundial e, havia quatro anos, não patrocinava a seleção. Mas fez mídia

frequentemente na transmissão do futebol e ganhou esse status. E não é exceção.

Evidentemente, quem patrocina os Jogos Olímpicos não está tão interessado em exposição de marca. O evento pro-porciona uma série de ativações com o público de todo o mundo, e ingressos, re-lacionamentos e experiências valem muito mais para as empresas que participam do tão esperado evento esportivo.

Mas, ainda assim, essa não é uma questão que deva ser ignorada. E, especifi-

camente no caso dos Jogos Olímpicos, ter mídia garante um problema do evento, que não oferece propriedades como placas de campo ou backdrops.

Com a oferta em conjunto, NBC e Comitê Organizador oferecem um conforto inédito para as marcas. Os patrocinadores podem se sentir "dono" do evento como nunca, com um pacote completo de possibilidades, de ativações a exposição. E, além disso, coloca a marca num período de longo prazo que torna qualquer plano de co-municação mais eficiente. É difícil neste momento apontar se a estratégia será uma tendência no esporte mundial, mas certamente é interessante e vale a pena ser obser-vada na próxima década, no desenvolvido mercado americano.

No Brasil, pode ser mais complicado. A verdade é que um planejamento de pro-moção na plataforma esportiva de longo prazo e de ampla ativação parece uma rea-lidade ainda distante para a grande maioria das marcas. Basta lembrar que, durante a Copa e os Jogos no país, foram poucas com algo próximo disso. A maioria fez malabarismo para explorar os eventos. No Brasil, as negociações não seriam simples.

Plataforma oferecida para Jogos

Olímpicos de Los Angeles dá entrega

completa aos patrocinadores

POR DUDA LOPES

diretor de novos negócios da Máquina do Esporte

Page 4: NÚMERO DO DIA 17,3 para o Ajax nas quartas de final da ... · 17,3 para o Ajax nas quartas de final da Liga dos Campeões. % O F E R ... das de rua no estado americano da Califórnia.

BV fecha com promessa do judô

para 2020

A Asics anunciou no início desta semana uma parceria com o Conqur Endurance Group, que tradicional-mente organiza uma série de corri-das de rua no estado americano da Califórnia. O principal destaque é a Maratona de Los Angeles, que volta a ser apoiada pela marca japonesa por cinco anos a partir de 2020.

O acordo é mais um indicativo da intenção da Asics de retornar a investir pesado na corrida de rua, esporte no qual possui tradição e renome mundial, para manter o status de líder da indústria.

Recentemente, por exemplo, a marca fechou patrocínios às corre-doras Emma Bates e Allie Kieffer, e prometeu novos investimentos.

P O R 5 A N O S , A S I C S F E C H A C O M M A R AT O N A D E L O S A N G E L E S

Cingapura queria tirar o ATP Finals de Londres, onde o torneio é realizado desde 2009. No entanto, nos últimos meses, o país asiático

perdeu força nos bastidores e deve ser derrotado pela italiana Turim.

A informação é do jornal Daily Telegraph. De acordo com a publi-

cação, ainda não há confirmação por parte da ATP, mas as chances da Itália

passar a receber o torneio aumenta-ram substancialmente. Tóquio e Man-

chester também buscam o evento.

TURIM ( ITA ) "ULTRAPASSA"

C INGAPURA E DEVE RECEBER

O ATP F INALS

POR REDAÇÃO

David Moura, judoca que é o atual número 3 do mundo na categoria peso-pesado, é o novo reforço da plataforma de esportes da BV, marca de varejo do Banco Votorantim. Natural de Cuiabá (MT), David se prepara para conseguir a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 e é uma das grandes esperanças do país para trazer uma medalha.

O judoca atuará como embaixador da futura unidade do Instituto Reação na capital mato-grossense, a primeira do projeto liderado pelo medalhista olímpico Flávio Canto fora do Rio de Janeiro. A expansão do Reação também conta com o apoio da BV, que tem como objetivo desenvolver crianças e adolescentes por meio do esporte e da educação.

"David é um dos maiores atletas do judô brasileiro e já tem um trabalho importante com as crianças em Cuiabá. Estamos muito felizes em celebrar sua chegada na plataforma de es-portes da BV. Além de apoiá-lo em suas próximas conquistas no judô, estaremos juntos na expansão do Instituto Reação para a sua cidade", disse em nota à imprensa Gabriel Ferrei-ra, diretor executivo do Banco Votorantim.

Atualmente, o Instituto Reação é uma das entidades apoia-das pela BV e atende 1.600 crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos em nove polos no Rio de Janeiro. A unidade de Cuiabá (MT), que será liderada por David Moura, é a primeira fora da capital fluminense.

Além do Instituto Reação, a plataforma de esportes da BV apoia outros cinco projetos de atletas e ex-atletas.

Page 5: NÚMERO DO DIA 17,3 para o Ajax nas quartas de final da ... · 17,3 para o Ajax nas quartas de final da Liga dos Campeões. % O F E R ... das de rua no estado americano da Califórnia.

POR ERICH BETING

Os árbitros estão em evidência como propriedade comercial no futebol brasileiro. E, com exposição em alta, federações têm buscado um recur-so mais comum entre os clubes: os aportes pontuais. Foi essa a estraté-

gia usada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para a final do Estadual do Rio, entre Flamengo e Vasco, no próximo domingo (21).

Para a partida decisiva do torneio, a Ferj fechou acordos pontuais com a segu-radora Assure e a marca de moda feminina Enjoy. Ambas estarão nas mangas dos árbitros de jogo. A entidade ainda deve fechar com uma terceira empresa, já que existem negociações para um aporte no peito da camisa dos juízes.

A Ferj ainda tenta, mas sem algo encaminhado por ora, a propriedade mais nova deste início de ano: o VAR. O sistema de vídeo da arbitragem tem tido patrocínio exclusivo em outros torneios. No Campeonato Paulista, por exemplo, a Sky man-tém a propriedade. No ano passado, a TCL fechou com o espaço para a Copa do Brasil. E a marca já acertou também para ter o aporte na Copa América deste ano.

Mesmo sem ter algo específico para o VAR, a nova ferramenta tem valorizado a arbitragem como meio de exposição. Isso porque as câmeras de televisão focam no árbitro em momentos-chave da partida, ao olhar a tela em campo (foto) ou mesmo ao colocar o dedo no ouvido para esperar a decisão dos auxiliares.

Caso a Ferj acerte com uma marca para o peito da camisa, os árbitros do Rio terão três empresas no uniforme, além da fornecedora de material esportivo. É o que acontece atualmente em São Paulo, com a AOC nas costas, a Odontocom-pany no peito e a Sky nas mangas, além do patrocínio específico ao VAR.

Com pontuais, Rio reforça peso de árbitro

5

POR WAGNER GIANNELLA