NÚMERO DO DIA 540 verba para o clube espanhol investir em ...O projeto é fazer com que a em-presa...

5
O estádio do Mineirão tem tentado cada vez mais deixar de ser uma arena multiuso para se transformar num espaço de uso misto. Nos próximos meses, o estádio deverá inaugurar cursos de pós-graduação para serem ofertados dentro do espaço, ampliando o projeto que começou com o Minas em Cena Hall, área que abriga eventos sociais, corporativos e pequenos shows. "Hoje somos uma grande arena multiuso, mas estamos também buscando negó- cios paralelos e perenes que ocupem os espaços do nosso estádio durante toda a semana. O primeiro negócio foi a abertura do Minas em Cena Hall, um espa- ço para eventos independente, com gestão própria, que atende ao mercado de eventos sociais e corporativos e shows para até 3.500 pessoas. Vamos lançar agora O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO DO POR ERICH BETING Mineirão lançará cursos de pós-graduação 1 NÚMERO DO DIA EDIÇÃO 1284 - QUARTA-FEIRA, 10 / JULHO / 2019 de euros o Conselho Deliberativo do Real Madrid aprovou como verba para o clube espanhol investir em contratações neste ano 540 mi O FE R E C I M E N T O

Transcript of NÚMERO DO DIA 540 verba para o clube espanhol investir em ...O projeto é fazer com que a em-presa...

Page 1: NÚMERO DO DIA 540 verba para o clube espanhol investir em ...O projeto é fazer com que a em-presa invista na tecnologia da refor-ma do estádio Santiago Bernabéu, que promete ter

O estádio do Mineirão tem tentado cada vez mais deixar de ser uma arena multiuso para se transformar num espaço de uso misto. Nos próximos meses, o estádio deverá inaugurar cursos de pós-graduação para serem

ofertados dentro do espaço, ampliando o projeto que começou com o Minas em Cena Hall, área que abriga eventos sociais, corporativos e pequenos shows.

"Hoje somos uma grande arena multiuso, mas estamos também buscando negó-cios paralelos e perenes que ocupem os espaços do nosso estádio durante toda a semana. O primeiro negócio foi a abertura do Minas em Cena Hall, um espa-ço para eventos independente, com gestão própria, que atende ao mercado de eventos sociais e corporativos e shows para até 3.500 pessoas. Vamos lançar agora

O B O L E T I M D O M A R K E T I N G E S P O R T I V O

DO

POR ERICH BETING

Mineirão lançará cursos de pós-graduação

1

N Ú M E R O D O D I A EDIÇÃO 1284 - QUARTA-FEIRA, 10 / JULHO / 2019

de euros o Conselho Deliberativo do Real Madrid aprovou como verba para o clube espanhol investir em contratações neste ano540mi

O

F E R E C I M E NT

O

Page 2: NÚMERO DO DIA 540 verba para o clube espanhol investir em ...O projeto é fazer com que a em-presa invista na tecnologia da refor-ma do estádio Santiago Bernabéu, que promete ter

uma série de cursos de pós-graduação que utilizarão os espaços de forma rotineira durante todo o ano. Os cursos serão voltados para profissionais e estudantes que querem aprender na prática", disse Samuel Lloyd, diretor comercial do Mineirão.

O projeto é dar ainda mais uso para o estádio não depender unicamente da receita do futebol. Em 2018, o Mineirão chegou a abrigar quase um evento por dia, passando da marca de 250 eventos realizados ao longo de uma temporada. Com uma maior utilização do Minas em Cena Hall e o lançamento desses cursos, a tendência é de que o espaço passe a ter utilização praticamente diária o ano todo.

O objetivo dos gestores do Mineirão é fazer com que, já a partir do próximo ano, seja cada vez mais recorrente o uso do estádio não apenas para jogos e grandes shows, mas também para eventos de menor porte simultaneamente a eles.

Nesta semana esse conceito multiuso já será colocado à prova. Enquanto o Mi-nas em Cena Hall abriga uma feira de calçados e acessórios, nesta quinta-feira o Mineirão recebe o primeiro jogo das quartas de final da Copa Continental do Bra-sil, entre Cruzeiro e Atlético-MG. O clássico já está com os ingressos esgotados.

Para conseguir realizar os eventos paralelos, o Mineirão terceirizou a gestão des-ses espaços. O Minas em Cena Hall, por exemplo, é gerenciado pelos empresários Edgar Bessa e William Leonel, que são proprietários da revista de colunismo social "Minas em Cena", o que facilita a realização de eventos de pequeno porte.

O Mineirão é gerenciado a partir de uma Parceria Público-Privada. A Minas Are-na foi a empresa responsável por executar a reforma do estádio para a Copa do Mundo e, atualmente, é quem gerencia o dia-a-dia do espaço.

P O R M A R A C A N Ã C H E I O , F L U M I N E N S E L A N Ç A P R O M O Ç Ã O

PA L M E I R A S C R I A C A M PA N H A PA R A A R R E C A D A R R O U PA S

O Fluminense é mais um clube a recorrer a um pacote promocional de ingressos para ampliar a presença de público em seus jogos. O departamen-to de marketing do clube lançou um pacote que é válido para os próximos cinco jogos do Tricolor em casa.

As partidas contra Ceará (15/07), São Paulo (27/07), Peñarol (30/07), Inter (03/08) e CSA (18/08) poderão ser compradas ao custo total de R$ 150 para o setor sul, que geralmente já posseum valores mais baixos.

A promoção já é reflexo do novo acordo de gestão compartilhada do Maracanã com o Flamengo, que re-duziu os custos fixos de manutenção.

O Palmeiras iniciará na partida contra o Internacional pela Copa do Brasil uma ação denominada "Campanha do Agasalho 2019", que tem por objetivo estimular o seu torcedor a doar roupas de frio e ajudar o próximo.

Quem tiver peças de roupas para doação e for ao Al-lianz Parque poderá deposita-lás em urnas especiais que estarão localizadas em diversos pontos do estádio, sendo que os itens recolhidos pelo Verdão serão blusas, jaqu-etas, toucas, luvas e calçados, incluindo chuteiras.

Page 3: NÚMERO DO DIA 540 verba para o clube espanhol investir em ...O projeto é fazer com que a em-presa invista na tecnologia da refor-ma do estádio Santiago Bernabéu, que promete ter

O P I N I Ã O

Esporte precisa expulsar os políticos

Pela segunda vez em poucos meses, a presença de um político teve mais espaço do que o necessário em um evento esportivo. Como sempre, a figura é controversa. Outra certeza é que ela estará fora do contexto, sem

ter nenhuma relação com o esporte praticado ou com a equipe vencedora. Para a competição, sobra apenas um problema de imagem, totalmente dispensável.

Na Copa América, foi Jair Bolsonaro quem resolveu aparecer. Inspirado no po-pulismo dos generais do período militar, sempre exaltado pelo político, o presidente da república achou razoável entrar em campo e levantar a taça para o povo.

O que sobrou foi a imagem da recusa do técnico Tite em se associar a um polí-tico, além das mais diversas notícias sobre vaias da torcida e palavrões impublicáveis. Foi o mesmo constrangimento vivido por Dilma Rousseff durante os megaeventos

no país, com a diferença que, com pouco tempo no poder, Bolsonaro permanece com alguns apoiadores na multidão, ainda otimistas com o Governo.

Em abril, uma cena parecida aconte-ceu no Campeonato Paulista. No torneio estadual, houve a presença de um senador em campo. E, muito pior, um deputado estadual chegou a erguer a taça de cam-peão junto com o capitão do time ven-cedor. Foi o ápice da picaretagem de um político tentando surfar na onda de um

evento esportivo. E o que o próprio evento ganha com esse show de horror? Nada.Vale a ressalva, claro, da diferença entre a presença do político e a presença da

política no esporte. Demonstrações de engajamento político são sempre bem-vindas. Algumas das jogadoras da seleção dos Estados Unidos deram exemplo disso após o título da Copa do Mundo. A capitã Megan Rapinoe é uma ativista pela igualdade de gênero e pelos direitos LGBT. Democraticamente, ela usou a visibilidade do Mundial para levantar suas bandeiras. Suas atitudes e declarações, por sinal, não levaram a Casa Branca ao campo. Ao contrário, Donald Trump se mostrou publicamente incomo-dado com a atleta, o que só deixa claro como as questões levantadas são importantes.

A manifestação política e a manifestação partidária são atos distintos no jogo de-mocrático. No esporte, o primeiro é válido por ser um direito de expressão em países livres, como o Brasil. O segundo, por outro lado, cria um desequilíbrio nesse jogo. Ao usar o futebol como palanque, Bolsonaro e Cia se associam a algo que não é deles. A iniciativa se torna, por tanto, bastante desonesta com o público.

Políticos fazem do esporte palanque,

mas torneios apenas têm a perder com

a associação indevida com a classe

POR DUDA LOPES

diretor de novos negócios da Máquina do Esporte

Page 4: NÚMERO DO DIA 540 verba para o clube espanhol investir em ...O projeto é fazer com que a em-presa invista na tecnologia da refor-ma do estádio Santiago Bernabéu, que promete ter

Em protesto, grupo cria Tour de

France paralelo

O Real Madrid voltou a ter um acordo de patrocínio com a Tele-fónica, que passará a ser a parceira de integração tecnológica do clube.

O projeto é fazer com que a em-presa invista na tecnologia da refor-ma do estádio Santiago Bernabéu, que promete ter um teto retrátil, placar em 360° e uma estrutura que permita fazer projeções em toda a superfície externa do estádio.

"Começamos um caminho mui-to entusiasmante para os próximos anos, com duas grandes empresas que vão trabalhar juntas para en-frentar e aproveitar oportunidades proporcionadas pela mudança tec-nológica", disse em nota Emilio Gayo, CEO da Telefónica Espanha.

R E A L M A D R I D FA Z N O V O A C O R D O C O M T E L E F Ó N I C A PA R A E S TÁ D I O

O Tottenham lançou duas lojas de e-commerce na China, que serão ad-

ministradas pelo site de vendas chinês Tmall e pelo aplicativo de conversas instantâneas Wechat, o equivalente

chinês ao aplicativo WhatsApp.A ação reforça o crescimento do

Tottenham na China. No último ano, o clube lançou conta no Weibo, espé-cie de Twitter chinês, onde tem mais

de 2 milhões de fãs. Além disso, foi o primeiro clube inglês a criar um perfil

na plataforma de vídeos Douyin.

COM LOJAS , TOTTENHAM

SE APROXIMA A INDA MAIS

DOS CHINESES

POR REDAÇÃO

No último dia 5 de julho, em Bruxelas, um grupo de 23 mu-lheres subiu em suas bicicletas e iniciou um giro por estradas europeias que as levarão até Paris, num sábado, dia 27. Pelo quinto ano seguido, as integrantes do grupo "Dê às mulhe-res uma bicicleta" percorrem, um dia antes da etapa oficial, o trajeto do Tour de France, maior prova ciclística do mundo.

Neste ano, as 13 mulheres que formam o grupo ativista francês ganharam a companhia de outras dez ciclistas, da InternationElles. A adesão é vista como mais uma vitória das atletas, que pedem à União Internacional de Ciclismo maior pressão sobre a Amaury Sports Organization (ASO), gestora do Tour de France, para que volte a ser organizada a compe-tição feminina, que já foi realizada entre 1984 e 1989.

Atualmente, a ASO realiza apenas uma corrida para as mu-lheres. A UCI já pediu para ampliar a prova para pelo menos dez etapas, mas até agora a empresa diz ser inviável fazer isso durante o Tour de France. Assim, as mulheres rodam o mesmo percurso da prova famosa, um dia antes dos homens, como forma de mostrar que possuem capacidade para isso.

"Nós não seremos agressivas, faremos isso (o protesto) cal-ma e pacificamente. Nós não queremos que seja feito em pa-ralelo um Tour de France para as mulheres, só queremos uma prova equivalente para nós. Se for com uma nova companhia ou com novos patrocinadores, tudo bem", disse à BBC a bri-tânica Louise Gibson, que faz parte do InternationElles.

Até agora, só o Giro D'Italia tem uma prova para mulheres.

Page 5: NÚMERO DO DIA 540 verba para o clube espanhol investir em ...O projeto é fazer com que a em-presa invista na tecnologia da refor-ma do estádio Santiago Bernabéu, que promete ter

POR ERICH BETING

Nesta quarta-feira, a NBA inicia em São Paulo o I NBA Basketball School Camp. Durante três dias, estudantes entre 6 e 18 anos das escolas que são licenciadas pela liga de basquete americana terão aulas com pro-

fessores credenciados pela entidade. Enquanto isso, a 100km dali, na cidade de Vargem, cerca de 50 jovens entre 6 e 17 anos têm aulas de skate com o campeão Sandro Dias, o Mineirinho. Na semana passada, Taubaté (SP) já havia recebido a segunda edição do Pro Sports Volleyball Camp, voltado para atletas e técnicos.

A proliferação dos acampamentos de férias temáticos esportivos se transformou na nova aposta do esporte para faturar com o interesse de crianças e adolescentes em aprender com os ídolos. Com as férias escolares, as modalidades apostam na exploração de um mercado que, até pouco tempo atrás, era restrito ao futebol.

Marcelinho Machado, ex-Flamengo, Alex Garcia, do Bauru, e o especialista em formação de atletas americano Jeff Christensen participarão da programação da NBA. Já Mineirinho é o mentor principal do projeto do skate. No vôlei, diversos atletas e ex-atletas estiveram presentes, entre eles o cubano naturalizado brasilei-ro Yoandy Leal, que saiu da disputa da Liga das Nações em Brasília para o camp.

O esporte mais popular do país tem, há alguns anos, apostado no formato de escolas de ensino com professores de clubes estrangeiros ou ídolos do passado. O negócio se sofisticou de tal forma que, atualmente, tem sido explorado pelo seg-mento hoteleiro. Zico, por exemplo, se associou ao Club Med de Mogi das Cruzes (SP) para oferecer uma semana de ensino de futebol a hóspedes. No próximo final de semana o Villa Rossa, em São Roque (SP), se transforma no Resort do Palmeiras.

Esporte fatura com acampamento de férias

5

POR ERICH BETING