nº 11 I semestre 2014 CONTINUA A MISSÃO I · foi a mensagem do redator da Revista Audácia,...

4
nº 11 * I semestre 2014 * publicação semestral * distribuição gratuita boletim das É ISTO SER ESTRELA: estar constantemente em Missão! Fizemos cinco anos em Janei- ro, e 23 elementos reassumi- ram o seu compromisso. PARABÉNS! E ânimo missio- nário! O mundo, e a Igreja em parcular, precisam de vocês!”, foi a mensagem do redator da Revista Audácia, Fernando Fé- lix. DO BRASIL, diz–nos Crisa- ne Rover Parabéns as estre- las missionárias pela missão, abraços da IAM Santa PaulinaCOMO É IMPORTANTE e lin- da a missão com que se com- prometeram! Só quem tem um coração amoroso e dispo- nível como o vosso abraça esta aventura. PEREGRINAÇÃO: ser Estrela é também estar sempre a ca- minho. Como a Ida à Srª da Ri- beira que vêmos na fotografia (12 de Abril), “um dia cheio de emoções e apesar de cansa- va, uma experiência que vale sempre a pena reper.” (Patrí- cia). A MISSÃO CONTINUA! E é Je- sus quem vai ao nosso lado! A MISSÃO CONTINUA As Estrelas não param: reuniões, orações, peregrinações, visitas aos avós... mais ideias? :) I * ADOPTEI UM AVÔ!” pag.2 e 3 “ENCONTRO COM OS PAIS” pag.3

Transcript of nº 11 I semestre 2014 CONTINUA A MISSÃO I · foi a mensagem do redator da Revista Audácia,...

Page 1: nº 11 I semestre 2014 CONTINUA A MISSÃO I · foi a mensagem do redator da Revista Audácia, Fernando Fé-lix. ... mos várias equipas que adota-ram uma pessoa de mais idade para

nº 11 * I semestre 2014 * publicação semestral * distribuição gratuita

boletim das

É ISTO SER ESTRELA: estar constantemente em Missão! Fizemos cinco anos em Janei-ro, e 23 elementos reassumi-ram o seu compromisso.

“PARABÉNS! E ânimo missio-nário! O mundo, e a Igreja em particular, precisam de vocês!”, foi a mensagem do redator da Revista Audácia, Fernando Fé-lix.

DO BRASIL, diz–nos Cristia-ne Rover “Parabéns as estre-las missionárias pela missão, abraços da IAM Santa Paulina”

COMO É IMPORTANTE e lin-

da a missão com que se com-prometeram! Só quem tem um coração amoroso e dispo-nível como o vosso abraça esta aventura.

PEREGRINAÇÃO: ser Estrela é também estar sempre a ca-minho. Como a Ida à Srª da Ri-beira que vêmos na fotografia (12 de Abril), “um dia cheio de emoções e apesar de cansati-va, uma experiência que vale sempre a pena repetir.” (Patrí-cia).

A MISSÃO CONTINUA! E é Je-sus quem vai ao nosso lado!

A MISSÃOCONTINUA

As Estrelas não param: reuniões, orações, peregrinações, visitas aos avós... mais ideias? :)

I*

ADOPTEI UM

AVÔ!” pag.2 e 3

“ENCONTRO COM

OS PAIS” pag.3

Page 2: nº 11 I semestre 2014 CONTINUA A MISSÃO I · foi a mensagem do redator da Revista Audácia, Fernando Fé-lix. ... mos várias equipas que adota-ram uma pessoa de mais idade para

JÁ COMEÇOU A GRANDE aventura que é o projeto “Ado-tar Avós”. O que é isto? Forma-mos várias equipas que adota-ram uma pessoa de mais idade para lhe levar carinho, atenção e o seu entusiasmo natural.

“É MUITO BOM ver a reação dos doentes visitados e apren-demos sempre!”, diz-nos o Fá-bio. Realmente é uma gran-de satisfação ver a alegria e a emoção das pessoas visitadas!

QUEM SÃO ESTES AVÓS feli-

“ADOTEI “UM AVÔ!” Um encontro de gerações

AVÓ CILINHA

“Em visita à nossa querida avó Cilinha, com uma neta nova, Joana”, ofereceu-se uma flor e, animou-se com a viola e cânti-cos não só a avó Cilinha como os restantes utentes do lar!

AVÔ FILIPE CAMPELO

“Bom momento de conversa, levou-se e trouxemos alegria. Foi um momento especial.”

AVÓ CECÍLIA

“A nossa avó ficou “contente por ver tantas caras bonitas” e entre todos conversamos so-bre muitas histórias antigas, com bailes e desfolhadas à mistura!”

AVÓ MARIA CAMPELO

“Contou-se muitas histórias. A nossa avó ficou muito satisfei-ta com a nossa visita e deu-nos abraços e beijinhos emociona-dos.”

AVÓ FERNANDA

“Falámos e muito! Muitas his-tórias antigas e muitas gar-galhadas pelo meio! No final demos uma vela para rezar a Nossa Senhora. Foi uma visita muito animada!”

AVÓ NOÉMIA

“Hoje foi dia de visitar a sim-pática D. Noémia! Muitos sor-risos, muita boa-disposição, uma boa oração e sobretudo um momento muito bem pas-sado. Obrigado D. Noémia! Daqui a um mês estamos aí de novo!”

zardos que de uma hora para a outra ficaram cheios de ne-tos? Vamos apresentá-los!

AVÓ HELENA

“Hoje fomos visitar a D. Hele-na. Uma simpatia, com mui-tas histórias para contar! Até nos ensinou uma oração para quando entramos na Igreja: “Por esta porta vou entran-do, água benta vou tomando, meus pecados ficai aqui que eu vou ver a Nossa Senhora que há muito que a não vi”.

2 Boletim das estrelas missionárias

Page 3: nº 11 I semestre 2014 CONTINUA A MISSÃO I · foi a mensagem do redator da Revista Audácia, Fernando Fé-lix. ... mos várias equipas que adota-ram uma pessoa de mais idade para

COMEÇOU A CHOVER! Mas isso não nos impediu de ir can-tar as janeiras noutro dia!

“LÁ FOMOS pelas ruas do Pi-nheiro, onde grande parte dos nossos elementos aderiu a esta iniciativa. Como sempre, foi uma grande experiência, única e divertida”, diz-nos a Cris. As pessoas foram generosas e an-gariamos 130,85€! Este ano, o valor é para apoiar projectos de ajuda a crianças de África (Chade, Guiné, Sudão e Togo).

O CANTO É DAS ESTRELASDe novo a (en)Cantar nas Janeiras

ENCONTRO COM PAISEstrelas e Pais na mesma reunião

FOMOS VISITAR, por fim, as pessoas do lar e cantar para elas. E elas agradeceram e aplaudiram!______________OBRIGADO A TODOS os ele-

FOI MUITO INTERESSANTE receber os pais das Estrelas. Quisemos mostrar o que já fi-zemos e os planos futuros. A reunião acabou por ser muito divertida, bem ao estilo das Es-trelas Missionárias!

mentos das Estrelas que canta-ram e encantaram as pessoas com a sua alegria e vozes afi-nadinhas! Pelo menos demos o nosso melhor! :)

ATÉ NOS DEU A IMPRESSÃO que os pais se entusiasmaram mais nos jogos que os próprios filhos!! Também tivemos um momento de oração, especial, e que recordou a importância de rezar em família.

Boletim das estrelas missionárias 3

AVÓ MADALENA

“E sempre uma grande emo-ção poder sentir o carinho com que somos recebidos e poder corresponder da mes-ma forma.”

AVÔ MÁRIO

“Correu bem!” até porque já conheciam este “avô”. Mas há sempre coisas novas para aprender!

“SÃO PEQUENOS MOMENTOS

de experiências, histórias e

tudo mais que se possa des-frutar de uma partilha entre “avós” e “netos”. É uma gran-de alegria saber que o pouco

que temos para oferecer é o suficiente para tornar alguém mais feliz e mais “vivo”, diz--nos a Patrícia Fonseca.

Page 4: nº 11 I semestre 2014 CONTINUA A MISSÃO I · foi a mensagem do redator da Revista Audácia, Fernando Fé-lix. ... mos várias equipas que adota-ram uma pessoa de mais idade para

:4 Boletim das estrelas missionárias

NO DIA DE MARIA, a 13 de Maio, as Estrelas Missionárias rezaram o Terço Missionário para que Jesus, por interces-são de Maria, abençoe e pro-teja todos os que trabalham nas missões e para que inspire a nossa Igreja para que se tor-ne cada vez mais missionária.

Oração a Maria(o nosso compromisso diário:

uma Avé Maria por dia.)

AVÉ MARIA,

Cheia de Graça, o Senhor é

Convosco! Bendita Sois Vós en-

tre as Mulheres, e Bendito é o

Fruto do Vosso ventre Jesus,

SANTA MARIA,

Mãe de Deus, rogai por nós,

pecadores, agora e na Hora da

nossa Morte. Amén

HISTÓRIAS

de vida

«TENHO DUAS CAIXAS, na minha vida, que Deus me deu.

-PARA QUÊ?- perguntei-Lhe.

- Meu filho, coloca as tuas tris-tezas na caixa escura e as ale-grias na caixa dourada.

E ASSIM, atendi às Suas pala-vras. Mas!...

Notei que a caixa dourada es-tava a ficar cada vez mais pe-sada... a escura, leve como se estivesse vazia!

FIQUEI CURIOSO! Abri as caixas e qual o meu espanto quando ao abrir a caixa escura vi um buraco de onde saiam as tristezas!!! Perguntei-Lhe:

- SE UMA NADA GUARDA... então, porque me deste duas caixas?

Deus sorriu e respondeu-me gentilmente:

- MEU FILHO, a dourada é para tu guardares as bênçãos; a escura é para tu aprenderes a não guardar as coisas más.

ASSIM DEVE SER A VIDA. Guarda bem o amor e deita fora as tristezas e ingratidões. A vida é curta para perder tempo com o que não vale a pena! In Almanaque Boa Nova 2013

Descobre as palavras: CRER, CONFIANÇA, DEUS, JUSTIÇA, VIDA, AJUDA, FELICIDADE, AMOR

PORQUE A ORAÇÃO é o que faz a diferença!

VAMOS REZAR?

REZAR PELOS CONTINENTESEM juntas em oração

SIM, SOU ESTRELA!23 elementos renovaram compromisso

HÁ 5 ANOS ATRÁS, um grupo de crianças e adolescentes cri-ou um grupo chamado “Estre-las Missionárias”.

PELO QUINTO ANO con-secutivo, 23 elementos foram chamados pelo nome e reno-

varam o seu compromisso perante a comunidade: rezar, fazer pequenas renúncias e promover gestos de solidarie-dade em favor dos mais desfa-vorecidos.COMO FAZIA JESUS!