nº 14 .:. Junho de 2018 - fecap.br · este ser executado na máquina fazendo exatamente o que eu...

12
nº 14 .:. Junho de 2018 Pág.09 Pág.10 Pág.07 DIA DAS MÃES SEMANA DO MEIO AMBIENTE MAIS DE UM SÉCULO DE TRADIÇÃO, INOVAÇÃO, CONHECIMENTO, DEDICAÇÃO, MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR E ESPAÇO PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS. O EVENTO CONTOU COM DIVERSAS ATRAÇÕES QUE DIVERTIRAM MÃES E FILHOS. NESTE EVENTO, DIVERSAS PALESTRAS PROPORCIONARAM EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO SOBRE A SAÚDE DA NATUREZA AOS NOSSOS ALUNOS.

Transcript of nº 14 .:. Junho de 2018 - fecap.br · este ser executado na máquina fazendo exatamente o que eu...

nº 14 .:. Junho de 2018

Pág.09Pág.10

Pág.07

DIA DAS MÃESSEMANA DO MEIO AMBIENTE

MAIS DE UMSÉCULO DE TRADIÇÃO, INOVAÇÃO, CONHECIMENTO, DEDICAÇÃO, MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR E ESPAÇO PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS.

O EVENTO CONTOU COM DIVERSAS ATRAÇÕES QUE DIVERTIRAM MÃES E FILHOS.

NESTE EVENTO, DIVERSAS PALESTRAS PROPORCIONARAM EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO SOBRE A SAÚDE DA NATUREZA AOS NOSSOS ALUNOS.

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Caros leitores,

Estamos encerrando o 116º ano letivo do Colégio FECAP. A escola nasceu e se mantém fiel a sua missão original de formar qualificada mão de obra técnica. Embora a realidade atual seja bem diferente da que era, no século passado, não permitindo, por exemplo, que menores de 16 anos

de idade trabalhem, salvo na condição de aprendiz; ainda há muitos estudantes que encontram na aprendizagem técnica uma oportunidade para iniciarem os estudos numa área de formação alinhada aos seus interesses e características pessoais.

Nesta edição comemorativa da revista do Colégio FECAP, temos várias matérias relacionadas à formação técnica e profissional. São os casos das “Eternas Alunas” que passaram pelo colégio e guardam orgulhosamente boas memórias que compartilham nestas páginas. Além disso, o destaque dado para alguns dos nossos professores que fazem a diferença na escola e que hoje representam a qualidade acadêmica que sempre caracterizou a escola de comércio desde a sua fundação.

A preocupação e interesse do Colégio, porém, não são apenas com os alunos que fazem um dos nove cursos técnicos

oferecidos, mas também com aqueles que fazem o curso pleno, com programa exclusivamente acadêmico. Assim, entendemos que todos os nossos alunos são jovens que, ao completarem a sua formação profissional e acadêmica, atuarão no mercado de trabalho. Por esse motivo, como em todos os anos, realizamos, em maio, a Semana de Orientação Profissional, que contou com a presença de vários convidados os quais compartilharam com os alunos as tendências e desafios nas mais diferentes áreas profissionais. Além dessa ação pontual, neste ano, estamos oferecendo um curso livre de orientação profissional para os nossos alunos que ainda não têm clareza sobre a carreira que pretendem seguir.

Complementando todas essas atividades que demonstram a preocupação com o projeto profissional dos discentes, publicamos as visitas técnicas que foram realizadas, neste semestre, que está se encerrando. Os alunos estiveram na TV Brasil, na rua Santa Ifigênia, foram à Fábrica de Criatividade, entre várias outras.

Além desses destaques, nas páginas a seguir, há várias outras atividades que foram desenvolvidas e que representam fidedignamente que a vitalidade do Colégio, aos seus 116 anos, conserva-se muito bem e tende a melhorar cada vez mais. Enfim, a cada página desta edição, o sentimento alvarista é uma constante.

Desejo a você uma excelente e emocionante leitura!

Prof. Dr. Marcelo Krokoscz - Diretor.

Expediente: Colégio FECAP – Uma publicação informativa do Colégio FECAP. N°14 – Junho de 2018. Distribuição Gratuita. Presidente Honorário e Vice-presidente do Conselho de Curadores: Silvio Álvares Penteado Neto. Presidente do Conselho de Curadores: Shigeaki Ueki. Membros do Conselho de Curadores: Abram Abe Szajman; Antônio Delfim Netto; Fabio Penteado de Ulhôa Rodrigues; Mauro de Salles Aguiar; Regina Célia Esteves de Siqueira; Roberto Rodrigues; Jésus de Lisboa Gomes; Kazuo Watanabe. Membros do Conselho Fiscal: Sergio Pardo de Mello; Wagner Mar; Walter Arnaldo Andreoli. Reitor: Edison Simoni. Vice-reitor: Taiguara Langrafe. Diretor: Marcelo Krokoscz. Consultora Educacional: Gilda Portugal Gouvêa. Colaboradora Editorial: Bianca Soares Ramos. Projeto Gráfico e Editoração: Prof.ª Marina Moreira Medeiros; Aline Yumi; Beatriz Debs; Daniela Alves; Gabriela D’Avila; Gabriela Lázaro; Giovanna Rodrigues; Igor Futita; Isabelle Aradzenka; Júlia Okano; Maria Beatrice Giannoni; Matheus Lima; Pedro Castro; Sofia Lima; Yasmin Barcelos. Fotos: Julia Okano; arquivo do Colégio FECAP; Renato Souza; Curso Livre de Fotografia. Revisão final: Janaína Barros.

SEMANA DA

SAÚDENos dias 28, 29 e 30 de maio, o Colégio FECAP reuniu uma série de palestras e oficinas direcionadas a pais e alunos relacionadas a temas que envolvem saúde tanto física quanto psíquica.

Adolescência, sexualidade e drogas foram alguns dos assuntos tratados ao longo das nove palestras que levaram os alunos a compreenderem melhor a si mesmos e aprenderem mais sobre seus corpos e a como lidar com sua mente. O evento contou com palestrantes especializados na área e com a presença de muitos alunos interessados.

// POR JÚLIA OKANO & GIOVANNA RODRIGUES

2 //www.fecap.br/colegiofecap

SUMÁRIO04 | FALA, PROFESSOR!

05 | CASES FECAP

06 |

07 | CAPA »FECAP comemora 116 anos

09 |

10 |

» A Evolução de NotasCURSO LIVRE »Teatro

CAMPEONATO DE CUBO MÁGICO 11 |

08 | » A busca pela Carreira Ideal» Novo Estúdio de Fotografia

» Dia das Mães

» Semana do Meio Ambiente

11 | VISITAS TÉCNICAS

5º SUPER

OFF// POR ALINE YUMI & GABRIELA D’AVILA

Os alunos de Áudio e Vídeo estão participando do 5.º Super Off no Centro Cultural de São Paulo. Todos os professores de Produção de Áudio e Vídeo colaboraram nessa jornada. As disciplinas envolvidas diretamente foram Roteiro, Produção, Câmera e Edição.

A categoria na qual os estudantes se inscreveram foi o Filme Super 8 – Tomada Única, reservada a grupos de estudantes de Audiovisual, que desejam representar suas instituições de ensino. Os alunos produziram um filme com o tema Ocupações, elaboraram o roteiro e realizaram a filmagem. Um ponto importante foi que a partir da Sinopse do filme foi permitida a eles a participação

no Festival.

O Super OFF é realizado pelo Mundo em Foco, coletivo, que desde 2004,

atua na formação de jovens em áreas de grande vulnerabilidade social. No aniversário de dez anos do coletivo, em 2014, nasceu o Festival Super OFF dedicado à película Super 8, que desde sua primeira edição, tem como foco a

formação, produção, exibição de novos trabalhos, assim como o resgate da história e da preservação do formato. O diferencial nas exibições é a sonorização dos filmes ao vivo, somadas às performances simultâneas.

O número de escolas e faculdades inscritas foi recorde nesta edição.

“ “Foi uma experiência muito boa, foi marcante, levaremos para a vida toda.

Uma experiência única que tivemos com a escola e foi importante para o nosso

aprendizado.”» MARCELO FALCÃO,

ALUNO DE PRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO.

www.fecap.br/colegiofecap // 3

DE ONDE SURGIU SEU INTERESSE, O QUE TE DESPERTOU A VONTADE PARA TRABALHAR COM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE?Quando eu tinha 12 ou 13 anos, me interessei em fazer um curso livre de computação e tive grande apoio dos meus pais, era uma novidade na época, gostei bastante de poder comandar os computadores, ou seja, escrever um código e este ser executado na máquina fazendo exatamente o que eu “ensinava” para o computador, era tudo muito novo e logo me encantei. Um pouco depois, aos 14 anos, consegui meu primeiro emprego como digitador, em uma conhecida empresa de assistência médica. Como havia entrado no colégio técnico e já tinha três cursos de computação, logo fui transferido para o departamento de desenvolvimento de software. Lá, desenvolvi sistemas de controle e gestão, depois disso, foi fácil me apaixonar. Já na faculdade, abri uma consultoria de desenvolvimento de software e informatizei muitas outras empresas de diversos setores. TI é uma área muito promissora com muitas oportunidades de trabalhos e diversos segmentos de atuação que vão desde o desenvolvimento de software, passando por segurança,qualidade de software, infraestrutura, banco de dados,gestão de pessoas e projetos, engenharia de software,automação e muito mais.

O QUE VOCÊ DIRIA SER O DIFERENCIAL DOS CURSOS TÉCNICOS DE PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS E DE INFORMÁTICA NO COLÉGIO FECAP?Fico feliz por esta pergunta, pois atuo nos dois cursos e tenho muito carinho por ambos. Como estou no colégio FECAP desde 2003, observo que os conteúdos técnicos são atualizados e revistos, constantemente, sempre buscando alinhamento com o mercado de trabalho. Por exemplo, em ambos os cursos existe a disciplina mobile de Android, ou seja, na era da mobilidade é imprescindível uma disciplina desse tipo. Outro diferencial é a carga horária das disciplinas técnicas e de núcleo comum que

é bem completa, além do aluno ter disponível toda infraestrutura de hardware, software e laboratórios, incluindo aqui os novos laboratórios de robótica e o laboratório Apple, o PTI (projeto técnico interdisciplinar) é outro grande diferencial, pois os alunos criam seus projetos resolvendo problemas reais, no caso de informática são criadas soluções para empresas de mercado. Já ocorreram casos em que os “clientes”

ENTREVISTA

compraram dos alunos as soluções desenvolvidas, já no curso de jogos, os games desenvolvidos pelos alunos proporcionam uma experiência de game play que não deixa nada a dever para muitos lançamentos.

QUAIS COMPETÊNCIAS VOCÊ ACHA ESSENCIAIS PARA QUEM QUER DESENVOLVER GAMES OU PROGRAMAR?O skill de quem quer ser programador, independentemente se o desenvolvimento é para jogos, sistemas, aplicativos móveis ou soluções web é ter uma boa base de lógica, ter uma linguagem de programação como a linguagem principal, ou seja, ser muito bom nessa linguagem já é um primeiro e grande passo. Depois, ser capaz de aprender outras linguagens e tecnologias com grande rapidez, ter boa comunicação e foco nas entregas, tudo isso pensando como programador em geral, pois, sabemos que para desenvolvimentos de games, outras habilidades são necessárias, como conhecimento em arte 2D, modelagem 3D, áudio, animação entre outras, mas isso não é um problema, por se tratar de uma área multidisciplinar, podemos como desenvolvedores nos conectar com profissionais dessas outras áreas, é o que acontece quando preciso de imagens para desenvolvimento de aplicativos, sempre preciso da ajuda de um profissional para criação das imagens, fundo de tela etc, nessa hora, o que faço é contratar o serviço.

QUAL MENSAGEM DEIXA PARA OS ESTUDANTES?Para programação é necessário muito estudo, dedicação e atualização, aliás, essa última funciona para qualquer área, no entanto, para a área de TI, a atualização é muito importante, pois, com frequência, novas tecnologias são criadas, e para uma boa performance profissional, elas precisam ser compreendidas e praticadas. Networking é outro instrumento muito importante, é necessário participar de eventos, feiras, hackathon, game jam, enfim, saber quem são as pessoas do seu setor e o que elas estão fazendo. Sempre aprendemos com essas trocas de experiência, e claro que também é uma grande oportunidade de poder mostrar o que você faz.

FALA, PROFESSOR!AGESANDRO SCARPIONI

“TER PAIXÃO É A PRIMEIRA MENSAGEM,

FAÇA TUDO COM AMOR E DEDICAÇÃO,

DEPOIS DISSO, OS RESULTADOS

COMEÇARÃO A APARECER,

NATURALMENTE”

// POR DANELA ALVES & GIOVANNA RODRIGUES

Mestre em Engenharia Biomédica (UMC). Especialista em Engenharia de Software (USJT). Graduado em Processamento de Dados (UNIP), 27 anos de experiência em desenvolvimento de software e 23 anos de experiência em docência no ensino técnico e superior. No curso técnico da FECAP ministra as disciplinas de Lógica de programação, Ambientação de Jogos e Linguagem de programação III para os cursos de informática e jogos; na graduação ministra as aulas de Desenvolvimento Mobile iOS. Além disso, atua na área de gestão escolar como coordenador dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e do curso Tecnólogo em Jogos Digitais.

4 //www.fecap.br/colegiofecap

CASES FECAPENTREVISTA

CASES FECAPRITA DE CASSIA CAMPAGNOLI É O CASE DE SUCESSO DESTA EDIÇÃO.ELA FEZ TÉCNICO EM SECRETARIADO NO COLÉGIO, FORMOU-SE EM JORNALISMO E POSSUI MBA EM COMÉRCIO EXTERIOR. DEDICOU-SE TOTALMENTE AO COMÉRCIO INTERNACIONAL. HOJE, É DIRETORA EM UMA GRANDE EMPRESA DE COMÉRCIO EXTERIOR E PRESIDENTE CECIEX (CONSELHO BRASILEIRO DAS EMPRESAS COMERCIAIS IMPORTADORAS E EXPORTADORAS).

COMO SÓCIA DIRETORA DE UMA EMPRESA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL, CONTE UM POUCO SOBRE O QUE TE ENCANTOU NESTA

PROFISSÃO?Eu sempre fui movida a desafios e o comércio

internacional se apresentou como mais um a ser entendido e enfrentado. Me apaixonei pelo trabalho e continuo até hoje, inclusive, incentivando as PMEs a se prepararem para entrar nessa janela de oportunidades que é o comércio exterior. Conhecer culturas diferentes, participar desse mundo globalizado e em constante mudança também sempre me atraiu e contribuiu para que eu me desenvolvesse como profissional da área.

QUAL A MEMÓRIA MAIS MARCANTE DA ÉPOCA EM QUE ESTUDOU NO CURSO TÉCNICO DE SECRETARIADO DO COLÉGIO FECAP E QUE LEVA PARA A VIDA ATÉ HOJE?Acho que a FECAP, por meio dos meus professores, alguns também profissionais de diferentes segmentos, me mostrou o mundo empresarial. Despertaram a vontade de construir que eu já tinha comigo. Além disso, ter professores engajados fez toda a diferença. Lembro-me de que mal comecei e já me candidatei para estagiária da Caixa Econômica Federal e não parei mais.

QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES QUE UM PROFISSIONAL DA SUA ÁREA PRECISA ADQUIRIR? Creio que uma certa vocação e perfil são muito importantes, mas preparo é fundamental. Um bom profissional deve ter conhecimento técnico, dominar pelo menos o inglês, conhecer os mecanismos dos mercados internacionais e suas culturas, ser dinâmico e interessado em buscar alternativas e desenvolver negócios.

QUAL MENSAGEM OU DICA VOCÊ DARIA PARA O ALUNO QUE ESTÁ HOJE ESTUDANDO NO COLÉGIO FECAP E ALMEJA OBTER SUCESSO NA CARREIRA PROFISSIONAL?Conheça as suas aptidões, estude muito, leia muito, seja curioso, proativo e disponível para enfrentar os desafios que a carreira profissional sempre nos reserva.

“CONHECER CULTURAS DIFERENTES,

PARTICIPAR DESTE MUNDO GLOBALIZADO,

EM CONSTANTE MUDANÇA, SEMPRE ME

ATRAIU”

POR JÚLIA OKANO

www.fecap.br/colegiofecap // 5

Ao longo dos últimos meses, os alunos do Colégio FECAP obtiveram uma grande melhora em seu desempenho. Comparando as médias entre o primeiro trimestre do ano de 2017 e o primeiro trimestre de 2018, é possível notar que as médias se mantiveram as mesmas. Contudo, matérias como química e sociologia e, principalmente, matérias da área de ciências da natureza e matemática tiveram suas notas aumentadas. Além disso, o número de recuperações decaiu para 28%, uma porcentagem consideravelmente menor que a do ano anterior.

Neste ano, houve mudanças também no sistema de provas, que está em fase de adaptação e mudanças, para se adequar ao estilo de vida dos alunos. Agora, a semana de avaliação conta com duas provas por dia e a matéria está dividida entre PO1 e PO2, com o intuito de não sobrecarregar os estudantes.

O diretor do Colégio FECAP, Marcelo Krokoscz, reforça que o trabalho da equipe educativa e acadêmica da instituição busca a excelência; uma escola que funcione da melhor maneira possível, ação que depende de todo o corpo estudantil.

A EVOLUÇÃO DE NOTAS

NOVA FASE DO

CURSO LIVRE DE

TEATRO

A MÉDIA DE NOTAS DOS ALUNOS TEVE AUMENTO SIGNIFICATIVO EM COMPARAÇÃO AO ANO INTERIOR// POR JÚLIA OKANO & GIOVANNA RODRIGUES

// POR BEATRIZ DEBS & MARIA BEATRICE

“Queremos uma escola

que seja excelente

em todos os sentidos”

A FECAP iniciou, este ano, uma nova proposta de curso de teatro dirigida pelo professor de filosofia Helderson Mariani Pires. Confira agora todas as novidades dos principais pontos do curso.

A primeira grande novidade é a alteração de curso livre para um grupo de teatro que representa o Colégio. Nele, o

professor deseja oferecer aos alunos a oportunidade de se sentirem parte de um projeto que os envolvam com intelectualidade, valores e suas próprias

emoções. Além disso, o projeto envolve

um compromisso emocional com os alunos, pois os ajuda

não apenas na hora do curso, mas também

nos trabalhos feitos em sala de aula. De modo que, o curso de teatro é muito mais do que os espetáculos apresentados.

Para o docente, é por meio do teatro e de qualquer manifestação artística, que os alunos podem transformar o próximo e o mundo a sua volta, pois a liberdade está no exercício artístico, é como se fosse o alicerce de uma casa. É um espaço para a criatividade, no qual os alunos podem ser eles mesmos e não alguém uniformizado, como nas salas de aula.

Segundo a aluna, Érika Mizaias, o grupo mudou do ano passado para este ano. Antes, havia apenas duas horas de aula para ensaiar, agora, há quatro horas, que permitem ao aluno maior tempo de elaboração para os espetáculos e preparação para produzir uma cena com boa qualidade.

PROF. DR. MARCELO KROKOSCZ - DIRETOR

6 //www.fecap.br/colegiofecap

A semente que deu origem a tudo o que temos hoje foi o Ensino Técnico. No ano de 1902, diversas trajetórias começam a ser transformadas pela então Escola Prática de Comércio de São Paulo. Esta, hoje Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, comemorou seus 116 anos no último 2 de junho e celebrou, com programação especial, no último 9 de junho.

O evento teve várias histórias, atrações e cerimoniais repletos de sorrisos e lágrimas de nostalgia, como a homenagem in memoriam prestada ao eterno alvarista Antonio Suarez Viegas Guerreiro, que se formou técnico em contabilidade na turma de 1958 e bacharel em ciências econômicas, em 1962. Em seguida, a professora Eliza Fazan expôs a história da instituição em uma aula histórica para o público presente.

Outro momento emocionante foi a exibição do vídeo

“Eterna Alvarista”. Nele, Gezela Furtado Ogando,

MAIS DE UM SÉCULO DE TRADIÇÃO, INOVAÇÃO, CONHECIMENTO, DEDICAÇÃO, MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR E ESPAÇO PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS.

CAPA

de 98 anos, conta um pouco da sua emocionante trajetória na FECAP, na década de 30. Ao final da apresentação foi revelada sua presença no evento. Dona Gezela recebeu um certificado de “Eterna Alvarista” e uma carteirinha de ex-aluno.

A ocasião também foi escolhida para ser a reinauguração do Centro de Memória e para a revelação do novo nome do espaço: “Centro de Memória Alvarista”, escolhido por votação pela comunidade FECAP. O Centro ganhou um espaço maior, em uma das salas com pé direito duplo no Palácio do Comércio, no Largo São Francisco.

“Tínhamos um espaço mais acanhado ao lado do nosso auditório no mesmo Palácio, mas por conta da importância que a instituição enxerga em guardar nossa memória, foi resolvido que mudaríamos de lugar e ganharíamos mais espaço para nossas memórias. ” comenta Miriam Vale, Curadora do Acervo Histórico.

Ainda, segundo Miriam – “Isso aconteceu devido ao entendimento de que uma instituição de ensino é feita por gente: eu, você, todos os que nos precederam aqui na FECAP. Só existimos por conta de todos que passaram por esses corredores carregando desde o início um DNA comum, que nos une. É o nosso sangue verde alvarista que é composto do desejo por manter uma instituição que dê ensino de qualidade a todos que ousarem entrar por seus portões. Por conta disso, é importantíssimo conservar nossa memória pelos documentos, fotos, depoimentos e tudo mais o que couber no nosso centro de memória para que nunca esqueçamos de onde viemos e que sempre poderemos chegar mais longe pelo nosso desejo. ”

Em seu nascimento, a FECAP tinha como proposta a melhoria da sociedade da época. Valor este que, como apresentado em evento, é cultivado até os dias de hoje.

www.fecap.br/colegiofecap // 7

A BUSCA PELA CARREIRA IDEAL

Na semana do dia 21 a 25 de maio, ocorreu o Orienta FECAP - Semana de orientação

profissional - um evento organizado pelo orientador educacional Luís Ribeiro, que teve como objetivo ajudar os alunos na decisão de carreira e ingresso no mercado de trabalho.

Diferentemente do ano passado, em cada dia do evento havia palestras com pelo menos três profissionais da mesma área, para que houvesse detalhes sobre as profissões e mais precisão ao compararem atividades parecidas.

Durante as palestras, os profissionais falavam como foi o ingresso deles no curso, matérias aprendidas, pontos fortes e fracos sobre a graduação, as mais bem reconhecidas faculdades no ramo; falaram também sobre suas carreiras, como conseguiram estágios e empregos, a situação de quem tem este diploma no mercado de trabalho e se os profissionais têm bom retorno financeiro, entre outras curiosidades comuns na vida de um vestibulando.

Ao final, houve também um espaço para bate-papo e retirada de dúvidas.

EVENTO INCENTIVA ALUNOS A ENCONTRAREM UMA PROFISSÃO.// POR GIOVANNA RODRIGUES & SOFIA LIMA

“ACHO EXTREMAMENTE

IMPORTANTE TER ESTE TIPO DE INTERAÇÃO

COM PROFISSIONAIS

DA ÁREA DURANTE O

COLÉGIO, PARA PODEREM

CONHECER MAIS SOBRE UMA CERTA

PROFISSÃO, E CONHECER

ÁREAS QUE NÃO SÃO TÃO

COMUNS”

- JULIANA MORGANT

PALESTRANTE - ÁREA DE EXATAS

ORIENTAÇÃO FECAP

NOVO ESTÚDIO DE FOTOGRAFIAA FECAP iniciou 2018 com várias mudanças, uma delas foi no estúdio de fotografia. O local foi ampliado e capacitado para o aluno produzir dois trabalhos ao mesmo tempo. Ademais, por conta da nova estrutura, os alunos têm mais privacidade, pois o estúdio está localizado em um lugar menos movimentado. Essas mudanças também certamente atrairão ainda mais pessoas ao novo ambiente.

O estúdio pode ser utilizado por todos os estudantes, porém, é imprescindível que seja reservado com um dia de antecedência, por meio do e-mail: [email protected]. A reserva dá direito a uma hora de uso do espaço ou dos equipamentos, para que haja mais rotatividade. O estúdio Audiovisual dispõe de vários equipamentos necessários para uma boa gravação e pode ser agendado da mesma maneira, por meio do e-mail: [email protected], mas direcionado a Vídeo e Áudio.

MELHORAS NO TAMANHO, QUALIDADE E MUITO MAIS!// POR GIOVANNA RODRIGUES, SOFIA LIMA & YASMIN BARCELOS

8 //www.fecap.br/colegiofecap

ACONTECE NA FECAP

DIA DAS MÃES NA FECAP

O EVENTO CONTOU COM DIVERSAS ATRAÇÕES QUE DIVERTIRAM MÃES E FILHOS

No dia 04 de maio, o Colégio Fecap realizou um evento emocionante em homenagem ao Dia das Mães. A temática “Viagem aos anos 70, 80 e 90” contou com várias atrações especiais. A abertura se iniciou com um coquetel preparado pelos alunos do curso técnico de Hospedagem. Depois, as mães foram direcionadas ao teatro para curtir o show da banda de funcionários do colégio e dos alunos das 3ªs séries, Bruno Sette, Lucas Cezimbra, João Pedro Pecin, Lucas Miranda e Ben-Hur Rodrigues. Além de muita música, o professor de teatro, Helderson Mariani, apresentou uma belíssima peça encenada pelos alunos, com alegria e muita dança. Para finalizar a noite, um dos integrantes da banda dos alunos leu uma mensagem que emocionou a todos os presentes, enquanto os demais alunos de teatro distribuíam rosas para as mães no auditório.

Como disse a mãe Adriana Pandolfo, “O evento foi muito lindo e, independentemente da idade dos nossos filhos, eu acho muito importante a escola proporcionar um evento que tenha essa ligação entre mães e filhos”. Adriana diz também que gostou muito da peça de teatro e da escolha da música SuperCombo, o repertório da banda dos funcionários estava ótimo. Acrescenta ainda “ Chorei, ri, dancei e aproveitei muito”.

Não apenas as mães, mas também os alunos curtiram muito esse dia. Julia Andie, aluna da Fecap, diz que aproveitou muito com sua mãe e percebeu como tudo estava bem planejado para a diversão de todos.

Apesar de ter durado poucas horas, a Direção do Colégio diz que foi o ano em que houve o maior número de mães presente e que o evento superou as expectativas.

// POR DANIELA ALVES, GABRIELA LÁZARO & JÚLIA OKANO

www.fecap.br/colegiofecap // 9

Palesta:Amazônia e

mudanças climáticas

globais: o que a floresta faz por

nós?

Palesta:“Crédito de Carbono”

SEMANA DOMEIO AMBIENTE

O início de junho é especial para aqueles que se interessam mais pela saúde do planeta. Em vista disso, a

Semana do Meio Ambiente do Colégio FECAP propôs palestras sobre diversos temas para o aprofundamento e reflexão de todos os alunos. Neste ano, ocorreu a 2.ª edição desse evento, que se realizou na primeira semana de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído no dia 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Os organizadores foram os professores Wellington Tibeiro e Kassiane Vasconcelos, e os professores do curso técnico de Meio Ambiente, Bianca Corá, Leonardo Teixeira, Luana Santos e Nivaldo Junior, juntamente com a coordenação, para que o projeto ocorresse com sucesso. Segundo a professora Bianca Corá, o evento tinha como objetivo debater o desenvolvimento sustentável em prol de uma melhoria no ambiente em que vivemos, pois, muitos problemas ambientas são divulgados, e alguns nem são visíveis no cotidiano dos alunos.A semana envolveu assuntos diversos, como reciclagem, mercado de meio ambiente, gestão de recursos hídricos no estado de São Paulo, crédito de carbono, aquecimento global, entre outros. O resultado desse lindo trabalho foi enriquecimento de conteúdo para todos os alunos e, também, de novas experiências.

NESTE EVENTO, DIVERSAS PALESTRAS PROPORCIONARAM EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO SOBRE A SAÚDE DA NATUREZA AOS NOSSOS ALUNOS

// POR BEATRIZ DEBS & YASMIN BARCELOS

FECAP VERDE

» PALESTRANTE DR.ª LUCIANA RIZZO

» PALESTRANTE HERMANN NETO & PROF. WELLINGTON TIBÉRIO

10 //www.fecap.br/colegiofecap

As visitas técnicas visam ao encontro do acadêmico com o universo profissional e proporcionam aos alunos uma formação mais ampla. Confira as últimas visitas realizadas.

VISITAS TÉCNICAS

CAMPEONAT0 DE

CUBO MÁGICO

Os alunos do curso técnico de Hospedagem da 1ª série, acompanhados da professora Regina Perussi, que ministra a disciplina Técnica de Turismo, realizaram uma saída técnica com o Circular Turismo Sightseeing SP e visitaram algumas das principais atrações e avenidas da cidade.

Os alunos do curso técnico de Informática da 1ª série, acompanhados dos professores Evelyn Cid e Nivaldo Zafalon, realizaram uma aula prática na rua Santa Efigênia, onde os alunos desenvolveram cotações de hardware para montagem de um computador.

A TV Brasil é uma emissora de radiodifusão pública com existência há dez anos. Fica localizada na Zona Oeste de São Paulo, na Vila Leopoldina, e seu papel é reunir e exibir trabalhos audiovisuais para os quais as emissoras comerciais não abrem espaço em sua programação. Os alunos da 2ª série de Produção Áudio e Vídeo, acompanhados pelos professores Edwin Perez e Brunno Ogibowski, realizaram uma visita à emissora; eles foram recepcionados pelo departamento de comunicação da TV, tiveram um histórico da emissora e visitaram as instalações de funcionamento, como sala de programação, switcher e estúdios de gravação.

Os alunos do curso técnico de Administração da 3ª série, acompanhados pelo professor Alexandre Akira, realizaram uma visita técnica à Fábrica de Criatividade, uma consultoria B2B, que ensina o processo criativo a empresas, desde desbloquear a criatividade, até implementar um protótipo para o cliente, proporcionando inovação ao seu negócio.

No mês de abril, a Red bull, com apoio da FECAP, realizou a primeira edição do Red Bull Rubik’s Cube World Championship, torneio mundial de Cubo Mágico. O Brasil foi escolhido como sede de uma das classificatórias globais por ser o quarto país com mais participantes do jogo no mundo, e a FECAP foi a instituição que sediou o evento. Os alunos do Colégio participam em busca da vaga Brasileira para as finais, em Boston, com a premiação final de 30 mil reais.

» HOSPEDAGEM

» INFORMÁTICA

» PRODUÇÃO ÁUDIO E VÍDEO

» ADMINISTRAÇÃO

SIGHTSEEINGSPCIRCULARTURISMO

SIGHTSEEINGSPCIRCULARTURISMO

// POR IGOR FUTITTA & PEDRO CASTRO

EVENTO INTERNACIONAL

TEVE SUA QUALIFICATÓRIA

NA FECAP

www.fecap.br/colegiofecap // 11

GEST

ÃOMEIO

AMB

IENT

EE

TURI

SMO

JOGO

S DI

GITA

ISIN

FORM

ÁTIC

A

ADMI

NIST

RAÇÃ

OCO

MÉRC

IO E

XTER

IOR

PUBL

ICID

ADE

MULT

IMÍD

IAHO

SPED

AGEM

E M

EIO

AMBI

ENTE

INGL

ÊS C

URRI

CULA

R

ESPAÇO ABERTO

Que tal conhecer um colégio com toda a infraestrutura necessária para se formar no Ensino Médio e Ensino Médio Técnico?Venha para o Colégio FECAP e seja um #ALVARISTA

INSCRIÇÕES:Acesse www.fecap.br>eventosou envie um e-mail para [email protected]

#OrgulhoAlvarista:Isabela Cristina Vieira,

aluna FECAP

Av. da Liberdade, 532 | +55 11 3272.2280 | www.fecap.br/colegiofecap

CONDIÇÃO PROMOCIONAL ATÉ 31 DE AGOSTO - 50% de desconto na primeira parcela de 2019 usando o preço de 2018.

18.AGO& 15.SETA PARTIR DAS

09H30