No 52288/63 Rádio - Home page | UNICEF · 2018-04-24 · é o da Escola Municipal Casa Meio Norte,...

4
pela Infância Rádio OSCIP Escola Brasil SRTVN Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center, sala 4033 Brasília - DF - 70.719-900 Tel: (61) 3202 1720. [email protected] Fundo das Nações Unidas para a Infância SEPN 510 Bloco A 2º Andar Brasília - DF - 70.750-521 Tel: (61) 3035 1900 Fax: (61) 3349 0606 [email protected] Edição Heloisa d’Arcanchy (Oscip Escola Brasil), Pedro Ivo Alcantara (UNICEF) Reportagem Radígia de Oliveira Tiragem 5.700 exemplares Diagramação RV Comunicação Integrada EXPEDIENTE Leia neste boletim Nº 98 - Brasília, Outubro de 2008 3 1 4 Por que a família deve participar da escola... A importância do professor para o aprendizado dos estudantes é indiscutível, mas quando os pais estão envolvidos com a educação dos filhos, tudo fica ainda muito melhor. Então, para comemorar o mês das crianças e dos professores, o boletim Rádio pela Infância de outubro vai além da sala de aula para dar dicas de como os pais podem participar da escola e, assim, contribuir para a garantia do direito de aprender de meninas e meninos. Mais: o UNICEF elegeu 2008 como o Ano do Aprender e conta com você, amigo radialista, para ajudar a melhorar a qualidade da educação de crianças e adolescentes. O Dia das Crianças é 12 de outubro, mas você pode aproveitar a data para falar sobre o assunto durante todo o mês. A dica também vale para o 15 de outubro, Dia do Professor. Que tal fazer um debate na sua rádio sobre como está a aprendizagem das crianças? Ouça a opinião de estudantes, professores e, também, dos familiares. Pergunte o que precisa ser feito para melhorar a educação de crianças e adolescentes. Neste boletim você encontra, além de exemplos de escolas que conseguem envolver mães e pais nas atividades, sugestões de como abordar o assunto na sua emissora e dicas para ler durante a programação. Bom trabalho! Equipe do Rádio pela Infância. Você sabe para que serve o Conselho Escolar? Como os pais devem acompanhar a vida escolar dos filhos? O ensino melhorou no País, mas ainda é preciso avançar. Quando os pais participam, as crianças aprendem mais. 2 Franqueado DECRETO LEGISLATIVO No 52288/63 UNICEF/BRZ/Evilázio Bezerra O PROJETO RÁDIO PELA INFÂNCIA TEM PARCERIA COM O

Transcript of No 52288/63 Rádio - Home page | UNICEF · 2018-04-24 · é o da Escola Municipal Casa Meio Norte,...

pela InfânciaRádio

OSCIP Escola BrasilSRTVN Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center, sala 4033 Brasília - DF - 70.719-900Tel: (61) 3202 1720. [email protected]

Fundo das Nações Unidas para a InfânciaSEPN 510 Bloco A 2º AndarBrasília - DF - 70.750-521Tel: (61) 3035 1900 Fax: (61) 3349 [email protected]

EdiçãoHeloisa d’Arcanchy (Oscip Escola Brasil), Pedro Ivo Alcantara (UNICEF)ReportagemRadígia de Oliveira

Tiragem5.700 exemplaresDiagramaçãoRV Comunicação Integrada

EXPEDIENTE

Leianesteboletim

Nº 98 - Brasília, Outubro de 2008

3

1

4

Por que a família deveparticipar da escola...A importância do professor para o aprendizado dos estudantes é indiscutível, mas quando os pais estão envolvidos com a educação dos filhos, tudo fica ainda muito melhor. Então, para comemorar o mês dascrianças e dos professores, o boletim Rádio pela Infância de outubro vai além da sala de aula para dar dicas de como os pais podem participar da escola e, assim, contribuir para a garantia do direito de aprender de meninas e meninos.

Mais: o UNICEF elegeu 2008 como o Ano do Aprender e conta com você, amigo radialista, para ajudar a melhorar a qualidade da educação de crianças e adolescentes. O Dia das Crianças é 12 de outubro, mas você pode aproveitar a data para falar sobre o assunto durante todo o mês. A dica também vale para o 15 de outubro, Dia do Professor. Que tal fazer um debate na sua rádio sobre como está a aprendizagem das crianças? Ouça a opinião de estudantes, professores e, também, dos familiares. Pergunte o que precisa ser feito para melhorar a educação de crianças e adolescentes. Neste boletim você encontra, além de exemplos de escolas que conseguem envolver mães e pais nas atividades, sugestões de como abordar o assunto na sua emissora e dicas para ler durante a programação.

Bom trabalho!

Equipe do Rádio pela Infância.

Você sabe para que serve o Conselho Escolar?

Como os pais devem acompanhar a vida escolar dos filhos?

O ensino melhorou no País, mas ainda é preciso avançar.

Quando os pais participam, as crianças aprendem mais. 2

FranqueadoDECRETOLEGISLATIVONo 52288/63

UN

ICEF

/BRZ

/Evi

lázi

o Be

zerr

a

O PROJETO RÁDIO PELA INFÂNCIA TEM PARCERIA COM O

O ensino melhorou no País, mas ainda é preciso avançar

No 5º ano – ou 4ª série do ensino fundamental – por exemplo, a nota média dos estudantes foi 4,2 em 2007. Esse resultado era previsto para ser alcançado em 2009. No 9º ano – ou 8ª série, a nota foi 3,8, também acima da meta para 2009, que era de 3,7. No ensino médio, o Ideb alcançou 3,5, nota também prevista para o próximo ano. As metas foram baseadas no histórico do desempenho das escolas. Com o esforço de todos, os resultados podem ser ainda melhores. A nota máxima do Ideb é dez. Até 2022, o Brasil quer ter nível de qualidade de ensino dos países desenvolvidos. Para isso, o País tem que alcançar nota 6.

Sabia que existem formas de verificar se a escola está ensinando bem? Uma delas é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. O índice foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e combina informações sobre o desempenho dos estudantes de todo o País coletadas nas avaliações Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica, que medem a aprendizagem dos alunos. O índice de aprovaçãotambém entra no cálculo.

Pesquise para comentar:

Quando pai e mãe estão presentes na vida escolar dos filhos, o desempenho das crianças melhora muito. O estudo

Aprova Brasil, o direito de aprender, lançado em novembro de 2006, identificou em 33

escolas do País as boas práticasque ajudam a criança a ter um bom

Quando os pais participam, as crianças aprendem mais

ContatosEstela ScandolaEducadora e assistente social(67) 3345-8016

Eliane PisaniPsicóloga, psicopedagoga e autora do livro Pais EducAtivos(11) 6959-3222 / 2099-1717

Veja qual é a nota do Ideb de seu município e compare com o desempenho de 2005, veja se melhorou ou piorou, discuta na sua rádio como as escolas da sua região se saíram. Faça debates, convide pais, professores e o secretário de educação para analisar o resultado do Índice.

Comentário

Alô, pai, mãe, pergunte aí na escola do seu filho qual a nota que ela teve no Ideb. Cada colégio tem uma nota, assim como os municípios e os estados também têm uma nota média. Vocês podem comparar as notas da escola do filho com as de outros bairros e com aquelas do município vizinho, por exemplo. Se a nota está ruim, é hora de verificar o porquê e exigir melhorias. E não esqueça: as notas são públicas. Qualquer pessoa pode pesquisar no site do MEC. O endereço é http://portal.mec.gov.br. Também pode ligar para 0800 61 61 61 e perguntar. A ligação é de graça.

rendimento. A participação da comunidade escolar – incluindo aí os pais, claro – aparece entre os principais fatores que contribuem para o aprendizado.

A educadora e assistente social Estela Scandola lembra que os

colégios com os melhores índices de aprendizagem do País estão abertos para

a comunidade. Para ela, o envolvimento dos pais deve ser intenso. Nada de visitar o colégio somente quando o filho está mal em alguma

disciplina ou “ajudar” a escola de vez em quando. Pais e mães devem participar ativamente

das decisões, da organização, do planejamento e até das atividades culturais. A psicóloga e psicopedagoga Eliane Pisani concorda que a presença dos pais na vida escolar dos filhos é mesmo fundamental. Ela diz que, sozinha, a criança não vai fazer tudo o que a escola pede ou necessita. Autora do livro Pais EducAtivos, a psicóloga afirma ainda que a família sempre deve procurar saber o que estudante aprende em sala de aula para poder estimular o filho a fazer uma atividade complementar: ler um livro, assistir a um filme sobre o assunto... É uma forma de completar o aprendizado.

Mas a psicóloga adverte: vale estimular, acompanhar, mas os pais nunca devem fazer qualquer lição de casa no lugar da criança. Além de impedir que o filho aprenda, a atitude contribui para fazer com que o estudante cresça totalmente dependente, diz a psicóloga.

Fonte: Saeb e Censo Escolar

Dica para o Radialista

O Conselho Escolar é um grupo formado por representantes dos pais, dos alunos e da escola. O Conselho existe para acompanhar o funcionamento do colégio e o aprendizado dos alunos. Os conselheiros devem discutir currículo, analisar resultados de provas e trabalhar pela qualidade da educação. Um bom exemplo de Conselho com essas características é o da Escola Municipal Casa Meio Norte, localizada na capital do Piauí, Teresina. Os conselheiros são eleitos pelos próprios pais dos alunos com a missão de acompanhar todas as atividades da escola. E não tem tempo ruim. Se um aluno falta, o Conselho trata logo de saber qual o motivo. Se o aluno está mal em alguma disciplina, tenta descobrir a razão e dar apoio.

Você sabe para que serve o Conselho Escolar?

Radialista, que tal começar uma discussão na sua emissora sobre como é a participação da família na escola das crianças? Pergunte para o seu ouvinte como ele participa na educação de seus filhos. Dê dicas e estimule cada pai e cada mãe a acompanhar de perto o desempenho escolar de meninos e meninas.

Radialista, toda escola deve ter um Conselho Escolar. Se não tem, os pais devem exigir a criação. O Conselho é importante para resolver problemas do dia-a-dia. Ele verifica se os recursos estão sendo bem aplicados, sugere atividades para melhorar a escola... E tem mais: os pais devem conhecer o trabalho do Conselho Escolar e quem faz parte dele. É importante participar de reuniões e conversar com os conselheiros sobre as condições e o funcionamento da escola. Será que o prédio está em boas condições? E os banheiros, estão bem cuidados? Ah, o Ministério da Educação (MEC) também tem um programa para fortalecer os conselhos escolares e pode dar dicas de como fazer para montar um.

E tem mais: o Conselho decide como deve ser gasto o dinheiro da escola. Comentário - A receita da Escola Municipal Casa Meio Norte é o entrosamento com a comunidade para o bom funcionamento do Conselho Escolar. Não deve ser por acaso que a Escola Casa Meio Norte também superou a nota esperada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Ficou com 5,9 nas séries iniciais, em 2007. A nota era prevista para ser alcançada somente em 2009. E a escola do seu filho, ouvinte, como está? Sabe como funciona o Conselho Escolar?

Programa Nacional de Fortalecimento dosConselhos Escolares do MECTelefone: (61) 2104-8666. E-mail: [email protected]. Site: www.mec.gov.br/seb/conselhoescolar

Sugestão de Pauta

Escola Municipal Casa Meio NorteEndereço: Rua Pardal, 5659, Bairro Morros, Teresina (PI)Telefone: (86) 3215-7641

Ilust

raçã

o: Z

irald

o - C

artil

ha d

e M

obili

zaçã

o da

s Fa

míli

as p

ela

Educ

ação

/MEC

.

Existem muitas maneiras de o pai ou a mãe acompanhar a vida escolar dos filhos.

Na última página deste boletim você vai encontrar dez dicas de como fazer isso.

Que tal ler as dicas para os ouvintes?

4Como os pais devem acompanhar a vida escolar dos filhos?

ESPAÇO DO RADIALISTA

1 Visite a escola de seu filho sempre que puder.

2 Observe se as crianças estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e na hora da saída.

3 Observe a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

4 Converse com os responsáveis pelos colegas de seu filho ou de sua filha sobre o que você observou.

5 Converse com os professores.

6 Pergunte como seu filho está nos estudos.

7 Peça orientação, caso seufilho esteja com alguma dificuldade na escola.

8 Procure saber o que podem fazer para ajudar. Converse também com o diretor ou a diretora e as outras pessoas da escola.

9 Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

10 Compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

Fonte: Cartilha Nenhuma Criança Brasileira vai Crescer sem Saber Ler! Ou sem Gostar de Ler!, lançada pelo MEC em parceria com instituições como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A cartilha é ilustrada pelo Ziraldo e você pode encontrá-la no site do MEC. O endereço é http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/cartilhaziraldo.pdf.

“Tenho um quadro no meu programa Faixa Livre 99 chamado Fique Sabendo. O projeto surgiu justamente porque o meu programa divertia, interagia, mas não informava sobre alguns assuntos que a comunidade quer e precisa saber. Uso um espaço de dez minutos duas vezes por

O radialista Silvano Coração, diretor da Rádio Futura FM, em Comendador Gomes, Minas Gerais, passava maus bocados tentando decifrar os pedidos de música entregues pelos estudantes. Foi então que resolveu discutir o assunto “Caligrafia” com a comunidade. Realizou debates, fez entrevistas com pais, alunos e educadores.

Escreva para o Espaço do Radialista. Fale do seu trabalho, envie sugestões e

críticas. Mande um e-mail [email protected]

Vaninha MeirelesRádio 99 FM - Itamaraju/BA

Silvano CoraçãoRádio Futura FM -Comendador Gomes/MG

semana para falar de vários temas, como saúde e bem-estar da família e, especialmente, da criança. Há muito tempo leio o informativo para o radialista. Uso todos os boletins, spots e fico sempre ligada em tudo que o UNICEF faz. Agora está mais fácil este trabalho que faço com muito carinho para uma comunidade carente de saúde e educação”.

Fez uma verdadeira campanha e, no fim, conseguiu implantar o ensino da caligrafia na Escola Municipal Lindolfo de Almeida Ferreira. Pois é... Com a atitude de observar e discutir um tema com a população do município onde mora, Silvano Coração dá um exemplo para as outras emissoras.

Receba spots do UNICEF pela internet.Mande uma mensagem para [email protected]. Você também pode visitar a seção multimídia do site www.unicef.org.br, onde há vários spots disponíveis para veiculação gratuita.