No Japão, Alunos Limpam Até Banheiro Da Escola Para Aprender a Valorizar Patrimônio - BBC Brasil

5
12/11/2015 No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio BBC Brasil http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_escola_japao_limpeza_et_rb 1/11 No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio Ewerthon Tobace De Tóquio para a BBC Brasil 11 novembro 2015 7 Compartilhar Enquanto no Brasil escolas que "obrigam" alunos a ajudar na limpeza das salas são denunciadas por pais e levantam debate sobre abuso, no Japão, atividades como varrer e passar pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda fazem parte da rotina escolar dos estudantes do ensino fundamental ao médio. "Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente", explica o professor Toshinori Saito. "Ninguém reclama porque sempre foi assim." Nas escolas japonesas também não existem refeitórios. Os estudantes comem na própria sala de aula e são eles mesmos que organizam tudo e servem os colegas. Depois da merenda, é hora de limpar a escola. Os alunos são divididos em grupos, e cada um é Marcelo Hide Menu

description

No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio - Reportagem da BBC Brasil

Transcript of No Japão, Alunos Limpam Até Banheiro Da Escola Para Aprender a Valorizar Patrimônio - BBC Brasil

Page 1: No Japão, Alunos Limpam Até Banheiro Da Escola Para Aprender a Valorizar Patrimônio - BBC Brasil

12/11/2015 No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio ­ BBC Brasil

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_escola_japao_limpeza_et_rb 1/11

No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender avalorizar patrimônio

Ewerthon TobaceDe Tóquio para a BBC Brasil

11 novembro 2015   7

Compartilhar

Enquanto no Brasil escolas que "obrigam" alunos a ajudar na limpeza das salas sãodenunciadas por pais e levantam debate sobre abuso, no Japão, atividades como varrer epassar pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda fazem parte da rotina escolardos estudantes do ensino fundamental ao médio.

"Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que épúblico e a ser um cidadão mais consciente", explica o professor Toshinori Saito. "Ninguémreclama porque sempre foi assim."

Nas escolas japonesas também não existem refeitórios. Os estudantes comem na própria salade aula e são eles mesmos que organizam tudo e servem os colegas.

Depois da merenda, é hora de limpar a escola. Os alunos são divididos em grupos, e cada um é

Marcelo Hide

Menu

Page 2: No Japão, Alunos Limpam Até Banheiro Da Escola Para Aprender a Valorizar Patrimônio - BBC Brasil

12/11/2015 No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio ­ BBC Brasil

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_escola_japao_limpeza_et_rb 2/11

responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, doscorredores, das escadas e dos banheiros num sistema de rodízio coordenado pelosprofessores.

Curtiu? Siga a BBC Brasil no Facebook e no Twitter!

Leia também: Por que 3x5 não é igual a 5x3: uma simples conta que está dividindo ainternet

"Também ajudei a cuidar da escola, assim como meus pais e avós, e nos sentimos felizes aoreceber a tarefa, porque estamos ganhando uma responsabilidade", diz Saito.

Michie Afuso, presidente da ABC Japan, organização sem fins lucrativos que ajuda naintegração de estrangeiros e japoneses, diz ainda que a obrigação faz com que as criançasentendam a importância de se limpar o que sujou.

Um reflexo disso pôde ser visto durante a Copa do Mundo no Brasil, quando a torcida japonesachamou atenção por limpar as arquibancadas durante os jogos e também nas ruas das cidadesjaponesas, que são conhecidas mundialmente por sua limpeza quase sempre impecável.

"Isso mostra o nível de organização do povo japonês, que aprende desde pequeno a cuidar deum patrimônio público que será útil para as próximas gerações", opina.

Leia também: Campanha #PrimeiroAssédio expõe tabu de violência sexual contrameninos

Estrangeiros

Marcelo Hide

Page 3: No Japão, Alunos Limpam Até Banheiro Da Escola Para Aprender a Valorizar Patrimônio - BBC Brasil

12/11/2015 No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio ­ BBC Brasil

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_escola_japao_limpeza_et_rb 3/11

Para que os estrangeiros e seus filhos entendam como funcionam as tradições na escolajaponesa, muitas prefeituras contratam auxiliares bilíngues. A brasileira Emilia Mie Tamada, de57 anos, trabalha na província de Nara há 15 e atua como voluntária há mais de 20.

"Neste período, não me lembro de nenhum pai que tenha questionado a participação do filho nalimpeza da escola", conta ela.

Michie Afuso diz que, aos olhos de quem não é do país, o sistema educacional japonês podeparecer rígido, "mas educação é um assunto levado muito à sério pelos japoneses", defende.

Ewerthon Tobace I BBC Brasil

Page 4: No Japão, Alunos Limpam Até Banheiro Da Escola Para Aprender a Valorizar Patrimônio - BBC Brasil

12/11/2015 No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio ­ BBC Brasil

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_escola_japao_limpeza_et_rb 4/11

Recentemente no Brasil, um vídeo no qual uma estudante agride a diretora da escola por ela terlhe confiscado o telefone celular se tornou viral na internet e abriu uma série de discussõessobre violência na escola.

Outros casos de agressão contra professores foram destaques de jornais pelo Brasil nosúltimos meses, como da diretora que foi alvo de socos e golpes de caneta em Sergipe e daprofessora do Rio Grande do Sul que foi espancada por uma aluna e seus familiares duranteuma festa junina.

No Japão, este tipo de abuso dentro da escola é raro. "Desde os tempos antigos, escola eprofessores são respeitados. Os alunos aprendem a cultivar o sentimento de amor eagradecimento à escola", diz Emilia.

Leia também: 'Continuei dando aula com olho sangrando', diz professor atingido porazulejo

Violência

Marcelo Hide

Page 5: No Japão, Alunos Limpam Até Banheiro Da Escola Para Aprender a Valorizar Patrimônio - BBC Brasil

12/11/2015 No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio ­ BBC Brasil

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_escola_japao_limpeza_et_rb 5/11

No ano passado, durante as eleições, a BBC Brasil publicou uma série de reportagens sobre aviolência de alunos contra professores no Brasil. As matérias revelaram casos de professoresque chegaram a tentar suicídio após agressões consecutivas e apontaram algumas dassoluções encontradas por colégios públicos para conter a violência – da militarização àdisseminação de uma cultura de paz entre escolas e comunidade.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ouviumais de 100 mil professores e diretores de escola em 34 países, o Brasil ocupa o topo de umranking de violência em escolas – 12,5% dos professores ouvidos disseram ser vítimas deagressões verbais ou intimidação pelo menos uma vez por semana.

"Assim como o Brasil tem um programa de intercâmbio com a polícia japonesa, poderíamos terum na área educacional", propõe Michie, da ABC Japan, ao se referir ao sistema depoliciamento comunitário do Japão que foi implantado em algumas cidades do Brasil.

A brasileira lembra que a celebração dos 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil eJapão seria uma ótima oportunidade para incrementar o intercâmbio na área social e nãoapenas na comercial.

"Dessa forma, os professores poderiam levar algumas ideias do sistema de ensino japonêspara melhorar as escolas no Brasil", sugere Michie.

Leia também: Goiás aposta em 'militarização' de escolas para vencer violência

Marcelo Hide