Noções de administração e algumas teorias administrativas

18

description

Noções de administração

Transcript of Noções de administração e algumas teorias administrativas

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

COMPETITIVIDADE

QUALIFICAÇÃO: INICIATIVA E ESPECIALIZAÇÃO

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

É a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões (PDCA). É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

As Teorias da Administração surgem em um contexto histórico que indica maior complexidade da sociedade e de suas organizações exigindo, assim, um trabalho de coordenação, planejamento e controle mais aprimorado.As Teorias da Administração se fundamentam nas teorias que orientam a política e a economia, estão relacionadas com o desenvolvimento do modo de produção e com a organização do mundo do trabalho.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

1. Teoria Clássica2. Teoria Humanística3. Teoria Neoclássica4. Teoria Estruturalista5. Teoria Comportamental6. Teoria Sistêmica7. Teoria Contingencial8. Teoria Pós-Fordista/Qualidade

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

TEORIA CLÁSSICA: FINAL DO SÉCULO XIX

TAYLOR: ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (FOCO NAS TAREFAS);

FAYOL: ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS (FOCO NA ESTRUTURA).

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

Taylor foi um dos fundadores da administração científica, nascido nos EUA.Maior produtividade em menor tempo, uso da racionalização e divisão hierárquica do trabalho separando planejamento, controle e execução.Aumento de salários, menor dispêndio de força física combinados com métodos e instrumentos padronizados e atualizados.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

Henri Fayol, engenheiro francês criador da Teoria nomeada de “Processo Administrativo” com ênfase na estrutura organizacional. Acreditava complementar as idéias de Taylor.Definiu como princípios da Administração: Divisão do Trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de Comando, Unidade de Direção, Interesse geral, Remuneração do Pessoal, Centralização, Linha de autoridade (cadeia escalar), Ordem, Equidade, Estabilidade do Pessoal, Iniciativa e Espírito de Equipe

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

TEORIA HUMANÍSTICATEORIA TRANSITIVA: CRITICA AS TEORIAS CLÁSSICAS,DANDO ÊNFASE AS PESSOAS;

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: PESSOAS SÃO MOTIVADAS POR ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES E RECONHECIMENTO (ELTON MAYO) .

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

TEORIA NEOCLÁSSICA

SURGE APÓS A 2ª GUERRA MUNDIAL;

REAFIRMAÇÃO DA TEORIA CLÁSSICA COM FOCO NA PRÁTICA EFETIVA DOS CONCEITOS EM BUSCA DOS RESULTADOS (PRAGMATISMO) E DE CARACTERÍSTICA ECLÉTICA.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

TEORIA DA BUROCRACIA

BASEADA EM ESTUDOS DE MAX WEBER ;

CARACTERÍSTICAS: FORMALIDADE, IMPESSOALIDADE, PROFISSIONALISMO;

OBJETIVO DE RACIONALIZAR (ORGANIZAR EM PADRÕES) OS PROCEDIMENTOS.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

TEORIA COMPORTAMENTAL

BASEADA NA PSICOLOGIA BEHAVIORISTA;

WATSON E SKINNER ESTUDAM AS ORGANIZAÇÕES A PARTIR DO COMPORTAMENTO,DANDO ÊNFASE NAS NECESSIDADES E NA IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

TEORIA SISTÊMICA

CRIADA POR LUDWIG VON BERTALANFFY;

TROUXE CONCEITOS COMO CIBERNÉTICA, TEORIA MATEMÁTICA E SISTEMA. TUDO ESTÁ RELACIONADO E ORGANIZADO FORMANDO UM TODO.O TODO NÃO É SIMPLESMENTE A SOMA DAS PARTES.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

TEORIA CONTINGENCIAL

TUDO É RELATIVO. O AMBIENTE É SEMPRE VARIÁVEL. A ORGANIZAÇÃO DEVE SER GERIDA LEVANDO EM CONTA AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS, LEGAIS, SOCIAIS, DEMOCRÁTICAS E ECOLÓGICAS.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

TEORIA DA QUALIDADE TOTAL

Baseada na profundidade, coragem, visão holística, compreensão, humildade, pontualidade, motivação, flexibilidade, previsão, precisão, autocontrole, auto-estima, responsabilidade, organização, atualização na educação, planejamento, treinamento, correção dos rumos, controle do processo.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

CHIAVENATO, Idalberto.Introdução à teoria geral da administração:Ed. Compacta. RJ: Campus, 1999.

HIGGINS, Richard C. Análise para administração financeira:Ed. Mcgraw-Hill. 8ª Edição.SP, 2003. GIL, A. L. Sistemas de Informações Contábil / Financeiros:Ed. Atlas. 3ª Edição, SP, 1999.

BALEEIRO, Aliomar. Direito Tributário Brasileiro, Ed. Forense, RJ.

SITES CONSULTADOS: www.google.com , www.angrad.org.br , www.fgv.br.

FACILITADOR: MARCELO BARRETO

CONTATO:

E-MAIL: [email protected]