Noções de Hermenêutica - · PDF fileEntendes o que lês? :...

5
Noções de Hermenêutica “A Função da Hermenêutica Sagrada diante das novas expectativas da Educação Cristã” Curso de Treinamento para Professores da Escola Dominical ADCruz - Assembléia de Deus do Cruzeiro QD 07 - Área Especial 01 - Cruzeiro Velho Pr. Argileu Martins da Silva Superintendente da EBD: Pb. Jorge Luiz Professor: Seminarista Jonatas Oliveira Data: Brasília, em 28 de maio de 2011.

Transcript of Noções de Hermenêutica - · PDF fileEntendes o que lês? :...

Page 1: Noções de Hermenêutica -  · PDF fileEntendes o que lês? : São Paulo, Edições Vida Nova, 1991. 2 – VINE W. E. Dicionário Vine. Editora da CPAD. 3 – OLIVEIRA, Raimundo

Noções de Hermenêutica

“A Função da Hermenêutica Sagrada diante das novas expectativas da Educação Cristã”

Curso de Treinamento para Professores da Escola Dominical

ADCruz - Assembléia de Deus do Cruzeiro

QD 07 - Área Especial 01 - Cruzeiro Velho

Pr. Argileu Martins da Silva

Superintendente da EBD: Pb. Jorge Luiz

Professor: Seminarista Jonatas Oliveira

Data: Brasília, em 28 de maio de 2011.

Page 2: Noções de Hermenêutica -  · PDF fileEntendes o que lês? : São Paulo, Edições Vida Nova, 1991. 2 – VINE W. E. Dicionário Vine. Editora da CPAD. 3 – OLIVEIRA, Raimundo

Noções de Hermenêutica - 2

A FUNÇÃO DA HERMENÊUTICA SAGRADA DIANTE DAS NOVAS EXPECTATIVAS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Em face do tempo que estamos, onde muitos, com comichão nos ouvidos, não estão mais

suportando a sã doutrina e, paulatinamente, desviando-se da verdade, esta Palestra vem com o objetivo de tornar a hermenêutica acessível a todos, fim eliminar as possíveis interferências que surgirem no momento em que estivermos diante de um texto bíblico.

A função da Hermenêutica Sagrada é manter a autenticidade da mensagem divina. Um texto não pode significar o que nunca significou.

A Educação Cristã tem nesta disciplina as regras fundamentais para nortear a interpretação das Sagradas Escrituras.

1 - A NECESSIDADE DA INTERPRETAÇÃO A real necessidade da interpretação está em ligar o “lá e então” do texto original com o “aqui e agora” da nossa própria vida. O alvo da boa interpretação é simples: “chegar ao sentido claro do texto”. 2 - PRINCÍPIOS DA INTERPRETAÇÃO Com a intenção de eliminar as dificuldades na compreensão das Escrituras, surge à necessidade de seguir alguns princípios para a interpretação, certo de que, se desprezar estes princípios, sem dúvida, confundirá aqueles que porventura sejam levados a ouvi-lo. Destacaremos apenas três: 2.1 - Imparcialidade: Podemos afirmar que este é o primeiro princípio para a interpretação do texto bíblico, ou seja, buscar o sentido claro do texto sem a opinião própria (2Pe 1.20). 2.2 - Bom Senso: É o resultado de uma abordagem investigativa que o indivíduo faz do senso comum e, conseqüentemente, transpõe para um conhecimento mais coerente e estruturado onde é capaz de atribuir juízos sábios e equilibrados (Jo 5.39). 2.3 - Inspiração Divina: A Inspiração Divina é o penhor da perfeita harmonia entre Deus e o homem: no recebimento e registro por parte dos escritores; e, nos dias atuais, na interpretação e transmissão da mensagem divina sem mistura de erros (2Pe 1.21; 1 Co 2.12). 3 - NÍVEIS DA INTERPRETAÇÃO A chave à boa interpretação é exercitar uma leitura mais inteligente da Bíblia e fazer as perguntas certas ao texto, com base em três níveis: 3.1 - Nível Gramatical: O primeiro passo para fazer uma exegese é descobrir qual era a intenção original das palavras da Bíblia e, para isso, é preciso pensar exegeticamente, ou seja, começar no passado “lá e então” para entender o que o texto significava. 3.2 - Nível Histórico-Sócio-Cultural: O segundo passo na exegese está em esquadrinhar todos os contextos do texto bíblico em questão. 3.3 – Nível Teológico: O terceiro passo é interpretar o que foi descoberto tornando compreensível a mensagem das Escrituras sem falsificar o sentido primário, tarefa essa conhecida estritamente como a hermenêutica.

Page 3: Noções de Hermenêutica -  · PDF fileEntendes o que lês? : São Paulo, Edições Vida Nova, 1991. 2 – VINE W. E. Dicionário Vine. Editora da CPAD. 3 – OLIVEIRA, Raimundo

Noções de Hermenêutica - 3

4 - INTERPRETAÇÃO DE UM TEXTO BÍBLICO Texto Bíblico: Ef 5.18 RC - “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. RA - “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. TB - “Não vos embriagueis com vinho, no qual está a devassidão, mas enchei-vos do Espírito”. NTLH - “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus”. 4.1 - NÍVEL GRAMATICAL

Palavra Fonte Exegese

embriagueis

1) Site Biblos meyuskesyemeyuskesyemeyuskesyemeyuskesye – methuskesthe – 3182

2) Strong a) intoxicar, embebedar; b) ficar bêbado, ficar intoxicado

3) VINE estar embriagado, estar intoxicado

4) Chave lingüística

a) presente imperativo médio; b) marca de um homem cego e tolo; c) inabilidade de preservar o auto-controle e algo que força a pessoa a cometer muitos atos desagradáveis; e d) o advérbio de negação com o presente imperativo exige a interrupção de uma ação em progresso.

contenda/ dissolução

1) Site Biblos aswtiaaswtiaaswtiaaswtia – asotia - 810

2) Strong 1) vida dissoluta, descontrolada 2) desperdício, prodigalidade (gastos exagerados)

3) VINE a) o termo “asotia” denota “prodigalidade, devassidão, vida desregrada” (formado de “a” elemento de negação, e “sozo” salvar)

4) Chave lingüística

Excesso – A palavra indica alguém que não consegue se poupar, alguém que desperdiça extravagantemente suas posses e, então, denota principalmente uma pessoa com uma maneira de viver desregrada.

enchei-vos

1) Site Biblos plhrousyeplhrousyeplhrousyeplhrousye – plerousthe - 4137

2) Strong tornar cheio, completar, i.e., preencher até o máximo

3) VINE Denota tornar cheio, encher ao máximo; na voz passiva: “ser enchido”, “tornado cheio”.

4) Chave lingüística

a) presente imperativo passivo; b) A idéia da palavra é “controle” c) O tempo presente pede uma ação habitual e contínua; d) O passivo pode ser permissivo, ou seja, nós devemos, constante e continuamente, deixar que o Espírito de Deus tome conta de nossas vidas.

Page 4: Noções de Hermenêutica -  · PDF fileEntendes o que lês? : São Paulo, Edições Vida Nova, 1991. 2 – VINE W. E. Dicionário Vine. Editora da CPAD. 3 – OLIVEIRA, Raimundo

Noções de Hermenêutica - 4

4.2 - NÍVEL HISTÓRICO-SÓCIO-CULTURAL Texto Bíblico: Ef 5.18 RC - “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”.

Fonte Comentário

Manual Bíblico

Esta é uma das quatro “Epístolas da prisão” escritas por Paulo quando detento em Roma, 62-64 d.C.; as outras foram Filipenses, Colossenses e Filemom.

A Epístola aos Efésios não foi escrita em resposta a alguma circunstância específica ou controvérsia, conforme se verificou no caso da maioria das epístolas paulinas. Ela tem uma qualidade quase meditativa.

Paulo dedicou a vida a ensinar aos gentios que eles podiam ser cristãos sem se tornar prosélitos dos judeus.

Não queria ver duas igrejas: uma judaica e outra gentílica: mas UMA IGREJA: judeus e gentios UM em Cristo.

Dicionário da Bíblia

É uma carta doutrinal, uma espécie de tratado de ética em forma epistolar. O tema da carta aos efésios é o estabelecimento da igreja, considerada como sendo o corpo inteiro dos remidos.

A epístola aos Efésios contém a exposição completa de todo o propósito divino em referência à história humana.

Estudo Panorâmico

da Bíblia

Os capítulos 4 - 6 são exortatórios para que andem em todas as relações da vida presente, conforme a alta vocação que foram chamados. Nosso modo de viver deve corresponder com o que cremos. Uma vocação celestial exige uma conduta espiritual.

O andar do cristão inclui sua conduta, atitudes e consagração; em suma é o seu modo de viver diante dos homens:

a) andar humildemente - com toda humildade e mansidão (4.2);

b) andar amorosamente - com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (4.2);

c) andar pacificamente – esforçando-vos por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (4.3);

d) andar na luz (5.8); e e) andar com prudência (5.15,16).

Page 5: Noções de Hermenêutica -  · PDF fileEntendes o que lês? : São Paulo, Edições Vida Nova, 1991. 2 – VINE W. E. Dicionário Vine. Editora da CPAD. 3 – OLIVEIRA, Raimundo

Noções de Hermenêutica - 5

4.3 - NÍVEL TEOLÓGICO Texto Bíblico: Ef 5.18 RC - “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”.

Nível Gramatical

a) Embriagueis: significa ficar bêbado; a marca de um homem cego e tolo; e também denota a inabilidade de preservar o auto-controle e algo que força a pessoa a cometer muitos atos desagradáveis; b) Contenda/Dissolução: descontrole; indica alguém que não consegue se poupar, alguém que desperdiça extravagantemente suas posses e, então, denota principalmente uma pessoa com uma maneira de viver desregrada (sem lei); c) Enchei-vos: tem a idéia de “controle”, habitual e contínuo.

Nível Histórico

Sócio Cultural

A carta aos Efésios não foi escrita em resposta a alguma circunstância específica ou controvérsia. É uma carta doutrinal e meditativa, que tem como tema o estabelecimento da Igreja como corpo de Cristo e, no capítulo em questão, uma exortação para que andem em todas as relações da vida presente, conforme a alta vocação que foram chamados.

Nível Teológico

(Interpretação)

De acordo com a intenção original do texto bíblico e as referências históricas apresentadas, esta passagem não trata de aferir a quantidade ideal para se degustar um vinho, como muitos de forma errada pensam, e nem tampouco, a uma vida capacitada pela virtude do Espírito para propagar o evangelho.

Com o controle apropriado da exegese, é possível concluir com segurança que o Apóstolo Paulo está ilustrando aquilo que é o oposto a uma vida santa (modo de viver) controlada pelo Espírito Santo.

Interpretação Ef 5.18: “Não tenha uma vida sem lei e descontrolada como alguém que

desperdiça extravagantemente suas oportunidades, mas permita que o Espírito Santo conduza seu modo de viver fundamentado nas Sagradas Escrituras”.

BIBLIOGRAFIA 1 – FEE, Gordon. Entendes o que lês? : São Paulo, Edições Vida Nova, 1991. 2 – VINE W. E. Dicionário Vine. Editora da CPAD. 3 – OLIVEIRA, Raimundo. Como Estudar e Interpretar a Bíblia : RJ, CPAD, 1986. 4 – RIENECKER, Fritz. Chave Lingüística do Novo Testamento Grego : São Paulo Edições

Vida Nova, 1995. 5 – BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica Fácil e Descomplicada : RJ, CPAD, 1995. 6 – GINGRICH, F. Wilbur. Léxico do Novo Testamento Grego/Português : São Paulo, Edições

Vida Nova, 1993. 7 – GANGEL, Kenneth. Manual de Ensino para o Educador Cristão : RJ, CPAD. 8 – STRONG, James. Concordância Exaustiva da Bíblia : Sociedade Bíblica do Brasil. 9 – DAVIS, John. Dicionário da Bíblia : RJ, Casa Publicadora Batista, 1970. 10 – REGA, Lourenço Stelio. Noções do Grego Bíblico : SP, Edições Vida Nova. 11 – MEARS, Henrietta. Estudo Panorâmico da Bíblia : SP, Editora Vida. 12 – MASCARENHAS, Nilson. Epístolas Paulinas : RJ, SEBE.