Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim...

8

Transcript of Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim...

Page 1: Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.
Page 2: Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.

Nome do Gestor: MDS/CONABNome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do BonfimMunicípio/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010

Page 3: Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.

Um Pouco da Nossa História

A ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE NEGRA DO SENHOR DO BONFIM, fundada em agosto de 2005 tem 47 sócios. A comunidade é composta por 25 famílias descendentes de populações escravizadas, residentes no local há mais de duzentos anos e tem por missão através do trabalho solidário de seus membros - o pleno desenvolvimento da comunidade (social,cultural e econômico), buscando a defesa dos seus direitos, a preservação da sua cultura e a melhoria da sua qualidade de vida. A partir do ano de 2005 passou a contar com a assessoria da AACADE - Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afrodescendentes, que orientou no processo de fundação da associação, desenvolvendo-se a partir daí um conjunto de atividades que geraram muitos benefícios para a comunidade, das quais destacamos: criação de caprinos através do fundo rotativo da AACADE; PAA no ano de 2008; 2009 e 2010 ; construção em regime de mutirão do centro comunitário – entidade italiana e AACADE; processo de auto-reconhecimento de comunidade negra - Fundação Palmares ; elaboração de laudo antropológico para demarcação do território pertencente à comunidade negra do Bonfim (INCRA); assistência técnica agronômica e pecuária (programa ater quilombola/MDA/2008).

Page 4: Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.

Executor do projeto: Comunidade Quilombola Senhor do BonfimMunicípio: Areia - Paraíba

Municípios em que se localizam as entidades beneficiadas: Areia/PB

Número de famílias produtoras no atual projeto: 25 famílias

Número de famílias total no território de abrangência do projeto: 600

Quantos projetos do PAA já foram acessados pela comunidade equando? Foram 3 projetos : 2008,2009 e 2010

Modalidades de PAA acessadas: Compra com Doação

Tipo de fornecimento ao PAA: Associação Comunitária

Alimentos comercializados por meio do PAA: Abacate , Laranja,Banana,Couve,Chuchu, Coentro,Alface, Cebolinha, Mamão, MacaxeiraBolo, Doce,Cocada e Carne de Frango

Caracterização do espaço da experiência: Área de conflito ,comlimitação do uso da terra e dos recursos naturais. Primeiro processode reconhecimento de território quilombola do estado da Paraíba.Regularização da Terra ainda em andamento em Brasília.

Page 5: Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.

O ACESSO A POLÍTICA PÚBLICAComo a comunidade conheceu o PAA? Através do Grupo deApoio da AACADE.

Quem apoiou a comunidade para acessar o projeto? AAssociação de Apoio aos Assentamentos e ComunidadesAfrodescendentes– AACADE elaborando e acompanhando oprojeto.

Como ocorreu a seleção das famílias produtoras? Todos nacomunidade produzem e foram convidados a participar daproposta.

Como ocorreu a emissão de DAP? Através da EMATER

Há demanda para que mais famílias acessem o PAA? Sim

Page 6: Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.

A OPERACIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA• Dificuldades encontradas durante a execução da experiência.

1- notas fiscais muito trabalhosas de se preencher ; 2- exigência de certidão da vigilância sanitária semanalmente ; 3- falta de transporte próprio; 4 - estradas ruins; 5- Burocracia (muitos papéis)

AVALIAÇÃO• Quais as principais mudanças positivas que ocorreram na comunidade

mediante o PAA? 1- acesso das mulheres a sistemas produtivos com geração de renda própria; 2- eliminação do atravessador ; 3- a comunidade repensou e reorganizou o espaço familiar produtivo, desenvolvendo uma agricultura não mais exclusiva para o auto-consumo ; 4 - como benefício direto e mensurável o PAA favoreceu as famílias á agregação de valor dos produtos tendo como conseqüência a obtenção de uma renda mínima programada e contínua ;5 - os quilombolas assumem o papel de protagonistas no processo elevando a auto estima da comunidade como todo.

• Quais são os principais desafios a serem superados para qualificação do programa nas comunidades? 1- Agilidade na contratação dos projetos ; 2-capacitação na elaboração de projetos pela própria comunidade; 3 – questão dos preços dos produtos ; 4 – Assistência Técnica continua para os quilombolas

Page 7: Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.

Algumas Imagens da Comunidade

Mulheres produzindo bolo para PAA Técnica da AACADE em visita a unidade de beneficiamento da comunidade

Casa de farinha da Comunidade

Horta orgânica de alface para PAA

Horta Orgânica da ComunidadeSede Associação da Comunidade

Page 8: Nome do Gestor: MDS/CONAB Nome da Experiência: O PAA na Comunidade Negra Senhor do Bonfim Município/Estado: (Areia/Paraíba) Data: 2009/2010.

Contatos: Geraldo Gomes de Maria: (83) 8630-0132 – Presidente Associação Francimar F. de Sousa Zadra: Fone /Fax: 3235-6791 (AACADE)Fátima Maria Fernandes de Sousa:(83) 8899-2618 (AACADE)E-mail: [email protected]

OBRIGADO!