Nome: RA: Termo: Turma: - unoeste.br · álogo, que corresponde, segundo ele, ao filosofar....

26
Nome:___________________________________________ RA:______________________ Termo:________________ Turma:_______________________________________________ ORIENTAÇÕES GERAIS LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das res- postas das questões de múltipla escolha (objetivas). 2. Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no Caderno de Respostas. Caso contrário, avise imediatamente um dos responsáveis pela aplicação da prova. 3. Você deve assinar o Caderno de Respostas no espaço próprio, com caneta esferográfica. 4. Observe as instruções de marcação das respostas das questões de múltipla escolha (apenas uma resposta por questão), expressas no Caderno de Respostas. 5. Não use calculadora; não se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; não consulte material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie. 6. Você terá três horas para responder às questões. Quando terminar, entregue seu Caderno Questões e o Caderno de Respostas ao responsável pela aplicação da prova. 7. Atenção! Você deverá permanecer, no mínimo, por uma hora, na sala de aplicação das provas. 8. Não haverá vista do simulado. O Caderno de Questões e o Gabarito da prova estará disponível dia 22/11, às 8h no Portal Facopp. 5º Termo

Transcript of Nome: RA: Termo: Turma: - unoeste.br · álogo, que corresponde, segundo ele, ao filosofar....

Nome:___________________________________________ RA:______________________Termo:________________ Turma:_______________________________________________

ORIENTAÇÕES GERAIS

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

1. Verifique se, além deste caderno, você recebeu o Caderno de Respostas, destinado à transcrição das res-postas das questões de múltipla escolha (objetivas).

2. Verifique se a prova está completa e se o seu nome está correto no Caderno de Respostas. Caso contrário, avise imediatamente um dos responsáveis pela aplicação da prova.

3. Você deve assinar o Caderno de Respostas no espaço próprio, com caneta esferográfica.

4. Observe as instruções de marcação das respostas das questões de múltipla escolha (apenas uma resposta por questão), expressas no Caderno de Respostas.

5. Não use calculadora; não se comunique com os demais estudantes nem troque material com eles; não consulte material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie.

6. Você terá três horas para responder às questões. Quando terminar, entregue seu Caderno Questões e o Caderno de Respostas ao responsável pela aplicação da prova.

7. Atenção! Você deverá permanecer, no mínimo, por uma hora, na sala de aplicação das provas.

8. Não haverá vista do simulado. O Caderno de Questões e o Gabarito da prova estará disponível dia 22/11, às 8h no Portal Facopp.

5º Termo

Os elementos que formam a equação comunicacio-nal mantêm uma relação, entre si, de equilíbrio. So-bre o tema, avalie as afirmações abaixo:

I – Os elementos são: emissor, receptor, mensagem, canal, linguagem, contexto e ruído;II – Os elementos são: emissor, receptor, mensagem, canal, linguagem, e ruído;III- Os elementos são: emissor, receptor, mensagem, canal e linguagem;IV - Os elementos são: emissor, receptor, mensagem, canal, linguagem e contexto;

Das respostas acima, é correto afirmar que estão cor-retas:

Apenas a I está correta;Apenas a II está correta;Apenas a alternativa III está correta;Apenas a alternativa IV está correta;Nenhuma alternativa está correta;

Espaço livre

Leia as afirmações abaixo:

I – O Toyotismo investiu em uma maior qualificação do trabalho, no qual o trabalhador era treinado a conhecer todos os cargos de uma empresa para entender o pro-duto final.

II – No modelo de produção Fordista, a linha de mon-tagem passou a ser automatizada com esteiras rolantes. Tal técnica possibilitou maior agilidade e melhores re-sultados no processo de produção.

III – O Taylorismo tem como base a hierarquia e a siste-matização do tempo de produção, garantindo agilidade e especialização da mão de obra.

São corretas as afirmações:

Apenas a I.Apenas a III.I e II.II e III.Todas as alternativas.

Espaço livre

5º Termo

Segundo Panofsky, toda imagem pode ser analisada segundo determinados “estudos” que visam diferen-ciar o tipo de informação contido nas imagens. Para o autor, a iconologia é o estudo imagético da mensa-gem que é transmitida pelos elementos que compõe as imagens; por outro lado, há o estudo que descre-ve os objetos captados em uma imagem. Identifique qual alternativa corresponde a correta denominação do estudo.

Iconologia;Linguagem fotográfica;Gramática Visual;Iconoclastia;Iconografia.

5º Termo

Dada a magnitude da participação das receitas com a arrecadação de tributos e das despesas governa-mentais no valor da renda e do produto, os governos as utilizam como um instrumento de política macro-econômica conhecido por Política Fiscal e Tributária a fim de alcançar um elevado nível de emprego e redu-zir as desigualdades de renda.Assim, tomando como base o estudo sobre metas e políticas macroeconômicas, leia e reflita atentamente acerca das alternativas a seguir e identifique a frase correta:

Os impostos sobre rendas, bens e serviços, aumentam as rendas privadas e reduzem recursos para os dispên-dios públicos.Os impostos sobre rendas, bens e serviços, reduzem as rendas privadas e também diminuem os recursos para os dispêndios públicos.Um aumento nos gastos governamentais acarretaria um dinamismo na economia do país com uma consequente ampliação no consumo.Uma redução nos gastos governamentais acarretaria um dinamismo na economia do país com uma conse-quente ampliação no consumo.A política fiscal é aquela que fiscaliza a ação das ações das instituições bancárias no Brasil.

5º Termo

Sócrates, filósofo do Período Clássico, século V a.C, nada deixou escrito. Suas ideias foram divulgadas por seus discípulos Platão e Xenofonte. Nas conver-sas com seus discípulos, privilegia as questões mo-rais. Aprendemos de Sócrates que o conhecimento resulta de uma busca contínua, enriquecida pelo di-álogo, que corresponde, segundo ele, ao filosofar.

Sócrates é responsável por um método dialógico que se compõe de dois momentos. Com base nos conhe-cimentos construídos em sala de aula sobre este filó-sofo, assinale a alternativa que contém as etapas do método socrático:

a dialética e a argumentação. o juízo e o raciocínio.a proposição e a discussão. a ironia e a maiêuticaa tese e a antítese.

Espaço livre

Max e Adorno, teóricos da Teoria Crítica, defendem que a mídia cria um contexto de estímulo e consumo que leva o receptor a dois fenômenos sociais.Por essa perspectiva, a Escola de Frankfurt argumen-ta que, no final, o ser humano acaba vivendo um epi-sódio de alienação que é a condição psico-socioló-gica de perda da identidade individual ou coletiva. Isso decorre

PORQUE

a alienação refere-se a uma situação caracterizada pela reificação do ser humano, transformando tudo em “coisa”.

Considerando-se essas assertivas, selecione a opção correta

a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.as duas são verdadeiras.as duas são falsas.as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificati-va correta da primeira.

5º Termo

Com o avanço do uso de imagens na comunicação, tornou-se imprescindível estudar e definir quais co-res devem estar presentes e combinadas sejam em jornais e revistas ou na publicidade.Sobre o uso das cores, avalie as afirmativas abaixo:

Vermelho, verde e azul são consideradas cores primá-rias.O azul é considerado uma cor quenteO padrão de cores utilizado nas telas e vídeos é o CMYK.A combinação de vermelho e amarelo deixa o layout depressivo.Um título usando a cor amarela pode ter legibilidade se estiver em um fundo preto.

Espaço livre

“Cada vez mais os interesses individuais predominam sobre os coletivos. Teóricos da ética contemporânea constatam que é crescente a vinculação dos valores morais a questões de utilidade e de conveniência ao sujeito. Por isso, criam-se regras que representem um norteamento comum da sociedade – a legislação, com o objetivo de garantir a organização social – ou de um grupo específico – no caso da publicidade, a autorregulamentação, de forma que a ética profissio-nal não dependa unicamente das definições particu-lares dos sujeitos. (...)” (In: Discussão sobre ética e regulação da publicidade na graduação: um estudo de caso sobre a Fabico/UFRGS, p. 8, 2011)A partir do trecho exposto, é possível inferirmos al-gumas ideias, como:

I. Esse interesse individual se impondo sobre o coletivo é marca da contemporaneidade, o que justifica, em par-te, a percepção da indesejada “ética da conveniência”.II. Na publicidade, a autorregulamentação é a regra para o controle do que se produz em termos de anúncios publicitários, mas tudo também deve estar conforme as normas legais em vigências, como as previsões da Constituição Federal e também do Código de Defesa do Consumidor. III. A ética contemporânea representa o pensamento ético atual, uma evolução natural da ética cristã, sua fa-se imediatamente anterior.

São corretos:

Somente I.Somente II.I, II e III.I e II.I e III.

5º Termo

Sabemos que a eficácia do discurso publicitário de-pende da estratégia de argumentação adotada e de pressupostos da ética discursiva.Avalie as afirmações abaixo e assinale a opção cor-reta:

Persuadir ou convencer não será uma questão estraté-gica quando o orador estiver seguro de que o auditório em foco é composto, em sua maioria, por pessoas adul-tas, competentes e dotadas de razão.Os estudiosos da retórica e da argumentação concor-dam que a situação ideal de fala é aquela em que o orador detém poder sobre um interlocutor que lhe é subordinado.Em um contexto argumentativo composto por pessoas livres e dotadas de razão, é tácita a compreensão de que a um orador, a quem se concede a primazia da pa-lavra, se concede também a validação do chamado ar-gumento de autoridade ou, em outros termos, da fala competente.Em um contexto de razão comunicativa e, portanto, de ética discursiva, o melhor argumento sempre prevalece-rá sobre os demais argumentos, tidos como perdedores.Para se dirigir a um público específico, com suas carac-terísticas peculiares, a melhor estratégia será a da argu-mentação persuasiva voltada para as suas expectativas e desejos.

Na mensagem publicitária o termo Jingle é definido como uma composição musical e verbal de longa ou curta duração associado a um nome, marca ou slo-gan. Segundo o manual da agência Mccan-Erickson (1960), jingle é a combinação entre música e letra que torna a mensagem semelhante a uma curta canção, ou seja, trata-se de uma “mensagem publicitária em forma de música”.Sobre a mensagem publicitária em formato de Jingle e suas possibilidades de comunicação, avalie as afir-mações a seguir:

I. Deve ser fácil de cantarolar impulsionando a área da memória do público alvo (lembrança da marca).II. Por carregar uma característica musical, sua dura-ção não tem necessidade de seguir o padrão de 15, 30 ou 60 segundos da mídia Rádio.III. O Jingle é capaz de dar personalidade ao produto e criar uma ligação afetiva com as pessoas.IV. A adequação de uma boa comunicação somada a uma boa “letra” impulsiona o produto/serviço do anun-ciante, melhorando a assimilação da mensagem trans-mitida.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.I e II, apenas.I e III, apenas.I, III e IV, apenas.Todas estão corretas

5º Termo

De acordo com os professores Platão & Fiorin (2008) há três níveis de leitura: superficial (estrutura discur-siva), intermediária (estrutura narrativa) e a profunda (estrutura profunda). Sendo assim, leia as seguintes afirmações:

I – O nível de leitura superficial trabalha a estrutura dis-cursiva. O nível intermediário, a estrutura narrativa e, por fim, o nível de leitura profunda aborda a estrutura profunda.

II – A estrutura superficial é o momento em que identi-ficamos os significados mais concretos e diversificados (tempo, espaço, personagens, narrador, ações concre-tas).

III – A estrutura profunda de leitura é o momento em que ocorrem os significados mais concretos e difíceis. Nesse nível podemos identificar significados semelhan-tes entre si. Eles garantem a unidade do texto inteiro.

Identifique a alternativa correta:

Apenas a I.Apenas a IIII e II.II e III.Todas estão corretas.

Espaço livre

5º Termo

Para a construção de sua Lógica ou Semiótica, Peir-ce parte da Fenomenologia até chegar à classifica-ção dos signos. Esses estudos começam por volta de 1867, quando escreveu On a New List of Categories, nova em relação às de Aristóteles, Kant e Hegel, com o propósito de obter categorias mais universais e gerais dos fenômenos. Peirce escreveu: "Há apenas três formas elementares de predicação ou significa-ção, que inicialmente chamei de qualidades, relações e representações". (CP 1.516). De acordo com Nöth (1995), vários filósofos buscaram encontrar um nú-mero limitado de categorias como modelo para en-tender uma multiplicidade dos fenômenos do mun-do. "Espaço e tempo, por exemplo, são dois tipos de fenômenos que foram considerados como catego-rias, por serem irredutíveis a outros fenômenos na nossa experiência. Aristóteles conseguiu classificar dez categorias; Kant elaborou 12, todas com base no seu sistema filosófico." (NÖTH, 1995, p.63).

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Após esses conceitos delineados em 1867, Peirce, em 1904, organizou uma Fenomenologia muito especial, em que fenômeno é "qualquer coisa que aparece à mente, seja ela meramente sonhada, imaginada, conce-bida, vislumbrada, alucinada [Um devaneio, um cheiro, uma ideia geral e abstrata da ciência, enfim, qualquer coisa]." (SANTAELLA, 1995 p. 16).

PORQUE

II. Peirce agrupou em três classes gerais e universais to-dos os fenômenos e denominou-as: Firstness, Second-ness e Thirdness, traduzidas por primeiridade, secundi-dade e terceiridade.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:É correto o que se afirmar em:

I, apenas.III, apenas.I e II, apenas.II e III, apenas.I, II e III

5º Termo

Acerca das disposições do Código Brasileiro de Au-torregulamentação Publicitária, do CONAR, assinale a opção correta.

O uso da sensualidade em publicidade de bebidas alco-ólicas e o tratamento de modelos como objetos sexuais são alvos de restrições do CONAR, nesse código.O infrator a norma estabelecida no código estará sujei-to a multa imposta pelo CONAR.Cabe à Associação Brasileira das Agências de Propa-ganda apreciar e julgar infração a dispositivo exposto no código.O principal objetivo do código é a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade e à propaganda, e à propaganda política e à político-partidária.O código veda o emprego de gírias e de palavras e ex-pressões estrangeiras na produção dos anúncios.

Espaço livre

Na linguagem publicitária, regra de terços, em rela-ção à composição de imagens para fotografia é uma:

regra que descarta a função do fotografo em uma fo-tografia publicitária e, para cuja aplicação, se divide o quadro em 2 partes, distribuindo-se nelas as imagens.técnica na qual se divide o quadro em 9 partes e tra-çam-se 2 linhas imaginárias horizontais e 2 verticais pa-ra as imagens principais serem distribuídas nos pontos de cruzamento. regra que compõe as imagens em 3 partes dentro da tela, para dar mais visibilidade ao objeto fotografado.técnica na qual se divide o quadro em 15 partes, para se distribuírem, de forma equilibrada, as imagens que se deseja destacar. nenhuma das anteriores.

Espaço livre

5º Termo

A embalagem é produto da ação de uma complexa cadeia produtiva que começa na matéria-prima com os fabricantes de vidro, papel, resinas plásticas, folha de flandres, alumínio, madeira e tecidos industriais. A em-balagem se torna o principal veículo de propaganda direta do produto e da marca gerando todo o sistema de marketing direto como impressos em geral, displays, pontos de venda, anúncios e brindes. Os sistemas de rotulagem e de decoração da embalagem permitem aplicar tudo o que se sabe sobre design gráfico, publicidade e comunicação visual. O rótulo tem espaço frequentemente reduzido, é sempre um de-safio a ser vencido pelo projetista.Analise as embalagens a seguir da imagem sugerida com relação ao material, a rotulagem, a tecnologia do processo gráfico de impressão e ao sistema de abertura e fechamento dos produtos apresentados.

Imagem – Embalagem de produto Heinz – extrato de tomate.Fonte: http://www.bdk.com.br/produto_extrato-de-tomate,3038.htm

Assinale a alternativa correta:

São feitas de folha de flandres, impressas em silk screem. A abertura e fechamento da primeira é easy open, ou seja, abre-se fácil e na segunda necessita de um abridor.As embalagens são feitas em folhas de latão e os rótulos com faca especial impressos em off-set. Os sistemas de abertura e fechamento dos produtos são tampas lacradas.As embalagens são feitas em alumínio, impressas em hotstamp e adesivagem. Este processo permite a impressão de diversos efeitos gráficos. A abertura e fechamento das duas são tampa crow. São feitas de blister de alumínio com impressão em relevo emsilk-scren. Os dois sistemas de abertura e fechamento são easy open, ou seja, abre-se fácil.As embalagens são de alumínio e os rótulos apresentados são chamados de sleeve, ou seja, há possibilidades de impressão e acabamento gráficos com melhor resolução. Os sistemas de abertura e fechamento necessitam de um abridor de latas.

5º Termo

Davis (2008) define quatro estágios de evolução da Internet, sendo eles: Web 1.0, voltada para a conexão e obtenção de informações na rede; Web 2.0 ou Web Social, caracterizada pela preocupação com a experi-ência do usuário e a colaboração por meio das redes sociais; Web 3.0 ou Web Semântica, com esforços concentrados na atribuição de significado e contexto às informações; e a Web Ubíqua, constituída pela In-ternet das Coisas.(DAVIS, M. Disponível em: <http://project10x.com/>. Acesso em: 20 jul. 2010.)

Fundamentado pela conectividade e interatividade, o conceito de IoT – Internet of Things é também ca-racterizado por:

Uma grande biblioteca virtual, sem interatividade com o usuário.Tecnologias que possibilitam acesso à rede por qual-quer pessoa, de qualquer lugar, utilizando quaisquer dispositivos, incluindo equipamentos multifuncionais com sensores inteligentes, tais como eletrodomésticos, automóveis, roupas, etc., a partir de aplicações que se adaptam dinamicamente às necessidades dos usuários.Maior revolução que a internet já passou, com alto nível de inteligência coletiva e desenvolvimento de uma rede de informações onde cada usuário pode não somente usufruir, mas sim, contribuir.Trata apenas de um buzzword, ou seja, não houve mu-dança significativa no marketing praticado pela Internet para exemplificar uma teórica “evolução”. As maneiras de se obter lucros continuam exatamente as mesmas.Restringe-se ao uso de sensores para monitoramento de cidades.

Sobre a Cultura da Convergência, avalie as informa-ções a seguir:

I. Resultante da convergência das mídias, tal cultura vem para transformar a relação da sociedade com os objetos por meio da tecnologia e tornar também pos-sível a convergência entre as próprias pessoas, para a partilha de informações e a aprendizagem em conjunto.II. A Cultura da Convergência, ou a Convergência das Mídias, disponibiliza as mesmas informações através de plataformas tradicionais, seja por texto, vídeo, som, de forma interativa ou não.III. A Cultura da Convergência altera a lógica como operam as indústrias midiáticas, ou seja, na forma como processam a informação e o entretenimento para o pú-blico desses meios.

Desta forma, é correto o que se afirma em:

I, apenas.II e III.I, II e III.III, apenas.I e III.

5º Termo

Orson Welles nasceu em Kenosh, Wisconsin. Criança prodígio, ele encenou peças de Shakespeare aos 10 anos. Em 1930, matriculou-se no Chicago Art Institu-te, passando em seguida a atuar profissionalmente no Gate Theatre Dublin. Em 1933, entrou para a com-panhia de atores de Katherine Cornell e, em 1936, montou sua peça Voodoo Macbeth no Harlem. Wel-les fundou a Mercury Theatre Company com John Houseman e o “Júlio César fascista” da companhia foi uma sensação na Broadway. Ele passou a traba-lhar regularmente como radialista; a adaptação da Mercury de A guerra dos mundos para o rádio foi tão realista que causou pânico generalizado entre os ouvintes. Em 1939, foi convidado a dirigir filmes em Hollywood para RKO. O estúdio lhe ofereceu um contrato para duas películas, sobre as quais teria to-tal controle artístico, algo sem precedentes para um diretor estreante.(KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.)Cidadão Kane, a estreia de Orson Welles na direção, sempre foi considerado “o melhor filme de todos os tempos”. De acordo com o perfil citado acima, Welles aplicou ao filme uma série de técnicas cinematográ-ficas inovadoras como:

a utilização do som e da cor no filme. o plano sequência e a profundidade de campo.efeitos especiais utilizando recursos de computação gráfica.narrativa clássica e montagem linear .a utilização de pesadas pausas, iluminação irregular e linhas distorcidas nos cenários.

Estado do bem-estar social: História e crise do welfa-re state. O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês, Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de edu-cação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.

Assinale a alternativa que contém a palavra que indi-ca, em sua complexidade, o maior obstáculo para a efetivação do welfare state.

Educação.Exclusão social.Bolsa família.Moradia.Segurança social.

Espaço livre

5º Termo

A utilização de sistemas tipográficos ou design de ti-pos na criação de peças publicitárias contribui para harmonizar e ordenar os elementos na página, como também proporciona maior expressão visual e plas-ticidade no trabalho. Dentre os autores que dividem os sistemas em eixos de leitura, Kimberly Elan (2014) define dois mais importantes: sistema axial e sistema radial.Analise a figura a seguir de acordo com os dois sis-temas apresentados por Elan. Responda a alternati-va correta a qual corresponde aos apontamentos do autor.

Imagem – Capa de uma revista alemã do artista gráfico Emil Ruder de 1960. Fonte: https://br.pinterest.com/cdsimplicity/desig-ner-emil-ruder/

I – Pode-se afirmar que existe um eixo princípio das di-reções ortogonais e seu sistema consiste em tornar a percepção assimétrica através das linhas. Portanto, utili-za-se no exemplo o eixo axial.II – Na imagem a leitura depende das orientações e das direções lineares que circulam em todo o espaço da pe-ça. As linhas partem de um ponto central e percorrem toda a página. É correto afirmar que no exemplo utili-zou-se o sistema radial.III – No exemplo da figura pode-se perceber que não existe um eixo principal de leitura das informações. A divisão do layout permite diversos centros visuais. É cor-reto afirmar que no exemplo não foi aplicado nenhum sistema tipográfico sugerido.IV – No exemplo sugerido utilizou-se de um perfeito equilíbrio geométrico central com a representação grá-fica espelhada dos elementos da página. Pode-se dizer que foi utilizado como técnica de composição o sistema bilateral.

Portanto, podemos afirmar que são verdadeiras as afirmativas:

I.II.III.IV.I e IV.

5º Termo

Em relação ao planejamento da produção de uma imagem publicitária ideal, analise e classifique os itens que devem ser levados em consideração:

I. Não há a necessidade de se inserir modelos e concei-tos que representem um padrão socialaceitável pelo público;II. A utilização de imagens que visam contemplar a maioria das pessoas, que sejam o seu público-alvo, em seu gosto médio, fazendo com que ele sinta vontade de consumir algumproduto ou serviço;III. Detalhes e cores apurados e trabalhados ao máximo não influem no resultado imaginado;

Somente I é verdadeira;Somente II é verdadeira;Somente III é verdadeira;Todas são verdadeiras;Nenhuma é verdadeira.

De acordo com os conhecimentos adquiridos na dis-ciplina Comportamento do Consumidor, leia com atenção as sentenças a seguir:

I) O papel do comprador organizacional é de extrema importância para a empresa. É sua responsabilidade buscar as fontes de suprimentos e obter a entrega em tempo hábil dos produtos e serviços, a uma qualidade aceitável e ao melhor preço.II) O comportamento do consumidor organizacional apresenta grande complexidade, em virtude dos três principais fatores a seguir: a estrutura do mercado e as inter-relações entre as empresas, o número de seto-res da empresa envolvidos na decisão de compra e os papéis representados pelos profissionais enolvidos no processo decisório de compras.III) O consumidor organizacional é a categoria que es-tuda a relação entre as organizações e os consumidores individuais. É uma categoria que identifica a razão real em que se fundamenta o comportamento do consumi-dor.IV) O consumidor organizacional é considerado pelo marketing como uma área de negócios busines-to-bu-sines – B2B, isto é, empresas que fazem negócios com outras empresas.

Indique a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas:

Apenas II, III e IV.Apenas II e IV.Apenas I e III.Apenas I, II e IV.Apenas III e IV.

5º Termo

Seis em cada dez brasileiros entram em uma loja a partir da análise na vitrine.O quão determinante a fachada de uma loja pode ser para que você decida se a visita ou não? Se você acre-dita que ela é um aspecto fundamental, você está entre os seis em cada dez brasileiros que pensam dessa forma.Uma pesquisa realizada em abril desse ano a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV) mostrou que para 59% dos entrevistados, a análise da vitrine define se a loja combina com o seu gosto ou não.A pesquisa mostrou também que, 79% dos entrevistados realizaram compras em shoppings nos últimos seis meses, o que nos fez questioná-los sobre quais aspectos consideram mais importantes ao analisarem somen-te essas lojas físicas: 26% acreditam que uma boa disposição dos produtos é fundamental, bem como caixa rápido (18%), boa climatização e amplo espaço para circulação, com 13% cada.Para essa pesquisa, foram ouvidas 616 pessoas, de ambos os sexos, com idades a partir de 18 anos, perten-centes as classes A B e C de todas as regiões do Brasil.(Fonte: Instituto Qualibest. Disponível em: < https://www.institutoqualibest.com>. Acesso em: 28 de setembro de 2017. Adaptado.)

Analise as afirmativas abaixo:

I. O escopo da pesquisa foi definido para abranger homens e mulheres, acima de 18 anos, pertencentes às classes A, B e C, residentes no Brasil.II. A pesquisa utilizou-se de dados primários.III. A pesquisa foi quantitativa.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.II, apenas.I e II.II e III.I, II e III.

5º Termo

No histograma acima, os pontos médios da primeira e da última classe são 40 e 80, respectivamente. Saben-do-se que todas as classes têm a mesma amplitude e que a amplitude das classes é igual ao intervalo entre os pontos médios, a estimativa adequada para a média é:

10 e 59,5. 23 e 57,5. 25 e 58. 23 e 60. 10 e 62.

5º Termo

Roland Barthes foi o primeiro autor a propor uma análise estrutural da imagem publicitária em seu arti-go “Retórica da imagem”. Neste ensaio, encontramos considerações sobre o sistema de conotação e deno-tação da imagem; as funções de ancoragem e reve-zamento do texto em relação a uma imagem e uma retórica da imagem fotográfica, baseada em recursos como trucagem, pose, agrupamento de objetos, fo-togenia, esteticismo e sintaxe. Sua intenção foi en-contrar na imagem fotográfica uma possível resposta para suas questões sobre a formação do sentido em uma imagem fixa.Considerando o enunciado acima, avalie as seguin-tes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Em publicidade, a significação da imagem é, certa-mente, intencional: são certos atributos do produto que formam a priori os significados da mensagem publici-tária.

PORQUEII. Estes significados devem ser transmitidos tão clara-mente quanto possível; se a imagem contém signos, teremos certeza que, em publicidade, esses signos são plenos, formados com vistas a uma melhor leitura: a mensagem publicitária é franca, ou pelo menos enfática (BARTHES, 1990, p. 28).

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma propo-sição verdadeira.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.As asserções I e II são proposições falsas.

“O empresário precisa enxergar no comunicador mais do que um operador, precisa ver nele o estra-tegista, um assessor próximo, cuja contribuição será decisiva para a articulação de um discurso adequado e de uma identidade organizacional compatível com o negócio”.(TORQUATO, G. Tratado de Comunicação Organizacional e Políti-ca. São Paulo: Cengage Learning, 2010. )

Com base no enunciado acima é possível entender o ideal papel do profissional da comunicação nas or-ganizações. Assim, assinale a alternativa correta no cenário atual da comunicação nas empresas.

A tecnocracia de ontem está sendo mais humanizada.O comunicador precisa ter um olhar menos generalista da empresa. A comunicação com os gestores tem pouca visão es-tratégica. O profissional deve limitar-se às questões mais técnicas. A área da comunicação necessita distanciar-se da cultu-ra organizacional.

5º Termo

O resultado de uma produção audiovisual pode sig-nificar muitas coisas, incluindo arte, ofício, até uma bela arte. Independentemente da etiqueta, qualquer discussão sobre a estética no audiovisual, obrigato-riamente, começa com a relação entre imagem e re-alidade. Isto porque imagens, visuais e auditivas, são experiências sensoriais. Os olhos veem, os ouvidos ouvem e o cérebro registra as imagens e sons. A tendência em procurar padrões e impor significados, mesmo que não façam sentido é característica pecu-liar do cérebro humano. Partindo desta premissa, o correto uso dos ângulos e planos influenciam a pro-dução no sentido de permitir:

Um melhor entendimento da narrativa sonora.A percepção de características acústicas diferenciadas.O planejamento da produção audiovisual.A construção de unidades de sequenciamento que facilitam a compreensão narrativa.O uso sintático do efeito do silêncio na composição sonora.

O tempo no audiovisual é tratado basicamente de duas maneiras. A primeira é a “o que” o telespecta-dor vê e a segunda é “o que” e “como” você quer que ele veja.

Para tanto podemos considerar que o Tempo Subje-tivo é:

I. Resultante da associação de sensações em um deter-minado contextoII. Composto de elementos estimulantes para uma leitu-ra subjetiva do tempo objetivoIII. Aquele que é contado em um relógio, estimulando assim uma melhor compreensão da mensagem audio-visual

É correto o que se afirma em:

I, apenas. II, apenas.I e II, apenas. IIII, apenas. I, II e III.

5º Termo

Uma interrogação pode suscitar as respostas mais variadas, inclusive todas aquelas que não são inte-ressantes ao anunciante. No processo persuasivo, o leitor não pode ter participação ativa na construção da ideia, justamente porque não se pode controlar sua interferência. Em uma peça publicitária, apenas é válido fazer pergunta retórica, que contém a respos-ta na própria questão, provoca uma única resposta possível ou ainda resposta nenhuma. A interrogação é praticamente fictícia. Assim, o leitor fica “encurrala-do” e acaba por ser conduzido ao ponto que o reda-tor quer.Observe as quatro frases abaixo:

1) Por que Tostines é mais fresquinho e vende mais?2) Você já experimentou a nova Hellmann’s Deleite?3) Tostines vende mais por que é mais fresquinho, ou é mais fresquinho por que vende mais?4) Vai dizer que você ainda não experimentou a nova Hellmann’s Deleite?

Assinale a correta:

Frases 1 e 3 estão corretas;Frases 2 e 4 estão corretas;Frases 3 e 4 estão corretas;Frases 2 e 3 estão corretas;Frases 1 e 4 estão corretas.

O slogan é uma frase curta, concisa e marcante e que tem como finalidade atrair a atenção do consumidor e destacar as qualidades ou características do produ-to, além de ser fácil de ser lembrado e repetido.Sobre o slogan, assinale a afirmação correta:

As figuras de retórica não devem ser usadas em sua composição, pois estas podem levar à dificuldade de compreensão da mensagem. Um bom slogan cria a imagem do produto na mente do consumidor, facilitando assim o recall da marca e/ou do produto. Um bom slogan não depende da frequência das inser-ções de mídia para ser lembrado. Um slogan forte e memorável deve conter palavras abs-tratas e racionais ao mesmo tempo. Um slogan publicitário deve conter argumentos implí-citos em seu texto, centrados exclusivamente nas quali-dades intrínsecas do produto.

5º Termo

O rough (pronuncia-se RAFE) é o que vem antes de qualquer peça gráfica, é quando você pega uma fo-lha em branco e esboça a ideia inicial, um rascunho de como você imagina que deve ser um anúncio, um desenho, um case, etc., de acordo com o conceito criativo construído. Ele está inserido no processo criativo da agência de propaganda.Sobre essa atividade, é correto afirmar:

Durante a leitura do briefing criativo o diretor de arte ou o redator podem iniciar um rough antes mesmo de identificar o problema de comunicação.Faz parte do processo de brainstorming onde as ideias serão todas colocadas no papel e depois resolver qual a solução mais criativa. Após a leitura do briefing criativo e identificação do problema de comunicação o rough deve ser construído com parceria entre a dupla de criação para só então partir para a execução da peça gráfica após a aprovação desse material.Só o diretor de criação pode desenvolver o rough no processo criativo do departamento de criação durante o processo. O redator inicia o projeto com a construção dos roughs para então concluí-lo com o diretor de arte.

Após a criação do conceito criativo com base no pro-blema de comunicação a ser solucionado, o diretor de arte tem que resolver o layout construído de for-ma técnica o anúncio para as mídias selecionadas. Esse é outro ponto de domínio desse profissional.Dessa forma, é correto afirmar:

O diretor de arte deve ter conhecimento de softwares gráficos apenas, isso bastaria para a execução da peça;A arte é finalizada pelo arte finalista da agência baseada no rough criativo, esboço apenas em traços pelo diretor de arte;Nesse ponto, o diretor de arte evidenciará o artista que existe dentro dele, tendo livre arbítrio para executar, sem limites e percalços. A criatividade é o que importaAlém de softwares gráficos, esse profissional deve ter conhecimentos de layout como a utilização técnica dos elementos que comporão a arte.A agência de propaganda fornece uma estrutura básica, como um modelo a ser seguido para todos os clientes, isso garante a padronização e a qualidade.

5º Termo

A operação de serviços puros, ou seja, sem o envolvi-mento de bens tangíveis, tem características específi-cas e distintas dos processos de manufatura. Com relação à prestação desse tipo de serviço, avalie as afirmações a seguir:

I – Os serviços têm como base o relacionamento entre pessoas e, como consequência, a imprevisibilidade e a heterogeneidade. II – A simultaneidade entre a operação e o consumo do cliente existe na prestação de um serviço. III – Os consumidores participam do processo opera-cional, tornando a gestão da qualidade mais complexa, pois envolve simultaneamente o serviço e o processo operacional de forma conjunta. IV – O conceito de estocabilidade é limitado na pres-tação do serviço, forçando as empresas a trabalharem com certo grau de ociosidade operacional.

É correto o que se afirma em:

I e IV apenas.II e III apenas.II e IV apenas.I, II e III apenas. I, II, III e IV.

A Matriz SWOT é composta por quatro itens de aná-lise que auxiliam a identificar

Missão; valores; resultados esperados e competências. Riscos; necessidades; ambiente de negócios e soluções. Deficiências; grade de sucessos; áreas de foco e metas. Resultados obtidos; dificuldades; boas práticas e desa-fios. Pontos fortes; pontos fracos; oportunidades e ameaças.

5º Termo

A tabela abaixo apresenta o perfil de alguns dos prin-cipais tipos de mídia.

São INCORRETAS as vantagens e limitações relacio-nadas a:

Televisão e jornal.Mala direta e outdoor.Jornal e rádio.Rádio e revista.Revista e televisão.

Espaço livre

5º Termo

Numere a coluna da direita de acordo com os principais termos de mídia da coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo:

1 – 2 – 5 – 6 – 3 – 4.6 – 4 – 2 – 1 – 5 – 3.2 – 4 – 1 – 3 – 5 – 6.5 – 6 – 1 – 2 – 4 – 3.3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5.

Marketing Promocional é uma atividade do marke-ting aplicada a produtos, serviços ou marcas, visan-do, por meio da interação junto ao seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização.(AMPRO). Todo o Plane-jamento estratégico que embasa essa atividade está baseado em dois tripés promocionais:

I – O primeiro tripé é a definição do tipo de promoção, da premiação e da divulgaçãoII – O segundo é formado pelas principais técnicas pro-mocionais que consistem em: amostragem, demonstra-ção e degustação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma propo-sição verdadeira.As asserções I e II são proposições falsas

5º Termo

A amostragem, ou sampling, é a ação de distribui-ção de amostra grátis do produto com objetivo de torná-lo conhecido em lançamento ou ampliar seu numero de consumidores, reforçando sua imagem. É correto afirmar que:

A promoção de vendas sempre utiliza a distribuição de amostras com sucesso.Produtos novos não precisam desse tipo de investimen-to, pois o consumidor tende a procurar por eles espon-taneamente O uso de amostras grátis pode chamar a atenção para produtos desconhecidos e novos, porém não estimula o consumo.Este tipo de ação só deve ser realizado para produtos que já são conhecidos do públicoA amostragem, ou sampling, reforça a ideia de compra por impulso no PDV.

5º Termo

Leia o texto e observe a imagem abaixo:Em comemoração dos seus 20 anos, a Óticas Carol usou da idade um ganho para os clientes. Informando sua idade nas lojas da marca, o consumidor ganha o equivalente em descontos. A campanha, veiculada em canais de TV aberta e regionais, contempla um filme que mostra funcionários da empresa, entre eles diretores de marketing e o CEO da marca, comemorando os 20 anos da Ótica e carregando seus números. Quem assina a campanha é a Comunicação Explícita.(Fonte: Campanhas da semana. Disponível em: <www.meioemensagem.com.br>. Acesso em: 08 de outubro de 2017. Adaptado.)

Sobre a ferramenta de comunicação utilizada nessa campanha da Óticas Carol, analise as informações abaixo:

I. A promoção de vendas foi utilizada com o objetivo de ser um incentivo de curto prazo para incentivar o consumi-dor a comprar na ótica.II. Como será veiculado amplamente em TV aberta, funciona como um auxiliar para aumentar à preferência e fideli-dade da marca.III. O planejamento de comunicação deve prever um período curto de promoção para não acostumar o consumidor a adquirir os produtos somente em época promocional.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.II, apenas.I e II.II e III.I, II e III.

As ferramentas de comunicação têm forças diferen-tes em relação a seu impacto com o público alvo e adaptam-se melhor dentro de um planejamento de comunicação de acordo com suas vantagens e des-vantagens.

A respeito das ferramentas de comunicação é correto afirmar:

I. Mesmo que o objetivo de comunicação seja atingi-do com a ferramenta de comunicação menos indicada, possivelmente implicará em um desperdício de verba.II. A ferramenta propaganda é uma boa escolha quando pretende-se informar, relembrar ou influenciar o públi-co.III. As ferramentas inovadoras só têm sucesso se utiliza-das para um público jovem e antenado.

Assinale a alternativa correta:

I, apenas.II, apenas.I e II.II e III.I, II e III.

5º Termo

Espaço livre