Nordeste Hoje 01 - 2014

16
Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 1 NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS SALESIANIZANDO O FACEBOOK Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez, associa-se neste ano à iniciativa “Salesianizando Facebook 2014” mediante uma videomensagem. Esta iniciativa tem como ideia básica pôr uma imagem ou foto de Dom Bosco no seu Perfil, que, como explica um dos seus criadores, “torna-se um pátio, é um novo pátio”. "Salesianizando Facebook" é uma iniciativa lançada em 2011 pelo P. Cristiano Ciferri, da Inspetoria IME, junto com Marcos Antonio Pita, pré-noviço da Inspetoria COB e com o Sr. André Papa. Desde então a iniciativa é desenvolvida pelo colombiano Marcos Antonio Pita, hoje salesiano tirocinante, e por outros jovens salesianos e voluntários. JORNADA DE ESPIRITUALDIADE SALESIANA EM ROMA TEM PARTICIPAÇÃO DA NOSSA INSPETORIA De 16 a 19 de janeiro foi realizada em Roma a 32ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana , ou DEFS 2014, com mais de 400 participantes, procedentes de 37 Países, já estão na sua terceira etapa. 27 dos 30 Grupos que compõem a grande FS estavam representados ou por seus Superiores gerais ou por seus Delegados. Nossa inspetoria, depois de muitos anos sem presença deste grande evento, contou com a participação dos Padres Thiago Nunes e José Pereira. A Agencia de Notícias Salesianas (ANS) fez a cobertura completa do evento, produzindo notícias e vídeos. É so acessar: http://www.infoans.org/Index.asp?Lingua=5

description

Informativo da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

Transcript of Nordeste Hoje 01 - 2014

Page 1: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 1

1

NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS

SALESIANIZANDO O FACEBOOK

Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez, associa-se neste ano à iniciativa “Salesianizando Facebook 2014” mediante uma videomensagem. Esta iniciativa tem como ideia básica pôr uma imagem ou foto de Dom Bosco no seu Perfil, que, como explica um dos seus criadores, “torna-se um pátio, é um novo pátio”.

"Salesianizando Facebook" é uma iniciativa lançada em 2011 pelo P. Cristiano Ciferri, da Inspetoria IME, junto com Marcos Antonio Pita, pré-noviço da Inspetoria COB e com o Sr. André Papa. Desde então a iniciativa é desenvolvida pelo colombiano Marcos Antonio Pita, hoje salesiano tirocinante, e por outros jovens salesianos e voluntários.

JORNADA DE ESPIRITUALDIADE SALESIANA EM ROMA TEM

PARTICIPAÇÃO DA NOSSA INSPETORIA

De 16 a 19 de janeiro foi realizada em Roma a 32ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana , ou DEFS 2014, com mais de 400 participantes, procedentes de 37 Países, já estão na sua terceira etapa. 27 dos 30 Grupos que compõem a grande FS estavam representados ou por seus Superiores gerais ou por seus Delegados.

Nossa inspetoria, depois de muitos anos sem presença deste grande evento, contou com a participação dos Padres Thiago Nunes e José Pereira.

A Agencia de Notícias Salesianas (ANS) fez a cobertura completa do evento, produzindo notícias e vídeos. É so acessar: http://www.infoans.org/Index.asp?Lingua=5

Page 2: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 2

2

LAZER E EVANGELIZAÇÃO NO ESTILO SALESIANO Jakeline Lira

Colônias de Férias animam mês de janeiro na região Nordeste do Brasil Entre os dias 4 e 19 de

janeiro, várias comunidades do Nordeste realizaram as Colônias de Férias Salesianas. A maioria dura uma semana e conta com a mobilização de pré-noviços, pós-noviços, assistentes e estudantes de Teologia; jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e demais membros da Família Salesiana na região.

Organizado pela Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil desde 2005, a atividade oferece a centenas de crianças, adolescentes e jovens a oportunidade de viver o período das férias de modo produtivo e construtivo, participando de diferentes atividades de caráter cultural e religioso. Também os jovens e adultos animadores crescem no sentido missionário e em salesianidade.

Para ajudar na elaboração das colônias é preparado um subsídio, que é de extrema importância para sintonia e alinhamento, além de ser roteiro para as atividades, especialmente para os momentos oracionais e a encenação teatral diária. Este ano o tema foi “Caminhemos, na santidade, à luz do senhor”, trazendo, a partir das bem-aventuranças, um caminho para a vivência da santidade no cotidiano.

Este ano, treze presenças salesianas e quatro não-salesianas realizaram o projeto. Em alguns locais, as colônias aconteceram em mais de uma comunidade. Todas as colônias são gratuitas e fruto do empenho e mobilização de seus voluntários, salesianos e leigos.

SENTIDO MISSIONÁRIO

Coordenado pelo inspetor, padre Diego Vanzetta, e pelo delegado inspetorial de Pastoral Juvenil, padre Eudes Barreto, o subsídio foi quase todo preparado pelos pós-noviços. Os mesmos, juntamente com pré-noviços e aspirantes, foram enviados como missionários para trabalhar nas colônias de férias das diversas localidades, ajudando na formação dos animadores locais e também trabalhando como animadores. Para muitos, é uma grande oportunidade de conhecer diferentes jovens da AJS do local e presenças salesianas na região, visto que geograficamente a inspetoria é muito grande. De Fortaleza, CE, para Salvador, BA, por exemplo, são quase 1.200 km. E apesar de estarem todas no nordeste brasileiro, as realidades são muito distintas.

Page 3: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 3

3

Valdemir Augusto e George Melo, apesar de já estarem caminhando para o terceiro ano do pós-noviciado, não conheciam Areia Branca, onde os salesianos têm uma paróquia e uma obra social. A cidade litorânea do Rio Grande do Norte, distante 260 km da capital Natal, encantou pelas belezas naturais e pela receptividade da população. “Tivemos uma média de 400 crianças, somando as seis comunidades diferentes que realizaram as colônias. Foi muito bom ver tantos jovens e crianças felizes, conhecer essa realidade pastoral me fez muito bem”, afirmou George. Próximo a Areia Branca, outro município do Rio Grande do Norte, Grossos, convidou e recebeu um grupo de jovens da Articulação da Juventude Salesiana de Fortaleza, acompanhados por dois salesianos e um aspirante para animar cerca de 200 crianças e adolescentes. A jovem Andressa Sousa, coordenadora da AJS, externou a opinião do grupo: “Foi uma experiência única, onde conhecemos, fizemos novas amizades, vivenciamos junto com eles nossa espiritualidade salesiana. É muito importante esta experiência missionária de conviver com jovens de outros lugares, outras culturas, conhecer a realidade de cada criança, cada jovem”.

O QUE FAZ O AMBIENTE SE TORNAR SALESIANO SÃO AS

PESSOAS

As Colônias de Férias Salesianas não se desenvolvem somente dentro de casas salesianas. Uma delas foi realizada na periferia de Maceió, AL, pelo Centro de Cooperação Dom Bosco, ONG fundada já há mais de cinco anos por jovens ligados à Articulação da Juventude Salesiana. E muitas das crianças continuam indo à instituição para oratório dominical durante todo ano. Já em Juazeiro do Norte, existe forte presença salesiana com paróquia, rádio, colégio e o próprio Horto do Pe. Cícero. No entanto, as atividades se desenvolveram em vários lugares do município, especialmente onde se sabe que existe a demanda, e há muitas crianças dos sítios, as mais necessitadas deste tipo de atividade. O pós-noviço Fabiano Bernardino, enivado para esta colônia, explica: “Contamos com a participação total de 150 crianças da comunidade do Sítio do Pau Seco e outros sítios vizinhos. O espaço da Escola de Ensino Fundamental Antônio Miguel serviu de apoio para a realização desta ação pastoral. E contamos com o desempenho da Articulação da Juventude Salesiana de Juazeiro, salesianos e educadores da própria escola que nos cedeu o espaço para a colônia”. Acesse esta notícia no nossa página e veja também as notícias das Colonias de Férias de: Areia Branca, Aracaju, Juazeiro, Lajedo, Maceió, Natal-Gramoré...

http://www.inspetoriasalesiana.org.br/nh

Page 4: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 4

4

TEMPO DE RENOVAÇÃO Jakeline Lira

Primeiro Retiro anual, renovação dos votos e profissões perpétuas

Na Colônia Salesiana em Jaboatão dos Guararapes, foi realizado entre os dias 20 e 26 de janeiro o primeiro Retiro Anual dos Salesianos do nordeste. As palestras, que foram duas por dia e mais a homilia da missa, foram apresentadas pelo bispo de Garanhuns (PE) dom Fernando Guimarães, da Congregação dos Padres Redentoristas. Segundo Dom Edvaldo, arcebispo emérito de Maceió e participante do retiro, “os exercícios espirituais para os religiosos, sobretudo os de vida ativa, como são os salesianos educadores, significam uma estação de reabastecimento das forças espirituais, da vida de oração, da união com Deus, que dão

sentido à sua vida e ao seu trabalho”.

Os Salesianos que não puderam participar deste, terão oportunidade de fazê-lo em novembro, quando a Inspetoria promove a segunda edição da atividade.

RENOVAÇÃO DOS VOTOS E PROFISSÕES PERPÉTUAS

No dia 25 de janriro, sábado, foi a vez dos salesianos de votos temporários renovarem o compromisso por mais um ano. Já no domingo, 26, foi a vez dos clérigos Arlan Braga e Délio Mota fazerem suas profissões perpétuas como Salesianos de Dom Bosco, momento de alegria e gratidão, partilhado não apenas pelos salesianso participantes do retiro, mas por demais religiosos, amigos e familiares.

Album de fotos das Profissões Perpétuas em nossa Fan Page no Facebook:

https://www.facebook.com/sdbbre

RENOVAÇÃO DE VOTOS RELIGIOSOS NO MÉXICO

A Comunidade Salesiana dos Pós-noviciado da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México, no último domingo, celebrou a renovação dos votos religiosos de Sharlon Lucena, jovem da nossa inspetoria que encontra este ano lá para experiencia de estudo e intercâmbio. A celebração foi marcada por um clima de piedade, animação e acolhida da comunidade local e dos noviços.*

*veja mensagem do jovem Sharlon no final deste informativo

Page 5: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 5

5

BARBACENA: ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA A PROFISSÃO PERPÉTUA

Herisson Leandro e P. João Luiz

Entre os dias 13 e 30 de janeiro deste ano, nove jovens estudantes de teologia participaram do curso de votos perpétuos organizado pela CNF – Conferência Nacional de Formação. Entre os jovens temos a representação de cinco das seis de nossas inspetorias. A única sem representação é a BMA. Já no primeiro dia (13) os participantes tiveram a alegria de conhecer o Centro de Documentação e Pesquisa de

Barbacena. Essa experiência um incentivo pelo cuidado e zelo por tudo o que se refere a documentações e acervos dos mais variados de nossas presenças.Também tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos, culturais e históricos de Barbacena e cidades vizinhas.

Durante o encontro, na sexta-feira dia 24/01 renovaram a profissão religiosa três dos os formandos participantes: Edilson, José Paulino e Herison Leandro (da nosssa inspetoria).

Veja menagem do delegado mundial para Formação, P. Franesco Cereda, especificamente para os participantes do encontro:

Carissimi Confratelli, so che state concludendo l'Incontro di Preparazione alla Professione Perpetua.

Sono stato informato del vostro incontro dal Pe. João Luiz Galvão; durante questo periodo vi ho ricordato particolarmente nella preghiera. Spero che questo periodo sia stato fruttuoso per ognuno di voi.

Ora iniziate un anno di preparazione, in cui continuate il vostro discernimento in vista di una decisione defintiva circa la vita consacrata salesiana.

La professione perpetua salesiana è l’offerta “generosa e gioiosa” e “totale e definitiva” di voi stessi a Dio per i giovani. Possa essere così per sempre. Per la vostra fedeltà Dio dice a ciascuno di voi: “Ti basta la mia grazia”.

Chiedo il vostro ricordo nella preghiera per il CG27. Cordiali saluti a voi e al Pe. João Luiz. Ciao

Don Francesco Cereda

Page 6: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 6

6

NOTÍCIAS DAS CASAS

ARACAJU

Aislan Nascimento

TRÍDUO PEDAGÓGICO E SEMANA PEDAGÓGICA

Nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, os educadores salesianos estiveram reunidos com o objetivo de refletir sobre a espiritualidade e pedagogia salesiana. Esse encontro trouxe diversos temas para reflexições, tais como: “Bom cristão e honesto cidadão”; Histórico salesiano no Brasil e no mundo; Espiritualidade salesiana; Portal Futurum, Material Didático Digital; Manual do Educador na instituição; Proposta pedagógica da RSE.

Já entre os dias 20 e 24 de janeiro é um momento mais prático. Os educadores do Colégio Salesiano Aracaju se reúnem para pensar a práxis pedagógica à luz da Proposta Pedagógica da RSE e elaborar projetos educativos a serem desenvolvidos num trabalho conjunto, interativo e de colaboração entre as áreas do conhecimento.

AREIA BRANCA

Thomas Magnum

POSSE DO NOVO PÁROCO EM

AREIA BRANCA

No último dia 12 de Janeiro na Missa Dominical realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição aconteceu a solenidade de Posse do novo Pároco, Pe. José Cézar Rodrigues Teixeira. O momento contou com a participação do Bispo Diocesano de Mossoró/RN, Dom Mariano Manzana, o os Concelebrantes Pe. Diego Vanzeta, Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, o Pe. Ricardo Raimundo Sobrinho, responsável pela Família Salesiana e outros que também estavam juntos no momento. Os amigos(as) paroquianos(as) de Carpina/PE estiveram na cidade juntamente com um grupo de Juazeiro do Norte para prestigiar a posse. A Comunidade de Areia Branca ficou muito feliz e recebeu o novo Pároco com muito carinho.

IMPLANTAÇÃO DA PASCOM

Page 7: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 7

7

Dia 11 de Janeiro foi a vez da Equipe de Comunicação Paroquial dar mais um passo importante na implantação da Pastoral da Comunicação. Se reuniram pela primeira vez com o novo pároco, Pe. Cézar, que junto à equipe fizeram alguns planejamentos e escolheram novos representantes da equipe ficando composta por Olivá José, Coordenador; Izabel Tavernard, Vice; e o Secretário: Thomas Magnum.

FORTALEZA

Rodrigo Neto

PRIMEIRA MISSA DE

OUVINTES DO ANO REÚNE

CENTENAS DE FIÉIS

A Rádio Dom Bosco realizou no último domingo, 19, a primeira missa dos ouvintes do ano de 2014. Centenas de caravanas de diversos bairros de Fortaleza e cidades do interior participaram do momento festivo. A missa teve inicio às 16h e foi

celebrada na Igreja da Piedade, no bairro Joaquim Távora, pelo padre Gilberto Silva, diretor geral da Rádio Dom Bosco. O tema da celebração foi “a esperança não decepciona”. Antes da missa, às 15h foi realizado, pelo Frei Jurandir, o Terço da Misericórdia, um momento de preces e orações que preparou os ouvintes para a celebração.

Nem o sol e nem o calor da tarde de domingo desanimaram os fiéis que lotaram a igreja da Piedade. A dona de casa, Maria Anunciada, que sempre participa da missa dos ouvintes, revela que já alcançou muitas graças. “Aqui a gente tem um encontro verdadeiramente com Jesus e ainda conquistamos amizades verdadeiras. Através de Dom Bosco consegui uma graça de um emprego, a cura de uma depressão e a graça da cura de parentes meus”, afirmou.

A criançada também teve local reservado na missa dos ouvintes. O espaço Rádio Criança ofereceu diversas opções de lazer e brincadeiras aos pequeninos. “Durante esse período as crianças brincaram, fizeram pinturas no rosto, escutaram historinhas e ainda brincaram de roda roda”, comentou Pedro Kaian, 7 anos, integrante do Rádio Criança.

Após a celebração Eucarística, os ouvintes conferiram os shows do Frei Jurandir e do ministério Clave de Céu, que deixou muita gente à vontade para louvar e dançar.

A missa dos ouvintes é um projeto da Rádio Dom Bosco, que acontece uma vez a cada mês e busca homenagear os ouvintes. O próximo encontro está marcado para o dia 2 de fevereiro, a partir das 15h.

Page 8: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 8

8

JUAZEIRO

Renato Jorge / Jakeline Lira

ESCOLA: JORNADA

PEDAGÓGICA

A Jornada Pedagógica Salesiana aconteceu entre os dias 06 á 15 de janeiro tendo como tema gerador Sistema Preventivo Rumo ao bicentenário do nascimento de São João Bosco. No evento, tivemos a presença de alguns colaboradores como a professora Valéria, gestora do pólo Recife da Rede Salesiana da Escolas; professor Moura, mediador do nosso I Retiro do ano que aconteceu na casa das irmãs Beneditinas, e também a professora Lucianade Souza, do Colégio Dom Bosco de Parnamirim e por fim a própria equipe pedagógica pastoral que mediou alguns dias encontros. Destacamos també ma apresentaçã odo material didático digital, nova proposta da RSE, por Cíntia Lapa. Duas semanas fortes de aprendizagem e de espiritualidade toda equipe do Colégio Salesiano São João Bosco. As aulas foram iniciadas este ano no dia 20 de janeiro.

RÁDIO: COBERTURA OFICIAL DO 13º INTERECLESIAL DAS CEBS

Com o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida” e lema “CEBs romeiras do reino no campo e na cidade”, desde o dia 07/01, aconteceu na cidade Juazeiro do Norte, sertão cearense, o 13º Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). Participaram do evento cerca de 4 mil pessoas de todas as regiões do Brasil e também de outros países dos continentes da América, Europa, Ásia e África. Entre os delegados estavam presentes representantes das comunidades eclesiais de base, lideranças de organizações não governamentais, indígenas, bispos, padres, religiosos/as, seminaristas, católicos e também membros de outras denominações religiosas.

A Celebração de Abertura aconteceu na praça da Igreja dos Frades Capuchinos, às 19h.

Foi feita a memória dos Encontros Intereclesiais que aconteceram de 1975. Este momento foi vivenciado com muitos abraços calorosos, sorrisos, chapéus abanando erguidos aos céus e muita música este grande encontro. E o bispo da Diocese do Crato, Dom Fernando Pânico, fez a acolhida oficial: Vos acolho com alegria, respeito, admiração e confiança”, afirmou. A mensagem do Papa Francisco

Page 9: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 9

9

causou comoção aos participantes, com suas palavras de esperança! Esta foi primeira vez em sua história que o evento recebe uma mensagem de um papa.

A CNBB também enviou mensagem ao 13 Intereclesial e reforçou as CEB's como seguidores fiéis de Jesus Cristo no mundo e expressão viva da realidade do povo.

Para a jovem Bárbara Gomes, coordenadora da Articulação da Juventude Salesiana, foi perceptível a mobilização de todas paróquias da cidade para acolher e ajudar na realização do intereclesial, e destacou: “ O evento fez com que o Juazeiro fosse visto pelo o mundo! Muitos romeiros de outras regiões do nosso país e até de outros países conheceram mais a região, suas riquezas e a história do Padre Cícero Romão Batista. Se depararam com uma realidade bem diferente da que imaginavam”.

A rádio salesiana FM Padre Cícero, que tem os maiores índices de audiência da região do Cariri e está interligada à Rede Católica de Rádios, fez a cobertura oficial de todo evento, mobilizando equipamentos, equipe e adequando sua programação aos momentos importantes.

O colégio salesiano também cedeu espaço de suas dependências para realização de palestras e reuniões durante o intereclesial.

MATRIZ DE CAMARAGIBE

Equipe de Comunicação Social

FESTA DO SENHOR BOM JESUS

A paróquia do Senhor Bom Jesus em Matriz de Camaragibe, Alagoas viveu momentos de alegria, fé e devoção na festa do Glorioso Bom Jesus, uma tradição de mais de 300 anos.

De 23 de dezembro a 01 de janeiro fiéis devotos vindos também de outras cidades celebraram juntos, com Pe. Marcos Antônio e outros padres convidados. Cada noite era animada pelos noiteiros e atrações religiosas e culturais. Estes últimos se apresentaram sempre após as celebrações, no coreto.

O dia 01 de janeiro, dia do padroeiro, foi marcado pela tradicional procissão, iniciada às 16:00h e seguida por milhares de devotos, que com fé e alegria cantavam os louvores ao Bom Jesus. Às 17:30h terminada a procissão, deu-se início a santa missa. Os festejos encerrou-se oficialmente à 00:00h com o arreamento da bandeira.

Ainda em clima de festa, no dia 05\01 houve também o tradicional leilão de animais do Bom Jesus.

A temática escolhida para a festa este ano, inspirada nas palavras do Papa, foi: “Com o Senhor Bom Jesus: Ide sem medo para servir”.

Veja as fotos no album de nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.568779423201126.1073741845.123148427764230&type=3

Page 10: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 10

10

NATAL – SÃO JOSÉ / PARNAMIRIM – DOM BOSCO

Cileide Siqueira

SEMANA PEDAGÓGICA

MARCA INÍCIO DO ANO

LETIVO PARA EDUCADORES

A equipe de educadores e coordenadores dos colégios Salesiano Natal e Parnamirim participou entre os dias 21 e 24 de janeiro da primeira Semana Pedagógica de 2014. O evento composto por palestras e atividades de planejamento tem como objetivo acolher os profissionais novatos e veteranos de ambas as casas e prepará-los para o bom desenvolvimento do ano letivo. A abertura aconteceu no Salesiano São José e foi direcionada aos educadores novatos que foram recepcionados pelas palavras do diretor Padre José Mauro da Silva. Após a acolhida e o momento oracional, o coordenador geral do Salesiano São José , Professor Mário Sérgio, proferiu a palestra inicial sobre o “Perfil do Educador Salesiano”. Em continuidade, a supervisora do Salesiano Dom Bosco, Gracinha Ramos, apresentou a proposta pedagógica da Rede Salesiana de Escolas. O segundo dia foi marcado pela palestra do salesiano Padre Marcos Sandrini, escritor e diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Em sua palestra “O compromisso ético do Educador Salesiano”, ele buscou despertar na plateia o sentido educativo salesiano baseado na inspiração espiritual de Dom Bosco. “A melhor retribuição que um educador pode dar aos educandos é converter-se e ter uma atitude benévola em relação às novas gerações. Nosso desafio é reafirmar a preventividade, repudiar a ideologia do dom e acreditar na prática da resiliência. Precisamos educar para o consenso”, ressaltou Sandrini. No período vespertino, a equipe pedagógica participou de capacitação sobre o uso do Material Didático Digital (MDD) que será trabalhado nas salas de aulas dos 6ºs anos do Fundamental II e 1ªs séries do Ensino Médio. Essa nova proposta tem entre seus objetivos concretizar o uso das novas tecnologias educacionais nas escolas da Rede Salesiana e facilitar, através do Esemtia, a gestão acadêmica, o trabalho dos gestores e integrar as comunidades educativas pastorais salesianas. Assuntos como trabalho em equipe, definição de prioridades para o ano e Portal Futurum foram os demais temas abordados durante a Semana Pedagógica que alinhou e fortaleceu as responsabilidades do corpo docente para o bom andamento da caminhada pedagógica deste ano. “Precisamos dar passos de qualidade dentro e fora da sala de aula para cuidar e educar nossos jovens corroborando a relação professor, aluno e escola”, enfatizou Mário Sérgio.

Page 11: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 11

11

Veja no RSE Informa a entrevista feita por Marcela Mendes com P. Marcos Sandrini

durante o evento: http://www.rse.org.br/rse-informa/noticia/a-escola-deve-oferecer-um-projeto-de-vida-diz-pe-marcos-sandrini

SALVADOR – NAZARÉ Gigliola Sena

ALEGRIA DA VOLTA ÀS AULAS DO

FUNDAMENTAL 2 E ENSINO MÉDIO

Alegria de reencontrar os colegas e acolher os novatos marcou o primeiro dia de aula do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré). Cada um com uma novidade para se entreter, alguns o uniforme que muda conforme o nível, outros, o livro digital (1ª

série do Ensino Médio e 6º ano do Ensino Fundamental 2), há ainda a curiosidade com a escada do “Pai Nosso” plotada na escola. Enfim, depois de muitos abraços e “bem-vindos” calorosos, hora de ir ao Santuário Nossa Senhora Auxiliadora para o tradicional “Bom dia”, para abertura dos estudos, o coordenador da Pastoral, Padre Anderson Avelino, usou um óleo especial trazido da Terra Santa para abençoar o ano dos estudantes salesianos. Na segunda-feira (27/01) retornaram as turmas impares do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, já na terça-feira, as turmas pares dos respectivos níveis.

ATLETA DO SALESIANO

PARTICIPA DE TREINAMENTO

COM A SELEÇÃO BRASILEIRA

DE HANDEBOL

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) convocou o estudante e atleta do Colégio

Salesiano do Salvador (Nazaré), Alan, para participar da edição 2014 do Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhora Técnica – categoria juvenil. O objetivo do treinamento é despertar futuros jogadores para seleção brasileira. Participam do evento, 124 jovens entre 15 e 16 anos de todo o país. Depois, do intensivo treino, alguns passam a ser acompanhados em vista das Olimpíadas de 2020, uma vez que 2016 já está definida.

As atividades acontecem na cidade de Blumenau-SC, no período de 21 de janeiro a 31 de janeiro de 2013. O professor Cássio Lima, que é treinador da seleção de Handebol do Colégio, acompanha o aluno na viagem onde está sendo desenvolvidas atividades em conjunto com a seleta equipe comandadas pelo técnico da Seleção Brasileira Masculina, Jordi Ribera.

Page 12: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 12

12

ACOLHIDA CONJUNTA DE CORPO PEDAGÓGICO

As duas unidades Salesianas de Salvador, Dom Bosco (Paralela) e Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) se reuniram para uma acolhida comum de inicio do ano letivo. A ocasião marcou a nova forma de direção das instituições, unificada, sob o comando do Padre Francisco Eliano Queiroz. Com um discurso marcante, o novo diretor acolheu e se apresentou ao corpo pedagógico presente ao auditório Dom Bosco, na manhã do sábado, 25 de janeiro.

SALVADOR - PARALELA Gigliola Sena, Cláudio Moreira e Isa Paixão

UNÇÃO E NOVIDADES NO

RETORNO ÀS AULAS

O Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) iniciou às aulas no dia 27 de janeiro. Com grande alegria, a semana de acolhida dos estudantes e educadores foi aberta pelo novo diretor da escola, Padre Eliano Queiroz. Com um “Bom dia”

diferente, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, e escutaram uma breve palavra da coordenadora geral, Cristina França, e do coordenador de disciplina do seu nível. Depois, os estudantes conheceram oficialmente o novo diretor geral da Escola. O sacerdote proferiu breves palavras de apresentação aos meninos e às meninas e, depois, ungi-os com um óleo especial vindo da Terra Santa, em sinal de um envio e abençoado ano letivo.

COMUNIDADE EDUCATIVA SE DESPEDE DO

PADRE RAIMUNDO NONATO

Depois de quase quatro anos, o Padre Raimundo Nonato deixou o Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) e partiu para uma nova missão em Recife-PE. Com muita gratidão, a comunidade educativa deseja ao sacerdote e ex-diretor pedagógico da Escola, felicidades. A saudade deixou sua marca no dia 20 de janeiro, ocasião de sua viagem.

Page 13: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 13

13

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Uma iniciativa internacional de “Mestrado em Educação” está sendo aplicada de forma inédita na capital baiana com um grupo de 40 professores das Escolas Salesianas em Salvador e de outras unidades do Nordeste da

Rede Salesiana de Escolas (RSE). O curso, viabilizado através de convênio entre o a Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, o Colégio Dom Bosco (Paralela) e a Universidad de Santiago do Chile (USACH), foi

resultado de uma visita técnica da direção e coordenação pedagógica da gestora do Polo Nordeste da RSE, juntamente com o diretor da época do Colégio, Padre Raimundo Nonato, em 2011 ao Chile. O curso stricto sensu tem duas linhas de pesquisa: Gestão Educacional e Currículo & Avaliação. O mestrado interinstitucional, que serve como instrumento de formação continuada para os professores, foi iniciado no ano passado com aulas presenciais semestrais (utilização de plataforma virtual) e tem previsão de defesa de dissertações em janeiro de 2015 na sede da instituição de ensino superior chilena.

De acordo com a gestora da RSE do Pólo-Nordeste, Valéria Rodrigues, o objetivo é proporcionar aos educadores melhorias em sua atividade profissional e a possibilidade de se tornarem pesquisadores na área, além de validar a formação continuada de atualização e qualificação profissional feita pela rede. “Esse mestrado possibilita aos professores ressignificarem a prática deles, tornando-as mais efetivas e atuais. Traduzir a teoria em prática, tornando-a mais significativa, a partir da sua história profissional e, depois, da educação chilena, uma referência no continente sul americano”, explica.

O coordenador do mestrado, o professor-doutor chileno, Daniel Rios, acredita que o curso vai gerar desdobramentos positivos na qualidade do ensino oferecido nos colégios aonde atuam os mestrandos. “Esse mestrado deve ter impacto muito forte na aprendizagem porque vai melhorar a gestão de direção de escola e na gestão pedagógica nas dimensões de currículo e avaliação. Os de uma linha de pesquisa vão melhorar na gestão escolar em planejamento estratégico, gestão administrativa e gestão financeira e os da outra linha, no estudo dos problemas educacionais, escolares e de sala de aula”, ressalta.

Page 14: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 14

14

Depoimentos Mestranda na linha de pesquisa de gestão educacional, a

coordenadora geral do colégio, Cristina França, destaca que a visita às escolas chilenas trouxe para o Salesiano Dom Bosco a experiência da chamada “prova do livro” (avaliação pedagógica a partir de leitura de obras de vários gêneros) e que o mestrado dará suporte inovador para a prática de ensino. “A experiência do mestrado tem sido rica porque os professores chilenos dão aula em espanhol, mas eles têm feito esforços para serem entendidos pelos alunos. A relação de mestrando-professor tem sido marcada pela confiança, trocas significativas e aquisição de conhecimento”, revela.

Um maior refinamento na prática profissional em sala de aula é visto como um dos desdobramentos do mestrado pelo professor de História da Arte, Engelis Oliveira, que faz a linha de pesquisa de avaliação e currículo, “O curso vai possibilitar agregar novas competências para avaliar e entender de forma mais eficaz o conceito de currículo, em suas mais variadas possibilidades”, salienta.

*Neste módulo, as aulas aconteceram de 13 a 24 de janeiro.

MÉXICO – PÓS-NOVICIADO

CARTA DE SHARLON LUCENA AOS IRMÃOS DAS INSPETORIA

Prezados irmãos salesianos e amigos, Cheguei à Cidade do México no dia três de janeiro deste ano com o firme desejo de realizar a experiência de intercâmbio salesiano e acadêmico. Fui recebido no aeroporto mui fraternalmente pelo P. Gabriel de Jesús Cruz Trejo, diretor da comunidade do pós-noviciado, onde estou vivendo.

A experiência de realizar este intercâmbio salesiano e cultural é algo inexplicável, não só no âmbito acadêmico, cultural, social, mas principalmente salesiano. Viver na cidade do México que contempla uma diversidade cultural imensa, e consequentemente aprender outro idioma, viver com salesianos de outra cultura, é algo muito enriquecedor na minha vida religiosa e acadêmica. Parti nesta aventura com muito entusiasmo e fé. Sem dúvida, em meio aos tantos desafios, comecei, desde a Inspetoria do Nordeste, a sentir o quanto sou amado pelos meus irmãos salesianos.

Com a questão acadêmica resolvida na Universidade IBERO Americana, comecei a adaptação: clima, gastronomia, costumes, fuso horário, vida religiosa, idioma... Enfim, tudo é novo e desafiador.

Iniciei as aulas na universidade, ao mesmo tempo em que comecei as classes de espanhol. Há um choque muito grande entre a estrutura física da universidade na qual me encontro e a realidade que estava acostumado na UNICAP. A universidade é bem

Page 15: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 15

15

equipada, estruturada, organizada, e acolhe muitos estrangeiros, de todas as áreas. Na universidade partilho saber e aprendizagem com pessoas de trinta nacionalidades.

É uma riqueza cultural imensa aprender com mexicanos e pessoas de outras nacionalidades. Além das disciplinas pedagógicas, tenho aulas de Espanhol, História da América Latina e Antropologia Cultural.

A minha comunidade salesiana é composta por vinte e um irmãos, pós-noviços das duas inspetorias do México (MEM e MEG), eu e quatro formadores. Sinto que o espírito de família e a alegria, por estarmos sempre na presença de Deus, são os aspectos mais fortes da nossa comunidade. Quanto ao apostolado, desde que cheguei estou conhecendo diferentes frentes pastorais, para depois, ciente da realidade inspetorial, discernir com o diretor a obediência pastoral.

Em suma posso dizer que o mais difícil já passou. Sinto-me muito bem acolhido pelos salesianos daqui. Estou em casa. Estou muito feliz!

Agradeço a Deus, aos meus salesianos do Nordeste, especialmente aos meus formadores e ao Pe. Diego que incentivaram, apoiaram e acompanham este momento salesiano da minha vida.

Em comunhão de preces!

Sharlon Lucena, SDB.

ITÁLIA

P. GIOVANI ROLLO COMPLETA 45 ANOS DE

PROFISSÃO RELIGIOSA

Prezados amigos, vamos nos preparar a celebrar amanhà (hoje) 31/01 a festa do nosso Dom Bosco, vamos mergulhar na sua espiritualidade, na sua sua caridade pastoral e na sua santidade, assim iremos tornà-lo vivo e presente hoje, aqui, onde estamos e os meninos poderão experimentar mais uma vez o amor deste Pai que sempre revelou e ainda hoje revela o amor do verdadeiro PAI: Deus. Peço uma oração por mim de agradecimento ao Senhor e a Dom Bosco pelos meus 45 anos de consagraçào religiosa salesiana 31/01/ 1969 Jaboatào –Recife - Brasil. Obrigado e...Boa Festa. Pe. Giò

CALENDÁRIO

31.01.2014 São João Bosco

31.01.2014 70 anos de profissão Religiosa de Dom Edvaldo Amaral (17h, Basílica Sagrado Coração de Jesus – Recife)

31.01.2014 Curitiba: Primeiras profissões dos noviços

01.02.2014 Comemoração de todos salesianos defuntos

02.12.2013 Apresentação do Senhor

Page 16: Nordeste Hoje 01 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 01 – 31 de janeiro de 2014 16

16

ANIVERSARIANTES

06/02 – S Francisco Ataíde dos Santos (Matriz de Camaragibe)

07/02 – P Orsini Linard Nuvens (Juazeiro do Norte)

INFORMATIVO SEMANAL DA INSPETORIA SALESIANA DO NORDESTE DO BRASIL Rua Estado de Israel, 386 – Ilha do Leite – 50070-420 - RECIFE-PE - BRASIL

Edição: Jakeline Lira.

Correspondentes locais: cada colaborador é responsável do conteúdo do seu artigo

Tel.: (81) 2102-0800 e-mail: [email protected]

Site: www.inspetoriasalesiana.org.br Twitter: http://twitter.com/sdbbre Facebook: http://www.facebook.com/sdbbre