Nordeste Hoje 02 - 2014

9
Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 1 NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS APRESENTADO À IMPRENSA O ANO BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO Não um olhar nostálgico ao passado, sequer um evento ufanista: mas uma oportunidade para renovar o empenho por alcançar os jovens e acompanhá-los em seus desafios” – com estas palavras o P. Pascual Chávez, Reitor-Mor dos Salesianos, introduziu aos jornalistas, no decorrer de uma Coletiva de Imprensa, o sentido do Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (1815-2015), que iniciará em 16 de agosto de 2014. A Coletiva se deu na manhã de hoje, 6 de fevereiro, na „Associzione della Stampa Estera in Italia‟, em Roma. Coordenou as atividades o Dr. Antonio Preziosi, Diretor de „Rai Giornale Radio‟ e „Radio 1‟. Além do P. Chávez, falarama Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora; DomMario Toso, Secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz; o P. Roberto Gottardo, Presidente da Comissão da Diocese de Turim para o Sudário; e dois Jovens do MJS: Renato Cursi e Giorgia Intreccialagli. Visionou-se inicialmente um „spot‟ realizado por „Missões Dom Bosco‟ em colaboração com o Dicastério para a Comunicação Social, o qual, através de autorizadas citações e sugestívas imagens, exemplificaram quanto o sonho de Dom Bosco seja hoje partilhado e difundido em todas as latitudes da Terra. Disponível também em YouTube, de „ ANSChannel‟. Sucessivamente deu-se a leitura de uma Mensagem do Presidente do Senado Italiano, Senador Pietro Grasso, que sublinhou como “Dom Bosco deixou um ensinamento atualíssimo” com que viver as diferenças e desenvolver atitudes de responsabilidade, acolhença e solidariedade. O primeiro a falar foi o P. Chávez, que ao apresentar a atualidade deDom Bosco, evidenciou como “ele soube ler a realidade social do seu tempo; individuou nos jovens pobres os primeiros destinatários do seu empenho; e lhes deu o melhor dom que lhes podia oferecer: a educação”. O

description

Informativo da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

Transcript of Nordeste Hoje 02 - 2014

Page 1: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 1

1

NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS

APRESENTADO À IMPRENSA O ANO BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO

“Não um olhar nostálgico ao passado, sequer um evento ufanista: mas uma oportunidade para renovar o empenho por alcançar os jovens e acompanhá-los em seus desafios” – com estas palavras o P. Pascual Chávez, Reitor-Mor dos Salesianos, introduziu aos jornalistas, no decorrer de uma Coletiva de Imprensa, o sentido do Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (1815-2015), que iniciará em 16 de agosto de 2014.

A Coletiva se deu na manhã de hoje, 6 de fevereiro, na „Associzione della Stampa Estera in Italia‟, em Roma. Coordenou as atividades o Dr. Antonio Preziosi, Diretor de „Rai Giornale Radio‟ e „Radio 1‟. Além do P. Chávez, falarama Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora; DomMario Toso, Secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz; o P. Roberto Gottardo, Presidente da Comissão da Diocese de Turim para o Sudário; e dois Jovens do MJS: Renato Cursi e Giorgia Intreccialagli.

Visionou-se inicialmente um „spot‟ realizado por „Missões Dom Bosco‟ em colaboração com o Dicastério para a Comunicação Social, o qual, através de autorizadas citações e sugestívas imagens, exemplificaram quanto o sonho de Dom Bosco seja hoje partilhado e difundido em todas as latitudes da Terra. Disponível também em YouTube, de „ANSChannel‟.

Sucessivamente deu-se a leitura de uma Mensagem do Presidente do Senado Italiano, Senador Pietro Grasso, que sublinhou como “Dom Bosco deixou um ensinamento atualíssimo” com que viver as diferenças e desenvolver atitudes de responsabilidade, acolhença e solidariedade.

O primeiro a falar foi o P. Chávez, que ao apresentar a atualidade deDom Bosco, evidenciou como “ele soube ler a realidade social do seu tempo; individuou nos jovens pobres os primeiros destinatários do seu empenho; e lhes deu o melhor dom que lhes podia oferecer: a educação”. O

Page 2: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 2

2

Reitor-Mor indicou a seguir os três grandes desafios que se referem aos jovens, hoje, e mostrou como as respostas de Dom Bosco continuem atuais. Perante a falta de confiança em si mesmos, pode-se responder com o protagonismo juvenil; ao medo do futuro se deve obviar através da formação escolar e profissional; ao aumento da separação entre mundo dos adultos e mundo juvenil só se pode enfrentar estando presentes, vivendo ao lado dos jovens.

Dom Toso, por sua vez, assinalou como “a Congregação e a Família Salesiana sejam 'Igreja que sai de si”, porque seguindo o exemplo de Dom Bosco continuam a ir pelo rumo das periferias físicas e humanas da sociedade e dos jovens. Reportou em seguida o bispo exemplos de empenho da Família Salesiana e dos Salesianos na área da Educação Escolar e Superior, e na Formação Profissional.

A Madre Reungoat, ao recordar o estreito relacionamento de confiança entre Dom Bosco e Madre Mazzarello para a educação também das jovens – um feito insólito para a época – explicitou como a missão salesiana não seja esclusiva dos SDB, mas partilhada por toda a Família Salesiana. A Superiora das FMA definiu por isso o Bicentenário como “um novo chamado a empenhar-se na missão educativa pelos Jovens”, missão que as FMA levarão para a frente nos 94 países em que estão presentes.

O P. Gottardo tratou ao invés da mostra extraordinária do santo Sudário, que se fará na primavera de 2015, a apenas cinco anos da última exposição, e confirmou que ela foi programada exatamente pela ocorrência do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco. Exatamente por isso os Jovens serão não só os protagonistas privilegiados mas também os colaboradores diretos na organização.

Giorgia Intreccialagli ressaltou a seguir a importância de ter recebido uma formação salesiana – coisa que a ajudou a sentir-se amada e a conhecer Jesus Cristo – e o valor da experiência missionária feita com os Salesianos, na Venezuela.

Quanto a Renato Cursi, jovem Salesiano Cooperador, recordou como o seu “primeiro encontro” com Dom Bosco se tenha dado num oratório, graças ao esporte, que ao depois evoluiu num relacionamento de fé e de vida. Anunciou outrossim o Renato a intenção de os Jovens do MJS honrarem o Bicentenário de Dom Bosco enchendo, com 10 000 deles, o Colle Don Bosco. Para completar as intervenções, deu seu testemunho sobre Dom Bosco e sobre a atualidade do seu carisma hoje, também Cristina Chiabotto, Miss Itália em 2004 e Apresentadora de TV, a qual, recordando os seus anos passados como aluna das Filhas de Maria Auxiliadora, de Turim, confessou levar ainda dentro, na vida profissional e pessoal, o sorriso e o entusiasmo de Dom Bosco.

O Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (16 de de agosto de 2014–16 agosto 2015) é um ano celebrativo, destinado a rememorar um Homem, cujos ensinamentos, à distância de 200 anos, são ainda

Page 3: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 3

3

atualíssimos quanto o é o tema da educação dos jovens. Ele chega depois um triênio de preparação que levou a redescobrir, dentro de toda a Família Salesiana, a história (2011-2012), a pedagogia (2012-2013) e a espiritualidade (2013-2014) do sacerdote, do educador e do santo turinense.

PROGRAMAÇÃO BICENTENÁRIO NA ITÁLIA Fonte: Zenit Español / Italiano

(tradução da redação NH, não foi publicado na Zenit Português)

Entre as iniciativas do bicentenário se encontram as peregrinações nos lugares em que viveu Dom Bosco, com vários itinerários históricos e culturais. A maioria dos eventos se realizarão em Turim, Castel nuovo e em Roma.

Na Itália, a data ooficial do início das celebrações em turim será dia 24 de janeiro de 2015, festa de São Francisco de Sales, patrono da congregação.

Os principais atos programados: - 16 de agosto de 2014: Abertura do Bicentenario na Colle Don Bosco;

- 28 de setembro de 2014: envio missionário e entrega de crucifixos (Turim);

- 19 a 23 de novembro de 2014: Congresso Histórico Internacional

(Salesianum - Roma);

- 15 a 18 de janeiro de 2015: Jornada de Espiritualidade

Salesiana(Salesianum);

- 19 a 21 de março de 2015: Congresso Pedagógico internacional. (UPS-

Roma);

- 21 a 25 de maio de 2015: Encontro dos bispos salesianos(Turim);

- 06 a 09 de agosto de 2015: Congreso Internacional de Maria Auxiliadora

(Turim);

- 11 a 16 de agosto de 2015: MJS/AJS Don Bosco. (Turim e Colle Don

Bosco);

- 16 de agosto de 2015: encerramento do Bicentenário na Colle Don Bosco.

Para o dia 16 de agosto, é esperada a participação de uma média de

10 mil jovens salesianos, que chegarão à Colle Don Bosco, fazendo entender o quanto se estendeu a obra salesiana. Na conferencia (coletiva de imprensa) o Reitor-Mor brincou com as palavras Árvore, Bosque (em italiano: bosco) para recordar como essa primeira árvore se estendeu como um bosque por 132 países do mundo.

Page 4: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 4

4

NOTÍCIAS DAS CASAS

FORTALEZA

P. Adelmar Sobrinho

FESTA DE DOM BOSCO E 5 ANOS DE SACERDÓCIO DE ADELMAR

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade celebrou com grande júbilo o dia nosso Santo Fundador São João Bosco, iniciamos com um tríduo no dia 28. Houve um grande envolvimento dos grupos pastorais, comunidades religiosas e Movimentos, cada uma mostrando sua devoção especial, contando a vida de Dom Bosco, o Sonho dos 9 anos e dos Diamantes. A Comunidade Salesiana (Pe. Gilberto, Pe. Ricardo, Pe. Amadeu, Pe Adelmar e o salesiano Carlos) homenageou solenemente nas orações matutinas, vespertinas e juntamente com a Comunidade Paroquial, vivenciando o chamado do Reitor- Mor, de se apropriar da experiência espiritual de Dom Bosco (Estreia 2014) buscando a glória de Deus e a salvação das almas,

além do mais, tendo como programa de vida o "Da mihi animas cetera tolle".

O dia 31 de janeiro foi um

momento gratificante

para toda a Família Salesiana de Fortaleza e junto a esse momento, o Pe. Adelmar Sobrinho celebrou 5 anos de sacerdote com seus irmãos salesianos, sua família e toda Comunidade Educativa. Que Deus ilumine a todos a fim de que contemplem e enriqueça-os com o coração de Cristo, o Bom Pastor, e vivendo a Eucaristia com muita alegria!

JABOATÃO – COLONIA

Leandro

ANIVERSARIANTES

No dia 31 de janeiro juntamente com a festa de São João Bosco, a comunidade Salesiana da Colônia, comemorou o aniversario dos pré-noviços Iago Maia Jeferson Castro, toda a comunidade se alegra e deseja muitos anos de vida

.

Page 5: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 5

5

ABERTURA OFICIAL DO PRÉ-NOVICIADO 2014

No dia 03 de fevereiro, com uma celebração eucarística, de-se inicio oficialmente ao pré-noviciado de nossa inspetoria. Com a presença do Inspetor Pe. Diego Vanzeta, SDB, que presidiu a cerimônia. Toda a comunidade salesiana se fez presente. Pe. Diego deu bastante ênfase à importância de nos deixarmos, assim como o barro é modelado na mão do oleiro, sermos modelados pelo Senhor.

JUAZEIRO

ROMARIA DAS CANDEIAS: PARTICIPAÇÃO SALESIANA

No dia 01 de fevereiro de 2014 aconteceu a primeira experiência romeira do colégio Salesiano, feita por alunos, professores, representantes da AJS, comunicação e pastoral.

Aproveitou-se a romaria de Nossa Senhora das Candeias para visitar pontos turísticos religiosos mais frequentados pelo povo romeiro que vem de todo o nordeste brasileiro. O programa Frequência Jovem (do colégio Salesiano), que inclui a programação da Rádio Padre Cícero FM 104,9 esteve ao vivo fazendo a cobertura das visitações e os jovens comunicadores entrevistando os romeiros, falando dos votos e promessas. A vivênvia de fé proporcionou momentos de devoção à Nossa Senhora.

NATAL – SÃO JOSÉ

Cileide Siqueira

CYBER BULLYING É DEBATIDO EM SALA DE AULA

Ficar conectado na internet durante a aula. O que antes era restrito ao laboratório de informática, a partir deste ano será estendido a todas as aulas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio no Salesiano São José com o uso do Material Didático Digital (MDD).

Através do acesso à internet por meio de tablets, smatphones e laptops os alunos poderão acompanhar o conteúdo das aulas de forma digital.

Page 6: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 6

6

Entretanto, com a presença mais constante na internet eis que surge uma nova precaução por parte dos professores, o cyber bullying. Com o objetivo de evitar que os alunos sofram ou pratiquem atos de bullying no meio virtual e orientá-los sobre como combater esse tipo de comportamento, a coordenação pedagógica do ensino fundamental está desenvolvendo um trabalho a partir do estudo do livro “Vencendo o cyber bullying”.

Apesar de ser um problema desconhecido por muitas pessoas, o cyber bullying prejudica o desenvolvimento, principalmente, dos jovens e causa consequências danosas. Conscientização é a melhor forma de evitar que tal comportamento se dissemine e é dessa maneira que os estudantes estão construindo conceitos sobre este assunto.

PROJETO ACOLHE ALUNOS NOVATOS

Quem já passou pela experiência de ser aluno novato, sabe como é bom se sentir acolhido. E é com esse objetivo que o Colégio Salesiano São José realiza no início do ano letivo o projeto “Vida nova, passos novos”, acolher os estudantes que estão chegando à Casa Salesiana e orientá-los com relação à nova rotina de estudos e do cotidiano da escola.

O SOE - Setor de Orientação Educacional - é o responsável em conduzir este momento especial com os alunos novatos. Reunidos no auditório, os estudantes do Fundamental II conversaram sobre os detalhes da cultura Salesiana de educar e evangelizar e receberam orientações acerca das necessidades que os alunos terão no decorrer do ano.

PARNAMIRIM – DOM BOSCO

FESTA DE 5 ANOS DA ESCOLA

Referência educacional em Natal e Parnamirim, o Colégio Salesiano Dom Bosco completou, no dia 6 de fevereiro, cinco anos de funcionamento.

O aniversário do Colégio foi comemorado, na quinta-feira, dia 6, com intervalos festivos nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, o intervalo comemorativo foi realizado das 9h30 às 10h e à tarde, das 15h40 às 16h10. A festa contou com Dj, sorteio de brindes e muita animação. Durante o evento, também foi realizada uma ação de lançamento do Instagram do Colégio.

Page 7: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 7

7

RECIFE – SAGRADO CORAÇÃO

70 ANOS COMO SALESIANO DE DOM BOSCO

No último dia 31, dia de São João Bosco, Dom Edvaldo Gonçalves do Amaral, arcebispo emérito de Maceió, comemorou seus 70 anos de profissão religiosa como Salesiano do Dom Bosco. A Celebração Eucarísticafoi realozada às 17h, na Basílica do Sagrado Coralção, Colégio Salesiano de Recife, comunidade a qual pertence. O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e do bispo de Penedo/AL, Dom Valério Breda (salesiano, ex-inspetor do nordeste), além de vários salesianos e membros da Família Salesiana se fizeram presentes.

SALVADOR – NAZARÉ Gigliola Sena

AUTOR DA CAPA DA AGENDA 2014 É PREMIADO

O estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), Gabriel Sanches, recebeu, no dia 29/01, das mãos do diretor geral, Padre Eliano Queiroz, uma homenagem pela autoria da capa da agenda Escolar 2014. O talentoso aluno foi presenteado sob os olhares de seus colegas de sala que reagiram de forma calorosa e com muita alegria.

ACOLHIDA DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 NO SANTUÁRIO

O Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) acolheu os alunos do ensino fundamental I (2º e 3º ano) com grande alegria. Os pequenos estudantes foram recebidos no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora para um “Bom dia” diferente durante a manhã do dia 30 de janeiro. O diretor geral, Padre Eliano Queiroz, rezou com as turmas e depois a coordenadora geral, Graça Macêdo,

proferiu algumas palavras e apresentou a equipe pedagógica.

ESCOLHINHA DE ESPORTES REINICIAM AS AULAS

Na segunda-feira, 03/02, foram reiniciadas as aulas da Escolhinha de Esportes do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré). Judô, Karatê, dança, capoeira, basquete, handebol, futsal e outras modalidades já estão na ativa. Os atletas também já começaram os treinamentos para a temporada 2014. O Departamento de Esportes (DECS) está sob o comando do professor Ari Souza.

Page 8: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 8

8

TEMPO INTEGRAL CRESCE MAIS DE 35%

Com um aumento de pouco mais de 35% em quantidade de estudantes, o Tempo integral do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) iniciou suas atividades na tarde da última segunda-feira, 03/02/2014. Sob o comando de Alice Dantas, estudantes do grupo 2 ao 5º ano do ensino fundamental 1 fazem a experiência da mistura de artes, esportes, atividades pedagógicas e uma nutritiva alimentação. A procura foi tão grande que ainda teve alunos que ficaram na lista de reservas.

SALVADOR - PARALELA Gigliola Sena

COLÉGIO COMEMORA NOVE ANOS NA FESTA DE DOM BOSCO

O Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) celebrou seus nove anos de fundação. A data (31/01/2014) é especial por seu o dia de São João Bosco, padroeiro da congregação. A programação foi iniciada, às 6h30mim, com uma missa presidida pelo Padre Eliano Queiroz, diretor da instituição. Em seguida, às 10h, no pátio, aconteceu uma apresentação do coral dos professores e funcionários para estudantes do colégio. A banda Reunião Habitual de alunos do ensino médio também fizeram um pocket show. Assiste o vídeo comemorativo: https://www.youtube.com/watch?list=UUlRZ6sad73eqkXYiuuEuxNw&v=5bsEvA8RrTI

TEMPO INTEGRAL INICIA COM 120%

A MAIS QUE EXPECTATIVA

O Tempo Integral do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) começou com força total. A capacidade extrapolou todas as expectativas e alcançou um índice de mais de 120%, em quantidade de estudantes. As atividades iniciaram na tarde do dia 29/01/2014, sob o comando da

professora mestranda, Martha Lôbo, estudantes do grupo 2 ao 6º ano do ensino fundamental II atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e uma alimentação balanceada.

REUNIÃO DE PAIS DE

ATLETAS DA NATAÇÃO

Os pais dos alunos-atletas da natação do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) participaram, na tarde do dia 29 de março, da reunião de abertura dos treinos da temporada 2014. Os responsáveis tiveram uma oportunidade particular de encontro com o no novo diretor, Padre Eliano Queiroz. O encontro foi realizado no espaço cultural da escola.

Page 9: Nordeste Hoje 02 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 02 – 07 de fevereiro de 2014 9

9

CALENDÁRIO

10.02.2014 Beata Eusébia Palomino

11-12.02.2014 Conselho Inspetorial

13.02.2014 Encontro com diretores (Jaboatão – Colonia)

13-15.02.2014 Encontro Inspetorial de Animação Pastoral

ANIVERSARIANTES

08/02 – S Eneas Andrade de Araújo (São Paulo -Lapa)

13/02 – S Délio mota Ferreira (São Paulo - Lapa) 16/02 – P Diego Vanzetta (Inspetor)

16/02 – P Raimunod Nonato S. Feitosa (Recife – Sagrado Coração)

INFORMATIVO SEMANAL DA INSPETORIA SALESIANA DO NORDESTE DO BRASIL Rua Estado de Israel, 386 – Ilha do Leite – 50070-420 - RECIFE-PE - BRASIL

Edição: Jakeline Lira.

Correspondentes locais: cada colaborador é responsável do conteúdo do seu artigo

Tel.: (81) 2102-0800 e-mail: [email protected]

Site: www.inspetoriasalesiana.org.br Twitter: http://twitter.com/sdbbre Facebook: http://www.facebook.com/sdbbre

Baixe neste link:

http://inspetoriasalesiana.com.br/site/public/site/arquivos/aeac203077.pdf