Nordeste Hoje 12 - 2014

23
Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 1 NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS MUNDO SALESIANO: ALTA TENSÃO E MEDO NA NIGÉRIA (ANS – Madri) – O sequestro de mais de duzentas jovens, no passado mês de abril, abriu velhas feridas na Nigéria. “A situação geral do país é delicada, com alta tensão e clima de medo, visto que Boko Haram se move livremente e se tem a sensação que ele pode atcar e ferir a qualquer momento e em qualquer lugar do País” – explicam os missionários salesianos que trabalham no país aos responsáveis da Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri. “As famílias das jovens raptadas estão muito irritadas; e muitos quereriam ir à floresta recuperar suas filhas, mas é muito perigoso” – referem. Ainda que a população nigeriana tenha muito medo, há todos os dias manifestações exigindo a libertação das jovens. “São todas meninas cristãs. Muitas famílias católicas no norte pedem-nos receber suas filhas em nossas escolas e internatos, a fim de que possam continuar os estudos” – dizem os Salesianos. No norte do país – onde atua Boko Haram – muitas escolas foram fechadas por medo. “Só continuam abertas as que são custodiadas por militares, embora também os soldados temam um ataque do Boko Haram, com armas pesadas”. Além disso, “muitos cristãos e católicos são obrigados a deixar tudo: terra, casas, empresas...; e migrar para o Sul”. O intento dos terroristas de Boko Haram é cancelar todo traço de civilização cristã ocidental. Mas “os nigerianos não querem uma nova divisão do país. Já viveram o problema de Biafra secessionista, nos anos 1960/70” – acrescentam os missionários. A Procuradoria das Missões Salesianas, de Madri, pede a libertação das jovens raptadas e se une à campanha internacional „#BringBackOurGirls‟ (Devolvam nossas jovens). Os Salesianos acreditam que a solução do conflito está no diálogo e na tolerância. A educação à paz e à convivência são a melhor maneira para o povo usufruir do grande potencial do seu País, pois a Nigéria tem uma população de 175 milhões de habitantes, sendo que 110 milhões têm menos de 25 anos. Os missionários salesianos podem desenvolver um papel chave no diálogo inter-religioso e o desenvolvimento desse “gigante adormecido”. Para fazer isso, é necessário trabalhar dia após dia na formação da juventude e na educação aos valores universais, como a Razão, a Bondade ('amorevolezza') e a Tolerância.

description

Informativo da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

Transcript of Nordeste Hoje 12 - 2014

Page 1: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 1

1

NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS

MUNDO SALESIANO: ALTA TENSÃO E MEDO NA NIGÉRIA

(ANS – Madri) – O sequestro de mais de duzentas jovens, no passado mês de abril, abriu velhas feridas na Nigéria. “A situação geral do país é delicada, com alta tensão e clima de medo, visto que Boko Haram se move livremente e se tem a sensação que ele pode atcar e ferir a qualquer momento e em qualquer lugar do País” – explicam os missionários salesianos que trabalham no país aos responsáveis da Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri.

“As famílias das jovens raptadas estão muito irritadas; e muitos quereriam ir à floresta recuperar suas filhas, mas é muito perigoso” – referem. Ainda que a população nigeriana tenha muito medo, há todos os dias manifestações exigindo a libertação das jovens. “São todas meninas cristãs. Muitas famílias católicas no norte pedem-nos receber suas filhas em nossas escolas e internatos, a fim de que possam continuar os estudos” – dizem os Salesianos.

No norte do país – onde atua Boko Haram – muitas escolas foram fechadas por medo. “Só continuam abertas as que são custodiadas por militares, embora também os soldados temam um ataque do Boko Haram, com armas pesadas”. Além disso, “muitos cristãos e católicos são obrigados a deixar tudo: terra, casas, empresas...; e migrar para o Sul”.

O intento dos terroristas de Boko Haram é cancelar todo traço de civilização cristã ocidental. Mas “os nigerianos não querem uma nova divisão do país. Já viveram o problema de Biafra secessionista, nos anos 1960/70” – acrescentam os missionários.

A Procuradoria das Missões Salesianas, de Madri, pede a libertação das jovens raptadas e se une à campanha internacional „#BringBackOurGirls‟ (Devolvam nossas jovens). Os Salesianos acreditam que a solução do conflito está no diálogo e na tolerância. A educação à paz e à convivência são a melhor maneira para o povo usufruir do grande potencial do seu País, pois a Nigéria tem uma população de 175 milhões de habitantes, sendo que 110 milhões têm menos de 25 anos. Os missionários salesianos podem desenvolver um papel chave no diálogo inter-religioso e o desenvolvimento desse “gigante adormecido”. Para fazer isso, é necessário trabalhar dia após dia na formação da juventude e na educação aos valores universais, como a Razão, a Bondade ('amorevolezza') e a Tolerância.

Page 2: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 2

2

V ENCONTRO NACIONAL DE ECÔNOMOS LOCAIS DAS ESCOLAS É REALIZADO EM BRASÍLIA

Foi realizado em Brasília, DF, o V Encontro Nacional de Ecônomos Locais das Escolas, promovido pela Rede Salesiana de Escolas (RSE). O evento, ocorrido de 15 a 17 de maio, reuniu ecônomos inspetoriais e locais (administradores salesianos e leigos) das escolas dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). A Inspetoria São João Bosco foi representada por seu ecônomo, padre Márcio Marçal.

Ao longo do evento foram discutidos os temas: “As oportunidades para o futuro da RSE”, “A pastoral na escola salesiana” e “As novas tecnologias e o material didático digital da RSE”.

Fonte: Acontece/ Inspetoria São João Bosco

PRESENÇA SALESIANA NO FÓRUM DE COMUNICAÇÃO E

MARKETING DA ANEC

Nos dias 15 e 16 de maio foi realizado I Fórum de Comunicação e Marketing das Instituições Católicas de Ensino promovido pela ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. Realizado na PUC do Rio de Janeiro. O evento reuniu uma média de 150 profissionais de todo o Brasil. Com o tema “A Gestão da Comunicação nas

Instituições Católicas de Educação” o Fórum convidou palestrantes atuantes em realidades distintas, como universidades e colégios católicos, que apresentaram palestras e cases sobre o desafio de comunicar em instituições.

Presente na solenidade de abertura, Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, parabenizou a iniciativa de realização do evento, que disse auxiliar no desafio de comunicar os valores das escolas católicas no mundo atual.

Para a Prof.ª Lilian Saback, Coordenadora da Assessoria de Comunicação Social da PUC-Rio, eventos como o fórum de comunicação e marketing são essenciais para a construção de uma voz coletiva da comunicação nas instituições católicas de educação. “Esse evento é um pontapé inicial no trabalho que temos pela frente, o de pensar em como comunicar nossa mensagem no mundo de hoje”, destacou a professora.

Das escolas pertencentes à nossa Inspetoria Salesiana do Nordeste, participaram das Coordenadoras de Comunicação: Cileide Siqueira, Marcela Mendes e Gigliola Sena dos Colégios Salesianos de Natal, Parnamirim e Salvador, respectivamente.

Page 3: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 3

3

SALESIANOS E SALESIANAS PARTICIPAM DO I ENCONTRO NACIONAL DE JUVENTUDES E

ESPIRITUALIDADE LIBERTADORA

Entre os dias 1 a 4 de maio de 2014 foi realizado em Fortaleza/Ceará o I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora. O evento reuniu

cerca de 400 jovens de 15 estados e diferentes credos que se uniram para trocar experiências e aprofundar o debate sobre espiritualidade libertadora. Foi pensado a partir da necessidade de reler os desafios da atualidade a partir de um viés libertador, estimulando o contato de pessoas comprometidas com o Evangelho e que saibam trabalhar a espiritualidade como expressão própria do ser humano e de sua vivência no tempo e espaço.

Participaram do encontro os padres salesianos Adelmar Rodrigues e Antônio Gomes, e as irmãs salesianas Abigail Ferreira, Nadia Chaves, Rita Souza, Marlene Marta e Julia Oliveira. Todos eles avaliaram o encontro como de muita alegria e de profunda reflexão sobre os cenários da Igreja no Brasil e no Mundo.

Mais informações sobre o encontro, suas palestras e atividades são encontradas no site: http://www.espiritualidade2014.com.br/

ENCONTRO DE EQUIPES PEDAGÓGICAS REÚNE GESTORES

DAS CASAS SALESIANAS Elton Assis

Nos últimos dias 16, 17 e 18 de maio, cerca de 65 gestores das casas salesianas se reuniram no Encontro de Equipes Pedagógicas, na Colônia dos Padres Salesianos, em Jaboatão dos Guararapes, para debater e partilhar as questões que tangem as escolas da Rede Salesiana – RSE. Como é tradicional nos

Encontros, uma casa assumiu a condução de uma noite ou uma manhã. Estreando a primeira noite, a equipe de Pastoral do Sagrado Coração-Recife levou os ingressantes para a Santuário para rezar e refletir sobre o papel de cada um no trabalho de Dom Bosco. Seguido do momento sagrado, Pe. Nonato Feitosa, vice-diretor pedagógico do Sagrado Coração, e o Inspetor da Região Nordeste, Pe. Diego Vanzetta, fizeram a abertura oficial do evento.

Na manhã seguinte, os trabalhos começaram com a celebração eucarística conduzida pela equipe do Salesiano Salvador (Bahia), depois

Page 4: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 4

4

seguiu para uma manhã com o Pe. Marcos Sandrini, que apresentou o painel “Espiritualidade e Educação”. O mesmo dia contou com a apresentação de cases dos Colégios Dom Bosco de Salvador, Juazeiro (Ceará) e do São João Bosco de Parnamirim (Rio Grande no Norte), finalizando com as palavras de Valéria Rodrigues, gestora do Polo Nordeste da RSE.

O Boa-noite ficou a cargo do Pe. Eudes Barreto, delegado inspetorial de Pastoral, que apresentou os trabalhos realizados pela Pastoral Juvenil Salesiana no Nordeste.

Abrindo o último dia, os Colégios do Rio Grande do Norte conduziram a celebração eucarística. Na sequencia, Raimunda Cadó apresentou uma proposta de Manual de Atribuições que fez os educadores refletirem sobre o formato dos trabalhos realizados em cada casa salesiana. Também foi a oportunidade dos gestores se reunirem por setor e determinarem algumas metas a serem observadas para até o próximo Encontro.

ENCONTRO DE JOVENS COMUNICADORES

Apesar de

todas as tensões vividas com a greve da polícia militar no estado de Pernambuco, a Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana, não cancelou seus eventos previstos para o final de semana, visto que na quinta-feira já havia indícios de resolução, o que de fato se concretizou.

Assim, na última sexta-feira (16) e sábado (17), foi realizado o II Encontro de jovens comunicadores da Inspetoria Salesiana do Nordeste. O evento é voltado para representantes de grupos ou projetos juvenis das casas salesianas ligados à Comunicação. Apesar das desistências, o encontro contou com jovens de Salvador, Aracaju, Recife, Fortaleza e João Pessoa, além da participação de todos pre-noviços, pois a atividade fazia parte do calendário da formação para comunicação.

Na tarde do primeiro dia, o salesiano Antônio Neto conduziu com muita propriedade a reflexão sobre a Mensagem do Papa para o 48º Dia Mundial das Comunicações deste ano (que será no próximo dia 02 de junho): “ a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. Os participantes assumiram o compromisso de fazer um momento de reflexão em suas comunidades e grupos de origem sobre a Mensagem. Por à noite foi realizado uma sessão cine-pipoca, com o filme “Saneamento Básico”.

Page 5: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 5

5

A manhã do sábado (17) foi tomada por as oficinas, que cada um já havia escolhido previamente. Neste momento, os participantes puderam aprender um pouco mais sobre a linguagem audiovisual, a radiofônica e a redação Jornalística.

O coordenador e Comunicação do Salesiano Recife teve a missão de ministrar a Oficina de Redação Jornalística. "Toda turma é uma surpresa. Com o tempo que tivemos, espero ter conseguido reconstruir os pensamentos dos participantes sobre o que é um texto jornalistico para internet e jornal", conta Elton. "Navegando pelas redes sociais, vi que alguns deles usaram os textos produzidos na oficina para registrar a participação deles no Encontro, fico muito feliz por ter contribuído", completa. O jovem Hudson Ramos, ligado à AJS de Carpina e aluno do sexto período de Radio, TV e Internet na Universidade Federal de Pernambuco, também demonstrou sua satisfação ao ministrar a Oficina de Radiofônica: “Fico feliz de vir não apenas participar, mas de já também poder contribuir e repassar alguns conhecimentos que adquiri na universidade”. No período da tarde, o jornalista Filipe Falcão, mestre em comunicação e ex-aluno do Salesiano Recife, contou aos jovens um pouco sobre a profissão do jornalista e o papel do comunicador, exibindo também alguns de seus trabalhos mais autorais feitos para o Diário de Pernambuco, veículo para o qual trabalha atualmente. Filipe tentou demonstrar que apesar da necessidade mercadológica dos veículos, é possível encontrar “brechas” e desenvolver trabalhos que vão além do que esse faz diariamente e podemos levar isto para todos nossos trabalhos: acreditar nas ideias e ter sensibilidade para perceber novas possibilidades. Para João Victor, que participo da Oficina de Vídeo, o Encontro contribuiu para que ele percebesse a dimensão do que é ser comunicador de forma mais profissional. "Aprendi sobre vídeo, fotografia e jornalismo de uma forma que não percebia antes, também conheci pessoas de diversas cidades e estados", relata o adolescente. Já a jovem Tamires Saraiva, de Fortaleza também pontuou: “Ter convivido esse pouco tempo e ter trocando experiências com outros jovens Salesianos só engrandece nossa caminhada”.

24ª ROMARIA JOVEM DE RECIFE

No último domingo, dia 18, a mais tradicional das Romarias Jovens foi

realizada na capital pernambucana. Apesar das tensões nos dias anteriores e de seu quase cancelamento para esta data, devido a situação da cidade com a greve dos policiais (que foi encerrada na quinta-feira à noite), o evento foi muito bem participado.

Page 6: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 6

6

A concentração e Celebração Eucarística de abertura se deu no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado no antigo Colégio

Nóbrega, declarado pela Arquidiocese como “Santuário da juventude”. P. Diego Vanzetta, inspetor salesiano, presidiu a

celebração, concelebrada pelos padres salesianos Gilvan Tavares e Eudes Barreto, (este

último delegado inspetorial para Pastoral juvenil Salesiana e também delegado da AJS Nordeste). Inspirado no evangelho do dia, durante a homilia convidou todos os jovens a “Serem pedras vivas” e presença de Cristo hoje. A caminhada foi animada por jovens da paróquia salesiana de Caetés, em Abreu e Lima, região metropolitana de Recife.

Na chegada à Basílica do Sagrado Coração, já no Colégio Salesiano, todos receberam a benção de Nossa Senhora Auxiliadora. Após intervalo para o almoço e descanso, Já na quadra Dom Bosco, foi a vez das apresentações culturais de coreografia e música, trazidas por grupos juvenis ligados à Articulação da juventude Salesiana.

Num emocionante momento de encerramento, a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo P. Eudes, levou os presentes a vivenciarem mais uma experiência de fé e presença de Deus em suas vidas.

É importante salientar também a presença da Animação Vocacional Salesiana na caminhada e no colégio. Alguns jovens também tiveram a oportunidade de se confessar.

A Equipe Suporte de Gramoré/ Natal fez o registro fotográfico de toda Romaria, vejam o álbum no Flickr: https://www.flickr.com/photos/98812945@N07/sets/72157644751996374/ Visitem também nossa página do Facebook: www.facebook.com/sdbbre e o blog da AJS Nordeste: www.ajsnordeste.blogspot.com.br

Page 7: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 7

7

NOTÍCIAS DAS CASAS

ARACAJU

ABERTURA DO MÊS MARIANO

Nos dias 06 e 07 de maio, os alunos do Salesiano Aracaju abriram o mês mariano de forma festiva. O bom dia festivo contou com a acolhida da imagem de Nossa Senhora, um vídeo sobre o evangelho da anunciação e a divulgação das principais atividades realizadas durante o mês em preparação para a grande festa, dia 23. O momento concluiu-se com um momento oracional.

NOVENÁRIO DE NOSSA

SENHORA AUXILIADORA:

MISSA COM O INSPETOR

Com profunda devoção mariana, o Salesiano Aracaju animou a 5ª noite do novenário de Nossa Senhora Auxiliadora em nossa paróquia. A celebração, presidida pelo inspetor P. Diego, contou com uma significativa

presença de alunos, pais e educadores. Entre os convidados, compareceu o governador do estado, Jackson Barreto. A liturgia da missa, bem participada, contou com a colaboração direta dos nossos alunos e educadores, desde os anjinhos que acolheram a imagem até a singela homenagem prestada no momento de ação de graças com música e oferta de flores. Com a benção de Nossa Senhora Auxiliadora, encerrou-se mais uma bela noite em preparação a sua grande festa.

APRESENTAÇÕES DE

TRABALHOS DA VII OLIMPÍADA

AMBIENTAL DE SERGIPE

Promovida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Olimpíada Ambiental permite que os atores envolvidos, alunos e professores, reflitam de forma crítica e analítica sobre questões relacionadas ao meio ambiente.

Page 8: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 8

8

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a olimpíada oportuniza o desejo de aprender, conhecer, pesquisar, investigar e discutir às ações humanas, de forma a contribuir para uma nova consciência voltada ao processo de proteção e preservação do Meio Ambiente.

A Olimpíada Ambiental é o maior evento de Educação Ambiental de Sergipe, que envolve a participação de centenas de alunos e professores. Enfoca este ano o compromisso de todos os brasileiros com o processo da separação do lixo, uma das premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010.

Um total de 2.325 estudantes da rede pública e privada, 108 escolas e 50 professores se inscreveram na VIII Olimpíada Ambiental de Sergipe, que este ano tem como tema “Cuide de Você: Faça Coleta Seletiva”. As inscrições encerraram na segunda-feira (12), e os trabalhos já estão sendo entregues no Parque da Cidade, na sala da entrada do Zoológico.

Com supervisão da Professora Jacqueline Silva os alunos do 6º Ano A e B apresentaram seus trabalhos com CARTAZES, MAQUETES e POESIAS.

VISITADORES DE MERCADOS

Os alunos dos 3º anos A e B do Ensino Fundamental, sob a orientação das professoras Denise e Iolanda e com o apoio da equipe de coordenação, realizaram uma aula de campo no mercado municipal de

Aracaju. Essa aula foi realizada com o objetivo de apresentar aos alunos marcas culturais de Sergipe, onde os mesmos, descobriram que os tempos e os lugares estão marcados por práticas culturais coletivas isto é, cultos, festas, músicas, danças, cheiros, comidas e objetos artesanais que fazem parte de sua cultura. Observaram e identificaram as marcas do passado no presente, por meio das construções e de documentos que relatam experiências vividas por diferentes grupos sociais e culturais em outras épocas.

MAKING-OFF DA MAMÃE

Com muito amor e carinho os alunos da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Aracaju), juntamente com as tias, prepararam várias homenagens em comemoração ao Dia das Mães.

Page 9: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 9

9

Este ano tivemos como tema: “Na caminhada com Maria, Mãe Salé educa com alegria.” Com o objetivo de motivar as mamães para a caminhada na formação do seu filho, tendo como referência Maria, a mãe de todos nós.

Em homenagem a sua mamãe cada criança confeccionou uma tela com o seu pezinho e uma oração pela mamãe, além de um lindo cartão. Também foi confeccionado um vídeo com mensagens para todas as mães e postado no site do Colégio.

BAILE DA CINDERELA

Foi realizado neste mês de maio, no Maternal, o Baile da Cinderela, como culminância das atividades a cerca dessa história infantil que faz parte do Projeto ”Contos para ouvir, contar e brincar”. Com o Baile as crianças tiveram a oportunidade de viajar no mundo da imaginação e se transformar com muito glamour em príncipes e princesas. Cada uma mais linda que a

outra!

SALESIANO ARACAJU FESTEJA DIA

DAS MÃES COM MUITA ANIMAÇÃO

O alicerce da vida começa com o amor de mãe, que gera, edifica, nos dá força e nos renova em cada gesto e carinho. Mãe é princípio de tudo, é sinônimo de amor, amor de Deus, amor de mãe; mãe dádiva de Deus, dádiva de amor!

Para homenageá-las o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora preparou uma programação especial na manhã do sábado (10). A alegria da família salesiana contagiou a todos presentes, tivemos uma manhã recheada de atividades interativas entre mães e filhos, com direito a sessão de massagem, beleza, hidroginástica e um belíssimo e emocionante momento oracional.

Mais do que um evento foi uma oportunidade de integração entre mães e filhos onde a alegria e satisfação de todos eram refletidas em cada olhar e gesto de carinho.

ALUNA BÁRBARA JULIANA AGORA

NA CHINA!

A triatleta sergipana Bárbara Santos, aluna da 2 série do Ensino Médio do Salesiano Aracaju, vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem entre os dias 17 e 21 de agosto, na China. Ela é a única brasileira a garantir

Page 10: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 10

10

vaga na competição.

A classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude foi garantida

na seletiva pan-americana, que ocorreu neste fim de semana, no México. Ela fechou a prova com o tempo de 1'03'54, em Monterrey. A competição contou com 45 atletas em busca de oito vagas. Parabéns Bárbara e que as bênçãos de Deus e a proteção de nossa Senhora Auxiliadora sempre esteja contigo!

Segue os links do GLOBO ESPORTE: http://globotv.globo.com/tv-sergipe/viva-esporte/v/conheca-a-triatleta-sergipana-barbara/3276976/ http://globoesporte.globo.com/se/noticia/2014/05/barbara-santos-garante-vaga-para-os-jogos-olimpicos-da-juventude.html

CAETÉS

RETIRO COM JOVENS

Em pleno dia 1º de maio, na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, da Paróquia São João Bosco, participaram em média 70 pessoas do Retiro Jovem - AJS: „E aí família, como nós estamos?‟ Com a presença de alguns integrantes do EJC de Abreu e Lima, do Ministério Eucarístico Jovem de Paratibe junto com um seminarista e a Equipe da Pastoral da Inspetoria Salesiana. Num clima de paz e harmonia mas também alegre, e tínhamos várias curiosidades e questionamentos foram refletidos, destacando a vivencia do silencio. O Pe. Eudes Barreto ajudou a conduzir o momento de reflexão.

Segundo os jovens participantes, o retiro tornou-se este momento no qual paramos para refletir, por meio da oração e des uma aproximaçã omais íntima com Deus, sobre eles mesmos, sobre a condição de vida; para pensar em como estão vivendo, quais motivações para as tarefas que realizamos e do como estavam agindo no meio das pessoas que nos acolhem mundo.

CARPINA

Laerte Rosa

TRÍDUO E FESTA A SÃO DOMINGOS SÁVIO

A comunidade salesiana do Carpina vivenciou, durante os dias 03 a 05 de maio, o tríduo em honra a São Domingos Sávio, padroeiro do aspirantado. No dia 06 de maio, participamos da missa festiva com toda a comunidade reunida, presidida pelo diretor P. Leoni, sdb e concelebrada pelo pároco P. Cleyton, sdb. E ao meio dia com toda a comunidade tivemos um almoço festivo com homenagens a São Domingos Sávio.

Page 11: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 11

11

FORTALEZA

Renata Sampaio e Roberta Farias

COMUNIDADE CELEBRA MISSA FESTIVA EM HONRA A SÃO

DOMINGOS SÁVIO

A Comunidade Missionária Dom Bosco, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Fortaleza-CE realizou dia 06 de maio, com muita devoção e unção, um momento de louvor, oração, Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa celebrada pelo padre salesiano, Adelmar Rodrigues de Oliveira

Sobrinho. Estiveram presentes membros consagrados da Comunidade,

paroquianos da Igreja da Piedade, irmãs da Comunidade Monte Tabor, irmãs Josefinas e visitantes de outras comunidades, como a Canção Nova que também faz parte da Família Salesiana.

Várias são as atividades realizadas na Comunidade, entre elas o Núcleo Mariano, que tem como projeto o Terço nas residências, o Grupo Casa de Davi, para crianças e adolescentes de cinco a quinze anos e os grupos de oração as quartas e sábados. Além desses movimentos realiza também todos os primeiros sábados do mês, Adoração ao Santíssimo Sacramento e todos os segundos sábados, o Cenáculo com Maria.

A Comunidade Missionária Dom Bosco tem como carisma o Acolhimento às pessoas e cada membro leva consigo o lema de Dom Bosco: "Da mihi animas, cetera tolle", “Dai-me almas e ficai com o resto”.

SEXTA EDIÇÃO DA CALÇADA DE DOM BOSCO

A Calçada da moradora Gleice Santos, no Otávio Bonfim, ficou pequena para a quantidade de fieis da comunidade e de outras calçadas que compareceram ao encontro.

Um verdadeiro encontro de cristãos. Assim se resumiu a 6ª edição da Calçada de Dom Bosco, que no último sábado (17) reuniu centenas de pessoas à Rua Beberibe, no bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza. O encontro foi marcado por momentos de oração, louvor e muita festa, e comandado pelos idealizadores do evento Nilcemar Linhares e Edvânio Alencar. O Frei

Page 12: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 12

12

Jurandir, que celebra diariamente o Terço da Misericórdia na Igreja Nossa Senhora da Piedade também marcou presença, ao lado do padre Ricardo, além dos demais integrantes das edições anteriores da calçada, que chegavam em forma de caravanas.

“Eu vejo nesse encontro uma riqueza de se encontrar com as pessoas, riqueza da fé, uma missão. O papa Francisco acentua muito nos discursos dele esse „ir ao povo‟, se encontrar com as pessoas e eu vejo esse movimento como uma benção de Deus”, disse padre Ricardo.

Frei Jurandir protagonizou um momento de oração e parabenizou a iniciativa da Calçada de Dom Bosco, relembrando os momentos de evangelização de Dom Bosco. “Dom Bosco fazia qualquer coisa para juntar juventude para falar dos seus verdadeiros valores. E isso que fazemos na Calçada Dom Bosco é trazendo de volta o verdadeiro valor da família”, afirmou Frei Jurandir. Sobre a Calçada de Dom Bosco: A Rádio Dom Bosco estreou em 2012 o programa “Fim de Noite”, hoje, “Iluminados pela Fé”, que tem a frente os apresentadores Nilcemar Linhares e Edvânio Alencar. Junto com o programa nasceu o projeto “Calçada de Dom Bosco” que tem como objetivo estreitar a relação da rádio com o ouvinte. A ideia de se chamar “calçada” surgiu pelo costume de todas as noites sintonizar o rádio no programa Iluminados pela Fé e ficar a calçada, ouvindo o programa

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA É CELEBRADA POR FIEIS

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Fortaleza-CE realizou dia 13 de maio, ao meio dia, a Santa Missa em honra a Nossa Senhora de Fátima. O presidente da celebração foi o padre salesiano Adelmar Rodrigues. A imagem da santa entrou acompanhada pelos fieis que se emocionaram com a procissão. Várias pessoas queriam carregar o andor que conduzia a imagem da mãe de Jesus.

JABOATÃO COLONIA

Eudes Barreto

VISITA DE ANIMAÇÃO PASTORAL

Na tarde do dia 05 de maio aconteceu na Escola da Colônia, a visita de Animação Pastoral realizado pelo P. Eudes. Foi bonito perceber os passos significativos que a Escola vem dando no processo de pastoral por meio das atividades realizadas. Após um momento

de partilha da caminhada pastoral, foi apresentado o planejamento das ações para esse ano. Algumas ações já estavam sendo praticadas e outras já programadas para acontecer ainda esse ano. A Escola apresentou um bom crescimento na dimensão do associacionismo, por meio da caminhada dos grupos, entre eles, a presença de ex-alunos vinculados a vida pastoral.

Page 13: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 13

13

JOÃO PESSOA

Pascom JOVENS FAZEM FESTA PARA MOBILIZAR FUNDOS PARA A

ROMARIA JOVEM

No dia 03 de maio foi realizada a festa do “Cafuçu”, organizado por todos os jovens de todos os grupos que fazem parte da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), e o dinheiro dessa festa é uma ajuda para que se possa realizar a 2° Romaria jovem Salesiana que acontece no dia 25 de Maio em João Pessoa-PB.

Foi um grande Sucesso, com a alegria de toda a juventude e de pessoas com mais idade pode reviver o cafuçú e relembrar as musicas que lembra os velhos tempos, e este festa contou com a presença da Banda „Brega é Você‟, que com uma forma bem criativa animou todos presentes com as musicas da velha guarda. Também a humorista Veronica Show participou do evento, comandando o desfile do Miss e da Mister Cafuçú, que teve como vencedores: Wagner e Sabrina, respectivamente.

JUAZEIRO

Renato Jorge

AJS- JUAZEIRO PARTICIPA DO JUBILEU DA DIOCESE DO CRATO

Articulação da Juventude Salesiana Juazeiro do Norte/Ce participou com entusiasmo do Jubileu da juventude da diocese do Crato/ Ce motivado pelo setor juventude diocesana. O evento aconteceu no dia 18 de maio na cidade de Santana do Cariri/Ce. A romaria deu inicio no local onde aconteceu o martírio da menina Benigna Cardoso, assassinada em 1941 ao defender sua castidade, na região do Distrito de Inhumas. A juventude salesiana participou de toda a programação, show com a banda Nova Órbita, apresentações teatrais e celebração eucarística que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Pânico. Cerca de cinco mil Jovens além dos moradores participarem desta peregrinação. Que a menina Benigna continue intercedendo por todos os jovens nordestinos que lutam em busca de sua fidelidade ao sagrado

Page 14: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 14

14

LAJEDO

Gilmar

FESTA DE SÃO DOMINGOS SÁVIO

Entre os dias 08 a 11 de maio, a Comunidade Pau-ferro e presença Salesiana, em comunhão com a Paróquia de Santo Antônio, realizaram mais uma festa em honra a seu Padroeiro São Domingos Sávio. Este ano comemoramos os 60 anos que o jovem Santo foi elevado aos Altares pela vossa Santidade o Papa Pio XII e 35 anos da chegada da imagem

do Santo no povoado, com o tema: Jovem, abre teu coração para o testemunho Missionário.

Vivenciamos com muito fervor o Tríduo Eucarístico com a participação das comunidades circunvizinhas, do Pároco Pe. Cícero, vigários paroquiais, Irmãs VDB, onde na primeira noite da festa foi realizada procissão e hasteamento da Bandeira de Domingos Sávio. Na noite do dia 10 realizou-se a 1ª Eucaristia de 12 crianças da comunidade. Aa festividades encerraram-se no domingo (11) com a Procissão e Celebração Eucarística, presidida pelo vice- Inspetor do nordeste, o Pe. Robson Barros. Durante a homilia o Pe. Robson enfatizou bem o jovem exemplar que fora Domingos Sávio e e convidou cada um a exercer seu papel no cotidiano familiar. Ao final da celebração o sacerdote desceu a bandeira hasteada, simbolizando o encerramento dos festejos do padroeiro no ano de 2014.

NATAL – SÃO JOSÉ

Cileide Siqueira

MANHÃ DE ANIMAÇÃO E ATIVIDADES NA FESTA DAS MÃES

A animação das mães marcou a manhã recreativa realizada para comemorar o Dia das Mães do colégio Salesiano São José. Em meio à natureza do Parque das Dunas elas se divertiram junto aos filhos nas atividades desenvolvidas para a data.

Após o momento oracional, uma caminhada no Parque deu início ao evento. Logo após, divididos em cinco grupos de exercícios, as mamães participaram de um rodízio envolvendo atividades com bambolê, corrida e argolas, monitoradas pela equipe de professores do departamento de esportes do colégio.

Page 15: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 15

15

Para a estreante em eventos do colégio, Lorena Duarte, mãe de Lucas Davi do 1º ano, o evento foi só elogios: “Achei maravilhoso, principalmente por proporcionar essa interação entre mães e ficar mais próximo do filho. Unir a família de casa com a família da escola é primordial”, pontuou. A mãe de Fernanda (1º B) e Luís Felipe (4º A), Michele Rego, também considerou a festa muito positiva em todos os aspectos, ressaltando o prazer da área verde do Parque para sair da rotina diária.

Entre as atividades, mães e filhos repuseram as energias com um lanche saudável. O evento foi finalizado com as crianças cantando uma música especialmente para as mães, que também concorreram ao sorteio de 20 brindes.

.

FESTA DO ESPORTE: TEM INÍCIO OS JOGOS INTERNOS

O Ginásio Juvino Barreto ficou lotado nesta terça-feira (20) para acompanhar a abertura da 41ª edição dos Jogos Internos do Salesiano São José. Alunos, professores e familiares acompanharam a cerimônia.

O desfile das equipes que participarão dos Jogos deu início ao evento, que este ano homenageia a Copa do Mundo de Futebol e traz em cada série, um país participante da competição.

Padre José Mauro da Silva, diretor do Salesiano São José, ressaltou a importância do espírito de equipe e da alegria dos jovens nesta competição, tal qual o mestre dos Salesianos, Dom Bosco.

A aluna Vivian Guedes, 7º ano D, foi a responsável em fazer o juramento do atleta. Ela é atleta da seleção do Rio Grande do Norte de badminton e atual campeã norteriograndense e cearense da modalidade. A tocha olímpica foi conduzida pelo atleta do judô, José Lucas, que é integrante das seleções de judô e de luta olímpica do RN, além de possuir vários títulos em seu currículo.

Após a abertura ser oficializada por Padre Mauro, os presentes

assistiram apresentações culturais protagonizadas pelos grupos de dança e de teatro com foco no tema norteador do evento, a Copa do Mundo 2014.

Page 16: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 16

16

PARNAMIRIM

Marcella Mendes

COMUNIDADE EDUCATIVA COMEMORA ANIVERSÁRIO DE PADRE

JOSÉ MAURO

O início do mês de maio foi marcado por homenagens e comemoração do aniversário de Padre Mauro, diretor dos colégios Salesiano Dom Bosco (Parnamirim-RN) e São José (Natal-RN). No início da manhã de segunda-feira, os alunos prepararam uma surpresa. Reunidos na sala de xadrez, os líderes de turma fizeram homenagens ao diretor. A comemoração incluiu a apresentação de slides mostrando a trajetória do Padre e declamação de poesia.

Em seguida, ainda pela manhã, foi a vez dos educadores e colaboradores prestarem homenagens ao diretor. Representantes da comunidade educativa se reuniram na sala dos professores para um momento festivo. Com alegria e gratidão, os educadores parabenizaram Padre Mauro.

Fpinalizando as comemorações, o ensino fundamental anos iniciais preparou uma bela homenagem. O ponto alto foi quando o aluno vestido de Dom Bosco saiu de uma caixa de presentes, montada no palco do auditório, e leu uma mensagem de aniversário. Além disso, entrega de presentes, alegria e música marcaram o momento.

JUDÔ MASCULINO É VICE

CAMPEÃO GERAL DOS

JERNINHOS 2014

Os atletas do judô, alunos do técnico Anderson Araujo, trouxeram bons resultados para o Colégio Salesiano Dom Bosco. Eles consagraram a escola como vice-campeã geral da modalidade nos Jerninhos – Jogos Escolares do Ensino Fundamental do Rio

Grande do Norte. Giancarlo Pola foi medalhista de ouro e Mário Márcio e Matheus Henrique conquistaram medalhas de prata. O evento foi realizado no dia 17 de maio, no CAIC Lagoa Nova. No total, 41 escolas e 179 atletas participaram da competição.

Page 17: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 17

17

RECIFE - BONGI

FESTA DO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Entre os dias 01 e 13 de maio a Paróquia São joão Bosco realizou a já tradicional Trezena de Nossa Senhora de Fátima, na Igreja localizada em San Martin que a tem como padroeira. Foram treze noites de celebrações Eucarísticas animadas por diversos grupos da comunidade e com a presença de diversos pares salesianos convidados, como Francisco Cibin e Alfredo Boldori, ex-párocos, P. Eudes Barreto, P. João Carlos Ribeiro (13), dentre outros. No dia 11, domingo, foi realizada uma procissão para Nossa Senhora de Fátima pelas ruas do bairro de San Martin, organizada pelo Apostolado da Oração. No dia 13, festa especial, aconteceram duas celebrações: uma ao meio dia e outra às 19h30.

SALVADOR – NAZARÉ

Gigliola Sena

ATO PELA PAZ NA CIDADE

Na sexta-feira, 09 de maio, os educadores e funcionários do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) vestiram-se de branco em sinal de paz para nossa cidade. O “Ato pela paz” se espalhou, via redes sociais, e várias escolas também reproduziram o gesto, algumas, inclusive, postaram mensagens de apoio no Facebook da Escola. A manifestação ressou como um grito coletivo e silencioso de desejo de que a violência cesse na capital baiana, estimulado pela forma banal como foi assassinada uma educadora salesiana.

MISSA E HOMENAGEM ÀS MAMÃES

O sábado, dia 10 de maio, começou às 8h com uma missa em honra às mamães do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré). Com o santuário Nossa Senhora Auxiliadora lotado, a celebração foi presidida pela coordenador da pastoral , Padre Anderson Alvelino. Depois, todos se dirigiram ao ginásio Dom Bosco para as apresentações e as lindas homenagens para às mães.

Page 18: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 18

18

PLANTÃO PEDAGÓGICO DO FUNDAMENTAL 1 E 2

O Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) realizou o Plantão Pedagógico do Fundamental 1 e 2 (F1 e F2), primeiro deste ano. A ocasião contou com a participação dos pais e responsáveis dos nossos alunos. A atividade é um momento onde a família interage com a escola, em especial sobre o desempenho escolar. O contato é realizado diretamente com os professores que aproveitam para colher informações valiosas que irão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. A reunião do F1aconteceu na quarta-feira, 07/05, e a do F2, no sábado, 02/05.

COLÉGIO CELEBRA VIDA DE SEU

COORDENADOR DE PASTORAL

No dia 07 de maio, os estudantes do projeto de educomunicação do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) prestaram uma homenagem ao coordenador de pastoral, Padre Anderson Alvelino. A ocasião foi marcada pela alegria, palavras e um bolo. Os jovens comunicadores, que no dia apresentaram o programa de rádio “Bom Bosco” que tem o apoio do sacerdote,

aproveitaram o momento em um gesto carinho de gratidão. Além disso, a equipe de coordenação pedagógica participou de um almoço com padre e, os agentes de pastoral fizeram um momento festivo na sala da pastoral.

MORTE DE PROFESSORA

COMOVE A CIDADE

A educadora do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), Andrea Borges Astolpho, 43, professora de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental 2 foi morta após um latrocínio (assalto seguido de morte) ocorrido na manhã do domingo, 04 de maio. A docente conquistou a admiração e o respeito de seus colegas e alunos pela dedicação e competência, bem como pelo seu doce modo de tratamento. O seu sepultamento foi no mesmo dia, às 15h30min, no cemitério do Campo Santo. Ela era esposa do também educador da escola, Antônio Araújo, carinhosamente conhecido como Toninho Araújo. Mobilização. A morte da professora comoveu a cidade que sofre o descontrole da violência. Ao longo de toda semana inúmeras mobilizações em prol da paz aconteceram. De toda parte, mídia, instituições de ensino, movimentos populares, órgãos de segurança, e muitos, muitos, estudantes fizeram gestos de solidariedade, fé e desejo de paz. A comoção foi repercutida, inclusive, em todos os órgãos de imprensa local e, alguns dos principais em nível nacional.

Page 19: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 19

19

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/alunos-e-colegas-prestam-homenagem-a-professora-assassinada-em-salvador/3324965/ http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/alunos-e-colegas-prestam-homenagens-a-professora-assassinada-em-salvador/3325819/ http://videos.band.uol.com.br/programa.asp?pmP=5&pr=jornal-da-band&e=noticias&v=15023819

BASQUETE SALESIANO É CAMPEÃO DO JEBS-SALVADOR

A seleção juvenil do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) levou o ouro nos Jogos Escolares Brasileiro (JEB´s) etapa Salvador-BA. Em jogos realizados no dia 19 de maio, em casa, os garotos entre 12 e 14 anos, bateram todos os adversários e sagraram-se campeões. Agora, eles seguem para disputa da etapa Estadual.

TRÊS REPRESENTANTES DE SALVADOR NO ENCONTRO DE

JOVENS COMUNICADORES

Nos dias 16 e 17 de maio, o jovem comunicador, Gabriel Cerqueira (Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré)), Alexsia Santos e Flávia Alves (Salesiano Dom Bosco (Paralela)) viajaram para Jaboatão-PE para participarem do Encontro de Jovens Comunicadores da Inspetoria Salesiana do Nordeste. Eles viajaram com o professor de teatro, Gustavo Nery. Para os três, que desenvolvem atividades de educomunicação em suas respectivas escolas, foi um momento marcante de aprendizagem e apresentação dos seus trabalhos.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO ANIMA 2º ANO

Os estudantes do 2º ano do ensino médio do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) se uniram aos colegas do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) para mais um Encontro de Formação Salesiano (EFOS). Desta vez, os jovens participaram de momento formativo integrado durante todo o dia 14 de maio. Os EFOs acontecem no Espaço Cultural da escola sob o comando da equipe de pastoral tendo à frente o Padre Anderson Avelino.

Page 20: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 20

20

ENCONTRO DE JOVENS SALESIANO EM SALVADOR

No domingo, dia 18 de maio, os jovens da Articulação de Jovens Salesiano (AJS) se reuniram para um momento de partilha e reflexão. As atividades aconteceram no Espaço Cultural Dom Bosco (Paralela). Estiveram presentes, jovens das escolas Salesianas e dos diversos grupos que compõem a família Salesiana em Salvador-BA. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro que foi encerrado com uma missa. O Padre Anderson Avelino esteve a frente junto com sua equipe pastoral.

SALVADOR – PARALELA

Gigliola Sena e Cláudio Moreira

MANIFESTAÇÃO DE PAZ

Os educadores do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) vestiram-se de branco em uma manifestação de paz. O ato foi em solidariedade ao Salesiano do Salvador (Nazaré) que tem sofrido com o assassinato de uma de suas educadoras, Andrea Borges Astolpho, 43. Na sexta-feira, 09 de maio, cada um com uma camisa branco prestou seu sincero desejo de paz à capital baiana.

DIA DAS MAMÃES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na quinta-feira, 08, os alunos do Salesiano Dom Bosco (Paralela) comemoram, antecipadamente, o Dia das Mães. que acontece neste domingo, 11. Cerca de 300 estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária dos dois aos seis anos, sobiram ao palco do auditório do colégio para prestar uma homenagem às suas mães, que estavam presentes na plateia. Eles participaram do musical "Um mundo doce para a pessoa mais doce do mundo" de autoria de Lu Chamusca (Tia Lu). A montagem, que mostrou o lado lúdico do amor dos filhos para a mãe, teve direção da coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Letícia Queiroz, e da orientadora educacional Deise Coité, e apoio das professoras de educação física, Rita de Cássia Fernandes e Bárbara Pitanga; do professor de teatro, Diego Vale, e do professor de música, Rafael Pereira. A encenação aconteceu às 8h.

Page 21: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 21

21

REUNIÃO COM O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O departamento de assistência social do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) organizou a primeira reunião do ano. A ocasião foi marcada pelo esclarecimento e aproximação da direção da escola com às famílias da filantropia. O momento aconteceu na segunda-feira, 12 de maio, às 8h, no auditório da escola, sob a supervisão da assistente social, Vilane Ribeiro.

ANIVERSÁRIO DO COORDENADOR DE PASTORAL: PADRE

ANDERSON

A equipe pedagogia do colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) prestou uma homenagem ao seu coordenador de pastora, Padre Anderson Alvelino. De forma muito simples, eles demonstraram seu carinho e respeito na sala dos professores do ensino médio. Os gestos singelos foram um pedido do sacerdote que se encontrava muito sentido com o falecido de uma educadora salesiana. A atividade aconteceu no dia 08 de maio, um dia após o natalício do salesiano.

ABERTURA DA 10 ª OLIMPÍADA NOSSA SENHORA AUXILIADORA

O colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) promove, entre os dias 19

e 24 e no dia 26 de maio, a 10 ª Olimpíada Nossa Senhora Auxiliadora, que reuni 1.115 estudantes do 6 º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio em competições individuais e coletivas (masculino e feminino) de cinco modalidades esportivas individuais e seis coletivas. Nas modalidades coletivas, as equipes das turmas vão representar os países que participam da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A abertura oficial com os desfilas das equipes e países aconteceu no dia 19/05, às 10h, com o ginásio lotado.

As disputas, que acontecem nos ginásios e no espaço cultural do colégio, valem medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, para os três primeiros colocados. As modalidades coletivas são as seguintes: dança; vôlei de praia; futsal; basquetebol e handebol. E as individuais, são: karatê dô

Page 22: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 22

22

tradicional; judô; xadrex; ginástica rítmica e tênis de mesa. O colégio possui uma quadra (com areia) para prática de vôlei de praia.

Durante o início do ano letivo, os alunos participaram do projeto transversal elaborado pelo departamento de educação física,“Copa do Mundo”, que lhes possibilitou ampliar seu conhecimento em aulas de diversas disciplinas sobre os 32 países participantes da Copa do Mundo de Futebol 2014. Nos esportes coletivos, cada turma escolheu um país para usar suas cores no uniforme de sua equipe. A coordenação de esporte do colégio é do professor de educação física, George Cabral.

PREPARATÓRIO DO ENEM É DESTAQUE EM TV

No dia 12 de maio, data em que iniciaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a preparação dos nossos vestibulandos do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) foi destaque no Jornal da Manhã da Rede Bahia (afiliada a Globo), em uma participação Ao Vivo. Na ocasião, alunos e professor passaram as suas dicas para a prova. Confira a matéria, nossa escola aparece a partir de 3 minutos e 15. http://g1.globo.com/videos/bahia/jornal-da-manha/t/edicoes/v/jovens-baianos-se-preparam-para-o-enem/3342673/

NOSSO PARLAMENTAR JOVEM É DESTAQUE ESTADUAL

O agora, ex-aluno do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), Thiago Santos de Moraes, 18 anos, esteve na Assembleia Legislativa da Bahia como convidado para dá seu testemunho como “Parlamentar Jovem Brasileiro 2013”. O projeto “Parlamento Jovem Baiano” realizou sua primeira edição, dando oportunidade para que os estudantes secundaristas das

escolas do estado conheçam e experimentem o trabalho dos deputados estaduais. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, em auditório no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Parlamento Jovem 2013. No ano passado, o então, aluno do 3º ano do Enisno Médio, Thiago Santos, defendeu seu projeto de lei que propõe a obrigatoriedade de que os produtos industrializados comercializados contenham informações sobre a presença de substâncias potencialmente cancerígenas para fins de prevenção, alerta e combate ao câncer. Os debates aconteceram entre 23 e 27 de setembro, onde Thiago participou de uma jornada parlamentar no Congresso Nacional, atuando como deputado federal baiano, em Brasília-DF, acompanhado pelo seu professor de filosófia, Luiz Luz. O jovem venceu uma extensa lista de 1.631 projetos.

Page 23: Nordeste Hoje 12 - 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 12 – 21 de maio 2014 23

23

CALENDÁRIO

19-22.05.2014 Visita Inspetorial em Aracaju

24.05.2014 Nossa Senhora Auxiliadora

26.05.2014 Romaria Jovem em João Pessoa

26.05.2014 Romaria Jovem em Juazeiro do Norte

26.05.2014 Romaria Jovem em Maceió

26.05.2014 Romaria Jovem em Gramoré/Natal

ANIVERSARIANTES

22- S GeorgeSouza de Melo (Recife- Bongi)

25 – E Edvaldo Gonçalves Amaral (Recife – Sagrado Coração) 27 – S Magno Xavier (Matriz de Camaragibe)

28 – P Alfredo Boldori (Aracaju)

INFORMATIVO SEMANAL DA INSPETORIA SALESIANA DO NORDESTE DO BRASIL Rua Estado de Israel, 386 – Ilha do Leite – 50070-420 - RECIFE-PE - BRASIL

Edição: Jakeline Lira.

Correspondentes locais: cada colaborador é responsável do conteúdo do seu artigo

Tel.: (81) 2102-0800 e-mail: [email protected]

Site: www.inspetoriasalesiana.org.br Twitter: http://twitter.com/sdbbre Facebook: http://www.facebook.com/sdbbre

http://www.cnbb.org.br/publicacoes-2/documentos-para-downloads-2/doc_download/2008-folder-copa-dignidade-e-paz-eleicoes-2014.pdf