Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

17
Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 04 de junho 2014 1 NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS NUMEROSAS AS INICIATIVAS PARA O ANO SANTO DE DOM BOSCO Trabalhar em sinergia, recriar a atmosfera em que se moveram Dom Bosco e os seus primeiros jovens seguidores, acolher os visitantes com a tradicional hospitalidade local: estas as linhas guias que serão seguidas nos lugares de Dom Bosco por ocasião do Bicentenário de Nascimento do Santo, apresentadas ontem no decorrer de uma coletiva de imprensa. “A idéia nasceu da intenção de considerar os Lugares de Dom Bosco em sentido um tanto mais amplo: além dos clássicos Colle, Chieri e Turim, há todo o território do Monferrato que Dom Bosco visitou com os seus meninos e de onde provieram numerosas vocações de grandes pioneiros salesianos: João Cagliero, Luís Lasagna, Filipe Rinaldi, Pedro Ricaldone…” – explica o P. Egídio Deiana,Reitor da Basílica de São João Bosco em Castelnuovo d’Asti (Becchi); O papel de protagonista nesta ocasião compete às realidades civis e sociais presentes no território, especialmente ao “Consorzio Mon.D.O.” (Monferrato Demanda Oferta), com o qual os Salesianos haviam colaborado em 2010 por ocasião da Exposição da Síndone e com o qual mantêm a colaboração também agora em vista do Bicentenário. Várias as iniciativas apresentadas na entrevista coletiva de ontem, intitulada “O ano santo de Dom Bosco”: antes de tudo um blog – www.monferrato.org no qual se mostra a capacidade acolhida: numérica, cultural e paisagística, junto com os eventos e as oportunidades que isso oferece.

description

Informativo da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

Transcript of Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Page 1: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 1

1

NOTÍCIAS MUNDIAIS, NACIONAIS E INSPETORIAIS

NUMEROSAS AS INICIATIVAS PARA O ANO SANTO DE DOM

BOSCO

Trabalhar em sinergia, recriar a atmosfera em que se moveram Dom Bosco e os seus primeiros jovens seguidores, acolher os visitantes com a tradicional hospitalidade local: estas as linhas guias que serão seguidas nos lugares de Dom Bosco por ocasião do Bicentenário de Nascimento do Santo, apresentadas ontem no decorrer de uma coletiva de

imprensa. “A idéia nasceu da intenção de considerar os Lugares de Dom Bosco

em sentido um tanto mais amplo: além dos clássicos Colle, Chieri e Turim, há todo o território do Monferrato que Dom Bosco visitou com os seus meninos e de onde provieram numerosas vocações de grandes pioneiros salesianos: João Cagliero, Luís Lasagna, Filipe Rinaldi, Pedro Ricaldone…” – explica o P. Egídio Deiana,Reitor da Basílica de São João Bosco em Castelnuovo d’Asti (Becchi);

O papel de protagonista nesta ocasião compete às realidades civis e sociais presentes no território, especialmente ao “Consorzio Mon.D.O.” (Monferrato Demanda Oferta), com o qual os Salesianos haviam colaborado em 2010 por ocasião da Exposição da Síndone e com o qual mantêm a colaboração também agora em vista do Bicentenário.

Várias as iniciativas apresentadas na entrevista coletiva de ontem, intitulada “O ano santo de Dom Bosco”: antes de tudo um blog – www.monferrato.org – no qual se mostra a capacidade acolhida: numérica, cultural e paisagística, junto com os eventos e as oportunidades que isso oferece.

Page 2: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 2

2

O ponto forte constitui-se, sem dúvida, pelos “passeios autunais”. Graças a um mapa proposto pelo Consórcio poder-se-ão repercorrer as caminhadas que o Santo fez com os seus meninos em 1861 e em 1862: pouco mais de 60 km a primeira; uns 40, a segunda. Os passeios se desenrolam por estradas provinciais secundárias e de terra-batida, mas viáveis para todos. Além disso, para recriar todos os albores do espírito salesiano, a fazer de guias ao longo dos caminhos e em todos os lugares de Dom Bosco, estarão Jovens estudantes.

Outras iniciativas são constituídas por um fôlder bilíngue – italiano e inglês – que, além do mapa com os dois percursos, dará muitas outras informações e notícias sobre o que visitar, e por um “Mapa Dom Bosco” com que agilizar nos serviços aos peregrinos e que se pode baixar do blog do ‘Consorzio Mon.D.O.”

Tudo isso, para acolher, do melhor modo possível, os milhares de turistas e peregrinos que começarão a chegar de todos os países do Mundo a partir do mês de agosto próximo.

http://www.infoans.org/1.asp?Lingua=5&sez=1&sotsez=13&doc=10854

NOTÍCIAS DAS CASAS

ARACAJU

Aislan Nascimento

FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Com alegria e profunda espiritualidade, o Salesiano Aracaju celebrou a solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. A partir do tema: “Nela eu coloquei toda a minha confiança”;pais, alunos, ex-alunos e educadores louvaram a Deus pela sua encarnação que se deu por meio de Maria. A celebração solene, iniciada

às 8h, foi presidida por uma bela apresentação da Filarmônica do Corpo de Bombeiros. O presidente da celebração, Pe. Anderson Alvelino, enfatizou a humildade de Maria como espaço aberto à ação de Deus. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio tiveram participação especial, oferecendo rosas a Maria, em gratidão pelos anos vividos em sua casa. Ao término da missa, todos homenagearam Nossa Senhora Auxiliadora com uma belíssima

Page 3: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 3

3

coroação. Como queria Dom Bosco, “a festa de Maria Auxiliadora foi o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.

COROAÇÃO DE N. SENHORA

A educação infantil vivenciou de forma singela a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora. Os alunos, com a pureza própria da infância, cantaram em homenagem a Maria e, ao coroar a imagem, recordaram a majestade de Maria, concedida pelo próprio Deus. Após o momento mariano, o inspetor Pe. Diego dirigiu a mensagem do "Bom Dia", concluída com a famosa canção infantil “Mãezinha do Céu”.

INTERVALO FESTIVO DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Nesta Semana Festiva em que esperamos com alegria o grande dia Dela, "aquela que tudo fez" como disse Dom Bosco, NOSSA SENHORA AUXILIADORA, só nos resta celebrar, com júbilos e cânticos nos intervalos com nossos alunos. É o que nós estamos fazendo, todos os dias desta semana, nos intervalos, celebraremos com muita música e dramatizações em honra à

nossa Mãe do Céu!!!

PROJETO PROFISSÕES

Dando continuidade ao Projeto Profissões, contamos com a presença da Dra. Kleise Rose de Oliveira Batista que contribuiu falando sobre sua experiência de decisão na escolha da profissão e esclarecendo as dúvidas dos alunos acerca do curso de medicina. Foi bastante dinâmica a palestra onde os alunos participaram ativamente com inúmeros questionamentos.

Page 4: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 4

4

REUNIÃO DOS LÍDERES DE TURMA E O INSPETOR PE. DIEGO

Em sua visita inspetorial,

Pe. Diego esteve reunido com os líderes de turma falando sobre a importância da responsabilidade e o compromisso assumido diante dos colegas que os elegeram. Na ocasião, os líderes também participaram ao inspetor de como aconteceu o “Projeto Liderança”: o processo de candidatura, eleição e posse.

" Nós alunos, tivemos uma reunião com o inspetor muito produtiva, onde foi mostrado o mecanismo de eleição dos líderes com urna

eleitoral eletrônica original. Mais uma vez nosso colégio ajudando na construção de 'bons cristãos e honestos cidadãos'."

Valentina Lelis - 2ª Série B

FÁBULAS DE ESOPO COM 5º ANO B

Incentivados pelo livro da RSE, que tem como temática “Confabulando com autores fabulosos”, propiciamos aos alunos do 5º ano B uma viagem às Fábulas de Esopo, em que os mesmos trocaram ideias em sala de aula sobre as morais que culminaram em dramatizações na área do Bom Dia, momento de socialização e aprendizado.

AULA DE CAMPO NO MUSEU

DA GENTE SERGIPANA

Alegria e encantamento. Esses são os sentimentos que definem o que os alunos do 4º ano A e B sentiram ao visitar o Museu da Gente Sergipana. A visita fez parte do Projeto "Visitando Museus". Lá, todos puderam aprender e interagir com fatos da história de Sergipe.

Page 5: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 5

5

ATIVIDADES DE INGLÊS

Apresentação dos trabalhos de inglês referente ao miniteste com a supervisão da Professora Luciana Costa. • 6º Ano A e B: Confecção dos Scrapbooks; • 7º Ano A e B: Construção dos Cards dos Verbos Irregulares no passado; • 8º Ano A e B: Apresentação Musical.

APRESENTAÇÃO DO MATERNALZINHO

Apresentação da turma do Maternalzinho sobre a história do paradidático “Meu Galinho”. O objetivo da história é mostrar para as crianças a importância da amizade, amor e o carinho do menino chamado Daniel pelo seu animal de estimação, que é o galinho!

REUNIÃO DA CEP - COMUNIDADE EDUCATIVA PASTORAL

Partilhar o espírito e a missão salesiana quer dizer, antes do mais, sentir-se engajados na opção de educar crianças e jovens a serem protagonista como queria Dom Bosco: bons cristãos e honestos cidadãos. Foi com este objetivo que o conselho da CEP (Comunidade Educativa Pastoral) formado por salesianos, coordenadores, educadores, pais e educandos que se reuniram ontem para refletir sobre o fazer pedagógico do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora.

Page 6: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 6

6

AREIA BRANCA-RN

Eric Souza

O SONHO

Depois de anos, a cidade de Areia Branca-RN realiza seu I encontrão Jovem. Com a chegada do Pe. Cezar Teixeira, a cidade de Areia Branca esta ressurgindo em relação a Juventude; após uma nova eleição com os jovens da cidade, foram escolhidos quatro jovens para levar a frente à ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA (AJS). Dentre desses eleitos formou-se a coordenação, onde dois deles foram representar

a cidade num conselho Juvenil, na cidade de Recife-PE. Após varias reuniões e tomadas de decisões, com a ajuda do pároco, foi erguido o I ENCONTRÃO JOVEM que tinha como tema ‘’O SONHO’’, que foi realizado no dia 31 de Maio, na escola Maria Lauretania (escola especial) onde estiveram presentes as comunidades: Ponta do mel, Cristovão, Redonda, serra do mel. Foi um sábado maravilhoso de muita animação como é de nossa espiritualidade, os jovens presentes poderão vivenciar seus sonhos, como também os sonhos que Dom Bosco tinha para a Juventude; assim passamos a manha refletindo, tivemos também a presença da Inspetoria que nos enviou um seminarista Daniel Brandão, onde falou aos 200 jovens ali presentes, sobre a Espiritualidade Salesiana e o sonho de Dom Bosco. A AJS ficou bastante entusiasmada, a próxima meta e trabalhar pra levar nossa juventude ao festival salesiano!

JABOATÃO – COLÔNIA SALESIANA

Douglas Tadeu

GINCANA MARIANA

Como nos anos

anteriores, a Escola Salesiana da Colônia encerra o mês de maio com a Gincana Mariana: Atividade que envolve tanto as turmas do FI e FII como corpo docente, com a finalidade de louvar Nossa Senhora, arrecadar alimentos e se divertir. O 9º ano com o suporte da professora

Page 7: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 7

7

Gisele venceu a competição enquanto o 4º ano e a professora Sandra ganham o primeiro lugar entre os menores no FI. As equipes se divertiram, pintaram o rosto aprenderam mais sobre Maria e ainda passaram bons momentos com seus professores, dividindo aflições e risos nas provas que

prestaram durante toda a manhã da sexta feira do dia 30 de maio.

JUAZEIRO

Pe. José Pereira

FUNDADO DÉCIMO ORATÓRIO FESTIVO

No último domingo dia 25 de maio, foi fundado o Décimo Oratório Festivo em Juazeiro do Norte na casa das Irmãs Medianeiras da Paz. O Oratório se chama "Oratório Festivo Dom Campelo". Este Oratório atende aos domingos pela manhã cem crianças e adolescentes aproximadamente. É a graça de Deus atuando por meio dos leigos e religiosos que levam a frente o sonho de Dom Bosco.

MATRIZ DE CAMARAGIBE

Magno Xavier

.

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO SDB

No dia 27 de maio de 2014 os jovens do Centro Juvenil Dom Bosco em Matriz de Camaragibe- AL fizeram uma grande e bonita festa surpresa para celebrar o aniversário do SDB Magno Xavier. Foi um momento muito bom em que os jovens demonstraram o amor e o carinho pelo SDB Magno Xavier. A festa também contou com a presença da comunidade salesiana Pe. Marcos e o Ir José Falcão.

TERÇO DOS HOMENS

Durante o mês de maio, os grupos de jovens da paróquia do Senhor Bom Jesus em Matriz de Camaragibe, realizaram uma bonita missão: rezar o terço mariano todas as noites, nas casas dos jovens, especialmente os que encontravam-se afastados dos grupos da Paróquia. Para concluir as

Page 8: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 8

8

atividades do mês mariano, na noite do dia 31 de maio, nossa juventude animou o terço luminoso, em frente à igreja Matriz e em seguida, participaram da missa presidida pelo pároco Pe. Marcos Souza também encenaram uma bela apresentação para a Coroação de Nossa Senhora. Ao fim da Eucaristia, houve a queima das cartas com os pedidos dos fieis a Nossa Senhora.

FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS

No dia 01 de

Junho de 2014, realizamos nossa Formação para lideranças da AJS-Matriz de Camaragibe. O Encontro iniciou após a Missa da manhã (8h) e contou com a participação dos

representantes dos 14 grupos de jovens de nossa Paróquia, num total de 30 jovens, entre coordenadores e novos líderes e da Comunidade Religiosa Salesiana. O Encontro foi assessorado pelo salesiano Jefferson, que trabalhou a temática abordada na estreia deste ano, isto é, a Espiritualidade Juvenil Salesiana. Também refletimos a história da AJS, como também, o calendário de atividades proposto pela Pastoral Juvenil. A formação encerrou com um almoço (12h), sempre num clima de alegria e familiaridade, elementos essenciais da nossa Espiritualidade.

PARNAMIRIM

DIVERSIDADES CULTURAIS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA

COPA DO MUNDO

Conhecer e valorizar as diversidades culturais, sociais e econômicas dos países participantes da Copa do Mundo 2014. Esse é o objetivo de um projeto realizado no 1º trimestre, no Colégio Salesiano Dom Bosco - Parnamirim, com os alunos dos 6ºs e 7ºs anos, na área de conhecimento ciências humanas e suas tecnologias. Durante as aulas de geografia, os alunos puderam

Page 9: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 9

9

ter uma visão multicultural do mundo, estudando aspectos como idioma, gastronomia, moeda, pontos turísticos, músicas e, principalmente, questões ambientais e características econômicas. Na última quinzena do mês de maio, o trabalho produzido foi exposto durante a Semana da Diversidade Cultural. Artigos e folders explicativos foram alguns resultados apresentados pelos alunos.O estudo das diversidades culturais está inserido no projeto da Rede Salesiana de Escolas, que apresenta reflexões amplas e contextualizadas sobre os diversos lugares do espaço geográfico, desenvolvendo um conjunto de conhecimentos sobre as sociedades e os lugares. Dessa forma, os alunos participam de um processo de conscientização sobre as disparidades naturais, sociais, econômicas e culturais dos diversos países da Terra.

PRIMEIRO RETIRO DA CRISMA

No período de preparação para a Crisma, a Animação Pastoral promoveu o Primeiro Retiro da Crisma 2014 para pais e crismandos, na tarde do ultimo sábado de maio. Contamos com a presença dos jovens e seus respectivos responsáveis, numa adesão de quase todos inscritos da crisma. Com o tema “Crescer na fé como família”, o retiro contou com a participação de

três palestrantes. A dinâmica foi elaborada de modo que o grupo de crismandos tivesse momentos em conjunto e outros separados de seus responsáveis. Quando se separaram, os dois grupos tiveram palestras com temáticas parecidas, porém com abordagens adequadas. Começando às 13h30, os participantes se reuniram no hall de entrada do colégio, onde houve um momento de animação e oração inicial. Em seguida, os grupos se dividiram para as palestras. Uma pausa para o lanche e retornaram para os testemunhos e deserto – momento de oração mais reflexiva e introspectiva. Sobre esse momento, a jovem crismanda Rayana Mayra afirmou: “O testemunho da Karenina me tocou o coração e não só o meu, mas de muitas pessoas. Foi surpreendente o que ela disse! O retiro me trouxe um sentido e mudança, me tornou uma pessoa mais consciente, com mais fé”. O jovem Luiz Fernando complementou ainda: “Gostei muito do testemunho da Karenina. Porque o quando ela falou sobre o pai, que não desistiu dela foi muito tocante. Foi tudo muito legal”. Em seguida, os responsáveis e os jovens se dirigiram à capela do Colégio para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, orientado pelo padre Nunes. Nesse momento, a

Page 10: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 10

10

oração foi orientada para que os participantes percebessem a família como lugar da manifestação do amor de Deus. Encerrando o retiro, os jovens e os responsáveis trocaram bilhetes em que declaravam seu amor e recebendo a benção da família.

ENTREGA DAS DOAÇÕES DA CAMPANHA DE PÁSCOA

A semana foi iniciada com um gesto concreto de amor ao próximo. Educadores e representantes dos alunos, pais e pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco - Parnamirim, entregaram as doações arrecadadas por meio da campanha de Páscoa para as instituições AMICO (Associação dos Amigos do Coração da Criança) e Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré. Foram

centenas de quilos de alimentos não perecíveis, que farão a diferença na vida de diversas famílias. Na ocasião, o grupo pôde conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das duas instituições. Na AMICO, a recepção ficou por conta da responsável pela casa de apoio, que mostrou o espaço, falou sobre as atividades e apresentou as crianças e mães atendidas pela associação. Atualmente, a AMICO atende 9 crianças cardiopatas e suas famílias. A assistência prestada pela instituição vai desde a viabilização da cirurgia até o acompanhamento das crianças operadas. Após a visita à AMICO, o grupo seguiu para o Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré, Zona Norte de Natal. A obra salesiana atende atualmente mais de 800 crianças no oratório e oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas.

RECIFE – PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO

Pe. Eudes Barreto

REUNIÃO CONSELHO DA AJS

No dia 31 de maio, na Paróquia São João Bosco – no Bongi, aconteceu a visita de Animação da Equipe de Pastoral ao Conselho local da AJS. A coordenadora local da AJS, Rebeca, deu inicio ao encontro com um momento oracional. Após a apresentação dos representantes dos grupos, o pós-noviço

Page 11: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 11

11

Geraldo, realizou o momento formativo sobre a Espiritualidade Juvenil Salesiana. Os jovens também partilharam sobre as experiências vividas na Paróquia através das iniciativas voltadas a juventude e como estavam vivenciando a Espiritualidade Juvenil. Em seguida, Walquizia e o P. Eudes entregaram o planejamento da AJS 2014 aos conselheiros locais e o calendário temático para os encontros do ano. Foi um momento bastante proveitoso marcado pela alegria, acolhida e desejo de continuar crescendo como Articulação da Juventude Salesiana.

SALVADOR – PARALELA

Gigliola Sena

ESTUDANTES DOM BOSCO NA OBM

Cerca de 250 estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) participaram da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O evento começou na terça-feira (03/06) com a aplicação da prova da primeira fase. De acordo com o site da OBM, a competição atingiu um número recorde de inscrições

com mais de 560 mil estudantes do ensino fundamental e médio que realizaram a inscrição em mais de três mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país.

FLASH MOBS MOBILIZAM ESTUDANTES

Os estudantes do Ensino Médio do Salesiano Dom Bosco (Paralela) realizaram às 10h20, no pátio do colégio, um Flash Mob (mobilização instantânea que convida a comunidade) para reflexão sobre o período histórico da ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil. O Flash Mob do 1º ano B teve como tema "Brasil: Ame-o ou deixe-o" e aconteceu no intervalo do dia 03/06. Já apresentação do do 2º ano B

Page 12: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 12

12

teve como tema a “Copa de 70” e foi realizado no dia 28/05. O 1º ano C teve como tema a “Ditadura na música” e aconteceu no dia 29/05.Os estudantes se expressam no Flash Mob utilizando diversas linguagens para possibilitar a compreensão do tema.

ATOR GLOBAL MOTIVA ALUNOS À BUSCA DE SONHOS

O ator global, Victor Sparapane, esteve em no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) para divulgar o "Curso Livre de Interpretação - TV e Teatro" e para motivar os estudantes a busca de seus sonhos. Os alunos se divertiram com a presença do ator e as jovens comunicadoras da Rádio Titanium aproveitaram o

momento para realizarem uma entrevista com o artista. O jovem foi revelado em 2012, como o 'Fera' em Malhação, ele deixou um vídeo, especialmente, gravado para a escola, sobre os estudos e a busca dos sonhos. Confira aqui: entrevista para rádio da escola:https://soundcloud.com/salesianodb/radio-titanium-edicao-especial-victor-sparapane Vídeo do artista: https://www.youtube.com/watch?v=NRbm80nyOzM&feature=youtu.be

BATE-PAPO SOBRE ENGENHARIA CIVIL

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) tiveram mais uma “Bate-papo universitário”. O projeto acontece sempre às sexta-feira, com a presença de um estudante-universitário dialogando sobre seu curso com os vestibulandos. No dia 30 de maio, houve um bate-

Page 13: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 13

13

papo entre o universitário de engenharia civil, Carlos José Jardim, e o “Terceirão” em sala de aula.

ALUNOS DO 3° ANO VISITAM UNIVERSIDADE

Na tarde do dia 29 de maio, os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) foram conhecer o campus das Engenharias da Universidade de Salvador (UNIFACS), localizado no bairro Rio Vermelho. Lá, eles conheceram os equipamentos e laboratórios voltados para cada engenharia, contando

com o apoio de professores e alunos da área.

OURO NO BRASILEIRO DE NATAÇÃO

Dois atletas integrantes da equipe de natação do colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) ganharam três medalhas de ouro no 31ª Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de inverno / Troféu Ruben Dinard. O evento foi realizado no último sábado, 31/05, em Recife, em Pernambuco, num evento promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A equipe conjunta dos dois colégios (Salesiano Dom Bosco e Salesiano do Salvador) ficou em sexto lugar no revezamento misto 4X50 medley. O estudante Thiago Silva Cavalcante ganhou um ouro e foi o recordista brasileiro da prova dos 400 metros livres, além de ter conquistado um bronze na prova de 1,5 mil metros livres. Arícia Fatzaun Perée ficou com duas medalhas de ouro nas provas 400 metros livres e 800 metros livres e uma de prata nos 200 metros livres.

VISITA DO INSPETOR

SALESIANO NORDESTE

O Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Diego Vanzetta, se reuniu com os Representantes de Classe e os Jovens Comunicadores do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela). O encontro aconteceu na sala do diretor geral, Padre Eliano Queiroz, às 11h da quarta-feira, 28 de maio. O inspetor também teve

Page 14: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 14

14

um momento com as equipes pedagógicas da escola.

SALVADOR – NAZARÉ

Gigliola Sena

BRONZE EM CAMPEONATO BRASILEIRO DE NATAÇÃO

O Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) é destaque na 31ª edição do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação/Troféu Ruben Dinard. O evento foi realizado em Recife –PE, na piscina do Clube Português, entre os dias 28 a 31. A escola foi representada pelo atleta, Bruno Santos Rabelo, que conquistou o 3º lugar na

modalidade 100m costas e 6º Colocado nos 200 metros Costa. Outro estudante com resultado satisfatório foi Guilherme Melo Neves, 4º lugar na prova de 100m e 200m e Rafael Ribeiro, 8º na prova de 100 metros Borboleta e 9º lugar na prova de 200 Borboleta. A competição reuniu mais de 500 nadadores com idade entre 13 e 14 anos, divididos nas categorias infantil 1 e 2. A organização foi da Confederação Brasileira de Desportos Áquaticos (CBDA).

SALESIANO PROMOVE

FESTIVAL E EXAME

DE FAIXA DE JUDÔ

Na manhã do último sábado (31/05), alunos do colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) participaram do Festival e Exame de Judô. O evento contou com a participação de 68 pequenos judocas, que fizeram apresentações e participaram do exame de faixa no próprio colégio.

Page 15: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 15

15

FESTIVAL DE NATAÇÃO SALESIANO

O Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) realizou no último sábado, 31/05, o 1º Festival de Natação do ano. O evento que aconteceu durante o período da manhã, contou com a participação de alunos entre 3 e 10 anos de idade.

CORAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Da educação Infantil ao Ensino Médio, todos os alunos do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) tiveram seu momento de coroar Nossa Senhora. A atividade que marca o encerramento do mês de maio, aconteceu na manhã do do dia 30/05. A pastoral da escola, tendo a frente o Padre Anderson Avelino foi quem conduziram as orações.

INAUGURAÇÃO DO PAVILHÃO NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Para marcar a nova etapa de restauração do patrimônio histórico e centenário que é o prédio do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), aconteceu a benção de inauguração dos pavilhões. O primeiro foi o de Nossa Senhora

Auxiliadora composto pelo

complexo esportivo de ginásios, sala de Ginástica Rítmica (GR) e sala de tatame, além das salas de aula do ensino fundamental 2, loja, cantina, área de convivência e garagens. O outro foi o pavilhão Laura Vicuña que incluem as salas de aula dos terceiros anos (2º andar), sala de aula do 6º e 7º ano (1º andar) e auditório, sala de atividades (térreo), além de uma área de convivência com uma sorveteria. As intervenções em um complexo arquitetônico como Salesiano exigem delicados cuidados, em razão do seu incalculável valor histórico. A inauguração oficial aconteceu na manhã do dia 30 de maio.

Page 16: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 16

16

INSPETOR É ENTREVISTADO NA RÁDIO “BOM BOSCO”

O Inspetor dos Salesianos do Nordeste, Padre Diego Vanzetta, foi entrevistado pelas jovens comunicadoras. Falando ao programa “Bom Bosco” do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), ele ressaltou a comemoração do bicentenário e animou os jovens em seu trabalho de protagonismo juvenil, enquanto comunicadores na sua Escola. A rádio faz parte do projeto de educomunicação da Escola e vai ao ar ao vivo todas as quintas no intervalo do ensino médio., tendo a frente três jovens da 1ª série, Winnie Samay, Juliana Spinola e Aqueline de Jesus.

DE LÍDER PARA LÍDER

Os lideres juvenis do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) tiveram um momento de diálogo e partilha com o Inspetor do Nordeste Salesiano, Padre Diego Vanzetta. O encontro aconteceu no auditório da escola e foi marcado pela atenção e carinho. Cerca de 40 jovens entre 12 e 17 anos, do ensino fundamental 2 ao médio estiveram presentes. A reunião aconteceu às 11h, no dia 29 de maio.

OLIMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Cerca de 200 alunos do colégio Salesiano do Salvador participaram, nesta terça-feira, 03/06, às 14h, da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2014. A competição é dedicada aos alunos brasileiros de escolas das redes públicas e privadas do 6º ano do ensino fundamental 2 ao ensino médio. Para isso, a escola

proporcionou oficinas com os professores de Matemática para orientação de

Page 17: Nordeste Hoje 14 - 04 junho 2014

Nordeste Hoje - Ano XX - Nº 14 – 04 de junho 2014 17

17

estudo sobre aspectos que envolvem a prova da OBM: estrutura, linguagem, habilidades, assuntos abordados. As oficinas foram gratuitas. A olimpíada tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, e detectar jovens talentos. Pelo site do projeto (www.obm.org.br) é possível acessar informações, provas anteriores, bibliografia, sites indicados e uma lista de discussão online com problemas de Matemática Olímpica.

CALENDÁRIO

03-04.06.2014 Conselho Inspetorial

05-07.06.2014 Visita Inspetorial a Fortaleza

07.06.2014 Retiro Trimestral (INSAF)

09-13.06.2014 Visita Inspetorial ao Sagrado Coração-Recife

10.06.2014 Comissão Inspetorial de Educação – Casa Inspetorial (9 às 16 hs)

ANIVERSARIANTES

06/06 – S Fabiano Bernardino do Nascimento (Recife-Bongi)

07/06 – L Francisco Diógenes da Cunha Saraiva (Gramoré – NATAL) 08/06 – P João Carlos Ribeiro Rodrigues (Recife – Sagrado Coração)

10/06 – P Luiz Sampaio do Rêgo (Gramoré – NATAL)

INFORMATIVO SEMANAL DA INSPETORIA SALESIANA DO NORDESTE DO BRASIL Rua Estado de Israel, 386 – Ilha do Leite – 50070-420 - RECIFE-PE - BRASIL

Edição: Jakeline Lira.

Correspondentes locais: cada colaborador é responsável do conteúdo do seu artigo

Tel.: (81) 2102-0800 e-mail: [email protected]

Site: www.inspetoriasalesiana.org.br Twitter: http://twitter.com/sdbbre Facebook: http://www.facebook.com/sdbbre