Nós somos Um Só 13ª edição - maio 2014

22

description

Após um ano sem publicação a revista “Nós Somos Um Só” voltou, divulgando o que temos de melhor que é a cultura hip hop. Esta é a 13ª edição e trazemos nela o grupo “Soul Favela Mc´s” formado por Cleiton Cruz e PC. Trazemos também a cobertura completa sobre o 2º Social Festival de Hip Hop realizado no mês de abril na cidade de Paranoá/DF. Confira, compartilhe, comente. Valeu!!!

Transcript of Nós somos Um Só 13ª edição - maio 2014

Pagina - 02

Pagina - 03

Quem paga a conta?Obras, fraudes e estádios.Quem paga a conta?O povo se alegra ao embalo de propagandas divertidas,A velha política do pão e circo mais viva do que nunca.Seleções se digladiam em campoEnquanto as megacorporações colocam seus interesses no caneco do povo,Tolos...Trocam seus direitos por jogo,Tolos...Não percebem que a copa é roubo.Quase como programa de televisão,Onde o apresentador entusiasmado fala: - Você troca sua saúde por um copo de cerveja em um estádio de futebol? Ao final da questão o imbecil com uma lata de alguma cerveja da AMBEV na mão grita: -SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMM...

Quem paga a conta?A arena está pronta enquanto no resto da cidade as escolas estão uma zona.Quem paga a conta?A arena está pronta enquanto os ônibus desmontam,Pelo caminho. Você preocupado e o gringo acolhido te encara sorrin-do. Quem paga a conta é você...Que apático vibra com os golos na TVEnquanto gringos escrotos invadem nosso país para se entreter,E quem paga a conta?É você,Sem saúde!GOOOOOOOLLL...Sem educação!GOOOOOOOOLLL... Preocupado apenas com o desempenho da seleção! A conta está sendo pagaE o preço da conta é alto. Goooolll de placa!

Diogo Ramalho

E a conta quem paga?por Diogo Ramalho

Pagina - 04

Ocorreu nos dias 26 e 27 de abril o 2º So-cial Festival de Hip Hop, realizado na cidade do Paranoá/DF, festival que no ano de 2013 arrastou em 3 dias mais de 15 mil pessoas esse ano não foi diferente, em dois dias de evento o publico estimado em 10 mil pes-soas teve muito Rap, Break, Grafite e Dj´s . O evento realizado pela Administração Re-gional do Paranoá em apoio do Movimento Hip Hop do Paranoá abriu espaço para os grupos da cidade já consagrados e para no-vos grupos que vem surgindo e somando no movimento.

No sábado dia 26 o evento iniciou com o gru-po “A Formula” grupo da nova safra do rap do DF, em seguida veio o grupo Rela-to Sagrado da cidade Itapoã/DF com letras com mensagens conscientes e com refrãos bem interpretados com seus backing vocals, em seguida Mano D Regenerado subiu ao palco na mesma pegada, levando o conheci-mento da Bíblia ao publico presente.

Em seguida vieram os grupos Aliança Re-constituída e RVR que depois de um tempo longe dos palcos voltou a se apresentar em grande estilo contando com a participação do musico Cleiton Gomes.

O grupo Pesadelo Real subiu ao palco com letras de protesto e conscientização para o publico, já se passavam das 23 horas quan-do subiu ao palco DJ Jamaika e seu irmão Rivas cantando as musicas do grupo Álibi, sucesso dos anos 90, fez o publico cantar e vibrar com os graves que tremiam as caixas da equipe B.Sound sonorização.

Enquanto uma das maiores atrações do fes-tival se preparava para se apresentar, Dj Ju-nior Sound apresentava seu set list, fazendo muita gente cantar e dançar, DJ Junior tocou musicas em homenagem a seu pai “Dj Car-lão OZ” que fez parte do grupo Inimigo Publi-co nos anos 90 e faleceu vitima de câncer em novembro de 2013.

Social Festival de Hip Hop Pelo 2º ano Sucesso de público e organização

por Tiago Santos -TG

Pagina - 05

Diretamente de São Paulo DEXTER o oitavo anjo, começou cantando sua canção que relata o seu ressur-gimento “Fênix” o publico vibrou, cantou e se sentiu mais feliz quando Dexter pediu para serem retirados os fechamentos que limitavam o acesso do publico ao palco, Dexter em seu show cantou seus maiores sucessos, com Oitavo Anjo, Sauda-des Mil, Sou Função e também mu-sicas do Racionais Mc´s, ao fim do show Dexter recebeu o publico no camarim para tirar fotos.

No Domingo dia 27 as 13h se inicia-vam as inscrições para batalha de break 2vs2 batalha essa comanda-da por Rivas (Força Tarefa), com premiação de R$ 1.500,00 para o 1º colocado e R$ 1.000,00 para o 2º colocado, 32 duplas inscritas a final ficou por conta Iago & Jazz re-presentando Quebra de Movimento versus Diego e Pedrinho represen-tando Flow Riders, o prêmio princi-pal ficou com a dupla do Quebra de Movimento.

O grafite ficou por conta de Gilmar Sa-tão grafiteiro de longa data que repre-senta a equipe DF Zulu, Snupi e San-dú foram feitos grafites no muro da quadra coberta do Paranoá, que fica na avenida principal da cidade.As 18 horas DJ Tony começou a aque-cer as toca discos e o publico começa-va a aumentar, foi aberto espaço para grupos convidados, entre eles Dimas, Conspiração Rap de Santa Maria, e Correto Proceder, somaram no evento com suas composições e performan-ces.Beto Severo Subjulgado subiu ao pal-co levando protesto em suas letras e fazendo uma rima do iniciada com palavras iniciadas com a letra “P”, ins-pirada na musica Brasil com P do po-eta GOG, convidando posteriormente para se apresentar o grupo Kebrando as Regras , grupo que volta a se apre-sentar depois de uma longa data longe dos palcos.

por Tiago Santos -TG

Pagina - 06

Derick Mc, que faz parte da nova safra do rap da ci-dade , chegou cantando sua nova composição “troca-dilhos” em seguida cantou suas musicas mais volta-das para o R&B que fez o publico feminino presente vibrar com suas canções.

Cleiton Cruz, umas das sensações Festival do ano de 2013 apresentou seu grupo SOUL FAVELA MC´S , cantou suas musicas mais divulgadas na internet “Orgulho de ser favelado” e “ideia de Homem” e abriu espaço para o rapper Diego Dog da cidade do Itapoã, que chegou com uma pegada mais gangstar e fazendo parte do publico presente cantar versos do refrão “ Aqui é baixada porra...”.

Outro rapper da nova safra foi o mc e produtor M.M.O (Mestre da Metáfora Orquestral), que mos-trou em sua apresentação uma boa atuação e inter-pretação do que expressava em suas musicas.

Sávio conhecido por Alpha Rapper, mais um novato que fez sua primeira apresentação para um grande publico, já se passavam das 4 mil pessoas quando co-meçou a mandar suas ideias, com rimas bem elabo-radas e uma apresentação confiante de tudo que iria fazer e falar, saiu aplaudido pelo publico.

Radicalibres representado por Preto rapper, cantou em sua apresentação musicas do seu 1º disco e do seu EP ( livramentos) e relembrou e cantou junto ao pu-blico as musicas, “cantemos a Paz” o seu maior suces-so que levou o nome do grupo aos 4 cantos do Brasil e a musica “loucos rimadores” com participação de Black dee do grupo RVR.

O relógio marcava 22:30h quando foi anunciado um dos shows mais esperados do festival, mais umas vez abrilhantando vinha para o palco o grupo Tribo da Periferia, só que dessa vez não vinha só, estavam com eles a banca KAMIKAZE, formado por 3umSó, Fi-dalgo, Look, Tati BellaDonna em uma sequencia de musicas que fazem sucesso, com Dj Bola Tribo , Duck Jay, Djay, Bozó alternavam as apresentações fazendo o publico vibrar do inicio ao fim.

por Tiago Santos -TG

Pagina - 07

00:07h se encerrava por mais uma vez o Social Festival de Hip Hop, evento que contrariou pelo 2º ano consecutivo as pessoas que pensa-vam que por ser evento com Rap só teria mor-te, drogas, sangue. Por mais uma vez, a Policia Militar da cidade não participou da segurança do evento, mas quis relacionar a apreensão de uma arma de brinquedo que aconteceu a mais de 500mt do local do evento para sujar o festi-val.

A cultura hip hop do Paranoá agradece real-mente aos que fizeram algo de bom para a rea-lização do festival, por isso agradecemos:Administração Regional do Paranoá por reali-zar e organizar o evento, através dos seus ser-vidores, ao Deputado Roberio Negreiros por apoiar e destinar a emenda parlamentar pelo 2º ano consecutivo para contratação de Artistas e de uma estrutura de qualidade para o evento de Hip hop.

Agradecemos também a equipe da estrutu-ra atraves do Lelê , a equipe de Seguranças e brigadistas da empresa OnLine que trabalhou em prol da ordem e segurança de todos os par-ticipantes do evento, a equipe B.Sound Sono-rização e Iluminação que colocou um equipa-mento de qualidade para atender as demandas do evento, assim como ouvindo e atendendo as solicitações de cada grupo de boa sem cara feia.

Agradecemos a todos e todas que compartilha-ram o evento pelo Facebook principalmente a pessoa Alessandro Vianna que se disponibili-zou a fazer a arte do flyer do evento e divulgan-do nas redes sociais.2013 foi louco, 2014 mais ainda que venha o 3º

por Tiago Santos -TG

Pagina - 08

Pagina - 09

por Tiago Santos -TGFotos: Valdir Castro

Pagina - 10

por Tiago Santos -TGFotos: Valdir Castro

Soul Favela Mc´s, grupo formado na Paranoá/DF por Cleiton Cruz e Paulo Cesar vulgo PC.O grupo se tornou em pouco tempo um dos destaques do Rap do DF, através de suas composições e também suas participações, em menos de 1 ano de existência o grupo já registra mais de 300 mil visualizações nas paginas do Youtube.A revista Nós Somos Um Só trocou uma ideia com o responsável pelo grupo Cleiton Cruz, confira...

Pagina - 11

01 - Quando e onde o grupo surgiu?

O grupo surgiu em 2014 eu Cleiton cruz pro-curava um mano pra somar que tivesse ideia boas a serem transmitidas após fazer alguns convites meu parceiro de infância Paulo Cesar conhecido como pc aceitou, depois de pouco tempo após ele aceitar o convite pude perceber o que nem ele mesmo havia percebido que ele tinha facilidade de compor e de se expressar com as rimas depois de alguns meses bolamos um nome de grupo, Soul Favela Mcs que trás um sentido duplo de ser favela e de alma em inglês “soul”.

02- Qual o objetivo vocês pretendem alcançar com o trampo de vocês?

Abrir a mente da molecada que tá na rua sem estimulo, tentar entrar um pouco na mente com ideias produtivas, entre isso mostrando nos-so modo de pensar falando um pouco sobre o nosso dia a dia a nossa realidade, nossas experiências como pessoas como seres huma-nos, sem fugir do conceito .

03- Como vocês enxergam o movimento Hip Hop nos dias atuais?

Forte com bem mais espaço na sociedade que um tempo atrás, tornou-se mais diverso, inova-dor e experimental na cena independente, alcan-çou a mídia por outro lado, nem todos trabalham com a mesma responsabilidade de transparecer consciência com letras produtivas que incenti-vam o bem

Pagina - 12

04- Quais são as influencias do grupo?

Bom sou da época das fitas de Dj Jamaika , re-alidade cruel, Cambio negro, Sempre fui admi-rador do Rap de São Paulo, Dexter ,Racionais, SP Funk, ainda hoje procuramos boas influên-cias no rap dia após dia pois imagino que al-guns incentivaram muito nossa cultura e outros incentivam até hoje, Gog, Mv Bill, Xis, Nocivo Shomon ,Viela 17, Radicalibres.

05- Na visão de vocês, o que falta no Rap Nacional e o que sobra?

Falta um pouco mais de união entre os ra-ppers das quebradas, O dinheiro parece estar ganhando essa luta contra o sistema, não se rola mais bailes com o estimulo de união com intuito de pregar a paz. Ta sobrando grupo de rap e musicas vazias fazendo som incentivan-do uso de cocaina vulgarizando as mulheres, Acabando com a imagem das crianças

06- Tendo em vista que estamos em época de copa do mundo, qual a visão de vocês sobre o assunto?

Bom penso como a maioria dos brasileiros, ado-ro futebol mais acho que é meio sem lógica pro-mover um evento tão caro onde existe carência de boas escolas hospitais saneamento onde a violência predomina nas ruas sendo que existe tanto dinheiro .

07- Se com o rap de vocês , vocês pudessem corrigir algo , qual seria a prioridade?

Mano acho que a desigualdade social, essa treta do rico e do pobre enfraquece a socie-dade

08 – Salve, para os leitores da revista Nós Somos Um Só!

Um salve especial pra todos os manos e mi-nas que curte nosso trampo ai e também que acompanham o trampo da revista Nós Somos Um Só que fortalece a nossa caminhada .

nem todos trabalham com

a mesma responsabilidade...

““

Pagina - 13

Pagina - 02

Pagina - 15

Revista Nós Somos Um Só, foi premiada pelo 2º ano consecutivo como Destaque do Hip Hop do DF na cate-goria LITERATURA MARGINAL do Prêmio Hip Hop Zumbi, prêmio esse de extrema importância pois veio em um momento que precisavamos de mais animo para continuar o corre.Agradeço de coração cada participante da revista Anderson Benjamim, Anderson Glock, Negrojonas Oliviera, Preto Radicalibres , Don Diogo Ramalho e a todos da AMH2P que correm junto n essa empreitada.Deixamos ambem aqui sinceros agradecimentos a todos que votaram na Revista Nós Somos Um Só, a cada edição produzida procuramos dar o melhor para ficar com qualidade pois a cultura hip hop agradece. Confira os vencedores das outras categoriasRESULTADO OFICIAL- Destaque do ano Break: Black Spin- Prêmio Tito de Grafite: Snupi- Prêmio Hip Hop Mulher: Juliana Duarte/Projeto Donas da Rima- Prêmio Multiplicação da revolução: Onde a periferia acontece- Destaque do ano Literatura Marginal: Revista Somos um só- Destaque do ano Mídia e Comunicação: Vídeo Black Mix - Destaque do ano DJ: DJ Beetles- Destaque do ano Produtor Musical: Lerym ADP - Destaque do ano Mixtape: Môra Rapper- Destaque do ano Demo/Single: Baseado nas ruas- Destaque do ano Vídeo clipe: Novo Cenário

HOMENAGENS

- Álibi- DJ Tydoz- Os3S - Vera Veronika

PRÊMIO IDENTIDADE

- Cine Clube Palomares Editora Popular Abadia Catadora- Grupo de teatro Terra em cena - MST- Hip Hop Direitos Humanos- Pretas Candangas

por Tiago Santos -TG

Pagina - 16

Rapper declamou versos de uma nova canção durante espetáculo em Limeira (SP).Durante o show do Emicida pelo Circuito Sesc neste domingo (11) em Limeira (SP). O rapper Renan Inquérito recitou tre-chos de uma nova música durante a apresentação. Carregado de poesia, em 1:15, o músico levou aos presentes um pouco do que vem no quarto álbum do grupo, que está em fase de grava-ções e deve ser lançado ainda este ano.A declamação reforça a ligação entre o Inquérito e a poesia, já que Renan é também escritor e autor do livro #Pou-casPalavras, além de organizar men-salmente o sarau Parada Poética na Região Metropolitana de Campinas.

#HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR #HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR

Na eleição do júri popular, Olho Nu, de Joel Pizzini, foi eleito o melhor da competição nacional. O filme retrata a trajetória do cantor Ney Matogros-so. Também entre os premiados, A Farra do Circo, de Roberto Berliner e Pedro Bronz, recebeu menção hon-rosa por contar a história do icônico Circo Voador carioca, uma das prin-cipais casas de shows do Rio.Durante dez dias, o In-Edit exibiu 60 produções, das quais 36 ainda eram inéditas no circuito nacional, como o americano A Um Passo do Estrelato, de Morgan Neville, premiado no Os-car deste ano na categoria documen-tário. O filme acompanha a trajetória de cantoras de apoio, as backing vo-cals, de artistas famosos, como Stevie Wonder, Sting, Bruce Springsteen, Sheryl Crow, entre outros.A 6.ª edição do In-Edit prestou ho-menagem ao cineasta holandês Frank Scheffer, que teve sete filmes exibidos ao longo da programação, como os documentários sobre Frank Zappa e John Cage.

Entre 60 concorrentes, o filme Triunfo foi declarado vencedor da 6.ª edição do festival In-Edit Brasil pelo voto do júri especializado no domingo, dia 11. O evento promove, anualmente, a exibição de docu-mentários musicais e premia os destaques de cada edição.Triunfo mostra a história do dançarino e ativista social Nelson Triun-fo, conhecido popularmente pelo apelido “Pai do Hip Hop”. Pernam-bucano, ele se mudou para São Paulo em 1977 e adotou em seu so-brenome artístico o nome de sua cidade. Foi um dos precursores da música e cultura black no Brasil e pioneiro na introdução do break dance no País. O documentário tem direção de Cauê Angeli e Herna-ni Ramos e conta com depoimentos de diversos artistas influenciados por seu trabalho, como o dançarino Carlinhos de Jesus, os cantores Wilson Simoninha e Sandra de Sá, e os rappers Criolo e Thaíde.

Documentário ‘Triunfo’ vence o In-Edit Brasil

Renan Inquérito recita trecho de novo disco em show do Emicida

Pagina - 17

Em entrevista para a Folha de S.Paulo na última ter-ça-feira (06) o grande Kl Jay confirmou o disco de inéditas e deu algumas informações.

“Esse ano tem disco de inéditas” disse Kl Jay, “Não vai ser um álbum, vai ser um EP, com, sei la, dez músi-cas“, o Dj ainda diz que não sabe se “Marighella” será uma das músicas, mostrando que podemos esperar bastante conteúdo inédito.

Kl Jay também explica porque do hiato de 12 anos para lançamento de um novo disco de inéditas, “Esse tempo de espera (se deve ao fato de a gente sempre ter) cuidado da banda sozinho.

KL Jay confirma, Racionais terá disco novo em 2014; “vai ser um EP”A estrutura fez com que gente demorasse tanto tem-po” e comentou que o grupo teve um tempo de “ob-servação” na cena do Rap, para assimilar as coisas, “A gente precisou ver o que ia haver, o que ia aconte-cer na cena (de Rap) do Brasil, com Emicida, Criolo, Rashid, Flora Matos, foi um tempo também de obser-vação e um tempo para nós mesmos.“

Podemos esperar um trampo mais maduro e cons-ciente do grupo, pois a evolução do Racionais sempre foi notória, compare “Sobrevivendo no Inferno”, (que por sinal é um dos melhores discos do Rap), com os lançamentos mais recentes, como “Marighella”.

#HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR #HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR#HipHopBR

Está a venda o novo CD do Atitude Feminina intitulado “Desistir Jamais” O grupo está mais maduro e com ins-trumentais mais refinados e o CD conta com 17 faixas sendo 4 faixas regravação das musicas “Rosas” em versão acústica, “Enterro do Neguinho” versão do videoclipe e a regravação de “Sub-raça” com participação da lenda viva do Rap Nacional X Câmbio Negro. O CD ainda conta com participações de Japão Viela 17, Renan Inquérito, Markão (Baseado nas Ruas), Taty BellaDona ,DJ Sim-mone ,(Proverbio X) n,, Jane Ex Veneno, Nicole Nobre e Crônica Mendes. Ricardo Bap (vice diretor da Escola de Musica de Brasília) foi co-produtor do CD e participou nos arranjos de algumas musicas e tocando violão e gui-tarra e claro. A produção musical ficou por conta do DJ Raffa que essa ano completa 30 anos na cultura Hip Hop. E aguardem porque o DVD “Nossa Historia”.

Pagina - 18

Muitas coisas irão Acontecer ainda na minha vida e na minha carreira …continuarei fazendo as minhas festas de rap ..produzir minhas Mix …tocar nas festas alias umas das coisas que mais gosto de fazer e tocar nas festas , focar nas produções musicais….Trabalhar mais ainda na minha na Minha Marca Bola8 na minha loja o foco é trabalhar ……. ..!! Maximo Respeito a vcs ..Obri-gado flagrante por acreditar no meu potencial e abrir a porta em 2004 …

Obrigado Douglas por me mostrar muitas coisas boas No rap vou Carregar comigo as coisas positivas as ne-gativas estão enterradas …..karol sem palavras mil grau Uma das minas embaçada no rap de Atitude que conhe-ci minha Parceira sempre …!! Léo sem palavras moleke continue sendo esse Cara feliz Tru ..!!!!

Às vezes os problemas são sinais de que chegou a hora de o guerreiro iniciar uma nova batalha…!!!!!!Boa noite Rap Nacional ..!!!!! DJ Bola Oito

DJ BOLA 8 SAI DO REALIDADE CRUEL

Bola 8 desligou-se do grupo Realidade Cruel, o qual foi DJ por 9 anos.Ele entrou no grupo em 2004 a convite do também ex integrante Flagrante. A decisão parece não ter volta. Em nota oficial Bola comenta que não teve tretacom nenhum integrante, porém não concordan-do com algumas coisa resolveu sair do grupo o qual tem o nome tatuado no braço.

Leia abaixo a nota oficial escrita pelo próprio Dj Bola 8 (Transcrito Ipsis Litteris):

Boa noite Em Respeito a todos os fans do Gru-po Realidade Cruel que durante 9 anos vem me acompanhando meu trabalho nos Shows,Hoje venho informar minha saída do grupo …..Quero deixar claro Que Durante esses 9 anos me dedi-quei o meu melhor pra vcs e para o grupo Rc ..!!!

Sempre respeitei a cada um de vcs por serem ver-dadeiros comigo aonde me encontram o respeito è grande muitas das vezes ja me deixaram varios cds , tiraram varias fotos trocaram varias ideas sobre rap e sempre dei Atenção devida .. é por isso que venho informar a minha Saída a todos os fã… .!!

Um grupo de rap e como um casamento quando ambas partes não se concordam a melhor coisa é a Separação ..!!!! Não tem treta com nenhum inte-grante do grupo A decisão da saida foi minha ..!! Uma nova faze da minha vida se inicia ,sou uma pessoa que tenho a Opinião formada dentro de varias paradas inclusive no grupo ..!!! Deu certo sim 9 anos ,muitas risadas ,muitas Ideias troca-das, muitas noites de estradas , Mais Algumas tristezas também ..!!!!!

Pagina - 19

Veio um NegãoPepeu

Já não sei qual é seu nome, nem tão pouco o que fazSó sei que por acaso me enviaram esse rapazFoi só eu rejeitar que ele (tosse), gostou de mimPedi uma garota e imagine o que, veio

Veio negão!

Soube desse telefone num anuncio de jornalE meu instinto masculino já me fez cair de pauUma agência feminina, que aluga mulherEra só ligar pra ela, que viria onde quiserJá pedi uma loirinha, de olhos azuisPra ficar em minha cama, deitada a meia luzDeitada a meia luz com seus olhos azuisDeitada a meia luz, só que nunca consegui

Veio negão!

Dessa vez me salvei, tava livre quando viChegar a turma da escola que passava aquiPerguntam se eu estava passando bemE sem responder nada, eu cantava assim...

Veio negão!

Sabe o que fiz? Toquei um playPela porta dos fundos o negão jogueiLiguei para aquela agência que mandou ele aquiNum papo demorado comecei a discutirQuero uma loirinha que seja legalCom o corpo bem bonito que me faça passar malTocou a campainha eu atendo no portãoÓ sério? Dei de cara novamente com o negão

Veio negão!

Artista: PEPEUMusica: VEIO NEGÃO Album: THE CULTURE OF RAP ANO: 1986

por Preto Rapper

Grupo inicialmente formado em 2008 pelo componente japa do grupo \’Dyversos\’, posteriormente integrando o componente Edin do grupo \’Direito de Resposta\’.

O Projeto do grupo \”Eficcaz\” vem fazendo uma junção de pensamentos novos e da antiga escola, já que os mesmo inte-gram o Movimento hip hop há bastante tempo. Cidade: GAMA / DF Contatos: (61) 9218-6077 | (61) 9362-6281

Confira: http://palcomp3.com/Eficcaz/

O nome Q.I (Quadrilha Intelectual) trás uma proposta de formação coletiva, mais ao invés de agir através de atitudes criminosas atua com consciência social e políti-ca, e assim incentiva o protagonismo da juventude que reside nas periferias.O Q.I ou Quadrilha Intelectual é um grupo de RAP formado no final de 2010, oriundo do Recanto das Emas, cidade satélite de Brasília. Em suas músicas, o grupo aborda temas como desigualdade social, militância sociopolítica e através da informação propõe alter-nativas para os problemas enfrentados pela casse desassistida da sociedade, problemas esses que são ocultados da mídia convencional.

Cidade: RECANTO DAS EMAS / DF Contatos: (61) 9255-6631 | (61) 9314-3269

Confira: http://palcomp3.com/qirap/

O grupo Aliança Reconstituída foi formado em Julho de 2011 na cidade do Paranoá - DF. É composto por Rafael Reis (Rafinha) e Matheus leite (mano milk). O grupo surgiu com o propósito de evangelizar em forma de rima.

Cidade: PARANOÁ / DF Contatos: (61) 92068128

Confira: www.palcomp3.com/aliancareconstituida/

Por: Tiago Santos

Pagina - 20

A Capital Federal é berço de grandes nomes do rap nacional. O Viela 17, que iniciou a caminhada há 14 anos, e desde seu primeiro álbum, O Jogo (2001), vêm aumentando o seu séqui-to de admiradores é, com certeza, um deles. Desde 2000, o grupo atua na-cionalmente e representa a mobiliza-ção do rap na terra vermelha. Agora, após cinco anos de jejum, o Viela lan-ça, em maio, o quarto CD, 20 de 40, que faz um passeio pelos 20 anos de carreira, e 40 de idade do rapper Ja-pão, líder do grupo. "Não sei explicar esse momento. É como ver um filho surgindo em meio a conflitos e descré-ditos", adianta Japão.

O disco faz uma releitura fiel do rap da década de 1990, samples, bati-das, programações e timbres foram totalmente pensados para manter a fidelidade ao segmento original. 20 de 40 conta, ainda, com a participa-ção de mais 30 artistas convidados, entre músicos e cantores, cinco téc-nicos e produtores artísticos, como o músico Thiago Jamelão, do grupo Ataque Beliz, o cantor e compositor Dillo, o rapper nordestino Zé Brown e Pop Black, do Grupo Inquérito, além de destacar a produção musical DJ Raffa Santoro, que assina a obra. "Ver o cuidado do Raffa na produção,

mixagem e masterização,o charme e encanto vocal da dupla Chris Soul e Thiago Jamelão, as participações deDilloD’Araujo, Heitor Valente, entre outros MCs é gratificante", analisa.

O CD apresenta uma introdução e 17 faixas em seu repertório, entre elas, Inimigo oculto, que abre a celebração ao hip hop, e trata dos medos e atitu-des de Japão. “Falo diretamente com meu lado contrário. Um Japão com uma pitada de maldades, rebatido por um Japão ciente de seu compromis-so”, explica o rapper. Na sequência, a música Foi complicado pra chegar aqui, que retrata a dura caminhada de quem sonha em viver de rimas, e con-ta com a participação nos vocais da cantora Chris Soul. 20 de 40, canção que dá nome ao álbum, traz a partici-pação de Alex Jordan e fecha o disco. " Nessa faixa destaco meus 20 anos de carreira, passando por uma espé-cie de levantamento pessoal do que passei para chegar até aqui, homena-geando amigos, familiares e pessoas que contribuíram em minha carreira no rap", adianta.

Japão acredita que, mesmo com to-das as dificuldades, este álbum será um marco na história do Viela 17 e no rap nacional. "Ouvir meu melhor ál-

bum pronto, todas as vozes perfeitas, batidas programadas perfeitamente no propósito do CD. Ver tudo que pas-samos com o estúdio roubado, e junto com ele nossos sonhos. Depois, ver a volta por cima de Beto Paiva e Nino-mix, só me resta chorar essa noite em forma de agradecimento", desabafa o rapper, e completa com as melho-res expectativas para o lançamento do CD, sem esquecer de demonstrar gratidão e ressaltar a importância de todos que participaram ao lado do gru-po, para o resultado final do disco. "As letras fortes e levadas surreais do Dio-go LoKo, participações maravilhosas e envolventes de Tati Botelho, DJ Sim-mone Lasdenas, Chely Etnia e Helen, do Atitude Feminina. O apoio e moral de minha mãe, as centenas de pes-soas usando camisetas Viela 17 e o amor e organização de minha esposa. Só posso agradecer a Deus."

por Raquel Martins Ribeiro

SITE PARA COMPRA: WWW.CAMELOU.COM.BRWWW.GRINGOSCDS.COM.BRPORTAL RAP NACIONAL

Pagina - 21