Nossa Força_9ed.

4
Exercícios práticos fazem parte das atividades de formação Treinamento diferenciado grande na hora da entrevista de empre- go”, revela Rosane. A empresa oferece uma turma por mês para trinta alunos – o número reduzido é para garantir a quali- dade do atendimento. A procura é grande ao ponto de sempre existir lista de espe- ra. A escola de formação também dis- ponibiliza curso para Segurança Pessoal Privada, além de oferecer aos clientes Treinamentos Comportamentais dentro das empresas. Na outra ponta, a Rudder preocupa-se com a qualidade do serviço oferecido aos clientes. Apesar dos funcionários da área de segurança passarem por um treinamento rígido antes de entrarem na empresa, as atividades de qualifica- ção interna acontecem constantemente envolvendo todos os setores. Muitas delas ocorrem justamente no Centro de Formação. No local, são enfatizadas, novamente, as disciplinas de legislação Em 1992, a Rudder dava mais um pas- so em direção à excelência no ramo da vigilância privada: a empresa criou o seu Centro de Formação. Desde o início das atividades da escola, a primeira preocu- pação foi montar um quadro de instru- tores experientes e capacitados – todos têm curso superior e possuem um quali- ficado e extenso currículo na área de se- gurança. Conforme a coordenadora do Centro de Formação, Rosane Souza, são 19 profes- sores e uma gama bem interessante de cursos que visam a dois aspectos funda- mentais: treinar pessoas interessadas em atuar no segmento segurança e reciclar funcionários da empresa. O Centro oferece curso de vigilantes para o público em geral. “Vem gente de outros estados fazer o nosso treinamento. O diploma da Rudder tem um peso muito ANO 2 – Nº 9 – julho e agosto de 2012 aplicada à função, abordagem, práticas de tiro e manuseio dos equipamentos de segurança. Todas as ações direcionadas exclusivamente para os vigilantes são de acordo com a Portaria 387 do Ministé- rio da Justiça em conjunto com a Polícia Federal. A palavra qualificação também vem em primeiro lugar em outra iniciativa da em- presa. Rosane comanda, desde 2005, um programa direcionado para os vigi- lantes líderes, cerca de 60 funcionários por ano. O objetivo principal da iniciativa é capacitá-los para se integrarem perfei- tamente com os seus colaboradores e relacionarem-se adequadamente com os clientes. Nos treinamentos, a psicóloga utiliza filmes e palavras-chave que fazem parte dos espetáculos da companhia cir- cense Cirque Du Soleil. Tudo com a inten- ção de despertar o sentimento de lideran- ça nos funcionários.

description

Treinamento diferenciado – Em 1992, a Rudder dava mais um passo em direção à excelência no ramo da vigilância privada: a empresa criou o seu Centro de Formação.

Transcript of Nossa Força_9ed.

Page 1: Nossa Força_9ed.

Exercícios práticos fazem parte das atividades de formação

Treinamento diferenciadogrande na hora da entrevista de empre-go”, revela Rosane. A empresa oferece uma turma por mês para trinta alunos – o número reduzido é para garantir a quali-dade do atendimento. A procura é grande ao ponto de sempre existir lista de espe-ra. A escola de formação também dis-ponibiliza curso para Segurança Pessoal Privada, além de oferecer aos clientes Treinamentos Comportamentais dentro das empresas.

Na outra ponta, a Rudder preocupa-se com a qualidade do serviço oferecido aos clientes. Apesar dos funcionários da área de segurança passarem por um treinamento rígido antes de entrarem na empresa, as atividades de qualifica-ção interna acontecem constantemente envolvendo todos os setores. Muitas delas ocorrem justamente no Centro de Formação. No local, são enfatizadas, novamente, as disciplinas de legislação

Em 1992, a Rudder dava mais um pas-so em direção à excelência no ramo da vigilância privada: a empresa criou o seu Centro de Formação. Desde o início das atividades da escola, a primeira preocu-pação foi montar um quadro de instru-tores experientes e capacitados – todos têm curso superior e possuem um quali-ficado e extenso currículo na área de se-gurança.

Conforme a coordenadora do Centro de Formação, Rosane Souza, são 19 profes-sores e uma gama bem interessante de cursos que visam a dois aspectos funda-mentais: treinar pessoas interessadas em atuar no segmento segurança e reciclar funcionários da empresa.

O Centro oferece curso de vigilantes para o público em geral. “Vem gente de outros estados fazer o nosso treinamento. O diploma da Rudder tem um peso muito

ANO 2 – Nº 9 – julho e agosto de 2012

aplicada à função, abordagem, práticas de tiro e manuseio dos equipamentos de segurança. Todas as ações direcionadas exclusivamente para os vigilantes são de acordo com a Portaria 387 do Ministé-rio da Justiça em conjunto com a Polícia Federal.

A palavra qualificação também vem em primeiro lugar em outra iniciativa da em-presa. Rosane comanda, desde 2005, um programa direcionado para os vigi-lantes líderes, cerca de 60 funcionários por ano. O objetivo principal da iniciativa é capacitá-los para se integrarem perfei-tamente com os seus colaboradores e relacionarem-se adequadamente com os clientes. Nos treinamentos, a psicóloga utiliza filmes e palavras-chave que fazem parte dos espetáculos da companhia cir-cense Cirque Du Soleil. Tudo com a inten-ção de despertar o sentimento de lideran-ça nos funcionários.

Page 2: Nossa Força_9ed.

AdeusDespedir-se de um colega de trabalho é doloroso. Lembro bem de uma menina de 20 anos que bateu à porta da empre-sa cheia de sonhos. Seu nome: Vanda Maria Loss Guardiola. Sempre foi uma ótima funcionária. Vestiu a camiseta da Rudder com dedicação ímpar.

Começou como secretária. Graças a sua dedicação, chegou ao cargo de diretora comercial. Comandou o setor com ener-gia e competência, virtudes dos grandes administradores. Vanda partiu cedo, mas deixou um legado dentro da empresa. Foi um exemplo de conduta profissional para todos os colaboradores. Ficaram agora as recordações dos bons momen-tos compartilhados dentro da Rudder. Só me resta dizer: fique com Deus.

Carlos Alberto Laude – Diretor GeralO instrutor é um dos mais experientes do Centro de Formação

Em função do reajuste anual, fique aten-to aos novos valores do convênio da Rudder com o Centro Clínico Gaúcho. Atendimento Ambulatorial: R$ 57,00Atendimento Hospitalar: R$ 95,67Os reajustes passam a valer a partir do dia 1° de outubro.

O judoca do projeto Futuro Seguro Hélio Passos foi campeão em duas catego-rias, peso médio (até 90kg) e no abso-luto (sem limite de peso), da 2ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos. O torneio ocorreu no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). A sole-nidade de abertura teve a presença do governador Tarso Genro e do secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe.

PLANO DE SAÚDE

HéLiO Em DoSE DuplA

Foto

: Jon

as A

drian

o

Selmar Rodolfo Sperling tem no currículo militar vários serviços prestados à nação. Foi segurança pessoal de dois ex-presidentes da República e de vários ministros. O oficial da reserva repassa toda essa vasta experiência na área de segurança para os alunos do Centro de Formação da Rudder. É considerado um dos melhores instrutores pela capacidade que tem de passar o conteúdo teórico usando exemplos práticos. Isso traz confiança aos colaboradores para enfrentar problemas durante o dia a dia da profissão de vigilante.

Selmar é instrutor de três disciplinas:• radiocomunicações, alarme e equipamentos;• segurança pública – crime organizado;• segurança patrimonial – vigilância.

Para o instrutor, é fundamental o profissional de segurança dominar todos os equipamentos de comunicação. “A velocidade na transmissão da informação é, às vezes, o primeiro passo no combate ao crime”, destaca. Selmar não se descuida também da sua capacitação. “O setor de vigilância está sempre pro-duzindo novos modelos eletrônicos para aperfeiçoar o sistema de proteção patrimonial ou de pessoas. E eu, como profissional da área, tenho que estar sempre atualizado com as principais novidades do mercado”, revela.

EXpERIÊNCIA DIREToDA CASERNA

Page 3: Nossa Força_9ed.

Nas grandes cidades, procure andar em ruas movimentadas

ANO 2 – Nº 9 – julho e agosto de 2012

EXPEDIENTE

Este papel tem certificado FSC. Garante que a madeira utilizada é proveniente de florestas plantadas e sustentáveis.

Dia a diaMAIS SEGURONo dia a dia, as pessoas sempre devem tomar certas precauções para não serem surpreendidas por ladrões. Conheça algumas instruções de segurança importantes para a sua proteção diária.

• Quando estiver caminhando, observe o que acontece ao re-dor. Mantenha sempre 20 metros de distância de um suspeito e observe as mãos dele. Mude de calçada e observe o comporta-mento do suspeito.

• No momento dos exercícios ao ar livre, procure não usar fone de ouvido ou algo que distraia sua atenção. Mantenha-se dis-tante de carros estacionados, arbustos e áreas mal iluminadas.

• Nunca demonstre estar procurando um endereço.

• O seu carro não deve conter adesivos que identifiquem onde você mora, trabalha, estuda ou faz ginástica.

• Nunca use caixas eletrônicos à noite. Procure sempre usar caixas em mercados, shoppings e outros locais com segurança e público.

• Evite abastecer em postos de combustíveis à noite. Também observe antes de entrar se há movimentação estranha, como fun-cionários parados e nervosos. Se desconfiar de algo, não entre.

• Quando estiver parado de carro no sinal vermelho, a faixa cen-tral é a mais segura, pois o bandido ataca pelas calçadas ou pelo canteiro central. As primeiras fileiras são visadas para roubo de carros, as últimas para furto de objetos.

• Pedestres devem usar óculos escuros, andar rápido e no cen-tro da calçada. Fique atento a veículos suspeitos. Mantenha a bolsa à frente do corpo.

*A sugestão da matéria foi do gerente operacional Gilberto Barreto.Envie sugestões você também para o email [email protected].

No dia 28 de outubro de 1974, começava a fusão da história da Rudder com a de Vanda Maria Loss Guardiola. Ela iniciou na empresa como secretária e foi com o tempo e experiência de-senvolvendo um olhar periférico sobre tudo que acontecia em cada setor. A partir dos anos 90, graças ao seu profissionalismo e dedicação, foi promovida três vezes até chegar ao cargo de diretora comercial.

Dona Vanda respirava a Rudder. Foi uma das colaboradoras diretamente responsáveis pelo sucesso e referência da empre-sa no setor de segurança. “Profissional incansável que não se tranquilizava enquanto não atingisse o seu objetivo”, destaca o gerente comercial Miguel Louzado. Em virtude desse empe-nho, administrava com zelo e competência toda a área comer-cial do grupo Rudder. Sua relação com os clientes era modelo no departamento.

A também gerente comercial Clarice Abreu Soares trabalhou 26 anos ao lado dela, desde que entrou na empresa em 1986. “Tudo o que eu sei, aprendi com ela”, ressalta emocionada. A relação das duas era de mãe e filha. Vanda cobrava Clarice como só as mães cobram das filhas. “Nossa relação era na sinceridade e respeito mútuo”, acrescenta. Para o diretor de Operações Coronel França, Vanda era exemplo de conheci-mento e dedicação dentro da Rudder.

Em 15 de junho de 2012, depois de quase quatro décadas tra-balhando na Rudder, único local onde atuou, Vanda Guardiola fa-leceu, aos 57 anos, em virtude de uma neoplasia de pulmão. Vai deixar saudade e admiradores em todos os setores da empresa.

Saudade...

Foto

: Mor

guefi

le.co

m /

dan

tada

Foto

: divu

lgaç

ão

ORGULHO DE SER RuDDER

Page 4: Nossa Força_9ed.

Exemplo para todos

Comprometimento e responsabilidade são palavras que se encaixam perfei-tamente no perfil dos nossos profissio-nais. No dia 9 de agosto, a auxiliar de segurança Beatriz Aquino dos Santos foi elogiada pelo cliente Shopping Praia de Belas por comparecer ao treinamen-to interno mesmo estando de folga. A atitude será amplamente divulgada en-tre os funcionários pela Gerência de Segurança do centro de compras como exemplo de conduta profissional.

O colaborador Rudimar Machado Alves recebeu elogios pelo serviço prestado na unidade do Big em Alvorada.

A iniciativa na identificação de um veículo suspeito nas proximidades de uma agên-cia bancária na cidade de Triunfo rendeu inúmeros elogios do cliente Banco Itaú Unibanco aos nossos vigilantes Carlos Alberto Dias Gonçalves e Jonatas Lopes Marques. A atitude demonstra compro-metimento com os procedimentos de se-gurança inerentes à função.

O engenheiro de segurança da JBS Fran-gosul, Petter Pasin, destacou o trabalho de apoio realizado pela auxiliar de segu-rança Priscila Boff.

Outros profissionais da empresa que fo-ram destacados nos meses de julho e agosto: o vigilante Paulo Eduardo Mello, o auxiliar de segurança Renan Freitas da Silveira e a equipe que trabalhou no evento da LABS. Parabéns a todos!

ANO 2 – Nº 9 – julho e agosto de 2012

VoCÊ SUGERE

RuDDER NEWS

Faça como o vigilante Fábio Centeno e nos ajude a fazer o Nossa Força. Envie um email para [email protected] com ideias para matérias. A sua participação é que faz a Nossa Força.

FuNCIoNÁRIoS DESTAQUES

Operação na plataforma

A Rudder está fazendo a segurança da constru-ção da plataforma P-55 em Rio Grande. Ela é a primeira semisubmersível a ser montada no Es-tado e a maior do tipo a ser construída no país. A empresa também executa a proteção das pla-

taformas P.63 e P.58 que estão sendo construídas pela Quip e CQG no canteiro junto ao Porto Novo. “Somos pioneiros nessa nova modalidade de serviço em segurança patrimonial”, explica o supervisor regional Jaime Sannes. O trabalho das nossas equipes vem recebendo inúmeros elogios das construtoras envolvidas no processo.

*A matéria foi sugestão do vigilante Fábio Centeno

imagem em alta resolução

Conforme o gerente comercial da Rudder, Miguel Louzado, a nova linha de câmeras megapixel IP revoluciona o conceito de monitoramento em segurança eletrônica. Com base em uma ótima resolução de imagens em Full HD (1920 x 1080),

o equipamento possibilita visualizar com maior detalhe e nitidez as imagens gra-vadas. Alguns modelos, inclusive, possuem automação e cartão de memória para gravação. A utilização dessa tecnologia permite maior segurança aos clientes.

Palestra no Futuro Seguro

O delegado da Polícia Civil e diretor do Grupamen-to de Operações Especiais (GOE), Bolívar Lantada, palestrou para os alunos do projeto Futuro Seguro. O tema abordado foi “Projetos sociais esportivos na visão da segurança pública”. Ele enalteceu as

oportunidades de crescimento pessoal e social das pessoas que participam destes projetos. O evento também foi aberto aos familiares das crianças e aconteceu no dia 4 de setembro no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE).

Mérito em segurança

A Solae concedeu o certificado de Mérito em Se-gurança à Rudder. A distinção foi em virtude da nossa contribuição para a empresa, localizada em Esteio, atingir a marca recorde de 1000 dias sem acidentes com profissionais contratados. Fica-

mos muito orgulhosos em receber a premiação. A Solae é líder mundial no desen-volvimento de tecnologias inovadoras à base de soja para os setores de produtos alimentícios, carne e produtos nutricionais.

Foto

: Jon

as A

drian

o

A nova funcionária Beatriz se destaca pela dedicação