Nossa rede asa

3
NOSSA REDE ASA A Articulação Semiárido nasce de um processo cultural e político construído ao longo dos anos pelas organizações que já atuavam no semi-areado brasileiro, com um objetivo comum mudar a correlação de forças e construir a verdadeira Convivência com semiárido brasileiro. A ASA manifesta um desejo coletivo de construir o novo em sua forma de organização política, baseado em uma nova forma de organizar e vivenciar espaços de poder, através da descentralização, da conectividade, da autonomia, da multiliderança, da transparência, da cooperação e da interdependência. Existimos porque ousamos construir princípios e declaração de propósitos expressos em nossa Missão: Fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e convivência com o semi-areado, referenciados em valores culturais e justiça social. A ASA vem ao longo desses anos uma costura dinâmica de muitos pontos: diversas organizações, múltiplas entidades; pastorais, ONGs, Igrejas, entidades de bases, ligados umas nas outras interagindo uma nova dinâmica, pactuando princípios, valores e objetivos comuns. A Participação é que nos faz funcionar, e participação aqui entendida como o poder de decidir, dinamizando as Asas nos estados, valorizando as experiências locais, bebendo as sabedorias das comunidades, e respeitando a natureza diversa de cada entidade que faz parte da nossa rede. Nossa rede é voltada para dentro e também para fora, ocupamos um grande espaço do nosso tempo e recursos nas atividades que acumulam forças para transformar o semiairido. Uma rede que se fecha em si própria e que se volta apenas para dentro, que não estabelece ou perde a ligação com outras redes e movimentos e com o povo, esta condenada para a morte. O que não avança recua. Nossas energias precisam se voltar para fora, para o dialogo com a sociedade, com o poder publico e com o povo.

Transcript of Nossa rede asa

Page 1: Nossa rede asa

NOSSA REDE ASA

A Articulação Semiárido nasce de um processo cultural e político construído ao longo dos anos pelas organizações que já atuavam no semi-areado brasileiro, com um objetivo comum mudar a correlação de forças e construir a verdadeira Convivência com semiárido brasileiro. A ASA manifesta um desejo coletivo de construir o novo em sua forma de organização política, baseado em uma nova forma de organizar e vivenciar espaços de poder, através da descentralização, da conectividade, da autonomia, da multiliderança, da transparência, da cooperação e da interdependência.

Existimos porque ousamos construir princípios e declaração de propósitos expressos em nossa Missão: Fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e convivência com o semi-areado, referenciados em valores culturais e justiça social.

A ASA vem ao longo desses anos uma costura dinâmica de muitos pontos: diversas organizações, múltiplas entidades; pastorais, ONGs, Igrejas, entidades de bases, ligados umas nas outras interagindo uma nova dinâmica, pactuando princípios, valores e objetivos comuns. A Participação é que nos faz funcionar, e participação aqui entendida como o poder de decidir, dinamizando as Asas nos estados, valorizando as experiências locais, bebendo as sabedorias das comunidades, e respeitando a natureza diversa de cada entidade que faz parte da nossa rede.

Nossa rede é voltada para dentro e também para fora, ocupamos um grande espaço do nosso tempo e recursos nas atividades que acumulam forças para transformar o semiairido. Uma rede que se fecha em si própria e que se volta apenas para dentro, que não estabelece ou perde a ligação com outras redes e movimentos e com o povo, esta condenada para a morte. O que não avança recua. Nossas energias precisam se voltar para fora, para o dialogo com a sociedade, com o poder publico e com o povo.

Trabalhamos o exemplo pedagógico ao invés do discurso. Estimulamos a troca de experiências entre as comunidades, às organizações e as pessoas, as nossas propostas são baseadas nas nossas vivencias e experimentações.

Para nós formação é uma conduta, um compromisso, uma postura um ato político. Defendemos a formação voltada para a transformação da realidade. O nosso trabalho de formação articula os diferentes níveis de saberes e níveis de compreensão, com princípios, valores e experiências que colaboram na construção do projeto de desenvolvimento sustentável do semi-areado brasileiro

Valorizamos a cultura local, a solidariedade, a partilha a efetividade e a esperança. São esses valores que mantêm a mística e espiritualidade de nossa missão. Sabemos que construir é mais prazeroso que destruir. Por isso optamos por uma construção de uma rede ampla, diversa, democrática e participativa. Sabemos que

Page 2: Nossa rede asa

a solidariedade, o encontro com o outro, a capacidade de compartilhar a vida é que nos mantêm motivados para continuar com a energia para enfrentar e superar nossos limites e desafios.

Estimulamos o intercambio, a troca, o experimentalismo, o aprendizado conjunto, a prática solidária. Mas, principalmente que os grupos, comunidades e pessoas se apropriem de recursos matérias e simbólicos para organizarem sua intervenção no lugar em que vivem, para consolidar seus próprios caminhos e parem irem fundamentando suas próprias causas sociais e políticas.

O Caminho trilhado pela ASA tem sido acreditar no seguinte: o trabalho de transformação cultural e política leva a formação de uma consciência: a consciência leva a organização dos grupos, a organização dos grupos leva a participação política e daí a conquista da cidadania.

Nossas experiências e lutas são uma prova concreta que é possível reformular as bases estruturais do modelo de desenvolvimento pensado até hoje para o semi-areado brasileiro, elas são reveladoras de possibilidades do estabelecimento de novas relações entre o estado e a sociedade civil, nas quais o papel do estado deve ser apoiar as iniciativas autônomas e criativas gestadas no meio da sociedade.

Continuamos acreditando que a chama da esperança por mudanças não se apagará e seguiremos lutando e resistindo até que o povo seja visto e respeitado como protagonista da mudança de sua própria historia de superação e resistência para uma vida digna, sem pobreza, miséria e com cidadania plena. Somos Rede! Somos ASA!

Valquiria LimaCoordenação Nacional da ASA Brasil