NOSSO JORNAL BM

20
5 19 Fique por dentro Coluna Social Em busca do sucesso! Niver da Maria Eduarda Alemanha vence o Brasil Esporte Fundado em Fevereiro de 2006 Barra Mansa - RJ - Roberto Silveira Ano 8 - nº 93 - Junho de 2014 Foto: Divulgação 4 18 Consumidor Saúde INSS é condenado Câncer de próstata Divulgação Foto: C.Ferreira O Brasil até tentou se impor no começo, obrigando Neuer a trabalhar. Mas o que se viu foi uma autêntica tragédia no Mineirão. A Alemanha, bem ao seu estilo, tocou bola com a mesma tranquilidade e eficiência de sempre. Pág. 4 Esporte Um título inesquecível, a segundona inspirava força, dedicação, respeito e ousadia diante dos adversários, que estavam com o poder de fogo acima do esperado. As condições financeiras faziam a diferença entre os clubes. Mas o Leão não se intimidou diante desses fatos, rugiu e partiu para a luta, pois cada jogo significava matar um Leão, e não podia se descuidar. O Leão está na Série A do Carioca Foto: C.Ferreira www.nossojornalbm.com.br Foto: Divulgação

description

Edição de Junho | 2014

Transcript of NOSSO JORNAL BM

Page 1: NOSSO JORNAL BM

5

19 Fique por dentro

Coluna Social

Em busca do sucesso!

Niver da Maria Eduarda

Alemanha vence o BrasilEsporte

Fundado em Fevereiro de 2006Barra Mansa - RJ - Roberto Silveira

Ano 8 - nº 93 - Junho de 2014

Foto: Divulgação

4

18

Consumidor

Saúde

INSS é condenado

Câncer de próstata

Divulgação

Foto: C.Ferreira

O Brasil até tentou se impor no começo, obrigando Neuer a trabalhar. Mas o que se viu foi uma autêntica tragédia no Mineirão. A Alemanha, bem ao seu estilo, tocou bola com a mesma tranquilidade e eficiência de sempre. Pág. 4

Esporte

Um título inesquecível, a segundona inspirava força, dedicação, respeito e ousadia diante dos adversários, que estavam com o poder de fogo acima do esperado. As condições financeiras faziam a diferença entre os clubes. Mas o Leão não se intimidou diante desses fatos, rugiu e partiu para a luta, pois cada jogo significava matar um Leão, e não podia se descuidar.

O Leão está na Série Ado Carioca

Foto: C.Ferreira

ww

w.n

oss

ojo

rna

lbm

.co

m.b

r

Foto: Divulgação

Page 2: NOSSO JORNAL BM

Variedades2

• • • Ponte Mauá está interdita-da para reformas: A Ponte Mauá, que liga os bairros Saudade e Ano Bom, em Barra Mansa, foi interditada, para refor-ma estrutural e revitalização. A previsão da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) é de que a obra dure 90 dias. Serão investidos R$ 148 mil na reforma, com recursos próprios do gover-no municipal.

Segundo o diretor executivo da Su-sesp, Giovani Moreira, há anos houve uma enchente que derrubou a cabeceira da ponte no acesso ao bairro Ano Bom, na Avenida Major José Bento, e desde então foi feito um desvio num terreno ao lado. “Quando assumimos a prefeitura, vimos a necessidade de resolver esse problema. Foi feito então o projeto e licitada a obra este ano”, informou.

De acordo com Giovani, durante a execução da obra é inviável o trânsito de pedestres pela ponte, por isso a necessi-dade da interdição. “Pedimos a compreen-são dos moradores que utilizam essa pon-te como travessia. Essa obra é necessária para a própria segurança deles”, frisou o diretor executivo da Susesp.

• • • Atenção! Consumidores que compraram imóveis pela Caixa Eco-nômica Federal: O Ministério Público de SP ajuizou uma ação coletiva denunciando a prática de venda casada na liberação de financiamento imobiliário pela Caixa Eco-nômica Federal. Na ação ficou demons-trado que a Caixa exigia que os clientes adquirissem outros produtos para que o financiamento fosse liberado, como, por

Reflexão

Nota 0Nota 10

Nossa prosa do mês é “Copa do Mun-do”. Muito barulho, manifestações, in-gressos na mão de cambistas, agressões e mordidas dentro de campo, seleções se despedindo outras se classificando para os jogos finais e muita especulação para saber qual será a seleção campeã da Copa do Mundo 2014 no Brasil.

É lamentável, mas existe uma minoria atrás das máscaras querendo a qualquer custo manchar a copa do mundo com suas manifestações e quebra-quebras. Mas as seguranças programadas pela FIFA nos arredores dos estádios estão atentas. Até o momento alguns casos foram registra-dos, mas a segurança conseguiu conter os movimentos extras campos.

As seleções deram um show dentro dos gramados ex: Costa Rica e Colômbia, onde foram recebidos como vencedores, mais de cem mil pessoas recepcionaram seus atletas vibrando e blindando pelo bom desempenho no decorrer dos jogos na copa do mundo. Agora nos resta um jogo e assim conheceremos as seleções que disputaram a final da “Copa do Mun-do 2014”.

O nosso sonho foi por água abaixo, fomos humilhados pela seleção da Ale-manha, que nos aplicou uma goleada histórica pelo placar de 7x1, em pleno Mineiraço. Fato jamais presenciado pelos brasileiros no cenário do futebol.

Jogamos desfalcados de dois joga-dores fundamentais, Neymar e Thiago Silva, mas isso não seria o fim do mundo. Mas seus substitutos sentiram a pressão e não corresponderam a altura. Agora só nos resta se reabilitar e tentar uma pos-sível terceira colocação no mundial. Fim de papo!

Detalhe: O que interessa para os barramansenses é que o Barra Mansa Futebol Clube deu um passeio no trian-gular final da série B do Carioca, não to-mou conhecimento de seus adversários foi campeão invicto, isso sim é histórico. Rumo ao Maracanã em 2015!

GRampos

Para a segurança da copa que até o mo-mento conseguiu conter os baderneiros pelos cantos do País, evitando maiores transtornos durante os jogos da copa do mundo.

Para meia dúzia de manifestantes que insistem em tumultuar a copa, espero que se mobilizem já para as eleições, e escolha os go-vernantes certos para o nosso País.

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará

vossas ofensas. Mateus - 6:14-15

exemplo, cartão de crédito, seguro e título de capitalização.

O juiz federal reconheceu a prática como abusiva. Com isso, declarou como anulável todas as vendas casadas aos contratos de financiamentos assinados a partir de 14 de outubro de 2008.

Os consumidores que foram prejudi-cados a partir dessa data deverão ser no-tificados dando um prazo de 90 dias para pedir a devolução do valor pago pelos produtos que não queriam, devidamente atualizados. O dinheiro terá que ser de-volvido no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de cem reais.

Embora ilegal, muitos bancos praticam a chamada venda casada, condicionando a entrega de um produto ou empréstimo com a adesão de outro. Esse tipo de ven-da é considerada ilícita e muitos fornece-dores se aproveitam da situação do con-sumidor para oferecer outros serviços do banco que o cliente não necessita.

Para a liberação do financiamento, os bancos podem exigir apenas a abertura de conta corrente com os serviços básicos e gratuitos para os descontos das parce-las. Pode ser considerada venda casada sempre que um fornecedor tenta vincular dois produtos que normalmente são ven-didos separadamente.

O consumidor deve ter a liberdade de contratar somente aquilo que deseja. Os produtos e serviços dos bancos devem ser oferecidos como uma opção e não como uma condição para a liberação de outro serviço.

Fonte: Proteste - 17/06/2014.

Cláudio Ferreira

editorial

Diretor responsável: Cláudio Ferreira - MTB 31464Revisão: Redação Diagramação: Eduardo ÁvilaCTP e Impressão: Gráfica Drumond

Contato: (24) 99258-0153 - 99835-9074Email: [email protected] | [email protected]: mensal Tiragem: 1.500 exemplaresCirculação: Barra Mansa, Volta Redonda, Barra Piraí e Piraí

E X P E D I E N T E

O jornal não se responsabiliza pelas colunas assinadas, sendo de responsabilidade de seus autores.

Page 3: NOSSO JORNAL BM

Brasília 3

Dilma justifica fracasso na compra da Copa:“Esquecemos de pagar um dos boletos”

Joaquim Barbosa adia aposentadoria do STF para agosto

lera!”, disse um manifestante.Quem não perdoou a seleção foi Ronaldo.

Segundo o comentarista, com uma seleção como esta não se pode vencer uma Copa do Mundo: “Não se faz Copa com hospitais e não se levanta taça com uma equipe como esta”, disse Ronaldo.

De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, o decreto oficializando a saída de Joaquim Barbosa deveria ser publicado na pró-xima quinta-feira. Já a assessoria do STF, infor-mou que a decisão do ministro foi tomada para permitir uma “transição mais tranquila” de co-mando para Ricardo Lewandowski. Isso porque julho é mês de recesso no Judiciário.

O gabinete de Lewandowski, no entanto, informou que não foi comunicado da decisão de Barbosa e que o andamento dos trabalhos indicava que o vice-presidente do STF assumiria a cadeira já na sessão de retorno dos trabalhos, marcada para o dia 1º de agosto.

Na sessão de encerramento do semestre, no começo do mês, Joaquim Barbosa surpreen-

deu por não fazer um pronunciamento de des-pedida, praxe nos rituais do Supremo. Com a decisão do colega, pelo menos dois ministros da Casa entenderam que a atitude foi previamente tomada por Barbosa.

“Não coaduna com o ritual do Supremo Tri-bunal Federal deixar a presidência sem fazer um balanço de sua gestão. Acrescentando o fato de adiar a aposentadoria, parece-me uma decisão de caso pensado”, disse um dos magistrados.

Aos 59 anos, 11 deles passados no STF, Barbosa anunciou no fim de maio que deixaria o tribunal por “livre arbítrio”. Ele poderia ficar até 2024, quando completará 70 anos, idade em que os ministros são obrigados a deixar o cargo.

Fonte: noticias.terra.com.br/

O Brasil está fora da Copa do Mundo. Após derrota para a Alemanha – e bota derro-ta nisso – a Seleção Brasileira deu adeus

à chance de ganhar o Mundial em casa. Ao con-trário do que muitos falaram, a derrota provou que o Brasil não comprou a Copa do Mundo. Contudo, não foi por falta de tentativas, confor-me explicou a presidente Dilma Rousseff.

“A compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás eliminou a possibilidade de o Brasil comprar a Copa do Mundo a vista e fazer a festa do povo. A Fifa pediu um absurdo. Eles acham que a gente sempre rasga dinheiro só porque gastamos um pouquinho a mais nas obras da Copa. Confesso que gastamos quase tudo na refinaria de Pasadena e realmente não sobrou o suficiente. Como não tínhamos o dinheiro na mão, parcelamos e esqueci de pagar um dos bo-letos. Aí a Fifa não quis nem saber”, justificou.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

acesse: www.nossojornalbm.com.brConfira o mais novo site de notícias da região!

Tentando tirar parte da responsabilidade, a presidente ainda criticou a apatia da equipe em campo: “Parecia que havia 11 Freds em cam-po”, finalizou.

Oficial: Povo brasileiro preferehospital novamente

A magia da Copa acabou, amigo. A hu-milhação sofrida pela seleção brasileira diante da Alemanha trucidou o clima de felicidade do povo brasileiro, que simplesmente esqueceu a festa da Copa do Mundo. Os cidadãos come-çaram a protestar pelas redes sociais e pelas ruas do Brasil reclamando do resultado e vol-taram a pedir maior investimento em saúde e educação.

“Quando o Brasil ganhava, dava para aguentar não ter hospital e escola, mas agora não tem saúde, não tem educação e não tem futebol. Aí ninguém aguenta. Vem pra rua, ga-

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, decidiu adiar sua apo-sentadoria em um mês. O pedido foi

enviado ao Ministério da Justiça nesta segunda--feira, e oficializa a saída do presidente da Corte para o dia 6 de agosto.

Page 4: NOSSO JORNAL BM

4 Consumidor

INSS é condenado por perder documentos originais de segurado

No dia 17/09/2012, os ajudantes A. C. A. e L. F. estavam trabalhando normalmente como ajudantes de transporte, descarregando uma carga de café na empre-sa situada em Barra do Piraí. Ao terminar o descarrega-mento, os ajudantes partiram com o caminhão, uma vez que nada mais tinham a fazer na empresa. O porteiro da empresa não permitiu a saída do caminhão, sob a ale-gação de que o caminhão entrou na empresa com carga de 7.500 kg, e estava saindo com 8.020 kg, acusando os ajudantes de que estariam levando mercadoria da empresa. Não obstante a isso, o funcionário da empresa ainda chamou a polícia informando o ocorrido, dizendo que havia menos carga quando da entrada e mais carga quando da saída, dando a entender que os ajudantes haviam furtado mercadoria da empresa. Os ajudantes então, diante a acusação de furto, descarregaram toda a carga que ainda existia no caminhão em que estavam, demonstrando que não cometeram furto algum, tendo inclusive alguns funcionários da empresa fotografado o caminhão vazio e as cargas. Como não foi constatado nenhum ilícito por parte dos ajudantes, os policiais se retiraram do local. Após ter carregado novamente o caminhão, foi necessário o comparecimento do geren-te geral da empresa onde os ajudantes trabalham para que estes fossem autorizado pelo funcionário da em-presa acusadora a se retirarem do local. Os ajudantes então procuraram o socorro do poder judiciário ante a acusação indevida de furto e ajuizaram ação de inde-nização por danos morais contra a empresa, estando às ações tramitando perante o Juizado Especial Cível de Barra Mansa sob os nºs 1517472.2013.8.19.0007 e 1515481.2013.8.19.0007.

A juíza ao analisar o caso entendeu que: “restou configurado ato ilícito praticado pelo representante do

O segurado E.R.C, protocolou no ano de 2003 jun-to ao INSS processo administrativo de Revisão de apo-sentadoria, para análise do INSS, em virtude de tempo especial que por ventura poderia ser convertido para tempo de contribuição, visando a majoração do valor da renda do benefício.

O INSS solicitou as Carteiras de Trabalho e os Lau-dos sobre Informações de atividades exercidas em con-dições especiais, pois seriam necessários para que se pudesse realizar a devida Revisão.

O segurado então entregou os documentos originais ao Órgão (CTPS nºs 1741/ 58 e 039069/259 e SB 40.

Acontece que o processo de Revisão não foi con-cretizado, pois os documentos originais supracitados foram extraviados nas dependências do INSS.

O segurado compareceu exaustivamente durante esses anos a agência do INSS de Barra Mansa onde protocolou o pedido de revisão de aposentadoria afim de saber sobre a localização de sua CTPS para pegá-la.

Os prepostos do INSS sempre solicitaram ao se-gurado que aguardesse pois a situação estava sendo

resolvida.Inconformado com a demora excessiva o segurado

entrou em contato com o Serviço de OUVIDORIA do INSS, através do tel. 135 recebendo o protocolo BBB D 36755, atendente MIRELE, protocolo este que originou diversos outros atendimentos, tendo inclusive sido mar-cado data e local para a devolução dos documentos, dia 11 de junho de 2010 às 9 horas da manhã.

O segurado compareceu no dia e hora determi-nado, confiante que os documentos seriam entregues. LEDO ENGANO!

O segurado Compareceu no Local e data marca-dos, porém recebeu a informação que não havia sido encontrado seus documentos.

O segurado constantemente vinha mantendo con-tato com o INSS a fim de obter a devolução dos docu-mentos, bem como resposta a sua solicitação de revi-são da aposentadoria e devido ao insucesso pelas vias administrativas, não restou alternativa senão buscar o amparo judicial.

Assim, o segurado propôs uma Ação objetivando

mágoa, irritação ou sensibilidade exacerbada estão fora da órbita do dano moral, porquanto, além de fazerem parte da normalidade do nosso dia-a-dia, no trabalho, no trânsito, entre os amigos e até no ambiente familiar, tais situações não são tão intensas e duradouras a ponto de romper o equilíbrio psicológico do indivíduo. Se as-sim não se entender, acabaremos por banalizar o dano moral, ensejando ações judiciais em busca de indeniza-ções pelos mais triviais aborrecimentos´. No caso em questão, está caracterizado o dano moral, vez que foi imposta ao autor situação de constrangimento, passível de gerar aflições e angústia a qualquer indivíduo. Assim, é devida a reparação, por estarem caracterizados os pressupostos da responsabilidade civil. Sendo no caso ora julgado hipótese de abuso de direito nos termos do art.187 do CC. A indenização, contudo, deve ser fixada de acordo com os parâmetros impostos pelo princípio da razoabilidade, de modo que se atenda ao caráter pe-dagógico-punitivo da reparação, bem como à vedação ao enriquecimento sem causa. Assim, considerando-se a gravidade dos fatos e as consequências lesivas pro-vadas, arbitro a indenização em R$2.000,00 (dois mil reais). Isto posto, julgo procedente em parte o pedido e condeno o réu a indenizar o autor por danos morais em R$2.000,00 (dois mil reais), acrescidos de juros legais desde a citação e de correção monetária desde a publi-cação da sentença”. Assim, os indevidamente acusados ganharam cada um R$ 2.000,00 de indenização pelos danos morais.

Pelo advogado dos Autores foi digo que estes se deram por satisfeito com o valor arbitrado para cada um e que não tinham interesse de recorrer para aumentá-la. O advogado também ressaltou a iniciativa dos ajudantes que não abaixaram a cabeça diante do constrangimento.

DOUGLAS MAIA CARVALHOAdvogado

IDECON de Barra Mansa e de Itatiaia. Advogado orientador do NPJ/UBM.

Tel.: (24) 3323-5757

a condenação do INSS na obrigação de entregar os documentos originais e a pagá-lo uma indenização por danos morais em virtude dos aborrecimentos trazidos com a perda de seus documentos originais. A Ação tramita na 1ª Vara Federal de Volta Redonda sob o nº 2011.51.54.0044631, tendo o juiz reconhecido o direito do segurado e condenado o INSS a indenizar o Autor a título de danos morais no valor de R$ 4.000,00 e a título de perdas e danos no valor de R$ 2.000,00 totalizando R$ 6.000,00.

Pelo advogado do segurado Dr. Douglas Maia Car-valho, foi dito que da sentença cabe recurso, porém res-saltou a atitude do segurado que não ficou inerte, tendo buscado seus direitos junto ao poder judiciário.

Empresa é condenada a indenizar ajudantes por acusação de furto

réu, em razão do mesmo ter abusado do exercício re-gular do seu direito pois poderia ter resolvido a questão sem a interferência da polícia. Caso o autor se recu-sasse a permitir a inspeção em sua carga seria lícito a representante da ré chamar a polícia. No depoimento da senhora (..) não há menção que o autor tenha se negado a permitir a vistoria em seu veículo. O fato da balança ter sido aferida, não quer dizer que a mesma não possa apresentar erros por ocasião da medição. O representante da ré poderia ter resolvido o incidente sem a intervenção policial. O réu não conseguiu afastar a sua responsabilidade, tendo em vista que abusou do exercício regular do seu direito. Não conseguiu compro-var que era necessário a participação da polícia, para que pudesse exercer regularmente o seu direito. O dano moral, por sua vez, está também demonstrado. Segundo Des. Sérgio Cavalieri Filho, em sua obra Pro-grama de Responsabilidade Civil, Malheiros, p.76: ´... só deve ser reputado como dano moral a dor, vexame, sofrimento ou humilhação que, fugindo à normalidade, interfira intensamente no comportamento psicológico do indivíduo, causando-lhe aflições, angústia e desequi-líbrio em seu bem-estar. Mero dissabor, aborrecimento,

Page 5: NOSSO JORNAL BM

Coluna Social 5

Um toque de alegria nas ocasiões festivas em nossas vidas. Aqui, só falta você!Fotos: Julio Cesar

Brito Material de Construção - 15 anos de tradição

Niver da Maria Eduarda

Niver do Maicon Claudio Ferreira e amigos de Volta Redonda e Barra MansaSilvana Lobo

Page 6: NOSSO JORNAL BM

6

Page 7: NOSSO JORNAL BM

Economia 7

Economia entra em julho com pé no freio

O segundo semestre começa com o freio de mão puxado para a indústria e o comércio. Após a pa-radeira provocada pela Copa e que afetou a ativi-

dade em junho, o cenário é pouco animador para julho e agosto. As encomendas do comércio para a indústria de eletrônicos e eletrodomésticos da Zona Franca de Manaus estão devagar e atreladas à expectativa dos varejistas de desovar estoque, especialmente de TVs, antes do fim da Copa.

No setor de vestuário, a situação é inusitada: as lojas começaram a liquidação de inverno praticamente com a abertura da estação, em 21 de junho. “Tínhamos uma previsão que não era boa, mas este mês foi muito ruim”, afirma o presidente da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop), Nabil Sahyoun.

O início de um segundo semestre em desacelera-ção para o comércio está estampado nas projeções de vendas para julho do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Segundo projeções feitas por 56 gran-des redes varejistas, o faturamento deve crescer 1% em relação a julho de 2013, descontada a inflação, depois de ter avançado 5,4% em maio e 3,9% em junho em comparação aos mesmos meses do ano passado.

De acordo com o Índice de Antecedente de Vendas (IAV), apurado pelo IDV, julho deve ter as menores ta-xas de crescimento de vendas para todos os segmentos pesquisados. A expectativa é que o faturamento real com bens não duráveis, que são alimentos e produtos de higiene e limpeza, caia 0,2% este ano ante julho de 2013, e no caso dos bens duráveis, que abrange ele-troeletrônicos e móveis, é esperado um acréscimo de

apenas 0,5% na comparação anual.As projeções indicam que o melhor desempenho

em julho é esperado para o segmento de bens semi-duráveis, que envolve artigos de vestuário, com cres-cimento de 4,7%. Mesmo assim, essa variação é prati-camente a metade da esperada para maio e junho, de 10,1% e 9,3%.

“Essas projeções são uma profecia autorrealizável”, afirma o vice-presidente do IDV, Fernando de Castro. Ele explica que as grandes varejistas consultadas para ela-borar o índice, que juntas representam 28% do varejo nacional, fazem suas encomendas às indústrias levando em conta essa projeção de vendas.

O descompasso entre os estoques no comércio e as vendas e um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) feito com base nos últimos dados do IBGE explicam a cautela nas projeções dos comercian-tes e De janeiro a abril, as vendas do comércio varejis-ta restrito, que não inclui veículos, cresceram 5% ante 2013, enquanto os estoques aumentaram 5,2%.

Segundo Fabio Bentes, economista da CNC, os estoques estão pesando mais no varejo no segmento de vestuário e de móveis e eletrodomésticos. Entre ja-neiro e abril, as vendas de itens de vestuário caíram 1,2% e os estoques aumentaram 0,4% em relação a igual período de 2013. Nos móveis e eletrodomésticos, os estoques cresceram 9,6% no período e as vendas avançaram 4,4%.

Tudo indica que esse quadro de desajuste entre estoque e venda piorou nos últimos meses. “As vendas no varejo saíram fora dos trilhos entre abril e junho”,

afirma um executivo do varejo que prefere o anonimato. Os comerciantes já esperavam algum enfraquecimento nos negócios, mas o fraco desempenho do período ex-trapolou as expectativas, diz ele.

Férias. O varejo esperava que as vendas de refri-geradores, lavadoras, fogões e móveis ficassem estáveis entre abril e junho ante igual período de 2013. O que se viu foi queda entre 20% e 30%. Nos itens de informáti-ca, as vendas caíram 10%. No de eletroportáteis, houve alta de cerca de 2%, ante expectativa de 10%.

O resultado da frustração de vendas no varejo recai sobre a indústria no período seguinte, com encomendas menores. “Junho não aconteceu para as indústrias da Zona Franca de Manaus”, afirma o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM), Wilson Périco, fazendo referência aos pedidos para o segundo semestre. Boa parte das 192 indústrias dos setores de eletroeletrônicos, componentes, relógios e duas rodas de Manaus antecipou as férias coletivas de dezembro para junho.

Fonte: Estadão

Page 8: NOSSO JORNAL BM

8 Região

Barra Mansa ganha faculdade de Educação Tecnológica

Porto Real anuncia novo secretariado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), inaugu-

rou, nesta quinta-feira (3/7), em Barra Mansa, no Médio Paraíba, a décima Faculdade de Educação Tecnológica (Faeterj). A instituição é a primeira de ensino superior tecnológico do município e rece-beu investimento de R$ 2,6 milhões.

- São grandes os investimentos em educação. Demos aumentos nesses 8 anos para a educação, que estava há 12 anos sem reajustes, incorpora-mos o Nova Escola e aqui em Barra Mansa trou-xemos o ensino profissionalizante e a formação superior – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

O prédio da Faeterj de Barra Mansa foi cons-truído com tecnologia de modulados, que leva me-nos tempo para ser finalizado e tem melhor acústi-ca e menor custo. Com 1.105 metros quadrados, a faculdade, que conta com oito salas de aula e dois laboratórios, terá, por ano, 152 vagas no curso

Unidade é a primeira instituição de ensino superior do município

superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital.

-A Faeterj vai causar grande impacto para a cidade de Barra Mansa. É uma ótima oportunidade para os jovens, que vão poder cursar um ensino de qualidade e de graça. A Faeterj é um instrumento eficiente e oferece vagas em especializações vol-tadas para o que o mercado precisa – afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira.

Mais cinco Faculdades de Educação Tecnoló-gica devem ser inauguradas até o fim do ano, nos municípios de Barra do Piraí, Saquarema, Campos dos Goytacazes, Niterói e São João de Meriti.

-A Faetec dá oportunidade para moradores do interior terem acesso ao ensino- disse a presiden-te da Faetec, Maria Cristina Lacerda.

Oportunidade para o interiorO prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, des-

tacou os investimentos do Governo do Estado no interior.

- O curso de informática que será desenvol-vido aqui é de uma empregabilidade fantástica. Agora, os 22 mil alunos da rede municipal têm oportunidade de estudar com qualidade e de gra-ça – afirmou o prefeito.

Para a professora Heloiza Helena dos Santos, moradora de Barra Mansa, essa universidade é um ganho enorme para a cidade.

- Essa universidade vai trazer qualidade de ensino para Barra Mansa - afirmou a professora.

A Prefeita Cida anunciou nesta segunda-feira mudanças no seu quadro de secretários,

com as saídas de Marcus Viníssius Barbosa da Silva (Governo) e Jorge Irineu da Costa (Administração e Fazenda), além do procurador geral Sérgio Eduardo Rodrigues dos San-tos.

Tais mudanças ocorreram pelo fato dos secretários terem concluí-do o trabalho para o qual estavam designados.

Participaram da reunião oito, dos onze vere-adores da Câmara Municipal de Porto Real.

Na oportunidade, Cida agrade-ceu o resultado profissional de cada um, bem como as soluções apre-sentadas para as diversas questões enfrentadas ao longo de todo o período em que estiveram à frente das secretarias de Governo e Admi-nistração e Fazenda e desejou aos novos secretários – Flávio Marinhei-ro, que passa a responder pela se-cretaria de Administração e Fazenda e Hélio Bilhete Junior, que assume a

Procuradoria Geral, no lugar de Sérgio Eduardo (e também passa a responder interinamente pela secretaria de Governo) – sucesso nesta nova fase

que o governo passa a viver. A Prefeita enfatizou que a cidade passa por uma fase de mudanças estruturais, que visam a melhoria da qualidade de vida da população, o que inclui todos os as-pectos práticos de uma cidade em franco cresci-mento, como saúde, educação, moradia, plane-jamento urbano e obras.

Cida está otimista: “Queremos que os no-vos secretários, que são pessoas da nossa ter-ra e que conhecem o município, além de serem técnicos de primeira grandeza, sejam nossos companheiros na construção da Porto Real que todos queremos, pois este é um governo que não trabalha sozinho: governa junto com o povo, go-verna com todos”.

Page 9: NOSSO JORNAL BM

Ano 8 - nº 93 - Junho de 2014

4Pág.

Leão do Sul é Campeão da Série B do Campeonato CariocaFotos: C.Ferreira

Tudo sobre a vitória

[email protected]

Tel.: (24) 3322-6484 | 3328-5492Rua Melvin Jones, 270

Vila Orlandélia - Barra Mansa - RJ

Page 10: NOSSO JORNAL BM

Esporte2

Barra Mansa Futebol Clube o Leão do SulCampeão da Série B do Campeonato Carioca 2014

Foto: C.Ferreira

Page 11: NOSSO JORNAL BM

Esporte 3

Barra Mansa Futebol Clube o Leão do SulCampeão da Série B do Campeonato Carioca 2014

Page 12: NOSSO JORNAL BM

Esporte4

Estava tudo preparado para uma grande festa em verde-amarelo. Mas o que se viu foi um autêntico show da Alemanha. Com

um futebol envolvente, de toque de bola de ex-trema qualidade, os alemães entraram para a história ao aplicar a maior derrota do futebol brasileiro. Com uma goleada de 7 a 1, nesta terça-feira, diante de mais de 51 mil torcedores, a seleção germânica se classificou para a final da Copa do Mundo. Toni Kroos (2), Schürrle (2), Müller, Khedira e Klose balançaram as redes. Oscar fez o gol solitário do Brasil.

A Seleção Brasileira foi presa fácil para a Alemanha, que deixou o campo aplaudidíssima pela atuação impecável. Os germânicos se di-rigiram aos torcedores depois da partida, retri-buindo o apoio. Mas o Mineirão, em peso, re-conheceu a atuação fantástica de uma geração que vem brilhando nos gramados desde a Copa de 2006, quando foi montada.

A Alemanha se classificou para disputar mais uma final de Copa do Mundo, a oitava. E chega muito forte e com moral para enfren-tar o ganhador de Holanda x Argentina, que se enfrentam nesta quarta-feira, em São Paulo. A Seleção Brasileira terá que erguer a cabeça para ao menos encerrar de forma digna a participa-ção. Resta aos comandados de Felipão brigar pelo terceiro lugar, sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A grande decisão será no domingo que vem, no Maracanã.

Uma torcida eloquente!Alemanha massacrae faz sete gols

Fotos: C.Ferreira

A classificação para a Série A do Carioca em Xerém

Torcida faz a festa em Moça Bonita

Page 13: NOSSO JORNAL BM

Cidade 13

Equipe do BMFC se reúne para doar sangue

Saint Gobain apresenta nova política de compras

O elenco do Barra Mansa Futebol Clube (BMFC), campeão da série B do Campeonato Carioca 2014, doou sangue no Hemonúcleo de Barra

Mansa. Em clima descontraído e animado, aproxi-madamente 30 pessoas, entre jogadores e comis-são técnica, fizeram a doação. O secretário munici-pal de Saúde, Jonathan Aguiar, acompanhou o time. Segundo os jogadores, o objetivo foi conscientizar e estimular que outros jovens também sejam solidá-rios e doem sangue.

O período de jogos da Copa do Mundo e férias, associado ao Inverno, contribuiu para a diminuição considerável do número de doadores de sangue na cidade. De acordo com o coordenador do Hemonú-

“Essa ação do time foi para mostrar aos jovens que a doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Queremos que essa atitude se torne comum no cotidiano dos jogadores. Também é uma forma de retribuir à cidade toda a torcida du-rante os nossos jogos”, ressaltou o técnico do time, Wilson Leite, destacando que todos os jogadores e profissionais da equipe técnica realizaram a doação de forma voluntária.

O secretário de Saúde de Barra Mansa parabe-nizou os jogadores pela conquista do título e pela ini-ciativa. “A doação de sangue é a forma mais fácil de ajudar o próximo, é um ato nobre e ficamos muito satisfeitos em receber o apoio do BMFC. O Hemo-núcleo de Barra Mansa atende a demanda de alguns municípios vizinhos e precisamos regularizar nosso estoque com urgência”, disse Jonathan.

O goleiro do time, Iago de Moura Carvalho, de 20 anos, contou que todos os jogadores realizaram a ação de coração aberto. “Foi um momento de inte-

gração com o município. Nosso único intuito é ajudar àqueles que precisam de nós neste momento. Foi uma bela iniciativa do Leão do Sul e contou com o apoio de todos os jogadores”, afirmou o atleta.

Doação de sangue - Os requisitos básicos para aqueles que desejam doar sangue é estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; não estar de jejum; evitar bebidas e alimentos gordurosos por 12h antes da doação; ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam da au-torização dos pais ou responsáveis legais. A doação dura em média 15 minutos, e todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança. Além disso, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho. Os homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ri-beiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sex-ta-feira, das 07h às 11h. Telefone: (24) 3322-8430.

Aproximadamente 70 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira, dia 02, da segun-da edição do Café Empresarial promovido pelo

Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminenses). Durante o evento, que acon-teceu na sede da Firjan, em Volta Redonda, o coor-denador de compras e comércio exterior da Saint Gobain Canalização, Fábio Vilela, apresentou a nova política de compras da multinacional e tirou dúvidas dos empresários.

“Em maio, o Metalsul nos cedeu seu cadastro e enviamos formulário da Saint Gobain às empre-sas associadas. Esses formulários foram avaliados por nossa equipe e 81 empresas foram seleciona-das para a segunda fase. A partir de agosto, essas empresas receberão visita técnica para avaliar a ca-pacidade de atendimento às demandas de serviços internos e externos”, explicou Vilela.

Ele ressaltou que nem sempre a empresa com melhor preço será contratada para prestar serviço à multinacional. “Nossa principal exigência é a exe-quibilidade: se a empresa cumpre o que se propõe a fazer e faz, com qualidade e dentro do prazo, pro-

Foto: Gabriel Borges

Foto: Divulgação

Ação contou com participação de 30 pessoas, entre jogadores e equipe técnica do time

A iniciativa partiu do técnico da equipe, Wilson Leite. “Queremos ajudar a melhorar o estoque do hemonúcleo e esperamos servir de

exemplo para outros atletas”, disse o técnico.

cleo, Flávio Fagundes, a queda é de 40%. “É im-portante que as pessoas se conscientizem e doem sangue independente do período de férias e festivi-

dades. Pedimos ajuda da população, pois nosso es-toque está bem abaixo do normal”, revelou o coor-denador, elogiando a iniciativa do elenco do BMFC.

vavelmente será nossa fornecedora”, argumentou. Ele destacou ainda que, fazendo parte do cadastro da multinacional, as empresas da região podem ser solicitadas para prestação de serviços em outras unidades da empresa fora do estado do Rio. “Isso possibilita a inserção das empresas regionais em outros mercados”, comentou Vilela.

Em sua apresentação, o coordenador da Saint Gobain enumerou alguns dos principais problemas encontrados na hora de contratar empresas regio-

nais. Entre os itens citados estiveram dificuldade no cumprimento do escopo apresentado na proposta; desrespeito às normas de segurança e qualidade; descumprimento do cronograma; não entrega de relatórios diários sobre andamento de obras e qua-lidade de mão de obra.

A presidente do Metalsul, Adriana Silva, pon-tuou que a entidade oferece inúmeras ações visan-do auxiliar as empresas a cumprirem às exigências da Saint Gobain. “Em parceria com o Sebrae e a Firjan, oferecemos cursos e treinamentos nas áreas gerenciais, de planejamento e qualificação. Ao se qualificar para atender a Saint Gobain, a empresa vai estar pronta também para atender outras gran-des empresas do estado e do país”, disse Adriana.

Homenagens – Na abertura do café, houve entrega de certificados de homenagem às empre-sas associadas ao Metalsul que se destacam pelo trabalho em prol do desenvolvimento do setor na região. No total, nove empresas receberam a ho-menagem: BR Metals, Ease Engenharia, Elepar, Ibrate, Cinbal, Mecser, Oficina Madureira, Task Po-wer e White Martins.

Maicon Ramos

Page 14: NOSSO JORNAL BM
Page 15: NOSSO JORNAL BM

Cidade 15

Um título inesquecível Será um prazer receber o Leão do Sul

Estádio da Colônia

Uma campanha desenvolvida com determinação, um cenário que há muito não se via no futebol carioca. O Leão dava início a mais uma batalha,

que seria a busca pela 1ª divisão do Campeonato Ca-rioca 2014.

Essa trajetória que veio se desenhando deste a decisão da terceira divisão da série C do Carioca, uma competição super disputada, onde o Leão do Sul con-seguiu seu retorno a segunda divisão.

A segundona inspirava força, dedicação, respeito e ousadia diante dos adversários, que estavam com o poder de fogo acima do esperado. As condições finan-ceiras faziam a diferença entre os clubes. Mas o Leão não se intimidou diante desses fatos, rugiu e partiu para a luta, pois cada jogo significava matar um Leão, e não podia se descuidar.

A equipe do Barra Mansa Futebol Clube venceu a

Taça Santos Dumont com 74% de aproveitamento e teve o melhor índice técnico do primeiro turno. O segun-do lugar ficou com o Tigres do Brasil, que venceu a Taça Corcovado com aproveitamento de 76% e em terceiro lugar para formatar o triangular final, o time da Barra da Tijuca teve o melhor índice técnico no segundo turno.

A equipe do treinador Wilson Leite não tomou co-nhecimento de seus adversários e deu início a sua exce-lente campanha rumo à série A do Campeonato Carioca.

O primeiro jogo assustou a torcida e a comissão técnica, pois o time estreou o triangular final empa-tando com o Tigres do Brasil dentro do Estádio Leão do Sul. Gerou desconfiança, mas o time superou esse momento. A segunda partida venceu o Barra da Tiju-ca fora de casa pelo placar de 2x1 em Moça Bonita Bangú-Rj. A terceira partida foi a consagração tendo a classificação antecipada ao vencer a equipe do Tigres em Xérem-Rj, pelo placar de 2x1, onde a torcida já deliciava é campeão.

O último jogo do triangular foi só comemoração. O time jogou descontraído, com passes definidos, de-dicação, determinação, disposição, parecia que real-mente necessitavam da vitória. Essa consagração se desenhou no segundo tempo, com o gol de Jeferson (11) e o segundo gol marcado por Rafael Lourenço (8). Com isso o Barra Mansa Futebol Clube se desta-cou Campeão da Série B do Campeonato Carioca. Um título inédito para a cidade de Barra Mansa. Fato em que os torcedores presente jamais irão deixar cair no esquecimento. Parabéns “Leão do Sul”.

O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) afir-mou na última semana que o Estádio da Ci-dadania Raulino de Oliveira poderá receber

os jogos do Barra Mansa na primeira divisão do Campeonato Estadual. A afirmação foi feita após algumas sondagens extraoficiais por parte de diri-gentes esportivos e políticos da cidade vizinha. No entanto, Neto disse que nada oficial chegou ainda ao seu conhecimento.

- Seria um prazer enorme receber o Barra Mansa Futebol Clube em nossa casa. O estádio municipal é a casa do Voltaço, mas já recebemos jogos do Resende, de times da capital e até mes-mo de outras regiões e estados. Receber o Leão do Sul seria uma honra para nós, pelo carinho que temos com nossos vizinhos e pela história do clube - disse Neto.

O prefeito destacou que já foram realizados contatos primários para viabilizar a realização dos jogos em Volta Redonda, mas que nada oficial che-gou ainda.

- Nos avisaram que isso seria interessan-te para o clube e para a torcida do Barra Mansa. Ainda estamos aguardando o contato oficial, mas assim que tiver essa posição vamos sentar e re-solver rapidamente. A campanha do Barra Mansa foi excelente e tenho no técnico Leite um amigo de longa data. Se precisarem de nós, estaremos aqui - disse Neto.

O prefeito Jonas Marins recebeu em seu gabi-nete, o presidente do Conselho Deliberativo do Barra Mansa Futebol Clube (BMFC), Silvio

Antônio Francisco. Ele entregou ao prefeito a ata da assembleia geral extraordinária do conselho que aprovou a devolução da cessão de uso do imóvel do estádio Leão do Sul ao município.

A reunião foi realizada no último dia 26 de maio e a restituição da cessão foi aprovada por unanimi-dade pelos conselheiros. Com isso, o estádio - que em 1983 foi cedido ao BMFC - volta a ser adminis-trado pela prefeitura.

- Agora, vamos enviar mensagem à Câmara de Vereadores solicitando aprovação da retrocessão do imóvel. Acreditamos que os vereadores irão aprovar a integralização do estádio ao município - disse Ro-naldo Ramos, subprocurador do município. O secre-tário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Chris Vieira, comemorou a notícia e revelou que o estádio está incluído nos planos do Ministério dos Esportes.

Fotos: C.Ferreira

Há possibilidade do estádio Leão do Sul sediar jogos da série A do campeonato carioca em 2016 também não foi descartada pelo prefeito. “Temos uma excelente relação com o prefeito de Volta Re-donda e com o presidente do Voltaço, tanto que o Barra Mansa F.C vai usar o Estádio da Cidadania para as partidas em 2015. Mas, está em nosso planeja-mento, e nos planos do clube também, que o Leão do Sul possa abrigar grandes jogos em 2016”, argu-mentou Jonas.

Page 16: NOSSO JORNAL BM

A ACM MANUTENÇÃO é uma empresa que atua há 10 anos no ramo de reforma de máquinas operatrizes.

Reforma de Máquina Operatrizese Rasqueteamento de Barramentos

Ao lado do Jardim das Preguiças - Centro - Barra Mansa - RJ

Page 17: NOSSO JORNAL BM

Economia 17

Barra Mansa se destaca em desenvolvimento econônico

Inflação real do Brasil seria de 8% sem controle de Dilma

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) qualificou Barra Man-sa como uma das 40 melhores cidades do

país em desenvolvimento econômico, com destaque para o trabalho realizado com os MEIs (Microem-preendedores Individuais). Durante os dias 26 e 27 de junho, o consultor do órgão, Gustavo Grisa, es-teve na cidade para verificar os dados fornecidos ao Sebrae. “É necessário vir in loco para verificar se as informações que temos são verídicas e entender a política de desenvolvimento do município. Barra Mansa me surpreendeu positivamente, posso adian-tar”, afirmou Gustavo.

De acordo com os dados da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, o município possui, aproximadamente, cinco mil mi-croempreendedores individuais e cerca de 6,5 mil empresas de pequeno, médio e grande porte. “Bar-ra Mansa tem em torno de 35 mil pessoas empre-gadas formalmente e quase 15% da mão de obra utilizada no município são de MEIs. O mais impor-tante é que, por meio da formalização do negócio, o microempreendedor passa a ter assistência da Previdência Social, o que não o deixa desampara-do em caso de necessidade”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio César e Silva, o Tuca.

A presidente Dilma Rousseff vem combatendo a inflação mantendo baixos os preços regulados pelo governo. A conta virá no ano que vem.

O vencedor da eleição presidencial de outubro sofrerá as consequências das políticas que segura-ram os preços da energia elétrica em 30 por cento, as tarifas dos ônibus urbanos em 20 por cento e os preços da gasolina em 15 por cento desde 2011, segundo dados da empresa Modal Asset Manage-ment, com sede no Rio de Janeiro.

Levantar os controles irá desencadear pressões que manterão a inflação acima do ponto médio da meta pelo sexto ano seguido.

Os preços ao consumidor, medidos pelo índi-ce de referência IPCA, subiram 0,4 por cento em junho, empurrando a inflação anual para 6,52 por cento, disse o IBGE hoje.

Os preços estariam subindo quase 8 por cento se não fossem os controles, segundo estimativa de Alberto Ramos, economista-chefe para a América Latina do Goldman Sachs Group Inc., que falou por telefone, de Nova York.

Elevar os preços regulados torna-se um traba-

lho ainda mais delicado dado o contexto de cresci-mento fraco, segundo Flávio Serrano, economista sênior do Banco Espírito Santo de Investimento.

“É um enorme desafio”, disse Serrano, por tele-fone, de São Paulo. “É preciso encontrar uma forma de ajustar os preços de maneira que a economia não sofra demais, que a inflação melhore e que o descontentamento social seja evitado”.

O crescimento do Brasil no primeiro trimestre foi de metade do ritmo dos três meses anteriores, pois a indústria registrou uma contração e os in-vestimentos tiveram o maior encolhimento em dois anos.

Economistas consultados pelo Banco Central estimam que a economia se expandirá 1,07 por cento neste ano e 1,50 por cento em 2015, contra 2,5 por cento em 2013.

Crescimento mais lentoO crescimento mais lento não ajudou a conter

a inflação, que continuou acima da meta oficial de 4,5 por cento durante todo o mandato de Dilma e excederá o teto de 6,5 por cento da faixa-meta em setembro, segundo uma previsão do Banco Central.

Embora elevar os preços regulados possa ser uma medida impopular, não há maneira de o go-verno evitá-la, disse André César, diretor de políti-ca pública e estratégia empresarial da empresa de consultoria Prospectiva.

“Os consumidores sentirão o impacto no bolso, sem dúvida”, disse César, por telefone, de Brasília. “O efeito se espalhará entre pessoas comuns, em-presas e contribuintes. Os ajustes de preços são mais do que necessários. Eles são quase urgentes”.

Os itens submetidos aos controles de preço responderam por 22,7 por cento do índice de infla-ção de junho, segundo o IBGE.

Os dois principais adversários de Dilma no pri-meiro turno da eleição presidencial, em 5 de ou-tubro, que são o ex-governador Eduardo Campos e o senador da oposição Aécio Neves, prometeram mudanças nas políticas de preços regulados.

O Banco Central e o Palácio do Planalto preferi-ram não comentar a respeito de futuros ajustes nos preços regulados. O Ministério da Fazenda não es-tava disponível para comentar quando foi procurado por telefone e e-mail.

Foi por conta desses dados, que o Sebrae esco-lheu Barra Mansa como município destaque na cate-goria MEI. Os critérios utilizados pelo órgão são os que o município realiza quanto a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e as práticas de desenvolvimen-to local. “O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, chegou a ser finalista do prêmio Prefeito Empre-endedor e, durante minha visita à cidade, pude constatar que há excelência quanto às informações gerenciais e de atendimento ao MEI, por meio do CATei (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Em-preendedor Individual)”, comentou o consultor.

Dentre os destaques anunciados pelo Sebrae estão os projetos do BM Invest, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa e o Shopping Virtual. Segundo Tuca, em 30 dias o BM

Invest já deve estar em funcionamento e a expec-tativa é que o Shopping Virtual seja lançado no mês de outubro, em comemoração ao Dia Municipal do Microempreendedor (04/10). “Barra Mansa está no caminho certo do desenvolvimento. O próximo passo é avançar nos demais quesitos da lei geral”, explicou Gustavo, informando ainda que o que mais atraiu os olhares do Sebrae foi a viabilidade que esses projetos possuem para atração de empresas para o município.

O Sebrae tem a intenção de reunir os dados dos 40 municípios em cases que serão disponibilizados, posteriormente, em uma publicação nacional. Para o secretário, a escolha de Barra Mansa como desta-que é mais uma oportunidade para atrair empresas e gerar mais empregos no município. “Apenas duas cidades do estado do Rio foram qualificadas. Esse é o resultado de um trabalho de pouco mais de um ano e meio, porque chegamos aqui e encontramos os computadores formatados. Tivemos que iniciar tudo, começar do zero. Conseguimos adquirir a área da Edimetal, demos solução para o terreno da Zen (Zona Especial de Negócios) e agora estamos co-meçando a colher o que plantamos. Esse reconheci-mento é essencial para a valorização das empresas já instaladas no município e para atrair novos em-preendimentos”, concluiu Tuca.

Foto: Divulgação

Page 18: NOSSO JORNAL BM

Saúde18

Dra. Vanessa Vasconcelos FonsecaNutricionista

Doutoranda em Ciência de AlimentosContato: (24) 9.9819-2303

Site: WWW.VANESSAVASCONCELOS.COM.BR(cadastre-se no site e receba uma revista eletrônica)

Alimentação em diferentes momentos da vida

É fácil ouvir um nutricionista recomendar frutas, legumes, verduras, fazer atividade físi-

ca e não esquecer da hidratação: “beba bastante água” , esta é a principal recomendação que deve ser seguida por toda a vida. Mas principalmente em diversos mo-mentos da nossa vida aos vinte, trinta e quarenta anos, temos que dar prioridade a alguns alimen-tos. Antes é necessário ter a va-riedade dos alimentos. Um prato colorido te dará o consumo de vá-rias vitaminas e minerais. Como foi falado o consumo de água que dever ser de pelo menos dois li-tros por dia é necessário para a hidratação, melhora da função intestinal e também é importante lembrar que nosso corpo possui

em nossa composição água e é nela que ocorrem as reações orgânicas. Então vamos lá: AOS VINTE ANOS: Consuma carboi-dratos complexos (integrais) para dar energia – biscoitos integrais, pão integral, a farinha integral é um pouco mais calórica, mas traz osbenefícios das vitaminas e um boa nutrição para o seu dia, além de saciar e evitar dar picos de gli-cose no sangue (causando o acú-mulo da gordurinha indesejável na cintura). Fontes de ferro tam-bém são importantes: vegetais verdes escuros (brócolis, espina-fre, couve, carnes sem gordura), principalmente para mulheres por causa da perda de sangue na mestruação. AOS TRINTA: Nesta fase o metabolismo vai caindo.

A principal recomendação é pra-ticar atividade física orientada e prepara o organismo para os anos que virão. Pessoas sedentá-rias acabam engordando. Prefira alimentos light (com menos calo-rias), evite alimentos gordurosos, prefira saladas, grelhados e fru-tas: muitas frutas com casca para evitar picos de glicemia e evitar o diabetes. Cuidado com o excesso de produtos industrializados. AOS QUARENTA: Nesta idade temos que nos prepara para evitar os-teoporose, usar alimentos ricos em cálcio( iogurtes, queijos ma-gros, leite). Não deixe também de obter orientações individuais e suas particularidades com Dra. Vanessa Vasconcelos nutricionista e tenha uma vida saudável!!

Câncer de PróstataAinda existe preconceito aos exames

Muito tem sido comentado a respeito da próstata na mídia ultimamente, como

injeção para tratar a próstata, exa-mes da próstata através da urina, ressonância multiparametrica, para localizar tumores da próstata e ou-tras coisas a mais. Vamos a nossa realidade: injeções ainda estão em fase de estudos não comprovados pela ciência sobre sua real eficácia e somente serviriam para o trata-mento das doenças benignas da próstata, a ressonância multipa-rametrica, só existe em grandes centros e, em poucos hospitais e serviriam para avaliar quem de-

veria submeter-se a biopsia, as-sim também quanto ao exame da próstata através da urina, ainda aguardamos os testes. Portanto na nossa realidade principalmente em nosso País, o que temos em mãos são: o toque retal, e a dosagem do PSA, como elementos que podem ser sugestivos quanto à possibi-lidade de um Câncer de próstata, pois quando temos um destes dois, ou os dois exames suspeitos, ape-nas a biopsia da próstata define o diagnóstico do Câncer. Uma vez definido, o Urologista vai indicar o tratamento mais adequado para o tratamento da doença. Então, se-

guindo o bom senso ainda nos dias atuais, o exame deverá ser feito em homens com idade acima dos 40 anos e continuarmos a realizar o toque retal, dosar o PSA e em caso de dúvidas solicitarmos a biopsia, está sim define a doença da prós-tata, uma vez que o PSA pode estar elevado em quaisquer doenças da próstata como: nas Prost atites que e a infecção da próstata, e também nas próstatas volumosas benignas, e claro que muitos estudos estão em pesquisas, e nos próximos anos muito pode ser mudado, porém ainda temos que aguardar a reali-dade, tanto das pesquisas, quanto

a realidade brasileira. Portanto o exame da próstata deve ser rea-lizado, quebrarmos os tabus em relação ao toque retal,e aqueles que vem se submetendo aos exa-mes citados,quando diagnosticados no início da doença tem em muito diminuído a sua mortalidade pelo Câncer da próstata.

Dr. José Eugênio Milen de MatosCRM RJ-194530

Urologista

Page 19: NOSSO JORNAL BM

Fique por dentro 19

Prepare-se para o Sucesso!

Alessandra SudreCoach

“A maior revolução da nossa geração é a descoberta de que os seres humanos, ao mudar suas atitudes men-tais, podem mudar suas vidas. ”(Tim Gallwey)

Se o seu objetivo é ter sucesso, você precisa se apro-ximar de pessoas positivas.

Existem dois tipos de pessoas, as âncoras e as moto-res. Você deve se afastar das âncoras e juntar-se aos mo-tores, porque eles vão para algum lugar e são muito mais divertidos. As âncoras apenas vão puxá-lo para o fundo

Se você tem amigos que só de telefonar para você o

colocam sob tensão e estresse, você está convivendo com os”sugadores de energia”, são verdadeiros ladrões de so-nhos, pois para elas suas aspirações são sempre impossíveis.

No processo de Coaching , realizamos um treinamento com a ferramenta chamada”modelagem”, que é encontrar-mos alguém que já realiza aquilo que nós queremos ser. Um exemplo é buscar auxílio, aconselhamento nas pessoas cer-tas no momento que estivermos inseguros ou nos momentos das grandes decisões. Outro exemplo é: Escolha 5 pessoas que você admira, elas tanto podem estar próxima a você, como o gerente da empresa, o melhor vendedor da sua rede, aquele amigo mais bem-sucedido ou até mesmo os grandes líderes, como Barack Obama, que é um grande modelo de equilíbrio emocional. Nosso cérebro não sabe qual a dife-rença entre o que está fisicamente ou mentalmente. Então, imagine -se tomando café com esses grandes líderes e se aconselhando com eles.

NÓS SOMOS O RESULTADO DAS CINCO PESSOAS QUE CONVIVEMOS MAIS!

Sabendo disso, procure conviver com pessoas de su-cesso, evite pessoas intoxicantes, os famosos hiena, que sempre dizem:”Óh, vida cruel!”. Esses só sabem lamentar, o que eles irão te acrescentar?

Faça um esforço consciente para se cercar de pes-soas que acreditem em você, que o encorajem a concre-tizar seus sonhos e que aplaudam suas vitórias.Rodeie--se de quem acredita em oportunidades, em ideais e em visões otimistas. Afinal, a confiança é contagiosa. A falta de confiança também.

NOSSAS ESCOLHAS PRECISAM SER PENSADAS!Estude, imagine, trabalhe bastante o seu mental, te

colocando numa posição de sucesso, indo sempre ao en-contro de seus objetivos.

Pegue o atalho mais rápido para ser bem sucedido: descubra o que as pessoas vitoriosas fazem!

Eu procuro dizer aos meus clientes, aos meus coa-chee, que eles precisam desenvolver sua capacidade de sofrimento, que é a capacidade de suportar os desafios da vida, tendo consciência de que as dificuldades sempre virão, mais nada pode abalar sua estrutura emocional a ponto de fazê-los desistir de seus projetos e planos.

“O CAMINHO PARA O SUCESSO NÃO É RESULTADO DE SORTE, A SORTE SÓ EXISTE PRA QUEM AGE!”

Alessandra Sudre Coach Coach com especialização em Programação Neurolinguística.

Palestrante na área motivacional e educacional. Pós-graduada em Gestão de pessoas. Saiba mais em: Alessandrasudre.com.br/blog

Page 20: NOSSO JORNAL BM

Lazer20

acesse: www.nossojornalbm.com.br

Pescaria em alta

Um grupo de amigos vem agitando os fins de semana em alto mar. Sem-pre que possível eles desfrutam de

suas folgas ou hora de lazer praticando uma boa pescaria. Na segunda quinzena de junho foram enfrentar as ondas da Ilha Grande em Angra dos Reis. Para emple-mentar o grupo houve um sorteio de uma carretilha para pesca, onde o vencedor foi Carlos Landim um dos integrantes do gru-po e o prêmio foi entregue pelo organiza-dor Carlos Azevedo. Parabéns à equipe de pescadores.

Parabéns ao Time de Futebol deBarra Mansa na conquista dasérie B do Carioca. Estaremos

juntos aos grandes timesdo Rio em 2015...

Ficamos felizes em patrocinaro SORRISO de nossa torcida!