Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile...

10
1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional do Algarve realizou a sua anual Festa de Carnaval. O tema foi ‘Países e Povos do Mundo’. Foi um dia magnífico e colorido, com fantasias maravilhosas. Alunos, professores e pais desfrutaram de momentos fantásticos juntando- se em danças do Mundo e em diversos jogos.

Transcript of Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile...

Page 1: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

1

Notícias da Escola Janeiro/F evereiro 2013

Desfile e jogos Festa de Carnaval

Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional do Algarve realizou a sua anual Festa de Carnaval. O tema foi ‘Países e Povos do Mundo’. Foi um dia magnífico e colorido, com fantasias maravilhosas. Alunos, professores e pais desfrutaram de momentos fantásticos juntando-se em danças do Mundo e em diversos jogos.

Page 2: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

2

crianças e adolescentes em idade escolar. É uma iniciativa destinada a educadores, pais e comunidade em geral, com conferências de entrada gratuita e a realizar mensalmente em várias cidades do Algarve.

A segunda conferência vai decorrer no Teatro Municipal de Portimão, com o apoio da autarquia local, no dia 25 de Fevereiro. A sexóloga Marta Crawford, conhecida da Televisão, vai abordar o tema ‘A Escola e o Diálogo sobre a Temática da Sexualidade’.

como combater o bullying nas escolas e respondeu a questões colocadas pelo público.

As conferências da Escola Internacional do Algarve pretendem divulgar conhecimento e estratégias de intervenção sobre problemáticas ligadas ao desenvolvimento das

A primeira conferência abordou o tema ‘Bullying’. Decorreu no Auditório Municipal de Lagoa, com o apoio do Município, e foi dirigida pelo psicólogo Luís Fernandes. O orador é especialista no tema e co-autor do livro ‘PLANO Bullying: como apagar o bullying da Escola’, editado em Outubro de 2012. O psicólogo partilhou a sua experiência sobre

Conferências pedagógicas Entender os Alunos

A Escola Internacional do Algarve inaugurou o Ciclo de Conferências ‘Escola Atenta às Problemáticas dos Alunos’. As conferências têm entrada livre e vão percorrer o Algarve com temas próprios em cada sessão.

Page 3: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

3

Vencedores (de cima para baixo) Basquetebol Feminino: 6ºA, 9ºB e 12º / Futebol Masculino: 6ºB, 9ºA e Year 12

Desporto VI Taça EIA

A VI Taça da Escola Internacional do Algarve em Basquetebol Feminino e Futebol Masculino foi disputada durante o mês de Janeiro. Participaram equipas do 2º e 3º Ciclo e do Secundário, em jogos diários de curta duração.

A prova permitiu aos avaliar talentos para a representação da escola no Festival de Desporto de Escolas Internacionais na St. Julian’s School, em Lisboa, de 19 a 21 de Abril.

Os nossos atletas conquistaram sete medalhas de prata, três individuais e quatro colectivas, e duas de bronze, uma individual e outra por equipas. As provas foram disputadas em várias distâncias e nos escalões etários Benjamins (nascidos em 2002/03), Infantis (2000/01), Iniciados (1998/99) e ‘Varsity’ (1993/97).

Vilamoura Corta-mato Inter-escolas

A Escola Internacional do Algarve esteve representada com 37 atletas no Corta-Mato das Escolas Internacionais, que decorreu no dia 2 de Fevereiro, em Vilamoura, com a participação de escolas de todo o pais.

Page 4: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

4

Os nossos patinadores dominaram por completo o Encontro, que decorreu no dia 29 de Janeiro, em Boliqueime, com atletas de cinco escolas do Algarve. Os atletas da nossa escola conquistaram os três lugares dos pódios, masculinos e femininos, na prova de Destreza, nos escalões etários Infantis A, Infantis B e Iniciados, com excepção do segundo lugar na prova de Iniciados Femininos.

Nas provas colectivas (por equipas mistas) – Hóquei e Estafetas – aos nossos atletas formaram duas equipas nos dois escalões em competição e conquistaram o primeiro e segundo lugar em ambos, com excepção do segundo lugar no Hóquei em ‘Iniciados+Juvenis+Juniores’. Parabéns a todos!

Desporto Escolar Domínio na Patinagem

A Escola Internacional do Algarve conquistou 15 pódios individuais e 7 colectivos (por equipas) no 1º Encontro de Patinagem do Desporto Escolar 2012/2013, um resultado que nos enche a todos de orgulho.

Desporto Escolar Cinco medalhas no Ténis

Oito alunos representaram a Escola Internacional do Algarve no 1º Torneio de Ténis do Desporto Escolar 2012/13 e conquistaram cinco medalhas. O torneio decorreu em Portimão, no dia 15 de Janeiro.

Os dois primeiros lugares femininos e masculinos no escalão etário Infantis foram conquistados pelos nossos atletas, respectivamente Catarina Oliveira e Mariana Rodrigues, ambas do 7ºA, e Henrique Santos e Manuel Oliveira, da mesma turma. Vincent Ferreira, do 11º Ano, venceu em Juniores Masculinos. Parabéns aos atletas!

Page 5: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

5

A Escola Internacional do Algarve agradece a todos os pais, familiares e amigos a ajuda e participação nesta grande festa que foi o Natal dos nossos alunos.

A peça de teatro infantil foi escrita, produzida e interpretada pelas alunas do Grupo de Drama. Os nossos alunos mais jovens divertiram-se com as aventuras de dois repórteres – James Bond e Timmy – para ajudar a Fada Sininho, que afinal só precisava que as crianças voltassem a acreditar nela. “Acreditamos”, gritaram os mais pequeninos.

Durante a Época Festiva, a escola esteve decorada com Árvores de Natal feitas de material reciclado. O concurso de criatividade foi ganho por Henry Charles, Carlota Matias e Nádia Cruz, do 6ºA. Já em Janeiro, a Pré-Primária despediu-se do Natal confeccionando dois deliciosos Bolo Rei.

Na Sala Polivalente da escola, o Grupo de Drama do Year 10 apresentou uma peça (foto à direita) para a Pré-Primária.

Alunos mostram arte Natal em Festa

Alunos e professores da Escola Internacional do Algarve, do Pré-Escolar ao Secundário, transformaram o Natal numa grande festa de arte e alegria, que contagiou pais e amigos em diversas actividades criativas, dentro e fora da escola.

Nas fotos à esquerda recordamos o Concerto de Natal na Igreja Matriz de Lagoa, a Festa do 1º Ciclo no Teatro Municipal de Portimão e a Festa da Pré-Primária na Sala Polivalente da escola. Todos os espectáculos tiveram sala cheia.

Page 6: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

6

Os dois poemas romanceados da tradição popular portuguesa foram objecto de estudo no 1º Período e a sua interpretação teatral foi “uma forma de os alunos conhecerem melhor as obras”, explicou o professor Pedro Lopes. Cada turma – 6ºA e 6ºB – fez a sua adaptação teatral dos poemas e apresentou-a em sala de aula aos colegas da outra turma.

Os alunos revelaram grande empenho e criatividade na adaptação dos textos, introduzindo até expressões populares algarvias, e na elaboração do guarda-roupa de época. As duas turmas estão de parabéns, mas na votação final a vitória coube ao 6ºA.

6º Ano Teatro na Sala de Aula

Os alunos das duas turmas do 6º Ano apresentaram em sala de aula versões teatrais dos poemas “A Bela Infanta” e “A Nau Catrineta”, recolhidos por Almeida Garrett no ‘Romanceiro’.

O design dos espelhos foi desenvolvido pelos alunos até cumprir todos os critérios delineados em termos de constrangimentos de tempo, custo e recursos. O resultado são espelhos que reflectem os pensamentos e capacidades técnicas dos alunos.

Os espelhos foram apresentados pelos autores durante uma ‘Festa Gingerbread’, que reuniu alunos e professores na Sala 42, em Dezembro.

Year 9 Espelhos Reflectem Alunos

Os alunos de Design & Technology do Year 9 desenharam e construíram um conjunto de espelhos que reflectem a sua inovação, dedicação e motivação para interagir de forma criativa no Mundo actual.

Page 7: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

7

Cada aluno escolhe o livro que quer ler e, na tertúlia, cada grupo de leitores do mesmo livro debate e apresenta a obra. Esta iniciativa constitui um forte estímulo à leitura, muito importante num ano curricular (10º Ano) cujo programa não integra uma única obra literária completa.

Nas tertúlias, os alunos são avaliados pela oralidade, o que os obriga a um esforço maior de reflexão e de organização de ideias para exposição perante os colegas. Os cinco livros debatidos na tertúlia de Dezembro foram: “O Violino de Auschwitz”, de Maria Àngels Anglada; “Nas Tuas Mãos”, de Inês Pedrosa; “1984”, de George Orwell; “Os Filhos da Droga”, de Christiane F. e “As Intermitências da Morte”, de José Saramago. No final do 2º Período haverá segunda tertúlia, com novos livros.

10º Ano Tertúlia Literária

Os alunos de Português do 10º Ano realizaram em Dezembro a primeira Tertúlia Literária do ano lectivo. Juntaram-se na Biblioteca para falar sobre os cinco livros propostos pela professora Ana Ribeiro, para leitura durante o 1º Período.

A viagem pretendeu promover atitudes para o trabalho em Ciência, como curiosidade, persistência e organização. O conhecimento de leis e teorias da Física e a sua aplicação na explicação de fenómenos naturais e de dispositivos tecnológicos foram outras áreas em foco. Destaque para a abordagem à situação energética mundial e o apelo à utilização racional da energia.

Secundário Visita de Estudo de Ciências

O 10º e o 11º Ano da Secção Nacional e os alunos do Year 9 ao Year 13, da Secção Internacional realizaram, em Novembro, uma visita de estudo conjunta ao Museu da Electricidade e ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no âmbito dos estudos de Ciência.

Page 8: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

8

Prémio Edexcel Melhor Nota Europeia

Na última sessão de exames Edexcel realizados na Escola Internacional do Algarve, antes de partir para a universidade no Reino Unido, no Verão de 2012, Luo Chen atingiu a excelência. A nossa ex-aluna obteve no exame de Chinês GCE a nota mais alta na Europa.

A comissão internacional de exames Edexcel atribuiu a Luo Chen um dos 25 prémios anuais pela melhor nota europeia no exame de uma disciplina. “Damos os parabéns aos alunos, mas também aos seus professores e a todos aqueles que contribuíram para que estes jovens pudessem atingir resultados tão excepcionais”, informou a comissão.

1º Ciclo Visita de Estudo a Lagoa

Os alunos do 1º e 2º ano, 1º Ciclo da Secção Nacional, e do Year 2, Secção Internacional, realizaram uma visita de estudo ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagoa e às instalações do jornal Algarve Resident, também em Lagoa, no dia 31 de Janeiro.

Os alunos aprenderam e divertiram-se a ver o interior de viaturas de emergência e a fazer perguntas como jornalistas. A Escola Internacional do Algarve agradece aos Bombeiros Voluntários de Lagoa e ao Algarve Resident o excelente acolhimento proporcionado aos nossos alunos.

Page 9: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

9

Eventos Próximos:

• 19 de Fevereiro: Visita de estudo (6º e 11º Ano) – Palácio de Queluz e Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa

• 21 de Fevereiro: Visita de estudo (10º, 11º e 12º A no e Years 10; 11 e 12) – Fábrica da Coca-Cola, Azeitão

• 25 de Fevereiro: Conferência da Escola Internaciona l do Algarve – ‘A Escola e o Diálogo sobre a Temática da Sexualidade’, com Marta Crawford, Teatro Municipal de Portimão (18h00)

• 27 de Fevereiro: Teatro (11º Ano) – ‘Frei Luís de Sousa’, Centro Cultural de Lagos

• 28 de Fevereiro: Teatro (8º Ano) – ‘Falar Verdade a Mentir’, Centro Cultural de Lagos

• 28 de Fevereiro: 2º Encontro de Patinagem do Despor to Escolar 2012/2013 – Escola Internacional do Algarve (09h30)

• 1 de Março: Teatro (9º Ano) – ‘Os Lusíadas, à Conquista do Mar Largo’, Centro Cultural de Lagos

• 8 de Março: Visita de estudo (11ºAno e Year 10) – Mina de Sal-Gema, Loulé

Page 10: Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 · 1 Notícias da Escola Janeiro/Fevereiro 2013 Desfile e jogos Festa de Carnaval Na sexta-feira, 8 de Fevereiro, a Escola Internacional

10

• 11 de Março: 2º Torneio de Ténis do Desporto Escola r 2012-13 – Portimão

• 14 e 15 de Março: Feira da Ciência – Escola Internacional do Algarve

• 12 de Abril: Visita de estudo (7º Ano) – Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Autoridade Nacional de Protecção Civil, Lisboa

• 18 de Abril: Visita de estudo (6º Ano e Year 7) – Águas de Monchique e Aterro Sanitário do Barlavento Algarvio

• 19 de Abril: Visita de estudo (9º Ano) – Porto de Sines e Parque Eólico

• 19 de Abril: Viagem cultural (10º; 11º e 12 Ano) – Convento de Mafra: ‘Memorial do Convento’

• 19 a 21 de Abril: Festival de Desporto de Escolas I nternacionais – (St. Julian’s School – Lisboa)