Notícia Diário de Aveiro

1

Click here to load reader

Transcript of Notícia Diário de Aveiro

Page 1: Notícia Diário de Aveiro

SÁBADO | 21 SET 2013 | 03

Aveiro“O céu nas pontas dos dedos”Guilherme de Almeida é o convidado da Fábrica Centro Ciência Viva para a sessão“Café, Livros e Ciência” do dia 26, pelas 18 horas. Gratuita e para um público jovemadulto, a sessão quer desenvolver um maior conhecimento do céu.

“Há festa no parque!” visita núcleo patrimonial

EVENTO O programa de hojeé recheado de propostas e co-meça às 11 horas com uma vi-sita guiada ao Convento deSanto António: Igreja de SantoAntónio e Capela de São Fran-cisco, alvo de profundas obrasde recuperação. Da parte datarde, as actividades centram-se em dois espaços: Parque dosAmores e Bairro do Alboi.

Um dia de sugestões para toda a família

No primeiro, o programa co-meça pelas 15 horas com de-monstrações de Fun Dance,Sh’Bam e Pilates, pelo ginásioFit & Fun e para as 18 horas

está agendada uma aula deZumba, pelo Holmes Place.

No Alboi, as propostas come -çam pelas 16 horas, com umespectáculo Vila Moleza, se-guindo-se a actuação da BandaAmizade, pelas 18 horas e, aterminar, um concerto com osBeatnik Trio (FunRiff), pelas20.30 horas.

O novo Parque dos Amoresfoi projectado como prolonga-mento do Parque Infante D.Pedro, assumindo uma ima-gem e estruturas mais cativan-tes para as gerações mais jo-vens, com destaque para o pri-meiro skate-park construídono concelho. |

Visita guiada às Igrejas começa às 11 horas

D.R.

“Uma cidade com maisbicicletas tem mais futuro”Mobilidade Ontem aconteceu uma reflexão partilhada sobre as potencialidadesda bicicleta. Ficou claro que é um sector em expansão e com potencial

e uma destas intervenções foiprotagonizada por MargaridaCoelho, do Departamento deMecânica, que abordou trêsprojectos do Departamentoonde a bicicleta tem papel do-minador.

Fixar peões nos centros urbanos

Um deles foi pedido pela As-sociação Comercial de Aveiro(ACA) e tem como objectivoavaliar o papel da mobilidadesuave na eficiência energéticae redução de emissões. “A ACAquer potenciar o acesso dospeões ao comércio tradicionale esse processo será tanto me-lhor sucedido quando melhorestiver preparada a cidade emtermos de mobilidade”, referiuMargarida Coelho.

Esta responsável lembrouainda o fraco empenho dosportugueses no uso diário dabicicleta e deu como exemploos 29 quilómetros/ano queum ciclista português faz emmédia, contra os 800 percor-ridos pelos holandeses. E aomesmo tempo que afirma queuma cidade com mais bicicle-tas é uma cidade com mais fu-turo, apela ao aumento do usodas duas rodas, especialmenteem pequenas deslocações,para bem da saúde, do am-biente, da qualidade de vidadas cidades e até da convivia-lidade entre as pessoas e omeio. |

Realizado na Semana Europeiada Mobilidade, este evento con-tou também com Sérgio Guer-reiro que contextualizou o pro-jecto “Desafio Mobilidade Sua -ve”, que inspirou a sessão.

Trata-se de uma iniciativa daABIMOTA, em parceria com oPólo de Competitividade e Tec-nologia das Indústrias da Mo-bilidade – Portugal Mobi 2015e parte do pressuposto: se exis-tir uma aposta política e em-presarial audaz e coordenada,Portugal terá condições para seafirmar como “player” mundialnum mercado que vale hoje 12mil milhões de dólares por ano.Este interveniente destacou

ainda que o sector das bicicletasé dos que maior crescimentoregista.

Como o nome indica, esteprojecto incide sobre as bicicle-tas e motociclos eléctricos, umaárea para a qual o país já possuicompetências muito relevantesnas áreas da produção de com-ponentes e montagem e quepodem ser direccionadas paraa criação de um Centro deCompetências de veículos eléc-tricos suaves. Neste momento,sessões como a que aconteceuem Aveiro servem para captarparceiros para este projecto.

Seguiram-se professores e in-vestigadores de departamentos

Sandra Simões

A manhã de ontem juntou maisde 100 pessoas na Universidadede Aveiro para uma reflexãoconjunta sobre as potencialida-des da bicicleta. A sessão “Pro-moção do valor económico dabicicleta”, promovida pela Uni-versidade de Aveiro, com váriosprojectos em torno das duasrodas, e a ABIMOTA (Associa-ção Nacional das Indústrias deDuas Rodas). Aliás, a primeiraintervenção coube ao seu pre-sidente, Paulo Rodrigues, quefez uma apresentação genéricadas várias áreas de trabalho daassociação e seus laboratórios.

Presidente da ABIMOTA, Paulo Rodrigues, garante: “Sector das duas rodas é dos que mais cresce”

D.R.