Notícias - Estrutural - Serviços...

4
Boletim Informativo da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDA Ano XI - Número 54 MARÇO/ABRIL 2015 Notícias A Refinaria de Paulínia é a maior em capacidade de processamento de petróleo: 66 mil m³/dia, o equivalente a 415 mil barris. Sua produção corresponde a 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando aproximadamente 80% do petróleo nacional, grande parte da Bacia de Campos. Tem como principais produtos: Diesel, Gasolina, GLP, Óleos Combustíveis, Querosene de Aviação (QAV), Asfaltos, Nafta Petroquímica, Raro, Coque, Propeno, Enxofre, Fluidos Hidro- genados. Atende os mercados do interior de São Paulo (55%); Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre (20%); Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro (10%); Goiás, Brasília e Tocantins (15%). Esta refinaria está sendo palco de novos grandes desafios para a nossa equipe em 2015. De 16 a 28 de março, a Estrutural realizou uma interven- ção na Unidade 970 – Propeno. Nos meses de abril e maio, esta- remos trabalhando na Caldeira GV-6302 e na Tocha U-730. Para estes eventos, contamos com mais de 170 colaboradores. Nos próximos meses de junho e julho, nossa equipe será reforçada para atuar na Unidade 980-A Coque, onde teremos serviços em tubulações, fornos e reatores. Desejamos sucesso ao Engenheiro Cláudio Amarante e equipe! Estrutural na REFAP: manutenção de TANQUES Além do contrato de rotina, a Estrutural também está atuando em manutenção de Tanques na REFAP. Neste momento, estamos traba- lhando para deixar dez tan- ques de armazenamento de produto de refino prontos para operar. O prazo é de 10 meses e a equipe conta com profissionais capacitados. Em se tratando de tanques de armazenagem, podemos afirmar que há bastante trabalho. As especialidades em que estão atuando são Caldeiraria, Solda, Pintura e Complementar, atualmente sob a Coordenação do Engenheiro Fallavena. Mais um desafio a ser vencido com su- cesso pelo nosso time! Saiba mais sobre a FAFEN Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados A unidade de Camaçari iniciou suas ati- vidades em 1971, produzindo fertilizan- tes nitrogenados a partir do gás natural dos campos produtores de petróleo da Bahia e de Sergipe. Foi pioneira na im- plantação do Pólo Petroquímico - uma das razões pela escolha da cidade foi porque já existia ali a estrutura industrial de gasodutos, água e eletricidade. Com a incorporação da Nitrofértil à Petro- bras, em 1993, a fábrica passou a ter a denominação atual. Com uma área de 0,28 Km², ela produz amônia, uréia fertilizante, uréia pecuária, uréia industrial, ácido nítrico, hidrogênio, gás carbônico e Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32). Esta parada terá início no mês de maio sob a coordenação do Engenheiro Pádua. A equipe está mobilizada para trabalhar com grande dedicação! Novos desafios na Refinaria de Paulínia - REPLAN/SP 2015-informativo02.indd 1 29/04/2015 13:25:40

Transcript of Notícias - Estrutural - Serviços...

Page 1: Notícias - Estrutural - Serviços Industriaisestruturalrs.com.br/upload/files/Informativo-29-04-2015.pdf · porque já existia ali a estrutura industrial de gasodutos, água e eletricidade.

Boletim Informativo da ESTRUTURAL SERVIÇOS

INDUSTRIAIS LTDAAno XI - Número 54

MARÇO/ABRIL 2015

Notícias

A Refinaria de Paulínia é a maior em capacidade de processamento de petróleo: 66 mil m³/dia, o equivalente a 415 mil barris. Sua produção corresponde a 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando aproximadamente 80% do petróleo nacional, grande parte da Bacia de Campos. Tem como principais produtos: Diesel, Gasolina, GLP, Óleos Combustíveis, Querosene de Aviação (QAV), Asfaltos, Nafta Petroquímica, Raro, Coque, Propeno, Enxofre, Fluidos Hidro-genados. Atende os mercados do interior de São Paulo (55%); Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre (20%); Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro (10%); Goiás, Brasília e Tocantins (15%). Esta refinaria está sendo palco de novos grandes desafios para a nossa equipe em 2015. De 16 a 28 de março, a Estrutural realizou uma interven-ção na Unidade 970 – Propeno. Nos meses de abril e maio, esta-remos trabalhando na Caldeira GV-6302 e na Tocha U-730. Para estes eventos, contamos com mais de 170 colaboradores. Nos próximos meses de junho e julho, nossa equipe será reforçada para atuar na Unidade 980-A Coque, onde teremos serviços em tubulações, fornos e reatores. Desejamos sucesso ao Engenheiro Cláudio Amarante e equipe!

Estrutural na REFAP: manutenção de TANQUES

Além do contrato de rotina, a Estrutural também está atuando em manutenção de Tanques na REFAP. Neste momento, estamos traba-lhando para deixar dez tan-ques de armazenamento de produto de refino prontos para operar. O prazo é de 10 meses e a equipe conta

com profissionais capacitados. Em se tratando de tanques de armazenagem, podemos afirmar que há bastante trabalho. As especialidades em que estão atuando são Caldeiraria, Solda, Pintura e Complementar, atualmente sob a Coordenação do Engenheiro Fallavena. Mais um desafio a ser vencido com su-cesso pelo nosso time!

Saiba mais sobre a FAFEN Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados

A unidade de Camaçari iniciou suas ati-vidades em 1971, produzindo fertilizan-tes nitrogenados a partir do gás natural dos campos produtores de petróleo da Bahia e de Sergipe. Foi pioneira na im-plantação do Pólo Petroquímico - uma das razões pela escolha da cidade foi porque já existia ali a estrutura industrial de gasodutos, água e eletricidade. Com a incorporação da Nitrofértil à Petro-

bras, em 1993, a fábrica passou a ter a denominação atual. Com uma área de 0,28 Km², ela produz amônia, uréia fertilizante, uréia pecuária, uréia industrial, ácido nítrico, hidrogênio, gás carbônico e Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32). Esta parada terá início no mês de maio sob a coordenação do Engenheiro Pádua. A equipe está mobilizada para trabalhar com grande dedicação!

Novos desafios na Refinaria de Paulínia - REPLAN/SP

2015-informativo02.indd 1 29/04/2015 13:25:40

Page 2: Notícias - Estrutural - Serviços Industriaisestruturalrs.com.br/upload/files/Informativo-29-04-2015.pdf · porque já existia ali a estrutura industrial de gasodutos, água e eletricidade.

Não opere qualquer máquina ou equipamento sem que tenha autorização e qualificação para isso. Certifique-se do correto funcio-namento de segurança dos mesmos antes de realizar suas atividades. Respeite as normas e procedimentos de segurança. Qualquer que seja o problema, não tente resolvê-lo sozinho: comunique imediatamente a sua liderança ou a área responsável. Não retire ou danifique as proteções das máquinas, elas são instaladas para sua segurança. Seja cauteloso e mantenha a atenção e concentração na execução de suas atividades. Relate as irregularidades e condições inseguras em suas ferramentas e equipamentos à liderança e/ou segurança do trabalho. Utilize os EPIs determinados para a sua atividade. Avalie criticamente os itens que possuem oportuni-dades de melhoria em sua área. Observe a cor da etiqueta de inspeção referente ao trimestre de utilização e, caso esteja em desacordo, solicite a sua substituição. (confira abaixo)

As primeiras pesquisas realizadas no início do ano apontam resultados bem diferen-ciados. Confira na matéria e nos gráficos!Na refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR) a média final foi MUITO BOA (acima de 8,0). Os colaboradores demonstraram um alto ín-dice de satisfação nos quesitos relacionados a àrea Administrativa/RH, em especial o escla-recimento de dúvidas, o respeito e a agilidade com o processo de contratação. Na pesquisa realizada na refinaria Landulpho Alves (Bahia) a média final foi BOA (entre 6,0 e 8,0). Itens como alimentação, transporte e alojamento serão es-tudados no sentido de aprimorar o atendimen-to. Agradecemos a participação de todos, pois é a partir do levantamento de dados que con-seguimos redirecionar as ações de um ou mais setores, apontando caminhos mais inovadores e criativos, ou até mesmo soluções mais ade-quadas. Em breve divulgaremos os resultados das pesquisas nas outras refinarias, aguarde!

REPAR - JANEIRO/2015

Edição nº 54 - MARÇO/ABRIL 2015

EXPEDIENTEO boletim informativo da ESTRUTURAL é uma publicação bimestral da ESTRUTURAL SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDA. Sede: Rua Martinho Lutero, 228 Alvorada/RS - CEP 94818-470 - Coordenação RH/Desenvolvimento: Rua Voluntários da Pátria, 2822 - Porto Alegre/RS - CEP 90230-010 - Fone: (51) 2102.1900 - www.estruturalrs.com.br - Diretor Presidente: Rogério Dal Magro - Jornalista Responsável, Projeto Gráfico e Diagramação: Larissa Dall’Agnese Martins - MTB 9479 - Tiragem: 1600 exemplares - Impressão: Gráfica Odisséia Ltda - (51) 3470.3583

Trabalhar sempre com segurança é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa!

PESQUISAS DEOPINIÃO: SAIBAOS PRIMEIROSRESULTADOS DE 2015

RLAM - FEVEREIRO/2015

A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO DAS FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO

Para realizar uma atividade segura e evitar um acidente indesejado, um ponto importante é começar pela inspeção das fer-ramentas e equipamentos no seu local de trabalho. A inspeção con-siste na observação cuidadosa de suas ferramentas e equipamen-tos para, assim, descobrir ou identificar riscos que poderão causar acidentes de trabalho. Essa inspeção é uma forma de se adiantar, previnindo possíveis acidentes. Deve ser realizada com frequência, criando e/ou fortalecendo um espírito prevencionista na nossa equipe. Devemos ter em mente que a inspeção é uma tarefa tão indispensável para o trabalho a ser feito quanto a sua habilidade e a sua qualificação para executá-lo. Verificar se as ferramentas e equi-pamentos estão em ordem é o primeiro passo, não apenas para uma operação segura, mas também para uma operação eficiente. A responsabilidade cabe a cada indivíduo. Tal manutenção pode até não ser de sua responsabilidade pessoal, mas a responsabilidade por inspecioná-la e notificar o responsável é sua.

Quantas vezes ouvimos que um trabalho poderia ter sido melhor executado se ferramentas e equipamentos de maior qualidade fossem disponíveis? Ou se as ferramentas e equipamentos estivessem em melhores condições? Porém, quando falamos sobre uma pessoa ferida por causa de uma destas falhas, o quadro muda rapidamente. Nada é mais importante do que evitar que alguém saia ferido. Afinal, não há peça de reposição que devolva a integridade física de uma pessoa acidentada. E muitos são os acidentes causados por ferramentas defeituosas, inadequadas, usadas de maneira errada ou, ainda, improvisadas. Então, que tal começar por inspecionar as suas ferramentas manuais? Elas são os equipamentos mais simples e servem como extensão da sua mão para facilitar as tare-fas, diminuindo a sua força empregada, aumentando o seu rendimento e protegendo-o dos riscos de acidentes.

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM OS EQUIPAMENTOS

CORES DA ETIQUEDA DE INSPEÇÃOJaneiro a março - vermelho

Abril a junho - verdeJulho a setembro - amareloOutubro a dezembro - azul

02 www.estruturalrs.com.br

2015-informativo02.indd 2 29/04/2015 13:25:41

Page 3: Notícias - Estrutural - Serviços Industriaisestruturalrs.com.br/upload/files/Informativo-29-04-2015.pdf · porque já existia ali a estrutura industrial de gasodutos, água e eletricidade.

MARÇO/ABRIL 2015 - Edição nº 54

Não opere qualquer máquina ou equipamento sem que tenha autorização e qualificação para isso. Certifique-se do correto funcio-namento de segurança dos mesmos antes de realizar suas atividades. Respeite as normas e procedimentos de segurança. Qualquer que seja o problema, não tente resolvê-lo sozinho: comunique imediatamente a sua liderança ou a área responsável. Não retire ou danifique as proteções das máquinas, elas são instaladas para sua segurança. Seja cauteloso e mantenha a atenção e concentração na execução de suas atividades. Relate as irregularidades e condições inseguras em suas ferramentas e equipamentos à liderança e/ou segurança do trabalho. Utilize os EPIs determinados para a sua atividade. Avalie criticamente os itens que possuem oportuni-dades de melhoria em sua área. Observe a cor da etiqueta de inspeção referente ao trimestre de utilização e, caso esteja em desacordo, solicite a sua substituição. (confira abaixo)

Durante milênios, as pessoas com deficiência foram excluídas e pri-vadas do convívio profissional, intelectual e até mesmo familiar. Com a evo-lução da perspectiva social e de uma série de políticas públicas e legislações específicas, estamos finalmente caminhando para a quebra do paradigma que associa a pessoa com deficiência à limitação ou incapacidade. A União das Nações Unidas levanta uma hipótese fundamental à reflexão com relação à acessibilidade: “o quanto nossos ambientes urbanos são estruturados”. Ao nos debruçarmos sobre essa questão, observamos que mesmo em grandes metrópoles, raros projetos urbanísticos existem de forma a permitir o trânsito livre e acesso aos mais diferentes locais pelas pessoas com deficiência. Assim, hoje, as limitações não são das pessoas com deficiência, mas sim do ambiente que o cercam e com o qual são obrigadas a conviver. Tecnologias assistivas, softwares de comunicação alternativa e cadeiras motorizadas são alguns exemplos e instrumentos que permitem vencer obstá-culos. Tais recursos podem ser conquistados, inclusive, através de financiamen-tos e incentivos de programas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Assim, o profissional com deficiência ingressa no mercado de traba-lho com possibilidades reais de demonstrar suas potencialidades. Ações como a busca por certificações de qualidade e segurança, garantem aos funcionários PCD’S e à empresa um ambiente de total integridade e promoção social. Ainda há muito para aprendermos. Entender que, hoje, existem em média 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil é perce-ber que não estamos falando de minorias. Apesar deste número ser elevado, a autonomia e acessibilidade destes é restrita e limitada. Ao utilizar essas tecno-logias e outros recursos de acessibilidade, é possível não só que essas pessoas atuem no mercado de trabalho, como também assumam com autonomia a escolha de viajar, praticar atividades físicas e de lazer, ir a supermercados, cinemas, teatros, bibliotecas e universidades. Por este motivo, torna-se mais evidente a importância da acessibilidade universal e que isso esteja presente no entendimento de todas as pessoas. Alguns filmes retratam os dilemas e di-ficuldades das pessoas com deficiência, para aqueles interessados no assunto seguem algumas sugestões.

As primeiras pesquisas realizadas no início do ano apontam resultados bem diferen-ciados. Confira na matéria e nos gráficos!Na refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR) a média final foi MUITO BOA (acima de 8,0). Os colaboradores demonstraram um alto ín-dice de satisfação nos quesitos relacionados a àrea Administrativa/RH, em especial o escla-recimento de dúvidas, o respeito e a agilidade com o processo de contratação. Na pesquisa realizada na refinaria Landulpho Alves (Bahia) a média final foi BOA (entre 6,0 e 8,0). Itens como alimentação, transporte e alojamento serão es-tudados no sentido de aprimorar o atendimen-to. Agradecemos a participação de todos, pois é a partir do levantamento de dados que con-seguimos redirecionar as ações de um ou mais setores, apontando caminhos mais inovadores e criativos, ou até mesmo soluções mais ade-quadas. Em breve divulgaremos os resultados das pesquisas nas outras refinarias, aguarde!

Geral

Média Final

Gerência/Supervisão

Administrativo/RH

Gestão de Pessoas

SMS

8,80

9,03

8,95

8,93

8,81

8,90

REPAR - JANEIRO/2015

Trabalhar sempre com segurança é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa!

PCD - UM NOVO OLHARSOBRE A INCLUSÃO

www.estruturalrs.com.br 03

PESQUISAS DEOPINIÃO: SAIBAOS PRIMEIROSRESULTADOS DE 2015

Geral

Média Final

Gerência/Supervisão

Administrativo/RH

Gestão de Pessoas

SMS

6,35

6,22

7,21

6,80

6,76

6,67

RLAM - FEVEREIRO/2015

A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO DAS FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO

Para realizar uma atividade segura e evitar um acidente indesejado, um ponto importante é começar pela inspeção das fer-ramentas e equipamentos no seu local de trabalho. A inspeção con-siste na observação cuidadosa de suas ferramentas e equipamen-tos para, assim, descobrir ou identificar riscos que poderão causar acidentes de trabalho. Essa inspeção é uma forma de se adiantar, previnindo possíveis acidentes. Deve ser realizada com frequência, criando e/ou fortalecendo um espírito prevencionista na nossa equipe. Devemos ter em mente que a inspeção é uma tarefa tão indispensável para o trabalho a ser feito quanto a sua habilidade e a sua qualificação para executá-lo. Verificar se as ferramentas e equi-pamentos estão em ordem é o primeiro passo, não apenas para uma operação segura, mas também para uma operação eficiente. A responsabilidade cabe a cada indivíduo. Tal manutenção pode até não ser de sua responsabilidade pessoal, mas a responsabilidade por inspecioná-la e notificar o responsável é sua.

Quantas vezes ouvimos que um trabalho poderia ter sido melhor executado se ferramentas e equipamentos de maior qualidade fossem disponíveis? Ou se as ferramentas e equipamentos estivessem em melhores condições? Porém, quando falamos sobre uma pessoa ferida por causa de uma destas falhas, o quadro muda rapidamente. Nada é mais importante do que evitar que alguém saia ferido. Afinal, não há peça de reposição que devolva a integridade física de uma pessoa acidentada. E muitos são os acidentes causados por ferramentas defeituosas, inadequadas, usadas de maneira errada ou, ainda, improvisadas. Então, que tal começar por inspecionar as suas ferramentas manuais? Elas são os equipamentos mais simples e servem como extensão da sua mão para facilitar as tare-fas, diminuindo a sua força empregada, aumentando o seu rendimento e protegendo-o dos riscos de acidentes.

CORES DA ETIQUEDA DE INSPEÇÃOJaneiro a março - vermelho

Abril a junho - verdeJulho a setembro - amareloOutubro a dezembro - azul

2015-informativo02.indd 3 29/04/2015 13:25:43

Page 4: Notícias - Estrutural - Serviços Industriaisestruturalrs.com.br/upload/files/Informativo-29-04-2015.pdf · porque já existia ali a estrutura industrial de gasodutos, água e eletricidade.

Edição nº 54 - MARÇO/ABRIL 2015

Tivemos mais um ano em que a Estrutural organizou sua Feira de Pás-coa em prol da causa social, oferecendo chocolates com valores mais compe-titivos aos funcionários, revertendo 10% da venda em produtos para colorir a Páscoa de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no qual foram doados para A SOS - Casas de Acolhida – que é uma instituição não go-vernamental, sem fins lucrativos, que desde 1993 desenvolve trabalho em prol de crianças em condições de vulnerabilidade. Tem como missão acolher crian-ças de 0 a 18 anos de idade, que foram vítimas de violência e que são afastadas do seu meio familiar e comunitário como medida de proteção especial. Com capacidade para receber 56 crianças e adolescentes. No Rio Grande do Sul, atu-am desde 1993, com a inauguração da primeira Unidade em Canoas. Prestam este serviço através de três unidades de acolhimento, sendo duas em regime temporário, Canoas e Porto Alegre, e uma inaugurada em Julho de 2008 em Canoas, que configura acolhimento permanente, por se tratar de uma Família Social com estrutura de Casa-Lar. Esta última unidade é direcio-nada àquelas crianças e adolescentes que não tiveram a oportunidade de retor-nar ao convívio familiar ou de serem adotados. Durante o período em que as crianças estão acolhidas (meses, anos) é feito todo um trabalho de estimulação, bem como cuidados médicos e acompanhamento às famílias para viabilizar o retorno, nos casos em que é possível, ou na preparação para a adoção, bus-cando preparar as crianças para sua nova vida, uma vida que elas tanto sonham e que a Entidade procura tornar realidade.

Dia da MulherNo contexto da Segunda Revolução Indus-trial e Primeira Guerra Mundial, as mulhe-res começaram a incorporar a mão de obra do setor industrial. Numa época em que não havia consenso sobre direitos humanos, as condições perigosas e insalubres de traba-lho motivaram muitas manifestações. As re-pressões foram severas e violentas. Inspirado nesses acontecimentos do início do século XX, surgiu a ideia de criar o Dia da Mulher.

A comemoração desse dia na Rússia foi, inclusive, estopim da Revolução Russa em 1917. A luta fe-minina estava voltada para melhores condições de vida, trabalho e direito ao voto. Entretanto, as grandes guerras sobrepujaram essa discussão. O movimento feminista na década de 1960 recu-perou essa temática, sendo adotada como ban-deira pelas Nações Unidas em 1977. Hoje, a ONU segue com campanhas a nível internacional para chamar a atenção sobre a igualdade de gênero. A Estrutural também não se esquece do seu time e parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia!

Feira de Páscoa 2015

Estrutural conta com site renovado, moderno e prático, confira!

Quando você estiver online, aproveite para acessar nosso site, que está de cara nova. O endereço é o mesmo: www.estruturalrs.com.br Nele, você poderá atualizar seu currículo, obter informações da empresa, como diretrizes, objeti-vos e serviços, ler o nosso informativo e enviar mensagens na aba fale conosco. Aparece por lá, esperamos sua visita!

E no dia da água, como vai o planeta?O Dia Mundial da Água (22 de março) foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água po-tável. Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total, cerca de 97,4% está nos oceanos (água salgada). A água doce corres-ponde a apenas 2,6% do total de água do planeta. Por isso, é importante preser-var! Cada um pode e deve fazer a sua parte economizando água no banho, na hora de escovar os dentes, lavando louça e roupa, molhando as plantas, lavando o carro, captando e aproveitando água da chuva e assim por diante! Fica a dica!

2015-informativo02.indd 4 29/04/2015 13:25:43