Nova graduação em Engenharia de Computação é aprovada no CONSUNI

1
Centro de Tecnologia UFC Nova graduação em Engenharia de Computação é aprovada no CONSUNI O Conselho Universitário aprovou, na tarde de ontem, o projeto pedagógico do curso de Engenharia de Computação, nova graduação do Centro de Tecnologia da UFC. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano, serão ofertadas 60 vagas. O curso é em turno integral com duração de cinco anos. Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações são novos bacharelados for- malizados neste ano a parr da ramificação do curso de Engenharia de Teleinformáca, que, há cerca de dez anos, gradua engenheiros nes- sas duas ênfases. Com esta segmentação, os estudantes terão a possibilidade de ingressar em formações específicas aos seus interesses e apdões. Na grade curricular estão inclusos tópicos como: Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas; Paradigmas de Programação, Informáca, Eletrônica Analógica e Digital. As arculações para estruturar o curso surgi- ram entre os professores do Departamento de Teleinformáca há cerca de dois anos. Desde janeiro, uma comissão formada por cinco professores do DETI e cinco do Departamento de Computação da UFC elaboraram o projeto pedagógico que foi submedo aos Conselhos Superiores da Universidade e aprovado em úl- ma instância ontem na reunião do CONSUNI. Uma das jusficavas para a criação do novo curso é a demanda do mercado de trabalho por profissionais que dominem essas exper - ses. “Nós vemos a criação deste curso como uma evolução natural da ênfase em Com- putação dentro do curso de Teleinformáca”, afirma o presidente da comissão da elabo- ração do projeto , professor Danielo Gonçalves Gomes. Segundo ele, a parr de 2015 os atuais gradu- andos em Engenharia de Teleinformáca poderão migrar para o novo curso. O corpo docente será composto por 15professores do Departamento de Teleinformáca e 15 do Departamento de Computação e disporá de 31 laboratórios. O profissional de Engenharia de Computação tem respaldo legal na resolução nº 380 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), que discrimina as competências como análise de sistemas computacionais . A resolução Nº 218 confere aos engenheiros a permissão para realizar supervisão, coorde- nação e orientação técnica; Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técni- co, ensino, pesquisa, análise, experimentação, entre outras avidades 23 de julho de 2014 [Novo curso]

description

 

Transcript of Nova graduação em Engenharia de Computação é aprovada no CONSUNI

Page 1: Nova graduação em Engenharia de Computação é aprovada no CONSUNI

Centro de Tecnologia UFC

Nova graduação em Engenharia de Computação é aprovada no CONSUNI O Conselho Universitário aprovou, na tarde de ontem, o projeto pedagógico do curso de Engenharia de Computação, nova graduação do Centro de Tecnologia da UFC. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano, serão ofertadas 60 vagas. O curso é em turno integral com duração de cinco anos.

Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações são novos bacharelados for-malizados neste ano a partir da ramificação do curso de Engenharia de Teleinformática, que, há cerca de dez anos, gradua engenheiros nes-sas duas ênfases.

Com esta segmentação, os estudantes terão a possibilidade de ingressar em formações específicas aos seus interesses e aptidões. Na grade curricular estão inclusos tópicos como: Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas; Paradigmas de Programação, Informática, Eletrônica Analógica e Digital.

As articulações para estruturar o curso surgi-ram entre os professores do Departamento de Teleinformática há cerca de dois anos. Desde janeiro, uma comissão formada por cinco professores do DETI e cinco do Departamento de Computação da UFC elaboraram o projeto pedagógico que foi submetido aos Conselhos Superiores da Universidade e aprovado em úl-tima instância ontem na reunião do CONSUNI.

Uma das justificativas para a criação do novo curso é a demanda do mercado de trabalho por profissionais que dominem essas exper-tises. “Nós vemos a criação deste curso como uma evolução natural da ênfase em Com-putação dentro do curso de Teleinformática”, afirma o presidente da comissão da elabo-ração do projeto , professor Danielo Gonçalves Gomes.

Segundo ele, a partir de 2015 os atuais gradu-andos em Engenharia de Teleinformática poderão migrar para o novo curso. O corpo docente será composto por 15professores do Departamento de Teleinformática e 15 do Departamento de Computação e disporá de 31 laboratórios.

O profissional de Engenharia de Computação tem respaldo legal na resolução nº 380 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), que discrimina as competências como análise de sistemas computacionais .

A resolução Nº 218 confere aos engenheiros a permissão para realizar supervisão, coorde-nação e orientação técnica; Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técni-co, ensino, pesquisa, análise, experimentação, entre outras atividades

23 de julho de 2014

[Novo curso]